Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Chave virada para o mineiro

Assim tem sido nossos dias, meio de semana é Libertadores e já nesse domingo é decisão do estadual. Com a motivação numa crescente estimulante, o Atleticano vem colorindo as ruas de BH, a exemplo dos mais de cem anos da história da capital e do próprio Galo. A volta da rivalidade e o clássico das multidões é o assunto nas rodas de bares, cafeterias e restaurantes da cidade e de todas as Minas Gerais.

Ontem, sábado, pude constatar isso nas ruas de BH. Interessante essa reação do América, que tempos atrás já fora a segunda força mineira – perdeu espaço – e agora volta ao cenário futebolístico. Em vários cruzamentos que passei, era perceptível a presença da camisa do clube em araras expostas para venda na cidade. Buritis, Centro, Cidade Nova, Savassi, por onde fui vi exemplares – ainda que em menor quantidade – dividindo espaço com o manto Atleticano. Sinais dos tempos!

Serão dois jogos, esse primeiro é mando do kuei, sendo que ao Galo empates ou até mesmo uma vitória e derrota – se a soma de gols for igual – basta para assegurar o título. Entretanto, para o Torcedor, o desejo é de duas vitórias contundentes. Isso asseguraria, claro, mais confiança e até mesmo – pragmaticamente falando – aumento de receitas através do Galo Na Veia e venda de produtos licenciados.

Todo cuidado com o clube do Lisca deve ser objeto da conversa do treinador, que está também em alta com o Atleticano, pois o América é um time perigoso. Sem estender, vejamos uma curiosa situação. O adversário venceu em 1993, 2001 e 2017. Nessas suas três últimas conquistas do mineiro, totalizando 16, superou o mesmo adversário deste 2021 nas semifinais e passou pelo Galo na decisão. “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Vaza fantasma!

O favoritismo é do Galo sim, mas como alertou Cuca e Rever ontem, o título será decidido em campo nos dois jogos. O treinador, com propriedade, chamou a atenção para o desgaste das viagens. É evidente que isso é um fator preocupante, ainda mais considerando que já na quarta-feira vamos jogar em Assunção. Enquanto isso, entre os três jogos do returno da Libertadores, o Galo está decidindo o estadual com uma equipe que sequer saiu de Belo Horizonte. Fomos à Colômbia e ainda vamos ao Paraguai.

“A cuca do Cuca”, como diria meu amiGalo Ciro Oliveira – lá de Montes Claros e parceiro do Mundial no Marrocos –, deve estar bem mais aliviada com os últimos resultados. Chegar à final do mineiro em vantagem e assegurar vaga na Libertadores duas rodadas antes do termino da fase de grupos, tira toda aquela pressão que o treinador vivenciou nos primeiros jogos. Vamos aguardar qual surpresa o treinador reserva para essa tarde. Nessa sua nova passagem pelo Galo, diferente da anterior, segue fazendo experiências e alterando a equipe. Não tanto quanto seu antecessor, mas – com algumas exceções – determinadas posições ainda estão em aberto.

Everson tem cadeira cativa com a contusão do Rafael e a necessidade de melhor amadurecimento do Matheus Mendes. Fora ele, diria que Alonso, Arana, Nacho, Savarino e Hulk. Pode até ser que algum, entre esses que mencionei, seja preservado para a sequência da temporada. Nas demais posições, a meu juízo, ainda não temos definição e algumas delas ainda até carecem de contratações.

Mas como é decisão, é com esse time que eu vou ao Horto hoje à tarde levar minha boa energia em busca do 46º título estadual, mostrando para Minas, o Brasil e o mundo que aqui nessa terra quem manda é o Galo!

Em tempo: ontem, as Vingadoras, na estreia do Brasileiro da série A2, golearam o Aliança de Goiás. É o Galo feminino em busca de vaga na elite nacional, a exemplo dos marmanjos que numa única temporada estiveram na Segundona. Sigamos!

Segundo tempo: doravante, vale aos dois extremos, lamentavelmente, qualquer sinalização de viés fora da temática não será mais liberado. Tenho, insistentemente, rogado por evitar. Maliciosamente, ontem, o mesmo usuário de sempre expôs o blog e o blogueiro.

Pois que, em razão disso e em prejuízo do espaço, não farei edição (cortes). Vai pra lixeira direto e vamos acabando com o espaço. Uma pena! Já afirmei e reafirmei, não sou e só estou blogueiro. Se deixar de se-lo, em nada muda meu roteiro de vida.
Bom domingo!!!

*fotos: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) Bruno Souza/Atlético

27 thoughts to “Chave virada para o mineiro”

  1. 4 – 2 – 4
    4 – 3 – 3
    4 – 4 – 2
    4 – 3 – 2 – 1
    AGORA CUCA ABOLIU OS NÚMEROS E INVENTOU O
    “” LOSANGO””

    1. Boa Noite!

      Não sou defensor do Cuca, mas quem já jogou, principalmente Futsal, sabe que todos os esquemas táticos são baseados em formas geométricas.
      Ele apenas trouxe aos leigos conceitos (parte técnica) do futebol moderno, daí é normal o espanto.

  2. A sua paciência é uma inspiração, caro blogueiro. Fosse eu o administrador do espaço o IP do verme já tinha sido há muito bloqueado. A insistência do sujeito beira a infantilidade. Que canseira!

  3. Boa tarde xará e amigalos!
    Vou com a mesma receita dos jogos contra o Cerro e Mequinha de Cali: respeito ao adversário, determinação, atenção nos 90 minutos e uma marcação eficiente. Galo está crescendo de rendimento no momento certo. Que se cuide o Kuei e seu técnico falastrão….

  4. Bom dia!
    No jogo contra o américa satânico, o Galo estava ganhando de 1×0 e de repente vejo o campo adversário cheio de jogadores atleticanos e a defesa totalmente aberta, o que nos levou a sofrer o empate. Ou seja, BURRICE! Espero que hoje o time use melhor a inteligência. O amériquinha é bem melhor que o do diabo.

  5. Bom dia,

    Quanto ao time de hoje eu substituiria nas posições que não há muita perda técnica, seria as laterais, um zagueiro, um volante e o Keno.
    Seria uma valorização ao elenco, que pode acontecer hoje ou quarta-feira, julgo o Cerro mais fraco do que o América.
    Quanto aos comentários, eu que já cometi alguns deslizes em replicar assuntos relacionados a política, possuo auto crítica, então me policio, mas realmente não é fácil ler, constatar os mesmos deslizes sempre, e ficar calado, mais bola para frente.
    Quanto a agredir colegas de blog, a pessoa em questão tem isso por costume, fica testando todos, muda o alvo de tempos em tempos.
    Creio que algumas pessoas que hoje fazem falta no blog decidiram por parar de nos escrever devido às agreções, quanto a mim, quando bateu, levou.
    Infelizmente ou felizmente não consigo engolir, muito menos dar a outra face.
    As vezes faço criticas a um comentário, mas nunca desrespeitoso, e nunca com o pensamento de ofender.
    O bom ambiente tem que se fazer em todas as situações, se estamos hoje num momento bom da nossa equipe, como justificar o mal humor e as agressões que não seria aceitável em nenhuma outra situação.
    Peço aos amigos que passaram por desgostos nestes últimos dias para não abrir mão do que gosta de fazer, e que a presença aqui é sempre importante para todos, nossa diversidade é muito construtiva, instrutiva, desde que não sejamos egocêntrico a ponto de achar que apenas somos os conhecedores de tudo.
    Que hoje tenhamos outro bom jogo para assistir e uma bela Vitória do nosso time.
    Bom domingo a todos!

    1. Boa tarde amigos do Galo. NOSSO GALO está se acertando, mas a cada jogo que assistimos fica evidente a limitação técnica e a deficiência da nossa zaga. Isto não é assunto recente é tão pouco uma opinião isolada minha. Acho que depois da aposentadoria do Leonardo Silva, o Galo ainda não encontrou um substituto e, sem um xerife na zaga, fica difícil ganhar alguma coisa. Outra opinião minha, no momento atual o Mariano está bem melhor que o Guga.
      P.S. Embora tenha entrado durante o jogo, Allan, o Allan, fez sua melhor participação no Galo

  6. Time titular escalado, concentrado e com sangue nos olhos pra fazer um bom jogo e vencer o Coelho nessa primeira decisão, é o que a Torcida Atleticana espera…

    E nada de oba oba pois o adversário é um time bem treinado e com jogadores de qualidade!!!!!

  7. O América tem pouco poder ofensivo, fato notório .

    Mas consegue uma boa marcação em todos os seus jogos .

    Por isso espero ver nosso time fustigando o adversário neste Clássico das Multidões desde o primeiro minuto , levando a zaga deles ao cansaço .

    Fez um , busca logo o segundo e fecha a tampa .

    p.s.
    Não posso deixar de lembrar que o torcedor alvi-verde , nos áureos tempos, contava com a ajuda dos azuis para engrossar a torcida ali nas arquibancadas da Pitangui .

    A essa união contra a força alvi-negra a gente dava o nome de COLIGAÇÃO.

  8. Galão da massa 3 x 1 Kuei Sem coré coré , como dizia o imortal academico Kafunga , saudoso goleiro do galo , fazendo muita falta nos dias de hoje, com os “comentaristas”, com a minutagem, com o mapa de calor e outras babaquices a mais, , tudo pra esconder o ilustre, notável , ausente , o senhor futebol

  9. Bom dia, Canto do Galo!

    O Galo de Cuca, depois de um tempo de sustos, ajustou-se, está maduro e cascudo.

    A crista, digo, a confiança, está alta e o momento é bom e com espaço e potencial para o Time Atleticano crescer mais e sonhar alto nesta Temporada 21.

    Já o “Kuei”, como bem posto pelo Eduardo, é Time perigoso, muito bem treinado e organizado pelo Lisca que é macaco velho.

    Dada a condição de desgaste do Atlético pela viagem complicada à Colômbia e ao fator América descansado e como franco atirador, penso em jogo de resultado incerto.

    Fosse na Loteca, para apostar, jogaria um triplo.

    Para hoje qualquer resultado é possível.

    Para o 2′ jogo da finalíssima também.

      1. Quis realçar a dificuldade do jogo, caro Eduardo, sem deslustrar nosso CAM que vai em caminho bom…

        E também evitar oba-oba-oba para não contaminar com otimismo ingênuo nosso Canto do Galo…

        Naquela partida pelo mesmo Campeonato Mineiro, contra o Zero, o oba-oba foi excessivo, inclusive aqui no Canto do Galo, quando o placar profetizado era 6 a 1, 7 a 1 e até um 9 a 2 cheguei a ver…

        Toda vez que baixa na Torcida o espírito de “já ganhei” a traulitada veio a galope…

        Isso é histórico, crônico e repetido na História do Atlético…

        Acho que terá chegado a hora de pôr a bolinha de nossa Torcida no chão…

        No futebol o jogo é jogado e o lambari é pescado…

        Estou otimista, o Galo é melhor Time, está no bom momento, isso é fato…

        E tem melhor Time que o América…

        Mas vai ter que comer grama e suar sangue para bater o Kuei…

        A Torcida do Atlético, por ser muito emocional e tripolar, tem o poder de contaminar o Time com otimismo ingênuo e quando isso acontece, a garapa sempre azeda…

        Vamoooooo Galooooo!!!

  10. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. o mequinha é bem treinado e eles estão descansados. então galo abre o olho. que cuca descansa os mais desgastados. e põe o keno fominha no banco de reservas e põe marrony. a ótima notícia que zaracho ja treinou. galo 3×1.ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

  11. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos, saúdo-os em nome do amor e da paz. Ontem foi dia do Galo, com as meninas sapecando goleada. Beleza e talento honrando o manto atleticano. Parabéns! Hoje é dia do Galo, assim como amanhã e sempre. É o Galo nosso de todos os dias nos enchendo de alegria e esperança crescente. Diz o ditado árabe que se o cavalo ganhar uma corrida é sorte, se ganhar duas é coincidência, se ganhar três, aposte nele.

    E o mequinha avacoelhado já ganhou três decisões “em riba de nós”, então, não custa ter atenção com eles. Apostar neles, nem pensar. Basta ter atenção. Ainda me lembro da decisão de 2001, quando vencíamos tranquilo e já éramos campeões e relaxamos. Eles empataram e no finalzinho venceram tirando o caneco que já estava em nossas mãos.

    Portanto, vamos não só vencer como também vamos deixar bem claro quem é dono desse terreiro. O Galo voltou da Colômbia cheio de gás. E é claro que tem que usar bem esse combustível para detonar daqui pra frente qualquer um que tiver o azar de cruzar o nosso caminho.

    Jogar com cuidado. Isso basta. Tem um regulamento do campeonato e basta colocá-lo debaixo do braço e a quadragésima sexta taça vai enfeitar a Sala Guarapari.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, PREPARADO, INTELIGENTE, CAUTELOSO, MEDINDO A FORÇA E CONTROLANDO O CANSAÇO. É CAMPEÃO.

    1. Galo lacrimogêneo, deixando os colombianos chorando já tinha sido o ápice. Mas, consegui se superar com esse: “voltou da Colômbia cheio de gás”. Vou rir até a hora do jogo. Boa Stella, digo, domingo.

      1. Caro ROGÉRIO PACELLI, saudações atleticanas. Quando criança estudei com um colega Pacelli lá no GE Francisco Sales, no Barro Preto. Você tem parentes naquelas bandas? Há um ditado que diz: “Se ti jogarem limões, faça uma limonada; se ti jogarem pedras, construa um castelo”. Jogaram gás no Galo e ele vai lançá-lo nos próximos adversários. ObriGalo pela Stella.

  12. Bom dia Canto do Galo!
    Qual será o time? Com certeza a fisiologia terá participação decisiva na escalação. Fisiologia, que segundo o ex-goleiro Milagres, muitas vezes barra o treinamento de faltas dos atletas responsáveis pelas cobranças. Não podem treinar após o encerramento das atividades coletivas, pois já estão com a musculatura fadigada. Esse seria um dos fatores para não vermos mais os exímios cobradores de faltas.
    Se fosse nas décadas de 60 70 e 80 , com certeza, os jogadores fariam de tudo para estar em campo. Como o futebol “evoluiu”, em ter como prioridade o condicionamento físico , já iria com um time alternativo – Matheus Mendes
    Mariano, Rever e Gabriel, Allan, Franco e Nathan , Vargas, Tardeli e Savinho.
    Em relação aos textos com viés político , acho um desrespeito aos demais participantes que seguem os princípios propostos pelo Eduardo. Com certeza, se formos por esse caminho o espaço será pulverizado pela toxicidade do tema. O que não faltam são espaços, em várias mídias, para abordagem do tema. Respeitem o blog , o Eduardo e os demais participantes.

    1. Eu daria sequência pro Igor Rabelo caso tenha concondições. Pareceu sentir bastante os efeitos do gás. Pro Jair também. Entraria com um 4-4-2, pra tentar anular Zé Ricardo, Juninho e Alê. Talvez com Allan, Franco e Nacho, ou Zaracho, se o conterrâneo dele não estiver 100%. Tardelli e Vargas na frente. Lembrando que o 10 deles é mais meia que atacante.

  13. Bom dia, prezados atleticanos

    Na Colômbia foi desumano, mas monstruosa a vitória. A verdade é que o Galo tá “com o gás todo” para este 1º jogo. Que joguem os mais decisivos, tais como Nacho (cérebro e inteligência acima da média), Hulk (faro e esperança de gols) e Savarino (rápido e atento nas assistências).

    Cuca e o DM, com base na ciência esportiva e pensando no Cerro, se quiserem, podem poupar:
    1) Arana (temos Dodô jogando muito);

    2) Jair (temos Alan Franco ou o nervosinho Allan, que precisa de uma “chamada”);

    3) Keno (temos Marrony, ousado e com “sangue nos olhos”).

    Keno é excelente jogador, que está se adaptando a este esquema de marcação pela esquerda. Seu forte sempre foi o 1 contra 1, mas ele não está conseguindo entrar na área deles e vem tomando decisões equivocadas nos passes e chutes. É só uma fase, pois joga muito e ainda vamos vê-lo deitando e rolando nos marcadores, novamente. Por hora, escalaria o jovem Marrony, que está pedindo passagem. Bom jogo a todos e, quem sabe, com mais uma grande vitória do nosso Gaaaalôôô!!!!

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje teremos domingo! Domingo sem galo não é domingo. Jogo encardido o de logo mais, mas o atlético tem todas as condições de nos proporcionar não só um belo espetáculo, mas assegurar uma boa vantagem para a final. Mesmo sabendo-se de jogo na quarta pelas libertadores, espero a totalidade dos jogadores, dito titulares, no clássico de logo mais!
    Quanto aos comentários, muitas vezes ácidos e que merecem represálias, sugiro suspender aqueles que mijarem fora do penico, uma suspensão, mesmo que temporária, para que possa melhor pensar antes de atacar colegas que têm o mesmo propósito, ver o GALO forte e vingador!
    Um bom domingo e que amanhã seja novo dia!
    Cada qual com a sua razão…mas sem agressão!
    Hoje e Sempre, galo!

  15. Bom dia a todos!
    Acho que o Galo vai mesclar muitos jogadores hoje. Não acredito que Alonso, Arana, Guga, Nacho, Savarino, Keno e Hulk saiam jogando.
    Eduardo, acho que o Zaracho também tem cadeira cativa no time, e acredito que será usado hoje após sua recuperação.
    O jogo hoje será cascudo. Que os jogadores do Galo não menosprezam o bom time do América. Qualquer resultado que não seja a derrota será bem vinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.