Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca de motivação

Com esse decepcionante início de temporada, a resposta do Atleticano é essa fraca venda de ingressos para a partida pelo Mineiro, frente à Caldense.

A diretoria até que tem se esforçado, reconheço, com uma mudança de comportamento e buscando contratações que motivem ao sofrido Atleticano.

A última foi Tardelli, que levou muita gente ao aeroporto, e que para a partida de hoje – nessa tentativa de motivar o Torcedor – será a atração apesar de não jogar.

Paralelo a isso, dois outros nomes estão na ordem das especulações. Rafael – que reincidiu contrato com o rival – e Roger Guedes – que teve destacada passagem pela Cidade do Galo.

O goleiro, caso se confirme, a meu juízo, será um grande reforço. Sempre disse, em resenhas pessoais, que o vejo muito acima do titular daquele time tem anos.

Entretanto, lá não foi como aqui no Galo, onde Victor reconhecendo seu mau momento, não reagiu – internamente – contra a titularidade de Cleison e agora Michael.

Já Roger Guedes, que teve um início de carreira deslumbrante no Criciúma, ao se transferir para o Palmeiras não repetiu as mesmas atuações.

Cedido ao Galo, depois de altos e baixos e até figurar no banco de reservas, teve outro momento de sucesso na carreira, que culminou com sua venda para a China.

Lá, sinceramente, pouco acompanhei sobre seu desempenho. A exemplo de Tardelli, em minha opinião, se for por um salário compatível com a nossa realidade, será bem-vindo.

Sobre o jogo de hoje, reitero o que disse na quinta-feira e associado ao post de ontem, quando relatei uma suposta conversa com o presidente Sette.

Felipe merecia ser testado, tem qualidades e – até onde sei – é um garoto promissor e maduro para assumir o protagonismo.

Aliado a isso, até deixando de lado o fraco desempenho de Di Santo e Ricardo Oliveira, temos ele e o Bruno Silva. O segundo está no Departamento Médico.

Coincidentemente frente a Caldense. Cabe aqui uma correção do meu post de quinta feira. Disse que Reinaldo teria estreado contra a veterana.

Na verdade sua primeira partida pelos profissionais foi frente ao Valério (28/jan/1973), já – ai sim – o primeiro gol sim em cima do time de Poços de Caldas (04/fev/1973). Repito que não sou supersticioso, mas pelo Galo me agarro a tudo.

Ao que li ontem, sábado, Dudamel mais uma vez esconde qual time pretende colocar em campo.

Acho isso muito sem sentido, tivéssemos dois ou três jogadores de nível para cada posição, treinador estrategista – com possibilidade de mudança no roteiro previsível e ruim da equipe – admitiria essa situação.

Ocorre que, tirando alguns poucos jogadores, a maioria – atuando ou no banco – vem sendo insistentemente questionado pelo Torcedor.

Enquanto não terminar a limpa necessária, vamos para o estádio sem saber quem joga, mas consciente que serão utilizados jogadores que não têm dado resultado.

Até que a diretoria defina qual o elenco vai contar na temporada (parece aquela historinha de consertar avião em pleno voo), vamos seguindo com essa ansiedade e medo.

Lembrando que já na próxima semana, precisamente na quinta-feira, será o jogo de volta. Temos de reverter aquele vexame Santa Fé. Ao que sei, sem poder contar com Tardelli e algum nome que possa ser confirmado ainda nos primeiros dias da semana.

Assim caminha a nave Atleticana, sob a batuta do Sette, Rui Costa e Dudamel. Ontem, vários leitores me abordaram pela rua acerca do meu sonho – postado aqui no blog – relacionado ao pacotão de dispensas. Sonho meu! E da Massa!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

25 thoughts to “Em busca de motivação”

  1. Até quando vamos ter burros treinando esse time?
    Como pode ser tão cabeça dura assim? Levir gagá, cabeça dura, os estagiários burrinhos cabeças duras e agora esse “cabeçaDuramel”. Vai ser burro assim, lá na casa do Maduro!
    Não tenho mais paciência com tanta burrice. Até quando esse lixo de treinador vai ficar dando oportunidade pra Patric, Zé Welisson, Ricardo Oliveira e Di Santo?
    Fora Dudamel, seu merda!!!

    E o Igor Rabello sai em defesa de Zé Welison? Ele acha que tá com essa bola toda, só porque finalmente fez um gol? Um dos zagueiros mais lentos que o Galo já contratou! Baixa a bola aí seu inútil!

  2. Meu Deus! que timinho horrivel.triste,fraco,mediocre,enganador.jogadores de pelada. nao me venham pedir tempo para o timinho engrenar……….fraco. di santo,ro,welison,hyoran..tecnico GAGA mel……fraco.

  3. Cadê os defensores do Zé welisson??
    Tinha uns trouxas aqui defendendo aquele merda, falando que ele era um dos melhores nesse início de ano.
    Mais uma vez, Zé welisson é jogador de várzea, não é nem jogador de série B. É absurdo esse cara vestir a camisa do Galo.
    Depois daquele jogo da copa do Brasil contra o Cruzeiro esse FDP nunca mais deveria vestir a camisa do Galo.

  4. Time FDP!!!!!

    Tchau Dudamel… vc é horrível pra escalar e pior ainda pra substituir… seus treinos são uma porcaria e seu time não joga nada… bando de merdas!!!!!

  5. FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.

  6. DESDE QUE SETTE CÂMARA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DO GALO , TODOS OS SONHOS DOS ATLETICANOS SE TRANSFORMARAM EM UM VERDADEIRO PESADÊLO, COM DIREITO A CENAS HORRIPILANTES E DE TERROR.
    NADA MAIS DÁ CERTO , NEM TÉCNICO , NEM JOGADOR , NEM INDEPENDÊNCIA OU MINEIRÃO A VER PELO PRIMEIRO TEMPO HOJE CONTRA A CALDENSE.
    QUE DEUS PROTEJA O GALO CONTRA OS MALES CAUSADOS POR ESSE CIDADÃO.

  7. Zé Wellinson titular novamente! Vou assistir um filme e evitar de passar raiva. Peladeiro nato, se nao bastasse a deficiência tecnica, o cara não tem posicionamento. SAN

  8. Muito bem, Lucy. Briguenta só, não. Lucy lúcida.
    Se o Dudamel visse o jogo como você, estaríamos bem melhor.
    Quanto ao Mineirão vazio é só consequência da estupidez diretiva e da inoperância técnica.
    Quem vai querer sair de casa para ver o “Di funto”, (kkkk) e o Hyoran, xará do Cruiff, tropeçando na bola e matando toda jogada do time?
    Só a torcida remunerada, pois, ela ganha para isso.

  9. Gargamel entregador de camisas vai escalar pai véi, fabio santos cerca lourenço e di santo, então amigos de que adianta contratar o messi se o treinador gosta é de caneludos, errado foi quem trouxe o gargamel achando que era o sampaioli, eita diretoria que não acerta uma…
    O jeito é mantermos em oração constante, para ver se um milagre abre a cabeça do gargamel e o mesmo desista de fs, rever, edinho , di santo e o pior de todos os santos o pai véi. Oremos…
    Que venha novamente os 45 pontos, este está sendo o mantra mais verdadeiro da gestão do 6+1.

  10. Olá amigos da bola!

    Ver o jogo Flamengo e Atletico Paranaense serve para mostrar àqueles adeptos da retranca, que esse estilo de futebol precisa ser extinto.

    Atlético Paranaense voava ano passado, encarava todos os adversários de igual para igual, dessa forma lutou e brigou por todos os títulos, conquistou alguns.

    Hoje, com Dorival Junior à frente do clube, o Atlético Paranaense é uma caricatura de time. Não tenho dúvida que o Atlético Paranaense desse ano, será só vexame.

    Treinador faz toda a diferença! Nosso Galo, há anos insiste com esse tipo de treineiro, medroso, retranqueiro, que pena.

    Medo de perder, tira vontade de vencer. Frase que todos conhecem, coisa mais certa.

    O xara Paranaense tá igual ao nosso Galo. Lento, os caras pegam a bola e só pensam em recuar, recuam e se complicam. Já tomaram dois.

    Agora, perdendo de dois, o inteligente vai soltar o time. Tarde demais. Vaca já tá no brejo.

    Igualzinho nosso Galo.

    Veremos o que Gargamel apronta hoje.

  11. Bom Dia! Eduardo: gostaria que o seu “sonho” tornasse realidade. Entretanto? Especula -se a escalação do “botinudo” Welisson. Portanto??? Na coletiva o “enganador” disse que agora, depois das observações – em outras palavras -, tem a base do time montada. Se a base for a que se espucula, é para dar calos nos olhos. Torço para que quinta-feira a angústia, sofrimento tenha fim.

  12. Caros,

    Por partes, para haver entendimento, já dizia o filão umSETTEum!).

    R10 chegou na 4ª ou 5ª roda do Br12, só ñ foi pro jg no dia q chegou pq nossos MONITORES, na época, pensaram q a Rua da Alfandega era no Mercado-de-ver-O Peso, sempre atentos aonde fica. É mole? Ñ tem comparar. (Em defesa do Mr Independência Finaceira, o time atual permitiria o jg de R10? Iniguima ñ, ENIGMA!) R10 chegou, jogou luzes na PLATEIA, degustou bons restaurantes, tirou nossa CAM e nossa torcida do ostracismo e tirou o time de campo, pra entrada do BURRINHO matématico…Poizé, recordar é viver e CRUZ CREDO!…
    Tradução: SAL!

    Tardelli, se quiser ganhar a parte verdadeiramente ATLETICANA da torcida, pq o q tem de SEM VERGONHA, VIU?, Tatá vai ter q ir a campo JÁ no dia 20 próximo, ñ 20 do AnoQVem…nesse dia o q precisamos, além da UNIÓN de todos e todas, é daquilo q é a sua especialidade: GOLS…Ou vamos preservar o Matador para as “FINAIS” depois do carnaval do AnoQVem qnd estará treinando pra entrar em forma pra inaugurar nossa ArenaSOS no AnoQVem do AnoQVem, depois do carnaval da Independência Financeira, etc…? É mole?
    Tradução: PIPOCA!

    Q tenha início o fim dA ERA DOS CONES e dos inimigos do gol! (Qual é a do pastor pilantra ou SOMOS TODOS crentelhos IDIOTAS ou nosso melhor CT do Brasil virou IGREJOLA?)

    A CRISE GERAL tb É DE FALTA DE CARÁTER!

    CADÊ O TIME DE FUTEBOL DENTRO DE CAMPO, ô 7 – umSETTEum???

    Pode criticar o nosso asqueroso SETTE e a FAMIGLIA abnegada, mas com preguiçosa e VELHACA educação, piano, passando pano de ISENTÃO antes, …”Ele tá prá acertar; vender, vender, vender tá difícil; comprar comprar comprar ninguém quer, até trouxe o artilheiro da AUSTERA indepedência financeira…E ainda tem o estádio prá pular do PAPELÃO nos namings, tá ókey? Ces querem mais o q?
    Tradução: FANTALARANJA!

    Ontem, na hora do PESADELO, ouvi Xis chamar Ypsilon de SUBMISSO e receber como resposta q é natural a divergência com “respeito”…Ai ai, minha BOLAS num guenta mais, para de pendurar nelas JANJÃO de Menor, seu língua de trapo, ajudaí…
    SOS! Peço ajuda aos MONITORES da secção “enigmas” para desvender o Porrae Argumentus ad Nadicam cum Nulae Groseliam et pipocae!
    Tradução: GROSELHA na falta de suco de TOMATE!

    Pai Nosso q estás no Céu já adiantando o Amém!…Qnt SEM VERGONHICE (e Soltedo q num veio pra tabelar com Borrero, com auxílio da mexerica?). #
    Enigma: Se MEXERICA voltar, Borrero com ou sem Soltedo lancha ou deslancha?

    Fica o meu Abs e o meu Me ajuda aí #Ñ APOIO ajuntamento de PORCARIA!

    1. Ao que sei, mesmo que o Tardelli queira, as inscrições já foram feitas antes da primeira partida. Alterações na lista, também ao que imagino, tem regras.

  13. Volto a dizer que a torcida Atleticana não vai comprar essa idéia de lotar o Mineirão pagando 40/60/80 reais pra ver um time ruim e sem compromisso… até o momento está sendo mais do mesmo o que desanima demais o sofrido torcedor, inclusive eu!!!!!

  14. Bom dia!
    Acho que a tática de Dudamel em esconder a escalação é porque não quer que “saibamos” antecipadamente que ele vai entrar com Fábio Santos, Zé Welison, Hyoran e Di Santo/Ricardo Oliveira. Fico desanimado com essa insistência nesses perebas e com a falta de criatividade desse venezuelano. Mas…quem sabe ele não muda hoje!?

  15. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Vamos ver se o time hoje mostra alguma evolução. Se não técnica, vai na raça.
    Caso contrário, mais uma paulada no lombo.
    Quanto a Sula, já era. Esse timinho não consegue vantagem de gols que precisa.
    Saudações Alvinegras,

  16. BOM DIA GALERA ATLETICANA.
    Acho que o nobre Blogueiro ainda não acordou do seu PESADÊLO que teve com o SETTE CÂMARA.
    Dizer que a Diretoria que vem reiteradamente destruindo o nosso GALO , está fazendo a sua parte para melhorar o time , é realmente um PESADÊLO MACABRO.
    ESSA DIRETORIA NÃO ACERTA UMA. 90% DAS SUAS DECISÕES SÃO EQUIVOCADAS E DESASTRADAS.
    A nossa atual situação no cenário nacional é vexaminosa.
    O GALO NÃO ESTÁ SENDO LEVADO A SÉRIO POR NENHUM COMENTARISTA SEJA DA ESPN , FOX SPORTS E OUTROS.
    Fico envergonhado com esses comentaristas que consideram que o NOSSO GALO NÃO É CANDIDATO A NADA NESSE ANO , A NÃO SER FUGIR DO REBAIXAMENTO.
    A ÚNICA VERDADE É QUE O PESADÊLO SETTE CÂMARA APEQUENOU O GALO.
    SÓ FALAM EM VENDER , VENDER , VENDER , SE PUDESSEM VENDERIAM ATÉ A TORCIDA ATLETICANA.
    O TÉCNICO DUDAMEL VAI TER QUE TIRAR LEITE DE PEDRA ESSE ANO.

  17. bom dia Eduardo e massa. não estou um pouco motivado com estes peladeiros que esta diretoria amadora amontou. uns aqui no blog disem que o Dadumel não tem culpa no jeito da equipe jogar,na minha opinião ele é um dos culpados sim a teimosia dele em manter vários ex jogadores no time. rever. Fábio Santos. d santo. patrick.edinho.o craque José welison .o péssimo Dadumel simplesmente acabou com o futebol do Jair e Allan em colocar eles fora da posição. até agora estou pessimista em relação este time de peladeiros.bom domingo a todos. bom dia Paulo Silva, saudações. vai galooo.

  18. Salve massa! Respeitando a opinião de todos.

    “Oh dor, Oh vida”.” Eu sei que não vai dar certo…” .

    Lembro-me daquele personagem Wally a hiena do Hanna Barbera que só ficava lamuriando. Assim estamos nós atleticanos depois de 6 jogos dos mais de 70 que vamos jogar na temporada. Esboçando o time titular traçado por parte da torcida vejo: Rafael, Mailton (Guga) Gabriel, Igor Rabelo e Arana, Jair, Allan (Blanco) e Cazares, Roger Guedes Tardelli e Savarino. Deste time 7 a 8 ainda não entraram em campo.

    “Oh dor, Oh vida”.” Eu sei que não vai dar certo”….

    Nota: Isto não quer dizer que não quero, FORA RO, FORA F. SANTOS, FORA DI SANTO

    1. É um time muito interessante, caso o Roger Guedes venha realmente. Acho o Mailton melhor que o Guga e o Réver, pra mim, é o melhor dos nossos zagueiros, mesmo com as deficiências que todos conhecemos. Tbm acho que imaginar o Blanco jogando em alto nível nessa temporada é precipitado. Eu o emprestaria pra ver o que acontece. Mas concordo demais que o time está em construção, e o cenário me anima. SAN

  19. Bom domingo a todos!
    O time da Caldense, não esquecendo que é uma equipe do interior, está bem treinado. Jogando aqui em Poços, tem conseguido as vitórias desejadas, está com aproveitamento 100%. Arriscaria até a dizer que se o Galo repetir as atuações horrorosas que tem apresentado dificilmente sairá com a vitória.
    Entretanto, não quer dizer que este jogo chega a ser um teste para o Galo. Mesmo com uma vitória, em minha opinião, o patamar atual do Galo não se modifica. Ainda estarei pessimista para o jogo de quinta feira próxima pois a retranca será ainda maior e a diferença de gols é significativa.
    Enfim, acho que o Galo com as contratações atuais está conseguindo montar um time mas não terá plantel para o ano. E infelizmente, está montagem está acontecendo um pouco atrasada.
    Abraços!

  20. Bom dia, Eduardo! Bom dia a todos!
    Li no blog do PVC, que Tardelli chega para receber cerca de 1/4 do que recebia no Grêmio, caso atinja algumas metas, o valor pode chegar a 40% em relação ao que recebia. Se for verdade, está dentro do aceitável. Espero uma mudança de postura e também na escalação do Galo para o jogo de hoje. Dudamel disse não estar satisfeito com o que a equipe vem apresentando, então, que mude a escalação e dê oportunidade a outros jogadores. Vejo como um erro a diretoria mandar esses jogos de menor apelo no Mineirão, certamente não teremos mais de 15 mil pagantes, ao custo do Mineirão, será um grande prejuízo.
    Minha escalação para hoje: Michael, Guga, Rabello, Gabriel, Arana, Jair, Natan, Savarino, Marquinhos, Dylan e Felipe. Allan não jogará pela sula, por isso, não escalaria para hoje.

  21. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos prontos para mais uma batalha, dessa vez no mineirão quase vazio.

    Bom dia Joaquim Portugal. Saudações. Bom é ler você todo dia aqui no Canto do Galo. Vai Galooo.

    Hoje vamos enfrentar o sempre aguerrido time da Caldense. Time bravo que nunca deu moleza pra ninguém.
    Espero, sem sonhar, que o time do Sette e do Dudamel pelo menos nos poupe de um vexame.
    Se jogar simples, com atenção e vontade pode até vencer.
    Se jogar com Zé Welison, Fábio Santos, Hyoran, xará do Cruiff e Edito, vamos sofrer.
    Se jogar com Mailton, o juiz vai ter que expulsar um da Caldense. Contra onze ele não joga. E lateral não sabe cobrar. A única vantagem de ter esse Mailton em campo é a certeza de que o Patric vai voltar logo, logo.
    Se jogar com o Marquito, a bunda dele terá que ficar no banco. Tá pesado demais carregá-la em campo.
    Se jogar com o Réver na zaga é melhor nem ver o jogo.
    Se jogar com três volantes que sejam o Jair, o Allan e o Nathan. Jair bem na frente da zaga, Allan um passinho à frente para modular a saída de bola da defesa para o meio e o Nathan quase meia, empurrando o ataque. O problema é que não tem atacante.
    RO?
    Di Santo?
    Brunito?
    Bolt?
    Bruno Silva? Só joga no DM. Chinelinho no pé e fone nas oreias.
    Caramba! A culpa não é do Dudamel. Eu também não consigo escalar um time. Tem mais jogador para jogar fora que para por em campo.
    Mas o blogueiro deu a dica. Que tal contratar a tal de motivação? Vai que dá certo. Sem ela tá difícil.
    Dudamel, Dudamel. Onde te metestes? Além de não entender nada de futebol ainda veio parar num clube que não tem jogador?
    Tadim docê!
    Um bom domingo para todos os AmiGalos. Pelo menos até as 16 horas teremos paz.

    1. Até às 11 da manhã de ontem tinha vendido 4.500 ingressos, às 20hrs – após a chegada de Tardelli – eram 10.500, penso que chegue a uns 15, 16mil. Criticam o caixotinho do Horto, e quando é no Mineirão não vão. “O Time é ruim”, e só.
      Segundo circula em sites esportivos, salário de 250mil mais clausula de produtividade que pode fazer chegar a 400, a meu ver foi um bom negócio. Tardelli NÃO será solução nem um problema. Bem-vindo de volta! Curiosa para saber como entrará nesse “time”.
      É possível fazer esse amontoado virar um Time? Creio que sim. Apesar das carências dá pra dar pelo menos um padrão de jogo.
      Quando Dudamel chegou fiquei preocupada como a maioria (e continuo), a experiência dele como treinador é muito pequena. Sem querer de maneira alguma usar de xenofobia, é sabido por todos – menos por 7 e Rui – que o futebol Venezuelano é diferente do nosso. Futebol Venezuelano é defensivo e reativo, e apesar de ter melhorado bastante a Venezuela ainda tem dificuldade em propor o jogo.
      Os primeiros jogos sob o comando de Dudamel evidenciam exatamente isso, um Time que espera o outro atacar para reagir. Tudo bem que faltam peças de qualidade para colocar o Time ‘pra cima’, mas com o que temos dá pelo menos pra ser um pouco mais ofensivo.
      No último jogo do Galo vimos que a saída de bola ficou nos pés de Zé Welisson, um jogador limitado que tem dificuldades até para marcar. Não marca! Atropela, e recebe cartão em todos os jogos…vimos um centroavante que simplesmente mata TODAS as jogadas, um inoperante.
      É hora de o Sr Dudamel ao menos tentar dá um padrão tático sacando Pai Vei e Di Funto do Time. Um meio com Jair, Allan, Nattan e Savarino daria um ganho técnico.
      Nathan e Savarino se revezando na criação, Jair e Allan encarregados da saída de bola. Não é lá grande coisa, eu sei. É o que tem pra hoje!

      Ao Beto,
      Concordo com o senhor. Gargalhei alto com o “briguenta”.
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *