Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer e garantir avançar de fase

Castigado pela campanha do ano passado, voltamos a campo hoje buscando a vaga na pré Libertadores. Nem o mais pessimista Torcedor que proseei, admite diferente. Temos tudo para superar o venezuelano Carabobo. Melhor elenco, melhores condições de gramado, apoio da Massa, enfim nem mesmo aqueles que vivem a criticar imaginam resultado diferente que vencer, com relativa facilidade, ainda nos 90 minutos de jogo.

Lógico, eu mesmo já testemunhei cada derrapada vergonhosa do Galo, que só podemos comemorar se confirmar essa projeção. Também pudera, já vi de tudo, até mesmo ir fielmente ver o Galo, sem qualquer expectativa, e voltar pra casa comemorando.  Que esse Carabobo não seja outro Raja ou Afogados no nosso caminho. Só isso que espero!

Em casa de confirmação dessa esperada vaga, ainda vamos ter de aguardar amanhã – quinta-feira – a definição do próximo mata mata. Precisamos superar esses dois obstáculos para chegar à fase de grupos ainda a ser sorteada. Nessa possibilidade, já na próxima semana enfrentar o vencedor de Milionários (Colômbia) e Universidad Católica (Equador). A exemplo do Galo, que na semana passada enfrentou os venezuelanos, essas duas equipes também ficaram no zero na primeira partida.

O adversário de hoje, que conseguiu irritar o Atleticano na semana passada, segurando nossa equipe em casa, teve dificuldade na viagem para Belo Horizonte. Só chegaram na capital mineira na noite de ontem. No final de semana, com todos os seus titulares, perderam a partida no campeonato local. Tudo conspira a nosso favor, até mesmo a forte presença do Torcedor, diferente daquele infeliz registro do Edenilson. Casa cheia então permite que a Massa cobre dele e de seus companheiros o que tem faltado. Comprometimento!

Depois de quatro jogos terríveis, três pelo mineiro e esse com o Carabobo pela Libertadores, chegou a hora de mostrar o que esse elenco será capaz de projetar para 2023. Três empates e uma magérrima vitória sobre o fraquíssimo Patrocinense, deixaram uma atmosfera de desconfiança nos jogadores e na comissão técnica. Ainda assim, pela venda antecipada de ingressos, está comprovada – mais uma vez – a fidelidade do Torcedor do Galo.

Projeto que o treinador deverá mandar a campo: Éverson; Mariano, Jemerson, Rever e Dodô; Allan, Edenilson, Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk. Palpite do blogueiro, baseado no que Coudet tem transmitido e demonstrado em cada compromisso. De minha parte, preferia um pouco diferente. Saravia e não Mariano; Maurício Lemos no lugar do Rever e mesmo Zaracho deixando Pedrinho no banco. Vamos esperara a definição.

Aqui é Gaaaloooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Vencer e garantir avançar de fase”

  1. O que é isso?
    Vender o Alan para o Palmeiras?
    O Alan e o Hulk são os unicos que prestam nesse Galo de JH?

    Tamo fu… se isso for verdade.

  2. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer e nada de pipocar hoje galo.que Paulinho mostra futebol que ainda não mostrou. que Edenilson joga pelo menos 1 por cento que jogou no inter.que esta zaga não abre as pernas. etc. que Hulk nosso herói faz mais gols e que este treinador não inventa. hoje é Everson. Hulk. zaracho e mais 8. vai galooo.

  3. Espero que as críticas proferidas nas redes contra Dodô e Denilson tenham chegado e incomodado esses caras. Aí, quem sabe com um pouquinho de vergonha na cara, eles não entram com atitudes de vencedores hoje. Que assim seja!

  4. Neste início do mês do Aniversário de Fundação do CAM o q se espera logo mais é que o time faça o “para casa” bem feito e que no fechar das cortinas frente ao Carabobo,o Atleticano não fique com Caradetrouxa. Ontem completaram-se 32 anos da maior goleada já aplicada por um Clube na história da Copa do Brasil. No Independência naquele 28/02/1991 GALO e Caiçaras -PI faziam o jogo de volta pela CB e ao final da partida o placar apontava 11x 0 p o GALO. 5 gols do já falecido e perseguido pela torcida, falo do Gerson , 3 do Marquinhos – o terceiro um golaço,2 de Edu Zanelo e 1 do Serginho Araújo. O quê isso tem a ver com logo mais! Nada! É só para reverenciar o feito daquele timaço comandado pelo Jair Pereira mesmo!
    Looding…
    Saudações Atleticanas

    1. Grande lembrança, meu caro. Eu estava no Independência nesse jogo. Gérson era grande centroavante, a torcida já naquela época, perseguia alguns jogadores injustamente. Edu Zanello era um meia canhoto, que veio, se não me engano, do Botafogo-sp. Antes era só Edu, mas como o Galo contratou o outro Edu, ponta esquerda revelado pelo yale e que estava no Inter, virou Edu Zanello e o outro virou Edu Lima. Carlos, Alfinete, Cléber, Fernando e Paulo Roberto; Éder Lopes, Moacir e Marquinhos; Sérgio Araújo, Gérson e Edu Lima. Esse era nosso grande time de 1991, treinado pelo ótimo Jair Pereira, que teria sido campeão brasileiro, não fosse a roubalheira na semi final contra o SP, com gol impedido do Mario Tilico e penalti não marcado, do Ricardo Rocha no Edu Lima. Abraço. SAN

  5. O Atlético deve vencer o Carabobo e avançar na competição continental. O time venezuelano é muito fraco e não deve ser páreo para o Alvinegro logo mais.

    Porém, ao longo das competições nesta temporada, o time atleticano tem tudo para não corresponder dentro de campo contra equipes melhores e mais organizadas.

    A equipe tem apresentado várias falhas que mais cedo ou mais tarde vão impedir o bom desempenho que leve a melhores resultados.

    Dos erros mais preocupantes da equipe, os seguintes podem trazer sérias dificuldades: A primeira é a saída de bola a partir de Everson. O time perdeu aquele legado deixado nesse quesito por Sampaoli e agora o que se vê é a saída na base do chutão. O Galo de Coudet ressuscitou o “tiro de meta”, algo demodê no futebol moderno.

    A transição da bola do meio para o ataque é lenta. Como faltam ao time amplitude e mais profundidade, pela falta de jogadas pelas pontas que deixaram de ser praticadas, o jogo atleticano passou a ficar muito truncado e afunilado pelo meio. O time, decorrente disso, tem muita dificuldade para se infiltrar dentro da área do adversário e o recurso tem sido o Hulk, geralmente de falta ou chutes de fora da área, buscar os gols que andam escassos e difíceis de serem feitos.

    Outra grande preocupação tem sido com a marcação do time atleticano quando o adversário tem a bola. A marcação alta e baixa vem sendo feita de forma equivocada, espaçada, sem compactação e intensidade. O que se vê é o velho “cerca lourenço” que deixa espaços e brechas para o adversário gostar do jogo, avançar e agredir.

    Tanto é que em praticamente todos os jogos até aqui, e contra equipes muito fracas, Everson tem sido lembrado como o melhor jogador em campo por parte do Atlético.

    Ainda sobre a marcação, que piorou muito por deixar a defesa sempre exposta, está aquela do Coudet parecer gostar de apenas um volante. Contra times mais fortes e velozes de ataque (ex: Palmeiras), essa marcação frouxa, sem compactação e com um só volante, tem tudo para deixar a defesa em parafuso e batendo cabeças.

    Eis, portanto, os três maiores defeitos do time de Coudet, entre outros vários: saída da bola na base da ligação direta e chutão; transição truncada e afunilada pelo meio; e marcação frouxa, sem compactação nem intensidade…

    A continuar assim, não vão demorar a aparecer derrotas impiedosas como aconteceram na temporada passada contra o Santos e o Fluminense, por exemplo, quando o Galo terminou goleado e debaixo de um vareio de bola…

    Estou preocupado…

  6. Bom dia massa e Guru

    Hoje como ontem é faca na caveira!

    Ademg informa substituição no Galo:
    Sai – acomodação, preguiça, falta de foco
    Entra – Vontade de vencer, entusiasmo e profissionalismo

    Que nossos jogadores entendam que, jogo se ganha no campo e não com o nome e a qualquer tempo.
    Hoje, mais do que nunca o time é que precisa fazer a torcida entrar no jogo e não ao contrário, como bem disse Jorge Sampaoli.

  7. Sabemos que lá dentro da Cidade do GALO já está tudo muito bem planejado para o jogo de hoje, esquema definido, time escalado na cabeça do Treinador e jogadores concentrados naquilo que precisam fazer… vencer o Carabobo e nada menos que isso, simples assim!!!

    Apoio não vai faltar, muito pelo contrário, a MASSA não foge a luta e lá estará no Gigante da Pampulha pra fazer sua parte, como de costume!!!

    Qual o time que vai entrar só o Coudet e sua Comissão sabem mas eu não espero nada menos que ZARACHO e mais dez… esse cara é o nosso melhor meio de campo com uma perna só, com as duas então, titular absoluto!!!

    OBS.: Sr. Edenilson, já que pra você o Estádio precisa estar cheio pra te animar a jogar, então se prepare bem, pois hoje a casa vai estar lotada… queremos ver seu futebol que até agora com a nossa centenária camisa, tá devendo e muito!!!

  8. Bom dia! Temos tudo a nosso favor (qualidade do elenco – a exceção dos inhos, Pedrinho, Paulinho e da teimosia do técnico -, torcida, campo, etc.) Agora se acontecer um desastre (derrota), que não acredito, 10 milhões de torcedores, inclusive Eu, vamos ficar com CARAS DE BOBOS.

  9. Bom dia a todos!
    Hoje será mais um jogo encardido para o Galo, se assim ele quiser.
    Já passou da hora do time superior, que no caso é o Galo, passar por cima dos adversários sem dó.
    Cansei de ficar assistindo um time sem vontade de vencer ou vencendo pelo placar mínimo quando se tem a oportunidade de dilatar mais as redes adversárias.
    Fosse eu o treinador iria de Éverson, Saravia, Jemerson e Lemos, Rubens, Alan e Otávio, Zaracho, Vargas, Paulinho e Hulk.
    Espero que o Galo não dê aos rivais motivo para zoação amanhã, como fez o flamerda ontem.

  10. Bom dia,todos! Só mesmo algum fator extra campo para tirar a vaga do Galo hoje, e é isso que eu me preocupo. Tantas más notícias que vem surgindo nos bastidores do nosso time, incomodam o torcedor, mas estou confiante, não só na vitória, mas num bom placar para dar moral para a sequência. Para não dizer que não falei das flores “Real Madri, pode esperar…..”

  11. Bom dia a todos. Hj além da vitória, quero ver um time com garra e futebol. Gostei muito da sugestão do amigalo, colocando Allan na esquerda c zaracho e Otávio pelo meio.
    O time.precisa começar a mostrar sua força p este ano. Não podemos repetir o fracasso do ano passado. Isto está refletindo até no próprio desgaste do time, que esta enfrentando desde o início do ano jornadas desgastantes. Se tivesse feito boa campanha não estava nessa situação. Mas eu quero mesmo é título. E comemoremos tomando suco del vale. Chupa flamerda.

  12. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de GALO DOIDO pra cima do CARADEBOBO!!! Galão tem que parar de tocar bola pra trás e pros lados e partir pra cima. Chega de pasmaceira nesse time. A torcida quer atitude na ponta da chuteira! Pra cima deles GALÔÔÔ!!! Não dá pra deixar de comentar sobre o protegido CBFLA que acaba de conquistar a TAÇA TRÍPLICE CHEIRINHO (Mundial, Supercopa e Recopa)!!!! Dessa vez o juizão não ajudou não é mesmo!!! kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se entrar com tesão, ganha fácil! O diabo é que na maioria das vezes, o time oscila muito no decorrer das partidas, e nos deixa com a barba de molho! Acredito que desta vez os jogadores vão entrar com sangue nos olhos e nos brindar com uma boa atuação.
    Ontem o flamerda naufragou feio!
    Espero que sirva de exemplo para o galo! Nada do já ganhou antecipadamente!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *