Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Início de semana bem promissor

Depois do empate entre os reservas do Galo e o bem treinado time americano, o primeiro dia útil da semana, agitou os bastidores do futebol mineiro. Especialmente pelo lado do nosso Galo, que é o que nos interessa. O eventual e tanto propalado atraso no pagamento de direitos de imagem – segundo postagem da “vozdogalo” teria quitado o resíduo do ano passado, encaminhando para quitar todo esse tipo de pendência com o elenco.

Ao mesmo tempo, as vendas iniciadas na manhã de ontem para o compromisso de amanhã pela Libertadores, sinalizam que vamos ter casa cheia. Diria até com lotação completa para a Massa apoiar o time na disputa dessa vaga na pré Libertadores. Ao final do dia, com a venda efetuada para os sócios GNV Forte e Vingador e ainda o preto, já ultrapassou dos 35 mil Atleticanos assegurados.

Para se ter uma ideia, após 17 minutos do início das vendas, eu vi lá na central, nove mil Atleticanos já haviam comprado seus ingressos. É a força da Massa. Acredito que hoje, pelo ritmo da comercialização, esgotem toda a carga colocada à disposição do Torcedor. Essa situação merece ser levada ao elenco e mesmo até a comissão técnica para que entendam como é o Atleticano.

Paralelo a isso, vamos seguindo com outras resenhas interessantes em torno dessa paixão do Torcedor. A opção pelo Independência, fez que levássemos os melhores públicos dessa primeira fase do mineiro ao Horto. Bastou uma única partida fora do modesto estádio – cedido ao coelho por um longo comodato – para colocar mais de 37 mil no Mineirão numa partida de médio interesse. Agora, como se anuncia, na casa de 60 mil amanhã na Pampulha.

Sobre essa partida com o coelho, de uma renda de quase 1,1 milhão, a receita liquida do Galo foi de 507 mil. Superior, claro, que qualquer das partidas realizadas no Independência. Daí, pelas contas, notamos que as despesas foram superiores ao que nosso time faturou. Imagina na nossa casa, na Arena do Galo, sem essas taxas e ainda adicionando estacionamento, bares e outros serviços. Tudo isso será receita para o nosso time.

Em meio a essa animação, ontem surgiu algo que não me surpreende. Embora não tenha me ocorrido antes, mas esse regulamento mal feito agora tem de dirimir uma séria confusão da sua redação. Se o melhor segundo colocado, no caso hoje o Athetic, fizer mais pontos que o eventual líder do grupo C, qual será o formato da semifinal? O regulamento diz: “primeira melhor campanha X a quarta melhor campanha”, do outro lado se enfrentando “segunda melhor campanha x terceira melhor campanha”. O eventual segundo colocado, ao que estamos vendo, fará melhor pontuação que o campeão de um grupo. E agora?

Se não bastasse, vejamos outra situação já configurada na tabela. São três as equipes da capital. Via de regra e ao longo dos anos, esses clubes vão ao interior e – alternadamente – recebem as mesmas equipes e, BR. Como são três grupos e os jogos são com adversários que não estejam na mesma chave, o entendimento a ser aplicado – evidentemente – seria um de BH indo e o outro recebendo a mesma equipe na capital. Vejamos. O Democrata de Sete Lagoas, enfrentando duas equipes de BH como visitante; já o Ipatinga, na contramão, recebeu dois no Ipatingão e não atuou aqui como visitante. Anomalias que só gênios, como os atuais dirigentes, conseguem meter o futebol mineiro.

Enquanto isso, mesmo animado com o início da semana do nosso time, sigo daqui contrariado. Primeiro sobre a questão, inexplicavelmente omitida por quem deveria se manifestar, do Manto da Massa. Nem retorno dão mais ao Atleticano lesado naquela compra. E ainda, insisto, em relação às datas festivas e de inauguração definitivas da Arena do Galo. E a dívida? Até quando e quanto? Não me conformo mesmo com essas situações. Os salários, como disse no início, sinalizam por solução.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Início de semana bem promissor”

  1. Boa tarde.

    Eduardo, uma fala me chamou a atenção no seu texto de hoje.

    Estive na estação… O que seria isso?
    Uma central de controle de vendas?
    Fiquei curioso. Caso possa me explicar, agradeço.
    Grande abraço.

  2. Boa tarde amigos do Galo. Olha só que audácia, o Cudet, treinador que tem em mãos um dos três melhores elencos do Brasil, cobrando reforços para o elenco. O cara não acrescentou nada de bom ao futebol do NOSSO GALO, lá se vão 60 (sessenta) dias e ainda não temos um esquema de jogo definido, ou tão pouco um time definido. Aliás, o que ele fez foi acabar com o que restou do futebol do ano passado, perdemos a saída de bola com toques rápidos, agora tudo é na base do lançamento direto ou chutão pra frente. Bons jogadores, como é o caso de Pavon, Rubens, Edenilson e outros, são escalados fora de suas características e se queimam com a torcida. Será que a nossa diretoria está satisfeita com o trabalho deste Cudet? Cuidado com o Carabobo Cudet, no jogo de ida eles mereceram ganhar o jogo, voce errou bastante e fez com que o jogo de amanhã se tornasse um desafio difícil de ser transposto pelo Galo.

  3. O Galo é muito mas muito mais interessante que que dois patinhos na lagoa, mas o demente, VIANAderegra, vive com 11+11 na cabeça.
    Até quando, direção?

  4. Pessoal

    A proeza de fazer um regulamento de merda não é só da FMF.
    Em São Paulo, Os dois melhores times em campanha (Palmeiras e São Bernardo), poderão jogar o mata mata pra próxima fase entre eles, enquanto equipes rebaixadas podem se classificar e passar a diante.
    Uma aberração, e lá, assim como cá em Minas com a conivência dos times.
    Tudo farinha de um saco só.

  5. Caros,

    É amanhã! Tá chegando a hora, Srs. Cara Bôbo!!

    Só a vitória interessa SEMPRE?

    Aparentemente só a vitória interessa amanhã!, mas sqn!…No caso do NOSSO GALO não é bem assim MESMO, e até um ‘SÓ SENDO UM’ sabe q NUNCA se vence SEMPRE!

    E o q interessa é só JOGAR BEM?. Jogar bem por sua sua vez é o mesmo q jogar com RAÇA? Ou Raça é componente de jogar bem, misturado. Dificilmente um time q jogue bem será vencedor se não jogar tb com RAÇA! Assim como só RAÇA…ufa!!!

    Ufa pq tinha certa torcida q adorava PATRICÃO, O PRIMEIRO, por sua, diziam, raça…(Pai Nosso Q estás no Céu…) Dez anos de muita RAÇA…Crüzës!!!!

    JUÍZO histórico: NOSSO GALO passa por fases medíocres, cito duas: meados da década de 60, toda a década de 2000 até 2008…

    Atualmente ainda AGORA estamos vivendo GRANDE FASE ou é um fase MEDÍOCRE, meia boca?

    FATO!

    Estamos em GRANDE FASE ininterrupta desde 2009, com aceleração da construção do CT, imbroglio envolvendo a ENTREGA de um dos metros quadrados mais caros do Mundo a troco do Arena na marginal, e principalmente, com brigas pela COMANDO do Clube, da FORMAÇÃO DE GRANDES TIMES ou times mixtos meia boca…etc! …aos trancos e barrancos, com fases meia boca no meio, vivemos grande fase, PARECIDA, mas melhor em termos de resultados, com os meados de 70/80…

    FATO!!!

    Agora vem a ASSOMBRAÇÃO! ….Psiu!!! nem é sobre política!!!,

    (minha mãe me disse a tempo atrás, onde vc for Deus vai atrás, mas eu via ASSOMBRAÇÃO!! PARA…!!!!

    Grande time VITORIOSO é como? Encontra fácil no FARSANTE mercado?

    q venca SEMPRE, não!, mas q vença quando chega a hora da onça beber água ou q NÃO SEJA ENTREGADOR de RAPADURA sem cobrar fatura!)

    É um time bem montado, com jogadores técnicos e raçudos bem mesclados, equilibrado…TIME BOM é time EQUILIBRADO, inclusive com bons regras três!!!

    Outro FATO!

    (nada a ver com OS CEgOS! (Os q administram NOSSO GALO são o contrário de parte de Nossos Torcedores, esses OLD Men abnegados são aPUROS!, …a bem da verdade, ultimamente tivemos por parte dos DONOS boas incursões na COZINHA DA CBF, q é onde se joga o jogo PESADO e se ganha as batalhas na prorrogação!…Venimus, Vidimus et Vicimus!!!

    VIVA SIM, OS MECENAS!!!

    No imediato, no onze contra onze, jogando nas 4 linhas!… Pfv, não confundir onze x onze com onze + onze! Cruzes!!, OLD Men, in you us truth, não troquem os sinais, fujam prá bem longe disso, MAMA MIA!!!))

    Então é isso, NOSSO GALO para o ANO presente tá visivelmente DESEQUILIBRADO na formação do PLANTEL, até agora o q se viu é um time pesado, sem balanço, sem estratagema, sem recurso (Ces acreditam q HULK vai resolver todos os jgs? os jogos decisivos todos?…), …

    …ENXERGAR e expor significa torcer contra? É ÓBVIO?

    Com time desequilibrado não adianta bater na cozinha da CBF, muito menos ficar mandado ofício pro escritório da Alfândega…

    NO NOSSO GALO, para formar grande time passa NECESSARIAMENTE por um GRANDE TREINADOR à frente do NEGÓCIO, q tenha VISÃO > COUDET é??? …olhem a pedida dele abaixo, é ALENTO!!!

    Tá na hora, SIM SENHORES, de ligar o sinal de alerta!!! Não é só questão de desentrosamento, já dá prá perceber q CERTAS PEÇAS não vão dar liga…não tem LASTRO, não tem história, vieram pro tanto faz como pro tanto fez, vieram PRO come quieto, deixa a vida me levar vida leva eu…nem se importam com salários atrasados, já no lucro…

    Um CENTROAVANTE nato, por favor, ali na zona do agrião, incomodando, baguçando a cozinha adversária;
    Deu no GLOBOESPORTE: “Eduardo Coudet garante Atlético-MG melhor na Libertadores e sonha com CENTROAVANTE”
    Por Redação do ge — Belo Horizonte 25/02/2023 20h25 Atualizado 25

    COUDET TÁ CERTÍSSIMO: sem CENTROAVANTE não somos nada! AVE REI!!!

    um MEIOCAMPISTA q pense e q jogue;

    um MALABARISTA, pode até ser um falso embusteiro (esqueçam os pesos pesados da FEIJUADA GAÚCHA!)

    É pedir muito?

    Alo Mecenas, o crédito é infinito, a paciência é q não!, Alô Presida Cuelhinho, Alô Rô Caê, alô fumacinha!…

    1. Amigo, gosto de ler todos os comentários aqui neste espaço. Por isso seria importante fazer comentários mais resumidos, para lermos, concordarmos, discordarmos e aprendermos um pouco mais. É só uma dica, valeu?

  6. “Copiá uzotro” dá nisso! ✓
    Essa “fede(ração” parece q ainda segue a carto…opss! cartilha do “coroné” jguilerme. Quem é das “antiga” lembra do caixa d’água mineiro ✓
    Tem um vivente aí q quer por que quer mudar a fórmula do rebaixamento na série A de 4 p 3 rebaixados, portanto…✓
    Junins do GALO assinou a po##@ do regulamento, portanto…✓
    Vislumbra-se no horizonte uma enxurrada de bo’s decorrente do furo com o tal BH Festival. Tem pessoas q se organizaram com acomodações,reservas em vôos etc… a ver o desdobramento da parada ,mantos da massa já deu vários deles ✓
    Tombense q abra “uzói”, vários resultados de interesse de um certo ai indicam um extra campo bem interessante ✓
    Looding…
    Saudações Atleticanas

  7. Bom dia,

    Regulamento mal redigido, tabela horrorosa, a quantidade de pontos obtida pelos equipes já demonstra essa disparidade, 3 candidatos ao rebaixamento sairão provavelmente do mesmo grupo, isso somado ao mencionado, deixa o campeonato até com prováveis reclamações em caso de descenso.
    As coisas no Galo diferente de 2021 e parte de 2022, voltaram a ficar nebulosas.
    Digo isso porque até em 2021 também estavam nebulosas, teve caso de fazermos dívida com os 4 Rs para compra de jogador e depois o aparecimento de dívida na FIFA do pagamento do mesmo jogador, isso também para mim ficou mal explicado.
    A SAF é uma verdadeira caixa de pandora.
    O que é certo mesmo é que a prefeitura de BH continua com a eterna intenção de prejudicar o Galo.
    Quanto ao futebol estamos todos esperando por aquele desfecho onde os jogadores vão entender o esquema do treinador e pegar entrosamento, espero que essa fase preliminar da Libertadores e Campeonato Mineiro sirva bem para isso e não seja ao contrário.
    Dentro de tudo isso a torcida continua fazendo seu papel, as renda do independência somadas chegam a 341 mil enquanto o Galo paga ao América 100 mil por jogo, ou seja os artistas fizeram um acordo no qual o locador ganha o mesmo, são 6.330 torcedores num ticket médio de R$15,80 (contanto quem não paga) só para pagar o aluguel.
    Isso é um absurdo reclamam da Minas Arena e caem na mesma no Independência e ainda dando grana para o rival.
    Venha logo essa Arena MRV.
    Quanto ao plantel vejo que a necessidade de renovação era tão grande que motivou alguns disparate sem igual, trocar Jair por Edenilson é pracabá.
    Expectativa a toda para amanhã, mais com um aperto no coração, espero que ganhemos no tempo normal e com uma bela apresentação.
    Boa terça a todos!

  8. Se os dois que estrearam sábado, tiverem condições de jogo, eu entraria com eles e deixava Rever e Mariano como opções de banco. Além de Rubens na LE e Zaracho com Otávio no meio. Hulk na frente e o resto, jogava camisas pro alto.

    1. Caro Galo Roberto!
      Gostaria que o time de amanhã, além dos 2 gringos de estrearam bem, tentasse o Allan como lateral esquerda. Assim teríamos: Everson, Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Allan; Otávio, Zaracho, Edenilson e Patric; Hulk e Vargas.
      Abraço.

      1. Grande ANGELOML!
        Honrado com vossa interação no meu humilde comentário.
        Muito interessante sua observação e escalação.
        Ainda impressionado com sua linda juventude, página de um livro bom.
        Abraço fraterno!

  9. Eduardo,

    Só uma observação sobre a renda da nossa arena. Durante boa parte da operação, diria que no mínimo nos primeiros 5 anos, grande parte da renda irá para pagar os credores que financiaram o estádio. Então haverá um tempo até que a receita seja inteiramente pro Galo.

  10. É!? Dizem que o o presidente do CAM, foi um excelente administrador do Minas Tênis Clube. Portanto, pergunto: será que no MTC, tinha uma assessoria que lhe dava respaldo administrativo? E, no CAM está faltando eficiência na equipe administrativa. Calote no futebol é uma vergonha, mais infelizmente corriqueiras. Temos exemplos aqui mesmo em BHte! Portanto, não é de se estranhar, o silêncio a respeito do atraso na entrega das camisas. Ao que parece passou a ser uma contribuição ao CAM.

  11. Essa FMF é uma piada de muito mal gosto… sabe quando vão repetir essa fórmula do Rural 2023???

    Nunca mais!!!

    O nosso GALO entra como super, hiper, mega favorito amanhã, porém, é dentro das quatro linhas que se decide, portanto, nada de oba-oba, é sangue nos olhos e muita vontade na ponta da chuteira!!!

    OBS.: o Coudet quer um centroavante mas não têm grana… e o tal KARDEC quando sair do SPA??? Já sei, não serve e será convidado a ir embora!!!

  12. Bom dia Massa e Guru

    Acabou a brincadeira Chacho! A fase de experimentações já era, agora é :”faca na caveira”!
    É com este espírito que precisamos encarar a próxima partida e a torcida está esperando, não só o resultado, mas também, bom futebol.
    Não haverá motivos para achar que o jogo não vale nada, afinal de contas o campo estará lotado não é Edenilson sem noção?
    E melhor, além do pagamento de um direito de imagem, a notícia é que o r4esto será pago até o próximo dia 15.
    Dinheiro no bolso, Mineirão lotado, bom gramado. Tá tudo na mão.
    O que não podemos e não vamos aceitar é resultado negativo e que o tal de Carabobo seja mais para virar chacota de adversários, como seus antecessores : Raja Casablanca e Afogados. Esta maldição não pode acontecer mais.

    A bola é sua Chacho e cia !!!!!

  13. A má redação do regulamento não deveria, na minha opinião, ser motivadora da má-fé. Assim sendo, abstendo-me da “burraredação” do regulamento, permito-me concluir que os campeões de grupo possuem melhor campanha que o melhor segundo colocado. O resto é futrica para avacalhar ainda mais um campeonato de roça já desacreditado pela presença do Ipatinga. Esse fato faz-me lembrar de um campeonato rural (acho que do ano de 1984) quando perdemos para o falecido cruzeiro por 4 X 0 no primeiro jogo e ganhamos por 1 X 0 no segundo jogo e o nosso então presidente Elias Kalil, vergonhosamente, não aceitou a derrota porque o regulamento dizia que “o Atlético, por ter melhor campanha, jogava por 2 resultados iguais”, mas não falava sobre saldo de gols. Então, de acordo com uma interpretação burra e totalmente apelativa, uma derrota e uma vitória, independentemente dos placares dos jogos, seriam 2 resultados iguais.

  14. Estou com muito medo do Galo cruzeirar este ano.

    -Time com muitos medalhões
    -Time com muita gente sem identificaçao: Edenilson, Patrick, …
    -Time jogando com muita preguiça
    -Atrasos salariais

    Abre o olho Galo.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não se poderia esperar outra coisa da tabela do campeonato mineiro. Só tem gênios comandando… Do jeito que as coisas andam, muito provavelmente a decisão quanto à intepretação do texto, será da justiça desportiva! Daí, suspensão de campeonato, etc…
    Mas o que interessa mesmo é o Galo campeão!
    Amanhã, com certeza, teremos casa cheia!
    Espero, em campo, que o time mereça a torcida que tem!
    À você caro Ávila, e aos amigalos que ontem me horaram com comentários que muito me envaideceram, meu muito obrigado e a minha admiração de sempre!!!
    Hoje e sempre, galo!!!

  16. Bom dia!!!

    Uma expressão popular muito comum no passado e que anda um tanto quanto esquecida é “tomar manta”.

    A expressão terá o significado de ser ludibriado em uma compra ou troca, levando algo de qualidade inferior à anunciada.

    Atualizando a expressão, esta bem que poderia ficar como “Manta na Massa”…

    Manto da Massa…De um case de muito sucesso a um fiasco retumbante…

    Uma pena…

    1. Boa mesmo. A minha recebi uma semana antes do Natal. Moro no interior de SP. Acredito que os maiores problemas devem ter acontecido com quem pediu mais de uma numeração no mesmo pedido. no primeiro manto, pedi uma pra mim e outra pra minha esposa e demorou um pouco mais (nada perto disso que está acontecendo).

      E é uma pena, como você disse. Um negócio sensacional que estão acabando dentro do próprio clube. E olha que já é o terceiro ano, todos com o mesmo problema. Será que terão a coragem de lançar em 2023 também?

  17. Bom dia!
    Amanhã a Massa vai fungar no cangote dos “sem vontade de vencer”.
    Carabobo teve problemas com a documentação e vai chegar num horário que não dará pra treinar nem fazer reconhecimento do gramado.
    Vai pra cima Galooooo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *