Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

CBF impõe ao Galo jogos na manhã de domingo

Multigroom 300x250Para atender à imposição da CBF, que cumpre ordem da emissora de televisão que manda e desmanda no futebol brasileiro, o Galo vai jogar pela sexta vez em apenas 21 rodadas n horário de domingo às onze da manhã. Nem mencionei as vezes em que as duas madrastas obrigaram nosso time a atuar às segundas-feiras. Somos o time da série A que mais vezes temos jogado nesse horário alternativo.

Certamente, considerando que o interesse é exclusivamente comercial, a venda dos jogos do Galo tem sido muito rentável aos cofres da rede de TV que usa a CBF apenas como fachada para organizar a competição. Se, pelo menos, essa detentora dos direitos de transmissão fizesse justiça na distribuição do bolo de recursos aos clubes, até que seria razoável. Mas, como sabemos, privilegia times do eixo RJ/SP, notadamente Flamengo e Corinthians.

Pois bem, apesar dessa sacanagem, o Galo segue firme na competição, convivendo com “erros estranhos” da arbitragem – fato corriqueiro nas competições organizadas pela dupla – e busca o título nacional e vaga na Copa Libertadores de 2017. Temos dois caminhos, o Brasileiro e a Copa Brasil. Galo guloso quer ambos!

A diretoria até que tentou, especificamente, para a partida de o próximo domingo, alterar a data e/ou horário, mas a madrasta não permitiu. Já disse aqui e repito, fossem Flamengo ou Corinthians os interessados, ou até outro time do Rio ou São Paulo, a mudança seria automática. Teremos, no mesmo horário, a tradicional “Corrida do Galo”, reunindo milhares de Atleticanos para celebrar nossa invejável paixão.

corrida do galo
Fotos: UAI/EM

Um fato que essa gente (organização – ou desorganização – do futebol no Brasil) ainda não percebeu é que, apesar da má intenção com o Galo, o time tem rendido bem nesse horário. Nas cinco partidas realizadas sob forte calor, o Galo venceu três, empatou uma e perdeu outra.

Registre-se ainda que entre todos esses jogos, apenas uma partida foi como mandante. Vejamos: Atlético do Paraná (empate fora), Ponte Preta (vitória em casa), América (vitória fora), Flamengo (derrota fora) e Palmeiras (vitória fora). Vale dizer, no total dos 15 pontos disputados, conquistamos 10, ou seja, 67%. Nos jogos fora o time teve 58% de aproveitamento, somando sete pontos em 12 possíveis.

Podem saber que, quando aqueles caras do Rio que lêem todo dia este espaço Atleticano perceberem, com certeza, vão mudar essa situação.

6 thoughts to “CBF impõe ao Galo jogos na manhã de domingo”

  1. Concordo que com a Corrida do GALO marcada há mais tempo, seria correto alterar o horário do jogo do GALO, porém discordo das críticas ao horário das 11 horas. Acho que é apenas mais um horário, como 16, 21 ou 18 e 30. Só não concordo com jogos as 21h45. Entendo que os jogadores são atletas profissionais, preparados para jogar às 11 horas. Jogo campeonatos amadores (e de veteranos!), com jogos que se iniciam às 11 e ninguém reclama. Enfim, acho que esse é o menor dos nossos problemas. SAN

  2. É impressionante a má vontade da CBF e Globo em relação ao Galo, a corrida do Galo já é um evento tradicional, portanto o pedido de alteração do horário do jogo deveria automaticamente ser respeitado. Não sei também se faltou um pouco mais atenção aos nossos diretores e feito esse pedido mais antecipadamente, mas de qualquer maneira certamente se fossem clubes do “eixo do mal” a fazer essa solicitação, seriam atendidos de bate pronto. Não queremos privilégios só queremos igualdade de tratamento.

  3. Eduardo, como você sabe a marca CAM vende muito fora do Brasil, aqui em Portugal temos o campeonato brasileiro através do PFC internacional e Globo Premium, raramente não passa um jogo do Galão da Massa ao vivo, se computados jogos dos campeonatos brasileiro e mineiro 2016, só não transmitiram ao vivo o jogo entre CAM X Figueirense. Assim não há como brigar com o eixo, porque no exterior os jogos do Galão da Massa são muito demandados. Apenas a título de esclarecimento mineiro é o povo mais migrqnte e emigrante,seja dentro ou fora do Brasil, assim não há como não falar em outra marca no futebol, principalmente Europa e USA.

  4. Proponho que façamos pressão a essa estúpida rede de TV e que ameacemos cancelar as assinaturas se continuarem a marcar jogos do GALO pra esse horário criminoso. E que comecemos já neste domino, ninguém liga a TV na Globo e nem no pay-perwiew première. Eu já vou entrar no site do premiere e fazer minha ameaça agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *