Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Árbitro carioca sob suspeição

Multigroom 300x250Já participei, em duas ocasiões, do sorteio de árbitros na CBF. Na primeira delas, fui até honrado para tirar as bolinhas do globo. Me lembro que deu Sandro Meira Ricci para apitar Galo e Palmeiras e sua atuação foi sofrível, a favor dos paulistas, claro! Na segunda oportunidade, declinei do convite feito pelo então presidente da Comissão Sérgio Correa e aleguei não confiar nas bolinhas daquela solenidade.

Fiquei, na ocasião, estarrecido com as regras do sorteio. Resumidamente. Montavam duas escalas diferentes. Só se variava o juiz e um bandeirinha, sendo que o outro assistente constava nas duas relações. Registrei que parecia poema da Cecília Meireles, “ou isto ou aquilo”, vale dizer que colocavam duas opções de juízes para cada partida. Foi-me dito naquela oportunidade que a lei determinava o sorteio, mas não estabelecia critérios.

Ontem, por curiosidade e pelas polêmicas recentes, resolvi assistir pelo canal da CBF ao sorteio. Para minha surpresa, as coisas mudaram e – até certo ponto – melhoraram, é verdade. Atualmente, além de árbitros da federação à qual o clube é filiado também é respeitada a suspeição sobre o estado de origem.

Vale dizer, se em 2012 essa regra valesse, Pablo Santos – com origem no Rio de Janeiro e na época sob o manto da Federação do Espírito Santo – não poderia ter apitado Fluminense e Náutico. Além de ter sido o juiz, foi decisivo naquela partida e, consequentemente, no título nacional daquele ano. Não deu uma penalidade clara a favor dos pernambucanos no último minuto do jogo.

CBF sede
Fotos: UAI/EM

Embora seja inegável que melhorou, há alguns outros aspectos que precisam ser observados. O Galo, embora depois das três bandalheiras da arbitragem nas últimas duas rodadas, ainda tem chances de título. Juízes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro jamais – nesta altura do campeonato – poderiam apitar jogos de Atlético, Palmeiras e Flamengo. Nem vou dizer sobre quais deles tenho suspeição. O assunto é mais em cima. Falo de critérios de escolha.

Pois bem, ontem na sede da CBF, com toda pompa que é dada à solenidade, foi “sorteado” o carioca Grazianni Maciel Rocha para apitar Atlético e Figueirense no final de semana. Ora, o carequinha e professor de educação física jamais poderia trabalhar nessa partida. Nem conheço o trabalho dele, embora a maioria dos “sopradores de apito” da CBF – a meu juízo – esteja sob suspeita. Desconfio que eles agem de acordo com orientação superior.

Para agravar ainda mais minha desconfiança, o próximo jogo do Galo será exatamente frente ao Flamengo. Jogo fundamental às pretensões de ambos, clássico nacional que já foi dos mais polêmicos no futebol brasileiro. Quem não se lembra de José de Assis Aragão e José Roberto Wright? Pois bem, esses dois foram responsáveis por nos tirar um título nacional, uma Copa Libertadores e possivelmente um mundial. No apito desses dois Zés, o Galo capitulou nos anos 80.

Isso não pode continuar. Grazianni irá atuar sob a suspeita do blogueiro e de muitos Atleticanos nessa partida com os catarinas. Estão dependurados, com dois cartões amarelos, Victor, Fábio Santos, Robinho e Fred. Se eu fosse o Marcelo Oliveira faria o seguinte. Escalaria Giovanni no gol, deslocava o Erazo para a lateral esquerda e entrava com o Gabriel, Cazares ou até mesmo Hyuri e Pratto no ataque. Ia pegar essa gente com as calças na mão.

Dois toques: pedi, via Sérgio Correa, um bate-papo do blog com a CBF sobre toda essa celeuma. Vamos aguardar! Outro. O leitor Marcos Vieira, em comentário ontem à noite, sugeriu, com propriedade, que o Galo peça a anulação do jogo com o Botafogo. Afinal, Wagner Reway, conforme amplamente noticiado, está compromissado com a Federação Carioca de Futebol. Vergonha!

31 thoughts to “Árbitro carioca sob suspeição”

  1. Arbitragem atrapalha ou favorece, mas dificilmente ganha campeonato de pontos corridos. Mata mata sim, a arbitragem pode decidir, pontos corridos não. O Galo perdeu o Brasileirão 2016 pelos mesmos motivos que perdeu os de 2012 e de 2015: o time leva gols demais e não consegue uma pontuação decente fora de casa. Fato.

  2. Eduardo ,por favor ,nao deixe cruzeirense postar nos comentarios do blog. Ta certo que foi ate educado( na medida do possível para esse povo do outro lado da lagoa), mas este espaço e nosso e quem pode criticar e apenas o torcedor atleticano.

  3. Caro Zé do Galo, no final dos anos 80 e início dos 90 (você deve saber), sempre que as coisas não iam bem, a torcida entoava o grito:- Kalil … Kalil … Kalil (menção ao falecido Elias). Você pode imaginar que utilizamos este expediente por inúmeras vezes. Com esse preguiça que aí está, acho que teremos um “flashback”.

  4. Mais uma vez utilizo deste espaço democrático para registrar a minha indignação com tudo que está acontecendo no GLORIOSO. Aliás, pelo visto a indignação não é somente minha mas de tantos outros torcedores sensatos e até do ” outro lado da lagoa “.
    Quem vive de passado é museu, portanto, chega de ” eu acredito “, chega de ” são Victor do Horto ” ( onde está o tão badalado treinador de goleiros do Galo???,), chega de ficar valorizando ” jogadores ” que atuam bem uma partida e ficam outras dez enganando, chega da imprensa ficar fazendo média e não fazer críticas contundentes a tudo isso que está acontecendo. Por fim, se nada for feito, GALO FORTE E VINGADOR somente vai existir no hino do nosso clube. QUEREMOS ATITUDE DOS JOGADORES, COMISSÃO TÉCNICA E DIRETORIA, JÁ!!!!!!!

  5. Insisto, a solução pra arbitragem é o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, as Confederações, Clubes, Jogadores e Torcedores deveriam pressionar para agilizar o processo de implantação dos recursos já utilizados, com êxito, no Vôlei, Tênis, Taekwondo, etc… e chega de chororô. Precisamos urgentemente de um técnico moderno, atualizado, atuante, que entenda muito de tática, com uma equipe técnica de alto padrão, e em cima da filosofia de jogo desse grande Técnico deveríamos planejar nossas contratações ao mesmo tempo implementar essa mesma filosofia nos jogadores da base, só isso resolve o resto é blá, blá, blá. Galo sempre.

  6. … olhem para o futuro … 2017 com problemas com patrocinador … contratos renegociados a peso de ouro para jogadores veteranos, dividas não pagas … entendo que estamos na descendente e pior, é torcer mesmo para que tudo isso, junto e misturado, não nos empurre ladeira abaixo no novo ano. 2016 temos que esquecer, nem mesmo experiencia podemos tirar dele, pois repetimos tudo de errado dos anos anteriores, só que com um time sem “alma” atleticana. Hoje, sei não … se entrar em campo em ritmo de treino … a vaca vai pro brejo, também.

  7. Concordo com os colegas atleticanos! Chega de arbitragem e olhemos para os jogadores… Eles já sabem do histórico do Galo com a arbitragem, então entram em campo aguardando um erro para tirarem “o” deles fora. Isso mesmo, são malandros! Quando o juiz erra, param de correr pois já têm o culpado. Veja o jogo contra o Botafogo: início do jogo, escanteio e dois jogadores do fogão disputando a bola dentro da pequena área do Galo sem marcação. Pergunto? Não era um jogo decisivo? Onde estavam os marcadores? Essa falha será corrigida?

  8. Tudo péssimo! O mesmo mimimi, os mesmos chorões e o mesmo pessimismo de sempre. Mas a verdade é que o Galo está – bem ou mal, com muitas ou poucas chances – na disputa pelo título dos dois campeonatos que disputa. E é isso o que importa realmente!

  9. Péssimo Treinador, Falta de Garra, Sistema Defensivo que deixa pra marcar na sua própria grande área!!!!!!!!!!!!!!!!! e jogadores medíocres como Clayton, Rafael Carioca. Tudo isso deve ser levado em conta. E digo mais, se hoje entrar dormindo como sempre vai voltar pra BH com a viola no saco. Desculpem o desabafo, mas pra apagar a má impressão o Galo tem que golear o série C hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Marcelo Oliveira, após péssimo trabalho no Palmeiras, foi premiado com um contrato milionário no Galo. Lá, ele foi até chamado de preguiçoso. Mas, os Atleticanos de Alma, tem o dever de aplaudir.

  11. Realmente está chato esse discurso de CBF, arbitragem e Globo. Nossos problemas são outros e seguimos com essa ladainha. Ocorre que na nossa torcida isso é plenamente aceito e disseminado. Vejo meu filho, que após uma derrota do Galo sempre me pergunta se foi roubado. O Alexandre, que postou o primeiro comentário de hoje, deve se lembrar quando foi feita uma limpa no departamento médico do rival. Sobre o nosso, sequer discutimos. Não se pode criticar o que é do Galo? É o tal do apoio incondicional? Na arquibancada então, é um risco! O resultado está aí, um título em 71, um em 2013 e um em 2014. Não me venham com Comenbol! Façamos comparações com outros grandes, nosso retrospecto é pífio! Precisamos cobrar com energia! Chega de aplaudir por aplaudir!!! Percebam que jogadores abaixo da média, quando vão para determinados clubes, se superam, enquanto no Galo, são o que são, sem o menor constrangimento. Por fim, creio que esse presidente vai nos levar a uma quebradeira sem precedentes. Daí pergunto, não é possível criticá-lo já????? (14M por 50% do Clayton, quê isso???)

  12. Vamos deixar a arbitragem de lado, estes problemas com o maldito eixo corrupto somente será resolvido quando MORO chegar nestra antro.
    O campeonato brasileiro de 2016 foi perdido e está sendo entregue de mão beijada para o Palmeiras ou cbfla por obra única e exclusiva desta diretoria amadora, inoperante, que manteve Marcelo Oliveira depois de um início de campeonato estarrecedor e que mostrou claramente para que tipo de treinador estavam entregando um time caro, com grandes jogadores, com uma estrutura invejável, com todos os recursos disponíveis à mão, enfim, com a faca e o queijo prá ser campeão brasileiro. Mas não, a incompetência é tão grande, que depois de Aguirre (pasmem: pediu demissão depois de várias lambanças e disse , prá espanto da massa, que já havia apresentado sua demissão anteriormente e a mesma negada).; pois bem, após Aguirre e sua terra arrasada, entregando o mineiro pro coelho ordinário, tudo isto com a diretoria assistindo de camarote, se omitindo, não fazendo nada., assistem NUM CAMPEONATO DE PONTOS CORRIDOS, sete resultados catastróficos, com vexame após vexame, jogos ridículos, nos matando de raiva.
    Um treinador insosso, desatualizado e que deu a seu time a sua cara : preguiçoso, previsível, sem jogadas ensaiadas, sem padrão de jogo.
    Um treinador “amigão” , que elogia claiton, junior urso, que deixa este rafael carioca enganar desta forma; este treinador que não se impõe, que não toma providência nenhuma com as saídas de bola do Victor, se especializando em desculpas esfarrapadas pós jogos e empurrando a temporada com a barriga, dizendo que não “jogou a toalha ainda , vai lutar até o último jogo.”
    Esta semana, após a perda do jogo para o botafogo, as manchetes : Estádio se torna mais viável, Galo poderá contar com junior urso em 2017, Luan volta prá BH para “continuar a transição física” ( ué, porque viajou ?) e, por fim, “ingressos mais baratos prá pegar o temido figueira”;( depois do leite derramado?) Estou escrevendo este comentário @#$# da vida, com esta diretoria, este treinador e digo mais : prá eles aprontarem hoje , pouco custa; espero que não, mas não confio. Caro Eduardo, perdoe – me por ter um posicionamento diferente do seu, em relação ao treinador, também já o defendi, hoje não mais., respeito muito você , um verdadeiro atleticano, que quer o bem pro nosso galo, eu te respeito porque principalmente, voce não é chapa branca. Abraços.

  13. Temos um time mal treinado, jogadores horríveis e como este Clayton, Hiure e outros mais que não merecem vestir a camisa alvinegra, sem raça e sem nada, vai ser campeão onde… time tem que ter competência coisa que o Atletico não tem.

  14. Olá Eduardo, também acho que já cansou este papo de arbitragem. Esta cantilena só serve pra mascarar nossa visíveis deficiências técnicas. Que culpa tem a arbitragem se a nossa defesa é a mais vasada entre os nove primeiros colocados ? Tomamos de quatro do Fluminense, empatamos com o Sport depois de estarmos ganhando de 4X2, perdemos duas pro Grêmio, fomo goleados pelo Santos, não vencemos o Cruzeiro, perdemos ponto pra Figueirense e Vitória e só ganhamos míseras quatro partidas fora de casa. Por outro lado, como exemplo temos o gol do Corinthians (logo ele) que houve falta e foi anulado. A verdade é que temos que acabar com a postura de vítima. Temos que nos impor, vencer e parar com o complexo de vira latas. Ou mudamos nossa postura e cobramos de quem realmente pode mudar a situação: um técnico melhor, a diretoria e melhores jogadores (principalmente na defesa), ou seu discurso de sofredor e injustiçado será eterno. Campeonato brasileiro é um torneio de regularidade…

    1. Ponderações aceitas e serão avaliadas para o futuro. Só uma observação. Não perdemos duas para o Grêmio, empatamos dentro de Porto Alegre.

  15. O DM do Galo está perdidinho da silva. Jogadores machucavam em treinos. Agora machucam durante o aquecimento no vestiário. Há pouco tempo liberou o Luan para jogar. Suportou 15 minutos. Agora mandou o cara viajar para o Rio e depois para o RS. No Rio, sequer entrou. Foi para o RS e deve ter se contundido no avião. Mandaram-no retornar. Tá feia a coisa.

    1. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO JOSÉ. MEU COMENTÁRIO NESTE POST FOI EXATAMENTE SOBRE ISSO. O TIME EM CAMPO É UM REFLEXO DO MAL PLANEJAMENTO QUE INSISTE EM ACONTECER FORA DAS QUATRO LINHA.

  16. Amigos Atleticanos, concordo com a maioria e venho repisando há bastante tempo aqui neste blog: o Atlético hoje é um time sem alma, destruída pelo Marcelo Oliveira. Quero ver o Galo Vingador, o Galo Vencedor, não este que está nas mãos de MO e nos pés de apáticos como Rafael Carioca e Clayton sem qualidade alguma. E viva o Galo!!!

  17. Dudu de que adianta mudar ‘ as coisas ‘ se as práticas e o ‘ conglomerado ‘ continuam os mesmos . É flagrante a boa vontade com uns em detrimento dos demais .Em minha opinião nada irá mudar ,assim como hoje ,amanhã, ano que vem , estaremos falando a mesma coisa . Onde há inversão de valores,principalmente os de cunhos éticos , é como o rabo abanar o cachorro . Este jogo entre os cariocas colocado sob júdice, irá ser julgado de acordo com a conveniência do conglomerado , já qo o campeonato estiver ‘quase’ definido . Será julgado à revelia e beneficiará o mesmo de sempre , até lá é tudo conversa para boi dormir . Que o GALO entre firme hoje e traga a classificação para casa . Abençoado seja o CAM . Time de preto e favelado, com as mesmas cores e mesmo nome desde sempre .. SAN

  18. UMA VERGONHA ESSA FALTA DE PLANEJAMENTO DO GALO EM RELAÇÃO AOS JOGADORES QUE ESTÃO VOLTANDO DE CONTUSÃO. ESSA SITUAÇÃO DO LUAN É VERGONHOSA PARA O DPT. MÉDICO DO GALO E TODOS DA COMISSÃO TÉCNICA. UM JOGADOR SAI DO CENTRO DE TREINAMENTO. VIAJA PARA O RJ DEPOIS VAI PARA O SUL DO PAÍS E DE LÁ E MANDADO DE VOLTA PARA TERMINAR A TRANSIÇÃO. ISSO É UMA VERGONHA. DEMONSTRA COMO ESSE SETOR NO GALO ESTÁ DESPREPARADO E SEM NOÇÃO DO QUE ESTÁ FAZENDO. ISSO MUITO ME ESPANTA POIS TEMOS RODRIGO LASMAR E CARLINHOS NEVES A FRENTE DOS SETORES. GRANDES E RENOMADOS PROFISSIONAIS. MAS QUE ESTÃO DEIXANDO MUITO A DESEJAR NO MEU PONTO DE VISTA. ISSO REFLETE NO TIME EM CAMPO ESSA DESORGANIZAÇÃO. ESTOU MUITO TRISTE COM ISSO. SEI QUE VC EDUARDO TEM BATIDO MUITO NESSA TECLA DO DPT. MÉDICO MAS ESSA DO LUAN FEZ O GALO SER MOTIVO DE PIADA EM CANAIS RENOMADOS DE TV. NO MAIS ACREDITO EM NOSSA CLASSIFICAÇÃO HOJE DIANTE DO JUVE. NÃO PORÉM SEM SOFRIMENTO COMO NOS É PECULIAR. BICA BICUDO. EU ACREDITO.

  19. Se o Galo jogasse o tanto que alguns reclamam da arbitragem, seríamos campeões de tudo. O time do Galo é limitadíssimo na defesa é sofrível no gol, goleiro com contrato até 2019 é a coisa mais estupidamente imprópria que um dirigente de futebol possa imaginar. Para que se esforçar se o emprego está garantido até 2019. Fica enfadonho ler a mesma coisa – sempre reclamando do juiz, como se tudo só acontecesse com o Galo, complexo de inferioridade. Vamos tentar ser mais positivo. Daqui a pouco é eliminado na CB e a comissão técnica vai alegar que foi reflexo da arbitragem de domingo, sinceramente, discurso de perdedor e vítima. Falem alguma coisa de positivo para o time, o time do outro lado da lagoa foi garfado em dois campeonatos e não ficaram reclamando, ao contrário, se impuseram e ganharam dois campeonatos. Fico triste que parecendo ideologia, tenta impor aos mais novos que a culpa dos nossos fracassos é de terceiros e não nossa.

  20. Eduardo, muito bem observado e melhor ainda exposto.
    Quanto a pedir a anulação -que já sabemos vai dar em nada- acho que deveriam sim pelo fato citado (federação), mas poderia também ser pelo lance do domínio da bola com a mão que resultou o gol. Nesse caso, o árbitro poderá, ao se defender, alegar que não viu (erro de fato). Mas se foi alertado pelo assistente, que não se dirigiu ao meio de campo e mesmo assim, manteve o erro, isso não tornaria o fato um erro de direito? Estou baseando na alegação do Figueirense contra o Palmeiras na bola do lateral cobrado que não entrou em jogo. Certamente o árbitro vai dizer que não viu e nem os assistentes. Erro de fato. O Figueira também pleiteia a anulação. Abraço.

  21. Caro Ávila me parece que o “comandante” aogra dá arbitragem não é mais o tal Sérgio Correa e sim um tal de Cel Marinho da federação paulista… ou estou enganado???? Saudações alvinegras, acreditando sempre apesar de tudo…..

  22. Amigos atleticanos. Paremos de uma vez por todas de falarmos de árbitros e falemos realmente da nossa própria incompetência. Um time de jogadores sem alma, sem vontade nenhuma, sem espírito vencedor, não pode ser campeão de nada. Um time comandado por empresários, onde joga o inoperante Rafael Carioca, que não marca ninguém e o Donizete fica no banco, onde joga Clayton e deixa Prato no banco. Um treinador sem nenhuma tática, padrão de jogo e ainda covarde. No intervalo do jogo com o Botafogo, ele já deveria ter tirado os dois volantes Urso e Carioca e colocado o Donizete e o Prato jogando com cinco na frente, mas não, ele sempre troca seis por meia dúzia. Aí fica difícil ganhar alguma coisa. Ainda querem exigir torcida em campo, pra ver um bando de moleza desorganizado, aí num dá né. Ainda tem muito o que se comentar, mas !!! hoje??? Hoje eu não posso, tem jogo do GALO.

    1. Leonardo, parabéns pelo texto. Nele, aparecem colocações de praticamente 100% dos atleticanos que aqui escrevem. Vamos lá: “jogadores sem alma…, sem vontade…, sem espírito vencedor…, Rafael Carioca inoperante…, meio de campo que só cerca e não marca ninguém…, buraco na frente da zaga…, time tomou 40 gols…, vive na dependência da individualidade, time sem tática…, sem padrão de jogo… mole, apático” E vai por aí afora… Pergunto: será que todos nós estamos errados? Será que a grande mídia do país todo que já comentou a mesma coisa está errada? Já até pedi ao nosso blogueiro que comentasse sobre esse time e o treinador, em quem confia. E querem encher o Indepa e o Mineirão? Aí fica difícil. Só pra exemplificar, na minha turma, somos 8 GNV, uns 5 ou 6 Prata e outros 4 ou cinco avulsos. Sempre alugávamos van e éramos assíduos nas vitórias e derrotas. Mas assistíamos a um time com esquema de jogo e também brigador, raçudo. Hoje, deixamos de ir ao campo e fica sempre sobrando ingresso que tentamos passar… e nada. Abraço.

  23. Eduardo, na boa: Precisa maneirar um pouco nos posts sobre arbitragem cara. Você é bem cotado como representante do torcedor do atlético mineiro, e a cada post, sempre há lamentações sobre arbitragem. Tudo bem que nós, os de fora do eixão do mal, mormente os mineiros, somos vítimas de arbitragens desastrosas, e algumas, claro são motivos pra serem debatidas por parecerem por demais suspeitas, mas… passar a ladainha diária sempre em posts falando de arbitragem, é desviar o foco nos aspectos principais que fizeram com que seu time não amealhasse os pontos necessários pra poder disputar o título, ou os títulos desde 1971. Sou Cruzeirense, mas longe de mim a relação de ódio que alguns nutrem só pq o outro torce pro rival. Claro que quero que o seu time nade nade e morra na praia, assim como vc deseja isso pro nosso, mas o que vem ao caso no meu comentário, é esse excesso de cantilena sobre arbitragem, e olha que ao ler os comentários, os próprios torcedores do atlético já te chamaram a atenção pra esse fato. Aquelas mais lúcidos, que claro, sabem que existem arbitragens tendenciosas, mas que não escondem as fraquezas do time durante o campeonato. Pense nisso. Apesar de vc dizer que aqui é “só atlético”, é claro que tens acessos de rivais, o que de fato é bom, pois pense que modorrenta seria Minas Gerais se não fosse a rivalidade de Cruzeiro e atlético heim? Ademais, um grande abraço e tudo de bom pra vc, menos pro atlético. rsrsrs

  24. galo para 2017 precisa contratar 3 zagueiros, o tal jesiel que voltou nao fica nem no banco.
    penso que deveria sair leo silva, edcarlos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *