Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Torcedor não é conivente

O Atleticano, forjado na dor e na injustiça, tem em comum uma paixão sem medidas pelo time. Ouço muito, ando bastante nessa vida em preto e branco, que fulano é “apaixonado”, “doente”, “incomparável” e muitos outros adjetivos que traduzem o amor ilimitado e imensurável pelo Clube Atlético Mineiro.

Estamos à beira de meio século sem ganhar o título nacional. Eu que acreditei em 1977, 1980, 1985, 1999, 2001, 2012, 2015 (todos esses frustrados por ações extracampo), agora já não tenho a mesma convicção que me alimentou até metade do primeiro turno desta temporada. Estive presente em todos os momentos que mencionei, como também nas dezenas de mineiros e conquistas da Libertadores, Copa do Brasil e Recopa.

Ah! Ouvi, pelo rádio, os jogos de 1971. No triangular comemorei os gols de Oldair e Dario, em cada partida, bem como a defesa mágica de Renato num petardo do Gerson no jogo com o São Paulo. Isso explica a ira do canhotinha da Copa de 70 com o Galo, sempre que se manifesta a respeito do maior de Minas. Essa defesa é comparável – anos depois – à penalidade defendida por Victor na cobrança de Riascos.

Dito isso, quero trazer a reflexão algumas considerações que venho ouvindo, lendo e de muitas delas até participando e presenciando pela cidade. Afinal, o que acontece com o Galo? Nas temporadas que mencionei, tínhamos tudo para comemorar o título e – recorrendo ao saudoso Kafunga – a coisa “despingolou”.

Me recordo, especialmente nos anos de 1977, 1980 e 2012, que nosso time era o melhor do Brasil. Incomparavelmente melhor que São Paulo, Flamengo e Fluminense em cada temporada. Nas demais, a meu juízo, fatalidades em erros de arbitragem (85 e 99), temporal (01) e queda de rendimento (15) – aliado a preferência da organização, nos prejudicaram.

As três que ainda me doem até hoje, imperdoavelmente, atribuo sim a esquemas esdrúxulos de dentro da CBF. Fomos, indiscutivelmente, “roubados” naquelas temporadas. Nem vou mais entrar no mérito de cada situação, caprichosa e ardilosamente arquitetada nos salões de uma instituição desacreditada perante a opinião pública.

Agora mesmo, neste 2020/21, em que pese “erros” providenciais em favor de São Paulo e Flamengo, não posso admitir que equívocos da direção e comando técnico Atleticano tenham facilitado essa pretensão. As derrotas para Botafogo, Fortaleza, Bahia e Paranaense e os empates com Fluminense, Sport e Internacional, devem sim entrar na conta de ações do treinador Sampaoli. Elogiei o argentino aqui, por diversas vezes, mas desde – especialmente – aquela maluca escalação frente ao Fortaleza, me sinto em saia justa na crença ao seu trabalho. Nem mencionei tantas contratações exigidas e depois colocadas à disposição.

Fato é que, embora tanto Sampaoli quanto Sette e outros, têm responsabilidade sobre essa situação. Ele, treinador, fica um tempo e depois segue sua carreira noutra equipe (longe daqui e talvez até do Brasil), deixando para trás um grande passivo. Técnico e financeiro. O presidente, salvo melhor juízo, seguirá sua vida profissional. A eles, entretanto, não se pode cobrar as cinco décadas sem Brasileiro.

E nós, Atleticanos que vivemos essa paixão minuto a minuto, hora por hora, dia a dia, mês a mês, ano a ano, como ficamos? A mercê de até quando os Menins terão disposição para injetar recursos, como agora quase 200 milhões (metade desses valores no banco de reservas). Qual garantia podemos ter de que esses investimentos não se tornarão um passivo impagável no futuro? E, para um Torcedor, como eu, sem o título tão sonhado.

Esse time do Sampaoli e do Sette, embora em tempos distintos, me lembra daquele de 2009 do Roth e Kalil. Perdendo o folego na chegada. Instável. O Torcedor, ao contrário de 77, 80 e 12, não tem confiança. E, agora um desabafo pessoal, tenho de ouvir manifestações dando conta que o blog e o blogüeiro são cúmplices da situação.

Ora, sofro tanto quanto qualquer outro Torcedor. Não me considero imune a essa dor, ao contrário, vivo somatizando e – consequentemente – pressão alta e batimentos acelerados a cada novo deslize do time em campo. Sou tão Atleticano quanto nossos mecenas e desconhecidos Torcedores por esse mundo afora que sequer puderam assistir a uma única partida do Galo. Somos uniformes, todos iguais, na alegria e na dor. Só não somos, nenhum entre nós, coniventes.

Fotos: Bruno Cantini

38 thoughts to “O Torcedor não é conivente”

  1. ceará , bahia , goias , sport, goias de novo , botafogo . 05 supertimes que fez o sao paulo embalar. Aritmetica simples : 06 x 3 = 18 pontos na teoria. Na vida real – 07 pontos na nossa frente. Ainda dá

  2. Boa tarde amigos do Galo. Erros do técnico, erros da diretoria, Corona, árbitros, CBF, convocações e ainda estamos em segundo no brasileirão. Faltam 14 rodadas e as posições na tabela estão mudando com frequência, jogos com resultados surpreendentes estão acontecendo não apenas com o NOSSO GALO, São Paulo, Flamengo e Internacional também estão perdendo pontos preciosos. Temos que ter paciência, apoiar mais e criticar menos.

    1. Meu amigo, o São Paulo está perdendo pontos preciosos? Você está olhando a tabela do BR2019? O São Paulo perdeu apenas dois jogos em todo o campeonato e está há 17 rodadas sem perder. Independente do adversário aquele time que quer disputar o título tem que vencer, seja contra o Goiás ou Flamengo, o que conta são as vitórias ou empates (a estratégia é primordial no BR, dependendo do jogo um empate vale o título).
      Caia na real, a disputa do Atlético é para se manter entre a 4ª e 6ª colocação, não mais que isso. INFELIZMENTE.
      RECEITA DE BOLO PARA GANHAR O BR: Vencer jogos fáceis, empatar jogos complicados, ter uma defesa sólida e perder o mínimo de jogos. O TIME DO SAMPAOLI FAZ TUDO O CONTRÁRIO.
      ALTERAÇÕES NO ATLÉTICO PARA SER CAMPEÃO EM 2021: Tirar o Everson e colocar o Rafael, tirar o Rever, contratar um Volante pit bull, contratar um meia clássico (que dê assistência, faça gol, saiba driblar, saiba lançamentos) e contratar um centroavante (Caio Dantas pode ser uma boa aposta).

  3. E o julgamento do Sampaoli e do GALO, foi marcado para o dia 15/12, véspera do confronto contra o SP. Por isso digo, todo Atleticano tem o dever moral de torcer contra a ridícula seleção da cbf, entidade suja, que sempre nos prejudicou. Que percam SEMPRE, de 7! SAN

  4. DEBITO AO TÉCNICO SAMPAOLI A PRINCIPAL CULPA POR NÃO SERMOS LÍDERES ISOLADOS E COM ALGUMA FOLGA.
    FORAM SUAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSOR PARDAL QUE NOS FIZERAM PERDER PRECIOSOS PONTOS NO BRASILEIRO.
    ORA BOLAS , ARANA É UM CRAQUE , MAS O TÉCNICO INSISTE EM MANTER O JOGADOR SEM POSIÇÃO DEFINIDA E ISSO LEVA ARANA A FICAR PERDIDO EM CAMPO.
    EVERSON É UM PÉSSIMO GOLEIRO , O PIOR DA HISTÓRIA DO GALO , MAS O TÉCNICO INSISTE EM MANTE-LO COMO TITULAR.
    ISSO FORA OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE COMPROVADAMENTE NÃO DERAM CERTO , MAS SAMPOLI CONTINUA INSISTINDO.
    CADA JOGO UM ESQUEMA , CADA JOGO UMA ESCALAÇÃO , COM JOGADORES EM POSIÇÕES TROCADAS.
    ACHO QUE NEM OS JOGADORES CONSEGUEM ENTENDER ESSAS MALUQUICES.
    ENFIM , TEMOS UM CALENDÁRIO FOLGADO , O ELENCO É BOM , TÍNHAMOS TUDO PARA SERMOS LÍDERES DISPARADOS , MAS NÃO SOMOS POR ESSES MOTIVOS.

  5. No geral. os comentarios dos amigalos, convergem : entusiasmo no início, quase euforia, aos poucos perdendo a fé, com invencionices, erros grosseiros , taticas con fusas, perda de pegada, perda de gana, perda de alma, o futebol pifio e burocrata voltando, com a agravante da entrega do ouro, com a sistematica perda de gols feitos,que mudariam a posição na tabela , a perda de pontos pra times mediocres. Passou a lusa de mel , escancarou a incompetencia e a ruindadade. Mesmo assim, eu que sofro da coluna de tanto jogar a toalha e pegar de volta, ainda acredito , na espera de um improvavel milagre , o futebol proporciona isto. Mudando de assunto , ontem ,após cru x crb , um jogador de lá, saiu com esta : dois times grandes, de camisa…. O nosso lendário azar , a dois anos passou pro lado de lá , os soberbos ouvirem isto , não tem preço…. ahahahaha

  6. Boa tarde a todos!
    Confesso que estou bem pessimista com relação ao título desse ano,apesar que no começo estava confiante,pois o nosso time só tinha o brasileirão desde o início do ano,era uma vantagem considerável ja que todos os anos jogadores reclamam de calendário apertado.qual a desculpa dessa vez?já que eles tem tempo de sobra pra treinar…
    Falta entrosamento?time não tá pronto?
    Pra mim só tem uma explicação jogadores acomodados demais,não querem ser campeões ou não tem tal dna…pois muitas coisas na vida de todo ser humano,requer vontade,sacrifício,desejo,lutar não se entregar,e a vários jogos temos visto isso desse time,e se continuar nessa lenga lenga nem vaga na libertadores…ainda dá pra ser campeão,mais será que os jogadores querem e acreditam?

  7. Eis aí o time titular, qualquer mudança é invenção do técnico. RAFAEL, GUGA, REVER, ALONSO E ARANA; ALAN, ALAN FRANCO E HIORRAN; SAVARINO, VARGAS E KENO.
    FAZ O SIMPLES, SAMPAOLI. Não inventa. Vejam quantos jogos perdemos com Rafael e quantos com Everson. Rafael é muito mais goleiro.
    Chega de Sasha no time. Gabriel é impossível. Rabelo só no esquema 3 zag com Alonso e rever. Por que não dar chance ao lateral direito Talisson? Mostrou qualidade… Nathan parou de jogar desde a lesão, voltou a ser o Nathan que conhecemos. Zaracho ainda não disse a que veio.
    O paranaense joga numa retranca daquelas. Se não tiver variações ofensivas, vai perder em um contraataque, a mesma coisa que aconteceu em BH. Esse jogo é importantíssimo …

  8. Boa tarde Paulo e Eduardo, realmente existe uma queda física e de performance, primeiro eu vejo e já falei isso aqui , o Atlético obteve uma vantagem física devido a ser o segundo time q voltou aos treinamentos no meio da pandemia, os times de São Paulo por exemplovoltaram quase 2 meses depois e isso fez com q o Atlético estivesse melhor fisicamente q os outros times e conseguia se impor nos jogos, e o outro fato foram os profissionais da preparação física e da fisioterapia como Luís Kalil, Rômulo Frank e Ismail Liu q deixaram o clube sem motivo algum, profissionais q trabalhavam a mais de 10 anos com um excelente trabalho, ganhadores de títulos q conheciam o grupo e realmente faziam um bom trabalho.

  9. Também acho que a diretoria agiu corretamente, buscando um treinador de ponta, buscando reforçar o elenco. A decepção minha foi o treinador mesmo. Erra muito, perde ponto bobo. Não está conseguindo mais extrair a competitividade dos jogadores, que são bons sim. Galo tem um elenco que daria pra ser campeão com o pé nas costas, uma vez que o Flamengo não tá mais como no ano passado. Por isso culpo o treinador hoje por não estar liderando o campeonato. Vamos ver se ele dá uma chacoalhada no time e dá essa arrancada aí.

    Abraço

  10. Bom dia,

    Apesar do grande volume de contratações, nosso Galo ainda ficou impedido de melhorar em algumas posições devido a contratos em andamentos, como lateral esquerdo e zagueiros, e ninguém pode negar que hoje é o nosso tendão de Aquiles.
    Erros do treinador julgo que seja trabalhar com um número muito pequeno de volantes no grupo.
    A falta de ritmo de jogo também é muito importante, julgo que esta faltando outras competições neste momento para o treinador dar ritmo a outros jogadores, é só ver o caso dos jogos quando os titulares estavam afastados, vimos um lateral direito muito bom, o Borrero que não decepcionou, o Hyoran que cavou titularidade depois das novas oportunidades e outros jogadores da base que estão pedindo passagem.
    Por falar nisto fiquei triste de não ver o Guilherme Santos ter sua oportunidade, torci por ele.
    Quanto ao campeonato não jogo a toalha, se pararmos deste complexo de Robin hood poderemos sim, ser campeões.
    São Paulo não perdoa, ganha de qualquer jeito dos mais fracos, só que a quantidade está acabando para eles e agora veremos, a partir de domingo, porque hoje é outro jogo fácil, apesar que o Botafogo está de treinador novo e jogou bem contra o Flamengo, mas não acredito.
    Vou continuar torcendo e acreditando ainda neste campeonato, está tudo em aberto.
    Boa quarta feira para nós atleticanos, com derrota dos Paulistas.

  11. Bom dia, Eduardo e demais.

    Concordo com tudo que disse hoje. Eu também acompanhei e acreditei nos títulos de 99, 01, 12 e 15. O que mais sofri foram os de 99 e 01, pq chegamos perto demais, era mata mata. 9 chegamos na final, precisávamos de 1 gol (nem vou falar do penalty sofrido e não marcado no Guilherme). 2001 aquela chuva nos tirou. O jogo deveria ter sido parado. Éramos o melhor time.

    Voltando nesse ano, caso não vencermos o campeonato, estamos diante do pior custo benefício que eu me recordo. Altos investimentos para nada.

    Em relação a você estar sendo cobrado:
    Discordei de você quando apoiou a dispensa do Cazares e Otero. Também discordei de você quando já colocava ele e Telê Santana como os 2 maiores treinadores do Galo. Mas bola pra frente, tb cansei de falar bobagem aqui srsrsrs. Critiquei esquema do Sampaoli que acabou dando certo no jogo contra o Flamengo no segundo turno.

    Alertei aqui quando Sampaoli pediu Thiago Neves, que era caso de demissão dele e do Mattos e repensar nas indicações deles.

    Confesso que no início do campeonato também tinha grandes esperanças no treinador. Mas erros atrás de erros foram minando isso. Por isso acho que a torcida tem sim que analisar e cobrar jogo a jogo.

    No mais, quero parabenizar você pelo seu Blog. É o melhor, e desde que respeitamos a opinião do outro, não vejo mal algum em discutirmos idéias divergentes.

    Grande abraço a todos.

  12. Bom dia xará e amigalos! Alguém aí acredita que a fama de freguesia do GALO diante do Atlético Genérico do Paraná irá acabar no próximo jogo????? Sinceramente eu não! Sampaoli e todo o time perderam o gás e a vontade de vencer. Se o GALO não ficar esperto perderemos vaga na Libertadores para FluminenC e outras porcarias….

  13. Bom dia!
    Fiquei empolgado empolgado com a chegada e início de trabalho do Sampaoli, mas a sua teimosia e burrice manifestas nas últimas rodadas estão me fazendo compará-lo ao estagiário e ex promissor Tiago Larghi, que começou um ótimo trabalho mas foi se perdendo, talvez na pressão de medalhões e empresários.
    Vou continuar acompanhando e torcendo pelo meu Galo mas confesso que bem incrédulo. E volto a dizer o que já disse em outro post, não me interessa vaga pra Libertadores. Eu quero é ser campeão brasileiro.

    1. Concordo. Até porque ano que vem disputando libertadores, não vamos conseguir dar o foco no brasileiro como esse ano teremos copa do brasil, libertadores e brasileiro simultaneamente. O momento do brasileiro é esse ano!

    2. GALO ROBERTO ,

      o Larghi começou um trabalho com o que
      tinha no plantel e depois de ter conseguido
      um time tiraram-lhe as peças e começaram
      as pressões .

      O Peladeiro pede um monte de jogador que
      ele mesmo indica , não tem pressão alguma
      pra cima dele e consegue chegar perto do
      que o Larghi entregou .

      O que dizer sobre isso ?

      1. Boa tarde,

        Eu não entendo muito de futebol, mas…Thiago Larghi em dois anos só conseguiu um emprego por cinco dias, Goiás 2020 (como treinador) já o Rodrigo Santana já está no segundo em um ano.
        Qual será o motivo, na minha opinião treinador bom não fica desempregado, só fica os ruins ou os decadentes.

    3. Pois é, todos queremos o brasileiro pra esse ano. Os investidores e diretoria deveriam ter solucionado o problema da zaga e da lateral direita durante a última janela de transferências. Acho que esse ano era o momento ideal para ganharmos o brasileiro. Mas com Guga e Rever/Rabelo, acho complicado. Esses caras falham demais.

  14. Bom dia, caro Domingos Sávio!
    Muito bem lembrado as defesas de João Leite, que se os incompetentes batedores nossos não tivessem isolado a bola, João teria sido canonizado pela Massa. Infelizmente tem comentaristas injustos aqui nesse espaço que não reconhecem isso.
    Abs!
    SAN!

  15. São mais de 60 anos à beira do alambrado
    a torcer por um time de futebol que a gente
    não sabe o porquê do existir essa motivação

    Mas ela , motivação, é alimentada a cada dia,
    a cada despertar .

    Pouco se me dá se estamos há tanto tempo
    sem título

    Quando eu acordo eu não sou CAMPEÃO ,
    eu sou ATLÉTICO .

    O que me incomoda são as cada vez mais
    frequentes presenças no clube de pessoas
    que usam a instituição para seus próprios
    proveitos

    É um desfilar de NULIDADES que estamos
    a ver se apoderarem do clube que já me
    assalta a dúvida sobre se ele resistirá a
    tanta incompetência

    Quanto ao futebol dentro de campo é um
    HORROR O QUE NOS OFERECEM

    Podemos ganhar o campeonato ?
    Podemos , claro .

    Mas a incompetência a que me referi que
    assalta a direção nos legou um quadro de
    terra arrasada dentro do campo de jogo

    E , como disse , são mais de 60 anos , 60
    anos a acompanhar o Atlético , e JAMAIS
    vi tanta falta de empatia , de afinidade
    entre torcedores/clube/jogadores

    O que temos hoje é um amontoado de
    atletas e dirigentes sem a menor noção
    do que seja a agremiação a que servem ,
    o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO .

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O que passou, passou! Vamos olhar pra frente! Recordar é viver mas…não devemos viver só de recordações. Vamos em busca da felicidade, hoje! Ainda temos muito a comemorar! Claro que não estamos felizes com a forma de jogo do galo, ás vezes um amontoado e trombando entre si. Mesmo com todas as críticas pertinentes, ainda acredito no título, apesar do “professor pardal”, cada dia com a invenção de um time diferente. A nossa dificuldade até agora, tem sido o miolo de área. Defensores lentos, exceção do Alonso. Este foi o setor praticamente esquecido nas contratações. Contratou-se muito para o meio de campo e ataque e esqueceram da defesa!. Porque o Sampaoli no inicio do trabalho identificou que o grande problema do Galo era uma defesa lenta, e muito pouco se fez para solucioná-lo? Espero que a luz esteja acesa e se busque, urgentemente, defensores que possam, amenizar o nosso sofrimento. Cada contra-ataque do time adversário, é um isordil debaixo da língua. Apesar dos pesares, o galo continua no páreo e ainda com grande possibilidade de título. Continuo acreditando…

  17. Esse meu galo…… tá na hora de começar a pensar no ano que vem…
    Essa é a verdade….. O técnico é um amalucado e apaixonado por porcarias dos seu grupo.

    Acreditar em quê? …… em 13 pontos nos últimos 30 disputados? 43,3% de aproveitamento!!!!!
    Performance de time que disputa a Z4.

    Caiam na real…….. Já era. VERGONHA

  18. “Eu que acreditei em 1977, 1980, 1985, 1999, 2001, 2012, 2015… Estive presente em todos os momentos que mencionei”. – MEU COMENTÁRIO: Achei mais um culpado daquelas derrotas. E eu achava que o pé-frio (o único) era eu! Você tirou um peso enorme da minha consciência, Eduardo. Grato!

    “Afinal, o que acontece com o Galo”? – MEU COMENTÁRIO: É duro admitir, mas o fato é que não temos o DNA dos campeões e, sinceramente, não tenho ideia de como essa situação será mudada.

    “Ele, treinador, fica um tempo e depois segue sua carreira noutra equipe (longe daqui e talvez até do Brasil), deixando para trás um grande passivo. Técnico e financeiro”. – MEU COMENTÁRIO: A imprensa do “eixo do mal” (kkkkk, só rindo mesmo) cansou de dizer isso, mas a cegueira e a empáfia momentânea impediu-nos de enxergar o óbvio!

    “E nós, Atleticanos que vivemos essa paixão minuto a minuto, hora por hora, dia a dia, mês a mês, ano a ano, como ficamos? A mercê de até quando os Menins terão disposição para injetar recursos, como agora quase 200 milhões (metade desses valores no banco de reservas)”. – MEU COMENTÁRIO: Eu sei que é difícil admitir, mas o fato é que tínhamos um elenco sofrível e as 200 milhas gastas só nos permitiram um “up grade” para “um bom elenco”, o que já é muito em face da pobreza de outrora.

    PRA FINALIZAR: “Fora Éverson chama-gol. Rafael titular até o final do Covidão/2020

    1. Duas considerações. Não sou supersticioso a ponto de taxar alguém de pé frio. Até tenho algumas crenças que utilizo repitamente.
      E a outra, também comemoramos várias vitórias e títulos, todas de corpo presente.
      Ah! Me ocorre. E, claro, ainda temos muito fôlego e força pra outras conquistas.

      1. Nem pra curtir uma brincadeira, respeitosa é forçoso reconhecer, você não consegue ser supersticioso? Daquele tipo assim: “No credo en las brujas, pero que las hay, las hay”!

        ps.: supersticioso (eita palavrinha difícil essa, sô!!!)

    2. Falou o que eu penso, Teobaldo.
      Apesar dos 200 milhões investidos o elenco ainda tem carências. Precisamos de 1 zagueiro e 1 lateral direito para serem titulares. Precisamos também de volantes.
      Os 200 milhões investidos mostram como essa gestão do Sette sucateou o time. Quando ele entrou o time era muito mais competitivo. De tanto contratar jogador de várzea não sobrou nada.

  19. O resumo de tudo que o caro blogueiro está dizendo é o que venho dizendo aqui há anos: sem uma DIREÇÃO experiente, “malandra” no bom sentido, não haverá bom técnico, tal e qual este enganador que está lá e que fui contra a sua contratação. Melhorou o elenco (que poderia melhorar mais), com a grana de banqueiros (que só Deus sabe quando e como vamos pagar). Mas, sem DIREÇÃO, de nada adianta. Falta quem, com competência, tenha voz de comando. Isso há anos falta ao Galo. É só vaidades e nada mais. Podem até ser vaidosos e queiram ajudar o clube, mas que RECONHEÇAM PELO MENOS QUE NÃO TÊM COMPETÊNCIA e contratem um diretor capaz para gerir o CLUBE. Vou dar um exemplo: é indiscutível que o Grêmio, nos últimos anos, é um time de grande sucesso. Sabem por quê? Por que tem um Renato Gaucho no comando, talvez até mesmo da “direção”, mas que SABE das coisas. Faz praticamente o que quer, porque ENTENDE. E todos os respeitam. Já se fala numa segunda estátua prá ele no Clube. Resumo: falta um Renato Gaucho no galo, seja na beira do gramado ou na DIREÇÃO.

  20. Bom dia Avila. Respeitosamente, ouso discordar nos seguintes aspectos: Em 77, o João Leite defendeu dois penaltis. Chutamos três por cima da trave. Nem acertamos o gol. Se tivéssemos errado apenas um pênalti, João Leite seria exaltado, como o Renato na defesa do Gerson, ou o Vitor no penalti do Riasco. Em 77, perdenos o campeonato na disputa por pênaltis. Do mesmo modo que ganhamos a Libertadores nessa disputa. Eu sou grato sim, ao Sampaoli e aos Mecenas por livrar o Galo de Patrick, Maidana, Bruninho, Pastor, Fabio Santos, enfim daqueles que proporcionaram o vexame de Ingazeira. Ainda temos jogadores ruins, mas bem menos. Após o jogo contra o Flamengo, enaltecemos o esquema contra tres zagueiros, elogiamos muito Guga e Igor Rabelo. No meu caso específico, sou conivente sim. Acreditei e apoiei a contratação do Sampaoli e os investimentos dos Mecenas, pois se nada mudasse, depois do vexame de Ingazeira, estariamos atolados no Z4. Temos uma base muito boa: Alonso, Arana, Keno, Savarino, Vargas, Alan Franco. Esta base precisa de reforços: claro, principalmente na defesa e armação. Eu vejo possibilidade sim, deste time jogar no padrão dos jogos contra o Corinthians e Flamengo e vencer o atlético do Parana, Sao Paulo e Coritiba e iniciar um arrancada rumo ao título. Eu elogio sim, aos investidores pela coragem: buscaram diretor e treinador top. Se nao der certo, tentaram fazer o certo e nós apoiamos. Trocaram o elenco quase todo. Essa remontagem nao é fácil. Estao trocando até o Presidente. Mas, o imediatismo é cruel. …

  21. Prezado,
    inicialmente, destaco meu respeito e admiração por seu trabalho. Ainda assim, temos momentos de discordância, como em relação a abordagem de hoje.
    Vivi as mesmas frustrações que você e não tive a oportunidade de vivenciar o título de 71. Os erros e as frustrações ainda são um peso na memória do Atleticano. E isso tem afetado algumas avaliações atuais. Me permita alongar no comentário.
    O atual técnico erra – como todo e qualquer ser humano. Ainda assim, algumas ponderações:
    – está no cargo há menos de 1 ano;
    – os 200 milhões investidos ainda são menos que o que foi colocado em concorrentes;
    – o elenco foi profundamente reestruturado e os 200 milhões não trouxeram um modelo de jogo e o entrosamento junto
    – em um ano atípico, com pandemia, contaminações e calendário louco, todos os clubes tem passado por momentos de instabilidade, e
    – mais importante de tudo, por mais que também queira ser campeão, o discurso apresentado sempre foi de classificação à Libertadores. É um ano de mudanças e os resultados e títulos são esperados a partir do próximo ano.

    Com todas as críticas que temos (também tenho as minhas), sejamos sinceros: o que faríamos diferente? Além das críticas, o que temos de propostas?

    Não deixemos que nossas frustrações, nossa ansiedade e, especialmente, nossas expectativas exageradas comprometam um trabalho que ainda está no início. Lembre-se: você não é um torcedor como outro qualquer pois tem um espaço que poucos tem para colocar suas percepções e seus sentimentos. É preciso ter mais prudência.

    Cordiais saudações alvinegras.

  22. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que se sentem traídos em sua paixão pelo Galo.

    Teremos mais uma semana cheia para treinar o time. Pelo que temos visto isso significa que o time estará bem pior no sábado quando enfrentar o genérico. Isso me lembra uma pergunta recorrente entre nós atleticanos e que já foi título de um dos artigos do nosso Guru neste blog.

    Esse time treina?

    Que espécie de treinamento é feito no melhor CT do Brasil que tem como resultado uma contínua queda de produção do time do Galo e o consequente distanciamento das nossas pretensões iniciais ao título desse campeonato?

    Se alguém puder me responder isso eu vou ficar muito agradecido.

    Uma boa quarta-feira para todos nós atleticanos. Que não são coniventes com essa situação mas, que são impotentes para mudar os rumos do Galo. Resta-nos curtir a dor e a decepção.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO. Pare de treinar Galo, senão você morre.

    1. Boa tarde Paulo e Eduardo, realmente existe uma queda física e de performance, primeiro eu vejo e já falei isso aqui , o Atlético obteve uma vantagem física devido a ser o segundo time q voltou aos treinamentos no meio da pandemia, os times de São Paulo por exemplovoltaram quase 2 meses depois e isso fez com q o Atlético estivesse melhor fisicamente q os outros times e conseguia se impor nos jogos, e o outro fato foram os profissionais da preparação física e da fisioterapia como Luís Kalil, Rômulo Frank e Ismail Liu q deixaram o clube sem motivo algum, profissionais q trabalhavam a mais de 10 anos com um excelente trabalho, ganhadores de títulos q conheciam o grupo e realmente faziam um bom trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *