Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticano exige a classificação

Multigroom 300x250Daqui a pouco, num daqueles famigerados horários impostos pela TV e sua subordinada CBF, o Galo enfrenta o Juventude pela Copa do Brasil. Podendo até perder por um gol, desde que balance as redes do time gaúcho, entendo que a classificação para as semifinais é obrigação de um time que oscilou durante todo o ano. Em que pese nossas conhecidas, reconhecidas e procedentes queixas contra a organização do futebol brasileiro, a bem da verdade o time vacilou em momentos decisivos e inexplicáveis.

Acredito na classificação, se possível sem o enredo de sofrimento que estamos acostumados. A própria vitória sobre os gaúchos, em Belo Horizonte, foi angustiante. Vencemos pelo placar mínimo e sem tomar gol, mas temos time suficiente para aplicar um resultado muito mais elástico do que o conquistado no Mineirão. Portanto, pra cima deles Galo, amanhã quero acordar aliviado e já pensando no Figueirense, Flamengo e na próxima fase da Copa do Brasil.

Quanto ao time de logo mais, creio que não haverá nenhuma novidade fora do que vem sendo especulado. Fred, como já jogou na competição por outra equipe, será substituído por Lucas Pratto. E Carlos César, que vem atuando bem e sem deixar a Torcida reclamar a ausência de Marcos Rocha, mas que foi infantilmente expulso na partida anterior, deve dar lugar a Patric. Finalmente o jogador será escalado no seu lugar de fato. Sem aquelas improvisações em que o jogador parecia uma vaca tonta no meio e no ataque Atleticano.

Luan - treino em Caxias (RS) 18-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

De se lamentar apenas a ausência do Luan. O xodó viajou com a delegação para o Rio de Janeiro, para de lá esticar até ao Rio Grande do Sul, visando à partida de hoje à noite. Para surpresa – decepção, melhor dizendo –, foi liberado para voltar a Belo Horizonte e concluir seu tratamento e recuperação.

Ora, fico daqui questionando. Por que razão então o jogador viajou? Ao mesmo tempo, avaliando com otimismo, relevo e até concedo um álibi ao veto do jogador. Imaginem se ele entra em campo e, a exemplo de Marcos Rocha, joga poucos minutos e retorna para o estaleiro. O que seria pior?

Na verdade, pela avaliação da maioria dos Atleticanos, é estranho todo este contexto de desfalques, especialmente por contusão. Batemos todos os recordes possíveis, esgotaram-se a paciência e a compreensão do Torcedor. É inadmissível que o Galo, com toda a estrutura que possui, tenha convivido com tantos jogadores machucados durante a temporada

Pois bem, a reta final sugere deixar esta discussão para depois do encerramento das competições. Mas que fiquemos ligados, a convivência com esta situação não será tolerada. Se for de responsabilidade do DM, da preparação física ou da fisiologia, a apuração deve ser interna e alterações – se necessárias – que sejam feitas.

Agora é pensar num grande resultado lá no Sul e trazer a classificação para a próxima fase.

13 thoughts to “Atleticano exige a classificação”

  1. Ainda não sei se comemoro passar nos pênaltis ou se lamento o empate nos 90 minutos. Antes dos jogos sempre me pergunto se será com ou sem emoção.

  2. … exceção de 2012 … quando eramos, sim … um time em busca do título … de lá para cá, Diretoria e jogadores fazem as merdas e ao fim, sinalizam que “estamos na luta” mas na verdade, com objetivo deles de participar da libertadores e tão somente … Chega disso! Sou “zuado” a cada temporada pela minha esposa, que viu o time dela chegar em duas vezes nos últimos 3 anos … já chega, porra !!!
    Quero ser CAMpeão do Brasileirão !!!

    1. Também concordo contigo, Adílson .Com os investimentos altíssimos que o clube fez e o que é o futebol brasileiro de hoje , o nível de cobrança tem que ser este mesmo. Só uma vaga na Libertadores é muito pouco !

  3. Concordo plenamente com o parceiro Roberval, pois certo dia um dos nobres colegas citou que havia torcedores pessimistas demais e que deveríamos aguardar o que iria dar no final de ano . Só que estamos aguardando o ” que iria dar no final de ano ” a mais de 40 anos . Temos sim que cobrar todos os dias , pois com tanto jogador neste time com salários altos e não ganhar nem campeonato mineiro é desastroso, e creio que o Nepomuceno deveria se envergonhar disso. Não basta só contratrar nomes, tem que cobrar resultados todos os dias , até nos treinos e bater na mesa . Chega de ficar todo ano empurrando desculpas somente na arbitragem ou no Departamento médico, pois no minimo temos 02 times que poderiam alternar jogo a jogo . Pórem os jogadores reservas não são cobrados, já entram como coitadinhos, sem obrigação nenhuma de ganhar o jogo e eles próprios dão desculpas falando que o time estaria desfalcado . CHEGAAAAAA DE ENROLAÇÃO.

  4. Ótimo título! Grande escolha!
    Esse ano é obrigação a Copa do Brasil! Somente isso trará um pouco de paz, para o próximo ano. Digo isso na esperança de que haverá um mínimo de planejamento com coerência (nova zaga, novo DM, novo técnico, novo fornecedor de material e muito pseudo jogador sendo dispensado).
    Do contrário, ao final, esse ano terá sido péssimo. Creio ser obrigatório levar em consideração que temos no elenco jogador ganhando R$1.000.000,00/mês.
    Espero e vou torcer pela conquista da CB, mas, se não vier, também espero uma torcida menos passiva em 2017.

  5. Quem já foi em algum jogo no Alfredo Jaconi , sabe que além do campo com dimensões reduzidas, e a pressão pela proximidade do torcedor adversário,sair de lá com um resultado positivo, o individualismo não pode ser a única arma . GALO hoje tem de colocar a raça,a vontade,o espíriot de quem quer vencer acima de qqer outra coisa . Se o Marcelo for lá pensando em jogar com o regulamento debaixo do braço,com toquinhos de lado ,um meio de campo frouxo que marca com os olhos como tem acontecido,vamos passar sufoco maior do que foi no 2º tempo no jogo de ida no marião . Notícias dão que chove em Caxias do Sul desde o início da semana , mais um fator complicador para um time o do GALO .Que o treinador tenha estudado bem o adversário -coisa que eu acho bem improvável ,não é sua praia . – os caras vão vir contudo prá cima da gente. O Zago já deve ter colocado pilha no seu time , é o jogo da vida deles nessa temporada e deu provas no 1º jogo ,que sabe muito bem fazer a leitura de um jogo e alterar o esquema tático, sem precisar fazer substituição .Que o GALO volte do Sul com a classificação assegurada ,coisa que era para ter acontecido dentro de nossos domínios .Lembrando que estamos enfrentando um time de série D – parece que já conquistou seu acesso à C – porém muito bem treinado ,e, com padrões táticos bem definidos .Sorte ao GALO … E que o fraco Marcelo Oliveira não se mostre tbm ser um medroso …SAN

      1. Correto ! Erro de digitação de minha parte .Foi frente ao fortaleza -1 X 1- no Castelão, para quase 64.000 espectadores .ObriGALO pela lembrança,caro! SAN

  6. O time é mal treinado? Sim. É mal escalado? Sim. O técnico é fraco? Sim. O DM, a preparação física e a fisiologia erraram? Sim. O vereador é omisso? Sim. O Atleticano esgotou a paciência? Sim. DEPOIS DISSO, A COPA DO BRASIL É OBRIGAÇÃO.

    1. Caro Andrade e Eduardo, voces tem razão: Um time milionário destes e recheado de estrelas não pode passar o ano sem um único título sequer. Já foi um absurdo termos perdido o mineiro. então a pressão é enorme e tenho certeza que vamos classificar hoje. quando eu disse em um comentário anterior que o erro fatal do galo foi ter dispensado o Levir Culpi, muita gente me deu razão. Então como Levir tá no mal no Flu, se o Presidente quiser, o Levir volta correndo pra 2017. E se ricardo guimares continuar bancando o Galo, mantendo todas as estrelas, eu tenho certeza da triplice coroa em 2017. daqui a pouco estou indo pra casa. pra cervejar com os vizinhos e ser feliz, vendo pelo canal de assinatura.

      1. Deus me livre de Levir no Galo de novo! Ele gosta é de ser a estrela do elenco… Chegou no Galo e brigou com Tardelli, Ronaldinho (q foi até embora por causa dele depois da Recopa), chegou no Florminense e brigou com o Fred (foi o q fez ele vir pro Galo)… Chegando aqui vai brigar com Fred e Robinho? Obrigalo pelos serviços prestados, mas q fique LONGE do Galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.