Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Chegou o dia do clássico série A x série B

Por mais que, por pouco mesmo, a idiotice quase prevalecesse hoje – num sábado –, a partida entre o Galo e o eventual adversário dos grandes jogos de Minas Gerais, será determinante ao futuro do nosso time do coração.

Disse eventual, pois no passado o clássico mineiro foi Galo e Vila, depois Galo e América, até que fosse esse do jogo de hoje. Pelas condições atuais das duas equipes, a rivalidade está em aberto.

Que o Galo vença e prevaleça como o maior de Minas de todos os tempos. Ao que estamos acompanhando, depois de dois anos de incertezas e inseguranças, o presidente atual – Sette Câmara-, resolveu “mexer o doce”, conforme ele mesmo sugerira ao seu último treinador de confiança.

O discurso da “austeridade”, que até hoje não veio com os esclarecimentos necessários, parece ter dado resultado. Digo assim, pois as contratações da comissão técnica e os nomes ventilados – embora ainda sem qualquer confirmação – comprovam que os tempos de vacas magras parecem estar chegando ao seu final.

Ninguém em sã consciência contrataria uma comissão técnica com valor a um milhão de reais mensais. Salve a “austeridade”, que acabou nos reservado essa agradável surpresa para a sequencia da temporada. Pena as Copas do Brasil e Sul-Americana terem ficado pelo caminho. O Mineiro, como sinalizei acima, depende de uma vitória convincente na noite deste sábado.

Tudo sugestivo, dia sete e o time do presidente Sette, só falta um belo placar e vitória para completar esse êxtase. Sampaoli, o argentino que traz consigo uma grande carga de esperança da Massa, ainda não estará no gramado. Ele, ao lado de toda a diretoria e dos mais de 50 mil Atleticanos, vai ver o jogo do lado de fora do gramado. Vamos, ao embalo da Massa, mostrar que “o Mineirão é nosso”.

Será uma boa oportunidade para avaliar determinados jogadores que ainda estão no elenco, que para a maioria dos Torcedores, já deveriam ter tomado outros rumos. Quem sabe sob o olhar e a energia do novo treinador, alguns deles retomem o futebol que justificaram suas contratações. Se assim o for, que ótimo.

Por fim, hoje no Mineirão é justo e é licito sim ao Torcedor Atleticano cantar e brincar com essa questão de série B. Ora, durante 15 anos, ouvimos – muitos entre nós com total resignação -, os cânticos dessa mesma torcida adversária. Não, definitivamente não, a zoação não pode ser proibida. Zoar é brincar de maneira saudável. Foi assim que convivemos com essa situação até recentemente. Nada mais justo que, plagiando nossa musa Bete Carvalho, “vou festejar, o teu sofrer, o teu penar”, na letra do nosso segundo hino.

Afinal, depende também do resultado de hoje, nos tirar de uma quase crise profunda de depressão pós esse início de temporada. Muitos com os quais conversei, sentem o momento como o mais triste de sua vida Atleticana. É hora de reagir e mostrar nossa força de reação, fora e – claro – dentro do campo.

Brigas políticas e questões de ego não interessam ao Atleticano. Muito ajuda quem não atrapalha. Então, aqui pensamos em Galo, tampouco ligamos para quem é ou foi presidente do clube. Menos ainda seus herdeiros.

Caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, com muita honra e o mesmo orgulho do nosso hino, estarei hoje no Bola Na Área da TV Alterosa. Se der, assistam.

E para fechar o tríduo, assim como o faço em minhas orações, encerro hoje como ontem e anteontem: “Meu sonho, juro, é ovacionar o nome do presidente nas arquibancadas. Só depende dele”.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

40 thoughts to “Chegou o dia do clássico série A x série B”

  1. Diretoria do Galo precisa tomar providências em relação ao árbitro.
    Árbitro 100% Maria.
    Não deu faltas claras na frente da área das Marias. Uma falta no Jair foi escandalosa.

    Não expulsou o Moreno, Edílson e Adílson Batista. Tiveram vários motivos para ganharem amarelo e quem amarelou foi o árbitro.

    Terminou o primeiro tempo com 47 e não deixou bater o escanteio. Se era para terminar o primeiro tempo, que apitasse o final do jogo ao invés de marcar escanteio.
    Já no segundo tempo, terminou após o tempo previsto de 45+4.

    Não expulsou o Adílson Batista após correr em frente ao banco do Galo e chutar a garrafa d’água. Porém, expulsou o preparador físico que fez o mesmo.
    Não advertiu o Adílson Batista que fez falta fora de campo no Arana. O atleta iria bater o lateral rápido com a defesa aberta.

    Árbitro ridículo, frouxo e 100% tendencioso.

  2. Novamente este interino quase fez lambança.
    Tirou Savarino para colocar Cazares de ponta, e ainda voltando de férias, frio a 10 km/h em um jogo a 100 km/h.
    Será que precisa desenhar:
    Cazares é 10, meia central, mesma posição do Natan.
    Natan de armador está jogando muito adiantado e se posicionando mal, será que estes aprendizes de técnico não enxerga o jogo?
    Pelo menos este interino tirou Hyoran, este refugo do Palmeiras. E no final ainda conseguiu consertar a lambança colocando Natan de volante e Marquinhos de ponta esquerda.

  3. Otero jogou nada!
    Né galera?

    Aliás, joga nada!
    Jogo passado oterito acertou todas as faltas, jogou bem, mas, alguns diisseram aqui que ele não acertou nada.

    É muita perseguição…..

    Como eu disse, vai ser titular com Sampaoli.
    Baixinho joga muito….

  4. OTERO seguramente é um dos jogadores mais BURROS em atividade.
    Ele até que tem algum talento , mas não sabe aproveitar. Prende demais a bola , não dá o passe na hora certa e atrasa todos os ataques do time.
    Na hora exata de dar o passe ,ele tenta um drible a mais e aí bota tudo a perder.
    SAMPAOLI vai ter trabalho para diminuir a BURRICE de OTERO.
    Para hoje é empurrar as Bichas , e sair com uma Vitória convincente.

  5. Série A x Série B, mas outrora como era mesmo? Sei que não vai publicar meu comentário mas blá blá blá blá blá blá blá…….

    1. Outrora, como se sabe, é passado. O clássico mineiro de outrora já foi Galo e Vila, depois Galo e América, mais à frente Galo e vosso time da série B.
      Atualmente, como só tem o Galo na série A, o adversário está vago. Mas o Galo prevalece. Esqueceu de me chamar de velho desta vez.
      Coincidências…

  6. Vou acreditando na força da Massa, porque não dá pra esperar muita coisa desse interino burro que vai entrar com Ricardo Oliveira, Guga, Otero…esse último então é um peladeiro, se acha o Messi e fácil de entrar em provocação. Pior é que parece que ninguém lá no Galo consegue enxergar e barrar isso.
    Mas vamos lá empurrar as bichas.
    Vai pra cima delas Galoooooooooo!!!

      1. Galo ganhou, isso é que importa. Feliz com a vitória, e com os golaços, mas não retiro nada do que eu disse, Otário!

  7. Ora, e por que afinal só depois de sair da Sula e da Copa/BR esse povo se mexeu? Porque pretensão não tem limites. E velhacaria também não. Os pretensiosos pensaram: “nas fases iniciais, a gente passa até com o expressinho”. Daí os velhacos disseram: “é verdade, vamos economizar uma graninha agora, contratar um estagiário estrangeiro bonzinho, e depois, na hora da verdade, a gente contrata quem entende”. Não combinaram com os russos, deu no que deu. Duas eliminações entre as mais vexaminosas da nossa história. Se aquela desclassificação para o Afogados não resultou em Terceira Guerra Mundial, então nada mais nos espanta. Aquilo foi uma vergonha, embora cantada a sete versos por nós torcedores, inclusive aqui nesse espaço. Os velhacos contrataram um técnico, mas, espertos que são, parece que estão pensando: “a torcida já tá calma, se a gente ganha o clássico, contratar para quê?!; todo mundo vai ficar calmo, e a gente vai regateando o Roger Guedes, fingindo interesse de comprar (é como diz o Toledo, “eu quero comprar um apto no Belvedere, o problema é que o vendedor não aceita o que eu quero pagar. Eu quero pagar R$ 300 mil, o cara quer me vender por R$ 3 milhões. Não fosse isso eu já teria comprado”), para depois acabar com trazer o palmeirense encostado da vez. Triste sina ficar na mão de velhacos bilionários.

  8. O Cruzeiro está sim na série B,

    blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá

    1. Esse, que assina Pereira, adora nosso canto. Pelo ID vejo que entra todos os dias, entualmente utiliza esse blá blá blá blá blá blá blá.
      Xô!!!
      Não tem nada melhor pra fazer?

      1. Sou Cruzeirense sim e com muita honra seu blogueiro, acontece que ter ou não ter melhor o que fazer o problema é unicamente meu. Se às vezes tenho o desprazer de comentar nessa porcaria de post talvez seja em represália à alguns torcedores do segundo time das Minas Gerais, os quais não deixam de falar asneiras em espaços celestes, muitas vezes até sem se identificar. E blá blá blá blá blá blá blá……..

        1. Então, ao que diz, sugiro procurar quem te amole. Aqui tem nome, sobrenome e imagem.
          Sempre me pautei com o respeito que você nunca teve reciprocidade, diferente de muitos torcedores do seu time, que merecem consideração. Procure seus iguais onde quer que eles estejam. Não sou desta sua concepção de rivalidade.

        2. A maria está descontrolada… normal pra torcedor de time falido e caloteiro…. Agora estão querendo dar calote até em decisão do STJD, ahahahhahahahhahahahahah

    1. E que atrai a atenção de Lourenços.
      Ah! E que não tem oficial de Justiça na porta. Que também não tem bi-lhão de calotes na praça.

  9. bom dia Eduardo e massa. não somos favoritos para ganhar o clássico. o time do galo está uma baba e mau treinado. uma equipe de peladeiros que conseguiu ser eliminado pelo poderoso afogados ok esperar destes peladeiros. as caloteiras vão dar a vida enquanto pastor pipoqueiro e cia ficam a dormir no campo. e para piorar um estagiário na frente é rezar para não ser umilhado contra os juniores das caloteiras. o sampaoli já era para estar no comando hoje. já fomos eliminados pelos poderosos Union e afogados e para completar o vexame de 2020 só falta abrir as pernas para as Marias caloteiras e freguesas. mesmo pessimista com estes peladeiros meu placar galo 2×0. vá galooo.

  10. Bom dia massa Atleticana, hoje estou em Belo Horizonte, por 2 motivos:
    1-Comemorar o aniversário de 30 anos, do meu filho, diga-se de passagem, ele e as duas irmãs, Atleticanos desde a concepção e, tomara que o Galão da Massa lhe presentei com uma vitória,
    2-Vamos ao Mineirão, pra comemorar a data e, obviamente, com o espírito de “boa vingança”, fazer coro na zoação do time azul com grande e esplendoroso “B”, nas mãos.

    Deixo a pergunta, pra esses “idiotas”, que tentam de todas as formas empobrecer o futebol:

    Que graça teria esse esporte, se você, não puder comemorar um gol com a torcida e ainda, poder zoar seus adversários, não desafetos, apenas adversários, em clima de alegria e descontração?

    kakakakakakaka…. aí mariada, se preparem, que hoje a “cobra vai fumar”!

    Em tempo: me preparando para assistir o Bola na Área..

    Saudações

  11. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de TODOS os matizes!
    Caro Paulo Silva, concordo com sua análise. O que mudou no Galo para o jogo de hoje? Nada! Nas últimas três partidas com times da série B, nós sabemos o que aconteceu.
    Caro Soares, concordo com vc também. Tecnicamente esse jogo certamente será um HORROR. Um time série A, que não vence times da série D, contra um novato na série B. Que desastre!
    “discurso da “austeridade”, que até hoje não veio com os esclarecimentos necessários(…)”
    Traduzindo o significado de “esclarecimentos necessários, é BALANÇO ANUAL!
    Para muitos que aqui frequentam ele é desnecessário…
    TORCER sempre sem nunca PERDER a capacidade de julgar!

  12. Bom dia a todos.
    Hoje é dia de vencer. Não importa como. Clássico é sempre uma final de campeonato. Por pior que sejam as circunstâncias, vencer é o único pensamento possível.
    Repito o que disse outro dia: tomara que o desânimo e a apatia estampados no rosto de cada jogador na última partida, possam dar lugar a um espírito de disputa franca e atitude nesse jogo de hoje.
    Que o interino não avacalhe na escalação. O time deles é pior que o nosso. A mina é o péssimo lateral direito.
    Por fim, que o time tenha também, um pouco de inteligência e não se exponha afoitamente a contra-ataques.
    Eu quero é raça… Do time todo…!
    Pra cima deles, Galo!!!

    Obs: me comentário não está saindo!

  13. Bom dia a todos.
    Hoje é dia de vencer. Não importa como. Clássico é sempre uma final de campeonato. Por pior que sejam as circunstâncias, vencer é o único pensamento possível.
    Repito o que disse outro dia: tomara que o desânimo e a apatia estampados no rosto de cada jogador na última partida, possam dar lugar a um espírito de disputa franca e atitude nesse jogo de hoje.
    Que o interino não avacalhe na escalação. O time deles é pior que o nosso. A mina é o péssimo lateral direito.
    Por fim, que o time tenha também, um pouco de inteligência e não se exponha afoitamente a contra-ataques.
    Eu quero é raça… Do time todo…!
    Pra cima deles, Galo!!!

  14. Caros,
    É hj…ei PS.i.u!, se não ganhar hj como ñ tem ganhado de ninguém (Oh! Céus! Q amontoado RUIM DE BOLA, cruz credo e Ave Maria!)…sugiro aos VELHACOS do portão SETTE, a turma senta aí de cara lavada, o escrito do praticante de poetaria e tb grande aprendiz de DOUTRINADOR de Marias em hrs vagas, FredMeloPaiva:

    BOTO FÉ, EMBORA ATEU:(…)
    O atleticano é um otimista patológico. Em sua cabeça doente, a chegada de Sampaoli basta para que um ano perdido se transforme numa possibilidade real e inarredável de sucesso absoluto.

    Qual positivo operante dispensa essas violentas doses de realdade? Ou são ALIENADOS MORAIS? E é assim, apesar da facção IDEOLÓGICA derrotista (CORROMPIDA e corrupta) infiltrada na torcida (será q são atleticanos?), apenas posam de ISENTÕES, qnd mais são VELHACOS traiçoeiros (a facção q todos sabem qual) assim como é a atual gestão a frente do CAM. Digo o q vejo de ouvir dizer (é q eu sou astrólogo, ñ negociante de Conselho). Depois, inda bem q tem “um grande clube vaidoso de segunda na cidade”, pra´nos demostrar q LUTAR contra o vento ñ passa de FALÁCIA, e coitado do Vento, escolhido como o INIMIGO. Q INSANO! Nosso INIMIGO é mais real q poesia coca-fanta!

    Ontem, em meio ao festival de falta de convicção q assola e grassa no “CANTINHO SÓ NOSSO”, um lúcido q peço licença prá referir: LUIZ MELO 6 de março de 2020 às 08:56. Há tempos ñ leio aqui ‘nO Cantinho tão só Nosso’ um tão suscinto qnt preciso e REALISTA. Cito: “Primeiramente sobre o clássico (…), temos que ganhar, custe o que custar não podemos dar mais um vexame.” PT (…) ‘Se vierem bons jogadores, o time inteiro melhora principalmente a “Mentalidade vendedora”’. Frase luminosa, ou seja, quem quer comprar perna de pau? Vender todo mundo quer. ENIGMA de SETTE Chaves e eu sou astrólogo astrólogo! (…) ‘time bom é composto por bons jogadores, (…) sabem que podem ganhar de qualquer time, isto é “Mentalidade vencedora”, sem ela nenhuma equipe vai a lugar nenhum.’
    Esse desenho o atleticano ñ quer saber? tem raiva de quem sabe? E sabe de cor e salteado o CROQUI do estádio?…É mole?
    O cara é MELO, né? Esses Melos são ÓTIMOS e tem o dom, e olha q nem vi tanto OTIMISMO, só realidade.
    Obs.: A parte objetiva: ‘CHEGA DE DAR VEXAME!’

    Falando VEXAME:
    Era uma vez no Paraguai… Tristeza o q se passa com o grande o MESTRE R10 (). Q Deus lhe dê juízo e ilumine suas escolhas! Sujeito inteligente!

    Abrs e Aqui é Galo? Aqui é Galo!
    GALO SEMPRE!

  15. HOJE É DIA DE VENCER OU VENCER. E espero que seja uma vitória maiúscula do nosso time. Pode marcar uma nova era no clube com a implementação de uma mentalidade vencedora. A Massa fará sua parte, como sempre, esperamos a reciprocidade por parte do time em campo. Sempre apoiaremos o Galo.
    Soa como utopia, mas quem sabe:
    1 – Ricardo Oliveira fazendo gol;
    2 – Otero acertando faltas e escanteios;
    3 – Guga firme na defesa;
    4 – Rabelo com gol de cabeça;
    5 – Vitor seguro e impecável.
    E um time jogando com máxima intensidade o tempo todo. É o que pedimos.

  16. Salve massa

    Divisor de águas. É assim que encaro o jogo de hoje. Saem os meninos entram os homens e o jogador que não entrar com este espírito, já pode ir para o ponto da barca. O time tem tudo pra fazer uma boa partida, isto é se o interino azul deixar. Acreditem, o incompetente ainda está em duvida entre Arana e o Zé coxinha! Me poupe!!!!
    Recado pra turma do muro das lamentações! Vão choramingar na cama que lugar quente. Oh dor!!! Oh vida!!! E a ladainha dos reclamões continua.

  17. O nosso GALO ganha hoje no berro da MASSA… no amor incondicional de sua torcida a essa camisa preta e branca… não interessa outro resultado senão a vitória… que esses jogadores que nos representam dentro de campo façam aquilo que se espera deles… joguem futebol pra vencer, simples assim!!!!!

  18. *DA ARQUIBANCADA*

    Boto fé, embora ateu: se 2020 não quebrar o Atlético, 2021 pode ser o ano da glória.

    O atleticano é um otimista patológico. Em sua cabeça doente, a chegada de Sampaoli basta para que um ano perdido se transforme numa possibilidade real e inarredável de sucesso absoluto.
    Sette Peles fez um pacto consigo mesmo e trouxe Sampaoli para dirigir o Atlético.

    Matéria anterior.

  19. Bom dia!

    Sou cruzeirense e é isso ai, zoação faz parte do futebol e se isso acabar, acaba também o futebol. Depois de 15 anos vcs podem usar essa “arma” poderosa que é a zoeira da B, vejo que vcs estavam engasgados e agora finalmente podem usar isso. Porém uso fatos Eduardo Ávila e obviamente em números não a o que discutir sobre a grandeza dos dois, pois o clube mais vitorioso de MG internacionalmente e nacionalmente é disparadamente o Cruzeiro, mas a paixão cega e é isso mesmo e está tudo certo.

    Bom clássico hoje….PRA NÓS!

    Abraço.

    1. Internacionalmente dizendo, são todas do Galo as conquistas em tempos recentes, do outro lado da lagoa fazem décadas e até do milênio passado.
      Quanto a série B, eu estive, você está. E segue o baile. Gostei do seu espírito, caro Fabrício. É assim que deve ser.
      Bom sábado e FDS, mas no jogo de hoje não posso te desejar sucesso.

  20. Bom dia Avila, bom dia a todos

    A torcida vai comparecer. Preparou muita zoação. Tem até máscara do Thiago Neves. Agora eu espero que esses jogadores nao proporcionem mais uma humilhação a nós atleticanos, pois perder e ser eliminado das semifinais do campeonato Mineiro, nesse cenário, eu Penso que é pior do que eliminação para o Afogados. Que o Presidente, o Ricardo Guimarães, a MRV, ofereça um bicho aos jogadores capaz de motiva-los a nós livrar de uma tragédia dessas dimensões. Francamente, a torcida do Galo nao merece mais passar vergonha.

  21. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas que sonham, como o blogueiro, ovacionar o 7.
    Não vai dar. O máximo que farão será ovo acionar o dito, de preferência com material apodrecido.

    Quanto ao jogo de hoje, levando em consideração a inteligência da maioria dos jogadores(?) do Galo, eles entrarão em campo pilhados, obedecendo aos seus instintos básicos como qualquer animal treinado, e tentarão ganhar o jogo no primeiro minuto.

    O treinador de lá, calejado de tanto vencer o Galo, deixará o seu time, de início, em banho maria (sem trocadilho) deixando a bola com os atleticanos que já provaram por A + B que não sabem o que fazer com ela, e num ou outro contra ataque vão matar o jogo.

    Foi assim em todos os jogos em que esse treineiro azul nos enfrentou. É claro que ele não vai mudar o seu “modus operandi” agora. Sempre deu certo, por que não dará logo mais?
    O time dele é jovem, corre mais está entusiasmado com a oportunidade de escrever o seu nome na história de um clube e vai enfrentar jogadores despreparados fisicamente que mal começado o jogo já começam a arfar, tentando tirar o ar até onde não tem.
    Eles correrão correr estrategicamente, em profundidade, pegando zagueiros lentos, ruins, mal treinados e que jogam muito adiantados porque já se acostumaram a ficar correndo atrás de atacantes em direção ao seu próprio gol.

    Já vi esse filme dezenas de vezes. Quantos gols esses ridículos defensores do Galo já sofreram desse jeito só neste ano?

    Tomara que eu esteja enganado e apenas descarregando toda a minha frustração com esse time ordinário, cheio de marginais da bola. Mas, o que esperar desse time?

    Me desculpem AmiGalos. Não tenho a mínima esperança ou paciência com esse time ridículo.

    Um bom sábado para nós, seguido de um domingo festejável.

  22. Prezado blogueiro e demais atleticanos . Hoje só nos resta uma única opção: vencer ou vencer! Hoje e sempre galo! Estaremos a postos no bola na área da TV alterosa. Hoje e sempre galo .

  23. Bom dia!

    Estimo jogo duro pelo clássico, pelo nível inferior das duas equipes no momento e pela condição de interinidade do distribuidor de camisas.

    Uma derrota do CAM praticamente tira a chance de G4 no Ruralão…

    Em sendo assim, sobrará a vaga no G8 para o Torneio Consolação ou Copa Inconfidência ou Ruralinho ou quase rebaixamento no Mineiro.

    Estou dizendo isso para lembrar que se isso ocorrer terá sido consequência da gestão temerária da atual administração do CAM.

    A política de austeridade foi uma roleta russa que não deu certo.

    Agora é torcer para uma vitória simples que basta.

    Empate resolve pouco, muito pouco, pouco mesmo…

    Hora do “vencer, vencer, vencer…”.

    Se Torcida ganha jogo agora é com a Massa…

    Vamooooo Galooooooo!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *