Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Coronavírus e choronavírus no futebol

Não curto ficar tirando sarro, nem em rede social e tampouco aqui neste nosso espaço, mas vou me permitir hoje uma pequena viagem neste sentido.

Aguento tem tempos provocações gratuitas, em comentários, quase todos atirados na lixeira (eventualmente até por conveniência libero um ou outro) e de gente que me cerca na rua.

O rebaixamento do adversário mereceu uma ou duas menções neste blog – numa delas até lamentando com sinceridade o fato – uma vez que aqui tratamos de Galo.

Entretanto, por razões de ordem pessoal, tem alguns poucos daquela gente que me causam ojeriza. Possuo muitos amigos de lá e nos tratamos com amizade e respeito.

Entre esses poucos, diria que passam por um ex-presidente que iniciou todo esse processo de desmantelamento que estão vivendo – aquele que foi senador biônico -, o tal de “mitair” (kkk) e o ex (será?) treinador AB.

Felizmente não conheço nenhum deles. Todos falastrões e boquirrotos. Todos eles responsáveis pelo momento que o time está vivendo.

Tivessem como prioridade trabalhar pelo seu time e não atacar o Galo, seguramente, estariam vivendo melhores momentos. Que os atuais gestores tenham sorte nas escolhas daqui pra frente, para o bem do futebol mineiro.

Ao que nos interessa. Clube Atlético Mineiro! A paralisação, em todo o Brasil e por tempo indeterminado, das competições dará um período para treinador Jorge Sampaoli realizar uma inter temporada.

Sua atrasada contratação, que deveria ter ocorrido em dezembro, impediu que seguíssemos em outras competições que amargamos eliminações.

Creio que agora, com tempo para avaliar melhor o elenco que assegura conhecer, não irá mais arriscar com ex-jogadores em atividade que não tem mais condição de atuar como no passado.

Novas e necessárias contratações, com essa parada, podem ser interessantes para o Galo na reta final. Não há prazo limite para registro no BID, podendo atuar desde que publicado pela CBF até na véspera de qualquer compromisso pelo campeonato Mineiro.

Portanto, mãos à obra é o que o Torcedor quer e espera da diretoria e do novo comandante do Departamento de Futebol.

Alexandre Matos precisa mostrar a que veio e ser muito diferente de seus antecessores: Alexandre Tadeu, Marques e Rui Costa. Todos reprovados no conceito do Torcedor.

O Atleticano não se contenta com a grama ruim do vizinho. Lógico que tira sua casquinha, afinal nunca nos aliviaram, mas quer mesmo é um time competitivo – especialmente – no Brasileiro.

Meu amigo de décadas, Lúcio Braga Guimarães, ontem, em meio a tudo que vem acontecendo, registrou “só falta o Galo reagir e fazer o ano de 2020 completo e ainda melhor”.

A propósito dessa menção a ele, ontem perdemos um dos conselheiros beneméritos mais dedicados ao nosso time do coração. Seu tio Ely Braga, que no Galo exerceu importantes funções e missões internas, leva para o outro lado sua paixão Atleticana. Foi uma das boas prosas sobre o Galo que já pude vivenciar.

Por fim, como disse ontem, um registro sobre o bom time feminino do Galo. Fui ver a partida frente ao Vila Nova do Espírito Santo.

Comentei que, apesar do empate em zero, tem interessantes jogadoras no time que busca a ascensão para a elite do futebol brasileiro da categoria.

As duas laterais, Isabela e Ilana; a dupla de volantes Bruna e Nathalia; ainda as atacantes Flávia e Joice.

As demais também merecem registro, mas essas atletas me chamaram a atenção na partida da primeira rodada.

Tomara que a paralisação seja breve e cumpra sua missão de não proliferar o coronavírus, pois também não quero perder os jogos das meninas.

Ao que pude ver, estamos formando um time competitivo que irá brigar por títulos nacionais. “Lugar de mulher é onde ela quiser, seja na torcida ou no campo”.

Em tempo: Já estava liberando este post quando me lembrei de algo interessante. Quem entre nós, Atleticanos, não se lembra da dor daquele gol da Caldense no finalzinho da partida do fase classificatória? Doeu demais, não foi? Pois é, quem diria, aqueles que riram de nós agora lamenta chorosamente (eis aí o choronavírus) aquela nossa derrota para o time de Poços de Caldas. Assim é a vida, como as coisas mudam de feição, por isso prefiro ser um Atleticano resignado à soberba alheia.

*fotos: 1 e 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) Daniela Veiga/Atlético

29 thoughts to “Coronavírus e choronavírus no futebol”

  1. O goleiro Jogar com os pés está sendo muito mal feito pelos jogadores do GALO.
    Toda hora atrasavam a bola para o goleiro.
    Mas , a coisa não é bem assim.
    Essa história de goleiro jogar com os pés só deve ser em caso de necessidade , eventualmente , e não fazer disso uma regra para várias vezes durante o jogo , mesmo porque , é uma jogada muito perigosa. Se pegar um time de qualidade a coisa não vai funcionar.
    TODO CUIDADO É POUCO COM ESSA HISTÓRIA DE GOLEIRO JOGAR COM OS PÉS.

  2. Zoar as Marias Vaidosas não tem preço. Quanto ao futebol feminino, nunca fui fã, mas depois do episódio do mascote do Galo e toda a hipocrisia, inclusive da pseudo vítima e sua namorada querendo aparecer, tomei foi nojo.

  3. Assisti os jogos do Coimbra contra Atlético (por dever de ofício) e contra América, Cruzeiro e URT (por morar perto do Independência). Em todos os jogos chamou a minha atenção o jogador Daniel Penha. Seria bom saber se tem alguém do Galão da Massa acompanhando esse cara. Se algum frequentador do blog tive notícias, publique aqui. Abraços!

      1. Grandes falas, Eduardo. Tomara que ainda seja nosso. Não tem medo de ficar com a bola, sabe “esconder o jogo”, excelente driblador. Oxalá retorne à Cidade do Galo e tenha outras oportunidades.

      2. Jogador do GALO emprestado ao Coimbra. Canhoto e habilidoso, teve contusão séria há dois anos e depois não conseguiu se firmar. Ano passado esteve emprestado ao CRB, se não me engano. SAN

  4. Sampaoli testou uma dupla de atacantes que na minha opinião, infelizmente não têm a menor condição de ser a titular do nosso GALO… jogar com R.Oliveira e Di Santo (ou até mesmo só com um dos dois) contra esses times do interior é uma situação bem mais tranquila porém no Brasileirão é fracasso na certa… a hora do treinador testar é agora e que bom que vencemos o Villa e estes dois já mostraram que não servem pro que o treinador quer… queria ver o garoto ter uma chance real de jogar… continuamos precisando de um matador ou que o Tardelli seja colocado nessa posição… quem sabe o treinador não consiga fazer um quadrado lá na frente e um “””falso””” 9 não faça melhor que estes dois que foram escalados!!!!!

    Obs.: escrever sobre o rival é um porre, porém, estão colhendo o que plantaram… o trio maldito e mais alguns ferraram o clube em todos os sentidos e eu rindo até hoje da queda… estão comendo o pão que o diabo amassou e torço pra que apanhem por onde passar em 2020, inclusive em casa!!!!!

  5. Bom dia MASSA!

    Se já não bastasse ficar mais de mês, férias de fim de ano, sem ver o 9ALÃO DA MASSA em campo, agora vem essa do coronavírus suspender os jogos. A semana que não tem jogo já é um martírio. O fim de ano então, é para pagar todos os pecados futebolísticos. Agora essa hora extra. Espero que esse coronavírus queime no inferno. Já o choronavírus, que queime na série B, depois na C.

    VVAAAMÚUUUU 9999AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Embora não estejamos com essa bola toda, eu não sei se comemoro a chegada de Sampaoli ou comemoro ao ver o barraco do outro lado pegando fogo.
    Dando risadas até agora com a entrevista do Professor Pardal. Kkkkkkkkkkkkkk
    Que fase!!!!

  7. Bom dia,
    Depois do lamentável episódio, do qual o nosso Galo doido foi vítima da estupidez do politicamente correto que hoje é modismo na mídia desse país sem foco, se já não me interessava muito pelo futebol feminino, agora tenho aversão. As declarações dadas pela jogadora em pauta para satisfazer a mídia, mesquinha e sensasacionalista, me irritaram profundamente. Declarações, estas, levianas e hipócritas. É no mínimo curioso, uma emissôra onde em seus programas de auditório as mulheres se apresentem semi-nuas para pura apreciação, apontar com dedo de ferro para um gesto que se não fosse pela atenção exacerbada dada pela mídia, muito provavelmente teria passado despercebido. Minha crítica não é direcionada somente à emissôra Global, mas a todas e todos os veículos que com sua irresponsabilidade custaram o emprego de um trabalhador.

    1. Por sorte, o emprego do rapaz foi preservado. Mas só porque a diretoria do Galo não se rendeu aos arroubos de parte da própria “torcida”, que exigia o enquadramento do clube à ideologia que professa. Ontem, numa “reportagem” da Folha, perguntaram à Iza, aquele que dizem que é cantora, o que é ser mulher. Ela respondeu o seguinte: “é ser guerreira, é ser, não sei, UMA DIVINDADE (grifo meu). Eu acho que eu prefiro o futebol dos reles mortais humanos mesmo. Futebol de divindades também não é para mim, embora eu confesse que aprecio extraterrestres, como Messi, Ronaldinho Gaúcho, Reinaldo e alguns outros.

    2. Puxa!
      Agora me senti representado por tuas palavras, caro Cláudio!!
      Futebol feminino é um porre!!
      Podem me chamar de machista, fascista, maquinista, equilibrista…mas não perco meu tempo pra assistir essa mulherada ruim de bola.
      SAN!!

    3. Um clube onde um mero funcionário humilha uma Atleta por ser mulher e, justamente pelo time feminino não ter respeito da torcida, ele fez o q fez, apenas reproduziu a tacanhice tradicional da nossa mineiridade.

      esse é o nosso Galo, outrora um time de vanguarda, q se orgulhava de ser pioneiro, não fazer distinção de raça, credo, cor, etc, hj apenas conforma-se à mentalidade de cabeças brancas, ou pior ainda, de velhos jovens ‘conservadores’.

      1. Ah…tá…agora sou obrigado a gostar do que eu não vejo graça nenhuma…se isso é ser conservador, prefiro ser a ser “politicamente correto”, Maria vai com as outras, massa de manobra, manipulada por uma imprensa ridícula…Ah tá, vai catar coquinho ou fazer qualquer outra coisa que os donos da “pós modernidade” impuseram pra você fazer!!!

    1. Talvez o Renato, que não é Renato (nome falso), tenha o desejo de me chamar de asqueroso. O erro (esqueroso como postou) não foi de digitação, mas sim de analfabetismo mesmo. Interessante que a ira demonstrada em nada combina com a comédia sugerida.
      Talvez, ou seguramente, lá onde trabalha não lhe demande tanto tempo que lhe permite se ocupar com assuntos do nosso time da série A.
      Planejar móveis requer inspiração, criatividade, simpatia com a clientela.
      Enfim, “olivan” que eu vou em frente.
      Em tempo: existem muitos similares na pasta de arquivo da lixeira. O ID entrega.
      Ah! Porque usar nome falso? Eu tenho nome completo e rosto. Que mal teria em dizer, meu nome verdadeiro é fulano de tal. Mande a foto, prometo postar. Mas no seu trabalho não tem Renato.

    2. A mariada está muito estressada!!!!! Será que é porque o timinho dela está na SÉRIE B? Será que é porque ele faliu??? Será que é porque está sem comando??? Será que é porque eles sabem que o vai demorar muito pra esse time se recuperar (se é que vai)?? Será que é porque eles sabem que time grande não quebra??? Ou será por tudo isso??? Sei não!!!!
      Mas uma coisa é certa: se tem alguém que está rindo não é a torcida deles!!!!!

  8. Bom dia!
    Quanto ao coronavírus: é preocupante e perigoso, temos que fazer a nossa parte e sermos responsáveis e cuidadosos. Sobre as choronavírus, não sei porque tanta histeria, clássico é complicado mesmo, não há favoritos… Ou Coimbra e cruzeiro não é atualmente o maior clássico de minas?

    1. Possivelmente sim, existe boas possibilidades de se enfretarem na série C. Na série A, somos o único de Minas.
      Já no regional, Vila ou América, como nos primórdios. Sempre o Galo como protagonista.

  9. Bom dia Eduardo e massa Atleticana.
    Com a paralização do futebol imposta pelo Coronavírus , torna-se necessário que o elenco profissional do GALO siga em concentração na cidade do GALO , para proteger os jogadores desse mal.
    Não adianta suspender jogos e deixar os jogadores soltos por aí se contaminando , o que será um contra senso.
    OS JOGADORES PRECISAM FICAR CONCENTRADOS NO CT , TREINANDO E APERFEIÇOANDO A PREPARAÇÃO FÍSICA , QUE É MUITO RUIM.
    As Marias estão em guerra entre eles mesmos. Toda arrogância será castigada.
    Que briguem muito , se estraçalhem e sejam rebaixados no Mineiro e para a série C.
    Não é o que sempre desejaram para o GALO.??

  10. Quanto ao coronavírus, confesso que – hipocondríaca que sou – estou morrendo de medo. Tenho algumas das mentes mais inteligentes do mundo “trabalhando” pra mim, pra nós. E parece que nesse momento eles sabem o que fazer tanto quanto nós.
    Meu querido Amigo que também participa desse espaço, Galo Roberto disse aqui ontem que “só a China ganhou com o vírus”. Adepto da teoria da reflexividade do George Soros? Certas previsões tornam-se autorrealizáveis, tudo é amplificado pelas expectativas.
    O sistema vai ruir!
    E o chorona vírus, acompanho esse Blog desde 2016, salvo engano é a primeira vez que o Barbudo faz uma zoação no título e no texto, sem ser em post relacionado a clássico. Por isso: hahahahahahaha.
    Eu também adoro alguns cruzeirenses, tenho familiares, amigos e PASMEM (digo isso pra mim mesma!) fui por 10 anos casada com um. A quem sempre chamei carinhosamente de MARIA.
    Porém, não vou deixar de cantar VOU FESTEJAR, O TEU SOFRER, O TEU PENAR!

    P.S.: A coletiva de Pardilson B ontem, é para ser ouvida por nós, Torcedores, e darmos risadas. E é para ser ouvida por nossos dirigentes como um alerta.

    Não vou comentar sobre a prisão de R10, pois ainda é uma situação nebulosa. Seja o quê for, a culpa é de Assis. E nada apaga a Magia do Bruxo enquanto jogador profissional que foi, talentoso que é. Para quem não assistiu, o Esporte Espetacular está fazendo uma série de reportagens homenageando os 40 anos de Ronaldinho https://globoesporte.globo.com/google/amp/programas/esporte-espetacular/noticia/ronaldinho-gaucho-40-anos-genial-e-polemico.ghtml?__twitter_impression=true

    Ei, Viana, se o senhor conseguisse fazer 1 único elogio sem críticas, não seria Meu Malvado Favorito desde os áureos tempos da Comum do Galo no Orkut. Uns 20 anos?!
    Um Beijo, Vuvyinho. Lully te ama.

    1. Nuhhhh….!!!! Comunidade do GALO no Orkut, o chat raiz da cornetagem e das altas informações ! Dá até receio de comentar algo sobre, ” vai que o Nerso ban” esteja de butuca e lá se vão os 98% de acerto do Galhardo,hj técnico do CARPI- Arg., com o CAM. Como será q está o Tetinha e seu bigode falso estilo Ziza??? rsrs
      Prezada! A Comu do GALO por incrível q pareça até pouco tempo atrás ainda existia. Migraram pra esse VK _ https://vk.com/galooficial _ por que tem o mesmo estilo de forum do antigo orkut. SAN

      1. Ê, José Roberto, ri alto agora… Tetinha – e a maioria – está no twitter. Garllado 98% foi demais. Ronaldinho no Galo, Robinho no Galo, foram profecias. Lembro de todo mundo falando em castelhano após o título do Estudiantes. Nerson Ban também conhecido como Igor Tep, era chato demais. Teve até o torcedor que fez caca na sacola pra atirar nos jogadores…
        “Fonte, a amiga da babá da filha do Marques.” Teve ainda um doido que disse em 2006 “Ziza nos guiara ao título do Mundial”. GARGALHADAS. É muita história, porque “ganhar é melhor que empatar”.
        “Um sentimento chamado Clube Atlético Mineiro”, que saudade do Orkut!
        Vou olhar o VK. Um abraço.

  11. Caros amigos! Só esperar para que a crise passe e o futebol volte. Completamente sem graça semana sem o Galo! Esperemos que nesta parada, cheguem os necessários reforços e da mesma forma as necessárias dispensas. Quanto ao Adilson, deu prazer. Um cara que não entende nada de futebol, há 10 anos só sai enxotado de todos os times e ainda sai atirando. Ele é o maior exemplo da arrogância!

  12. Bom dia. O maior feito de Alexandre Kalil: quebrar o azulinho. No desespero de abafar as conquistas atleticanas, venderam até a alma. Más línguas dizem que nunca tiveram alma (é claro, não me refiro ao torcedor comum de lá), de modo que o credor vai ficar mesmo a ver navios. Nada entendo de futebol feminino, não gosto, e me incomoda ainda mais o fato de tal time ser uma imposição ao clube, não uma escolha do clube. Mas, imposto ou não, enverga a camiseta do clube. Fonte fidedigna (minha tia que mora por aí e acompanha TUDO do Galo) me dá conta de que o time delas é ruim. ” “Não sobe”, me assegura. Não duvido. E não ligo. Há uma distância de mais de 100 anos entre quem fundou o futebol e quem chegou agora e quer sentar na janelinha. Se cada qual pode estar onde quiser, que ao menos seja por mérito, não por imposição. Parece que um determinado téquinico, depois de ser atropelado, procurou o médico com fortes dores musculares. Mas, fazendo pouco caso do problema, achou que eram só câimbras. “É câimbra, doutor”. “Não, é bem mais grave. É coimbra. Teje aposentado”

  13. Bom dia!!!

    Lendo as notícias sobre a pandemia do coronavírus julgo muito importante as paralisações das competições do futebol pela CBF e da FMF para evitar a intensificação da contaminação no Brasil e nas Minas Gerais.

    Países que tomaram providências preventivas de antecipação de contágio em massa de suas populações (ex: Japão, Coreia do Sul, Cingapura etc) conseguiram controlar o ímpeto do vírus e evitar o crescimento exponencial do número de casos.

    Outros países que atrasaram na adoção dessas providências viram uma explosão de contágio, como Itália, França e outros.

    Na Itália, chegou-se a tal ponto que o sistema de saúde, por falta de respiradores, optou pela “escolha de Sofia” quando idosos foram deixados para morrer para que mais novos possam viver.

    O que tem sido visto mundo afora mostra que que países que adotaram medidas preventivas de antecipação no momento correto estão sofrendo menos com o impacto da nova doença.

    Que a paralisação do futebol no Brasil possa contribuir para o controle da doença para o bem de todos.

    Eu aprovo essa iniciativa!!!

  14. Bom dia!!!
    Espero que essa paralização no futebol não deixe a diretoria acomodada. Espero que ela aproveite esse tempo pra “descontaminar” a Cidade do Galo, fazendo as limpezas necessárias e urgentes, o que já deveria ter acontecido ano passado. E que venham dois zagueiros pra serem titulares, e pelo menos mais um atacante de lado e logicamente um centroavante.
    Quanto ao lado fresco da lagoa, “chora, não vou ligar…”

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o Sampa estão satisfeitos por termos um goleiro que joga com os pés.
    Mas, no momento do gol do Villa ele tentou defender com os pés e falhou, ou seja, trocou as mãos pelos pés e goleiro defende é com as mãos. Que confusão. O Sampa vai ter que explicar melhor esse negócio de jogar com os pés.
    Jogar com os pés e defender com as mãos. Ou será defender com as mãos e jogar com os pés? o goleiro terá que ter cabeça para discernir isso.
    As estatísticas mostram que o Rafael foi o jogador do Galo que mais tocou na bola. Com os pés é claro, do jeito que o Sampa gosta. Na hora de tocar na bola com as mãos, ele confundiu e foi gol do Villa.
    Já deu para perceber o ineditismo da tática do Sampa. O goleiro sai jogando com os pés, passa a bola para um dos zagueiros que a lança para o outro zagueiro, este entrega a bola para o primeiro volante que passa para um dos laterais que por sua vez a entrega para o segundo volante lá no meio do campo e esse volante devolve a bola para o goleiro sair jogando novamente. Fizeram isso várias vezes sábado até o time do Villa entender a tática do Sampa e entrar no jogo. O negócio é ficar com a bola na defesa atraindo o outro time. Quando o time adversário estiver quase todo no campo do Galo, procurando a bola, ela é lançada para o campo deles onde não terá quase ninguém e aí até o Di funto é capaz de marcar gol.
    Genial tática. Como em mais de cem anos de futebol ninguém pensou nisso?
    Já posso ver o Galo campeão e o goleiro levantando a taça com os pés.

    Ontem o choronavirus atacou do lado de lá e já derrubou um. O moço saiu chorando e deu tiro para todos os lados. Morro mas, morro matando. É o virus chorão.

    Uma segunda feira saudável para todos nós. Não saiam às ruas que o corona pega. Corona é coroa em espanhol, por isso o virus só gosta de coroas, pega e mata. Os jovens ele pega come e solta.

    Vou comprar minhas Stellas pelo telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *