Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Buscando vencer na capital do cerrado

E lá vamos nós para o território goiano em busca de pontuar na tabela. Não será no Serra Dourada, palco daquela imundice capitaneada pelo Wright, sim no Estádio Olímpico de Goiânia, com capacidade para apenas 13.500 torcedores. Como será sem público, isso poderá ser benéfico às nossas pretensões no Brasileiro.

Lembrando que, em 2012, quando fomos vice-campeões, esse chato xará do Centro Oeste nos tirou quatro pontos na classificação. O campeão, Fluminense do Rio, teve cinco pontos a mais que o Galo na ocasião. Empatamos duas vezes com o adversário de hoje à noite. Foi 1 a 1 lá e 2 a 2 aqui. Portanto, pontuar é preciso, seja com concorrentes ao título ou com qualquer outra equipe.

A semana cheia, apesar da tentativa em desarmonizar nosso time, serviu para o Sampaoli trabalhar bem seus comandados. Ele tem à disposição praticamente todo o elenco. Exceção de Tardelli, que só volta mesmo no próximo ano, e Blanco que está encerrando a transição. Os demais, todos, estão à disposição do treinador.

Creio eu, até porque sou dos tempos que se sabia a escalação de cor e salteada por anos dos nossos times, que o treinador precisa mostrar uma base para a sequência da temporada. Tudo bem que é do seu estilo alterações surpresas, mas a espinha dorsal não pode sofrer abalos que venham a prejudicar o equilíbrio necessário e buscado para conquistar títulos.

Daqui dez dias abre-se a janela para contratação de atletas que estão no exterior. Acredito que dois ou três jogadores deverão descer em Confins. Gosto daquela festa de buscar no aeroporto, mas – com os pés no chão – estou preferindo aguardar a estreia para festejar contratações. Ou se traz um, bem ao estilo Ronaldinho, pra balançar o Atleticano e resolver as coisas dentro de campo, ou então atletas não muito badalados, mas com brio e compromisso com a equipe que defende.

Depois dessa partida serão dois compromissos em casa, frente ao Grêmio e Vasco. A segunda dessas partidas já em 4 de outubro. Na sequência, dia 7, estaremos lá em Fortaleza frente ao time de Rogério Ceni. Tempo temos para essa definição de elenco, buscando manter viva a chama de boa campanha e até título da temporada. Para isso, fundamental é pontuar hoje. Não um pontinho, mas três e com boa vitória.

Nossas duas últimas vitórias no Brasileiro, em que pese os seis pontos conquistados, foram dramáticas. Em ambas, era um olho na tela da TV e outro no relógio, ninguém aguenta. A pressão arterial sofre abalos que só conseguem a normalização depois de uma noite. Ainda que mal dormida. Convém lembrar que o adversário está num bom momento, apesar de ter sido derrotado pela Copa do Brasil por um magro 1 a 0 no Rio, pelo Fluminense. No BR, os goianos não perdem tem quatro rodadas. Empates com o próprio Fluminense e Grêmio e duas vitórias fora de casa em cima do Vasco e Bahia.

Seu treinador é Vagner Mancini, que passou pelo Galo – num trabalho de interinidade – no final do ano passado. Como nossa equipe atual é totalmente diferente daquela que ele comandou, não podemos afirmar que conhece seus ex-comandados. Da sua última partida no comando do Galo, com derrota para o Inter, o único jogador que permanece é Guga. Victor atuou, mas sabe-se que não irá jogar hoje. Todos os outros já seguiram outros rumos.

Portanto, hoje, às 21 horas, lá no “chão goiano”, com ou sem música sertaneja, o que nos importa é vencer e vencer!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

14 thoughts to “Buscando vencer na capital do cerrado”

  1. Viana: seu comentário de hoje está corretíssimo e hilario, tirante, obvio os aspectos políticos subliminares relacionados ao ” fogo no cerrado” e a carraspana no blogueiro ( pela questão do Leo Gamalho). Concordo plenamente que os reforços que precisamos e foram prometidos nao podem ser desmoralizados ou inviabizados por estes episódios. Que tragam REFORÇOS de verdade e nao jogadores para compor elenco ou disputar posição. Jogadores do tipo Arana e Alonso. Contratar Alê America nao é o caminho.

    1. Pr’oce ver, caro Mendonça!
      Além da necessidade e esforço pra evitar polemizar, aceito as críticas, ainda que subliminares.
      Faltou, no caso Cazares/Gamalho, por parte de um ou outro, melhor atenção sobre o dito. E leitura até o final do parágrafo. Embora, intempestiva, opto por abrir espaço. Até pra tomar porrada por desatenção.
      Vida que segue, daqui uma hora e 13 min.tem Galo!

  2. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Caraca! Que semana!

    Tudo isso, mesmo estando no alto da tabela. Imaginem se o nosso Time estivesse lá na rabeira?

    Que a nossa diretoria tire proveito de tudo isso que passou. Quando tiver que lavar a roupa suja, que se lave em casa.

    Hoje temos um jogo durissimo. Esse genérico também é indigesto e vem tirando pontos importantes dos seus adversários.

    Não admito outro resultado que não seja a vitória.

    Precisamos nos consolidar na ponta da tabela. Que vença… se não convencer não tem problema. O importante são os três pontinhos na bagagem.

    Quanto aos reforços, é melhor esperar a janela de transferências abrir. Por aqui não existe ninguém que possa fazer a diferença no momento.

    Precisamos de gente que chegue, vista a Camisa e encante a Torcida.

    Pra cima deles, GAAALOOO!

  3. Caros,

    Q ALVOROÇO no semana, hein?
    …Minha Nossa Sra de Lourdes, perdão aos incautos! …
    Até parece q NOSSO querido Presidente queria dar uma mão no e botar FOGO no Cerrado! Cruz Credo…Oh! Senhor onipresente, tende piedade da NATUREZA DESUMANA!

    Hj, só a vitória SALVA! Qq outro resultado vai trazer aquela velha ladainha do ANOQVEMVAI, lembram? Essa porra tava até esquecida, mesmo os PATOTEIROS e JABAZEIROS (eles vestem q camisa mesmo desde Mininim?), tudo na mesma, já admitindo NOSSO GALO nas cabeças com o q tem…né por nada não!

    Obs.: Sampaoli ñ pediu TN, O Depravado! Essa jogada tem toda a pinta de FAKENEWS para desviar a atenção de um FATO: o excelente trabalho dEL LOKO no Br com o q tem nas mãos. FATO! Ao mesmo tempo q desvia atenção, demoraliza a EXIGÊNCIA por REFORÇOS! … percebam!, é como se NOSSO PRESIDENTE fosse um irresponsável, F-S, nada a ver com o FOGO QUEIMANDO! É culpa da FAÍSCA!

    Vejam TB q já vem uma PATOTA pedindo paspalho, baralho, caralho, espantalho e, pasmem, GAMALHO de presente! É brincadeira do PORRA DO PAPAI NOEL? Só pode ser!

    Obs.: no episódio NEFASTO, PARABÉNS às Organizadas, principalmente a GALOUCURA, entre outras ATUANTES!! Respeitem e limpem a boca no pijama VELHACOS para falar das TORCIDAS ORGANIZADAS ATLETICANAS! São eles q estavam LÁ! A MASSA hj em dia, quer queiram quer ñ, é uma FOTOGRAFIA na parede!

    Ob das obs.: SETTE, fi, ñ queira ser O MALANDRO! : MENTALIDADE VENCEDORA!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  4. bom dia Eduardo e massa. vencer e vencer. não a jogos fácil mas a equipe goiana jogou no meio da semana e devem estar desgastados. galo treinou a semana toda então é bola na casinha dos goianos. parabéns aos torcedores que foram apoiar a equipe na viagem a Goiás.precisamos destes 3 pontos urgentes. sampaoli porque ainda não deu chances ao savinho já que deu várias chances ao peladeiro do Hyoran. galo 2×1.va galooo.

  5. Esperando que Mailton reedite suas
    boas atuações na estréia no Atlético ;

    esperando que o Savinho tenha pelo
    menos uma chance de nos mostrar a
    sua capacidade técnica ;

    esperando que aqueles que já temos
    como titulares absolutos possam ser
    rápidos para pegarem suas camisas
    quando Sampeladeiro as jogar para
    alto no vestiário ;

    esperando , enfim, que a turma toda
    esteja ligadíssima em campo , vamos
    buscar os três pontos .

  6. Bom dia!
    Se o time continuar com aquela disposição e fôlego, não demonstrados nas duas últimas partidas, creio que por desgaste, além de caprichar na pontaria e força nos pés, pra suplantar o “var”gonha, globolixo, cbflaflurintians, aí dá pra acreditar nos 3 pontos.
    Espero que Vagner Mancini já esteja com sua bateria arriada como acontece em todos os times que treina. Começa bem e logo acaba.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

  7. Bora Galo! A torcida apoiando o time ontem conseguiu trazer a paz de volta. O resto é fofoca e intriga para que percamos o foco. Boa o pagamento de um mês de salários, e saber que os funcionários estão em dia! Buscar os 3 pontos contra o Dragão!

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    HOJE SÓ A VITÓRIA NOS INTERESSA , MESMO PORQUE ESSES GENÉRICOS PARAGUAIOS QUE ENFRENTAREMOS HOJE ESTÁ NO RÓL DOS TIMES PEQUENOS E SEM EXPRESSÃO.
    QUANTO AO DESEJO DO NOSSO BLOGUEIRO DE UMA CONTRATAÇÃO À LA RONALDINHO , OLHO PARA OS QUATRO CANTOS DO MUNDO E SÓ VEJO DOIS NOMES , MESSI E NEYMAR.
    FICO TRISTE COM ESSA BASE DO GALO , QUE HÁ DÉCADAS QUE NÃO CONSEGUE REVELAR UM ÚNICO CRAQUE , AGORA É MARQUINHOS QUE JÁ FOI ENCOSTADO PELO TÉCNICO.
    É PRECISO MUDAR TUDO NESSA BASE , POIS TUDO LÁ ESTÁ ERRADO. UMA BASE QUE NÃO REVELA NINGUÉM , NÃO JUSTIFICA A SUA EXISTÊNCIA.
    HOJE , QUE O PROFESSOR PARDAL NÃO APRONTE NENHUMA EXCENTRICIDADE E LEVE O TIME A UMA GRANDE VITÓRIA.

    1. Paulo, em minha opinião a base deveria ser usada em grande quantidade, pois tem jogadores que tem condições sim de jogar, entretanto, contatar tornou-$e mai$ atrativo para os dirigentes.
      Sei que é proibido questionar qualquer decisão do técnico, mas se ele quisesse poderia usar jogadores da base. Um exemplo o plantel profissional hoje não tem um centroavante, que há meu ver poderia jogar, o mas o técnico coloca até o Mailton de atacante, mas a base não serve.

      É triste, pois, para quem é mais antigo, lembra do técnico da base o
      Barbatana, que enviava grandes atletas para o time profissional. Resta a saudade.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Quem ama cuida! E assim tem sido com a torcida em relação ao clube, o que foi demonstrado tanto no caso da contratação daquele delinquente, quanto ontem no embarque para Goiânia. Se em tempos atrás com times infinitamente inferiores esta sinergia deu resultado, imagina agora com este time sob a batuta do inquieto e focado Sampaoli. Só espero que o fogo amigo vindo da sede de Lourdes, não opere mais nenhuma merda e deixe que dentro de campo os jogadores e a comissão técnica façam sua parte. Lembrando que existe uma onda externa ai, querendo tirar o foco dos insucessos dos seus protegidos, usando o Galo com este intuito.
    Olho vivo Massa!

  10. Bom dia Avila. Bom dia a todos. No dia anterior tivemos dois fatos: pagamento de um mes de salários atrasados( agora apenas o mes de agosto permanece em atraso para os jogadores). Os funcionários do clube estão com os salários em dia. E tivemos também a presença da torcida no aeroporto no embarque dos jogadores apoiando o time. Na minha opinião, essas medidas vieram em boa hora, principalmente o pagamento. Em relação ao time, chama a atenção a perda de espaço do Marquinhos que nem fez parte fa delegação. Parece que Sampaoli, depois de dar-lhe oportunidades, resolveu investir em outras alternativas: Mailtom e Savinho. Se o Galo quer ser campeão nao há outra alternativa, a nao ser a Vitória. E o time teve a semana para treinamento, nao tem nenhum desfalque. Entao, chegou a hora de Vencer, vencer, vencer!

  11. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    jogo difícil, como todos da SÉRIE A, mas temos condição de ganhar… Só uma pequena correção caro Eduardo, acho que a janela internacional só abre dia 13 de outubro se não estou enganado, mas nada impede das contratações já estarem engatilhadas…
    Acredito no Sampaoli, eu e a maioria esmagadora da torcida, e também no time… Vai pra cima deles Galo!!!!!
    um ótimo sábado pra todo mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *