Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer para devolver a confiança

Por onde passei durante a semana, especialmente ontem, o ambiente é de total desconfiança com o time Atleticano. A euforia com o primeiro lugar geral da Libertadores, a falsa recuperação no Brasileiro – depois daquele vexame na estreia – e até mesmo a conquista do mineiro – que é obrigação – deu espaço ao desânimo entre os Torcedores.

Meu lado racional, sempre superado pelo emocional, dá sinais de que essa condição de sermos o único mineiro na série A – pois o América, ao longo dos tempos, é comprovadamente uma gangorra – é altamente prejudicial ao Galo quando vamos para competições nacionais e internacionais. Se aqui não temos adversários, ao enfrentarmos os times cearenses acabamos sendo derrotados, aqui e lá.

As três vitórias consecutivas, que nem foram convincentes, alimentaram a ilusão de avançar na tabela de classificação. Daí veio a Chapecoense, lá do Z4, e o Ceará, do meio da tabela, para comprovar que o time não é lá aquilo que chegamos a projetar. Passar pelo Sport, São Paulo e Internacional, todos por minguados um a zero, teve o dom de iludir a Massa. A realidade veio na sequência com um mísero ponto em seis disputados.

Hoje em Santos, com algumas modificações na escalação, o Galo tem a difícil missão de restabelecer a parceria com o Torcedor. Só a vitória, ainda assim, não de maneira definitiva, poderá – transitoriamente – recuperar nossa confiança. O horror que estamos assistindo, partida a partida, inclusive nas vitórias, tirou o brilho da cara do Atleticano.

Foram várias prosas durante a semana, algumas mais longas e muitas bem superficiais, que têm em comum a decepção com o desempenho do clube em campo. Os registros são os mesmos. A saída de bola suicida no sistema defensivo, que ocasionou o primeiro gol adversário da última partida. Goleiro, na opinião quase unânime dos Torcedores, tem de saber jogar com as mãos. O pé tem falhado.

Um desafio que me foi feito por Atleticanos, qual jogada desse lançamento feito pelo goleiro – além de um gol do Keno ano passado – foi efetivo? Confesso que meu esforço de memória chegou a três únicas que não causaram pavor no Torcedor. Num deles, em ligação direta com Hulk, que não resultou em nada. Dois outros em saída de bola com o Dodô. Por outro lado, inúmeras situações de pânico na defesa. Tiro de meta então, que coisa improdutiva.

Outra jogada, aqui também já registrada, que é rotina nas cobranças da Torcida. Os escanteios curtos, com a bola sendo recuada para o meio e defesa, até – eventualmente – para o goleiro. E as saídas, quando poderiam gerar interessantes contra ataques, que param nos jogadores de meio de campo, até o adversário se recompor. Tudo isso, aí posso afirmar que é unanimidade, é falta de treinamento.

Assim, é bom que todos os profissionais envolvidos dentro do Galo, desde a diretoria – inclusive aqueles remunerados que gostam de patrulhar nossas opiniões – passando pela comissão técnica e jogadores, entendam que para devolver essa credibilidade é só com vitórias. E não seria vencer com esse covarde um a zero, como os que aconteceram até agora, e sim com futebol que convença e motive o Atleticano a acreditar em títulos já nessa temporada.

Sem essa, como disse o diretor Caetano – repetindo seus antecessores – de time para o ano que vem. Ah! Cuca se tiver de perder a compostura, o que não é sugestivo, assuma e não venha depois “amarelar” com medo de uma longa punição. Faça nosso time jogar aquilo que é esperado por um elenco caro e que recebe religiosamente em dia, graças aos sócios majoritários do Galo. A Massa é minoritária, mas é quem sempre fez nossa equipe justificar a condição de time de tradição. Devolvam a raça e a garra do Vingador. A hora é agora!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

29 thoughts to “Vencer para devolver a confiança”

  1. TUDO DE RUIM DE SAMPAOLI FICOU E AGORA CUCA TRAZ O INÚTIL TCHÊ TCHÊ PERNINHA.
    O ESQUEMA DE CUCA MATOU O FUTEBOL DE KENO.
    POUCO TEMPO ATRÁS O GALO MORREU ABRAÇADO COM ELIAS , BUNDA DE TANAJURA E AGORA VAI MORRER ABRAÇADO COM EVERSON E TCHÊ TCHÊ PERNINHA.
    CADA DIA O TIME PIORA MAIS.
    SEM NACHO FERNANDES E SAVARINO ESSE TIME É UMA PIADA.

  2. Fora Cuca!!
    Quando você não vê aquela cena nojenta do treinador comendo aquele dedo cheio de corona, aí vc vê o irmão com aquela barba nojenta.
    Fora raça ruim!!!
    Qual fdp disse que Everson sabe jogar com os pés?
    Allan… obrigado por ser tão burro quanto o seu treinador a ponto de tomar dois cartões num mesmo jogo e nos livrar da sua cara nojenta pra o próximo jogo.
    Antes de alguém meter o pau na base, lembre-se que o interino que sumiu, soube escalar nossos garotos no início da temporada e esse fidumaégua desse treinador estragou tudo.
    Fora Cuca!
    Fora Everson!
    Fora Allan!
    Fora Tchê Tchê!
    Fora Keno!

  3. Boa tarde!!!

    Não é que o queridinho tomou aquela sapecada do Juventude no RS…

    A rodada começou muito bem…

    Resta agora o Atlético jogar a vida para buscar a vitória contra o Santos.

    É vencer, vencer, vencer!!!

    Vamoooooo Galooooo!!!!

  4. Bom dia a todos!
    Vale ressaltar uma coisa, nenhum Atleticano reclama de vitórias por placar mínimo, desde que, o time mostre empenho e qualidade em fazer mais gols e transforme o goleiro adversário no melhor jogador em campo.
    Ano passado com Sampaoli na melhor fase, tivemos derrotas que nos deixaram esperançosos, tendo em vista o bom futebol apresentado, as derrotas vieram por conta do goleiro adversário fechar o gol e sofrermos no contra ataque. Com o time do Cuca não vemos nada. Repito sempre aqui, tudo que os times do Cuca apresentam são por única e exclusiva genialidade de alguns jogadores, caso estes não apareçam, é um Deus nos acuda.
    Não creio na vitória sobre o Santos lá na Vila, infelizmente.

  5. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    TEMOS UM BOM TIME , MAS NÃO TEMOS RESERVAS.
    NACHO FERNANDES , O NOSSO MELHOR JOGADOR , ALONSO , SAVARINO , SÃO TRÊS JOGADORES QUE FAZEM MUITA FALTA E NÃO TEMOS SUBSTITUTOS.
    VEM DAÍ , AS NOSSAS DIFICULDADES.
    TCHÊ TCHÊ , O PERNINHA , PROTEGIDO DE CUCA, NÃO MARCA NINGUÉM , É UM JOGADOR IMPRODUTIVO , SASHA , NEM É BOM FALAR , É UMA MÚMIA EM CAMPO , OS JOGADORES DA BASE QUE ESTÃO ENTRANDO SÃO PÉSSIMOS , DALI NADA SE PODE ESPERAR E QUANTO AO GOLEIRO , AÍ SIM , ESTÁ O MAIOR PROBLEMA , EVERSON É O PIOR GOLEIRO DA HISTÓRIA DO GALO , E NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE VESTIR A CAMISA DO GALO .
    JÁ DISSE E VOU REPETIR :
    “”COM ESSE GOLEIRO , A CHANCE DE GANHAR TÍTULOS É ZERO””.
    TÁ DIFÍCIL.

  6. O procedimento de time frouxo no Brasileirão é o seguinte: o nosso primeiro objetivo é conquistar os 45 pontos e fugir do rebaixamento. O que vier depois é lucro. Vamos lá, Galão, só faltam 35 pontos!!!

  7. Só nos resta a CAMISA para torcer, mesmo sendo ela desrespeitada por TODOS dentro do clube .

    Claro , com raríssimas exceções , a destacar o HULK que , no último jogo, deu a entender que está dando murro em ponta de faca .

    Foi nítida a sua descrença com o que o Mágico de Oz pode produzir , ou seja , nada a esperar dessa FARSA roedora .

    De qualquer maneira ainda nos resta as cores de nosso time para torcemos por elas .

    Até o dia em que os marqueteiros decidam que deva haver um novo visual para o time do ano que vem.

    1. Boa tarde amigos do Galo. O alto índice de contaminação por COVID entre os jogadores do NOSSO GALO, deixa dúvidas quanto aos protocolos estabelecidos e a atuação da diretoria de futebol.
      P.S. : sem a contratação de um bom zagueiro e a liberação do Allan NOSSO GALO não vai ganhar nada.

    2. Kkkkkk aí vc exagerou . Desta lista aí , tem alguns que não jogam nem na várzea. O Everson não é nenhuma Brastemp, mas comparar com estes desta lista não dá né.

  8. Bom dia a todos!
    Hiran, Edson 6 dedos, Juninho cintura dura,Aranha,Carine, Fábio Costa ( não o de costas) Renan Ribeiro, Geovane, Uilson,todos esses, com todas as deficiências técnicas são melhores que aquele Everson enganador, herança maldita do Sampaoli enganador,mas é com essa draga que vamos hoje.
    Saudações atleticanas!

  9. Apoio incondicional não, amigalos , mil , duas mil vezes não, isto significa fazer o jogo de quem comanda , eventualmente , temporariamente, nosso amado clube e pensam, coitados, erroneamente que o galo tem dono. Se tiver , somos nós, a nossa massa , que não é massa de manobra. Agora, desistir e abandonar não, isto não existe na minha condição de atleticano, devoto , fanatico e que não gosta de ser passado pra trás e que conhece de cor e salteado, os porões, os bastidores de um clube de futebol e que enxerga também, pessoas que comungam do mesmo ideal, que se dedicam ao clube ,abnegados, verdadeiros atleticanos , como nós , que desejam um clube vitorioso , vencedor e que ocupe a grandeza que nos foi destinada. Sempre, repetindo, com as mesmas cores, com o mesmo nome , sempre. O time, com tres vitorias magras, nos enganou a todos.pensavamos somente nos resultados , sem atuações convincentes , administrando resultados. Exigimos mais,muito mais, deste treinador voluvel, inconstante e dado a uma lambança de vez em quando. Salarios, altos salarios , inclusive para jogadores medianos, tipo tche tche, hiorra, , este goleiro que não convence ninguém, não passa confiança, zagueiros lerdos e entregadores. Pra mim, somente salva Hulk e nacho, este ainda devendo. Este zaracho, nada até agora , quando precisa dele, ele toma a cor da grama, some do jogo. Como faz falta nossa torcida no campo, com aquela vaia terapeutica e traumatizante, que desperta a vergonha na cara destes folgados mercenarios .

  10. Na minha opinião o problema todo está na escavação, o time perdeu criação demais com 3 volantes, após a saída do Nacho. Hyoran é nosso único armador disponível e está sendo usado na ponta direita, o que faz com que o time fique travado, sem criação. Zaracho e Tche Tche supostamente sabem jogar com a bola mas são volantes, não adianta. Você pode colocar um terno em um bode mas ele continua sendo um bode.
    A solução seria tirar 1 volante e colocar qualquer um no ataque, se fosse eu colocaria o Felipe com o Hulk na direita, ou então Echapora na direita mesmo.
    Mas não irá acontecer e teremos mais do mesmo, torço muito pra que eu esteja errado mas acho muito difícil fazermos gol e acabarmos com esse tabu

  11. Se entrar com Allan e Tchê Tchê, novamente será muita falta de criatividade, capacidade e uma irritante teimosia.
    Fora Cuca e essas duas porcarias!!

  12. Salve massa e Guru!

    O que a abstinência de 50 anos sem ganhar o brasileiro está fazendo com parte da nossa torcida! Espero que hoje aqui não tenha o “muro das lamentações” de ontem quando até meu Guru Mor entrou na pilha.
    Ontem teve de tudo aqui: críticas ao Cuca por ter pedido desculpas ao soprador de latinha, crítica aos mecenas por colocarem dinheiro no clube e por serem os protagonistas na construção do estádio, desertores do GNV. Caraca que histeria!
    Não, não sou passador de pano e até pelo contrário, sou corneteiro e bipolar assumido, mas não deixo de reconhecer que sem os Mecenas hoje teríamos um time ao nível de nosso ex-rival e talvez nem na séria A estaríamos, pois quem vcs acham que pagou nossa dívidas na fifa impedindo as punições inclusive de descenso?
    O mais engraçado é que estes mesmos críticos que querem os mecenas fora, ficam cobrando que eles façam contratações. “Santa contradição”! Querem contratações? Façam o GNV!
    Vejo aqui muitas críticas à administração, mas não vejo postagens de alguém dando sugestões para nossos problemas, e quando aparece alguma opinião surge a pérola: “ A resposta é simples: identificar, mensurar e atacar os problemas” Eureka! Descobriram o ovo de Colombo!
    Enfim o time está mal treinado, temos jogadores fracos, nosso preparo físico tem deixado a desejar, somos uma merda nos bastidores da CBF, mas isto que temos e é com isto que vamos e ponto final.
    Vamos deixar o rótulo de torcedor modinha outro lado da Lagoa, vamos criticar sim, cornetar sim (como é bom cornetar!), mas sem histeria, pois quem entende de histeria é o time da enseada das Garças. Afinal de contas meus caros:

    #AQUI É GALO P%#!

  13. bom dia Eduardo e massa. se não perder ja esta bom demais. não acredito neste time do galo comandado por cuca pardal aliás hoje é cuquinha estamos fritos hoje na Vila Belmiro. ok veremos a noite é Everson frangueiro. Allan e tchê tchê e Guga flamerda repito cuca pardal vai cair abraçados com seus afilhados pena que não temos comando se tivesse cuca e Everson frangueiro deveria ser demitido no vestiário em Ceará . aliás aonde andam os fantoches do diretor de futebol e presidente que não faz cobranças a cuca pardal e jogadores.eles.devem estar muito sastifeito com estes amontoados de peladeiros. quero mas 35 pontos ok vier depois é lucro. ok fizeram com nosso galo. aff.bom domingo a todos amigalos. vá galooo.

  14. Com relação à saída de bola com troca de passes, discordo do Guru. A saída com tiro de meta ou chutão do goleiro, principalmente com marcação alta do adversário, vai direto para a cabeça dos zagueiros contrários e retorna ao nosso campo.
    Penso que a jogada deve continuar, mas precisa haver mais rapidez, não esperar o time adversário posicionar a marcação alta, complicando a saída. Além disso, os homens de meio de campo devem recuar e ajudar o 1º volante e os laterais na criação de alternativas de passe.
    Em resumo, fazer a jogada com maior rapidez e com o time mais compacto.

  15. Ô Cuca! Então, magras vitórias o time estava aprendendo “sofrer”? Agora aprendeu a morrer? É isso? Seu verme!
    Não creio que dê mais pra salvar o ano em se tratando de brasileiro, então manda essa porcaria de treinador embora e vamos começar tudo de novo, “novamente”, pensando no ano que vem. Não quero mais vaga pra libertadores. Quero ser campeão brasileiro!
    Queremos presidente!
    Queremos diretor!
    Queremos treinador!
    Queremos jogador!!
    Pra eu voltar a ter confiança nesse time, só com uma retumbante goleada na casa do Pelé.
    Se eu acredito? Não!!!

  16. Logo, logo, os 4R desistem destes covardes e pernas de pau e vão querer o dinheiro de volta. A realidade é que time com Everson, Guga, Allan, Hyoran e Keno consegue, no máximo, vaga para a sul americana. Mesmo o Arana virou uma avenida. Neto Betola é melhor que o Keno. Guga nunca chega a linha de fundo, sempre recua a bola. Perder de pouco , hoje, já está bom. Nunca vi isto antes, com 6 rodadas o BR já era.

  17. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Atlético está vivendo um momento ruim na competição, de time oscilante e muito preso atrás por tática muito defensiva e temerosa de Cuca, de pouca ofensividade, além de muitos erros técnicos dos jogadores que têm apresentado muitos erros individuais.

    Soma-se a isso o fato do Atlético contar para o jogo com 12 a 13 desfalques.

    Por todas as dificuldades o Atlético dificilmente vence esse jogo. Quiçá consiga um empate.

    E no aspecto de desempenho esperado o Atlético deve ir a campo muito cauteloso, com linhas recuadas, muita cera e tike-taka para trás, para tentar atrair o Santos para achar um contra- ataque.

    Esse tipo de jogo traz dois riscos óbvios: o primeiro, do contra-ataque não encaixar; o segundo, de tomar um gol e ficar difícil a virada no placar.

    Se o Atlético conseguir encaixar um contra-ataque pode ser até que vença. Mas se o contra-ataque não vier, o jogo deve ser do time atleticano encaixotado, recuado e tomando sufoco e na pressão do adversário que vai jogar para vencer.

    Como Cuca gosta de jogo sofrido e até disse que o Galo aprendeu a sofrer, restará ao Atlético entregar a bola para o adversário para ver o que acontece.

    Sei não…

  18. Bom dia xará e amigalos! Qual time do GALO veremos hoje? Não me refiro à escalação. Será uma equipe preguiçosa e sem motivação ou uma equipe aguerrida, atenta e determinada a sair da Vila Belmiro com pontos na bagagem??? Também fui iludido assim como o Gurú com os resultados contra São Paulo, Sport e Internacional. Placar magro e sofrendo pressão o tempo todo. Pelo menos o time marcava. Depois disso o GALO voltou ao “normal” sendo uma “lady” com os adversários. Volto a perguntar: que equipe veremos hoje????? A que leva gol com 2 minutos de jogo ou aquela que surpreende positivamente? Temos desfalques? Temos sim mas o que a torcida pede é empenho e dedicação os 90 minutos. É tão difícil isso???

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos suplicar aos SANTOS milagres, para que logo mais o Galo saia com um bom resultado. Só rezando para ver se as coisas caiam no eixo e sigamos no trilho das vitórias! Vamos manter a confiança elevada pois milagres às vezes acontecem. Quem sabe?

  20. Sim, torcer vamos, porque, como já disse aqui no espaço democrático, “não tenho vergonha na cara mesmo”! Mas, infelizmente, não acredito. Ainda mais lá em Santos, mesmo sem torcida.

  21. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 7/38 – Santos (fora) – “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”. Pensar pra frente. O Galo tem a capacidade de decepcionar quando menos esperamos. Futebol caranguejo em excesso e com alto risco.

    Também não defendo chutão toda hora, rifando a bola pra qualquer um. A “ponte aérea” entre defesa e ataque, sabotando o meio campo, só favorece contra ataques dos adversários. É preciso treinar um meio termo.

    A criação no meio campo está fraca sem Nacho. Contra o Ceará, Hyoran, Zaracho e Tche2 nada criaram. Foi desanimador ver.

    Quanto aos atacantes, erram as poucas chances criadas, além de reclamarem demais. O time tá marcado pela arbitragem. Isso é ruim. Esqueçam o juiz. Apanhem, levantem e deixem o VAR comandar.

    Na V. Belmiro, muitas derrotas. A última em 09.09.2020, Mariano atrasou (sem olhar) na fogueira pra Rafael, que saiu da área e fez falta em Marinho. Foi expulso. Vitor entrou e tomou um frango histórico. O Galo “amassava” o Peixe e após a expulsão, perdemos de 3×1. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 03 (fora), num total de 18/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  22. Mais um ano jogado fora, não vence o Santos hj se entrar em campo com:Allan(o cara não joga para frente, não marca ninguém), Hyoran(esse cara parece que não tem sangue na veia), Tchau tchau (esse sem comentários,o Diniz falou tudo dele na beirada do campo)Everson (esse cara é um dos maiores enganadores que já vi no futebol) Aí tem uns reclamando dos meninos da base, colocar os meninos faltando 15 minutos para o fim do jogo?Neto joga mais que Allan,Tchê Tchê.
    Já imaginaram a economia com essa barca: Everson,Rever,Allan, Tchê Tchê, Hyoran,Sasha,Vargas,Marrony,creio que mais 3,5 milhões gastos com esses medianos jogadores a cada 30 dias.

    1. Qual é a boa pra hoje???

      Torcer pro Santos estar numa noite ruim e nessa mesma noite, o nosso CAM estar iluminado, amém!!!

      OBS.: Everson no gol, então, oremos!!!

  23. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que verão hoje mais um jogo do Galo esperando alguma coisa positiva com que se consolar. Quanto a mim, repito: Não acredito mais.

    Esperar devolução de confiança por um time ruim e mal dirigido jogando contra um dos mais indigestos adversários que o Galo tem, é sonhar com milagre. Eu até rezo, mas daí a esperar milagre tem muita diferença. Esse time medíocre conseguiu acabar não só com a minha confiança, como também tirou a minha esperança.

    Agradeço aos AmiGalos WILSON DE OLIVEIRA GARCIA e GALO ROBERTO DE OLIVEIRA pelo retorno ao meu comentário de ontem. Saudações e um sincero abraço.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO, MAS NÃO MAIS ATIVO. CONSEGUIRAM ENTERRAR TODAS AS SUAS VIRTUDES COM UM TIME MEDÍOCRE E MAL DIRIGIDO EM CAMPO E MAL GERIDO FORA DELE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *