Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer é o nosso ideal e não vai mudar o roteiro

O Galo necessita superar o difícil Ceará, que sistematicamente ao longo dos tempos tem sido indigesto ao Galo no seu campo, para respirar em função dos últimos resultados. Com apenas dois pontos conquistados, em nove possíveis, nas três últimas rodadas o Galo foi da terceira colocação – momento que poderia ter virado líder – para a sexta posição na tabela. Ontem, com a vitória e um jogo a mais, o Santos nos condenou à sétima
Em relação à pontuação (17), está a cinco do líder (Palmeiras 22) e também cinco do primeiro na zona da degola (Botafogo 12).

Nas quatro vitórias, em 11 jogos (Inter 2 a 0/c), Paranaense (1 a 0/f), Atlético GO (2 a 0/ c) e Avaí (2 a 1/c), nosso time não fez uma única apresentação que encantasse à Torcida que acreditava num melhor desempenho depois de ganhar tudo ano passado.  Foram cinco empates, alguns vergonhosos como Coritiba (2 a 2/c), Goiás (2 a 2/f), Santos (1 a 1/c). Frente ao Bragantino (1 a 1/f), prejudicados pelo VAR, e Palmeiras (0 a 0/f) diria que aceitáveis. Já as duas derrotas para América (1 a 2/como mandante) e Fluminense (3 a 5/f) classifico como inaceitáveis.

Nas outras duas competições, em seis jogos – pela Libertadores – com adversários considerados fracos – todos – o time venceu três vezes: Tolima (2 a 0/f), América (2 a 1/como visitante), e Del Vale (3 a 1/c); empatou duas vezes: América 1 a 1/como mandante) e Del Vale (1 a 1/f). Já a derrota para o Tolima (1 a 2), com o Mineirão lotado, foi vexatória. Pela Copa do Brasil, em dois jogos com o Brasiliense venceu ambas (3 a 0/c) e (1 a 0/f). Mas o futebol apresentado no segundo tempo da primeira e em toda a segunda partida foi decepcionante.

Um resumão. Nas três competições em andamento, em 19 jogos, vencemos nove vezes, empatamos sete e tivemos três derrotas. Vale dizer, 60% de aproveitamento. Muito distante dos mesmos torneios no ano passado. Em 2021, juntando as 60 partidas desses três campeonatos, o Galo venceu 42 vezes, teve 11 empates e apenas sete derrotas. Aproveitamento geral de 75,5%, sendo 74% No BR, 72% na Libertadores e 90% na CB. É depressivo demais!

Confio na direção Atleticana, desde a dupla Sérgio e Zé Murilo, até chegar nos benfeitores Rubens, Rafael, Ricardo e Renato. Questiono os remunerados na área de futebol, desde o diretor Caetano, que me encantava; até o treinador, que me criou boa expectativa. Os principais jogadores são os mesmos, o que estará acontecendo? Bom de vestiário e de papo, tá cheio por ai no mercado, seguramente mais baratos e de melhor desempenho. Mas, prometi a mim mesmo, evitar de falar da dupla. Quero e sonho com bons resultados. Ponto!

Para reagir, já que uma eventual troca no comando técnico vem sendo negada a cada nova decepção, é fundamental vencer o Ceará hoje na casa do adversário. Ainda assim, caso ocorra, ainda vamos ter de lutar muito para reconquistar vaga no G4. Nem falei em liderança. Não quero morrer abraçado com quem não me traz alegria e conforto. Esse filme, no início do milênio, me causa muito desconforto. Diante disso, estou aqui encafifado com alguns transtornos pessoais, de olho e sonhando com a reação Atleticana.

Nem vou arriscar o que o treinador deve usar dessa vez, perdendo a graça com seu comando. Só depende uma única coisa. Distribuir as camisas e dizer, imaginem que quem está na beirada do campo é outro, como por exemplo aquele medroso que abandonou o clube depois de nos dar um ano maravilhoso. Fechem os olhos e lembrem como atuaram em 2021. Ou seja, só depende de nós!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) UAI/EM

32 thoughts to “Vencer é o nosso ideal e não vai mudar o roteiro”

  1. Essa torcida do Galo parece mulher de malandro.
    Numa enquete recente, o técnico preferido para a provável substituição do Turco é o Renato Gaúcho, que já esnobou o Galo recentemente.
    E é mil vezes pior do que o Turco.
    Como diria o saudoso Kafunga : o errado é que tá certo, em se tratando da torcida do CAM.
    Engraçado é que ano passado todo mundo era ruim e ficou bom de uma hora para outra: Everson, Hulk,Keno,Allan, Cuca e por aí vai. De repente, começaram as vitórias e todo mundo era espetacular.
    Agora o vento mudou e todo mundo é ruim de novo.
    Quem critica, deveria entrar em campo e resolver o problema, porque de palpite errado nós já estamos de saco cheio.
    Estamos disputando um campeonato ainda, gente.
    E ficar torcendo pra dar errado não ajuda nada.
    Quanto ao Renato Gaúcho, que ele vá pra PQP sem passagem de volta, mas que não venha pro Galo não.
    Eu acredito!

  2. Vou assistir, mas aviso.
    Apertem o cinto e usem um betabloqueador para conter a adrenalina.

    O Nathan Silva – perna presa……. vai jogar…

  3. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 12/38 – Ceará (fora) – Keno voltou bem contra o Santos e falou verdade:

    “Não é só ele (Turco) o responsável. Nós também somos, porque ele dá o trabalho e a gente tem que dar nosso melhor também. Do goleiro ao atacante .”

    Em campo temos visto cenas irritantes:
    1) Erros bobos de passes;

    2) Defensores deles tomando bolas dos nossos como se toma pirulito de criança;

    3) É fazer o gol e o time “senta no placar” e só joga prá trás, igual caranguejo. É de torrar a paciência.

    Se Turco quiser salvar sua pele terá que mudar inclusive sua postura em campo. Precisa dar uma de doido e soltar uns berros prá cima de jogador lerdo.

    Quanto ao Mendoza, não precisa dizer nada, né? Se vacilar, dança. Além de “speed”, o cara tem faro de gol.

    Nossos pontos perdidos: 07 (casa) e 09 (fora), num total de 33/114 pontos disputados. Ganhar pra espantar a pressão, Gaalôô!

  4. Bom dia xará e amigalos!
    Quem é que vai realmente marcar neste meio campo de hoje? Somente Otávio? Rubens estará na sua posição mas sabe marcar? Nacho sabe marcar??? Espero que Arana e Mariano façam bem a função hoje porque se o GALO continuar com o futebol de dar espaço ao adversário será outro teste pra cardíaco! Que Everson saia da partida com o uniforme praticamente limpo. Quero meu GALO de volta. Aquele GALO que marca o adversário em seu campo, sufocando e partindo pra cima ao mesmo tempo. Vamos GALÔÔÔ!!!!
    Que as palavras de keno se traduzam em gols hoje!!!
    Que HULK faça novamente a diferença e reclame menos!!!
    Que Ademir comece no banco!!!
    Que o Juiz tendencioso Luiz Flávio de Oliveira não prejudique o GALO!!!
    QUE O GALO JOGUE BEM!!!
    AMÉM!!!

  5. Bom dia! Acredito que um dos responsáveis pelo momento de turbulência experimentado pelo Altético Mineiro seja o ex- técinico Cuca. Porque ao assumir o Time Atleticano, com certeza foi estabelecido, em parceria com a Diretoria, um planejamento para 2021 e 2022 (no mínimo!), o que foi desprezado com seu, até certo ponto, surpreendente debandar. Desse modo, a Direção Atleticana se viu obrigada a buscar no mercado, com certa urgência, um profissional que melhor se enquadrasse no planejamento construído. O Turco nunca foi a primeira opção, sendo aquele que aceitou as imposições do Clube. Penso que a urgência e os “nãos” inesperados e surpreendentes, porque o Galo oferecia aos profissionais procurados um grupo de jogadores qualificados e vencedores e, ainda, uma excelente condição de trabalho, obrigaram a uma “aposta” (“El Turco”). Apostar é jogar com a sorte, pode-se ganhar, mas também o perder é uma possibilidade. Até agora a segunda possibilidade parece ser a concreta. Quanto ao “encardido” jogo contra o Ceará, apesar de não mais confiar no trabalho do Turco e desejar sua saída, jamais vou torcer contra o Galo, portanto, que venha a vitória “apesar dos pesares”.

  6. Prezados AmiGalos
    Saúde Eduardo. Vc. é corajoso. Operar a coluna? PQP
    Mas voltando ao nosso Galo, ainda acho que o problema é o posicionamento do Nacho . Estamos jogando com um a menos no sistema defensivo e um a menos no ataque. Infelizmente
    nosso craque não é competitivo, não aguenta este jogo pegado que todos os treinadores impõem atualmente. Bem que ele tenta, não se omite, mas não aguenta. Com a ausência do Zaracho desmontamos a defesa e o ataque, pois o Príncipe Jair fica meio perdido( melhorou nos últimos jogos) e a proteção do Mariano fica comprometida. Mesmo voltando o Zaracho, o time ainda vai demorar a se acertar.Outra coisa, o Ademir precisa de conversa, para acertar sua colocação e participação no ataque. Ainda confio nele.
    No mais é partir pra dentro. O empate, na atual conjuntura, não serve.
    Abraços a todos

  7. Se o Galo perder para O CEARÁ hoje, e o Coritiba, o Avai e o Flu ou América ganharam, nós cairemos para a décima colocação na tabela, ao final da rodada.

  8. Bom dia!
    Se o turco tiver um pouquinho só de bom senso, não entra com Nacho. Deixa esse fraco pra os últimos 20 ou 15 minutos.
    Concordo com Barata em relação a Allan. Fico aliviado de não vê-lo em campo hoje. Muleque irresponsável. Já perdi o encanto com Nathan Silva também. Muito duro e estabanado. Que seja vendido logo.
    Que falta faz o Zaracho!!!
    Vou torcer pra o time ganhar bem e jogando um futebol convincente. Se perder, que a demissão do embuste seja ainda no vestiário. Que um possível empate não sirva pra retardar ainda mais a demissão desse argentino.

  9. Bom dia amigos do Galo. Diante do “trabalho” que vem desenvolvendo à frente do NOSSO GALO, acredito que o Mohamed vai tentar conseguir um importante empate diante do poderoso Ceará, se conseguir assim, prorrogar sua estada em BH e o sofrimento do torcedor.
    Vejo que ele, Mohamed, esta no seu limite técnico, não tem mais nada a acrescentar, não conseguiu e não conseguirá conduzir o bom elenco do Galo a dias melhores, já deu tudo que podia. Infelizmente, além dos tabus negativos que ele conseguiu quebrar, Mohamed, levou o Galo a perder o respeito dos adversários e com certeza o Ceará já faz a conta dos três pontos que irá conseguir.Não adianta diretor tentar tampar o sol com a peneira, o Galo deixou de ser o time a ser batido, deixou de ser candidato a títulos, pior, agora é um time desacreditado que pode levar uma goleada e está tudo bem. Desculpem amigos, mas não é uma questão de ser pessimista e sim realista, com o Turco não vamos a lugar algum. Se o NOSSO GALO conseguir um resultado bom contra o Ceará, será certamente pelo desempenho individual de algum jogador.

    P.S. Será que o El Turco deu o aval para a venda do Savarino ou sequer foi consultado sobre a venda?

  10. Bom dia! Muito foda viu!! Comemorando eu hoje mais uma data na cronologia 4……., o querosene já preparado e gelado pra mais tarde, amiGALOS vários estarão presentes e infelizmente não alimento grandes esperanças pra este jogo; logo que o clube divulgar a escalação pré jogo e se por acaso constar o lesmatico naXXXOOO e o zagueiro tartaruga alavanca como titulares, já deixei pré avisado aos bons e grandes amigos presentes que por descortesia minha, vamos focar na combustão do carvão vegetal e sua companhia sobre si, sendo grelhada pra sermos mais felizes!!!! Ehhhhh GALO, PQP viu!!!!

  11. O Diretor de Futebol do nosso CAM vêm insistindo na idéia de que o “””Treinador””” EL TURCO, o bacana, gente boa, simpático, bom de vestiário e blá blá blá, está prestigiado e não vai ser mandado embora nesse momento, então, cabe ao torcedor Atleticano, inclusive eu, acreditar que logo mais e nos próximos jogos, esse mesmo Treinador e seus jogadores entrem nos campos de jogos com sangue nos olhos e muita raça para tentarem reverter o péssimo momento que o time atravessa… terço nas mãos e oremos!!!

  12. Confio e muito neste presidente, Sergio Coelho e seu vice e os 4 Rs. Nao confio neste diretor, Caetano e nem neste treinador . O time involuiu , os resultados inaceitaveis estao aparecendo a todo jogo e o que assistimos ? blablabla , conversa fiada tentando nos fazer ver o contrario do que estamos assistindo , declinino , ladeira abaixo , e , novamente , dando de bandeja mais um campeonato pro palmeiras. Manter algo que nao esta dando certo , que precisa de medida urgente de troca de comando , comando que nao existe , ficar batendo na tecla que mudar seria prejudicial ao clube, ficar defendendo o que nao tem defesa , este o papel de diretor remunerado, muito bem remunerado. Na entrevista “inteligente” de Caetano, segundo alguns , quando ele diz, alto e bom som ……. que nao pensamos agora em troca de treinador, faltou a pergunta , na lata, na bucha : Pensarao , quando ? Quando formos eliminados da CB e libertadores ?

  13. Prezado Eduardo e demais Atleticanas(os) no SuperEsportes tem uma enquete sobre uma possível saída do atual técnico, o Turco, e quem está vencendo é o Renato Gaúcho. Pelo Amor de Deus, não votei nele, espero que este cara nunca vá trabalhar no Nosso Clube Atlético Mineiro. Se um dia o contratarem eu saio do Galo na Veia.

    RENATO GAÚCHO NÃOOOOOO

    #Aqui é Galooo p****

  14. Bom dia!!!

    O Time do Ceará:

    O Ceará, que está em 13º lugar com 14 pontos (3V, 5E e 3D), tem saldo zerado de gols (+13-13) no BR22.

    O novo treinador, Marquinhos Santos, que substituiu a Dorival Júnior, vai comandar o time pela 1ª vez.

    Na última rodada o time foi dirigido pelo interino Paulo Sotero e empatou fora (1 a 1) contra o Goiás jogando melhor.

    Nos jogos anteriores o Ceará fez boas partidas e conseguiu bons resultados: (AME 0 x 2); (FORT 0 a 1) e (SP 2 x 2).

    O provável Ceará (4-3-3): Vinícius Machado, Michel Macedo, Luiz Otávio, Messias e Victor Luis; Richardson, Richard Coelho, Fernando Sobral; Vina, Mendoza, Erick.

    Desfalques: Lima, João Ricardo e Bruno Pacheco.

    Como o Ceará, pela saída de Dorival Júnior, vive uma transição e o Atlético passa por um momento de instabilidade com partidas muito fracas recentes do time, o prognóstico da partida leva o jogo para uma possibilidade maior de empate com qualquer outro resultado possível.

    Em suma, não há falar em favoritismo desse ou aquele time. Quem errar menos e lutar mais, pode vencer.

  15. Cheio de esperança para o jogo de logo mais .

    Pelo menos hoje não teremos um festival de pontapés no meio campo.

    Isso já é um alento , pois o caneleiro já causava ânsia de vômito só de vê-lo na escalação .

  16. Só um pitaco: O Ceará tem um ataque veloz principalmente com o Mendoza, por tanto seu Turco é melhor entrar com 3 zagueiros.
    Meu time para hoje: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso, Réver, Arana, Otavio, Rubens, Nacho,Keno E Hulk.
    Saudações

  17. Bom Dia! O resultado do jogo de hoje poderá ser fatal para alguns, como também a redenção para o CAM no campeonato. Haja vista que caiu mais um posição do 6o para o 7o. Vamos aguardar.

  18. Bom dia!! Eduardo se pegar os últimos 10 jogos essa média despenca mais ainda.
    Mesmo querendo a saída do Turco nunca vou torcer contra o Galo, estou confiante na vitória hoje e Domingo.
    Espero que mesmo com o Turco o time dê uma reagida e busque as vitórias!!
    No Mata mata espero que o Turco pelo menos não atrapalhe e agente avance diante do Flamengo e Emelec.
    Se o Turco fizer o feijão com arroz e NÃO ATRAPALHAR JÁ AJUDA BASTANTE!!
    E se o Turco Cair já disse aqui minha preferência é o Lisca até Dezembro e em 2023 Tite ou Cuca.
    Saudações!!

  19. Bom dia, Amigalos!! Alguém avise ao treinador que a válvula de escape do time do Ceará está no lado esquerdo do ataque, então por favor, marcação dobrada no Mendonza, que tem deitado e rolado neste início de campeonato. Bora começar a ganhar fora de casa, é jogo pra ganhar moral para o final de semana.

  20. Bom dia Eduardo e Atleticanos! A vitória hoje é fundamental para dar uma injeção de ânimo ao torcedor que já perdeu confiança na equipe. As noticias não agradam, não são animadoras e vem sempre deixando claro que não virão reforços com capacidade de alterar o nível da equipe. Vejo o atual treinador sem condições de seguir no clube e também o fato de alguns jogadores estarem muito aquém do que jogaram no ano passado. Hoje o Atlético é um time enfraquecido, com nível de qualidade bem abaixo do que se exige para disputar títulos e com a torcida perdendo as expectativas de conquistas.
    No entanto, espero que a mal fadada dívida seja reduzida, para que se tenha, em um futuro próximo, extirpado a sombra da insolvência e da dependência de terceiros. Saudações Atleticanas

  21. Me recuso passar raiva assistindo jogo enquanto este El burro estiver no comando do time…
    Em tempo uma correção hoje o Galo está na sétima posição na tabela e não sexta como referido no texto…

    1. Perfeito. Editado. Em função da virada e vitória do Santos sobre o Juventude. Ontem à noite abrindo a rodada que jogamos hoje. Vencer ou vencer.Grato!

  22. Bom dia Massa e Guru

    Há um ditado que diz: ” não adianta rezar pra defunto que não presta.”
    Pois com este espírito é que decidi largar de vez as críticas a El Turco e focar em quem realmente poderá nos tirar do atoleiro em que estamos: os jogadores.
    Não propalaram em prosa e verso que temos um elenco cascudo? Então tá na hora de provar. Assumam a responsabilidade e façam em campo o que o técnico não consegue e nem tem competência para fazer: fazer o time jogar.
    E para isto acontecer, basta vontade, determinação e principalmente foco, até porque os resultados ruins que tivemos até aqui, não foram só fruto da incompetência do técnico, os jogadores também colaboraram muito com as bizarras e infantis falhas individuais, como a idiotice de Jair no último jogo.
    Acorda rapaziada! 2021 acabou e tá na hora de virar a página.

  23. Bom dia Eduardo, bom dia a todos. O que desanima é saber que o velocista Mendonza é o principal jogador do Ceará. Nos torcedores sabemos disto. Esse Turco nao estuda os adversários. Isto ficou claro contra o Fluminense ( o velocista Luiz Henrique deixou nas laterais do Galo) e contra o Coritiba( o velocista Igor Paixão deitou nas laterais do Galo). Será que veremos o mesmo filme hoje? Ninguém da Comissao tecnica do Galo vai cobrar desse turco uma estratégia para anular o velocista do Ceará? Eu acho que nao. Os erros defensivos do Galo sao os mesmos: gol de cabeca, de barriga de atacantes livres dentro da area, no meios dos beques que marcam só a bola e deixam o atacante livre. Foi assim contra Cruzeiro, Tolima, Goias, Fluminense. Até Apodi fez gol de cabeça no nosso time. Que esse jogo contra o Ceará seja o capitulo final desse incompetente tecnico, se bem que a sorte o está ajudando, pois o Savinho nao pode ser relacionado. Isto ja é um reforço. Então que ele escale certo o meio de campo, com Neto e Otavio. E oriente o Neto que já jogou como lateral direito para fazer a primeira marcação no Mendonza, pois o Mariano com 35 anos, precisa de apoio por ali e o Otavio nao deixa o Viana jogar. Se esse cara fizesse isto, o Keno e o Hulck matarão o jogo. Mas o nosso técnico nao estuda os adversários.

    1. bom dia Eduardo e massa. que os deuses do futebol tenha piedade de nós no jogo contra o poderoso Ceará. este galo do péssimo treinador simplesmente vá brigar para não cair para série B, não confio neste treinador. aliás mas uma vez o peusudo diretor de futebol diz para esquecer 2021 e olhar para frente uai vai esperar mas 50 anos para ganhar o brasileirão piada este peusudo diretor omisso. logo a noite preparamos a pressão o Ceará tem um jogador que vai amassar esta zaga o mendonsa .que o nacho anemia para de passear e joga bola. que Hulk para de reclamar e joga bola. que este péssimo treinador acorda. vai galooo.

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje, pedreira pura! Com os desfalques que temos a situação piora e muito. Não tenho a mínima ideia do time de hoje. Espero uma oportunidade para o Neto, ainda não testado convenientemente. Nas partidas que entrou, mostrou futebol e personalidade. Não sei o porquê de não ser mais aproveitado. No mais é torcer e torcer muito para um bom resultado. Como você bem disse: estamos a 5 pontos do líder e do primeiro da zona de rebaixamento. Ou o galo recupera o seu futebol ou fora El Turco. Ainda há tempo para correção de rumo. Basta não inventar e exigir comprometimento do técnico e jogadores. Muitos estão jogando abaixo do esperado, principalmente o Hulk, maestro dos grandes resultados do galo no ano passado. A defesa é o ponto mais frágil do time. Desmontaram o sistema defensivo e agora estamos à procura de quem é a responsabilidade. Do Nathan Silva? do Allan, que voltou ser o Allan de outrora? Do Jair que nada tem produzido? Do Nacho Fernandes que tem corrido feito barata tonta sem nada entregar? do Hulk, que está muito marcado e não busca alternativa de jogo e está a reclamar muito! Do Treineiro que pode ser boa praça mas de futebol até agora, não tem demonstrado conhecimento.
    Mas apesar de tudo, somos atleticanos e queremos o melhor para o galo.
    Hoje e sempre, galo!!!

  25. Os principais jogadores foram mantidos, mas o banco piorou muitíssimo. Especialmente com a saída de Dylan e Savarino. Ademir é um fiasco. E sem Vargas e Zaracho por tanto tempo, dá pra dizer que o elenco está bem enfraquecido em relação a 2021. Mesmo assim, acho que o Turco poderia fazer um trabalho bem melhor com o que tem.

  26. Bom dia e que seja uma noite agradável. Quero os 3 pontos. Jogando feio ou bonito, precisamos ter paz em casa p recuperar. Há pouco tempo, palmeiras estava lá embaixo e não vi imprensa alguma colocando isso como um problema. Reagiram é estão na liderança, mas com.o galo gostam de fazer tempestades. De toda forma esse técnico já KGOU no prato. Já criou ranso c a torcida. Vai ter que remar muito p convencer. O galo p apostas de técnico e jogador é um imbecil, com boas cartas na mão. Tnc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *