Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vitória mostrou tímida evolução

Longe de encher os olhos, mas bem diferente do roteiro deste ano de 2020. Tanto e especialmente com Dudamel, quanto com o interino, o Galo não mostrava absolutamente nada, ontem pelo menos houve troca de passes e – o momento que a Massa gosta – gols para comemorar.

O fato de ter sido melhor que as partidas recentes não imuniza a necessidade urgente de o time continuar evoluindo.

Evidente que, como é de nosso conhecimento, com a contratação de peças importantes para chegar e assumir a titularidade. Que venham logo, ainda em tempo de recuperar a hegemonia em Minas Gerais.

Sampaoli surpreendeu com a escalação. Rafael, que agradou boa parte da Torcida, foi o escolhido para o gol. Não teve muito trabalho, mas serviu para adquirir o que sempre lhe faltou na carreira. Continuidade para ter ritmo de jogo.

A mim e entre outros com os quais ainda pude conversar ontem, aquela saída de bola – característica do treinador – conduz à pânico.

Para tanto é preciso estar mais bem treinado. Rafael provocou susto em alguns momentos e era o preferido dos zagueiros que recuavam bola sistematicamente para o goleiro. Gabriel deve ter recuado mais vezes até Rafael que avançou com a bola. Foi excessivo!

Lá na frente o espanto ficou por conta de sair jogando com os dois centroavantes como titulares. Di Santo foi salvo pelo gol relâmpago e Ricardo Oliveira, embora tenha se movimentado mais, esqueceu o caminho das redes.

Ao final do primeiro tempo perdeu gol certo e na segunda etapa perdeu penalidade. Além de ter dado uma chifrada na bola que arrancou gargalhadas entre os poucos jornalistas que assistiam à partida.

Nosso banco de reservas, para alivio do Torcedor, não tinha Zé Welison. É porque ele entre os reservas é risco, o treinador pode fazer uso dele.

Também nenhum dos gringos que o Rui Costa deixou em seu legado. Hernandez e Martinez. Mas lá estavam dois laterais para o lado direito, outro da ala esquerda, um zagueiro, mas nenhum centroavante.

Ainda clamo por uma oportunidade ao Felipe. Se não vingar, pelo menos foi testado. Acredito no garoto de 17 anos.

Ah! Esse negócio de provocar fumaça de fogos no banco do adversário, ainda que vinda do lado de fora do estádio, é pura bobagem. Jogo se ganha é nas quatro linhas

Valeu pela vitória e, consequentemente, subir na tabela de classificação. O América ainda joga hoje e com um empate nos toma a posição.

Estamos em segundo, mas podemos encerrar a rodada na terceira colocação. E será exatamente o coelho nosso adversário da próxima rodada.

Confio no G4, mas é fundamental que esses quatro possíveis reforços cheguem logo e em tempo de ajudar numa eventual conquista do Mineiro.

O Vila Nova, em seu domínio, sempre foi um time chato de ser batido. Nos primórdios esse jogo era considerado o clássico mineiro. Na nossa partida anterior no Alçapão do Bonfim, ainda com Osvaldo de Oliveira, fomos derrotados por um gol. Em 2018, quando o então treinador usou time alternativo para jogar em Nova Lima.

Vamos esperar que nessa próxima semana, além da chegada imediata dos reforços, o treinador consiga fazer nosso time evoluir ainda muito para essa temporada.

Já visualizamos trocas interessantes de passes, mas no setor defensivo essa triangulação não foi tão eficiente. E as bolas compridas que matavam sequência de jogadas também precisam ser corrigidas.

Por fim, dois registros: O juiz Igor Benevenuto, que por vezes seguidas foi escolhido como o melhor árbitro de Minas Gerais, a meu juízo, não esteve bem.

Apitava tudo atrasado, até para transformar o segundo e injusto cartão amarelo em vermelho (Arana), perdeu o tempo. Parece não ter percebido que era a segunda advertência.

E ainda, ontem além do friozinho noturno de Nova Lima, antes passei pelo sol escaldante do Horto. Amanhã pretendo dar uma palinha sobre o empate do time feminino do Galo que jogou sem gols com outro Vila Nova. Este do Espírito Santo, pelo Brasileiro série A2. Fui, vi e gostei!

*fotos: Luciano Gontijo (especial para o Canto do Galo)

25 thoughts to “Vitória mostrou tímida evolução”

  1. TÉCNICO ADÍLSON DEMITIDO HOJE SOLTOU O VERBO:
    “” AFIRMOU QUE O CRUZEIRO É UMA BADERNA E O VESTIÁRIO É UMA ZONA. JOGADORES , NÃO TREINAM , FAZEM O QUE BEM ENTENDEM E DERRUBARAM TODOS OS TÉCNICOS NOS ÚLTIMOS ANOS.””
    Esse não seria o mesmo caso do nosso GALO ??
    Uma coisa podemos afirmar :
    OS JOGADORES DO ATLÉTICO NÃO DEVEM TREINAR , POIS NÃO TEM NENHUM PREPARO FÍSICO E TODOS CANSAM NO SEGUNDO TEMPO. Isso há vários anos.

  2. Saudações Alvinegras.
    Ganhamos estou feliz. Temos um futuro promissor e mesmo assim já tem gente cornetando. Bora meu Galo . Aqui tem um torcedor que se alegra pela sua simples existência meu Galo. Com boas perspectivas igual estamos então.
    Bica Bicudo.

  3. Di Santo e Pastor juntos deve ser devido ao esquema tático de Sampaoli.
    O time fica tocando bola na defesa e recuando para o goleiro até atrair pelo menos os 4 jogadores de frente do adversário para o campo de defesa do Galo. Para depois o Galo sair rápido para o ataque. Os 2 centroavantes seguram pelo menos 3 ou 4 jogadores na defesa adversária. Ou seja, sobra apenas 2 ou 3 adversários no meio campo. É o esquema de Sampaoli para abrir espaço para atacar.

  4. Zicavírus…o que aconteceu com ele?
    H1N1…
    Agora é o corona… e só a China leva vantagem nisso tudo…”vocês que fazem parte dessa massa…”
    Enquanto isso, na Cidade do Galo, cada treinador que chega, chega checando Patric, Ricardo Oliveira, Di Santo…e os caras vão se perpetuando por aqui…
    Muito bom fazer parte da Massa! Coisa horrível é ser “massa de manobra”!
    Acorda, Massa!!!

  5. Caros,
    É preciso calma. Então CALMA LÁ!…Sejamos sinceros q é o melhor pro Nosso Galo. EL MAGO começou muito mais ou menos (+ ou – só prá agradar aquela PATOTA SEM VERGONHA q ces conhecem bem). Na verdade, começou a mesma coisa…Ou ñ?…Como assim?, venceu, amassou o adversário, fez diangulações, triangulações e quadrugulações, etc., Ocupou diabo a quatro o terço, fez o facão, a linhas avançaram alternadas. O revelado aos 30 anos contratado da reserva segundina, depois de termos dispensado pro grande BRAGA um goleiro treinado prá pagar a conta da AUSTERIDADE, essa esperança trocou abundante figurinha com o Anjinho dos Adversários, O Gabi, q ficou à vontade, pois prá q serve Gabriel senão prá atrasar nosso lado? Até o debutante DiSSanto fez mais um na carreira. Agora deslancha?, embora o q lhe caiba é uma BARCA! Sem falar q era o Vila de Nova Lima, “sempre difícil de vencer no Alçapão, alem de q futebol é uma caixinha de surpresas, de vez em qnd vence perde e empata.”…

    Eu, q sou Astrólogo, ñ vi alteração nenhuma no time: tão lá as mesmas peças q tem DESONRADO o manto e deslustrado nossa reputação na América Latina (ñ sei o q essas BOSTAS – foi o me disseram q são, ñ vi nada nem posso prever – ñ sei pq ñ foram DISPENSADOS se causam PREJUÍZO?)…Ontem EL MAGO inventou de colocar no avançado dois declarados INIMIGOS DO GOL (vadre reto!).

    Só pode ser provocação: NINGUÉM manda nesses BOSTAS mesmo, q posso fazer? Pensou o EL!, Ou então o cara ñ tá acompanhando futebol, ninguém falou nada prá ele das peças q tem…ou, no SECRETO, amanhã tem jg em Nova Lima, pertim daqui, quem chegar 1º pega a camisa e garante a do chegado …Ou então ele já é daquela turma do imponderável incondicional “EU ACREDITO”, Aqui é camisa contra ventos e tempestades (Afogados q o diga) e ñ tem prá ninguém…

    …Essa base de formação q entrou no Alçapão (quem viu aquilo?), principalmente o ATAQUE, O MEIO CAMPO E A ZAGA, é HOSTIL, ñ tem CARISMA com a TORCIDA, vai nos ENVERGONHAR novamente prá variar, é questão de tempo. Esse time, essa base ESCROTA, tá pronta prá ser goleada no Brasileiro. ACREDITEM, ñ é questão de mágica, é falta de jeito com a esférica!

    Obs.: a turma q prá mim é facção da SV, a patota q defende, gostou do ESTÁDIO VAZIO, PÚBLICO ZERO. Mudou algo? Gabriel tomou conta da zaga, se impôs frente ao perigoso Vila, O meio campo esmerilou a redonda, O Canalha do PASTOR TINHOSO jogou futebol, marcou gol?

    Obs.: eu contrataria esse MATEUSIM do mequinha! Só prá deixar de ver Hioham Nathan (q jogardorzim pequeno,viu!)

    Obs.: Dra. Lucy e peço direito de resposta pois VUVVY foi citado ontem, taókey?
    Assino na ideia de rever posicionamentos, mudar o ritmo do jg, dançar conforme a música e inventar moda. Mexer no tabuleiro. E tb acho q ñ é de uma vez e nem de uma vez por todas…
    Faltaram SINAIS do destrambelho? É q eu sou Astrólogo, vc precisa acreditar em mim!…
    ONTEM vc senhoria demonstrou tímida evolução (aplausos), até misturar violentamente as mulheres como se fossem alhos e bugalhos…Foi como dizer q Pelé desde a infância era sócio de Martin Luther King, apenas falavam línguas com sotaques diferentes…tem certeza?
    Senão volto prá Dra Lully de llully e abandono essa luta de PATRICINHAS X MAURIXINHOS ao Taókey reinante!

    Abs e GALO SEMPRE!

  6. Bom dia amigos do Galo. Foi um bom jogo, o NOSSO GALO mostrou evolução, mostrou vontade de ganhar. O Sampaoli está testando e conhecendo o elenco, acho que vai dar oportunidade a todos jogadores, Ricardo Oliveira, Di Santo já perderam pontos importantes, cada um pior que o outro. O Ricardo Oliveira é veterano e até hoje tem que olhar para a bola para bater pênalti?

  7. Puxa vida. Não sei o que acontece com esse DM. Todos sem condições físicas!
    Blanco o nosso eterno Dedé, Tardelli, Cazares (com tersol), agora Bruno Silva.
    Então temos que aguentar esses intermináveis RO, Difunto e tal. Neeem…..

  8. Bom dia MASSA!

    Placar importante esse de ontem, Não importa se jogou bem ou mau, sendo esse que prevaleceu, mas o mais importante foi a vitória. Estávamos fugindo do G4, agora estamos quase nas finais. São mais dois jogos Mequinha, confronto direto, e Patrocinense. Todos os dois em casa, apesar do mando ser do Mequinha. Ganhando esse jogo, completa a trilogia dos clássicos e mostra mais vez que quem manda é Minas é o 9ALÃO.

    Qto ao jogo, dois comentários.

    1) Defesa: Rafael, como goleiro não jogou, com as pernas, jogou mais. É temerário confiar nele nesse tipo de função. Além de goleiro é canhoto. Se fosse um time um pouco melhor, tinha feito mariada. Gabriel não consegue sair jogando, Igor tb não. Além disso Allan e Nathan, que deveriam estar mais próximos para dar continuidade no início das jogadas estavam escondendo atrás dos jogadores do Vila. Aí davam chutões. Teve uns dois, três passes do Rafael que minha coluna gelou. Se tem um jogador um pouco mais rápido, ou com melhor visão de jogo, tinha ganhado a bola e marcado. O Vila por que é muito ruim.

    2) Pastor e Di Santo: Depois de dizer que quer avaliar Patric, o Sgt Pincel vem com essa escalação. Só pode ser piada. Com os dois em campo estaremos sempre sem com dois a amenos. Ontem ficamos com um amenos, Isso p q estou dando crédito ao Di Santo que fez um pouco mais.

    Nosso banco estava forte, na altura do que o 9ALO precisa. Agora é contratar os títulares.

    VVVAAAAMMMÚUUUUUUUU 9999AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    PS: Hoje vou secar a portuguesa. Se elas ficarem fora das semi da Champions League Mineira, será uma festa.

  9. Se o Galo trouxer Roger Guedes ou algum outro jogador com contrato até o fim do ano e com esse risco iminente de paralização dos campeonatos sabe-se lá até quando, não seria um tiro no pé? Os chineses podem nos agradecer depois de repatriar o jogador sem ele ter de fato jogado aqui.

  10. A meu veu Gabriel é um otimo reserva, nao faz nada alem de recuar a bola. ricardo oliveira pode ir p santos e o di santo pode arrumar um vaga em um time da serie b. Precisa de um camisa 10, cazares na sua inconstancia de sempre nao deve ter chance. Acredito que o tardelli será titular contra o america, está em fase final de preparação.

  11. Bom dia!
    Ontem não tivemos a força da Massa. Mesmo assim o time venceu sem deixar dúvidas. Atribuo isso à força do comando fora do campo, à beira do gramado. Mas o fato é que não temos zagueiros, na volância, Allan tem demonstrado que não é aquela Brastemp que eu achei que fosse, no meio mais avançado, Hyoran é só mais um cocô que o porco jogou na cidade do Galo, e… centroavantes, definitivamente não temos. Não posso acreditar que à semelhança dos inúteis treinadores que já passaram pelo Galo, Sampaoli será mais um a abraçar esses perebas. Mas…pra próxima partida Otero estará à disposição…
    O mês de março indo embora e as contratações que não chegam nunca…

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Cansado de ser corneteiro, criticando esse ou aquele, pedindo reforços e saídas, vou resumir tudo isso fazendo uma analogia:
    Hoje temos um Ayrton Sena pilotando um “Fordinho 29”.
    Aí, fica difícil. Agora é esperar para ver.
    Saudações Alvinegras,

  13. Bom dia Eduardo e massa Atleticana.
    QUANDO TARDELLI VAI ENTRAR EM FORMA.??
    IMPRESSIONANTE ESSA DEMORA. NUNCA VI ISSO.
    Ou será que tem outro problema.??
    E CAZARES??
    Também acho que esse negócio de ficar atrasando bola prá goleiro é uma tática suicida. Se pegar um time melhor vai passar sufoco.
    Quanto à DI SANTO , R.OLIVEIRA , HYORAN E NATAN , tudo já foi dito
    e espero nunca mais vê-los em campo.
    Louco é quem contratou esses inúteis.
    SAMPAOLI é um dos melhores técnicos , mas não faz milagres.
    A CHEGADA DOS REFORÇOS É URGENTE E INADIÁVEL.

  14. É interessante demais da conta ler as
    opiniões de torcedores para ver quão
    díspares podem ser .

    É o famoso “cada qual com seu cada
    qual” .
    Neste caso , cada um com a sua .

    Pra mim , jogo interessante .

    Toque pra cá . toque pra lá , mexe de
    um lado , mexe do outro , jogadores
    mais “pilhados” …

    Foi bom ! Segue o jogo .

    Bela construção no gol do Arana ……..

  15. Que tristeza ver o Galo sem a Massa, sem minha Torcida Linda. Bom, Duduco, que pôde ir aos dois (o feminino também de portões fechados) porque faz parte da Imprensa.
    A vitória no inicio da Era Sampaoli evidencia duas coisas:
    1 – Habemus Técnico. O Time mostrou – uma tímida – evolução.
    2 – Nosso elenco é muito fraco, Sampaoli viu isso de perto.
    Com posse de bola e ofensividade o Galo fez um jogo tranquilo, seguro venceu o fraco Vila. Para se ter uma ideia o estreante Rafael deu 41 passes certos (1E), o maior número já registrado pra um goleiro nosso, segundo o Galo estatísticas.
    Apesar das armas claras, o Professor surpreendeu a todos com a escalação de dois centroavantes. Quero acreditar que esteja “oportunizando” a todos, dando uma última chance. Só que ficou nitido que Pastor e Di Funto NÃO servem nem pra serem reservas.
    Naturalmente Cazares e Tardelli serão titulares quando evoluírem fisicamente.
    Sampaoli entrou num 4 3 3 variando pra 4 4 2 na recomposição. Quando se defendia Savarino voltava fechando o meio. Não ver Zé Welisson nem no banco foi um alento. Nathan fez boa partida, deu assistências e foi o MELHOR em campo, a ele os meus aplausos.
    Arana, também muito bem, foi expulso de maneira injusta. Mais uma lambança do Benevenuto, que quis compensar os cartões dados ao Leão, esqueceu que Arana já tinha amarelo.
    Sim, precisamos de mais 3 ou 4 REFORÇOS pontuais (Jemerson, que estará livre em breve, é rápido e bom na saída de bola) pra sermos mais competitivos, mas o legal foi ver que com Sampaoli até o Di Funto tentou ressuscitar, abriu um olho. Fez o primeiro, e com pique de velocista puxou contra-ataque pela esquerda que originou o galaço de voleio de Savarino.
    Foi apenas o inicio, mas já acendeu uma luz no fim do túnel da esperança Alvinegra. É muito bom ver no banco (ontem foi na cadeira de boteco), um Treinador de verdade. Um cara que faz a leitura perfeita do jogo e cobra intensidade o tempo todo.
    Disse Ele ao final: “Ainda falta muito. Por enquanto, um bom jogo”. Salve Jorge!

  16. Bom dia. Sinceramente com Pastor, Di Santo, Gabriel e Hyoram time nenhum do mundo vai ter sucesso. O Tardelli na reserva de Ricardo Oliveira, é injustificável. E escalar Di Santo e Pastor juntos é outra aberração. Que cheguem os reforços e que desapareçam do Galo esses jogadores improdutivos.

    1. Caro Domingos, este era o meu comentário. Sem ressalvas! Continuo afirmando: Com Gabriel não tem zero no placar! Di Santo e RO sem comentários. Hyoram longe de ser jogador para o Galo!

  17. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    vitória é sempre importante, ainda mais na situação em que nos colocamos no campeonato…
    Critiquei, e muito, o Dudamel por escalar esses dois perebas que temos como centro avante jogando juntos, então seria injusto de minha parte não criticar o Sampaoli… Será que em uma semana de treinos não deu pra notar que nenhum dos dois serve pra vestir a camisa do Galo??? Preocupante….
    Nunca gostei de zagueiros ficarem atrasando bola pro goleiro… Se ele soubesse jogar com os pés estaria na linha….
    Já disse aqui que vou aguardar pra jogar confete depois…. Agora, se o Sampaoli cometer os mesmos erros do Dudamel também tem que ser criticado…. Vamos aguardar os reforços e as dispensas para termos uma ideia do que podemos esperar nessa temporada…
    Um ótimo domingo a todos…

  18. Bom dia. Essa coisa de goleiro-linha não vai acabar bem, não. Num jogo quase sem risco já foi bem arriscado, imagina fazer isso na frente de jogadores tarimbados e bem treinados. Será que o Sampa escalou R.O. para queima-lo de vez? O rapaz é gente boa, tem uma carreira que é vitoriosa, é ligado às coisas de Deus… mas ninguém vai aplaudi-lo por isso, e sim por bola na rede, que, como bem disso o blogueiro, não sabe mais o caminho do gol. Arana foi expulso pela caneta em Adílson Batista, donde se conclui que é bom o Galo botar as barbas de molho. Horrível ter que reclamar de arbitragem, mas a coisa anda estranha contra o Galo. Ou seja, nada de novo. A peleja não foi das melhores, era dia de golear, mas o pênalti perdido causou desânimo de um lado e deu gás para um quase-defunto. Assistir a um jogo meio ruim do Galo como o de ontem é, a essa altura, um grande avanço. Todos dizíamos que, para ser ruim, teria que melhorar muito, pois antes era tragédia. Pois é. Melhorou muito. Se continuar jogando desse jeito, periga ficar no G16 do BR20. Ouso dizer que não cai, mas corre risco. A coisa está muito, mas muito, mas muito longe de ser ao menos razoável.

    1. Boa tarde Massa atleticana!
      Mauricio, concordo,dou fé e assino embaixo, analise perfeita.
      Sim, acredito que com a contratação de mais 10 jogadores e dispensa de 10 chutadores de tijolos teremos condições de nos mantermos no G16…
      Saudações alvinegras.

  19. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que viram e não gostaram do jogo de ontem, exceto pelo placar.
    Espero que o Sampa tenha escalado Hyoran, xará do Cruiff, Ricardo Oliveira e Di Santo, só para ter certeza de que eles não servem, e ninguém poder dizer que ele foi injusto e os encostou sem pelo menos tentar. Que o treino em separado seja o lugar deles doravante.
    O Marquinhos me surpreendeu. Jogou pouco tempo, mas jogou bem, deu bons passes e mostrou, pasmem, que não é tão burro. O Dudamerda estava fazendo mal a ele. O Sampa vai recuperá-lo.
    Allan entrou nervoso, fez um monte de bobagens e só se acalmou no final do primeiro tempo. Graças à ruindade dos atacantes vilanãovences, não levamos gol por culpa dele. O Gabriel, que não consegue ser mais que Gabriel, deve ser testado como primeiro volante e sair da área, pois, ali ele é um perigo para si próprio, para o time do Galo e para nós, torcedores. E o Igor Rabelo só tem tamanho e pouco futebol. Cruz credo nele.
    Arana e Guga agradaram. Arana ainda um pouco afoito, tem feito faltas desnecessárias. É a ânsia de mostrar que é útil. Não precisa, tem futebol pro gasto. Guga está abandonando a sua principal característica que é jogar avançado, auxiliando o ataque. Melhorou na marcação, porém, ontem não tinha adversário.
    Savarino melhora a cada jogo. Tem talento sem ser craque, será muito útil e dará alegrias à massa.
    E o Nathan é outro que não consegue ser mais nada que o Nathan.
    Rafael foi obrigado pelo Gabriel a mostrar que sabe jogar com os pés. Precisa mostrar que sabe jogar com a cabeça também, Agora o Galo tem um anjo e um arcanjo na defesa, para alegria dos adversários. Os outros foram só os outros.
    O time como um todo mostrou alguma evolução, não fosse pela limitação técnica do elenco estaríamos mais felizes. O Sampa terá muito trabalho, sem dúvida. Mas, com o salário que ganha tem é que trabalhar muito mesmo e mostrar que é melhor que o Dudamerda.

    Um bom domingo para nós e que o sub 20 do Galo, fantasiado de Coimbra vença logo mais. Vou festejar.

  20. bom dia Eduardo e massa. primeiro jogo no comando do sampaoli e gostei,mas espero eu que seja último jogo do Ricardo Oliveira e d santo ninguém merece sofrer com estes 2 cones. aliás o pastor pipoqueiro perdeu um pênalti e falhou um gol na cara do goleiro. Rafael para mim é titular .eo Guga levou um baile do pinguim. kkkk.e porque Tardelli eo cachazares não entraram no jogo ainda estão fora de forma. vá galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.