Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Domingo de reencontro com a Massa

Depois de dias sem Galo, ainda que longe dos nossos olhos, o Atleticano passa agora a curtir uma verdadeira overdose de jogos até o final da temporada. Serão partidas no meio e final de quase todas as semanas, e ao que visualizei, só dando uma eventual folga nessas odiáveis convocações e – consequentemente – jogos dessa nada motivante eliminatórias da copa do mundo.

Tite veio aqui e, malandramente, e nos tirou Everson, Arana e Hulk – sendo que o último atuou míseros dez minutos e os demais nadinha – atrapalhando um bom período de trabalho, preparação e adaptação da equipe para a reta final. O profissionalismo deles, aliado a outros que serviram aos seus países, irá superar essa ausência já a partir de hoje frente ao Fortaleza.

Para essa partida, entramos em campo com a missão de manter a invencibilidade no Brasileiro, já são 11 jogos sem perder. Foram nove vitórias seguidas, além dos dois recentes empates com Fluminense e Bragantino. Bom lembrar, que nessas duas ocasiões os árbitros – açodadamente – encerraram as partidas impedindo ataque promissor do Galo. Abre o olho diretoria!

A grande questão para a escalação do time, na tarde de hoje, será se o treinador irá ou não escalar Diego Costa e Hulk juntos. Muito se debateu nos últimos dias sobre como encaixar os dois monstros – lado a lado – e que se der liga, não vai ter defesa pra segurar esse rolo compressor. Se vai usar o sistema 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2, fato é que temos elenco para qualquer formação.

Hulk, comprovadamente, deu certo centralizado. Daí como adicionar o Diego Costa, já que ele também atua naquela faixa do campo. O primeiro, além de artilheiro da equipe na temporada é também o rei das assistências. Não pode e seguramente jamais será preterido. O brasileiro/español, a meu juízo, também tem lugar assegurado na equipe. Não sei como se encontra fisicamente e essa questão de ritmo de jogo.

Considero que o sistema defensivo está definido com Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Arana. Na frente da zaga, o ex-contestado Allan é absoluto e poderá ter Jair – recuperado – ao seu lado. Sendo assim, também acreditando que Zaracho e Nacho são os elementos de ligação com o ataque, meu time preferencial está escalado. Quem define é o Cuca. Quanto ao sistema que mencionei acima, a mim pouco importa, desde que a bola balance as redes do leão cearense e não nos aborreça na mão contrária.

Uma convincente vitória hoje, considerando a boa campanha do adversário que sempre nos prega peça, será determinante para sinalizarmos por um bom desempenho nessa segunda e decisiva metade do Brasileiro. Exemplos não nos faltam no histórico de quedas de produção na reta de chegada. Em 2012, sob o comando do próprio Cuca, entregamos – aliado aos fatores extracampo – o título daquele campeonato.

O momento é outro, temos jogadores neste grupo experientes e rodados que não irão permitir a equipe capitular no meio do caminho. Reforço que essa questão da desconfiança com as intenções da CBF e TV – com o serviço em campo dos árbitros e seu VAR e outras ações – não devem e nem podem influenciar (pilhar) no desempenho dos profissionais durante a partida. É assunto para nossas resenhas de Atleticanos e ação – antes que seja tarde – da nossa diretoria. A propósito, daqui dez dias vamos jogar pela Libertadores e será frente a time brasileiro. O que a diretoria já fez para evitar surpresas desagradáveis? Ação!

No mais, hoje é dia de Brasileirão, os três pontos serão fundamentais, então pra cima deles Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Domingo de reencontro com a Massa”

  1. Po..@, aqui é Galo! Agora é amassar as flores na quarta, depois o Ixpó no domingo pra chegar com moral na Libertadores. Os porcos ficaram mais pianinho depois da peia do urubu. Pro BR foi ruim, mas pra copa continental foi bom. Bora Galo, lutar, lutar, lutar, com muita raça e orgulho pra vencer!

  2. O pofessô, como sempre um falante, pretendeu sem êxito desenterrar o 6 x 1 como mote de motivação de seus jogadores através de comparação com o Galo. É bom lembrar que ele vem sendo considerado um técnico obsoleto por boa parte da imprensa futebolística, senão a maioria. Ele não vai ouvir isso diretamente deles, mas já entrou em alguns bate-bocas por isso. Sabe-se que só funciona no grito. Na hora que o grito acabar, ou que os jogadores perceberem que o grito não é suficiente porque a técnica limitada da maioria do elenco das marias não dá para ir longe, ele cai. É sempre assim. Se conseguirem o acesso, elas cairão no ano seguinte, por uma razão muito simples: elenco e filosofia de trabalho de série B. Vamos lembrar, também, que foi o mesmo pofessô que quase afundou as marias para a Série B no ano anterior ao retorno do Mano Menezes. Ou seja, quando ele tem alunos de alto nível técnico, o time cai. Quando tem alunos de baixo nível técnico, o time dá alguma reagida. Tornou-se um técnico de serie B, ao que parece. Quem sabe alguém possa, ainda, contar ele a VERDADEIRA HISTÓRIA do 6 x 1, para que seus alunos saibam como foi construída aquela quiabada. Quer as fotos? Tem uma figura aí que está falando muito nas redes sociais nas últimas semanas que pode contar a ele, tem um negócio de uma foto aí não tem, um certo leitão… É só pedir pra ele.

  3. Boa tarde Eduardo e massa.tenho receio da equipe do galo nesta paragem espero eu que não perdem o ritimo. hoje uma pedreira pela frente mas sou mais galo nada de pipocar. se pipocar estou aqui para elogiar e criticar. então galo raça e vontade de ganhar. a galo não nos decepcione mais. galo 2×1.vá galooo.

  4. Caro, Ernest!
    Só uma correção na sua brilhante explanação: o jogo foi Bahia X Fortaleza. Portanto, foi em Salvador, no estádio de Pituaçu!!

  5. Bom dia!
    O fato é que hoje temos time pra vencer o bom Fortaleza em seus domínios, e vencer também o juiz, o var, a globolixo e todo o sistema maligno.
    Vai pra cima deles, Galooooo! Espora afiada neles!!!

  6. Bom dia xará e amigalos!
    Dia de mais uma bela exibição do GALO! Vamos partir pra cima com Keno, Hulk e Vargas. Diego Costa no segundo tempo pra fechar a tampa do caixão do Fortaleza. Quanto ao jogo Porco x CBFLA, esse vai dar empate. Bora GALÔ!!!! Vamos que vamos!!!

  7. Prezados amigalos, ótimo dia a todos

    Receita simples para anular o VAR, a Globolixo e CBFlixo e etc. Entrar em campo e jogar bem. Não tem como anular gols com o time jogando bem. Mete uns 3 ou 4 gols com jogadas bem trabalhadas que eles podem até inventar um pênalti, mas não irá interferir em nada.

  8. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Time do Fortaleza:

    Com 33 pontos em 19 jogos, e 57% de aproveitamento, na exata metade da competição, o Fortaleza segue vivo no G4 e briga em cima por título, improvável, e vaga direta na próxima Libertadores, bem possível.

    O time, bem comandado pelo argentino Vovjoda, faz boa campanha com 9V, 6E e apenas 4 derrotas.

    Perdeu para o Bah, Cea, CAP e Fla.

    Empatou com o Cui, Juv, San, Gre, Flu e Dragão.

    E venceu o Pal, Brg, Cor, SP, Ame, Cha, Spt, Int e o CAM, este na abertura do BR21, em jogo das 11h, em 30 de maio, em pleno Mineirão.

    Naquela partida, o Fortaleza fez ótimo jogo quando dominou o Atlético e de virada, no 2ºT, com dois gols de Pikachu, sacramentou a vitória em convincente atuação.

    Contra o Atlético, o Tricolor adiantou muito a marcação, não deixou o Alvinegro jogar, além de matar o jogo em contra-ataques mortais.

    Se como visitante o Fortaleza faz uma campanha intermediária (10º lugar nesse ranking), como mandante se apresenta como 2º lugar em ótima campanha em casa onde tem 77% de aproveitamento (6V, 3E e nenhuma derrota).

    E se tem apenas a 10ª melhor defesa com 20 gols tomados, numa média de 1 gol sofrido por partida, tem o 4º melhor ataque com 28 gols feitos.

    Ou seja, e comparando: o Fortaleza tem uma defesa mais vazada que a do Galo, porém tem um ataque mais positivo (28), algo surpreendente nesse quesito pelo poderio ofensivo do Atlético (27).

    O provável Fortaleza contra o Galo, numa escalação 3-5-2, deve ser: três zagueiros (Tinga, Jackson e Titi); dois alas (Pikachu e Lucas Crispim); dois volantes ( Felipe e Ederson); um meia de ligação (Mateus Vargas); e dois atacantes (David e Robson).

    O goleiro Marcelo Boeck, que falhou feio no último jogo na derrota em casa para o Bahia (2 a 4), pode perder a titularidade para o reserva Felipe Alves.

    E o zagueiro Benevenuto, que se recupera da Covid-19, é dúvida.

    A torcida do Leão do Pici anda ressabiada nas mídias sociais pela queda no desempenho nas últimas cinco rodadas sem vitórias da equipe.

    A goleada sofrida em casa para o Bahia (2 a 4), na última rodada, colocou marimbondo na cabeça dos torcedores que estão desconfiados quanto ao que o time pode entregar no returno.

    Alguns atletas estão contestados pela torcida, como o goleiro Boeck e o atacante Robson que não vivem um bom momento.

    Outra grita da torcida é com a falta de raça do time nas últimas apresentações.

    Pelo sim pelo não, a queda no desempenho do time pode ter decorrido de uma oscilação normal da equipe na competição, que é longa e desgastante.

    Por tudo envolvido, e até pela boa campanha geral do Fortaleza, o resultado do jogo é de difícil prognóstico.

    É uma partida que a velha máxima, “o jogo é jogado e o lambari é pescado”, pode ser preponderante.

    O time que errar menos e apresentar mais vontade e raça pode prevalecer.

    Um empate não chega a ser absurdo, é possível e é até provável…

    E a Diretoria do Atlético que trate de abrir o olho, como alertou novamente o Eduardo, com a arbitragem e o VAR.

    A Operação Mão Grande, aquele fantasma real na vida do Atlético, pode reaparecer e atuar como fator crítico determinante do resultado da partida.

    “No creo en brujas, pero que las hay, las hay!!!”…

  9. Bom dia. Não vejo a hora da bola rolar. Resenha sem jogo, torna-se repetitiva. Eu quero ver gol do Galo, não precisa ser de placa (Vargas), eu quero ver gol! Precisamos também devolver a derrota indigesta do 1° turno. E bater o outro time cearense aqui, descontando também. Mas prefiro pensar jogo a jogo, pois temos a CB no meio, pra depois pensar no Sport. Domingo de Galo, é diferente.

  10. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    A coisa é simples. Basta entrar em campo e jogar o futebol que todos os jogadores do Galo têm de sobra. Nada de jogar pensando em juiz, CBF, TV, VAR e etc. Futebol se resolve é dentro do campo. O Galo já foi roubado outras vezes? Claro que foi, mas que time nunca foi prejudicado por um ou outro motivo? Teorias conspiratórias são ótimas para preencher enredos e justificar frustrações de torcedores, mas o que resolve mesmo é time comprometido, focado no resultado e disposto a não entregar resultados e títulos de forma ridícula como o Galo tem feito ao longo de décadas.

    Penso que o time atual do Galo é bem diferente dos anteriores que se deixaram vencer dentro do campo de forma bisonha. As derrotas motivadas por causas extra campo têm nos dirigentes do Galo responsáveis que ingenuamente se deixam levar por armadilhas de outrens, em vez de gerir com cuidado os interesses do clube e do time..

    Reitero que o time atual está focado e pensando seriamente em vencer os títulos que disputa. Tem talento de sobra e está jogando com muita vontade. Poucas vezes vi um time do Galo tão harmonioso e solidário, a ponto de recuperar o futebol de vários jogadores que há pouco tempo eram severamente criticados. O time tem comando fora do campo e incentivo dentro dele durante as partidas. Ninguém está fingindo que joga e todos estão imbuídos do mesmo sentimento.

    Portanto, há motivo de sobra para ter esperança em bom desfecho nas disputas em curso. É claro que ainda não dá para confiar plenamente, face ao pouco tempo de trabalho, mas a qualidade do time é suficiente para superar algumas dificuldades.

    Portanto, entre em campo Galo, pensando só no jogo. Corra e lute. Coloque o coração na ponta da chuteira, use todo o seu talento e VENÇA.,

  11. Bom dia a todos!
    Duas semanas sem Galo. Duas semanas longe do meu amor. Hoje é dia de nós reencontrar. Que o Galo nos traga alegria e os três pontos hoje. Será um jogo muito difícil, mas temos totais condições de alcançar o resultado positivo.
    A escalação do Galo com as peças disponíveis hoje é um sonho bom para todo treinador.
    Qual treinador não gostaria de ter a sua disposição Hulk, Diego Costa, Vargas, Dylan e Keno como opções de ataque?
    Meu time titular para hoje seria Everson, Mariano, Natan e Alonso, Arana, Allan, Zaracho, Nacho, Vargas, Hulk e Diego Costa.
    Que o Galo nos presenteie com os três pontos, mesmo que tenha dificuldade.

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Jogo difícil mas vamos em busca dos 3 pontos.
    Se der liga Hulk e Diego Costa, saiam da frente!
    Espero que os dois joguem juntos pois craques não podem deixar de jogar.
    Eles que se ajustem no campo do jogo.
    Hoje e Sempre, Galo!!!

  13. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 19/38 – Fortaleza (fora) – Saudade danada do líder. Será um jogo interessante pelas estratégias dos técnicos. Eles estão mal e precisam reverter a fase negativa.

    O Galo aprendeu a ganhar fora e é mortal do meio pra frente. Perdemos deles na 1ª rodada às 11:00h da manhã no Mineirão. Horário desumano para os atletas e é difícil o Galo jogar bem.

    O técnico Vojvoda viu brechas no lado esquerdo. No 2º tempo colocou Pikachu pra explorar aquele lado. Ele fez os dois gols na virada de 2×1.

    Podemos dar o troco e continuar firmes e fortes rumo ao título do BR. Queremos levantar todas as taças possíveis, é verdade. Mas esta terá um valor espetacular e de uma felicidade sem igual na emoção.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 10 (fora), num total de 54/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalôôô!

  14. Bom dia a todos. Que o GALO volte de olho vivo , focado e atento. Faca nos dentes p evitar nessa reta final a desconcentração que já nos custou muito. Como eu disse ontem, agora é hora de separar os homens dos moleques. Pra cima deles GALO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *