Nem só de más notícias e péssimos exemplos vivemos estes dias. Veja o porquê

O Brasil está se mexendo e muito. Há uma porção de gente trabalhando duro e com competência

Começou na China, passeou pelo mundo, chegou ao BrasilFoto: (Hector RETAMAL / AFP)

O quadro mundial é caótico. O brasileiro, mais ainda. Todas as ações, que são gigantescas, são mínimas diante desta pandemia e seus reflexos.

Porém, se há algo para se agarrar e extrair algum otimismo, esse é a enormidade das ações que o Poder Público e o Setor Privado vêm tomando, ainda que de forma atabalhoada (e não seria possível ser diferente), juntos ou isoladamente.

A despeito do comportamento errático, egocêntrico e alienado do presidente da República, o ministério da saúde vem produzindo milagres.

A despeito do comportamento politiqueiro asqueroso do governador João Doria, São Paulo mostra porque é um estado compatível com países desenvolvidos.

A despeito do destempero e oportunismo eleitoreiro do governador Wilson Witzel, diante de um Rio de Janeiro arrasado economicamente e destroçado institucionalmente pelos governos anteriores, as respostas têm sido rápidas e efetivas, dentro do possível.

Em Minas Gerais, as ações parecem tímidas, inclusive na capital (onde Alexandre Kalil demorou “séculos” para agir), mas até o momento vêm se mostrando extremamente eficientes.

Cito os três maiores estados brasileiros e os mais importantes economicamente falando. Goiás também vem brilhando. Não tenho muitas informações sobre o norte, nordeste, resto do centro-oeste e sul. Espero e torço para que estejam em sintonia com o sudeste (também não tenho ouvido falar muito do Espírito Santo).

De negativo, a meu ver, continua sendo o comportamento do Congresso Nacional, muito pouco propositivo, muito pouco eficiente e muito politiqueiro, o que é nojento. Espero que mude rápido. Espero, inclusive, assistir a um corte drástico dos salários e benefícios do funcionalismo público de todos os Poderes e Esferas.

O Judiciário, infelizmente, continua operando no modo “vida normal”. A Justiça do Trabalho presa numa legislação de 1940, o Ministério Público do Trabalho idem, e a tal de ANAMATRA, associação que reúne magistrados trabalhistas, todos com os devidos salários e benefícios garantidos e intocados, atenta “aos direitos dos trabalhadores” como se nada estive acontecendo de anormal.

Por fim, com raras exceções, a população finalmente acordou e vem dando um show de responsabilidade. Além, claro, de todos os profissionais de diversos setores (alimentação, saúde, limpeza urbana, segurança e tantos outros essenciais) que continuam arriscando a saúde em prol do País.

Já falei da iniciativa privada, mas refaço os elogios a tantas empresas e tantos setores, e a tantos empresários, que vêm participando de maneira espetacular, com doações, redes de proteção, financiamento e diversas outras ações positivas.

Continuo extremamente preocupado, angustiado, com um medo descomunal de tudo o que ainda está por vir, mas repito, sempre que posso me agarro às boas notícias e boas ações, que não são poucas.

Leia também: 

Matar ou Morrer

Cooperação ou Morte

20 Coisas que Você Precisa Saber

31 thoughts to “Nem só de más notícias e péssimos exemplos vivemos estes dias. Veja o porquê”

  1. A onda chegou, e vai passar. O estrago vai ser grande, muita gente torcendo para dar tudo errado, como esperado. Pressão política para um fechamento geral, independente das consequências econômicas. Em países mais desenvolvidos fecham-se áreas onde há casos, e mantém-se a economia rodando em locais onde não há nenhum caso. Ações pontuais, certeiras. No Brasil cobra-se a decisão errada, ampla e sem responsabilidade. Claro, para depois terem pedras para jogar. Lamentável a podridão do país.

    1. Nessa hora o principal é pelo menos uma vez na vida esquecer o DINHEIRO e focar nas PESSOAS. O Bozo vai ter que se transformar no presidente mais SOCIALISTA da historia. Vai pagar direitinho por todos os seus pecados, sua arrogancia, seu desprezo pela vida humana, sua violencia gratuita. Eu acho que Deus escreve certo por linhas tortas mesmo.

  2. Tem um vídeo em Jacarepaguá no RJ que impressiona a quantidade de idoso na rua. Uma amiga postou foto da rua dela em Contagem de pessoas conversando na calçada que parece cena de antigamente, como se nada estivesse acontecendo. Infelizmente são muitos que não conseguem conviver em paz na quarentena. Nizan Guanaes escreveu um baita texto sobre sua experiência com o COVID-19, a importância do Lysoform e cita exemplos de Isaac Newton e Shakspeare com suas respectivas quarentenas. Esqueçamos as rusgas do passado e a coletividade nos ajudará a vencer este desafio!

    1. O Nizan Guanaes so joga no time que esta ganhando. Se o Coronavirus dominar o planeta ele vai ser o primeiro a demonstrar seu apreço. Falso igual nota de 3 reais. Nunca me esquecerei dele fazendo discurso para o Bozo e paulinho pinochet quando esses dois facinoras chegaram ao poder

    2. Ontem fui ao supermercado e vi imbecis cantando, outros conversando e mostrando coisas no celular, dando gargalhadas na cara dos outros. O que mais vai matar é a IGNORANCIA. O mais triste é que o maior exemplo é o “presidente” da republica.

  3. Pena que com tudo que o nosso país já passou e vem passando, nas próximas eleições isso tudo será resquícios de memórias usadas pelos politiqueiros, e, para finalizar, como diria o João Canabrava: “Fecha a conta e passa a régua” (ou o inverso, não me lembro), o carnaval onde nada mais será lembrado, haja vista que esse ano, enquanto parte do mundo já se preocupava e se preparava para a pandemia, nada mais nada menos que 50 dias de carnaval no Rio de Janeiro e outras cidades do nordeste com suas festas intermináveis.
    Apenas lamento que as prioridades no Brasil são outras que em nada engrandecem o nosso país ou a nós mesmos.

  4. Um bom exemplo de patriotismo é toda a Delinquência Geral da República cortar os salários e utilizarem as grana do Fundo de Reservas do Quadrilhão, né?

  5. Deveria ser mais específico quando fala em cortes drásticos para o funcionalismo. Ou foi isso mesmo que quis dizer. Sou funcionário público estadual. Trabalho 8 horas por dia com um salário de R$ 1.135,00 e como benefício recebo Vale Alimentação de R$ 470,00. Sugere então que seja cortado o que?

  6. Petersss… sobre os ignorantes.
    China tem conhecimento deste vírus, que explodiu agora entre novembro/2019..20, depois do H1N1…Presidente Jair, você o julga “ignorante” por que? Quem mandou silenciar DR.LI WENLIANG (Wuhan-China) sobre a expansão da epidemia, não foi o Governo brasileiro.

    O silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos. Por que onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.

    1. Regina o “Presidente Jair” estava abracando o povo e tirndo selfie DE QUARENTENA. Ja chamou a pandemia de HISTERIA DA IMPRENSA e GRIPEZINHA. E ontem falou que logo logo vai mostrar a todos a FARSA que é o coronavirus. Se isso nao é ser ignorante eu nao quero nem saber o que é…

  7. Vamos lá!
    Segundo a CF os créditos suplementares exigem autorização mínima de 257 deputados e 41 senadores.
    Em março de 2019, com três meses de governo e cofres públicos vazios, o Guedes pediu aprovação de empréstimo de 248,9 bilhões, a maior parte para uso no custeio do INSS, idosos e Bolsa Família.
    No fim de maio, o deputado Hildo Rocha ainda estava sentado nele e depois de ir ao plenário, o Guedes seria orientado a pedir para o Abreu, caso o Bolsonaro não fizesse um rachadão em troca dos 298 votos necessários dos membros “rebelados” no legislativo.
    Aliás, naquele mês, esses rebelados já cogitavam impeachment do presidente e dificultaram o crédito até outubro de 2019 na expectativa do presidente cometer “crime de responsabilidade” ou o país afundar de vez.
    O único recurso do governo para sobreviver à chantagem foi pagar as contas com verbas de outros ministérios
    Em novembro de 2019, o governo pediu 22 bilhões para investir na prevenção contra o coronavírus, que só foi aprovado ao som dos panelaços agora em março, cinco meses após os chantagistas do legislativo ficarem com 15 bilhões em troca.
    Agora que a pandemia impera no país, começa a temporada dos urubus oportunistas que usam os caixões das vítimas como palanque e relembrando até o glorioso trem bala que a Dilma ensacou junto com vento para dar visibilidade na mídia para famosidades beneficiadas com jatinhos do BNDES, desmamadas da Lei Rouanet e Ongues mamateiras vitimadas com a Operação Corta Tetas.

    1. “O único recurso do governo para sobreviver à chantagem foi pagar as contas com verbas de outros ministérios”.
      Essa é a “Nova” velha política do Bozo. Acorda pra vida sujeito !!!

      1. Repare que não estou citando o Quadrilhão, nem do Petrolão e, muito menos do mensalão, cuecão e demais facínoras do baixo clero.
        Isso é comum de ser feito emergencialmente entre ministérios, sem fins criminosos e geralmente para cobrir despesas de governos anteriores e para enfrentar as chantagens do Legislativo, um viciado crônico em toma lá dá cá, como foi e ainda é o caso.
        Ao contrário do QUADRILHÃO, criado e comandado pelo maior ladrão da história deste país, onde foram assaltados os cofres de todos ministérios, de todas as estatais e de todas as Odebrechts, OAS e superfaturamentos em compras de móveis, veículos e equipamentos e milhares de notas frias da vida para documentar fraudes, com a maioria do legislativo, governos e prefeitos atuando como comparsas.

    1. O atual cortou investimento em EDUCACAO, UNIVERSIDADES, CENTROS DE PESQUISA, CIENCIA E TECNOLOGIA. O dinheiro foi todo pros puliça, empresarios, banqueiros e milicia.

      1. Caro peterssssssssss.
        Continuo achando que o seu ídolo errou feio ao priorizar a construção de estádios para realização da copa do mundo, em detrimento da grande necessidade de hospitais que a população brasileira tanto carece !!!

  8. O PODER DA DESTRUIÇÃO PELA GANÂNCIA E BUSCA DOENTIA PARA DOMINAR SERES HUMANOS.
    A história está cheia de provas de que o comunismo e a ditadura, independente da categoria que representem, só se aplica aos dominados.
    – A ganância do ditador sírio proibia bebida alcoólicas por questões religiosas e ostentação do poder tinha uma das mais ricas adegas do mundo.
    – A ganância da inquisição, proibia estudos científicos contrários à religião, obrigou o Galileu a rever e negar publicamente o heliocentrismo para não ficar preso pelo resto da vida.
    – A ditadura comunista na China que escondeu a verdade e proibiu o finado médico Dr Li Wenliang (vítima da doença que ele próprio descobriu), de alertar a humanidade sobre esse novo e devastador coronavírus que paralisou o mundo e trouxe a insegurança e a incerteza aos terráqueos com prazo de vigência indeterminado.
    E como diria um petista fanático: fora o Lula, não há nenhuma “sumidade” capaz calcular com exatidão de número de vidas que serão perdidas, o tamanho da miséria que causará, o prejuízo econômico aos trabalhadores, empresas, aos países, o índice de aumento da violência e o atraso no desenvolvimento e melhorias para os terráqueos, que isso acarretará.

      1. Toda ditadura é linda quando o legislativo e o judiciário é incompetente, chantagista, moroso e corrupto, no cumprimento das suas obrigações.

  9. O meu eternamente querido Estadão quer saber tin-tin por tin-tin sobre o exame médico do Bolsonaro.
    Só que depois dele ter dado ampla, geral, longa, detalhadíssima e irrestrita cobertura à boataria sobre a falta de sangue na faca, possível doença de hérnia e cirurgia de câncer, a reportagem voltar com outro tema para insistir na investigação da saúde dele não mudará a situação atual e já encheu o saco, né?

  10. …E não querem que se cobre transparência do governo…
    O presidente nega que esteja contaminado. Porém, não divulga o resultado do exame feito. Alega, sempre, que deu negativo. Belo exemplo, não?
    Segundo divulgado no Conversa Afiada:
    “O governo do Distrito Federal acionará a Justiça Federal para que ela intime o governo de Jair Bolsonaro a esclarecer se houve omissão da identidade de pessoas infectadas pelo coronavírus, testadas no Hospital das Forças Armadas (HFA). A informação foi revelada nesta terça-feira 24/III pelo jornal O Globo”.
    “O HFA, que atendeu Jair Bolsonaro, informou ao governo do DF 17 casos de pessoas infectadas; no entanto, apenas 15 desses pacientes foram identificados. Bolsonaro não aparece nessa lista”.
    E, como se não bastasse, pretende, com medidas restritivas, dificultar e retardar o acesso às informações governamentais que a lei exige livre acesso. Como podem ver, não existe birra nem perseguição. Existe, sim, o total descumprimento das obrigações legais por parte desse governo.

  11. A QUARENTENA DA ECONOMIA ESPALHANDO INCERTEZAS E MEDO AOS BRASILEIROS
    A cada dia de paralisação do pais, com a grana e alimentos acabando o distinto público, desesperado se lembrará cada vez mais das “artes” feitas pela alma mais honesta do país e dos ditadores aliados. É assim, a vida.

  12. A LEI NÃO SOCORRE OS QUE VOTAM EM LEGISLADORES PREGUIÇOSOS
    Quando o os representantes do legislativo e judiciário não dormem ao lado das legislações, ficam de tocaia para alterar ou anular as feitas por quem necessita legalizar medidas para enfrentar o caos no país no país e tentar minimizar os efeitos da omissão deles, pode?

  13. O governo atual vem sendo bastante criticado, mas temos que reconhecer que a decisão de transferir o dinheiro recuperado no desvio da Petrobras, através da operação lava-jato, para o combate ao covid-19, merece o nosso aplauso

  14. O Brasil é um pais azarado mesmo.
    Tivemos uma pandemia de corrupção durante 16 anos, que destruiu as forças e mandou o país para o buraco.
    E não havia quarentena emocional que desse esperança de nos curar do quadrilhão, até que num descuido dos marginais, a Lava Jato encontrou o caminho das pedras e desmascarou centenas de almas honestas, botou baciadas deles na cadeia e hoje cumpre o papel altamente patriótico de destinar 1,2 bilhão dos dos 12 bilhões para combater a mais nova pandemia que acaba de chegar e ataca diretamente a nossa saúde.
    E para piorar, recebe forte e diária pressão do quadrilhão despedaçado que tenta desmoralizar o governo e impedir a trabalhosa reconstrução do Brasil.

  15. AMANHÃ, dia 25 de MARÇO, O MUNDO REZARÁ ÁS 18 HORAS, EM VOZ ALTA, O PAI NOSSO!
    Convidamos vocês participarem deste momento.
    A Bênção dos Céus sobre todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *