Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de Libertadores é dia de Galo

Mesmo sem jogar, com o empate ontem entre Tolima e América, o Galo manteve a liderança da chave D com uma partida a menos que os dois que se enfrentaram na Colômbia. Com isso o segundo time mineiro deu adeus definitivamente à qualquer possibilidade de avançar na competição. Interessante, o kuei perdeu todos seus jogos como mandante e empatou as duas vezes que atuou como visitante. Vai entender!

Ontem chegou a abrir dois gols de frente, mas acabou cedendo o empate. Se vencesse, o time americano – matematicamente – poderia sonhar com a sequência na Libertadores ou até mesmo teria chance de agarrar uma vaga na Sul Americana. Nesse caso, ainda existe, embora remotamente. No empate com o Galo, vencia até o final da partida, quando Ademir – ex-jogador do próprio América em impedimento – assegurou o ponto para o Galo. Valeu Fumacinha!

Cada qual com seus problemas, como diria o amiGalo Márcio Renato Macedo – atualmente acomodado na agradável Barbacena (imagino o frio que está enfrentando) – “o América que queria ser grande”. Portanto, Libertadores em Minas Gerais é assunto só para Atleticanos, afinal nas últimas dez edições estamos disputando pela oitava vez. Campeões de 2013, ano passado chegamos às semifinais, agora estamos em busca da reconquista do título e da vaga para o Mundial.

A grande ausência será do goleiro Éverson, que está em isolamento pela Covid, além de Keno que sentiu na partida de sábado frente ao Atlético GO. Reitero, por vacilo de alguém da comissão técnica – treinador ou DM – já que o jogador sentiu no final do primeiro tempo e foi mantido na equipe. Logo na sua primeira participação na etapa final, a contusão agravou, foi sacado e virou desfalque para hoje e – seguramente – os próximos compromissos.

Rafael, que antes das boas apresentações do titular foi muito cobrado dos treinadores anteriores – Sampaoli e Cuca (inclusive pelo blogueiro que assina este espaço) terá talvez a melhor oportunidade de mostrar suas qualidades. Recentemente teve seu vínculo renovado e ampliada a vigência de seu contrato. Ao que foi dito, até mesmo com redução nos seus vencimentos. Tá na hora de provar que o Galo agiu acertadamente quando o trouxe do antigo rival de Minas Gerais.

De resto, ao que imagino, o time não terá grandes novidades. Creio na continuidade do Guga na lateral direita, uma vez que desde que Mariano passou a oscilar – refiro a questão física – o jovem substituto vem dando conta do recado. Os demais deverão ser Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho (tomara que na função que o projetou ano passado) e Nacho. Lá na frente, sem Keno e Vargas, sobrou o lugar para Ademir que fará o ataque com Hulk.

O nosso super herói, livre daquela tentativa de maracutaia no STJD – capitaneada pela tendenciosa denúncia da Procuradoria – terá agora uma boa sequência de jogos nas três competições que o Galo está disputando. Foi absolvido por unanimidade pela Terceira Comissão Disciplinar de Tribunal. Lembrando que o procurador denunciante, que atende por George Ramalho, mencionou na denúncia dois casos de punição pela FIFA. Só que Atleticano tem memória boa e, na verdade, essa nova tentativa se assemelha a aquela de 2012, quando esse mesmo STJD tirou Ronaldinho – propositalmente – de partida importante do Galo. Desta vez, parece que os auditores sentiram vergonha de repetir o mesmo enredo. Que se faça jurisprudência dessa sem-vergonhice e atinja também a arbitragem. Chega de molecagem!

Mas hoje é jogo de Libertadores, organizada pela Conmebol, e como o responsável pela arbitragem dessa entidade saiu e de lá e veio “atuar” na cbf, creio que vamos contar com juiz e bandeirinhas imparciais. Vencer o Del Valle na noite de hoje, perante a Massa, além de encaminhar definitivamente a classificação, praticamente assegura a liderança do grupo. Esse primeiro lugar assegura, no mínimo para a próxima fase, a possibilidade de decidir a vaga no mata mata em Belo Horizonte.

Bora lá Massa, lotar o Mineirão e espantar esse frio que atingiu toda a Cidade do Galo, capital dos mineiros que atende pelo codinome de Belo Horizonte. O termômetro aqui em casa tá só descendo, mas o nosso time em campo vai esquentar o nosso coração. Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Dia de Libertadores é dia de Galo”

  1. Hoje é vencer ou vencer e um pedido que todos os Atleticanos fazem ao TURCO é deixar o Zaracho jogar na dele pois esse cara é nosso melhor jogador do meio de campo, basta ver os jogos que esse rapaz fez em 2021!!!!!

  2. Com vontade chegamos lá!
    Vai pra cima Galooooo!!!!

    A molecada do sub 17 pode dar um jeito de estudar e procurar outra profissão. Ah…e os responsáveis já foram demitidos? Espero que sim! Vergonha!!! Absurdo!!! Vagabundos!!!

  3. Bom dia amigos do Galo. Nunca entendi bem qual a função da comissão técnica permanente do NOSSO GALO, para que serve afinal? Será que há um dialogo dos membros desta comissão com o Mohamed? Será que esta comissão tem liberdade para conversar com o Mohamed, e sugerir por exemplo, que o Zaracho pode produzir melhor jogando pela esquerda, mais próximo do Hulk?
    Apesar deste e outros equívocos do nosso técnico, o NOSSO GALO tem um elenco muito bom e com certeza vai nos presentear hoje com uma bela vitória sobre o Dell Valle. Galo 3×1

  4. Bom dia xará e amigalos! HOJE É DIA DE LIDERANÇA! HOJE É DIA DE GALO!!!
    Galo mesmo com sérios desfalques é um time muito forte. Espero que o sistema defensivo não dê mole para o adversário. Maior poder de marcação nas laterais e no meio campo. Assim Nacho, Zaracho, Hulk e Ademir jogarão no erro deles. A torcida mais uma vez fará sua parte. Quando a MASSA empurra o time o GALO dá Show! GALO 2 X Sucos Del Valle 0!!!!!!!!!!!!

  5. Ademir está tendo todas as chances de provar que não é fumaça molhada. Até aqui tem se mostrado jogador de um tempo só, em geral no segundo, e mesmo assim, as vezes nem isso, como foi nos últimos jogos. Tá na hora de se afirmar, e fazer uma partida inteira convincente. Só de melhorar as finalizações já muda de figura. E espero o time bem ligado durante a partida inteira, meio de campo bem mais compactado, sem aqueles buracos imensos. Vai dar Galo e com ótima apresentação

  6. Bom dia Massa e Guru

    Uma vitória além de sepultar os “fora Turco”, nos deixará praticamente como primeiro do grupo necessário para a vantagem no seguimento da fase seguinte da liberta.
    Sem Everton, seguramente Raphael tem toda nossa confiança e penso ao contrário de nosso Guru, que este jogador não precisa provar que sua contratação junto aos Smurfets foi acertada.
    Afinal pergunto: qual time tem um reserva a altura do nosso no futebol brasileiro?
    Minha convicção também nesta assertividade foi ouvir do próprio jogador em entrevista recente, o seu sentimento de felicidade e realização por estar servindo nossas cores.
    Enfim, vou ao minera hoje, confiante ! Afinal: AQUI É GALO P*&@#!

  7. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    HOJE É JOGO DECISIVO , VAMOS LOTAR O MINEIRÃO , DAR UM SHOW NA ARQUIBANCADA E EMPURRAR O TIME PARA UMA GRANDE VITÓRIA.
    VARGAS E KENO SÃO DOIS JOGADORES QUE FAZEM MUITA FALTA QUANDO NÃO ESTÃO APTOS A JOGAR , O DEPARTAMENTO MÉDICO PRECISA TER UM CUIDADO ESPECIAL COM ESSES DOIS JOGADORES.
    QUANTO À BASE DO GALO , SEGUE A SUA SINA , DE VEXAME ATRÁS DE VEXAME.
    MUITO INVESTIMENTO NA BASE , PARA NENHUM RESULTADO. A DIRETORIA PRECISA RESOLVER RAPIDAMENTE ESSE CRÔNICO PROBLEMA.

  8. Bom dia!
    Primeiro lugar geral esquece, pois Palmeiras venceu as 5 partidas e tem 15 pontos e não tem como mais alcançar.
    Para refletir se existisse mesmo esta tal perseguição pela CBF o Hulk seria absovido por 5×0?

    1. Júlio, penso como você, devemos olhar pra frente, partir pra cima dos adversários e pronto. Como o próprio blogueiro falou acima, nossa vitória contra o América foi irregular. Portanto, segue em frente, vamos nos livrar dessa obsessão de arbitragem. É o que acho.

  9. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Independiente Del Valle – IDV:

    O Del Valle foi campeão nacional no Equador pela primeira vez em 2020. Na atual temporada, se encontra em 2º colocado no nacional com 26 pontos (8V, 2E e 3d), com 10 gols feitos, 5 tomados e saldo positivo de 5.

    Na Liberta está em 3º do Grupo E com 5 pontos: 1V (América 0 x 2 IDV); 1d (Tolima 1 x 0 IDV); e 2E (IDV 2 x 2 Tolima; IDV 1 x 1 CAM).

    Na classificação do Grupo “D” o CAM é o 1º com 8 P; Tolima 2º 8P; IDV 3º 5P; e o América 4º com 2P.

    No jogo da ida em 26 de abril (1 a 1) o Galo fez ótimo 1ºT quando amassou o adversário, porém fez um 2ºT muito ruim quando o Del Valle amassou o CAM e poderia ter vencido.

    Bom lembrar que lá o time atleticano sentiu os efeitos da altitude e vários jogadores tiveram que inalar oxigênio para melhorar as condições orgânicas no intervalo da partida.

    O Del Valle, do técnico português Renato Paiva, deve ir a campo numa formação com 3 zagueiros e 3 atacantes (3-4-3). O time tem apenas dois desfalques para a partida das 19h no Mineirão.

    O Atlético é favorito e tem tudo para prevalecer na partida, vencer com bom desempenho e fechar a 5ª e penúltima rodada com três pontos à frente do Tolima, adversário da última rodada no Mineirão na próxima quarta-feira 25.

  10. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. E essa goleada de 5×0 que o Sub 17 do Galo levou do Palmeiras, aqui em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil da categoria? Entra ano e sai ano, e nas categorias de base do Galo , na muda…..Hoje o Galo passa facil: 3×0.

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    De gigante pra gigante, este é o trato entre o Galo e o Mineirão.

    “Chega de saudade” e o melhor: o time tá crescendo no sistema defensivo. Os vacilos de marcação frouxa parecem que tendem a diminuir. Bom prá nossas coronárias velhas e cansadas.

    Por outro lado, nesta temporada, sempre foram férteis as criações de oportunidades de gols. Muitas tiraram o grito de nossas gargantas, porque os gol s não saiam. Mas, é manter esse foco, atacando com fome de gol.

    Incentivaremos com força! Afinal, a Massa precisa de espaço e o Mineirão tem de sobra.

    O horário de rush e o frio podem inibir a ida ao jogo. Mas, quem for verá um grande espetáculo de um time que vai estar nas finais de “Tudo”.

    Terminar líder, Gaaloôôô e recordista isolado com 18 jogos seguidos sem perder na Libertadores. Uma noite perfeita.

  12. bom dia Eduardo e massa.hoje vencer e vencer para nos classificar no grupo da libertadores. ontem a base dos sub 17 foi engolido pela base dos porcos que base fraca esta do galo para revelar outro bernard vá demorar 100 anos. que venha os 3 pontos logo a noite. vai galoooo.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Qualquer que seja a escalação do galo hoje, temos todas as condições de Vitória.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *