Coronavírus: o mundo se tornou minúsculo e mortal. Só a cooperação nos salvará

Muita gente ainda não se deu conta, mas dará. O mundo ficou pequenininho, pequenininho. Daqui pra frente ou nos unimos ou morreremos como moscas

Mapa coronavírus mundial (Fonte: Bloomberg)

O chinês doente contamina o argentino, que infecta o brasileiro, que mata o americano, que chora a mãe morta na Itália.

Chegou a hora dos Trump, Bolsonaro, Johnson e outros populistas nacionalistas colocarem as barbas de molho.

Chegou a hora dos anti-globalistas, terraplanistas, anti-vacinas e outros bichos colocarem as barbas de molho.

Chegou a hora dos Putin, Maduro, Kim e outros ditadores colocarem as barbas de molho.

Não existe mais “America Great Again” ou “Brasil acima de tudo“. Não existe mais “eu” ou “nós” ou “eles”.

Não existe mais Nafta, Otan, Alca, UE, Mercosul, TPP.

Não existe mais América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.

Não existe mais judeu, cristão, muçulmano, budista, evangélico, espírita, ateu.

Só existe um bando de 7 bilhões de seres humanos à mercê de um vírus, que não será o último.

Ricos, pobres, pretos, orientais, índios, brancos, heteros, homos.

Comunistas, socialistas, capitalistas, liberais, conservadores, democratas, republicanos.

Ou esse bando passa a pensar, se aceitar e conviver coletivamente, em harmonia e constante solidariedade, ou sucumbirá diante, não de um micro-organismo, mas da estupidez que impede a cooperação global.

O flagelo da África terá de ser resolvido ou nos matará. A pobreza da América do Sul e Central terá de ser resolvida ou nos matará. As condições sanitárias da China terão de ser resolvidas ou nos matarão. As nossas Zica, Dengue, Malária e Febre Amarela também.

Se essa desgraça histórica que se abateu sobre nós servir para uma reviravolta global no sentido de união, cooperação e solidariedade, menos pior.

Não direi que terá valido a pena. Nunca! Mas repito, terá sido menos pior.

Leia mais

24 thoughts to “Coronavírus: o mundo se tornou minúsculo e mortal. Só a cooperação nos salvará”

  1. “Cooperacao global” é meio que um palavrao para os discipulos do terraplanista olavo de carvalho. Ou esse pessoal se enquadra ou entao morra logo que vai ajudar muito nao estando aqui pra criar mais problema. Eduardo Bananinha que o diga.

  2. A REVOLTA DA MÍDIA E DOS OPOSITORES CONTRA A OPERAÇÃO CORTA TETAS DO BOLSONARO
    Embora o país tenha reduzido 34,5 mil leitos hospitalares e o Plano de Saúde monopolizado com a ajuda do BNDES tenha sido reajustado em mais de 100% de 2009 para cá, anunciando a chegada do caos na saúde pública com a falta de leitos, o foco das notícias se concentra em investigar veracidade do resultado de exames médicos do presidente e destinar horário nobre na cobertura a panelaços.

  3. Inundado, venho pedir desculpas – em razão do ato de alguns concidadãos – aos médicos cubanos. Quando a familícia mandaram eles irem embora teve gente que os vaiaram (atitude indigna), mas eles deverão voltar intrépidos e altaneiros para ajudar nas periferias e nos grotões, então, faremos como os italianos. Vamos recebê-los calorosamente e com aplausos. Os bons tem seus lugares no pódio.
    Sorte, Saúde e Cidadania.

  4. No século passado houve várias atrocidades, continuamos desumanos. Passado à Pandemia, vamos continuar degradando à Terra e egoístas. “É a nossa natureza”.

    1. Olá Douglas, se fosse só no século passado estaria em boa conta. Dolorosamente a sociedade é marcada por estupidez. Seja na família, na escola, na igreja, na política, nos costumes, onde tem gente vemos as marcas dos equívocos.
      E por falar em volta “a normalidade” há um livro de Camus bem interessante, é A Peste. Leitura rápida, o livro é pequeno, mas o seu conteúdo vale a pena. Fica a dica.

    1. É mesmo, José.
      Preferiram dar as verbas a juros de “alma pura” para “alma pura” à monopolizadora dos planos de saúde e outros comparsas construírem uma baciada de hospitais privados para acomodar 14 mil leitos.
      Logo, alguém do MP usará tecnologia americana para saber os destinos das viagens dos autores e das suas mulas, para identificar esses “bons de bola” do quadrilhão.

    2. O estrago maior foi o atual governo contigenciar gastos pra EDUCACAO, SAUDE, PESQUISAS e UNIVERSIDADES. Conhecimento pra eles é um palavrao.

    3. Agora estamos bem demais. Vamos combater o corona virus com as armas do bozo e a puliça que recebeu aumento de 40% do partido “novo”

    4. O Bozo em dois anos de “governo” construiu inimizades, odio e beneficios a policiais, empresarios, banqueiros e latifundiarios. E só!

  5. A extinção de 34.500 leitos hospitalares para pagar os Castros pelo custeio dos médicos cubanos semi-escravizados está mandando a conta.

    1. Se esses medicos estivessem aqui ainda estariam ajudando muito. Mas ninguem com o minimo de juizo oferecera ajuda a um governo de de extrema direita

    1. A culpa é do papa, da onu, do lula, do pt, do leonardo di caprio e do drauzio varela.E O presidente Bozo é equilibrado, sensato e inteligente. Aham!

  6. Aecin Never poderia devolver os 65 milhões de propina para ajudar os Médicos.
    Em sua época de desgoverno, ajudando pilantrel, 34 000 leitos fechados, para construir estádios d e futebol.
    INFAMES!

  7. Ninguém foi punido, quando o viaduto “Batalha dos Guararapes” desabou, que fazia parte do pacote do mundial__2014 ( 3 de julho). __BH-MG.
    23 feridos, dois mortos.
    Milhões em obra.

    34 mil leitos do SUS fechados.
    Por que ” O EM.” não cobra esta dívida? Ainda usam mordaças?

    Não incentivaram bater panelas cobrando o p/t pelo prejuízo?

    Marmotas.

  8. LAVA JATO X CORONAVÍRUS
    O Ministro Alexandre do STF mandou destinar 1,6 bi recuperados pela Lava Jato dos “ladrões de fino trato” para combater o coronavírus.
    O custo mensal por leito hospitalar é de R$ 400 mil em média. Anual é R$ 4,8 milhões
    Já dá para começar e se o MS precisar de mais, terá também, graças a Deus!

  9. Vamos à fatos importantes. Concordo que Bolsonaro seja populista, tanto quanto concordo que a imprensa está sendo oportunista e cometendo um desserviço à população. O vírus comunista chinês surgiu no fim de novembro, as autoridades locais esconderam informações, recusaram vistoria e cientistas estrangeiros, disseram que o vírus não passava de humano a humano, prenderam médicos, enfim, mentiram. Em relação a nossas autoridades: deixaram o carnaval correr solto, com turistas que vinham e iam para a Europa, a essa altura em Fevereiro os casos de corona na Itália, e EUA já eram gigantescos. Mas as autoridades locais fingiram não se importar. Hoje culpam apenas o presidente por falas de incentivo para as pessoas saírem as ruas em manifestações. A verdade é que essa situação toda podia ter sido evitada, provavelmente tomando medidas em Dezembro e Janeiro, como o tão sonhado cancelamento do Carnaval por exemplo.

    1. Na semana PASSADA quando o virus ja estava presente no país, o PRESIDENTE DA REPUBLICA, EM QUARENTENA, saiu pra abracar e tirar selfie com o gado que ainda o apoia. O que esperar de um “governo” desse?

  10. NESTA TERRA, EM SE PLANTANDO, TUDO DÁ
    Acordem esquerdistas porque o país mudou.
    Ser presidente não é mais criar quadrilhão para aumentar impostos, tirar o couro do empresário, culpar a zelite, roubar cofres públicos e tratar do povo como faz um cuidador de crianças de prezinho.
    Chega de mamatas que sangram 80% das arrecadações dos que realmente trabalham e contribuem neste país.
    O que vale agora é a Lei de Caminha.
    Se não plantar não tem e acabou.

  11. Todos os néscios confundem valor e preço. O __psdb__ foi um desonra, silenciando o caos do p/t. Surgindo a eleição para presidente, após o desconexo governo da governanta, declararam ” aptos” para continuar enganando no mesmo sistema d e PROPINACRACIA, atuando ficou como parlamentaristas, cuidando só da reputação, mas a consciência deteriorada.
    Quando há falta de honra , o psdb/p.t, a moral de todo o povo ficou envenenada, piorando com os valores morais em decadência.
    A peste chinesa, é a consequência, no espaço, na atmosfera, um confronto com os valores psicológicos.
    Cirurgia moral mundial! A verdade é estampada na face. A mentira detona , destrói sua imagem.

    Abaixo a imprensalão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *