Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Recolher e repensar

https://www.mg.superesportes.com.br
https://www.mg.superesportes.com.br
Roberto Caldeira

Depois de deixar alguns países inteiros em estado de quarentena e obrigar o fechamento de diversas fronteiras, o Coronavírus começa realmente a preocupar nosso país.

Analisando o que vem acontecendo em alguns locais, como na Itália, a situação é extremamente preocupante.

Por aqui, já começaram o cancelamento de eventos, a suspensão de aulas, o adiamento de viagens, o estabelecimento de trabalho remoto e, em breve, alguns comércios deverão ser obrigados a fechar.

Uma crise que impacta nossas vidas pessoais e profissionais, o convívio com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Nosso futebol, que num primeiro momento adotou os portões fechados, agora suspende todos os campeonatos em andamento.

Vamos rezar para que esse problema passe rapidamente e que os impactos sejam os menores possíveis.

Porém, no meio disso, percebe-se que muitas pessoas ainda não sabem o que fazer, frente ao possível caos que pode se instalar aqui. Seja para se prevenir da doença ou para seguirem suas vidas profissionais.

É tempo de reflexão… Repensar nossos costumes, o papel e importância de cada um na sociedade…

Mas o que isso tem a ver com futebol? O que isso tem a ver com o Galo?

Como já sabemos essa crise já afetou o futebol devido à paralização dos campeonatos.

No caso do Galo, o clube pode tirar bom proveito deste momento de recolhimento para preparar o time, principalmente devido às recentes e grandes mudanças ocorridas (Técnico, Comissão Técnica, Gerência e Diretoria de Futebol).

Mas esse trabalho, dado o alerta da Pandemia, deve ser feito com muito cuidado, proporcionando segurança a todos os jogadores, integrantes da comissão técnica e funcionários.

Se no futebol, parece que enfim as decisões acertadas estão sendo tomadas, nesse tempo de recolhimento, o que o Clube pode fazer para se reestruturar?

De forma a se preparar para as exigências cada vez maiores do mercado do futebol e se tornar um Clube sustentável, competitivo e vencedor.

https://www.mg.superesportes.com.br
https://www.mg.superesportes.com.br

O Galo precisa se modernizar. E não devemos esperar uma tragédia, como a do rival, para acordar para essa necessidade de mudança, a qual alguns Clubes já adotam.

O Galo precisa ser repensado! Por que não mudar? Por que não pensar um Galo renovado, com mais democracia, governança, gestão profissional, transparência e responsabilidade?

1. Democracia: Sócio Torcedor reconhecido como associado e que possa fazer parte da Assembleia Geral do Clube, tendo o direito de votar nas eleições do Conselho Deliberativo e também concorrer a uma das vagas no Conselho.

2. Governança: instituir um Conselho Gestor responsável por acompanhar e cobrar, de perto e de forma mais efetica, o trabalho e resultados da Diretoria Executiva.

3. Profissionalização: que o Presidente (CEO) seja selecionado por meio de um rigoroso processo, aprovado pelo Conselho Deliberativo de acordo com suas competências e experiências profissionais, preferencialmente no futebol, que seja remunerado e tenha dedicação exclusiva ao Clube.

4. Transparência: Auditorias, Compliance e Responsabilidade Fiscal em todos os atos, contas e contratos do Clube, além de estabelecer mecanismos institucionais para fortalecer e formalizar o relacionamento, parceria e transparência junto à Torcida.

4. Gestão: Planos de Gestão e de Investimentos de médio e longo prazo no futebol profissional e na base de jogadores, além de Planos Emergenciais para alavancar receitas e equacionar as dívidas.

5. Identidade: Resgatar e fortalecer a identidade do Clube (Galo Forte, Vingador e Vencedor), no futebol profissional e na base, que precisa ser reconhecida como a salvação financeira do Galo.

Bons exemplos e boas propostas de modernização estão disponíveis. Precisam ser estudadas, discutidas, avaliadas e implementadas. Basta querer…

Nesse tempo de crise, assim como nós podemos e devemos nos recolher e repensar nossos costumes, por que os Dirigentes e Conselheiros do Galo não podem se recolher e repensar o Modelo de Gestão do Clube? Por que não?

Vamos, Galo!

 

15 thoughts to “Recolher e repensar”

  1. Esse Chiquinho era o pior preparador de goleiros do Brasil . Demorou muito para ser demitido.
    VÍTOR por ex. erra a maioria das saídas de bola com os pés , isso quando não chuta para fora.

  2. Boa tarde a todos.
    Acabei de saber que nosso barbaudo será entrevistado na rádio da massa hoje às 20:00.
    Vamos todos tietar!!! Vai que é Galo mestre!!!
    Espero que continue nos representando como sempre!!
    Grande abraço.

  3. Caros, muitos estão questionando o motivo da não contratação do treinador de goleiros ex marias. Ele realmente é muito bom (apesar de um grande babaca), mas o próximo treinador de goleiros do GALO será alguém que saiba treinar os goleiros pra jogar como gosta o Sampaoli. Esse foi o motivo da demissão do Chiquinho, e não eventuais más fases de nossos goleiros. SAN

  4. Eu realmente não entendo esse nosso presidente deixa para demitir o preparador de goleiros o Chiquinho depois que o Robertinho ja acertou com um time salve em gano de Portugal, quando ele estava disponível o Sete Câmara não o contratou é muita incompetência

  5. Bom dia,

    As noticias hoje vem de encontro a pedidos de torcedores deste espaço, Chiquinho, James Freitas e mais quatro. Estão realmente renovando, em ritmo de novos rumos.
    O auxiliar demonstrou ser péssimo, e o treinador de goleiros …. nossos goleiros e suas reposições de bola e o jogo com os pés quem diga.
    Futebol parado, as equipes agora tem que ter no mínimo uma previsão, contratar para inchar a folha de pagamento sem saber quando vão jogar, é complicado.
    Leo Senna se for contratado, é um excelente reforço, vai disputar posição de titular.
    Arena do Galo, me parece que vai sair do papel, que passe o trator bem rápido antes que apareça mais um obstáculo.
    Espero que seja benéfica esta paralisação.
    Vamos Galo!!!

    1. Fico feliz que, se vier, Leo Senna será um excelente reforço. Confesso, sem constrangimentos, a minha ignorância em relação a esse cara. Objetivamente, nunca ouvi falar.

  6. Bom dia, Caldeira, Eduardo e Massa!
    Cresci ouvindo falar das dívidas do Galo. Que isso mude!
    Cresci vendo o Galo em campo jogando com raça, amor e pra vencer. Que isso volte!
    Cresci tendo orgulho do Galinho que revelava grandes jogadores e um gênio da bola, o maior das Minas Gerais de todos os tempos. Que isso se repita!
    Cresci ouvindo de um centroavante “matador”, que se comparava a um beija-flor e a um helicóptero (sem coca), popularmente conhecido como “Peito de aço”, ou simplesmente Dadá Maravilha. Ele falava e fala que não tinha aprendido jogar futebol, mas a fazer gols. E como fazia! Os que temos hoje em nosso plantel, não sabem nem uma coisa nem outra. Que isso não seja mais admitido!
    E que a corona perca sua “majestade” e seja destronada!

  7. Hoje tive 2 notícias, uma boa e outra ruim. A boa foi a demissão do Chiquinho, “treinador de frangueiros” que ficou anos e anos fazendo um péssimo trabalho no Galo. James, o discípulo de Mano Dancinha, também caiu; e outros… Aleluia!
    Ainda faltam o maria do marketing, Eder, Todinho, a sogra do Nepolino, etc., etc., etc. Isso aí, Mattos, coloque ordem na casa.
    E a outra noticia, essa ruim, muito triste para a Nação Atleticana: foi anunciado o fechamento do Pulero, um dos MELHORes redutos Alvinegros que já conheci.
    Muito obrigada, Fernando, por ter nos permitido conhecer a sua coleção que tem valor afetivo inestimável. Obrigada por nos proporcionar um ambiente tão agradável. Obrigada pelo atendimento sempre atencioso, carinhoso, como se fossemos (e somos) da FAMÍLIA. Obrigada por compartilhar conosco a sua Paixão.
    Espero que possa repensar, ou esperar um melhor momento para reabrir, em outro lugar talvez. Eu tenho a honra de dizer que conheci, frequentei o Pulero, o bar dos Atleticanos!

  8. Caros,

    Em 1º, jururu com a demissão de A de B (aquele professor tem futuro ali, onde tava, in tocado)…
    e agora como fica a disputada TAÇA in COM FUDÊNCIA?…E o Ibís, hein? vindo ai com tudo, seco, 150 anos q num ganha nem cuspe a distância!

    Em qq lugar, Nosso Galo precisa se reforçar de BONS JOGADORES nessa quarentena. Tem nêgo achando, refletindo, procurando: a patota COME QUIETO tem q ficar treinando prá pegar entrosamento, etc. Ces tão de brincadeira? Aquele amontoado de “B” ñ deu liga, nem tem condições prá isso. Prá q pedir mais provas? É questão de inimizade mesmo com a esférica…E os reforços tem q ser seguido de DISPENSAS! Acreditem em mim, eu sou Astrólogo!

    Parabéns Roberto Caldeira,
    Coluna prá lá de responsa e inteligente sobre o nosso amigo Covid-19, sem a forçação de barra do gozeiro festivo Alto Astral, o “Apolitico inCorreto”, reconhecido nacionalmente como O IMBECIL DE CARTEIRINHA. Vc demonstra q ainda há RESISTÊNCIA pensante. O Galo tradicional SEMPRE resistência, ñ tá morto. VIVA a fundamental RESISTÊNCIA á mediocridade e sobretudo à IMBECILIDADE.

    ATA 16 de março de 2020 às 19:09
    Um clube onde um mero funcionário humilha uma Atleta por ser mulher e, justamente pelo time feminino não ter respeito da torcida, ele fez o q fez, apenas reproduziu a tacanhice tradicional da nossa mineiridade.
    esse é o nosso Galo, outrora um time de vanguarda, q se orgulhava de ser pioneiro, não fazer distinção de raça, credo, cor, etc, hj apenas conforma-se à mentalidade de cabeças brancas, ou pior ainda, de velhos jovens ‘conservadores’.

    Ah tá, na véia ñ, na VEIA!
    Esteja certo, nobre amigo, de q a CARAPUÇA serve sempre a quem mais dela necessita!

    Obs.: peço licença À CENSURA prá uma opinião, a saber devagar. O movimento deveria repensar o tal RENOVAR, NOVA, RENOVAÇÃO e tal. É q eu sou Astrólogo, vcs precisam acreditar em mim. Essa sigla, ñ cola! Ser sincero, é questão Política, p grande! Mais vai DIVIDIR q somar! Só uma opinião, sem querer entrar no mérito da opção e do Aqui é Só Galo ISENTÃO, puro, ñ contaminado!

    Abs e paz, pela dialética, (tb conhecida como mel misturado com própolis e alho temperada com cana braba), para os q entre si o teimoso quebra cabeça jogam e, ACIMA DE TUDO E TODOS,

    Até lá e GALO SEMPRE!

  9. O nosso CAM têm tudo pra dar certo por vários motivos e nem é preciso ficar escrevendo aqui pois o Eduardo, R. Caldeira e tantos outros torcedores que aqui frequentam já escreveram nesse espaço, porém, lá dentro a começar do Conselho, não fazem absolutamente nada para mudar esse sistema feudal de décadas… as ferramentas para nossa evolução e modernização como um Clube (empresa) estão todas aí, basta pegar e fazer acontecer… é fácil????? Claro que não, porém, é viável… mas eles querem????? Por enquanto definitivamente não!!!!!

    Obs.: que essa pandemia seja erradicada urgentemente pois o que estamos vendo mundo afora é de se assustar e muito… todo cuidado é pouco no nosso dia a dia por aí!!!!!

    #renovagalo

  10. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, bom dia!
    Stop! Bom momento para reflexões. Só com a água no bumbum é que nós brasileiros tomamos decisões e atitudes.
    Que cada um de nós cumpramos com a nossa parte.
    Caldeira, você deixou boas dicas para que nossa diretoria cuide com carinho e amor do nosso Galo. Basta vontade.
    Mas ficar sem jogo do Galo é brochante, mas fazer o que? O momento exige.
    Então moçada…vamos treinar, treinar, treinar e treinar.
    Saudações Alvinegras,

  11. Bom dia Caldeira, xará e amigalos! Esperamos que essa pandemia seja exterminada ao longo do tempo e que nossas vidas voltem ao nomal. Que o GALO se reforce nessa parada e volte arrasador e nos dê o Brasileirão 2020! Saúde pra todos nós!!!!!!!!!!!!!!!! ATENÇÃO COM OS IDOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Nessa época de Coronavírus
    o elenco profissional do Atlético deve ficar restrito ao CT do GALO , que dispõe de toda a estrutura e conforto para abrigar atletas e comissão técnica.
    Aproveitar esse período para aperfeiçoar a Forma Física e Treinar técnica e taticamente para a temporada.
    Diante do quadro será um risco e uma irresponsabilidade liberar os jogadores .

  13. Bom dia Eduardo, Roberto Caldeira, atleticanas e atleticanos chateados com esse negócio de bola parada por causa do vírus.
    Vírus que não perdoa nem Jesus. O técnico do mengo tá positivo e isolado.
    Mas, jogadores de futebol são novos e fortes e o vírus gosta é de coroas.
    Coroas como eu sedentário, diabético, hipertenso, barrigudo, cervejante, atleticano e por isso mesmo feliz e sorridente.
    Feliz e sorridente por que o meu Galo está em terceiro lugar na UAI League e vai terminar essa fase na primeira colocação. Poderia ser nos próximos dias mas, o vírus atrapalhou.
    O Galo precisa de tempo para treinar e aperfeiçoar o esquema tático do Sampa. Porém, já tem sindicalista querendo interromper até os treinos.
    Pode isso? Deixar de treinar por causa do vírus? Não. Não pode. Como essa turma do Galo vai combater o vírus da ruindade sem treinar?
    O Rafael tem que treinar os pés e as mãos, o Gabriel tem que treinar as atrasadas de bola pro goleiro e tudo mais que deve fazer um zagueiro em campo, o Igor Rabelo tem que treinar cabeceio e saída de bola, o Di Funto tem que treinar chute em gol e o resto do time tem que treinar futebol. Agora que o Sampa chegou para colocar ordem no terreiro querem parar?
    Só pode ser coisa de maria querendo atravancar o nosso progresso. Temos que pensar e repensar isso tudo.
    Caras e caros AmiGalos. Desejo a todos vocês uma terça-feira virótica. Que o vírus da felicidade pegue vocês e não largue nunca mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *