Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vivência e inquietação Atleticana

Ninguém, seja presidente, treinador ou jogador – todos transitórios – irá abalar meu sentimento Atleticano. Sobrevivi por muitas gestões que prescindiam a tragédia – Paulo Cury, pra ficar num único exemplo –, treinadores indolentes à beira do gramado e o time caindo em campo – Tite, quando passou por aqui –, e jogadores que melhor nem citar as barcas anuais em tempos até recentes.

São mais de 50 anos de muitas alegrias e emoções nas arquibancadas do Mineirão, Independência e tantos outros estádios pelo interior, no Brasil e mundo afora. Talvez tenha somado maior número de decepções que comemorações. Disse talvez, não estou afirmando, mas – seguramente – as festividades em torno do Galo foram muito fortes.

Desde títulos, passando por “ruas de fogo”, até mesmo aniversário, todo 25 de março, em vigília na sede. Isso é o que aprendi a chamar de Atleticanidade. Um sentimento único, que só quem é Torcedor do Clube Atlético Mineiro pôde e pode experimentar e contar para todo o mundo ouvir.

Saí do estádio derrotado em 1977, estive no Rio de Janeiro em 1980, no empate que decretou o rebaixamento em 2005, Marrocos 2013, e em tantas outras datas, sem que isso abalasse o meu sentimento de Torcedor. Ao contrário, em muitas delas, até foi fortalecido pelas circunstâncias questionáveis em campo.

Disse que meus tempos são outros, pois percebo – diferente dessas ocasiões – um estresse emocional provocado pelos momentos modernos. Não sei se as redes sociais, tão nocivas noutros casos, tenham tanta responsabilidade sobre isso. Fato é que, se nos anos 70 e 80 – época que fui membro da organizada Gargalo 13 – nosso sarro era na sala de aula, em família e pessoas próximas, nos dias atuais, extrapolam e afastam torcedor do estádio.

Estou blogüeiro aqui neste espaço, já aproximando de cinco anos, onde sempre tive a intenção de fazer desse canto Atleticano um local para dar voz e vez ao Torcedor do Galo. Eventualmente, e especialmente com o blogüeiro, aparecem adversários com a intenção de ofender. Via de regra, leio metade da primeira linha e já atiro na lixeira. Muitas delas, pelo e-mail e IP já caem no spam.

Isso não me afeta, mas perceber – entre nós – posições divergentes se tornarem motivação para alfinetadas, sim. Essa situação, mais que entristecer, sinaliza para uma reflexão sobre a validade e intenção deste minifúndio Atleticano. Gosto dessa expressão, pois me remete ao saudoso e inseparável amigo de muitos jogos, Roberto Drummond.

Sem mais devaneios e para fechar esse chamado de reavaliação entre nós, Atleticanos – os outros não me interessam – aproveito para outra vez apresentar meu lamento com o foguetório da terça-feira na sede de Lourdes. Ano passado, nesta mesma data, isso já ocorrera e registrei aqui. Dirigente não pode agir como Torcedor.

Ao Torcedor Atleticano ou não é facultado, desde que com respeito, tirar sarro dos adversários. Essa liberalidade não se aplica a diretoria e redes oficiais do clube. Minha condição de Atleticano deseja que o oposto fique ad eternum na Segundona, porém para o futebol mineiro, o ideal seria que mais e mais clubes do Estado acendessem a elite. Só assim seríamos respeitados pela CBF, que historicamente privilegia aos clubes paulistas e cariocas.

E mais, atitudes como essa e outras, além de serem idiotas, só servem de motivação ao ofendido. Precisamos de dirigentes com perfil de estadistas e não de torcedor de arquibancada. Essa situação, entre os mineiros, teve início em gestões recentes, quando tanto do lado de lá quanto do lado de cá, dirigentes se ocupavam muito mais em alfinetar o adversário que montar time. Pagamos uma série B e adversários também foram condenados à mesma condição.

Por fim, ainda dentro desse contexto de provocação, uma última consideração. Esse sarro é bom, gostoso e até saudável entre pessoas do mesmo ambiente. Gente que se respeita e sabe brincar. Quando o clube patrocina uma idiotice dessa natureza, além de expor seus torcedores – consumidores –, cria um ambiente de hostilidade.

Com isso, contribui consideravelmente para o agravamento da perigosa rede de ódio que tanto tem preocupado a humanidade nos tempos recentes. Eu brinco muito sobre o assunto, mas no meu ambiente restrito e com aqueles que têm a mesma liberdade de tirar sarro comigo, como tem acontecido nas últimas partidas do Galo. Dirigentes, treinadores e jogadores passam. Nós ficamos e carregamos o fardo de seus erros e excessos. Sigo esperando por novos e bons tempos.

*fotos: Atlético

38 thoughts to “Vivência e inquietação Atleticana”

  1. Boa noite!
    Nem vou entrar na pauta do Guru, embora esteja certíssimo em tudo o que disse.
    Estou desanimado com certos jogadores e espero não vê-los no próximo jogo. Everson, Igor Rabelo e Allan. O primeiro é um chama gol do caramba, o segundo é lento, sem tempo de bola e não sai do chão não obstante seu porte físico e o último é mascarado, nevorsinho e erra passe a doidado. Se fossem da base já teriam sido emprestados ou contratos rescindidos.

  2. É impressionante!
    Senhoras e Senhores, boa noite!
    Meu nome é Rodrigo e acompanho o Galão deste a final do brasileirão de 1980, era uma criança e vi a tristeza das pessoas naquela perda de campeonato para o Flamengo. E de lá pra cá, pouca coisa mudou em termos do Atlético nos certames nacionais, quando estamos para ganhar o título, algo misterioso acontece, não irei enumerar, porém, citarei este brasileirão e aqueles mais atentos notarão a semelhança com outras competições no decorrer desses 40 anos e nem vou falar de 1977. O Galo estava voando no campeonato e a mídia, sempre ela, provocava incessantemente os treinadores brasileiros com relação ao treinador Sampaoli, com o objetivo de criar animosidades entres os profissionais e assim minar técnico do Galo. Depois, foi a folga semanal do Atlético por não estar em outras competições, a falação foi geral e aí o Galo começou a derrapar. Veio a festa, a infecção de quase todo o time, erros de arbitragem, vide Bahia, Corinthians e Santos e não podemos esquecer os atletas, fracos psicologicamente. O São Paulo (aquele da reunião do Raí com a cúpula da arbitragem) está na frente, portanto, faz parte da patota, agora, ficou de bom tamanho, caso fosse o Flamengo, também estaria legal para o “eixo”. Acorda pessoal, esse pessoal não quer que time fora desse “eixo” maldito ganhe. Ah! o Cruzeiro ousou a ganhar e onde ela está hoje. Na época do mata-mata, o juiz não dava um penal para o Galo e/ou expulsava jogadores do Atlético e a fatura estava liquidada, hoje, eles minam o clube de rodada a rodada, seja, na imprensa, no apito e até internamente. Só ganhamos algo, em competições internacionais em que times do “eixo” estão eliminados ou em final com time de Minas. Abraços!

  3. Boa tarde Eduardo,

    Sou um torcedor fanático também, porém do Cruzeiro (somos rivais não inimigos). Recebi seu texto de um grande amigo atleticano que sempre trocamos gozações sadias e o mais importante: nunca discutimos futebol mas sim conversamos sobre futebol. Muito sensato seu texto sobre esse tipo de provocação , independente do lado. Me recordo dos anos 80 do Atlético dominante e como eram as gozações sobre o meu Cruzeiro. Me recordo também dos anos 90 com o contrário, o Cruzeiro vencendo e as gozações eram celestes. Minha mãe, uma fanática cruzeirense, torcia pelo Atlético em decisões contra times de outros estados. Quantas vezes já vi torcedores atleticanos indo ao Mineirão assistir aos grande times do Cruzeiro? Da mesma forma que cruzeirenses indo prestigiar grandes esquadrões atleticanos? Até os anos 90 isso era muito normal. Tudo era diferente, não havia essa exaltação, as coisas eram mais sadias. A rede social tem se tornado uma grande vilã do Mundo (não por ela, mas pelo mal uso dela). O foguetório de terça foi completamente desnecessário, da mesma forma que a supervalorização do 6×1 pelo lado celeste por exemplo. Rivalidade sim, inimizade nunca. Afinal de contas quantas vezes nossos clubes perderam títulos na mão grande? Creio que um futebol mineiro unido seria bom para todos os lados, é claro, sem esquecer da divertida rivalidade sadia e respeitosa. Parabéns pelo belo texto que não serve apenas para os atleticanos e sim para todos nós.

  4. Concordo integralmente com o Eduardo quanto a inconveniência de dirigente de clube querer se passar por torcedor. É uma grande impropriedade e um amadorismo total essa postura.

    O pior legado das duas últimas diretorias do Galo foi ter diretores-torcedores ou diretores que queriam fazer média com a torcida. O torcedor não precisa ter compromisso com nada. O mesmo torcedor que corneta um jogador ou treinador hoje por um período de dificuldade, amanhã se torna seu fã e defensor número um quando ele é bem sucedido. Não há qualquer compromisso com a coerência.

    As duas Diretorias passadas deixaram um péssimo legado de o Galo ter sido um dos times com maior troca de treinadores no período. Sem contar as trocas de treinadores promissores na primeira instabilidade por algum dinossauro da velha guarda, ex-treinador em atividade. Mas os amadores não conseguiam deixar de atender ao torcedor corneta intolerante, o sabe-tudo que não aceita opiniões divergentes da sua.

    Ontem quem viu o São Paulo jogando redondinho contra o Botafogo devia saber que o treinador Diniz quase foi enxotado do clube por causa do torcedor corneta-intolerante, o sabe-tudo do futebol. Para o bem deles, havia diretoria de verdade no clube e que deu uma banana para o corneta e resolveu bancar o trabalho do treinador quando os resultados ainda não estavam aparecendo. Agora ele se tornou o melhor treinador do Brasil e o corneta-intolerante são-paulino ‘grita’ o seu nome pelas redes sociais. Pois é.

    Aqui no Galo a história se repete. Porque o torcedor corneta-intolerante existe em todo lugar. O cara que sabe de tudo e grita suas certezas para todo lado. O Galo teve um início de campeonato surpreendente, acima do que era esperado pela diretoria e comissão técnica que nunca deixaram de falar que o time estava em formação. Esse bom começo criou expectativas, aliás mais do que justas em uma torcida que busca há tanto tempo essa conquista. Mas quem é do ramo, sabia que algum período de instabilidade seria inevitável. Bastou que ela aparecesse no fim do primeiro turno para que tudo fosse jogado no lixo. A corneta óbvia, automática, contra o treinador, voltou a soar forte. É claro que por uma ‘expressiva’ minoria barulhenta. A maioria segue acreditando e apoiando. Mas o intolerante, por natureza, grita alto para ser ouvido. E aí até parece que são mais do que de fato são.

    São nessas horas que o dirigente precisa ser menos ‘torcedor’ e mais ‘gestor’. Deixa a turba gritar. Faz parte da sua natureza. Mas o dirigente precisa ter bom senso, juízo e responsabilidade. Nenhuma dessas características encontradas no corneta-intolerante. Por isso quando o dirigente entra no oba-oba da torcida, a sensação que fica é que o clube está sendo gerido por amadores irresponsáveis. Teriam feito melhor para as suas imagens de gestores se agissem com discrição e parassem de dar prestígio e importância a adversários com a essa zoação. Afinal, eles não merecem tanta consideração nossa assim. A indiferença da nossa parte cairia bem melhor.

  5. Tem como resgatar a senha de tds os perfis oficiais do Clube das mãos dessa turma aí não? Já não bastam os vexames, NÃO ganharem nada de relevante em três anos, proporcionar construção de ct de time amador por conta do eliminação na CB. Antes de desocuparem o beco, atiram contra o próprio patrimônio iguais bebês chorões. Basta dar uma olhada com um pouco de senso crítico p perceber q desta (in)gestão ficará apenas o exemplo de como não cometer os mesmos erros,se bem q isto só será possível caso refundem o Clube novamente, pois internamente,a incompetência só troca de mãos. A segunda arte na crônica não deixa dúvidas! Não devemos confundir as coisas achando q o pequeno investimento feito no Clube não terá seu preço_ pequeno sim, multa recisória de UM jogador do grêmio qse q iguala no valor aplicado no GALO_ cobrado mais á frente. Ambos os “benfeitores” são capitalistas dos brabos q vão explorando financeiramente a imagem do @Atletico. framerda q levou o Br e a LA foi patrocinado pelos menin, assim como os dois Brs das märïä foram patrocinados pelo RG. Não existe almoço “di grátis” qdo se envolve grana,muita grana! @Atletico precisa ser passado a limpo em todos os setores,a começar pelo pensamento de ser vencedor,de ser CAMpeão. Isto tem de ser estabelecido como obrigatoriedade e ser lembrado dia e noite p q não restem dúvidas: AQUI NÃO HÁ LUGAR P DERROTADOS,AQUI TRABALHAMOS PARA SERMOS CAMpeões. Enquanto esses caras q não entendem se futebol_ me incluo tbm_ estiverem com a senha do Clube achando q zoar quem já é piada pronta por si só vai fazer o Clube ser vencedor,a fila continuará crescendo,crescendo e crescendo!
    Saudações Atleticanas

  6. Ontem , assisti a entrevista de Rafael Menin.Tive a melhor impressão possivel .. Principalmente quando disse que medidas pesadas, dura e amargas viráo por aí. Acredito, depois de ontem , que o amadorismo, notadamente destas duas ultimas gestões, estão com os dias contados. Cabides de empregos para amigos do rei, nepotismo, parasitas espertalhões , empresários que asfixiam o clube, verão suas cabeças rolar. Sem caça às bruxas, somente medidas saneadoras necessárias. De depósito de refugos para jogadores que rendam dinheiro ao clube, de diretor de futebol meia boca , que por aqui passaram, que usaram o clube para engordarem suas contas bancarias, para profissionais do ramo, que entendam a filosofia do clube e que serão cobrados, numa relação saudável custo/benefício. Acredito na lisura destas pessoas, principalmente pelo simples fato de que não precisam de dinheiro, ganham rios de dinheiro em suas áreas, não precisam do futebol. Tudo muito bonito, tudo muito bem encaminhado, mas quero o brasileirão deste ano , não desisti

  7. Boa Tarde,

    Concordo plenamente com o seu comentário, pessoas próximas de mim eu procuro nem mais conversar sobre futebol, a amizade é mais importante e o respeito também.
    Quanto a posição mineira de representatividade na CBF, se levarmos em consideração a desclassificação prematura do Atlético na Copa do Brasil, a queda do adversário, os representantes das divisões inferiores que só fazem frente aos mineiros e quando se encontram nas disputas nacionais que apenas fazem vergonha aos mineiros, tudo isto leva a queda no ranking das Federações, ou seja, deixaremos a terceira posição para os gaúchos.
    Além da representatividade isto afeta a quantidade vagas de equipes para a Copa do Brasil do próximo ano, quantidade de vagas para a série “D”, porque são definidos por classificação da federação.
    Neste sentido podemos dizer que a única coisa que poderia minimizar 2020 seria o América vencer a Copa do Brasil e o Atlético o Brasileiro, resultados diferentes não ameniza o péssimo desempenho dos mineiros.
    Sempre estivemos na cola dos Cariocas, agora fomos ultrapassados pelos Gaúchos.
    Os fogos na sede do Galo foi lamentável da mesma forma que o nosso vice presidente também se posicionar como torcedor e fazer críticas publicas ao time também não pode ajudar em nada.
    Sábado vamos ter o time completo disponível depois de muito tempo, espero pela vitória e os 3 pontos.
    Boa quinta a todos!

  8. Boa tarde, Eduardo.

    Gostei bastante do seu texto. Uma rica lucidez que pode afastar qualquer insensatez que mais gera danos que o contrário. A retroalimentação desse ódio ao rival, na atualidade, só possibilita uma recorrente violência e hostilidade. Acompanho o seu trabalho como um bom cruzeirense que sou. E vejo que a internet é um espaço bem dual. Ao mesmo tempo que democratiza o acesso às instituições informações, ela imbecializa com o descabido espaço de violência e irresponsabilidade. Gosto de sua análise enquanto torcedor, humano e cidadão. Ainda que eu discorde de pontos, isso faz parte das nossas diferenças: sou cruzeirense e você atleticano, sempre gostei do seu posicionamento frente aos mineiros. Sempre prezei por isso. Continue alimentando sua torcida com essa percepção de paixão e razão. Um forte abraço de um cruzeirense apaixonado!

  9. Bom dia amigos do Galo. Faltando ainda 14 rodadas para o encerramento do Brasileirão 2020, o que só irá acontecer em 2021, já tem muita gente querendo fazer o São Paulo campeão. Calma meus amigos, ainda temos muitos pontos para serem disputados, acho que NOSSO GALO já enfrentou situações que outros times ainda não enfrentaram, nada está decidido e ontem o São Paulo ganhou do pior time do Brasileirão. Portanto, vamos continuar na torcida, vamos apoiar, acho que não é a hora para tantas críticas, ainda estamos bem na tabela e o nosso elenco vai jogar o que pode e sabe.
    P.S. Preocupação mesmo é com a arbitragem, ela pode continuar a definir quem ganha e quem perde.

  10. Adversários, sim. Inimigos, não. Muito oportuna a postagem do Eduardo hoje. Parabéns! Não só pelo momento difícil por que o mundo passa, mas também como antídoto a dirigentes, associados e seguidores que preguem discursos de ódio e desunião, sejam quais forem e onde estiverem. No ano passado, o ódio caminhou por muitas calçadas do mundo e espalhou suas sementes. Os frutos que colhemos: um virus mortal. Que essa postagem do Eduardo se multiplique pelo mundo como uma onda de benevolência, paz e entendimento. A melhor vacina.

  11. RAFAEL
    GUGA OU MARIANO
    RÉVER
    ALONSO
    ARANA
    ALLAN
    A. FRANCO
    ZARACHO
    SAVARINO
    VARGAS
    KENO
    O NOSSO MELHOR TIME TITULAR É ESSE.
    FORA DISSO É MAIS UMA INVENÇÃO E BRUXARIA DO CABEÇA DE ÔVO , PROFESSOR PARDAL SAMPAOLI.
    SE ESSE TÍTULO NÃO VIER A CULPA MAIOR SERÁ DE SAMPAOLI E SUAS LOUCURAS.

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Concordo plenamente com o seu comentário.

    Os sarros, as gozações e as brincadeiras fazem parte do cotidiano de qualquer torcedor. O que não pode, é extrapolar para ofensas morais e agressões físicas.

    Acho ridículo e imoral quando essas provocações partem de membros de diretoria e atletas. Como exemplo, o ódio que o Torcedor Atleticano tem do TN e outros mais….

    Nós, Torcedores Atleticanos, somos alvos de gozações face aos inúmeros papelões que o próprio Galo expõe os seus Torcedores.

    Vida que segue e rogando a Deus que fiquemos pelo menos no G6.

    Vamos fechar mais um ano levando na bagagem muitas frustrações.

    Saudações Alvinegras,

    1. Caro AmiGalo Jandir Almeida. A aversão da torcida do Galo ao TN não é por ele ter jogado no Cruzeiro e sim pelas várias zombarias dele ao Atlético, até com postagens em redes sociais e pela entrevista que ele concedeu ao Roger Flores dizendo que jamais jogaria no Galo.

  13. Desanimador ver a entrevista do Everson. O cara ja está justificando que no Brasil temos seis equipes em condições de ganhar o titulo e que nao será vergonha se o Galo nao conseguir o titulo. Maldita filosofia de barracao. Tem alguém de informar a esse acomodado que o Galo só disputou o Brasileiro. Teve dedicação exclusiva e tempo para treinar. E está perdendo esse campeonato por falhas , algumas bisonhas, como os recuos de bola de Mariano, Guga, Alan. Esse conformismo com vaga em Libertadores. Essa falta de espírito vencedor do Galo é uma tragédia. Eu pensei que Sampaoli iria mudar isto. Rubens Menim, por favor, mande esse Everson ir catar coquinho.

  14. Bom dia xará e amigalos!!!
    De candidato ao título no início do Brasileirão fecharemos o ano assistindo a disparada do São Paulo em busca da taça e a inauguração do CT do Afogados da Ingazeira…..(triste realidade)….

  15. Bom dia!!! Boa colocação sobre a nossa diretoria,b comemorando desgraça dos outros, um dia foi a eliminação do flamengo na libertadores, agora o adversário, isso é p torcedor, não diretoria, que tem que preocupar com o nosso time. o vice nosso todo dia está na mídia falando bobagens, até cornetando nosso treinador, por isso que os mecenas estão correndo com essa dupla. Dias melhores p nós.

  16. Bom dia,

    Comentário excelente Eduardo, com essa provocação institucional o Presidente do Atlético só contribui com o agravamento da selvageria entre aqueles que se dizem torcedores, mas não são. Vale lembrar que isso ocorre dos dois lados. Tenho 57 anos sou Cruzeirense e sou do tempo em que as torcidas do Cruzeiro e do Atlético saiam juntas do Mineirão no estacionamento e não havia brigas. As provocações ficavam dentro do estádio. Alguns dizem que o mundo está evoluindo, eu tenho certeza que é o contrário que está acontecendo.
    Abraço.

    1. Caro Carlos Lacerda. Gostei da referência aos torcedores saírem juntos no estacionamento. Eu sou de uma época em que íamos e voltávamos juntos no ônibus, com gozação e tudo. Outros tempos, outras mentes.

      1. Isso mesmo Paulo, meu pai era funcionário público federal, 6 filhos, salário pouco. Ele pegava um bico de bilheteiro da Ademg nos jogos do mineirão domingo. Eu e meu irmão sempre estávamos com ele nos jogos de domingo no mineirão, jogos do atlético (lembro até hoje de um chapéu de Reinaldo no zagueiro Abel do vasco), das jogadas do Joãozinho que deixavam os laterais caídos no chão. Meu pai voltava conosco para casa nos ônibus e viámos rivais brincando e gozando, só isso. Sem selvageria. Bons tempos.

  17. Parabéns, Eduardo, pela sua colocação sobre o episódio dos foguetórios. Eu como cruzeirense tiro sarro dos atleticanos nas derrotas. Mas, ultimamente, tenho sofrido mais zoações do que efetivamente zoado pela situação muito difícil que o Cruzeiro se encontra. Mas isso é uma fase e acho-a necessária para mudanças que se não forem feitas culminaria na falência definitiva do Cruzeiro. Mas voltando ao seu belo texto, o que a diretoria atual do Atlético faz causa sim antipatia. Acho o vice presidente Lasaro Cândido o cara mais antipático do seu time. Esse sujeito extrapola os limites da rivalidade. Sempre falando da situação do rival de forma desrespeitosa. A gozação é sadia e acho que deve acontecer mesmo, com respeito, e entre torcedores e não sendo iniciada por dirigentes que acredito que querem fazer média com a torcida para muitas vezes camuflar a sua própria incompetência.
    Um bom dia a todos!

    1. Sou MEGÃO e concordo com vc prezado (embora dificilmente vc saberá, porque o blogueiro não costuma postar minhas opiniões). O Galo, muito lamentavelmente se resumiu a 2 coisas: Reclamar de serem prejudicados pela Arbitragem, CBF, VAR (menos no jogo contra o SP). ou então, comemorar os tropeços dos adversários. Tentaram excluir o Mego do BR, patético. Mengão foi eliminado na liberta e CB, vem dirigente dizer na mídia que achou bom o flamengo se lascar… e por fim, soltarem foguetes para comemorar o rebaixamento de vcs… é de dar dó, pena e claro, muita risada. Os caras não soltam foguetes a 50 anos pelo Brasileiro mas tem coragem de fazer um papelão desses. Pior ainda é quem acredita que existe um complô de arbitragem e federação para prejudicar o Galo, mas continua perdendo tempo com o time (que pelo que eles próprios acreditam, jamais vai ser campeão de nada por serem “prejudicados” de forma intencional. Pior ainda é quem tem palanque para escrever e faz os outros torcedores acreditarem em algo tão mesquinho, patético e burro mesmo. Ano que vem tem mais, se não for um raja casa blanca, acaba sendo um afogados… Publica aí agora democrático blogueiro!

      1. Caro Carlos Eduardo, que talvez assine Batista Fernandes, as postagens anteriores que mereceram a lixeira (prerrogativa do blogueiro) foram entendidas como idiotas.
        Nessa até que tentou, insinuou e provocou, distante das anteriores. Como, ainda que em parte (desconsiderando esse cinismo rubro negro) bate com o texto optei por permitir. Entenda que o espaço Atleticano, como hoje, abre espaço a pessoas civilizadas. Refiro, evidentemente, a comentários aprovados mais cedo. Os seus (especialmente os anteriores), apesar de postado, não se enquadram nessa condição.

        1. Caro blogueiro, agradeço pela atenção e postagem, acho sadio isso! Essa é a realidade de quem trabalha com internet. Se até seus dirigentes fazem isso em nome da instituição, imagina o que não lemos de torcedores atleticanos nas páginas rubro- negras que frequento. Claro que às vezes, pelo calor da rivalidade posso tecer críticas mais contundentes, as quais te tragam algum incômodo, como relataste, mas, faz parte, meu nobre sofredor.
          A única coisa que não captei, foi o momento em que eu te informei meu nome completo e autorizei o Blogueiro, creio eu, financiado pelo Portal UAI, a divulgá-lo, se o fiz, retiro imediatamente essa prerrogativa e se vc pensa que vai me intimidar a deixar de ser seu leitor assíduo, engana-se, gosto do seu texto! De toda forma vou levar o ocorrido ao SAC do site, para que não se repita esse ato covarde e ilegal, já que creio que o senhor está incorrendo em desobediência às normas da empresa e porque não, em uma infração penal. Tenho certeza de que por mais provocativas sejam as postagens que já fiz no seu bolgue, estão todas no âmbito da rivalidade desportiva, jamais incorri em crime, simplesmente exerci minha liberdade de expressão. Pense a respeito, vc tem todo direito de publicar ou não o que eu comento, fica a critério da sua democracia, mas creio que informações confidenciais e pessoais não devem ser divulgadas sem a anuência das partes. SRN!

  18. Bom dia a todos!
    Eduardo, você foi cirúrgico na sua análise. O Galo não ganha nada à tempos devido ao amadorismo dos gestores que por lá passaram. Sempre disse que, enquanto o Galo preferir zuar os adversários por derrotas e títulos perdidos, estaremos fardados ao fracasso. Ao invés de zuar, que o Galo busque estar nas cabeças de todas as competições e que dispute como coadjuvante e não figurante, como sempre ocorreu. Parafraseando o ex técnico Torrent do flamengo “não é sempre que se ganha uma libertadores na sorte”.
    Agora é buscar mais um vice campeonato brasileiro, pois, a chance de ser campeão terminou ontem.
    Abraço a todos!

  19. Texto irretocável, nobre Eduardo. Parabéns pela postura, principalmente em relação aos nossos dirigentes bobalhões (não me preocupo com os adversários). Em relação à sua (nossa) Atleticanidade, só cabe uma consideração: QUANDO O SONHO ACABA, PROCURO EM OUTRA PADARIA! Abraços!

    ps.: São Paulo fiodumaégua!!!!

  20. Tenho familiares que torcem para a banda B da lagoa da Pampulha e apesar das zoações corriqueiras e saudáveis, o respeito é sempre imperante. Ainda sonho com o dia em que os presidentes de Atlético, Cruzeiro e América se sentarão á mesa para um jantar e discutir o futebol de Minas de maneira saudável, deixando a rivalidade para o campo.
    Ademais, assisti ao jogo do SP ontem e percebi um time mais focado e comprometido que o nosso. Ainda não joguei a toalha, até porque a tabela desfavorece o tricolor por confrontos muito difíceis como Curuntia, Fluminense, Flamengo, Grêmio. Mas nada adianta se não fizermos a nossa parte. Foco total no título, faltam 14 rodadas sem vacilos.

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Comentário supimpa caro blogueiro. Como faz bem uma gozação sem ofensa pessoal.
    Ontem, para nosso desespero, o São Paulo abriu sete pontos do Galo. Ao atlético, se quiser almejar o título, tem que vencer o xará paranaense e o Bambi. Somente com esses resultados poderemos continuar a sonhar! Sou teimoso! Ainda não jogo a toalha!
    Hoje e sempre, galo!!!

  22. Eduardo, bom dia!!!

    Esse foguetório partindo da Sede de Lourdes é de um ato tresloucado que conspira em favor do ódio e em desfavor da paz…

    Só pode ser ideia de lunático uma imbecilidade dessa monta!!!

    Ô LÔCO!!!

  23. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    NÃO VAMOS NOS DISPERSAR E DESVIAR A PAUTA PARA OUTROS ASSUNTOS , A PAUTA DEVERIA SER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE FOCADA NA CONQUISTA DO BRASILEIRÃO/2020 , QUE A CADA DIA E TROPEÇO NOSSO VAI FICANDO MAIS DIFÍCIL.
    O SÃO PAULO PERIGOSAMENTE VAI COMEÇANDO A SE DISTANCIAR E SE ISOLAR NA LIDERANÇA , MAS O SEGUNDO TURNO AINDA TEM MUITOS JOGOS PELA FRENTE.
    PARA CORRIGIR OS NOSSOS MUITOS DEFEITOS E FALHAS É PRECISO APONTA-LOS E CRITICAR TAMBÉM OS ERRANTES.
    NO MEU ENTENDIMENTO TEMOS UM BOM ELENCO , APTO A CONQUISTAR ESSE TÍTULO.
    O PRINCIPAL PROBLEMA ESTÁ NOS INÚMEROS ERROS COMETIDOS PELO TÉCNICO SAMPAOLI , QUE FOI SUPER VALORIZADO E COMO TAL NÃO PODIA FALHAR.
    O ESQUEMA DE SAMPAOLI É SUICIDA , KAMICASE E CONFUSO.
    ACHO QUE ISSO CONFUNDE ATÉ A CABEÇA DOS JOGADORES QUE FORA DE SUAS POSIÇÕES DE ORIGEM RENDEM MUITO POUCO.
    OUTRO PROBLEMA DO TÉCNICO É INSISTIR COM JOGADORES QUE NÃO RENDEM E COMETEM FALHAS BIZARRAS :
    EVERSON
    GUGA.
    SASHA
    SÃO OS NOSSOS PRINCIPAIS PONTOS FRACOS E PRECISAM SER SACADOS DO TIME , ASSIM COMO ESSE ESQUEMA CONFUSO PRECISA SER REVISTO.
    OU SAMPAOLI SE CORRIGE NOS SEUS DEFEITOS , INSISTÊNCIAS ERRANTES E INVENCIONICES OU O NOSSO ÚNICO DESTINO SERÁ O FRACASSO.

  24. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o Guru blogueiro sabem que o respeito é bom e todo mundo gosta.

    Por falar em respeito um partida da Champions League foi interrompida por falta dele.

    Onde falta respeito prospera a discórdia e abre caminho para a violência. Quanto a nós, atleticanos usuários deste blog, temos sabido equilibrar as nossas divergências e apesar das críticas mútuas o respeito é sentido.

    Mas, o que interessa mesmo é o Galo. Eu já disse aqui muitas vezes que em casa que falta o pão todo mundo manda e ninguém tem razão. E o Galo é o pão do atleticano. É ele que alimenta as nossas melhores emoções. E quando o Galo não está funcionando ficamos desequilibrados emocionalmente.

    Mesmo nesses momentos de desequilíbrio mantemos a postura entre nós. Mas, que é bom aproveitar todas as oportunidades de tirar um bom sarro nos adversários isso ninguém pode tirar de nós. Afinal de contas somos vítimas constantes de zombarias e deboches por causa das trapalhadas do nosso Galo que não cansa de tropeçar nas próprias pernas.

    Quanto ao foguetório, na minha opinião aquilo nada mais foi que o descarte do estoque de fogos que deveriam ter sido lançados no domingo depois do jogo contra o Inter. Como o Galo não permitiu, soltaram na terça porque com tanta chuva iriam acabar como o nosso time. Um foguete molhado.

    Uma boa quinta-feira chuvosa para lavar as nossas lágrimas e até o ano que vem para soltarmos fogos por nossas vitórias.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E TREINANDO PARA PIORAR UM POUCO MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *