Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Haja coração, haja angústia, haja emoção…

Paulo Peixoto

Faz um tempo que não vivíamos essa experiência de disputar um Brasileirão no topo da tabela sustentando a liderança por muitas e muitas rodadas. Já não me lembrava o quanto é contagiante, mas também sofrido, manter-se no ponto mais alto do topo, ser o alvo da perseguição pelo pelotão da frente, o time a ser batido.

E na medida em que o Brasileirão avança, essa tensão aumenta mais, chega a ser angustiante às vezes. É ruim demais passar anos e anos sem conquistar o principal campeonato nacional, porque as cobranças parecem ser maiores, o peso parece ser maior para toda a comunidade atleticana.

Mas o título será o destino do Clube Atlético Mineiro, e todos nós estamos juntos, com fé e emanando boas energias a esse grupo batalhador e determinado de bons jogadores. Incluo também os integrantes da comissão técnica de Cuca, obstinados e competentes. Esse é o nosso caminho. Então, é como diria José Augusto: “Agora aguenta coração.”

Não é fácil. Contra o Grêmio o nível de ansiedade dos torcedores foi gigante. Achei que apenas eu estava excessivamente nervoso durante aquela partida, a ponto de parar de ver o jogo em alguns momentos intercalados. Que nada. Passado o drama, fui vendo nos comentários e conversas com os amigos e companheiros que eu não estava sozinho nessa super ansiedade. Sempre soubemos que seria assim, mas na hora não adianta…

Contra o América foi menos tenso porque o jogo foi menos intenso em relação ao que vimos contra o desesperado Grêmio. Foi competitivo, mas os times se estudaram mais e, no segundo tempo, o gol trouxe mais tranquilidade. Mesmo assim a ansiedade não cessou. Se existia antes do gol porque o relógio andava e a rede estava vazia, passou a ser, depois do gol, porque o relógio não corria. O apito final demorou. Mas veio. Ufa!

É assim e será assim até o final, duro, muito desgastante e tenso. Mas não é apenas durante a partida que é assim. Tem também a tensão pré-jogo. Contra o Corinthians a coisa tende a ser pior do que foi contra o Grêmio e o América, porque a lista de desfalques para essa importantíssima partida cresceu com as convocações de Alan Franco, Júnior Alonso, Savarino e Vargas para as respectivas seleções nacionais. Tem também os contundidos, os suspensos.

O momento pré-jogo fica cercado de dúvidas sobre como o Galo poderá superar todos essas dificuldades que se apresentam. Os desfalques com as seleções vai se estender ainda para a partida contra o Athetico-PR, fora de casa. É outra partida que temos que vencer. É desfalque demais para essas duas próximas partidas.

Eu me agarro na capacidade do Cuca de enxergar soluções e depois torço demais para que elas deem certo. Vamos com o que temos disponível. Por isso me incomoda saber que tem atleticanos que mesmo neste momento de fim de temporada, de sacrifícios e de esforço redobrado ainda ficam criticando a entrada de Tchê Tchê, Guga e um ou outro mais. Quanta falta de sensibilidade e solidariedade a esses atletas neste momento. Emanar boas energias a esse time é fundamental. Ainda é tempo de rever posições.

Como lembrou Cuca no pós-jogo contra o América, fizemos o jogo 65 do ano e ainda teremos mais dez pela frente, justamente os mais desgastantes, tensos, nos quais os jogadores vão buscar mais gás e energia onde houver e onde puderem.

Tudo isso poderia ser um pouco mais tranquilo se tivéssemos vencido duas vezes o lanterna da competição, se tivéssemos vencido o Ceará em Fortaleza e também o xará goianiense neste returno. Nós estaríamos aqui tranquilos com menos dez pontos perdidos de vantagem. Eu não esqueço isso, mas tenho feito um grande exercício mental para não lamentar o que ficou para trás, porque o campeonato segue e esse time vem nos enchendo de esperança. Então, bola pra frente.

É sempre bom reafirmar que o CAM mudou de patamar, não na grandeza do clube, mas na capacidade que esse clube enorme tem de chegar às fases finais das duas mais importantes copas em disputa pelos clubes brasileiros e ainda se manter no topo do difícil Brasileirão. Isso nunca havia acontecido na nossa história. Isso é um divisor. E se o trabalho administrativo, burocrático e técnico que vem sendo feito continuar assertivo, vamos nos manter nesse patamar por longos anos, assim acredito.

Mas isso depende também, e muito, das conquistas de títulos. Pelo trabalho que vem sendo feito, não podemos fechar o ano sem conquistar nada, seria um drama enorme, seria muito ruim. Ainda faltam muitos e desgastantes jogos nesses meses de novembro e dezembro de 2021.

Não ganhamos nada, ainda, mas estamos no bom caminho. Então, é sustentar os pés no chão, manter o foco, conter a ansiedade e ir com técnica, força e raça. Nessa reta final, muitas vezes o coração terá que estar à frente de tudo isso. Mas é preciso um pouco mais: os olhos devem estar sempre atentos e vigilantes. Entramos na reta final e não podemos deixar que o lado sombrio entre em ação. A nossa história nos ensina a estarmos atentos e fortes. Que o lado luminoso da força esteja com o Clube Atlético Mineiro. Vamos todos juntos, Galo!

*fotos: Atlético

41 thoughts to “Haja coração, haja angústia, haja emoção…”

  1. Os ” ERROS ” de arbitragem contra o menguinho podem ser uma forma de menosprezar nossa superioridade em campo. Não será nenhuma surpresa se os ” jornalistas e comentaristas” do eixo começarem a dizer que o GALÃO foi ajudado por erros em jogos dos concorrentes. Seremos CAMPEÕES , apesar deles ,

  2. Na verdade, quem vai fazer falta é só o Júnior Alonso. Savarino não está bem e Vargas ( que vem jogando bem e perdendo gols) será substituído pelo Nacho Fernandes, bem melhor que ele.

    Tem que ter calma, amanhã.

  3. Boa tarde para todos!
    O mais beneficiado foi roubado???!!!
    Como assim???!!!
    Houve traição na quadrilha, só pode!
    A cbflaflulixo a grobo vão abrir sindicância,CPIs e tudo mais e vão banir os amigos traidores,quem viver verá!

  4. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Parabéns atrasado nobre Guru.
    Este belo espaço é regido por Vossa Senhoria com competência e mansidão necessária ao bipolar torcedor atleticano.
    Desde o início do blog me identifiquei com sua escrita e principalmente com nossa paixão em comum que é o Galo mais lindo do mundo . Tanto que fiz questão de conhecê-lo pessoalmente nos tempos de jogos no Indepa.
    Que Deus lhe proteja e te guarde sempre e que o Galo se encarregue esse ano de lhe dar vários presentes atrasados e que os temposo vindouros sejam de muita abundância de títulos e boas novas. Parabéns
    Aqui é Galo Porra
    Forjado na dor, na injustiça e no Amor.

  5. O mundo pára hoje para a grande final do TROFÉU ESCAPAMENTO ( escapamento da C ), entre um mineiro e um catarinense, pedimos que não estraguem muito o gramado, o lider da serie A , joga amanhã

  6. boa tarde Eduardo e massa e paulo Peixoto. estamos indo muito bem mas pés no chão raça e vontade de amanhã temos outra equipe protegida pela cbflixo que galo abre o olho. acho que o rival direto do galo pelo brasileirão é os porcos ontem depois do empate entre chapecoense e menguinho. sobre tchê tchê vou criticar sempre não é jogador para o galo sou mais neto.allan franco e kalebe. sobre o Guga flamerda simplesmente fraco mariano com 35 anos põe ele no bolso. falta pouco galo aja coração e emoções. a galo nos deixa sonhar. vá galooooooooo.

  7. Esse jogo contra o Corinthians é FUNDAMENTAL. Ganhando esse jogo, ficamos com uma mão e meia na taça. Jair e Keno, se tiveram 60/70 por cento, tem que jogar . É DECISÃO.
    Eh HULK, QUE TÁ HAVENDO? Bora voltar a regularidade, a Massa confia em você.
    Jogo quarta feira é de paciência, o Corinthians joga fechado. VAMOS CHUTAR DE FORA DA ÁREA… Está na hora do Allan guardar o dele. E merece. VAMOS GALO, ESTÁ PRÓXIMO… COMO NUNCA ESTEVE…

  8. Olhos bem abertos e Diretoria do Galo ligada depois do resultado e da choradeira geral dos Mulambos e seus asseclas, precauções necessárias para evitar surpresas desagradáveis no caminho Atleticano. Não confio nem um pouco na CBF!

  9. Bom dia!
    Flamerda foi prejudicado pela arbitragem? Eu não vi nada disso. Segue o jogo!
    Quanto aos desfalques do Galo, Jr Alonso que tem jogado muito, mas Rever e ou Igor Rabelo dão conta do recado. Savarino não tá jogando nada e não aprende mesmo a chutar a gol, portanto não é desfalque para o momento. Vargas, pelo que jogou domingo pode ser considerado desfalque de peso, mas o Nacho deve voltar.
    Quanto ao Tchê TCHÊ…bem…deixa pra lá.

  10. Bom dia Massa, Paulo Peixoto e Guru

    Ué, mas o pessoal já não dava certo o classificadasso ganhando todas sem ao menos ter jogado? O que aconteceu? Como diz aquele filósofo contemporâneo Alex Gargalhada:
    Cadê os caras?

  11. Bom dia Avila. Bom dia Paulo. Bom dia a todos. A conquista do Brasileiro e da Copa do Brasil, mais a semifinal da Libertadores, vai trazer para os cofres do Galo, mais de 140 milhões em premiação. Os jogadores serão valorizados, o clube terá patrocínio maior, enfim podemos estar entrando em período bastante virtuoso. Por outro lado, o Flamengo, caminha para nao ganhar nenhuma competição este ano, vez que o time se arrasta em campo, minado por contusões e esgotado física e mentalmente. Fazendo uma análise comparativa entre os dois clubes, eu penso que o Galo acertou muito quando não adiou jogos devido a convocação de seleções e o Cuca e o departamento de fisiologia, preparação física estão fazendo a grande diferença no rodízio de jogadores. HULCK, ALAN E ALONSO, estes tripe é diferenciado na parte física. Jogam todas, sem lesões. Jair, Mariano, Rever, keno, devido a idade e lesões recorrentes tem um tratamento diferenciado. O Zaracho é um cara que pela idade entrega muito fisicamente. A preparação física do Galo conseguiu até colocar o Vargas em plena forma. Espero que a Comissão técnica, consiga colocar o Diego Costa em ponto de bala para 2022 . Todavia, há que se reconhecer o trabalho da comissão técnica do Galo. Faturar o Brasileiro e a Copa do Brasil vai ser sensacional. O Brasileiro, para mim , é maluco no embornal. A Copa do Brasil, vai depender da capacidade desse time de manter alguma concentração, depois da festança que todos vamos fazer para comemorar este Brasileiro. Haja manguaca

    1. “…o Galo acertou muito quando não adiou jogos devido a convocação de seleções e o Cuca e o departamento de fisiologia, preparação física estão fazendo a grande diferença no rodízio de jogadores”. BINGO!!!

  12. Bom dia a todos! Eu, como todos os atleticanos, nesse momento virei matemático ( apesar de ser da área de humanas). E as minhas contas são simples. O Fla e o Palmeiras têm 62% e 61% de aproveitamento, respectivamente. Caso mantenham esses números, que eu acho difícil por estarem envolvidos na final da liberta, basta o Galo ganhar três jogos de oito a fazer que não será mais alcançado. Ou seja, sábado, dia 20/11 no mineirão, contra o Juventude, poderemos soltar aquele grito preso na garganta.

    1. Sou Matemático de Padaria: Temos 65 pontos e com mais 4 vitórias faremos 77. Para nos ultrapassar o Porco (55 pontos) teria que vencer as 8 que lhe restam (7 vitórias e 1 empate não dá porque perderiam no número de vitórias). Já o Urubu (54 pontos) teria que vencer 8 em 9 que lhe restam (7 vitórias e 2 empates não dá porque perderiam no número de vitórias). Nossos jogos restantes pela ordem: Corinthians (C), Bahia (F); Atlético-PR (F); Juventude (C), Palmeiras (F), Fluminense (C), Bragantino (C) e Grêmio (F). Mas como diria o filósofo Adilson Batista, vamos aguarrrllllldarrrlllrr!

  13. Bom dia, Canto do Galo!
    O Galo é coração, emoção, tensão, êxtase nas vitórias e angústia nas derrotas.
    E o Galo ganhou e o azul irá acabar ou já acabou?
    Ontem, pela primeira vez assisti o programa do Galvão Bueno, porque o Arana daria uma entrevista.
    Antes do Arana entrar, a discussão foram os erros da
    arbitragem- o Galvão estava histérico e afirmava que nunca tinha visto uma arbitragem tão ruim nos seus 47 anos de profissão. Nunca viu o J R Wright , o Aragão, o Márcio Resende e outros. Fora o duplo padrão de análise dos lances – um possível pênalti no Gabriel B, foi pênalti claro segundo as análises. Em nenhum momento analisaram um possível impedimento antes de o Gabriel B entrar na área, na transmissão até o comentarista de arbitragem aventou essa possibilidade, mas já cravam que os carniça foram prejudicados.
    Já no segundo lance , também com o Gabriel B, mais uma vez, dão a certeza do erro da arbitragem, em nenhum momento alguém faz um contraponto se a arbitragem poderia ter acertado, ficam histéricos. O Gabriel B está encima da linha de meio campo, mas com o tronco inclinado, já dentro do campo adversário, mas cravam que os carniça foram prejudicados mais uma vez. O árbitro seguiu o mesmo critério em que aplicou o impedimento num lance da Chape, um pouco antes, e não deixou o lance seguir.
    A verdade é que o Galo tá descendo com espora afiada goela abaixo desse jornalismo hipócrita.

  14. Bom dia a todos!
    Realmente Paulo Peixoto, é um aperto e uma angústia enorme esse final de Brasileirão. Talvez essa angústia seja pelo fato de o Galo já ter se auto-sabotado algumas vezes, quando tudo dependia dele e ele fez merda. Por isso, acredito que estamos com este aperto no peito. Medo de achar que já ganhou e acabar nos decepcionando no final. Espero muito que este ano seja tudo diferente para o Galo. E parece que será. Ontem o flamengo sofreu um pouco com seu próprio veneno. A arbitragem os prejudicou, mas também prejudicou a Chape em no mínimo dois lances de impedimento muito difícil, isso quando o jogo estava no zero. O juiz errou para os dois lados, melhor para nós que abrimos vantagem na liderança.
    O jogo de amanhã tem que ser encarado como final de copa do mundo, temos que entregar tudo em campo, desde os jogadores até a torcida.
    Como você mesmo disse, o momento é de apoiar quem quer que seja vestindo nosso Manto dentro de campo.
    Vamos Galo, faz a Massa feliz!

  15. É PRECISO RECONHECER A BOLA QUE VEM JOGANDO O VOLANTE ALLAN , QUE SE TRANSFORMOU EM DOS PRINCIPAIS JOGADORES DO GALO.
    ALLAN É UM GIGANTE NO MEIO CAMPO , JOGA COM MUITA RAÇA , SUA A CAMISA , É A CARA DO GALO.
    ESTÁ JOGANDO MUITO.

      1. Caro amigalo Erley.
        Não se deve levar ao pé da letra as manifestações apostas neste blog. O barato é que o espaço que nos é ofertado pelo Ávila, serve para destilar , muitas vezes, o nosso inconformismo com algumas situações com as quais não concordamos. Não somos partidário da demissão do Cuca, fomos contra a sua contratação pela forma como deixou o Galo. Saiu pelas portas do fundo e nos deixou a maldita herança dos 6×1, a qual deveremos suportar por toda nossa vida. Como diz a letra da música, não me lembro do nome: “a vergonha é a herança maior que meu pai me deixou…”
        O que passou…passou.. e hoje se não absorvemos o Cuca, respeitamos a sua conduta atual mesmo com restrições. Para mim, o técnico do galo tem-se mostrado um bom gestor de grupo , desde que humildemente, aceitou e entendeu as críticas que lhe foram dirigidas, especialmente as do
        Hulk. Bola pra frente porque o caneco é nosso e ninguém tasca.
        O barato de deste blog é a diversidade de opiniões. Muitas vezes são lançadas críticas pelo prazer de se provocar o contraditório. Abraço.

        1. ÂNGELO ,

          o que nos traz a vida vivida , além dos cabelos brancos ?

          A SABEDORIA , tão grandemente revelada em suas palavras .

          Muito a aprender com você , o DECANO aqui do blog .

          SHOW DE BOLA , “cumpadi” !

          1. Obrigado amigo BARATA pelas generosas palavras. Às vezes podemos passar do ponto mas todos buscamos os melhores caminhos para o Galo. Divergir é salutar , o que não se deve é a provocação passar batida. Com o respeito e a consideração de sempre!

  16. BOM DIA A TODOS.
    ONTEM A CHAPECOENSE FEZ MUITO BEM A PARTE DELA AO ARRANCAR DOIS PONTOS DO CBFLA / GLOBOLIXO .
    AMANHÃ CONTRA O CORINTHIANS É HORA DE FAZERMOS A NOSSA PARTE.
    É UMA GRANDE DECISÃO , E GANHAR QUARTA FEIRA É UM ENORME PASSO RUMO AO TÍTULO.
    O GALO DEVERIA VETAR A APRESENTAÇÃO DOS CONVOCADOS ÀS SUAS RESPECTIVAS SELEÇÕES.
    É UM VERDADEIRO ABSURDO ESSAS CONSTANTES CONVOCAÇÕES , DESFALCANDO OS TIMES.
    NÃO ÀS CONVOCAÇÕES , ISSO PREJUDICA MUITO O NOSSO GALO.

  17. Agora é fazer como o mosquito da dengue: manter o foco! Em tempo: Flamengo reclamar de arbitragem chega a ser bizarro, mas é inegável que ontem o Urubu foi vítima do eixo MG.

    ps.: eixo MG é formado por Meninim e Guimarãos, dois meninos travessos, que não se cansam de pregar peças na “imprensa”!!!

  18. Melhor que ver o “Flamerda descendo a ladeira, atrás do Galo comendo poeira” é ver os flamerdas reclamando de arbitragem e chorando pontos perdidos para o lanterna. A vida é realmente uma roda e beber do próprio veneno não é nada agradável. ObriGalo, ANGELOML

    1. Amigalo Paulo Silva!
      Para mim, a desculpa de arbitragem é apenas um pretexto para acobertar a incompetência do pavão Renato Gaúcho e não defenesta-lo agora. Vão esperar o término das libertadores para lhe darem um chute na bunda. Aguardemos pois…
      Abraço.

  19. Bom dia, Eduardo, Paulo Peixoto, atleticanas e atleticanos.

    Olhei a tabela e notei que o vice continua o mesmo. Isso mostra que o campeonato entrou na fase de definição e hora de mostrar quem tem garrafa para vender. Se a ciranda do segundo lugar parou de girar a liderança continua estável e segue sem nenhum sobressalto. Porém, como diz o amigalo PAULO PEIXOTO, embora o coração insista em acelerar em determinados momentos, causando angústia e aumentando a emoção, é preciso ter paciência e continuar com os pés no chão, sabendo que ainda não ganhamos nada e tudo depende de nossos próprios resultados.

    Um reforço na união entre time e torcida não é só desejável, mas essencial para manter a paz e tranquilidade no ambiente atleticano, deixando o time mais coeso para continuar no mesmo brilho a disputa dos dois títulos que ainda almejamos. Realmente, as críticas a determinados jogadores como Tchê Tchê, Guga, Nathan, Hyoran e outros que não nos agradam, em nada vão melhorar a nossa situação e podem, por outro lado, causar incômodo no plantel. Vamos deixá-los de lado e seguir em frente abraçados com o time. Estamos chegando, massa, faltam só oito jogos.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, AGITANDO CORAÇÕES, AUMENTANDO AS EMOÇÕES E PRONYO PARA LEVANTAR TAÇAS JOGANDO BOLA DE CAMPEÃO.

  20. Ontem o Flamerda provou do seu próprio veneno tantas vezes ajudado pelo apito amigo e ontem foi prejudicado, mas como eu fiquei feliz com o que aconteceu como esse time cansado de ser ajudado pela CBF/Apito. Chora que a cama é seu lugar

  21. Torço e muito pra todo jogador que veste a camisa do Galo, mesmo aqueles que não tem envergadura pra tal. Terão todo meu apoio quando forem solicitados nos jogos, e a cobrança proporcional à responsabilidade e ao peso do manto sagrado. Vestiu, tem que dar conta do recado. Especialmente nesta reta final. Precisam estar à altura do momento, e se os deuses do futebol estiverem conosco, assim será.

  22. Como é bom acordar, ligar o note nos sites esportivos e ver o eixo chorar, sangrar. Como é bom ver que o desavisado juiz de chape e mingau , colocando seu emprego e carreira em risco , cometeu erros crassos, contra o cheirinho fedido. Como é bom ver este gabigol errando gol na cara do goleiro, como é bom ver lédio carmona mudar de humor , quando o inominável, soltando piadas a toda hora, achando a vida boa e despudoradamente , torcendo pro carniça , a tod ataque da chape, com falhas sucessivas da defesa mulambenta, ele saía com esta : flamengo é um time que deixa jogar… Sei. Como é saudável ver a corja indignada , pet, luis carlos, casáo, o craque, ledio carmona, vilane, comentaristas de arbitragem , todos quase chorando e com um cheirinho insuportavel , isto nçao tem preço. Dos seis potos garantidos e já computados pelos vermes , ganharam dois . E vão perder em casa pro baêa , anotem

  23. Bom dia a todos. Acho que já podemos começar a ver o brillo da taça. Ontem o flamerda mostrou que tb tem falhas. Chupa mulambada.
    Vamos GALOOOO!!!!

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A ansiedade diminui à medida que o Flamerda perde.
    Lá vem o Flamerda descendo a ladeira, atrás do galo comendo poeira.
    Contagem regressiva. Se ganhar do Corinthians na quarta, ouso afirmar: GALO CAMPEÃO!
    Bora pra frente galo…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.