Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De olho e pensando na temporada

Depois dessa primeira parte da decisão mineira, jogo de ida, me flagrei em avaliação sobre o que quero e imagino o Atleticano desejar para a temporada que está agora se iniciando. O estadual, faltando apenas a partida de volta para ser encerrado, colocou frente a frente as equipes melhores colocadas na fase classificatória. Tal e qual os três grupos demonstraram, fazem a finalíssima os dois melhores com vantagem ao Galo que sempre esteve e continua sendo – entre todos – o time de melhor desempenho.

Refiro ao ano em curso, nem estou falando das conquistas recentes e ao longo dos tempos, pois fomos o melhor geral e estamos a um confronto para consolidar mais um título mineiro. Jogamos a última e decisiva partida com a força da Massa, podendo até perder por um gol, afinal lideramos entre todas as três chaves e saímos em vantagem com a vitória no primeiro jogo das finais. Vale dizer, líder geral sempre!

Pra fechar sobre o jogo de sábado, que tratamos aqui ontem e fiquei de voltar a falar, diria que revendo os lances e – evidentemente – os gols, seria injusto o empate. Foram três bolas na trave e uma penalidade perdida. Com invasão da área pelo Maidana, que VAR e árbitro foram omissos. Pressão e, como disse ontem, julianou. Buscamos muito mais a vitória que o kuei, adversário que – visivelmente – tentava segurar o empate, que não lhe era favorável. Coisa de equipe covarde. Vencemos, apesar dos pesares, mostrando para quem questiona ser o Galo o maior. Como disse o amigo Rodrigo Barros, o maior entre todos, consequentemente de Minas, do Brasil, das Américas e do mundo. É o sentimento Atleticano!

Reitero, não diria críticas e sim considerações, acerca do trabalho do Eduardo Coudet. Esperava muito mais dos seus comandados, depois de duas semanas exclusivamente de treinamentos e já quatro meses à frente da equipe. Tudo bem, ainda tem jogador saindo e outros chegando. Mas, depois de abrir dois de frente, o empate foi todo na responsabilidade do treinador. Tirar o fogoso Pavón pra colocar o instável Edenilson – jogador de sua confiança -, depois terminar a partida com este atleta na lateral direita e na outra – do lado esquerdo – com o Patrick é apavorante. E, durante quase todo o segundo tempo, tivemos um a mais. Nem parecia!

Ainda. Reafirmo que foi um grande jogo, digno de decidir um campeonato, mas nosso elenco é muito mais qualificado que o adversário, não era pra tomar todo aquele sufoco. Tanto que eles, como disse, queriam o fim da partida com o empate. Era nítido pelo anti-jogo, (cera) até para bater escanteio a seu favor e as imagens do banco sinalizando que faltava um minuto quando marcamos o terceiro gol. Nosso sistema defensivo, melhor que ano passado, ainda carece de posicionamento mais estável. Sobre esse setor, o lateral direito do América veio lá da minha Araxá, atuava no sub do Dínamo, que disputa o mineiro das categorias. Como pode os olheiros de lá verem o que os nossos não enxergam? Ótimo jogador.

Gostei, mais uma vez, do Lemos. Que lançamento deste zagueiro para o Pavón. Que que é aquilo (?), mas no início do segundo tempo, por pouco fazia uma lambança. Acho que a faixa de capitão cairia muito bem sendo entregue ao uruguaio. Por fim, vencemos. Normal! Os reservas já haviam empatado com o mequinha no turno. Agora, com os titulares, não deixaríamos deixar de vingar atitude mesquinha de quem tampa janela de vizinha. Essa foi do Celso Adolfo, só colocar um S no meio de mequinha. Sigamos!

Por fim, caríssimas e caríssimos, sexta feira – antes então dessa primeira partida – renovei o meu e também o da minha filha “Galo Na Veia” plano Forte e Vingador. É minha maneira de demonstrar confiança nos jogadores, comissão técnica, diretoria de futebol e executiva. Ambos já quitados até maio do próximo ano. E, assim que o estádio estiver liberado para jogos, tanto ela – filha – quanto eu, temos as cadeiras G12 e G13 para acompanhar o nosso time do coração.

Digo isso, pois nem necessitaríamos do cartão para compras de ingressos, mas é nossa singela e simbólica maneira de ajudar e participar das vitórias Atleticanas. É com esse sentimento, como no título de hoje “pensando na temporada”, que me sinto motivado. E até vou além, tem momentos – até fora de campo – que o Galo irrita o Torcedor. Só no sábado tive meu manto da Massa em mãos. Para a quarta promoção, juro, vou pensar e repensar muito. Foi muito desdém com quem sempre compareceu em todos os chamados de participação! Vamos juntos!

Por fim, já tinha até liberado para a edição, mas me chega essa imagem acima. Tenho de compartilhar com os amiGalos. E agora, senhor Lobato? Vai ter punição? O Felipe, num lance interpretativo – conforme suas próprias palavras – foi punido. E o Zanoveli? Duas irregularidades no mesmo lance. Cavichioli adiantou e Maidana invadiu a área. Vai ficar assim mesmo ou, como na semana passada, irá gravar vídeo e punir o árbitro? Se tiver de agir, que o faça logo e com o mesmo açodamento do anterior, antes que para o bem do futebol mineiro receba sua demissão.

*fotos: 1, 2 e 3) Pedro Souza/Atlético; 4) redes sociais

31 thoughts to “De olho e pensando na temporada”

  1. O Nathan pescador não serve pro “esquema” do Coudet e por isso um ativo do clube vai sendo desvalorizado. Só não entendo como é que o Denilson serve.

  2. Pessoal, parece que destravou o Manto da Massa, recebi hoje os 3 mantos que comprei. Realmente, uma lástima para um projeto de tanto sucesso, cujo futuro fica incerto depois de tanto atraso e pouco cuidado com os clientes.

  3. Que venha o Libertad!! jogo encardido, difícil!!!
    O jogo de Quinta-Feira vai ter uma particularidade interessante, nossa dupla de ataque vai ser Paulinho de Vargas, temos que saber se o Vargas tá no dia dele né???
    Afinal ele joga quando quer é uma partida boa e dez ruins, se ele tiver ligado temos tudo para ganhar esse jogo se ele estiver desligado complica!!
    Veremos as cenas dos próximos capítulos!!

  4. Ninguém consegue acertar uma penalidade com tanta invasão de área como observado no último Clássico das Multidões .

    Goleiro adiantado , um monte de jogador americano pisando a linha da área , criando um transtorno psicológico absurdo para nosso batedor .

    Não , HULK , você não tem nenhuma responsabilidade ao perder o penal .

    Foi muita pressão pra cima de você , a tirar-lhe a concentração .

    Segue o jogo !

    1. Caro Eduardo Barata!
      A verdade é uma só! O Hulk bateu mal o penalty e o goleiro do américa pegou. Essa mania atual de batedor de penalty que dá uma corridinha, para, dá outra corridinha, pára e depois chuta a bola, já está muito manjada, uma vez que perde a força do chute e a bola, normalmente, vai à meia-altura, o que favorece a defesa. Foi isto que observei no lance. Invasão sempre houve e sempre haverá. Uns juízes marcam, outros não. Fazer o que? Basta ter competência de fazer o gol em qualquer circunstância. Como dizia o saudoso Nenê Prancha: ” penalty é tão importante que quem deveria bater era o presidente do clube”. Esse não será o último penalty perdido. Sigamos…….aqui é galo pôo!

    2. Caro Barata, eu gostaria que o comentário fosse sobre a porrada que Hulk deu na bola a ponto de quase furar a rede.

  5. Na imagem postada é nítido que ocorrem 3 invasões da área. O Maidana, lá em cima, e outros dois próximos à meia-lua. Um deles está com o pé sobre a linha da área; o outro projeta o corpo para dentro da área. Mas não me meto em arbitragens. O que foi marcado (ou não marcado) não volta atrás, mesmo com a obviedade do erro. Em frente, Galão da Massa!!!

  6. Esta CBF bandida

    Estive analisando os horários das 10 primeiras rodadas que estes bandidos soltaram, e sem surpresas a maioria dos jogos do galo são 21 hs, só para f#@er com a massa.
    Enquanto isto a dupla Gambás x Flamerda jogam no domingo às 16:00hs.

    Será que é um artifício pra massa não ir? Sem chance CBF bandida!

  7. Bom dia Massa e Guru

    Que Chacho tem conseguido bons resultados é inegável e prova disto é o alto percentual de aproveitamento do treinador.
    O que está deixando a massa ressabiada é que o time teve 2 semanas para treinar e os erros que vinham acontecendo , não foram corrigidos.
    Cruzamentos infrutíferos e horrorosos, lentidão no meio campo, troca de passes sem efetividade, chutões nas saídas de bolas, são erros que entre jogo, sai jogo, se repetem.
    Especialmente neste último jogo ,o tão propalado esquema de intensidade e marcação sobre pressão que tanto se fala dos times de Chacho, simplesmente inexistiu . E olha que o meleca ficou com um jogador a menos.
    Mas vamos em frente e apesar do futebol praticado, não está enchendo os olhos da torcida, o time vem obtendo os resultados que precisa.
    Que continue assim!

  8. DOMINGOS SÁVIO ,

    ” chega funcionário e sai torcedor ” .
    É , tem torcedor que tem isso como mantra .

    Lembra o R49 ?
    Emocionado com a torcida , agradecido pela homenagem prestada à sua mãe , lero-lero pra cá e pra lá e um espeto de mais de 5mi no quadro de aviso da sede em Lourdes .

    Será que já quitaram ?

    1. Boa tarde Barata, e ainda exigiu uma cachê em dólar para comparecer em evento de inauguração da Arena, além de quitação integral da divida, que tá em aberto. Prefiro ficar com as lições do Jair Bala: “Jogador gostar de clube é lorota, jogador gosta é da nota”. Abraço

      1. DOMINGOS ,

        pois é , meu caro , bem lembrado .

        Mas hoje em dia , qualquer referência que se fizer de boleiros das antigas você é execrado , pois a vida anda , tem que se olhar pra frente , a mentalidade é outra , e uma infinidade de blábláblás que vão tornando o futebol um trem desprovido de magia e emoção .

        1. Se me permite, o espaço é livre pra falar do GALO. Se os seus comentarios incomodam a alguém, phoda-se. E olha que eu não concordo com vc em um monte deles.
          Abraço.

  9. RODRIGO CAETANO tá fazendo milagres no GALO, sem dinheiro para grandes contratações, em comparação com Flamengo e Palmeiras. Está sendo certeiro nos jogadores que estão vindo e liberando jogadores por bons valores, ou porque já fecharam o ciclo, ou não seriam utilizados no GALO. Trouxe um dos melhores técnicos da América Latina, Eduardo CHACHO Coudet, e que, na minha opinião, tá fazendo um bom trabalho, e vai dar certo. A falha continua na lateral esquerda, só temos DODÔ, é preciso corrigir isso RODRIGO CAETANO. Além do centroavante estilo DIEGO COSTA, pois, pelo visto, tá difícil contar com o KARDEC. Vamos aguardar a chegada do BATAGLIA, que dê tudo certo, para ajudar o OTÁVIO, até o grande ALLAN voltar.

  10. Na prática, essa regra da invasão no pênalti é tudo conversa fiada. A arbitragem é composta por uma equipe, que se comunicam o tempo inteiro, e quando lhes interessa, interferem nos lances. Não interferiram porque era a favor do GALO. Simples assim.

  11. Essa FMF é uma bagunça na organização e péssima na administração, portanto, o Campeonato Mineiro é a cara dessa entidade.

    Esses Regionais que têm o seu charme por causa do passado onde eram bem mais atrativos, a cada ano que passa perdem mais valor e visibilidade, uma pena.

    Independente disso tudo, nós Atleticanos, vamos lotar o Mineirão no Domingo e apoiar o time para levantar o caneco do Tetra,

  12. Bom dia! Parte dos comentários de ontem, foram se o Everton falhou no primeiro gol do Coelho. Acho que houve desvio nas costas do Rubens. Mais minha preocupação a respeito do Everton, é que Ele não tem um reserva com experiência de uma Libertadores. Todos devem lembrar de um jogo da Libertadores entre Cerro Portenho e CAM, quando o goleiro foi o Wilson, devido a contusão do Vitor. Foi um desastre total.

  13. F R A N G U E I R O ……..

    Um chute da intermediária no meio do gol

    Uma bola entre as pernas…

    Vem de amarelo para o jogo igual outro frangueiro que tinha o codinome de Vanderléia..

  14. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Existe um efeito muito ruim dessa atleticaniedade autentica. Eu vejo nas redes sociais, muitos defendendo o Natan Pescador, dizendo que ele gosta do Galo, que quer ficar pois tem o sonho de jogar na Arena MRV. O cara ganha 417 mil/mes, tem contrato até junho de 2024. A partir de dezembro de 2023, pode assinar precontrato com qualquer Clube. Se for para o Gremio, não vai ter a liberdade para negociar seu destino em dezembro. O Ademir faturou tres milhões de luvas para assinar com o Galo, quando estava livre no mercado. Quanto o Pavon recebeu de luvas? É triste ver gente acreditando que Natan gosta do Galo. O pai dele é muito inteligente. Vai ficar aquí até dezembro e depois recebe de luvas, o que o Galo poderia receber com a cessao de seus direitos economicos. Com 28 anos, passe na mão, até o Ceará paga luvas para contrata-lo. A maior lorota que já ouvi, foi que no Galo, o jogador chega funcionario e sai torcedor.

    1. Boa tarde, Domin6
      Natan pescador tem forte identificação com o clube. Cuca foi funcionário, e hoje é torcedor. Hulk, converteu-se à nossa religião juntamente com a família toda! Você não vê?

  15. Bom dia, todos! Caro, Ávila, gostei do jogo de sábado. Claro que não foi uma “Brastemp”, mas me trouxe uma ponta de esperança com alguns jogadores, como o Pavon e Hyoran. Agora, com toda sinceridade, não acho que estamos nem próximos dos nosso rivais, Flamerda e Palmeiras (apesar da derrota de ontem). O elenco está curto e não teremos reforços de peso chegando. Entendo a posição da diretoria, mas é difícil competir com os times citados acima que ainda vão se reforçar mais neste ano. Por fim, parece que o Nathan pescador está indo embora. Será que esse rapaz desaprendeu a jogar bola, pois ele foi bem em 20 e 21.

  16. Bom dia xará e amigalos!
    Duas irregularidades no mesmo lance. Na cara do juizinho. A arbitragem mineira está no mesmo nível da organização desse falido campeonato. Quanto ao restante da temporada espero que o treinador deixe a “síndrome de professor Pardal” de lado e pare de inventar bizarrices no esquema tático do time do GALO. Isso não pode acontecer de jeito nenhum no jogo desta semana contra o Libertad que ontem meteu goleada no Cerro. Teremos que contar com a torcida e o ataque provável de Paulinho e Vargas. Eu iria de Paulinho, Vargas e Pedrinho. GALO precisa pontuar aqui! ACORDA COUDET!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Prezados Amigalos
      Muito feliz sua observação sobre os “olheiros ” do Galo. Vejo bons jogadores ainda jovens sendo contratados por vários times por aí e os soberbos dirigentes do Galo fazendo desdém. Vi um entrevista do Osório, ex treinador do São Paulo( se não me engano) em que ele diz que para se contratar um atleta temos que saber e avaliar o que ele pretende. Se está em ascensão ou já chegou no máximo dele e daqui pra frente é se arrumar. Não bastou o exemplo do Elias e agora vem com os Edenilsons, Pavons e Bataglias da vida. E ainda, por outro lado, querem nos fazer aceitar que Rubens é craque, por ser jovem e da base. Cadê o tal de Ciga? E a turma do Leonardo Silva? Nós temos centenas de ” embaixadores ” espalhados pelo Brasil
      Tem muita coisa a ser arrumada.
      Um abraço a todos

  17. Prezado Eduardo Avila e demais atleticanos que como eu torcemos para o maior de minas, com relação ao lance do pênalti, segue o que a regra do VAR fala sobre Revisão do VAR no pênalti.
    “A invasão só poderá ser revisada se:
    Um atacante que invadiu marca ou diretamente se envolve na marcação de um gol;
    Um defensor que invadiu e evitou um atacante de jogar ou de ser capaz de jogar a bola numa situação em que um gol poderia ter sido marcado.
    Outras, tais como invasão que não afeta se um gol foi ou não marcado, não podem ser revisadas”.
    Esse lance é exclusivamente do arbitro e também do bandeirinha, por isso o VAR não poderia chamar o arbitro.

    1. Para você, Fabrício, o que diz a REGRA 14 – PÊNALTI. Destaquei com “caixa alta” o que, de fato, vale (deveria valer) no caso em questão. Abraços!

      A penalidade máxima do esporte
      O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. EXCETO O JOGADOR QUE COBRAR O PÊNALTI, TODOS OS DEMAIS DEVEM FICAR FORA DA GRANDE ÁREA -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca.
      O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.
      Caso não seja marcado gol logo a partir da cobrança, o jogador que cobrou o pênalti não deve tocar na bola até que outro atleta que não estava participando da jogada o faça.
      A bola é considerada em jogo quando percorrer uma distância igual à sua circunferência.
      A EQUIPE DEFENSORA QUE INFRINGIR A REGRA DE COBRANÇA DE PÊNALTI SERÁ PENALIZADA COM NOVA COBRANÇA
      Se um jogador da equipe atacante que não estiver cobrando o pênalti infringir essa regra e o gol tiver sido marcado, o juiz deve anular o gol e pedir a repetição da cobrança.
      Se o jogador que estiver cobrando o tiro penal cometer uma infração já com a bola em jogo, o árbitro deve conceder um tiro livre indireto à equipe contrária.

  18. Bom dia Eduardo e Atleticanos! O desempenho do Atlético até o momento tem sido razoável . Imaginava que o time, em uma decisão contra o América, fosse sobrar em campo e dominar integralmente a partida, em face do diferencial existente entre os plantéis das duas equipes. Em que pese não ter acontecido o que esperava, valeu pela vitória. Na mais reforço as palavras do Mestre quanto à atuação do atual técnico. Aliás, o\\senhor COUDET em não consegue resolver o problema queda de desempenho do time durante toda a partida e com suas invencionices quase resultam em um frustrante empate no jogo contra o Coelho.
    Agora estamos vendo o Atlético se desfazendo de jogadores, com as justificativa de necessidade de redução de folha salarial ou porque o Técnico COUDET não fará utilização do jogador. Quanto à primeira justificativa, não se tem o que fazer, enquanto o Clube não tiver condições de começar a quitação e queda significativa da dívida. Agora a segunda justificativa, me parece burrice se for verdade. Com elenco reduzido e sem condições de trazer bons jogadores, dispensar atletas por causa de caprichos do técnico não vai trazer nada de útil e o clube vai sentir o peso disso nas competições com jogos mais agudos e difíceis. Saudações Atleticanas,

  19. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    Público mixuruca na 1ª partida da Final do Mineiro: 7 mil testemunhas. Ô lôco!!!

    Esse publicozinho demonstra a total falta de interesse do torcedor para com o Rural. Também pudera, com essa Federação Mineira incompetente para organizar a competição, isso é que dá.

    Campos de futebol verdadeiros pastos. Horários desumanos para os atletas e o público que tem idosos e crianças. Falta d’água para o torcedor em estádios inseguros. Cotas de televisionamentos merrecas. Ouvidoria da Federação soltando notas oficiais com segundas intenções.

    Um show de horrores esse Ruralzão…

    Diante desse quadro desanimador, bem que se poderia pensar a mudança da competição, tipo deixando o Estadual para os Clubes do interior, com os clubes da capital (ou os melhores ranqueados) buscando a criação da Copa Sudeste (SP, RJ, MG e ES) nos moldes da Copa Nordeste.

    Ideias não faltam. Inclusive, poderia ser pensado um Campeonato Mineiro reformulado para os clubes do interior, dando agenda durante todo o ano para valorizar a competição e os atletas.

    Em todo o caso, a permanecer o Ruralzão como está, o melhor será o Atlético participar da competição com o Sub 20 e priorizar o início do ano para uma pré-temporada dos profissionais mais qualificada.

    O que não dá é para continuar o Clube participando de uma competição bagunçada, desorganizada, financeiramente ruim e tecnicamente fraca.

    Chega!!!

      1. Na verdade o Coelhinho Pompom, o tal Micróbio Verde, destinou 7.000 ingressos à Torcida do Atlético (+/- 50% da capacidade do pulgueiro do Horto) , mas, dando uma de falso esperto, estabeleceu preços escochantes para os visitantes, enquanto os torcedores deles (testemunhas, isso não é segredo para ninguém) pagavam menos da metade do valor do ingresso. Não sejamos ingênuos, amigos, o objetivo do Coelhinho Pompom é óbvio: exigir “reciprocidade” do Atlético no jogo de volta para que o Mineirão não seja integralmente tomado por nossa Torcida. Muito bem fez a Massa de não comparecer no primeiro jogo da sensacional decisão do campeonato da roça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *