Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amanhã a vida volta ao normal

Em meio a tantos desconfortos do cotidiano, ainda somos obrigados a ficar duas semanas sem Galo, somando ainda a “providencial” convocação – notadamente de jogadores brasileiros – para essa nefasta “eliminatórias sul-americanas”. Nada menos que sete jogadores, a maioria titular do time de Cuca, ficaram duas semanas por conta dessa fase classificatória para o mundial de 2022.

Um deles, Savarino – da Venezuela – foi devolvido contundido. Vargas – Chile – voltou antes por estar suspenso daquela competição. Alonso e Franco – Paraguai e Equador – pouco utilizados também retornam e ficam a disposição do treinador. Já para a seleção da CBF, “o oportuno acaso” sob o comando do Tite, tirou do Galo Éverson, Aranha e Hulk.

A meu juízo, por deliberação da minha desconfiança, reafirmo que não confio no atual treinador da seleção e tampouco na CBF, sendo assim, entendo que isso faz parte de uma “teoria da conspiração”. Foi assim que essa gente, em 2012 e sob o comando do Mala Menezes, agiu o campeonato todo desfigurando o time Atleticano com a intenção descarada de favorecer ao Fluminense. E ainda com aqueles “erros” de arbitragem, tiraram o título do Galo.

Nos tempos atuais, sem o menor tesão por selecinha do Brasil e muito menos por Copa do Mundo, me vem esse treinador mequetrefe – responsável pelo maior vexame Atleticano de todos os tempos – impedindo esses profissionais de atuarem pelo nosso Galo. Jogo adiado e treinamento comprometido. Adoraria que nossos “convocados” repetissem Mário de Castro. Na década de 30, não aceitou uma convocação e disse que só vestia a camisa do Clube Atlético Mineiro.

Essas eliminatórias, que assegurarão ao Brasil o passaporte para a Copa do Mundo, não têm nenhuma vitrine. Ao contrário, como aconteceu com Savarino, devolvem os jogadores fora de combate. Na hora da competição mundial, os mesmos jogadores impedidos agora, estarão aptos para a disputa. Daí o time nacional classifica em primeiro no grupo e é eliminado no mata-mata. Esse é o enredo histórico.

Portanto, aqui é o meu, o seu e o nosso lugar. Servir time da CBF, ainda mais comandado pelo Tite, não estimula o Atleticano. Não afirmo que é generalizado, tem quem goste, mas percebo que muitos Torcedores não tem nenhuma ânimo ou estímulo com essa camisa amarela. A nossa é preta e branca na vertical.

Pois bem, se estamos daqui – torcendo pelo fim da pandemia e a volta à normalidade de nossas vidas – igualmente queremos retornar à rotina Atleticana. Jogos no meio e finais de semana, sonhando com o Brasileiro, Copas do Brasil e Libertadores, até mesmo o mundial. Este sim, de clubes e não tanto mercadológico quanto a competição de seleções.

E é essa a volta do novo normal, aguardada para amanhã em Fortaleza, quando o Galo enfrenta o time do mesmo nome da capital cearense. Temos esse adversário atravessado, já que além de no primeiro turno ter nos derrotado em Belo Horizonte, historicamente é um time que sempre surpreende ao nosso. Confio numa grande partida, com vitória, para selar a volta da equipe e o início do segundo turno em busca do título brasileiro;

Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Amanhã a vida volta ao normal”

  1. O Galo eh nossa pátria Alvinegra! O verde e amarelo da cbf ficam pra galera que curte cbf e copa do mundo. Pra mim, só interessa o Galo! Tem quem curte futebol e tem os Atleticanos. Sou Atleticano, e, obviamente, só me interessa (e só uso) como referência, o que remete ao Galo! SAN PS: tomara que o Hulk escale amanhã os melhores, e que o Cuca faça os gols. E sigamos, torcendo sempre contra o amanhã, pra ele jamais superar o ontem! SAN

  2. Boa tarde a todos. Galo tem histórico de voltar pior nestas Inter temporadas. Que fique esperto e focado em vitórias. Nada de moleza. Foco no jogo p que como resultado venham os títulos. Começa amanhã a fase do vamos ver quem tem culhao. Hora de separar homens de moleques.

  3. Por mim não haveria mais seleção. Na verdade, depois da era Reinaldo/Cerezo/Éder, ela já não existe mais pra mim.
    Dizem que a selecinha de Tite tem jogado mal. Eu nem assisto e nem me interesso pelo resultado. Ver e ouvir Galvão Bueno? Casa Grande? Minha cabeça não é pinico.
    Eu quero é o Galo de volta!
    Estou contando as horas.

  4. Bom dia,

    Mais uma perda devido essa tal data FIFA.
    Considerando então, creio que amanhã entraremos em campo assim:
    Everson, Mariano, Nathan, Alonso, Arana, Alan, Jair, Nacho, Zaracho, Vargas e Hulk.
    Jogo fora de casa 4-2-2-2 com Nacho e Zaracho chegando na área adversária.
    Esquema que foi utilizado contra o River Plate, time mais resguardado por dois volantes e quatro jogadores livres para atacar.
    Ou deixa tudo isso de lado e coloca apenas o Diego Costa, mantendo o Jair na reserva, porém acho esse esquema mais propício para jogos em casa.
    O final de semana começa sempre torcendo pelo preto e branco, seja no Galão no domingo ou pela Ponte Preta daqui a pouco.
    Na Arena do Jacaré….. aff. Será que lá ainda há crédito para pagar o aluguel.
    Bom sábado a todos!

  5. bom dia Eduardo e massa. nem comento sobre a cbflixo. VARlixo. stjd são todos farinha do mesmo saco. ok a diretoria esta esperando para proibir arbitragem brasileira na libertadores esta esperando ser eliminado e depois vem chorar acorda diretoria. repito esta seleções so nos causa prejuízos. amanhã enfim veremos o maior de Minas a jogar então galo nada de pipocar contra a ótima equipe do Fortaleza eles nos tiram 3 pontos no Mineirão esta na hora de ganhar os 3 pontos.a galo nos deixa sonhar. vá galoooooo.

  6. A vida voltando ao normal pelas bandas da atleticanidade. E dessa vez com uma condicionante maior e mais interessante. Odeio fazer referência ao embuste argentino que tanto me aborreceu no ano passado, mas não posso deixar de dizer que ele acertou quando disse que é o time que tem que empolgar a massa e não a massa empurrar o time. E não há dúvida de que todo o entusiasmo da massa hoje se deve exatamente à empolgação que ela percebe vir do time cada vez mais comprometido com a busca incessante por vitórias, lutando, lutando e lutando para vencer, vencer e vencer sempre.

  7. Bom dia para todos!
    Meu caro Eduardo, qual atleticano em sã consciência acredita nesse engodo chamado cbf? Já que você falou em selecinha, ô timinho que joga feio esse dos amiguinhos do menino Ney!
    Quando pegar uma seleção qualificada vai ser uma sapatada só.
    Saudações atleticanas!

  8. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Após esse recesso forçado volto ao blog medicinal que a mim faz mais bem que qualquer um dos quase dez remédios que tomo todo dia. Pois bem, é sempre agradável falar do nosso Galo querido e na falta dele em campo ficamos a nos contentar com notícias variadas sobre as vidas do CAM e do Galo. Hoje cedo vi uma entrevista do presidente SC dizendo que tem uma nova investidora apoiando o CAM. Trata-se da Sra. Lélia da Auto Truck. Fiquei pensando na quase coincidência nominal. O Palmeiras tem a Leila e agora o Galo terá a Lélia?

    Se a Lélia contribuiu para a vinda do Diego Costa já entrou com o pé direito na ciranda financeira do CAM. Como eu já disse em outros comentários sobre investidores no CAM, o número de endinheirados dispostos a guardar o seu rico dinheirinho no cofrinho do CAM crescerá continuamente. O propósito dos atuais investidores que controlam o CAM é exatamente esse, ou seja, tornar o CAM um porto seguro para investimentos. Com isso eles não só garantirão o retorno de seus próprios investimentos como também transformarão o CAM numa potência econômica e financeira capacitada para, por sua vez, elevar o Galo à condição de potência esportiva mundial.

    Gente séria, honesta, capacitada, devotada ao clube e dispostas a trabalhar por ele e para ele, certamente atrairão muitos outros investidores. Mesmo porque não existe lugar melhor para guardar um dinheirinho que esteja sobrando, do que numa sociedade sem fins lucrativos bem administrada.

  9. Bom dia, Massa e Guru

    “Eu acredito é na rapaziada
    Que segue em frente e segura o rojão
    Eu ponho fé é na fé da moçada
    Que não foge da fera e enfrenta o leão
    Eu vou à luta com essa juventude
    Que não corre da raia a troco de nada
    Eu vou no bloco dessa mocidade
    Que não tá na saudade e constrói
    A manhã desejada”

    Como diz a famosa musica do poeta Gonzaguinha, amanhã, enfrentaremos um Leão (mascote do Fortaleza), se bem que estamos enfrentando outros fora de campo, com os desmandos da CBLIXO e seus asseclas.
    Mas temos elenco, futebol e pelo que vem demonstrando os jogadores muita vontade. Mesmo com a ausência de Savaliso, temos muitas alternativas no elenco e qualquer um que entrar suprirá esta ausência.
    Se estávamos com abstinência depois da parada, se prepare tchurma que teremos uma overdose de Galo.

  10. Que felicidade na escolha do titulo de hoje. A normalidade, tão esperada , é ter jogo do nosso galo . Não bastassem estes tempos bicudos que vivemos , com preços subindo diariamente em supermercados , minando nosso poder de compra , com a inflação voltando com força , com esta pandemia maldita servindo de pano de fundo pra encher o noticiario politico , com a recorrente , insistente imoralidade de sempre , ter jogo do nosso galo ,além de ser um paliativo contra esta zorra que aí está, funciona para amenizar um pouco nosso cotidiano áspero e sem esperanças numa melhora deste quadro. Sobre a seleção , acho tão insignificante , o jogo contra o peru é o retrato mais fiel : sonolento , sem alma ,este timeco espelhando fielmente a cara de seu treinador , as câmeras focando nos malas neimar e gabigol toda hora , o comentarista pvc achando que vão desencantar/encantar a qualquer hora e o telespectador , o heroico telespectador torcendo pro fim daquela pelada , com todo respeito a uma verdadeira pelada. O fim daquele jogo foi o momento mais emocionante da partida , entra anlo sai ano, este peru, bolivia chile , servindo pra tenta levantar r a bola deste lixo . O Brasil , inteiro , fora do eixo pedindo Hulk . O VERDADEIRO PROTAGONISTA DO FUTEBOL BRASILEIRO e o charlatão insistindo com seus protegidos. Duro. Chega a copa , o choque de realidade , lá não terão estes times babas, acreditem , no campeonato mineiro tem time melhores. Por isto o enfado de neimar , mas quando pega time grande ele evapora , é expulso, some em campo.

    1. Meu caro Amigalo ,EVANDRO !
      Ontem não entendi muito a sua fala e resolvi ficar calado, passei a minha infância, adolescência e juventude magoado com essa corja rasteira,nojenta e repugnante da cbf,hoje, aos 49 anos, não tenho ódio, mas tenho um DESPREZO, ASCO e REPULSA enormes por essa emissora e essa cbf ,isso tenho,tenho mesmo!
      Saudações atleticanas!

      1. A minha ira e odio , amigo Reinaldo é a mesma sua , escrevi que desejava uma bala perdida achar estes lixos, por isto extrapolei no comentário, pensei que o refinado e querido blogueiro iria me moderar e cortar meu comentario , seria justo. Vivi a decada de oitenta ‘in loco”, e foi um batismo de fogo com o nosso galo, ali vi a injustiça , safadeza, o uso do poder enorme desta cbf, escudada por esta globolixo, impetrarem a pagina mais negra do futebol nacional, unidos , com este verme jose roberto rato , escorraçarem , sem dó e piedade , impunemente, nosso clube. Nunca se retrataram , a história faz isto por nós. Bom final de semana amigo , amanha se Deus quiser, venceremos

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    É PRECISO ACABAR COM ESSE EXCESSIVO NÚMERO DE JOGOS E DE CONVOCAÇÕES PARA ESSAS SELEÇÕES MEQUETREFES.
    TODO MÊS ESSAS CONVOCAÇÕES DESFALCAM OS TIMES , ISSO QUANDO NÃO PARAM OS CAMPEONATOS.
    ESSA ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO NESSES MOLDES ATUAIS É UM SACO , NINGUÉM AGUENTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.