Coronavírus: 20 coisas que você precisa saber para enfrentar os dias que virão

Ser realista não é ser pessimista muito menos alarmista. Quem conhece o caminho pode sofrer com os buracos, mas nunca irá se perder na estrada

Imagem: Google

Há muita informação, muita desinformação, muito boato, muito desconhecimento e muitas dúvidas. Mas há certezas também. Leia algumas:

  1. A crise de saúde não será curta. Prepare-se para medidas muito restritivas e péssimas notícias pelos próximos dois meses, no mínimo;
  2. O Brasil será atingido com extrema violência pela pandemia. A pobreza será um fator dramático para a disseminação em massa da doença;
  3. A taxa de mortalidade por aqui será das mais elevadas. As condições sanitárias de mais da metade da população são inimagináveis. Além disso, o País possui mais de 30 milhões de idosos, muitos deles espalhados pelo interior dos estados mais pobres do Brasil;
  4. Nosso sistema de saúde pública opera normalmente com capacidade máxima. Todos sabemos disso. Com o surto entrará em colapso rapidamente;
  5. A rede privada também não possui capacidade atendimento. Essa pandemia atingirá ricos e pobres sem distinção;
  6. Nossa falta de cultura, educação, escolaridade e civilidade irão agravar muito a situação em geral. Aproveitadores, especuladores, estelionatários, egoístas e toda sorte gente que não presta — inclusive políticos — ajudarão a piorar o quadro;
  7. O governo federal conta com um lunático desqualificado no comando. Se ele apenas falar bobagens, menos pior. Os ministros são muito bons e preparados. São eles que têm de assumir e controlar tudo. O risco é Bolsonaro resolver se meter e desintegrar a equipe e o trabalho. Esse risco existe;
  8. Os governos estaduais estão à míngua, sem caixa, falidos. Com exceção de São Paulo, não têm muito o que fazer. O mesmo vale para os municípios;
  9. Há dezenas de vezes mais casos que o noticiado. E a cada três dias podem dobrar até atingir o pico, provavelmente no final de Abril. Isso não termina antes de junho ou julho;
  10. Estamos caminhando para o inverno. As gripes não irão parar por causa do novo coronavírus. Nem a Dengue ou Zica;
  11. O rastro de destruição econômica será incalculável e pra lá de dramático. Não é exagero prever que será uma espécie de economia pós-guerra;
  12. A quebradeira será ampla, geral e irrestrita. A inadimplência atingirá muito mais da metade da população e mais da metade das empresas que conseguirem sobreviver;
  13. O Brasil viverá um período de miséria em muitas cidades e estados. Nas capitais, os bolsões mais pobres das periferias e favelas viverão dias de Venezuela;
  14. Quanto mais rápido o mundo se recuperar, menos demorada será nossa saída das trevas. O diabo é que ninguém sabe quando o mundo irá se recuperar. Tudo dependerá do impacto nos Estados Unidos;
  15. Finalizo com algo positivo, ainda que não concreto: o mundo sairá dessa muito melhor do que entrou. Serão desenvolvidas novas tecnologias e sistemas de prevenção e contingenciamento. Isso nunca mais irá se repetir;
  16. O ocidente se reindustrializará e dependerá menos da China, que terá de rever seu controle sanitário pra valer.
  17. A Inteligência Artificial assumirá um protagonismo fora do comum e a tecnologia 5G transformará nossas vidas de uma forma que ainda não conseguimos compreender;
  18. Não sei o tamanho do custo. Ninguém sabe. Mas os benefícios serão incalculáveis.
  19. As futuras gerações saberão não repetir tantos erros que vimos cometendo. 
  20. Espero que o Brasil também aprenda e saia maior. Que entenda de uma vez que a desigualdade social crônica poderá matar — como irá ocorrer agora. Que jamais permita ao Estado sugar 80% de tudo o que a população produz, apenas para custear a si próprio e suas mordomias e corrupções. Porque na hora em que o “bicho pega”, este Estado corre para o Einstein e o Sírio (os melhores hospitais do País), e a população, para a cova.

Veja mais.

69 thoughts to “Coronavírus: 20 coisas que você precisa saber para enfrentar os dias que virão”

  1. DA EMBAIXADA CHINESA PARA EDUARDO BOLSONARO (transcrição de publicação do Conversa Afiada):
    1- “São absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão”.
    2- “Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros. Ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês, está indo cada vez mais longe no caminho errado”.
    3- “Que dê uma guinada o mais rapidamente possível, já que a história nos ensina que quem insiste em ataccar e humilhar o povo chinês, acaba sempre dando um tiro no seu próprio pé”.
    4- “Sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro, o Brasil está combatendo a epidemia do coronavírus. Como deputado federal, ao invés de contribuir devidamente para esse combate, você tem gastado tempo e energia para atacar deliberadamente a China e espalhar boatos”.
    5- “Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merece a confiança daqueles que votaram em sí?”
    Como podem ver, a coisa ficou azeda e com possibilidade de azedar ainda mais

    1. Essa familia é surreal. Deve ter alguma explicacao genetica. O nosso maior azar é estarem no comando justamente quando o pais vai enfrentar a maior epidemia de sua historia.

      1. O mundo em estado de panico e o Bozo continua la na internet fazendo graça, auto-elogios, como se estivesse num buteco a beira da praia. NO momento em que precisamos de um lider temos um psicopata alterado e embriagado pela fama na internet catequizando seu gado. Me lembra Jim Jones e seu sequito na guiana francesa.

    2. PRESENTE DE CHINÊS FAZ O MUNDO SE ESQUECER DO PRESENTE DE GREGO
      Essa conversa mole e ideológica faz o impossível para dar até Nobel para quem não presta.
      Esses “suspeitos” como se diz por aqui distribuíram pão com mortadela contaminada de coronavírus para o mundo todo e a culpa é de que os acusa.
      Defender o tratamento de gente e países irresponsáveis como de “almas puras” só pode ser em troca de dinheiro seja ele lícito ou ilícito. De jornalismo sério não é e de conhecimento de causa também não.
      Francamente, não fosse o Japão ter levado remédios para a China, hoje nem 50% deles estariam de pé.
      Por quê essa figura patética não fala nada da incompetência da companheirada socialista que aparelhou a Itália e Espanha em lidar com esse “presente de chinês” dado para o mundo?
      Por quê essa figura patética nunca escreveu um linha a respeito das aventuras do Ronaldinho dos Negócios da estrutura, do comandante e da roubalheira da maior quadrilha da nossa história?
      É preferível um filho “bocudo” mal criado do que um “bonzinho” mal intencionado.

      1. Nao ha problema algum se o “bocudo” for competente e inteligente o que nao e o caso.
        Ele quer ser o Trump mas sem a vida de sucesso nos negocios. So copiou a boquinha.

        1. E a respeito do “bonzinho” chamado de Ronaldinho dos negócios do Lula, nada a declarar?
          Pelo jeito de se intrometer e contestar os comentários alheios, ou tu és imune ao vírus do Quadrilhão ou tu és um parasita hospedado nele.

            1. NADA DE ACORDO, FAÇA GREVE E SÓ ACEITE FAZER ACORDO JUDICIAL
              Essa sua estratégia de contestar tudo o que desagrada a ideologia partidária e as acusações dos membros do quadrilhão também está no estatuto da CUT, né?

          1. Por favor mostre-nos(não só acuse) todos os fatos que sabes do Lula filho, e que infelizmente o judiciário ainda não, a ponto de continuar solto.

    1. O nosso pais nao tem condicao economica nem militar de retaliar ninguem. Temos e que dar gracas a Deus por eles ainda estar comprando nossa soja apesar de termos uma familia de primatas no comando.

    2. Alda, acorda para vida. A China surge uma vez mais como timoneira nesse mar revolto. Até aqui ela vai se saindo muito bem e atuando em prol da humanidade.

    3. EM todos os paises europeus o foco é o combate ao virus. Nos lugares que sao governados por lunaticos o foco é a guerra ideologica. Mais uma cortina de fumaça. Uma pra esconder o pibinho de 1% agora outra pra esconder a incapacidade e a inercia frente ao problema grave. Mas enquanto houver boi, enquanto nao fizerem o devido investimento em educacao, saude e cultura, havera esse tipo de comportamento.

    4. Concordo. A china atual tem uma extensa capivara de danos ambientais e em humanos e produtos de má qualidade.
      Danos ambientais: a maior taxa de poluição do ar no mundo.
      Danos humanos: histórico de produtor de pandemias.
      Talvez seja por causa dessas barbaridades, que o nosso judiciário dedique ao quadrilhão, benefícios de micro empresa.

  2. Olá Inundado, não negamos o problema, mas dentre os diferenciais é que o Brasil tem o SUS. Essa ferramenta é preciosa e eficaz neste momento. Temos de nos valer daquilo que esta em nosso favor!

  3. A VINGANÇA DA NATUREZA. E COM QUE MALVADEZA!
    Ricardo, seu artigo é impecável com fatos tristemente realistas, democráticos e relata em detalhes, o prenúncio de uma nova Era para a humanidade que nos é imposta por quem manda de fato nesse mundo.
    Parabéns!

  4. TORTURA CHINESA USANDO MULAS DA ELITE FAZER TURISMO PELO MUNDO
    Pois é. O país seguia tranquilo na sua caminhada para o desenvolvimento no pós quadrilhão e certos turistas privilegiados, apesar de cientes dos riscos, voltam das gastanças promocionais e passeios pelo velho mundo trazendo na bagagem o coronavírus para os irmãos brasileiros.
    Surpreendidos com o contágio desse presente de chinês, capaz de deixar o presente de grego morrendo de inveja, vão logo ocupando as vagas nos hospitais mais caros do país para uma luxuosa quarentena, muitas delas com verbas roubadas dos contribuintes.
    E agora, um deles acostumado a meter a mão na grana nos cofres públicos e distribuir como pizza para os comparsas do quadrilhão exige que o presidente Bolsonaro, repita o arrastão que ele fez nos cofres públicos levando o país ao sub-solo do buraco que o próprio deixou, com a justificativa de primeiro precisar salvar o povo e depois se preocupar em desenvolver a economia do país?
    Será que o país ainda acredita nos papos furados desse hóspede carcerário que aguarda a volta para o xilindró na salá de espera?

  5. Só uma coisa: tem lunáticos aqui nos comentários que nem leem o conteúdo, só vociferam contra o governo e política. Precisam acordar antes que seja tarde.

      1. Ah ta tudo certo com o governo!!!!! Temos um presidente preocupado com a populacao, preparado, equilibrado e sensato!!!! O problema era o PT…

    1. Quem precisar acordar é o Presidente que você e o Blogueiro colocaram lá. Caso contrário, Deus acima de tudo e “cemitério abaixo para todos”.

    1. Irresponsabilidade total!
      Agora se aproveitam da quebradeira que se segue e compram empresas bem barato. vivem do lucro da morte dos outros.

      1. Nao vivem nem so da morte. Tem pais que desvaloriza sua moeda de tal forma que tudo fica a preco de banana. ja fizeram uma vez na epoca da ditadura militar. Ficamos 30 anos pagando divida com o FMI. Tudo feita em dolar. E desvalorizando a moeda. metodo itair machado

  6. Alda e familiares responde: eu não pedi sua opinião cidrac pereira de moraes, eu sinto pelos familiares que moram na região onde não posso visitá-los.
    Respeitar e prestar condolências já virou CRIME?

  7. Transcrevo, a seguir, parte de interessante comentário feito por um seguidor do portal GGN:
    “Uma revista médica científica dos EUA publicou que o estudo do genoma do vírus indica que não é arma biológica e nem resultado de manipulação em laboratório. Algumas previsões do próprio ex-chefe do CDC americano indica que vai ser devastador nos EUA e provavelmente no Brasil. Há projeções pessimistas de 2,5 milhões de mortos que o Trump carregará no currículo e por volta de um milhão para o bolsonarismo”. Como podem ver, o “energumenismo” acusatório à China demonstra o ranço e a total ignorância de muitos raivosos que por aqui trafegam.

  8. Transcrevo, a seguir, parte de interessante comentário feito por um seguidor do portal GGN:
    “Enquanto a China manda médicos e equipamentos para combater a epidemia na Itália, os Estados Unidos mandam bombardeiros nucleares e soldados para a Itália para integrar o exercício militar Europe Defender, da Otan, que visa, como sempre, acossar a Rússia.
    Que diferença de civilização”!

  9. Será que aqueles que estavam nos importunando sobre as queimadas do quiçaça ( capins secos-Amazônia), logo no começo do governo Jair Bolsonaro, a campanha INFAME sobre a poluição do mundo, devido as queimadas do capim seco, e gritaram__A Amazônia é nossa!.
    No momento silencia sobre a ferrugem do ar da China?
    Ar impróprio para os pulmões! Teve até um sínodo para afrontar!…
    Sem dúvida: a fama dura 15 minutos. A infâmia dura um pouco mais.

  10. China mandando médicos combater a epidemia na Itália?
    Quem te falou isso? Onde leu isso?
    Inoportuna declaração.
    O mundo tem é que fazer um bloco e exigir indenização por cada vítima e danos, morais.

  11. Jornada de 12 horas nos hospitais da Itália.
    Não registra nenhum médico chinês auxiliando na equipe, jj da silva.
    Itália registra 627 mortes em 24 horas.
    Seu silencio serviria d e uma prece. Mente.

  12. Caro Ricardo, seu artigo está excelente! Infelizmente não tenho o mesmo otimismo que o senhor tem. É incrível os noticiários orientarem as pessoas sobre a importância dos cuidados básicos de higiene ( com razão), enquanto no nosso país 48% da população não tem saneamento básico, e mais de 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada. E isso quando há água na torneira. Somos o país do futuro há 520 anos. Uma pena! Enfim, parabéns pelo artigo, meu caro! E cuide-se.

  13. Nossos sentimentos à família engenheiro químico Sergio Trindade. Vítima também do covid-19/ vírus chinês.
    Informação Agência Fapesp, Sergio Trindade participou do grupo que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, ano 2007, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
    Faleceu em Nova Yok- EUA!
    Nossas preces. Sentimos sua perda!
    A PAZ de Cristo !

  14. Especialmente para Guilherme-filhos e Mario:
    “REVISTA ISTO É, 17/03/2020 – China envia médicos especialistas para Itália por pandemia”.
    Como podem constatar, não há invencionice.

  15. Engraçado, o Cara, enquadrado na idade de risco dá uma de mula daquelas que leva e traz drogas indo atrás de vírus na Europa, volta e já vai direto para a quarentena e diz que é o presidente que precisa salvar o povo, indo limpar os cofres públicos como ele fazia e deixou o país num beco sem saída?

  16. Os governadores receberam incumbências do presidente e estão inconformados em trabalharem enfrentando o coronavírus.
    Dória, você quer que o governo federal vá procurar doentes no seu Estado, os interne e o mantenha informado da evolução?
    Crie jeito, seu control C, control V seu apropriador de méritos do Alckmin e do Bolsonaro.
    Monte logo um hospital e 15 dias como fizeram os chineses e fique preparado para trabalhar 24 horas por dia, Cara!
    Saiba que o Serra já teria resolvido tudo tranquilamente, sem precisar de microfone, palanque e gravatinha e maquiagem, tá?

  17. Engraçado é que por enquanto, os mais contaminados (importadores e de convivência) são os políticos de todos os poderes, os principais a disseminarem as doenças para o distinto público.
    Será que o povo não alertou eles sobre a doença? Não????
    Então, como diria o locutor, aguenta pulmão!

  18. Não adianta culpar o presidente atual, porque quem precisar de solidariedade, apoio e benção gratuita do legislativo, ninguém trabalha.

  19. Esse Ministro da Saúde Pavorô adota uma postura tão alarmista e desesperançoso que deixa o povo totalmente perdido. Parece até que andou enganando o presidente convencendo-o de marolinhas de coronavírus.

  20. PLACAR DO QUADRILHÔMETRO
    Estamos completando 15 meses sem a Pandemia do Quadrilhão que varreu a grana dos cofres públicos entre 2003 e 2018.
    Evolução estimada de adesão: 13% ao ano.
    Economia estimada de Janeiro 2019 a Março 2020 para os cofres públicos do país: R$ 35 bilhões.
    Economia estimada na gestão entre 2019 e 2022: R$ 150 bilhões.
    Economia estimada na gestão entre 2023 a 2026: R$ 280
    Evolução em curva ascendente: 20% ao ano.
    Pico estimado da roubalheira: R$ 53 bilhões ao ano.
    > > Instituto CortaTetas & Associados

  21. Transcrição de parte da matéria publicada no portal Conversa Afiada, em 20/03/2020:
    “Jair Bolsonaro tentou falar com Xi Jinping para resolver a crise diplomática iniciada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, mas o presidente da China se recusou a atendê-lo. A informação é da jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico, que confirmou a tentativa de Bolsonaro com fontes diplomáticas.
    O governo chinês só aceita como ponto final desse imbróglio um pedido de desculpas do filho do presidente da República”.

  22. A China deve Indenizar o mundo, sim,
    E a quadrilha petista DEVE INDENIZAR os brasileiros, que hoje sofrem pelo regime cleptocracia.

    Construíram estádios d e futebol, bilionários,(Copa mundial de futebol) fechando 34.000 leitos do SUS, ano 2011___2018!

    CASSAR o mandato do nhonho, rodrigo maia, invade problemas, que não são de sua alçada. Maia pede aplausos, para continuar na obscuridade d e primeiro ministro .

    1. O maia esta fazendo as coisas porque nao temos presidente. O sujeito que esta ocupando o cargo é um esquizoide. Ele nao enxerga um palmo a frente da propria imagem. Alguem talvez a mae dele tinha que explicar a gravidade da situacao. Ele continua la fazendo videos e piadinhas para seu gado enquanto o país desmorona.

    1. Voce acha que o Xi Jinping vai na audiencia nos estados unidos? kkkkkkkk Gente vamos concentrar na solucao do problema e nao criar outros como faz o esquizofrenico que governa o pais

  23. Enquanto isso CUBA abre suas portas para o navio BRITANICO com infectados, que foi barrado em BARBADOS e nas BAHAMAS, que tem ligacao historica com a gra bretanha. Os doentes serao tratados em CUBA e os outros levados ao aeroporto para seguirem para casa. Vivendo e aprendendo.

  24. Não devemos esquecer como iniciou a pandemia do VÍRUS-CHINÊS, _covid19.

    __ Mensagem do alerta do Dr. Li Wenliang ( Médico de Wuhan, epicentro do coronavírus.

    “_ Sete pacientes de um mercado local de frutos do mar foram diagnosticados com uma doença semelhante à SARS e colocados em quarentena no hospital em que trabalho”. Dizia a mensagem.
    Informou as autoridades, e dias depois preso, contaminado.( Policiais do regime genocida chinês, pensou que estava mentindo).
    Na prisão ele disse: “__Eu só queria alertar meus colegas da Universidade para serem cuidadosos”.
    Piorando seu estado de saúde na prisão, levaram para um hospital, já em estado terminal.
    Faleceu dia 06/fevereiro/ 2020.

    Deus e o Céu foram testemunhas de suas palavras e apreensões.
    Nossa preces. Descanse em paz.

    1. Ah uma guerra agora seria lindo. A turma das armas. Os amigos do bananinha qyerem. Um grande problema para resolver, muitas mortes, mas os PSICOPATAS querem mais! hehehe Deus tem mesmo muito serviço pra fazer vamos acompanhar.

    2. É tudo o que precisamos no momento: guerra. Ah vai morrer mais gente ainda? Sem problemas! Vao os esforcos pra conter o virus pra produzir armas e guerra? Maravilha! O que importa nao sao as mortes, o problema é o mercado, as acoes, a bolsa. O que importa para nos que somos ISSO, o que vale é o que esta na carteira. Nao no coracao.

  25. Maia fazendo as coisas porque não temos Presidente!..
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    Aécin é amigo dele! Já entendi. Finge de morto!
    PSDB é uma quadrilha! Lá pra frente… vamos ver se o psdb terá primeiro ministro!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    65 milhões embolsou: regime cleptocracia.
    Imoral!

  26. VAI,POLENTA!!!
    O Japão já descobriu quatro tipos de remédios para combater o coronavírus, um deles em 1856 e os chineses foram os mais beneficiados disso.
    Em vez de se preocupar com incompetentes, levar ainda mais apreensão para o povo e chamar padre para ser plantonista de extrema unção, o nosso ministro da Saúde já era para estar voltando do Japão com esses remédios.

  27. Está horrível Ricardo. Saber que você posta esses comentários para não ser criticado e por educação. Comentários que não trazem nada de positivo em um momento como esse que atravessamos. Parece mais rinha de galos. O Brasil vai se ferrar porque o brasileiro não pensa no país e a razão deve ser porque nunca enfrentamos uma guerra de verdade.
    Triste é saber que, mesmo com a catástrofe as portas os políticos do Congresso foram se esconder em suas casas debaixo da cama. Sequer mencionaram em reduzir pela metade seus salários e benefícios a favor da nação.
    Não podemos ir as ruas, mas podemos ir as redes sociais e coloca-los na rua.

  28. A ESPERTEZA DAS RATAZANAS
    É estranho, o Dória, o Witzel e pseudos famosidades terem se apoiado como autênticos parasitas no líder Bolsonaro para fazerem suas campanhas vitoriosas nas eleições, venham agora dizer que o líder não tem liderança.
    Parece aquele ex-presidente que se auto proclamava ter “alma pura” e afirmava nos palanques haver 300 picaretas no Legislativo, que dizia que não roubava nem deixava roubar, que fez campanha mostrando ratazanas pisando na bandeira nacional e depois montou com eles, o maior quadrilhão, o campeão mundial de roubalheiras da história do mundo.
    Os brasileiros não podem acreditar nessas aves de rapina que dão sinais claros de positividade nos exames de portadores de corona-cofre, similar à pandemia corruptiva que aparelhou todos órgão vitais e quase destruiu o país.

  29. PROCURA-SE MACAS PAGADORAS QUE FUGIRAM SEM ESCOLTA
    De 2003 a 2018, o entra e sai dos 10 nomeados (em média 1,6 por ano), fez o Ministério da Saúde parecer porta giratória de banco no dia do pagamento.
    De 2009 a 2018, enquanto a população brasileira aumentou em 5% (11 milhões), o serviço público cortou 34 mil leitos hospitalares da rede pública, enquanto a rede privada aumentou em 14 mil leitos.
    Por coincidência, nesse período, o BNDES fez generosos abastecimentos de verbas públicas aos futuros campeões nacionais da Saúde (Plano de Saúde e laboratorial).
    Por outra coincidência, os preços dos Planos de Saúde Privados e monopolizados aumentaram em mais de 100% contra uma inflação de 3 a 4 % ao ano no mesmo período.
    Paralelamente, o SUS foi se transformando numa espécie de porta do céu, onde a palavra Vai com Deus e Descanse em Paz se tornaram corriqueiras na vida diária dos Sem Convênio.
    Se considerarmos esse aumento da população combinado com o do aumento da expectativa de vida, a razão criminosa do déficit de leitos está prestes a ser descoberto.
    Parece que o Lula, Dilma e Temer não atentaram para esse fato e isso explica o por quê de tentarem terceirizar a culpa para uma tal de gestão “sem liderança” do Bolsonaro.

  30. IDEOLOGIA NOCIVA LEVA QUALQUER PAÍS PARA O BURACO
    Ué! Vieram falar de sadismo, ignorância, radicalismo por aqui e eu me lembrei de ter lido isso nas instruções de um Estatuto da CUT comentado que estava numa sala de espera num sindicato.
    Isso foi enquanto aguardava para homologar 45 rescisões trabalhistas necessárias para compensar o aumento do custo com o reajuste salarial na folha de pagamento, logo após assinado o acordo no dissídio na justiça e terminada a greve.
    Naquela multinacional que foi embora do país por causa do carro de som na porta para infernizar a vida de quem ia trabalhar, a norma era assim:
    Se a inflação acumulada no país de origem era 2%, no Brasil era de 10% e o custo do acordo coletivo era de 28%, a diferença de 18% (28%-10%) na folha era compensada com cortes de funcionários.
    Aliás, numa outra empresa que nos anos 80 pagava 14° e 15° salário e 6 meses de Auxílio Desemprego para a família de um amigo de cada colaborador, os seus próprios empregados botaram para correr os sindicalistas com carro de som e tudo que foram fazer assembléia e arruaças na porta da empresa para declarar greve por aumentos salariais (quando ela já pagava de 50% a 80% de salários acima da média no Estado de São Paulo).
    Sem dúvida, uma estupidez histórica da cegueira ideológica do sindicalismo no ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *