Será matar ou morrer. Ou: Coronavírus não nos deixará opção muito em breve; leia

Cálculos complexos e decisões políticas decidirão o futuro da humanidade pelos próximos dez ou vinte anos

Imagem: Google

Já está em curso, no Brasil e no mundo, nas mais altas cúpulas governamentais e empresariais, uma verdadeira dramatização da obra “A escolha de Sofia”, romance escrito por William Styron, em 1979, onde uma mãe judia é obrigada a escolher, dentre seus dois filhos, aquele que irá sobreviver.

A pandemia do novo coronavírus fugiu totalmente do controle, e as piores previsões feitas estão muito aquém do caos já instalado e dos efeitos desastrosos na economia global. Fato é que o mundo não irá suportar ficar parado por muito tempo, sob o risco, ou melhor a certeza, de uma hecatombe social e econômica que será irreversível por décadas.

COMO ESCAPAR

Neste exato momento, milhares de físicos, cientistas políticos, estatísticos, matemáticos, economistas, médicos, infectologistas, epidemiologistas, governantes, empresários, militares e quaisquer outros profissionais da mais alta excelência em suas atividades, fazem cálculos, criam cenários e tentam desesperadamente encontrar uma solução menos danosa, menos letal ao habitantes do planeta.

Por aqui, gente que não costuma desperdiçar palavras, tempo e dinheiro, já propõe uma espécie de abrandamento das quarentenas impostas por prefeitos, governadores e União, provando, por A+B, que o custo social – e as mortes advindas desse custo — da manutenção das medidas atuais, será muito maior que o causado pelo afrouxamento dessas mesmas medidas.

VIDAS AGORA OU DEPOIS

Não é um cálculo fácil muito menos uma decisão simples de se tomar. Os governantes serão impiedosamente acusados ou por uma decisão ou por outra, e serão politicamente responsáveis ou por cadáveres ou por desemprego e miséria sem precedentes. Isso vale para o Brasil e qualquer outro país no mundo.

Seja qual for a decisão a ser tomada, essa deveria ser em conjunto com o maior número de nações o possível, simultaneamente, da mesma forma que, no Brasil, as decisões deveriam estar sendo adotadas por todos os estados e municípios, sob o comando do governo federal, mas não estão.

BOLSONARO

Jair Bolsonaro não erra ao se preocupar tanto com a economia. Erra ao se preocupar com sua popularidade por conta do desemprego. E todos os governadores e prefeitos certamente pensam da mesma forma, cada um com sua crença no que têm realizado. Seria fundamental que remassem todos na mesma direção, assumindo juntos os ônus e bônus de uma decisão conjunta.

Mas o presidente erra, aí, sim – e feio! – ao insistir na conspiração entre o governador João Doria, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que em conluio com a imprensa estariam paralisando o Brasil apenas para prejudicá-lo na próxima eleição. Tal tese é de uma estupidez e egoísmo sem tamanhos.

O egocentrismo e psicopatia de Jair Bolsonaro só conseguem ser menores que sua capacidade de alienação da realidade. Insisto: o presidente não está errado ao se preocupar com a economia. Ao contrário. Sem dinheiro, as vidas salvas no curto prazo serão ceifadas no médio e longo, por absoluta incapacidade de custear alimento, remédio e moradia. Ele acerta no medo, mas erra na expressão.

ENCERRO

Não gostaria de estar no lugar dele ou de qualquer outro chefe de nação neste momento. Mas torço para que ouçam suas melhores vozes e decidam, não de olho no voto, mas de acordo com o que for melhor para seus povos. E que Deus os ilumine.

[Não tenho opinião formada sobre a melhor decisão. Tendo a querer que haja uma flexibilização. Mas tenho mãe e sogros idosos. Tenho amigos queridos na mesma situação. Não consigo decidir o que é menos pior. Vai ver por isso não meto a ser governante]

Leia mais aqui, aqui e aqui.

37 thoughts to “Será matar ou morrer. Ou: Coronavírus não nos deixará opção muito em breve; leia”

  1. Bla bla bla…
    Agora prolifera textinhos como esse na internet….Todos escritos por ‘especialistas’ em quarentena(alguns bêbados). Todos com essa ideia idiota de que ‘agora o mundo vai mudar’, ‘o momento chegou’, ‘matar ou morrer ‘ e muitas outras baboseiras…
    A parada é a seguinte; QUANDO TUDO ISSO PASSAR…TUDO VOLTARÁ AO ‘NORMAL’…mas com uma diferença, os pobres estarão mais pobres e os ricos mais ricos.
    Falando especificamente do Brasil: O nosso pais é formado(grande maioria) por pessoas ignorantes e com um nivel intectual bem baixo…Culpa do nosso sitema de ensino medíocre.
    Alguem aqui realmente acredita que alguma coisa vai mudar para essa massa gigantesca de pessoas que são manipuladas diariamente pela mídia?
    A verdadeira mudança só acontecerá quando vc(eu, ele, nós) morrer. O resto é conversa fiada de especialista entediado de ficar em casa sem poder ir ao shopping…

  2. Inundado, Pindorama tem o SUS. Um dos melhores, se não o melhor sistema de saúde pública do mundo. Mas, como o Vampirão e o Coiso trabalharam para desidratá-lo (aliás tudo que seja funcional e ou institucional provoca urticaria na familícia) ele fará muito menos do que poderia fazer segundo sua vocação e destinação.
    Contudo, porém, todavia é um instrumental que presta e prestará grandes serviços. Vamos contar com ele. E agora que até a Rede Esgoto mostra as mazelas sociais – favela debaixo dos prédios da classe média onde água na torneira é raridade – temos a chance de fazer valer as estruturas vocacionadas ao serviço social e a atuação coletiva.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

  3. O “presidente” ainda esta tentando entender o que esta acontecendo. Ele nao tem Maria do Rosario, Jean Willys, etc pra atacar pra brigar que foi o que ele sempre fez na vida. O coronavirus nao é do psol, nao é do pt, nao tem como sair pela tangente atirando. Os ministros dele é que estao tentando governar e organizar a coisa volta e meia sendo atraplhados e contraditos pelo chefe ou por sua familia de abobados. O proprio mesmo sabe governar do mesmo jeito que vestir uma mascara cirurgica.

    1. Ta certo cara o corona vírus não e do “Jean” ou da “maria” e sim do maravilhoso paraíso distópico chamado china o vírus veio de um pais comunista que escondeu dados e permitiu com o aval da porcaria da OMS que mais de cinco milhões de cidadães que sairão do epicentro em wuhan para o resto do mundo tem vídeo de chines espirrando em bananas em supermercados da austrália ,então logo a culpa e da ditadura chinesa que alem de tudo esconde dados ate hoje

  4. TERCEIRA GUERRA MUNDIAL
    Nessa que poderia ser chamada de 3ª Guerra Mundial, a humanidade é surpreendida com ataques impiedosos e letais das bombas pulmonares despejadas pela natureza.

  5. A humanidade se preocupou em conquistar o universo e se esqueceu de preservar o seu próprio mundo.
    Falar nisso, alguém se preocupou em pesquisar os eventuais riscos para a saúde humana contidos na composição do nitrato de profundidade do petróleo extraído da camada do pré-sal? Não?
    Então, tá!

  6. Transformar os estágios d e futebol em hospitais!
    Cobrar do p/t -e aliados o que devem ao país. AGORA É A HORA!
    P/t tem que indenizar trabalhadores com as perdas. Cassar a globo, e exigir a devolução do roubo no período do mundial 2014.
    Extinção já do partido p/t.

    1. Larga de ser bobo sujeito. A China fez um hospital em 10 dias. Se o Bozo tivesse liderança já teria construído vários hospitais de campanha, mas ele não sabe nem usar uma máscara em coletiva ensaiada. Esperar o que desse idiota inútil ??
      Enquanto isso a boiada continua mugindo.

  7. cidrac pereira de moraes deve ser pago, para falar asneira.

    A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho.
    _ O silêncio é às vezes uma prece.
    Seja solidário, pelo menso desta vez, escreva uma mensagem de alento, por favor!

    ___SE quiseres enriquecer alguém, não lhe acrescentes riquezas: DIMINUI-LHES os desejos!

    Fora globo! Fora baixa -imprensa!

  8. Abaixo a falsa imprensa.
    Os imprenxulecos e imprensalão não tem inteligência!
    O nível dos pseudos jornalistas da falsa imprensa se assemelha a de bactérias!

  9. Glorioso S.Sebastião!
    Protegei a nós, nossos animais, aves, contra o contágio da peste-chinesa, defendei nossos rebanhos, nossas plantações, Glorioso Mártir Milagroso, livrai-nos da fome e do caos, que são dons de Deus.
    Livrai-nos do mal, S.Sebastião!
    Por Cristo, o qual defendestes, reina hoje e sempre.
    Intercedei pelo Brasil e o mundo inteiro.

  10. Alguém, em alguma oportunidade, disse: “as guerras, as tragédias e a mortandade em massa são extremamente necessárias para acordar os burros e acéfalos de todos os gêneros. E mais, eliminar parte dos burros, já que eliminá-los totalmente é tarefa impossível”.
    Dito isso, vejo com tristeza a sabedoria contida no enunciado acima. A situação fica cada vez mais clara ao deparar com pensamentos “mercadistas” iguais ao do escriba. Sua defesa cega da economia mostra a miopia e a falta de discernimento. Diante da tragédia em curso, preocupa-se apenas com economia como se ela fosse a salvadora da pátria. Ora bolas. O ser humano está “incluído fora dessa”? Boa parte do mundo preocupa-se em compensar de alguma forma o cidadão, quando o mandatário da república, sob seus aplausos, edita uma medida autoritária que resultará em total abandono dos “menos assistidos”. Isso é o que ocorrerá nas empresas. Irão impor ao empregado o regime de quarentena sem remuneração. O pobre sempre pagará a conta já que o Estado sempre socorre tais empresas bem como os defensores do estado mínimo com o sacrifício de quem não tem nada a oferecer e, daqui a pouco, sem o que comer.
    Onde está o mercado salvador? Todos os recursos angariados e concentrados ao longo do tempo não poderiam ser utilizados, socialmente, para amenizar os problemas da tragédia em curso? Pode ser considerada como humana a preocupação de garantir benesse à economia enquanto o ser humano perece? Eliminado o ser humano, a quem os recursos acumulados beneficiariam?… Lamentável.. Lamentável… E… Lamentável… O pior é que existe uma legião de fanáticos, notadamente manifestando nesse espaço, vociferando impropérios e defendendo enfaticamente esse (des)governo e seus atos anti-humanitários…

  11. O terraplanista Olavo de Carvalho acaba de dizer no seu canal Brasil sem medo (epa!) que o coronavirus é uma mentira criada pela midia mundial. Seu pupilo ontem disse que brevemente iriamos descobrir a “farsa” do coronavirus. Ou seja, deve ter sido “informado” em primeira mao pelo seu lunatico e imoral guru. Daqui a pouco teremos aqui e em outros lugares o gado regurgitando a baboseira. Oremos.

  12. Vejam a contradição da visão neoliberal e do capitalismo. Uma das recomendações para enfrentamento da atual pandemia, é a manutenção de distância mínima entre pessoas. Outra é evitar a concentração de pessoas. Com a situação atual, muitas empresas suspenderão suas atividades pela falta dos empregados ao trabalho, já que boa parte desses indivíduos evitará o uso do transporte público superlotado. E o que os “mercadistas” fazem?… Reduzem os meios disponíveis. Tudo em nome da lucratividade. Não é um contrassenso? Não seria o momento de aumentar a oferta para que, com menor lotação, as faltas ao trabalho não aumentasse tanto e a propagação do vírus fosse amenizada?
    Esse é o pensamento mesquinho daqueles que agem como o sujeito que, perdendo um palito de fósforo no escuro, “riscou/acendeu” os demais palitos da caixa para procurar o que fora perdido.

  13. Citando o Caetano: “Tmpo, tempo, tempo, tempo”
    “Não, meus caros. Não mudei de ideia sobre Jair Bolsonaro. Continuo pessimista sobre a possibilidade de um grande sucesso do seu governo, sobretudo na área econômica.

    Continuo considerando-o despreparado e certo modo tosco para o exercício da presidência. Igualmente não creio que tenha, de fato, tornado-se um liberal clássico.

    Contudo, sempre deixei claro que o apoiaria em um embate direto contra qualquer candidato de esquerda. E — uma vez vencedor — esta minha obrigação se mantém.

    Minha prioridade política continua a mesma. Fazer oposição ferrenha ao lulopetismo e tudo aquilo que representa. E o sucesso de Bolsonaro é imperativo neste sentido.

    Quando o novo presidente errar, lhe serei crítico. Mas do tamanho que merecer. Jamais me verão carregar a tinta contra um opositor do PT. Estou sendo bem claro, né?

    Por outro lado, tingirei com satisfação para elogiar. Por quê? Ora, torço para dar certo. E já expliquei por quê. Gostando, elogiem. Não gostando, critiquem. Ou não me leiam, ora.

    Isso posto, me cabe dizer que estou muito, mas muito surpreso mesmo (positivamente, é claro) com estes primeiros movimentos do presidente eleito. E quem não está?

    As indicações até agora divulgadas são excelentes. Paulo Guedes é um craque. O General Heleno, um homem brilhante. E o astronauta Pontes possui um currículo ímpar, espetacular.

    A cereja do bolo desta primeira semana ficou com a indicação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. Uma escolha irrepreensível, que nos traz uma esperança gigantesca.

    Além disso, as últimas entrevistas do Presidente Bolsonaro mostraram alguém bem mais calmo, equilibrado e consciente do que é agora: o comandante de toda a nação.

    Humildade jamais me pareceu um traço do caráter do ex-capitão, mas é o seguinte: trazer uma personalidade como Sérgio Moro para compor sua equipe, é um gesto enorme neste sentido.

    Bolsonaro sabe que o juiz é muito maior que ele; que goza de uma reputação e prestígio imensas; que, no limite, Moro rivalizará com o próprio presidente a luz dos holofotes.

    [Não são poucos os líderes, na iniciativa pública ou privada, que jamais admitem membros na equipe que possam lhes ser uma ameaça competitiva. Vi isso dezenas de vezes, aliás].

    Esse foi um tremendo gesto de humildade e desprendimento em prol do Brasil. Mais uma vez, meus parabéns, Presidente! Até agora, nota 10 para o senhor. Continue assim!!’
    Ricardo Kertzman

      1. No artigo por mim lembrado:”Quando o novo presidente errar, lhe serei crítico. Mas do tamanho que merecer. Jamais me verão carregar a tinta contra um opositor do PT. Estou sendo bem claro, né?”
        O egocentrismo e psicopatia de Jair Bolsonaro só conseguem ser menores que sua capacidade de alienação da realidade.’
        No artigo de hoje:”

    1. Cara, captei sua mensagem. sarcasmo aveludado. Todo o texto induz a acreditar que suas palavras aparecem com, pelo menos, treze(?) meses de atraso. O desfecho foi impecável. Parabéns, ainda existe vida inteligente neste deserto ignóbil.

  14. Aplaudimos os PMs- Civis- Corpo de Bombeiros, nas cidades do interior de MG ( norte, sul, leste, oeste) auxiliando agentes da Saúde, conscientizando as pessoas ao recolhimento nos lares.
    Parabéns!

    Vinde Espírito Santo, sede nossa força e entendimento.
    Afasta, Senhor, a peste chinesa,no Brasil e no mundo.

    Detenha, Senhor Deus Santo, Deus Forte! Deus Imortal!

  15. PANDEMIA IDEOLÓGICA NO PARTIDO DO QUADRILHÃO
    Mesmo com o Partido e o Quadrilhão em avançado estado de putrefação, o candidato perdedor e o que aguarda na sala de espera para voltar ao xilindró, ainda se acham os senhores da razão e fazem de tudo para inviabilizar o governo atual e voltarem ao poder.
    Ora, seus ladrões safados! Parem de encher o saco dos brasileiros e vão para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte.
    Lá, ocupem os seus lugares na insignificância que eles têm para um país democrático como o Brasil, que está tendo um trabalho enorme para recuperar os roubos da corrupção maldita que vocês deixaram para o nosso país.

  16. Interessante postagem de participante num grupo WhatsApp, que caracteriza muitos comparecentes deste blog:
    “Não sabem a diferença de uma célula eucariótica pra uma procariótica, de DNA e RNA, de gene e cromossomo, mas sabem que o vírus foi feito em laboratório”.

  17. A seguir, comentário do jornalista Kennedy Alencar, publicado no CONVERSA AFIADA:
    “A proposta de Bolsonaro, Moro e Guedes para os pobres sempre foi a paz dos cemitérios. O coronavírus só deixa mais evidente, inclusive para os que acharam que o Brasil merecia essa aventura. Tem um pessoal da falsa equivalência reescrevendo biografias. Bom. Antes tarde do q nunca”.

  18. Por que psicopatia? Bolsonaro pensa tanto nos outros que não torna sua vida fácil por ter respeito a seus eleitores. Bastaria soltar dinheiro que os órgãos de imprensa ficariam ao seu lado!

    1. Mais do que solta para Record, SBT, Band e Rede TV ?? kkkk
      A Band já tá pulando fora do navio, pois está vendo ele afundar e Silvio Santos se ferrou com a Tele Sena. Vai apoiar miliciano, dá nisso.

    2. Uma salva de palmas para o comentário do Antonio, por favor!
      Clap! Clap!, Clap! Clap! Clap!
      Mais alto, por favor!
      CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

      1. Parabens Cicero! clap clap clap. Como todo lider de extrema direita o bozo queria o apoio de toda a imprensa. É o totalitarismo dos fascistas que lhe serviram de inspiracao.

  19. SERÁ QUE VOLTARÁ A SER TUDO COMO ERA ANTES NA TERRA DO ABRANTES?
    Esperaram 16 anos para eleger um presidente inimigo do quadrilhão e agora querem que ele coloque o país nos eixos em apenas 1 ano e 3 meses sob forte oposição e pressão diária?
    Querem que ele receba comitivas noturnas de mascates de votos de apoio nos porões do planalto?
    Querem que ele sendo militar, aceite ser criticado, zombado por notáveis parasitas de cofres públicos e se mantenha elegante como o antecessor?
    Querem que ele esqueça seu juramento em defesa da pátria e seja o primeiro a abandonar o navio multiplicando o pânico sobre o futuro das famílias com a vinda do coronavírus chinês?
    Engraçado é que quando o Quadrilhão estava em ação roubando os cofres públicos, ninguém, absolutamente ninguém fazia pressão como a atual contra o novo governo.
    Parece que até 2015, a PF e o MP se sentiam acuados e conformados de que de nada adiantaria levar adiante as ações contra aquela gente tão poderosa, pois era impossível passar pela defesa dos togados e do seu famoso goleirão frangueiro de porta de xadrez.
    É duro de aceitar, mas pelo jeito, a melhor opção para silenciar as panelas e acalmar a vida deste país é cada um imaginar como seria o país com a volta da cinquentenária Comissão da Impunidade que destruiu o país.
    Imaginar essa comissão voltando a cuidar do nosso país conduzida por Lula, Dilma, Temer, Sarney, Jucá, Lobão, Renan, Maia, Alcolumbre, Haddad, Dirceu, certos togados da alta corte, mais de 500 ratazanas operárias de médio clero, campeões nacionais criados pelo BNDES e outros comparsas políticos e empresarias. como Odebrecht, OAS e a mídia patrocinada com comerciais a dar com pau pelo governo.
    Aliás, essa mídia de rabo preso com cadeado , não se sabe porquê, nunca escreveu uma linha investigativa alertando sobre o mega quadrilhão que roubou o país durante dezesseis anos, antes do Moro tornar público e prender bandidos na Lava Jato.
    Curioso é que ela sempre destaca as críticas feitas aos trabalhos do MP,PF e do juiz de 1ª instância mais contestado deste país. Uma confissão de fato.

  20. É… Já dizia o filósofo: “nada consegue acabar com a imbecilidade nem mudar o pensamento dos imbecis. Nem a morte. No velório serão lembrados como exemplos a serem seguidos”.

  21. Bem eu penso que a única pandemia que está matando é a pandemia dos politicos e da informação, é eles dizem que tem escutar a ciência blaba e não pode fazer nada sem ser por ela a ciência, então pergunto, aos mesmos, porque esses 12 cientistas não aparece nas midias? (fora outros, aqui no Brasil mesmo, abafaram um )

    Eles são cientistas do topo, não é qualquer pessoa, são pessoal que estão acostumado, com virus, pulmão,etc,

    Ai que acontece, é tudo abafado e deixa só esses politicos e a rede globo, joven pan, estadão, folha, etc, ditar tudo o que a gente tem que fazer ou não.

    Quem eles pensam que são, eles teriam de arcar com todas nossas contas, porque são eles que estão nos mantendo as pessoas presos dentro de casa, e fechando tudo, o povo tem de cobrar, e pegar o dinheiro , dinheiro não falta para eles, penhora as terras e tudo o que eles tiverem, pra nunca mais ninguém bancar os esspertos

    Sei lá eles tem nome e cpf e identidade, esses caras tinham que mofar na cadeia pro resto da vida, pelas pessoas que estão morrendo, de fome, de medo….. por causa desse Caos que eles estão alimentando o povo

    525 – 12 Cientistas contra a Quarentena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.