Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Véspera de jogo que define pretensões

Refiro ao que o Galo possa pretender no Campeonato Mineiro. Em caso de derrota ou empate, lamentavelmente, podemos esquecer esse título que não conquistamos desde 2017.

E mais, que durante os últimos 13 anos, estivemos em todas as finais. Desde 2007 até 2019, o Galo esteve em todas as partidas decisivas do título estadual, vencendo seis vezes e sendo vice em sete ocasiões. O América, atual líder, venceu em 2016.

Estamos pagando o preço da falta de planejamento e contratações equivocadas de treinador, diretor de futebol e – consequentemente – de jogadores.

Afinal, repetindo e até insistindo, o que esperar de um time com quase trinta contratações nos anos de 2018 e 2019, sendo que apenas seis desses atletas continuam no Galo, nenhum deles que gere boa expectativa.

Os que chegaram neste início de ano, somados aos que ainda precisam ser contratados, serão depositários da nossa confiança e esperança em melhores tempos.

Rafael, Maílton, Arana, Allan, Dylan Borrero, Hyoran, Savarino e Diego Tardelli e as voltas de Gabriel e Edinho ainda não são suficientes para embalar o desconfiado Torcedor.

Afirmo até que, entre os mencionados, tem quem possa buscar outro caminho para seguir sua carreira, ao lado de mais de uma dezena entre jogadores que estavam no elenco até o final do Brasileiro de 2019.

Para sonhar com uma eventual reação e até mesmo pensar alto, ainda faltam quatro jogadores de ponta para fechar o elenco. Sampaoli saberá mostrar ao presidente quais as posições e nomes para reacender o Atleticano.

Digo isso, para – concomitante – com a mudança de postura da diretoria, sugerir ao Torcedor que ajude a embalar o time.

Ainda que com poucas chances no Mineiro, não podemos entregar o Brasileiro antes mesmo de seu início. Lamento, claro, que esse “acordar” tenha sido tão intempestivo. Péssima campanha no Estadual e duas eliminações de torneios milionários.

Como bem o disse ontem, aqui neste nosso espaço Atleticano – local de consulta sistemática de curiosos não Atleticanos – o leitor e comentarista Jairo Pimenta.

A diretoria, ao demonstrar mudança de comportamento, precisa do apoio, compreensão e força do Torcedor.

Assim pensamos ele e eu, desde que não seja ato de desespero pelo último ano de mandato. Austeridade que criticamos não pode ser atirada no foço de maneira irresponsável. Erraram muito, que acertem a partir de agora e mereçam a reação do Torcedor.

O momento sugere união e não tentar tumultuar ainda mais o ambiente interno. As vaidades não podem dar lugar às ações reais e concretas da busca de novos rumos.

Um presidente e diretoria entram para a história pelas conquistas de seus mandatos, mas também pelo apoio aos seus sucessores.

Vaidade não está no nosso hino, portanto, não é admissível que brigas de egos interfiram neste momento tão delicado que estamos vivendo.

Hoje, ao que soube, o Sampaoli assume definitivamente o comando da equipe. Seria bom que já ficasse à beira do túnel, impedindo o interino de repetir as borradas da partida anterior.

O momento é extremamente delicado, como registrou o outro amiGalo – Samir Coury – no post de ontem e me motiva a repetir o final daquele texto: “Meu sonho, juro, é ovacionar o nome do presidente nas arquibancadas. Só depende dele”.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

70 thoughts to “Véspera de jogo que define pretensões”

  1. RG tirou o Galo das profundezas, e o elevou ao topo das Américas. Se não fosse RG, talvez tivéssemos já fechado as portas. RG é orgulho atleticano, é verdadeiro atleticano. Ao RG, toda a minha gratidão e admiração. Viva Ronaldinho Gaúcho. E viva quem o trouxe, Alexandre Kalil e Cuca. Confesso que andava P.. de vida com o Kalil, mas agora que sei que ele está do lado oposto do câncer do Galo, já começo a gostar dele novamente.

    1. Ajustando. O comentário é sobre a postagem de Antonio de Pádua, que magistralmente complementou um texto por mim iniciado sobre priscas eras , nas quais fomos felizes. Abraços.

  2. Boa Noite,

    É isso pessoal, estou dando boa Noite a todos e desejando um bom clássico ao Galo.
    Tenho que ir dormir porque amanhã são 800 km para poder chegar a tempo de ver o jogo do Galo.
    Até lá, vamos torcer, aqui é Galo!!!

  3. GABRIEL era considerado o melhor jogador do Botafogo , creio que não esqueceu de jogar Bola dentro de pouco tempo.
    ALLAN , da mesma forma , o melhor jogador do Fluminense.
    Isso nos faz pensar que esses jogadores e outros podem não estar sendo bem aproveitados no GALO.
    Nos faz pensar também que com o Técnico SAMPAOLI , competente que é , esse mesmo ELENCO poderá render muito mais do que rendeu até agora.
    Se tivermos mais quatro REFORÇOS , sendo um zagueiro , um meio de campo , um Centro avante e um velocista este time pode almejar o título do BRASILEIRÃO esse ano.
    Acho sim , que com SAMPAOLI , O rendimento do time vai melhorar muito .
    Agora , é aguardar os Reforços almejados pelo Técnico.

  4. Eduardo, ouvindo a turma do bate bola fiquei preoculpado com a resposta do filho do Kalil, medico que pediu demissao. Segundo ele afirmou, teve ” dedo do Ricardo Guimaraes” e afirmou mais ” que homens de colarinho branco” que deveriam ter o que temer. O medo é que endividem ainda mais o Galo a ponto de ficarmos na mesma situacao do rival. A falta de transparencia no Galo nos detona como torcedores. Se o galo estivesse nos cascos amanha seria a chance de devolver os 6 ou ate mais…. Vamos Galo.

    1. A meu juízo, o mais preocupante é ver pessoas que deveriam buscar acalmar os ânimos do ano que começou péssimo, jogando gasolina no fogo.

  5. boa tarde Eduardo e massa. acabo de ouvir num progama esportivo que o estagiário vai entrar com o pastor pipoqueiro no time titular. estamos lixados e fritos não é possível que não tem um treinador no galo que não enxerga que pastor pipoqueiro.d funto. Fábio Santos. rever. Patrick. Edinho. não são jogadores para o galo. só falta o estgiario entrar com patrick. Fábio Santos e José welison para fechar a burrice. seja bem vindo sampaoli não nos decepcionar estamos fartos de passar vergonha e vexame com estes peladeiros põe ordem na casa e faz uma varredura neste elenco com vários ex jogadores. vai galooo.

  6. Se o GALO está atrás de outro zagueiro, por que não tentar trazer de volta o Jemerson? Melhor zagueiro que tivemos em anos. Rápido, técnico, e excelente na jogada aérea, apesar de não ser tão alto. Jemerson é melhor no jogo aéreo que os fracos Maidana e Igor Rabello, jogadores altos, mas sem tempo de bola. SAN

  7. ÂNGELO ,

    a regra 16 era demais e funcionava .
    Quem fizer , ganha ….

    E as bolas ? Cada uma …..
    As de meia , então , bem enroladas
    e deixando a mais grossa para ser
    costurada no final .

    Meu Deus , como o tempo voou !!!!!

    Você me permite acrescentar ?
    Quando íamos jogar ,por exemplo .
    no campo da Medicina , pura terra,
    a bola G18 era tratada com o maior
    carinho , com o sebo que a gente
    arranjava no açougue .

    A bichinha até brilhava .
    Eita !!!

    1. Era assim mesmo caro Eduardo , o campo da medicina assim como o campo do América, eram os quintais da nossa casa. Muitas lembras daquela época. Tal como você, bati a minha bolinha no juvenil do América em 1957/1958 , posteriormente no atlético. Por isso a minha gratidão ao América e a minha paixão pelo galo. Tempos inesquecíveis. Um carinhoso abraço.

  8. Pra massa,

    se o Galo ganhar, o ano já valeu a pena,
    se perder, revolta redobrada por tudo q passamos até agora

    Seguirei incólume, com minha única grande questão: “Quem são os conselheiros? O que privilegia o estatuto?”

    Pois a fonte de Nepos e Settes é a mesma de Curys e Zizas, e ela nunca seca.

  9. Prezado Eduardo,
    Nesta época o “meu” GALO já não ganhava nada, só o Campeonato Mineiro. Título que era motivo de alegria por um mês… kkkkkkk
    Em cada pelada sonhávamos que éramos nossos idolos… Reinaldo, Eder, Luizinho. Era pura felicidade!
    Saudades…
    Acho que virei um velho ranzinza… perdi a magia de torcer pelo “meu” Galo.

  10. Para descontrair…
    Velhas lembranças….. bons tempos!!!
    REGRAS DE FUTEBOL DE RUA DE ANTIGAMENTE!
    (1) Os dois melhores não podem estar no mesmo time.Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times;
    (2) Ser escolhido por último é uma grande humilhação;
    (3) Um time joga sem camisa e o outro com camisa;
    (4) O pior de cada time vira goleiro, a não ser que tenha alguém que goste de agarrar;
    (5) Se ninguém aceita ser goleiro, adota-se um rodízio:cada um agarra até sofrer um gol;
    (6) Quando tem um pênalti, sai o goleiro ruim e entra um bom só para tentar pegar a cobrança;
    (7) Os piores de cada lado ficam na zaga;
    (8) O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador;
    (9) Não tem juiz;
    (10) As faltas são marcadas no grito: se você foi atingido, grite como se tivesse quadrado uma perna e conseguirá a falta, senão nada acontece;
    (11) Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite “é nossa” e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica ao “escanteio”);
    (12) Lesões como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais;
    (13) Quem chuta a bola para longe tem que buscar;
    (14) Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, na pancada;
    (15) A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa, ou aquela vizinha que prende a bola que caiu na casa dela ou corta a bola;
    (16) Mesmo que esteja 15X0, a partida acaba com “quem faz, ganha”;
    (17) rua de baixo contra rua de cima valendo garrafa de coca-cola…
    (18) Se chover forte, certamente haverá futebol;
    (19) O famoso grito “paroooou” quando vinha carro ou uma mulher grávida/com criança passava perto da pelada:
    (20)Lembrou tua infância!!?? Então fostes uma criança normal…
    Velhos tempos que não voltam mais…
    Dessa forma foi minha infância.

    1. Enquanto li, viajei pela minha rua em Araxá e pelo Jardim (da Estação) próximo da minha casa. Os gols eram as pastas escolares, pedaço de pau ou tijolos de uma construção próxima.
      Na rua onde morei, atualmente não tem como estacionar um veículo. Naquela ocasião passava um carro a cada dez minutos. Parei, senão começo a chorar.

    2. Prezado Angelo, essa fase aí do futebol de rua era mágica… já se passaram 40/50 anos pra muitos de nós mas eu me lembro como se fosse ontem… só alegrias!!!!!

    3. Caro ANGELOML. Saudações. Tempo bom, não volta mais, saudade é a gente que faz.
      Me vi no campo do Santanense lá no Caiçara. Era lá que a gente ralava joelho, arrancava o tampo do dedão, esfolava cotovelo, etc. Podia sangrar que a bola não parava.
      Eu era barranqueiro. E ficava na beira do campo nos dias de jogo. Chuteira pendurada no pescoço, só de calção e camiseta esperando faltar jogador num dos times e eu ser escolhido para substitui-lo Não tinha erro, jogava sempre. Boas lembranças, obrigado.

      1. Obrigado blogueiro!
        Esse foi um período da infância deste jovem, ainda, próximo dos 80 anos. Não custa nada relembrar coisas boas!

          1. Só uma variante de acordo com a turma que jogávamos, costumava ter que combinar antes. “6 vira e 12 termina”.
            Você foi mais fundo no tempo do que o Barata.
            Bons tempos.

    4. Se o dono da bola, (normalmente o riquinho da turma), emburrasse e apelasse , retirando-se da partida e, levando consigo, nosso objeto de desejo, a turma improvisava um Garrafão, um Bete-Alta, ou um jogo de fincas, peão ou bolinhas de gude….Com o detalhe que o campo era no areão às margens do rio, pra ficar mais emociante…
      Bons tempos,.
      Acabei de quebrar meu celular, tablete e vídeo game… (tem graça nenhuma, frente aos nossos jogos”)
      Mas esse relato só quem entende, são os cinquentões e os sessentões, assim como eu. Não é mesmo.

      Sem saudosismo, mas de boas lembranças..

      Quem viveu tem histórias pra contar…

    5. Valeu Ângelo ML . Uma leitura perfeita . Minha infância também foi assim .
      Acrescento ainda o banho no Rio , logo depois da pelada.

  11. MAURÍCIO

    resolvi só comentar sobre time e
    arquibancada , jogador e técnico .

    Li no seu comentário sobre hino
    do clube e um dos versos que a
    torcida entoa , o tal do “orgulho
    pra vencer” , que agora virou de
    vez a forma de cantar , e que a
    mim também incomoda muito.

    Mudaram a letra e, se não estou
    enganado , foi o Dudu, aquele da
    98 e que era da Alterosa , que no
    programa cantava desse jeito e a
    “mudança” pegou .

    Só resenha minha , mais nada .
    Coisa de idoso cansado que não
    aguenta mais falar de diretor , de
    presidente , de shopping , …

    Quero é bola rolando , torcer nas
    arquibancadas , xingar , aplaudir ,
    chupar um chicabon , enfim , ter
    de volta o prazer que o futebol
    pode nos reservar .

      1. Prezado Blogueiro, se me permite pegar carona no seu cometário, lembro que que a frase do hino “Uma vez até morrer” (3ª e 5ª estrofe) é sempre substituída por “Galo Forte Vingador”, da primeira estrofe, notadamente pelas organizadas.

        Saudações alvinegras.

    1. Pois é, meu caro José Eduardo Barata. Que torcida é capaz de mudar o hino do clube? A torcida que não torce para o clube, mas sim para si mesma. A torcida capaz de enquadrar ideologicamente o clube, a torcida capaz de levantar cartazinhos com frasezinhas mequetrefes ideológicas quando o clube, que deveria lhe servir, não age ideologicamente como desejam. Isso não é torcida. Mas costumam ser “bem-vindos” e “bem-vindas”. E ainda têm a petulância de apontar o dedo, cheia de orgulho, para desencanar e chamar de “infiltrado” quem se opor à ela. Torcida desse tipo?! Estou fora. O hino do Galo, esse eu sei desde que ganhei de KALIL PAI minos do Galo, quando eu tinha emblemáticos 13 anos (12 para 13, mas eu sempre minto um pouquinho que eram 13, para soar mais poético). E pensar que gente desse tipo anda de dedo em riste apontando quem é que nem não é atleticano É DE PASMAR.

  12. Boa tarde xará e amigalos decepcionados versão 2020!
    É xará….com a diretoria errando desse jeito vamos colocar 50.000 no Mineirão logo mais. Imagina se estivessem acertando há algum tempo heim!!!!! A torcida do GALO é fiel, é única. Kalil percebeu isso há 7 anos atrás. Concordo com você. Este time, mesmo com as contratações feitas recentemente, continua fraco. É preciso mais. Espero que Sampaoli contribua para contratações de reforços pontuais para as posições carentes do time. Brasileirão está chegando….

  13. E só ligar os pontos e *innnnngooooo!!!! ### ””’Dono do *MG, Ricardo Guimarães apoia migração de clubes para empresas”””’ ### E quem é o principal credor do CAM? Precisa falar mais nada !
    *om dia Canto do GALO!
    PS: sou fanho não, o * aí é para não ferir os olhos e ouvidos das sensíveis mariposas do rabo felpudo! SAN

  14. Bom dia à todos! Acho que o presidente 7C está agindo por desespero, porque vai acabar o mandato sem ganhar nenhum titulo, nem mineiro. Não existe essa de que são os investidores que estão colocando dinheiro. Ninguém faz doação deste tipo, podem ter certeza de que a conta chega e, com juros e correções, ganhando ou perdendo. Essa aventura de querer bater de frente com o rival carioca, no momento parece loucura das bravas. A última cartada do 7C é o brasileiro e isso sabemos que é praticamente impossível, principalmente com esse grupo de fritar treinadores.

  15. Querido Paulo Silva,
    Encantada com o flor, às vezes flor de cactos, mas flor.
    Minha opinião converge com a sua. Com muita admiração e respeito ao Nelson Campos, Elias Kalil, sobretudo a Leandro Castilho de Moura e Costa, eu considero AK o melhor presidente do CAM.
    E digo AK, pois foi ele quem esteva à frente, mas aqui incluo outros nomes que fizeram da gestão Kalil – o segundo mandato – a mais vencedora de nossa historia, que eu me lembro agora: Bebeto de Freitas, Rodolfo Gropen, Lásaro Cunha, Eduardo Maluf, Adriana Branco, Cuca e Ele, Ronaldinho Gaúcho!
    Só faltou o Brasileiro, que a meu ver foi “roubado” pela CBFlu em 2012.
    Pegar o Clube na situação que estava em ostracismo, decadente e endividado e transformá-lo em vencedor, não é tarefa fácil, tampouco barata. Essa Equipe liderada por Kalil, deixou uma conta, mas conseguiu.
    As aspas uso como ressalva, pois eu o considero também o PIOR ex-presidente do CAM, aquele que saiu sem nunca ter saído. Indicou sucessores que destruíram o Clube novamente, e finge que nada tem com isso. Finge, não, Ele disse!
    A história se repete: Quando RG assumiu, o CAM não tinha dinheiro nem pro pão. Ele fez empréstimos ao Clube, para que a situação ao menos deixasse de ser vexatória. Antes que apareça os idiotas do Blog pra dizer “é banqueiro, não é abnegado, fez porque iria ganhar 10x mais, etc.”. Adianto, EU SEI, mas sem o dinheiro do banqueiro NAQUELE momento, o que os senhores grandes sábios fariam? O Galo teria fechado as portas.
    Quem era o presidente do Conselho Deliberativo, quem tinha a função de barrar possíveis ilegalidades? Alexandre Kalil. Assistiu a tudo, depois pulou fora. “Não tenho nada com isso!”
    Como é sabido por todos, RG emprestou, mas não resolveu o problema maior, a qualidade do Time, o futebol. Bateu na trave do fundo do poço em 2004, entrou nele em 2005. Com muito AMOR a Torcida conseguiu fazer 2006 menos doloroso do que era pra ter sido.
    Ziza fez sua bobagens e foi convidado a se retirar. Quem surgiu como o “salvador”? Ele. O mesmo que antes “não tinha nada com isso”. E agora também não tem? Isso aí que está hoje, ele ajudou a colocar lá dentro do CAM.
    Penso que o CAM fez/faz mais bem ao Kalil que Kalil ao CAM! É isso…
    Um abraço.

    1. É isso aí querida Lucy 10. O RG tirou o CAM das profundezas. Colocou muita grana lá mas, nada que lhe faça falta. O din din está lá até hoje, multiplicando como virus. Por isso o AK disse que ele quer o Shopping. Quer nada. Quer é ver a grana crescendo, crescendo e crescendo. Muitos outros se juntarão a ele porque não tem mais lugar para fazer dinheiro crescer sem trabalhar. Só clube de futebol, os modernos paraísos fiscais.
      Um abraço. Mesmo se for cacto.

  16. Ao Antônio Elias,
    Não sou jornalista, minha formação é jurídica. Meu “parentesco” com o CAM é de filha, é de Mãe, é de AMOR.
    Amor de quem ainda criança conheceu e cresceu na geral, no concreto do Mineirão, no meio da Massa.
    Amor de quem teve um Pai que, antes de eu dormir, não falava de Cinderelas e Brancas de Neves, contava histórias de Zé do Monte, Trio Maldito, Dadá, Fábio Fonseca e a Dragões da F.A.O., Júlio e sua Charanga. E.t.c.
    Amor de quem nunca colecionou papel carta, e sim revistas do Galo, Placar, álbum de figurinhas de jogadores.
    Amor de quem escolheu respirar Preto e Branco, Uma Vez Até Morrer!
    Evidente que o Blogueiro sabe MUITO mais que eu. A diferença é que ele é comedido. Aqui é um espaço de opinião, não tem pedágio pra achismos. (risos)
    Um abraço.

    1. Emocionante depoimento. Uma ressalva, o blogueiro não sabe nada além das pessoas que frequentam este espaço, só tem o privilégio de assinar este blog.
      À propósito, uma revelação, já sugeri à nossa (peço permissão ao Paulo Silva) Lucyda amiga a assumir um post semanal. Engrandeceria esse cantinho Atleticano, mas ela ainda não topou.
      Adoraria!

    2. Grande Atleticana Lucy, não esperava uma resposta diferente, por isso não fiquei surpreso.
      Você falando do Galo já é poesia, imagino nas arquibancadas, ou camarote, ou ainda “na geral”, vestindo o manto sagrado e sangrado (em preto, branco e vermelho), o que deve agitar e contagiar quem estiver por perto.
      Um dia, “quem sabe”, teremos o prazer de sua presença, junto à torcida Formigalo…

      Deixo-lhe o e-mail pessoal, pois o do blog, por motivos de “hakeamento”, não consigo mais atualizá-lo.

      paduadesousa@yahoo.com.br

      E concordo com o convite do Eduardo e do Hendel, para um espaço seu na coluna.

      Cordial abraço e bom jogo amanhã pra nós Atleticanos

  17. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Acredito que alguns jogadores criticados aqui no blog, terão novas oportunidades com Sampaoli.
    Jogadores da base e alguns outros contratados, foram mal escalados e no caso dos garotos da base, lançados sem o devido cuidado e em momentos ruins.
    Os “tecnicos” interinos, aposentado e estagiários causaram um prejuízo imenso financeiro e técnico ao NOSSO GALO. Lembrando que incluo Dudamel no grupo dos estagiários e o Levir como aposentado.
    Não tenho dúvidas que se não houver interferência da diretoria, o Sampaoli reconduzirá NOSSO GALO ao caminho das conquistas de títulos.
    P.S Porque o “Finge que Marca” continua como titular do Galo?

  18. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Sempre mais, do mesmo.
    Um frase de Confúcio, retirado dos analectos, obra que reúne parte das lições desse filósofo chinês, diz:
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado”.
    A partir desse ensinamento é que eu sempre falo aqui, no seu blog. O time de hoje é igual (ou pior), que o do ano passado. E o time do ano que vem será igual, ou pior, que o deste ano.
    Claro que mudanças são possíveis, mas isso tem que começar na mentalidade de quem está no comando. E gente arrogante nunca muda.
    Mas, infelizmente, nada irá mudar. Sejamos francos. O time do Galo é muito ruim. Alguns aqui acham que o Tardelli irá resolver a falta de gols do galo. Ora, quem viu Tardelli no Grêmio ano passado, irá chegar a conclusão que ele não é nem sombra do que foi um dia.
    Mas, suponhamos, que ele volte a jogar bem. O que ele irá fazer num time que só salva (ainda que mais ou menos), Arana e Jair?
    O Sampaoli pegou um Santos, no início de 2019, com um elenco tão medíocre quanto é o do Galo hoje, e ele levou o Peixe (pelo menos peixe não morre afogado) ao vice campeonato.
    Talvez ele consiga levar o Galo pelo menos para Sula ano que vem. Mas, se evitar o rebaixamento, já será lucro.
    No mais, um vitória amanhã seria ótimo, um empate é o que talvez ocorra, mas uma derrota não será surpresa. Não de um time que toma gol do Afogados do Ingazeira jogando com um jogador a menos.
    Este é o time que o 7C montou. O 7C é o nosso wagner pires somado com o Itair.
    Saudações Alvinegras.

    ,

    1. Prezado João Reis. Sempre acompanho suas opiniões, que além de respeitar, valorizo pois eivada de substância. Mas, hoje discordo, quando você assevera que pessoas arrogantes nao mudam nunca. Qualquer mudança é difícil mesmo. Mas eu ainda prefiro acreditar que as pessoas mudam sim. O Sete Câmara tem a personalidade dele e devemos respeitar. Mas o problema sao as escolhas e resultados. Eu nao conheço alguém mais arrogante que o Petralia do athetico paranaense, mas os resultados na gestão do clube sao virtuosos. Não queremos o Sete Câmara como amigo( como diria o povo da roca: vapoooo), mas esperamos ações gerenciais que resgate o futebol do Galo e que os vexames e fracassos fiquem no passado. Boa sorte ao 7 Câmara e ao Sampaoli.

      1. Concordo integralmente sobre mudanças de postura. Estou com 62 anos, sistematicamente reavalio meus usos e costumes. Isso me faz feliz. Outra na mosca do DS,como diria o Saldanha, “quero jogador e não genro”. O saudoso João Saldanha respondia sobre convocação de atleta indisciplinado para a seleção. Pois bem, não queremos o Sette como amigo, mas um presidente vencedor e “austero”.

  19. Seja bem vindo Sampaoli… a torcida Atleticana quer acreditar que o Senhor irá fazer esse time sem alma e sem vontade jogar de verdade… sua capacidade como treinador é quase que inquestionável então todo apoio será dado… e pra finalizar apenas um pedido de todos nós, assuma o comando do time amanhã mesmo que das cadeiras do Mineirão… de interinos já estamos de saco cheio!!!!!

  20. Sampaoli é um grande treinador, mas a Diretoria do Galo não pode sujeitar aos pedidos de contratações feito por ele, ele é péssimo neste sentido. Vejamos:
    – Já pediu a contratação do goleiro Uruguaio do Independente da Argentina, Martin Campanã – Este goleiro é baixo e fragueiro, péssimo debaixo das traves, a única coisa que sabe fazer é sair jogando com os pés, não tem as mínimas condições de ser titular do Galo;
    – Quando estava no Santos, pediu a contratação de Ricardo Oliveira, nós torcedores do Galo sabemos que Ricardo Oliveira não tem as mínimas condições de de jogar sequer em um time de 2ª divisão. Recentemente o Presidente do Santos em um programa de televisão, comentou este fato, alegou que perdeu a paciência com Sampaoli quando ele pediu a contratação de Ricardo Oliveira;
    – Quando o Galo tentou sua contratação no início do ano, um dos reforços que ele pediu foi o Zagueiro Gabriel, ele mesmo, o nosso fraco Gabriel, que sabemos que também é muito fraco.
    A diretoria necessita avaliar bem as contratações. Este Martin Campanã, pelo amor de Deus, não!

  21. Então é fim de semana de clássico !

    E o time ?
    Já está escalado e treinando aquele
    coletivo básico ?

    Se Tardelli e Cazares que só jogam
    “quando querem” estiverem sendo
    preparados para o segundo tempo ,
    eu os prefiro no primeiro .

    Façam o seu trabalho logo de cara
    e podem ir chupar suas laranjas na
    espreguiçadeira no intervalo .

    Porque , de uma coisa podemos ter
    certeza :
    é o “jogo da vida” dos azuis !
    Eles vão dar “tudo de si” !
    Vão “comer grama” !
    Vão colocar o “coração no bico da
    chuteira ” !
    Vão jogar pelos “seus pais e filhos” !
    Vão dedicar uma vitória ” primeiro a
    Deus” e depois ao técnico que ” lhes
    deu a chance de estar ali ” .

    E por aí vai …

  22. Bom dia!
    Edinho é importantíssimo para o Fortaleza!
    Gabriel é importantíssimo para o botafogo! Sem comentários!

    Esperançoso com a chegada de Sampaoli! Espero que ele, como bem disse Eduardo, não permita o interino fazer “borradas”.

    Meu time pra amanhã:
    Rafael
    Maíton
    Rabelo
    Gabriel (não tem outro)
    Arana
    Jair
    Allan
    Cazares
    Savarino
    Tardelli
    Marquinhos
    9×2 eu garanto.
    Agora, se aparecer com Patric, Rever, Fábio Santos, Zé Welison, Di Santo, Ricardo Oliveira, Otero…qualquer um desses, aí pode fechar o caixão pro mineiro.

  23. Só a Conquista do Bi Campeonato Brasileiro pode amenizar a Desastrada administração de Sette Câmara.
    E se Contratar mais quatro ótimos reforços , seremos sim candidatos ao título.
    PRECISAREMOS LOTAR O MINEIRÃO EM TODOS OS JOGOS PARA IMPULSIONAR ESSE TIME RUMO À CONQUISTA DO BI CAMPEONATO BRASILEIRO.
    Mesmo porque só estaremos disputando uma só competição o que é uma grande vantagem sobre os outros que estão envolvidos em outras disputas.

  24. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Quando o Eduardo afirma por duas vezes seguidas que sonha em ovacionar o Presidente na arquibancada, está estimulando as mudanças que se fazem necessárias( e que ao meu ver estão sendo implementadas) . Eu critiquei sistematicamente o Presidente. Mas, não tendo como deixar de aplaudir a demissão do Rui Costa e do Marques. Não tenho também como deixar de dizer que a contratação do Sampaoli foi excelente. Também gostei da contratação do Rafael e dos esforços para trazer mais jogadores para o clube. Registro que sob o Comando técnico do Sampaoli vários jogadores do time atual podem subir de rendimento e junto com os reforços formarem um time competitivo para fazer uma grande campanha no Brasileirão e até ganhar o Brasileirão, que seria um feito memorável. Então, iremos sim ovaci onar o Presidente e torcer pela sua reeleição e permanência do Sampaoli em 2021. Estou otimista sim!

  25. Bom dia a todos os ATLETICANOS!!
    Primeiramente sobre o clássico amanhã, temos que ganhar, custe o que custar não podemos dar mais um vexame. Não acho que vai ser fácil, clássico é sempre clássico, meio a zero serve. Sobre as perspectivas do Galo para o Brasileirão, acho que a primeira coisa é aguardar o que vem aí de reforços. O goleiro contratado das marias é bom, precisamos de mais uns 5 reforços. Se vierem bons jogadores, o time inteiro melhora principalmente a “Mentalidade vendedora”, sim, isto aí é o segredo do sucesso. Quando o Galo ganhou a libertadores tinha um bom time, porém a vinda do Ronaldinho(craque) foi o gatilho para o time acreditar que podia vencer qualquer um em qualquer lugar. Lembro do Bernard dizendo que ficava olhando até a forma como o Ronaldinho batia na bola, queria aprender. O Flamengo está jogando e encurralando os adversários, monta em cima e não deixa o time adversário jogar, faz um, dois, três gols e não tira o pé. Por quê será? Porque o time é bom, é composto por bons jogadores, tem um bom técnico e daí sabem que podem ganhar de qualquer time, isto é “Mentalidade vencedora”, sem ela nenhuma equipe vai a lugar nenhum.

  26. Acho que os ventos mudaram no nosso Galo, nosso nobre 171C não conseguiu contratar o tal de A Matos. Não sei como esse Sr goza de tanto prestígio no futebol, o que dirá o seu último trabalho.
    Ainda bem que não vem

  27. Bom dia Massa!

    Não adianta meu Guru vc reconhecer e pedir pro pessoal daqui do blog virar a chave e apoiar o time se muitos postam aqui preferem ficar choramingando. Respeitando a opinião de todos, mas ao invés do mimimi de sempre prefiro, olhar pra frente e seguir. 7C fez burradas, isto é fato, saimos intempestivamente de duas competições este ano, também é fato.
    Mas prefiro olhar pra frente e torcer para que agora com um técnico que a própria torcida pediu, e um elenco mais qualificado, possamos pelo menos voltar a ser protagonistas no futebol brasileiro. E o termómetro que mede isto são as diversas críticas que a imprensa do eixo Rio x SP tem dirigido ao clube, talvez temendo que finalmente o time deles terão adversários por aqui.
    Então galera, vamos para com o complexo de Wally a hiena (Oh dor! Oh vida!) e bola pra frente.

  28. Caro blogueiro, disse-o muito bem: vaidade não está no nosso hino. E digo mais: orgulho, embora esteja, não se trata de nós atleticanos sermos orgulhosos, e sim de que se orgulharem de nós. Não existe no nosso hino o tal “lutar, lutar, lutar, com toda raça e orgulho para vencer”. Quem canta isso, atleticano não pode ser. Da lista que apontou de reforços, com certeza Hyoran e Edinho já fazem hora extra. JOGAM NADA. O Gabriel é fraco, mas diante de Rever (ex jogador) e Rabelo (ruim de bola mesmo), não pode ser crucificado. Gabriel é fraco, mas é o melhor dos três. Precisamos de dois zagueiros titulares. Quanto ao jogo de amanhã, convenhamos: a chance dos azuis é zero absoluto. Nosso time está horroroso, mas, claro, será o campeão do ruralão 2020. Amanhã, se o fantasma da Série B gritar Buuuu….basta. Menos que 6×1 para o Galo eu considero ZEBRA.

  29. Bom dia Eduardo e Atleticanos! se avaliarmos os resultados e campanhas do Atlético desde a chegada de sette camara, podemos constatar a nuvem negra que paira sobre o Clube. Por incrível que pareça o melhor resultado do time, embora nada memorável, foi no primeiro ano de sua gestão 2018. Em 2019 os resultados foram piores e agora em 2020 a coisa se tornou assombrosa, como se fosse um carro descendo a ladeira com alta velocidade. tirando as contratação de Arana e do Tardelli, o restante não acrescenta nada,e como o time esta recheado de jogadores sem condições de oferecer um pingo de qualidade, pouco há que se esperar de melhoras.
    A vinda de Sampaoli, não me empolga, pois não o vejo com espírito para enfrentar os desafios que um clube mal administrado e como elenco muito ruim. vejo nesta contratação mais uma aposta temerária , gastando uma fortuna para um cara que pode deixar o clube na mão logo que perceber que o plantel não oferecer condições de ter bons resultados. Além disso, jamais apostaria em um treinador extremamente caro e cheio de melindres quando se está com cofres combalidos. Os investimentos financeiros pesados deveriam ser voltados qualificar melhor o time e não com treinador. Saudações Atleticanas.

  30. BOM DIA.
    TORÇO PARA QUE O DESÂNIMO E APATIA DEMONSTRADOS NO ÚLTIMO JOGO, POSSAM DAR LUGAR À DISPOSIÇÃO E ATITUDE NO JOGO CONTRA O RIVAL.
    A CASA VAI ESTAR CHEIA. TARDELLI E CAZARES PODEM PINTAR NO TIME. SAMPAOLLI ESTARÁ NA ARQUIBANCADA. O TIME DELES É FRACO.
    SE JOGAR COM A TRADICIONAL RAÇA ATLETICANA, VAMOS GANHAR.
    PRA CIMA DELES, GALO!

  31. Bom dia!!!

    Sampaoli, segundo a imprensa argentina, teria indicado o goleiro uruguaio Martín Campaña, do Independiente-ARG e da seleção do Uruguai, para o CAM.

    Campaña, para Sampaoli, segundo a imprensa argentina, seria o nome ideal para iniciar jogadas no campo de defesa pela habilidade que tem de iniciar a transição com a bola nos pés.

    Se a informação da imprensa argentina for verdadeira, tudo indica que a primeira rota de colisão “Treinador – Presidente” está a caminho.

    Há informações de torcedores santistas, conhecedores de Sampaoli, de que este gosta que o time saia jogando a partir do goleiro que deve saber jogar com os pés.

    Em razão disso, aliás, Sampaoli, no Santos, teria sacado o Vanderlei do gol pela didficuldade que este tem de sair jogando com os pés.

    Outra informação sobre Sampaoli é que ele costuma não escalar jogadores que ele não indicou.

    Se tudo isso for verdade infiro que Victor dificilmente jogará pela grande dificuldade de sair jogando com os pés.

    E será que Rafael, goleiro que chega do rival, teve a chancela de Sampaoli?

    Será que Sampaoli indicou mesmo o goleiro argentino?

    Rafael sabe sair jogando com os pés?

    Se tudo isso for verdade teremos, potencialmente, uma situação de atrito a caminho.

    A não ser, obviamente, que o goleiro uruguaio seja contratado, mesmo que o Rafael tenha acabado de chegar…

    Tirante isso, urgem mais três contratações para a titularidade absoluta: um zagueiro, um meia atacante (camisa 10) e um centroavante…

    Do contrário, a campanha no Brasileirão, a despeito do xerife Sampaoli, será sofrível.

    A ver…

    1. Este goleiro Martin Campanã e horroroso. Baixo e fraqueiro, a diretoria não pode sujeitar aos mandos de Sampaoli.

  32. Bom dia Eduardo e massa Atleticana.
    Incompreensível e inexplicável como pode TARDELLI e SAVARINO estarem treinando a três semanas e ainda não terem entrado em forma e não poderem estrear no clássico.
    Esse departamento de PREPARAÇÃO FÍSICA DO GALO é uma Piada de mau gosto.
    TIME QUE CANSA TODO JOGO NO SEGUNDO TEMPO.
    SAMPAOLI certamente irá corrigir esse crônico defeito.
    COM MAIS QUATRO REFORÇOS DE PESO ESTAREMOS EM CONDIÇÕES DE PEITAR OS URUBÚS , FOI O QUE DISSE O TÉCNICO SAMPAOLI .
    E EXIGIREMOS O TÍTULO DO BRASILEIRÃO QUE NÃO VEM HÁ MUITO TEMPO.
    COM UM BOM TIME TEREMOS O MINEIRÃO LOTADO EM TODOS OS JOGOS.

  33. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos,
    como já disse, vou esperar pra jogar confete depois…. só acredito em reação se for feita uma limpeza nesse elenco contaminado…. Caso isso não ocorra não tenho nenhuma esperança de reação… Com Sampaoli ou sem Sampaoli….. Não é necessário dizer quem precisa sair ou ser afastado, todo mundo sabe de cor e salteado o nome deles… Então estou aguardando, pra dar meu apoio…. Acho que estão esperando o clássico pra não tumultuar, mas espero que na segunda, medidas drásticas sejam tomadas… Ser eliminado por Unión e Afogados não pode passar em branco pra esse bando de descompromissados… Essa é a minha opinião….

  34. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas que compraram ingresso para a pelada no Mineirão e para aqueles que como eu vão ficar na poltrona esfregando uma Stella lourinha mas, fria que dá dó.

    Bom dia REINALDO ALVES, saudações atleticanas. Pois é, vou assistir a guerra de egos de camarote. Quanto a jogar futebol com os pés, o Galo está cheio de elementos que não jogam nem com os pés nem com a cabeça. Além de todos os que você citou, já percebeu como o Marquinhos é burro? E o Edinho e o Hyoran, xará do Cruiff? Esses caras são como bicho amestrado eles não pensam, só reagem a instintos. As coisas que eles fazem dentro de campo são quase inacreditáveis. O Sampaoli terá muito, mas, muito trabalho mesmo. Não à toa quer vários reforços. Alguma coisa já percebeu.

  35. Querida LUCY DEZ, linda e única flor no jardim deste blog. Ontem você se referiu ao Kalil como o melhor presidente do Galo. Como afirmou entre aspas não sei se pensas assim realmente. A inteligência demonstrada por você neste blog me deixou em dúvida. Mas, permita-me a liberdade de dizer o que penso dele.
    Dois Alexandes Kalil dirigiram o Galo e o CAM no período entre 2008 e 2014. Um, o Alexandre do Galo foi muito bem. Carismático, entende muito de futebol, compreende e respeita a paixão do torcedor porque é um dos mais apaixonados. Ganhou títulos importantes e marcou sua gestão com muita competência e amor ao Galo. Uma bela frase dita por ele logo que assumiu: “Marketing no futebol é bola na rede.” E dispensou a turma toda do marketing. Com muitas bolas na rede que fizeram com que nós atleticanos vivéssemos felizes e sorridentes, levou o nome do Galo ao cenário esportivo mundial. O biênio 2013/14 foi o mais feliz da vida do Galo e não me constranjo em dizer que foi um período muito feliz da minha vida. Esse sim, foi o melhor presidente que o Galo já teve.

    O outro, Alexandre administrador do CAM, sinceramente foi um desastre. Nem vou me alongar nas suas trapalhadas. Disse também uma bela frase quando lhe perguntaram como pagaria as dívidas do CAM: “Se não roubar, dá pra fazer.” Enrolado, ardiloso, persuasivo e às vezes até sinistro, endividou o CAM de tal modo que até hoje as dívidas por ele deixadas atrapalham todo planejamento que seus sucessores tentam fazer. Será que foram negócios ocultos? Como eles assumiram o CAM sem saber dessas dívidas? Ou será, o mais provável, que apenas fingem surpresa já que foram colocados ali exatamente para tapar buraco e ocultar as tramóias alexandrinas? Se não pagou as dívidas e ainda deixou um monte de outras, por que não deu prá fazer? Será que… Espertalhão esse Kalil é muito mesmo. Como administrador do CAM foi um péssimo presidente. É admirável, no entanto.

  36. Bom dia LUIZ FERNANDO, saudações atleticanas. Respondi o seu comentário ontem mas ele saiu no lugar errado. Vou repetir: Foi assim mesmo. Ele, o Sampaoli, barrou e brigou com o Vanderlei, excelente goleiro, hoje no Grêmio e contratou o Everson do Ceará, por ter boa saída com os pés. Ele gosta de criar factóides para ficar sempre em evidência. Cria caso à toa, com qualquer um, só para aparecer. É o problema do ego narcisista. Vai trombar com o presidente do CAM direto. Outro narcisista, prepotente e arrogante. Vou assistir de camarote essa guerra de egos.

    1. Paulo, bom dia!
      Assistir de camarote é o que nos cabe, afinal somos torcedores. O triste nisto tudo é observar que acertos e erros ocorrem em todos os segmentos da sociedade, porém o ego narcisista parece não permitir cópia dos acertos mas teima em repetir os erros. No futebol não é diferente.
      Mudando um pouco de assunto, como somos torcedores, vamos curtir o clássico pois este é um momento muito legal no futebol. Estou com expectativa de um bom jogo do Galo.

  37. Vai sonhando, blogueiro, vai sonhando, muitos presidentes virão e você poderá ovacionar à vontade. Nesse aí o máximo que você fará será atirar ovos. Podres, de preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *