Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos virar esse jogo

treino 26-11-16

Ao contrário do que imaginava, a opção do treinador interino foi a mesma do demitido Marcelo Oliveira. Optou por um time alternativo para a despedida do Galo em Belo Horizonte. Tivesse sido diferente, desde a rodada anterior as possibilidades de G3 seriam bem reais. Agora fica evidente que jogaram a toalha e desistiram de buscar a vaga na Libertadores via Brasileirão.

Tomara que preservar os titulares, como da vez anterior, produza os efeitos que não aconteceram na quarta-feira. A direção Atleticana foi conivente com aquela decisão e o resultado foi a catástrofe do meio de semana. Tomara que desta vez tudo seja diferente. Teve jogador que deixou transparecer que a mudança pode mudar o roteiro. Que provem isso nos jogos que restam na temporada.

Quanto ao time para pegar o São Paulo, apenas duas alterações daquele que deu vexame em Recife. Patric na lateral direita, em lugar de Carlos Cesar, e Hyuri – finalmente escalado para sair jogando –, substituindo o irresponsável Cazares, expulso infantilmente naquela partida. De resto, são os mesmos que permitiram deixar dois pontos pelo ralo em Pernambuco.

treino 26-11-16 A
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Sobre o setor defensivo, à exceção do goleiro Giovanni, nenhum outro escalado trás confiança ao Torcedor. Sobre o goleiro, reitero o que já manifestei aqui no blog: merece todo o respeito da massa. Sacado da equipe, logo após fazer uma brilhante partida exatamente frente ao Grêmio – em 2012 –, deu lugar a Victor. De lá para cá, nunca reclamou da condição de suplente, e sempre brilhou quando chamado a atuar.

Os demais, com todo respeito, só de ser reserva de uma zaga que tomou 48 gols no Brasileiro já deixam dúvidas. Patric, como Carlos César, faz jogadas excepcionais e entrega a rapadura na maioria das vezes. Jesiel e Edcarlos dispensam considerações. Leonan, que iludiu bem, ao lado dos dois zagueiros, foram os responsáveis pelo placar frente ao Santa Cruz.

Já no meio de campo, inicialmente pelos volantes, vejo a oportunidade de Rafael Carioca se redimir e provar que sua queda – inquestionável – de rendimento deve ser atribuída ao comando técnico demitido. Caso contrário, configura-se que o atleta deixou mesmo seu futebol, depois da convocação, lá na Granja Comari. Lucas Cândido, que teve um início promissor, está me lembrando muito jogadores que na base enchiam os olhos e criavam expectativas. Ao ser lançado, nunca nada além de alguns lampejos. Já sobre Carlos Eduardo, não vou me alongar. Este me decepcionou por completo. Além de carregar o nome do meu saudoso pai e o meu, o que me motivou quando de sua chegada, o jogador foi uma total decepção sempre que acionado.

Lá na frente a esperança se resume ao Fred. Tomara que faça os gols necessários à manutenção do nosso sonho de G3 e ainda dispare na artilharia da competição. Fora ele, vejamos. Clayton e Hyuri. O que esperar de um jogador que custou uma fortuna e provocou uma grande disputa com concorrentes pela sua aquisição, mas quando chegou a Belo Horizonte em nenhum momento repetiu as partidas que motivaram sua contratação. Este é o Clayton. Já Hyuri, só se o Daniel Nepomuceno for buscar o Seedorf, pois o jogador só apareceu ao lado desse seu ex-companheiro no Botafogo.

Fora isso, ainda que descrente, é marcar presença no Horto e torcer para que minha expectativa seja totalmente desmentida pelo time em campo. E mais, que na quarta-feira, da mesma forma, os onze preservados vistam a camisa da vergonha na cara e revertam a lambança do primeiro jogo da decisão. Desejando toda sorte ao Diego Giacomini. Se ele conseguir reverter a expectativa nos três jogos da semana, Belo Horizonte altera sua pacata rotina. Afinal, a maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais sabe enlouquecer esta Cidade do Galo!

15 thoughts to “Vamos virar esse jogo”

  1. Caro Eduardo, por favor eu te peço porque sei que você é um atleticano isento como eu e não ganha nada pra falar do Galo… Me responde porque Patric está no Galo? Maluf levou ele por nosso adversário e depois levou ele pro Galo.. Essa porcaria é responsável direto pro quase todas as derrotas do Galo em que ele esteve em campo… segundo estatísticas o Galo NUNCA ganhou com ele em campo….. Então alguém me explique porque ele continua aqui!!!!!! hoje ele fez a falta que originou o gol de empate e errou o lance que originou o segundo gol…. O que essa desgraça está FAZENEDO AQUI??????? por favor alguém me explique… e o Leleu???? e o marion?????

  2. Marcelo Oliveira, vc é um fracasso!
    Vc não conseguiu ensinar o Patric a levantar a cabeça e dar um passe corretamente.
    Vc não convenceu o Carioca a jogar com raça e tirar a mão da cintura.
    Vc não conseguiu ensinar Junior Urso a dominar uma bola sem ser na canela.
    Vc não mostrou para o Clayton que o chute tem que ser na direção do gol, ao invés da arquibancada.
    Vc não conseguiu transformar o cone Fred num atacante rápido e participativo.
    Vc não enxergou que Edcarlos, Ronaldo Conceição e Erazo são zagueiros de nível internacional.
    Vc não viu que Carlos Eduardo é um Messi melhorado.
    Enfim, vc é muito ruim mesmo, porque tinha o melhor elenco do país nas mãos (quem sabe até das Américas) e mesmo assim não conseguiu fazer estes craques jogarem bola.

  3. O enganoso “melhor elenco do país” não possibilita formar um time alternativo que honre as cores do CAM, jogando com raça e bem para vencer. Mostrou indolência e falta de futebol contra o Santa e hoje contra o SP. O empenho desses cabeças de bagre visa apenas o salário na conta, sem nenhum compromisso com o clube. Patric, mais uma vez, entregou o jogo para o adversário. Clayton, Hyuri, Edcarlos, L. Cândido e Carlos Eduardo não dominam os fundamentos básicos e não poderiam ser titulares em time grande da série A, muito menos jogar no Galo. Desastroso 2016 e melancólico fim de ano. Terminará a temporada completando um mês sem vitória. Esse é o pífio resultado do mau planejamento feito pelo presidente.

  4. Caríssimo Eduardo,
    A cada dia que passa cresce minha admiração por seu blog. Sempre atleticano, mas sensato, maduro e balanceado. Um orgulho para a crônica mineira (que não precisava importar cariocas e flamenguistas …). Parabéns e continue sempre assim.

  5. Eu achei um absurdo e total desproporção a demissão do Marcelo Oliveira. Faltou ao presidente ir ao departamento médico e saber o porque de tantas contusões ou confusões. Fizeram “casinha” pro Marcelo Oliveira e assim perdemos o melhor técnico do Brasil. O cara é um vencedor e o time e a diretoria o sepultaram. Precisa ser investigada essa situação e apurar as responsabilidades, pois do contrário esqueça qualquer possibilidade de nos próximos 45 anos virmos a conquistar o título de Campeão Brasileiro da série A

  6. Boa tarde Atleticanos! Nem sei o que eu faria na condição de interino, pois ao escalar os titulares poderia haver alguma contusão de jogador importante. E acho que ainda temos uns 5% de chances de conseguir uma virada lá em Porto Alegre, o que deixa a dúvida mesmo é a inconstância desse time e a tal da apatia que vez por outra recai sobre o time, além é claro, da falta de zagueiros à altura. Qto ao treinador, o menos pior das opções aoresentadas talvez seja o Abel. Eu o traria e deixaria o Giacomine como auxiliar fixo, para ele ganhar mais experiência e no futuro, fazendo por merecer, ele ter uma chance. Mas enfim, tudo é apenas suposição, só nos resta torcer por um fim de ano menos pior do que o que aparenta estar por vir.

  7. O quê queremos agora, é o Galo Vingador.
    Vamos Galão da Massa!!!
    Vamos buscar o caneco.
    Galo Forte Vingador, estamos juntos…
    Vamo que Vamo!
    Nossa Senhora das Graças, Sta. Rita ajudam, porém, temos que fazer primeiro nossa parte.
    Faça sua parte Galo!

  8. O que falta ao galo é conjunto, tem um grande timee, mas parece que nunca jogaram juntos, se o técnico conseguir dar um conjunto a esse time não tem para ninguem.

  9. Meu prezado Eduardo, Você mencionou o nome de vários jogadores ou posições que jogam. Tudo bem, merecem criticas contundentes. E o Sr. Daniel Nepomuceno, fica isento de críticas? Entendo que, durante todo o ano, desde contratações de péssimas qualidades,inúteis,bisonhas, ao que parece fez vistas grosas de tudo aquilo que se passava na Cidade do Galo. Foi, responsável e conivente com tudo que aconteceu. Agora no apagar das luzes, vem com está ação “DEMAGÓGICA” ao demitir o Técnico. Apenas e exclusivamente com vistas a transferir ao treinador, comissão técnica e jogadores o resultado pelos erros cometidos no ano. Coisa de POLÍTICOS, com vistas a ‘FICAR BEM NA FOTO” com a torcida..

  10. Acontece que tem uns jogadores aí que não querem vestir a camisa do Galo, eles só querem vestir qualquer uma, desde que lhes garanta uma carreira estável. Eles jamais vão comprar nossa luta, eles não têm a mínima motivação de se tornarem nossos ídolos. Alem do treinador que já saiu, muitos jogadores terão que serem substituídos na próxima temporada.

  11. Eduardo, bom dia e bom domingo.
    O que difere o blog comandado por você, em relação a muitos outros, é o alto nível das discussões a respeito do nosso galo, sem cair na vala comum da mediocridade, dos xingamentos rasteiros, das ofensas pessoais e da superficialidade dos temas. Não, aqui se discute somente o que nos importa , onde todos colocam suas opiniões, sejam sensatas ou descabidas, passando pelo crivo do blogueiro que tem o discernimento de saber o que nos interessa ou o que nos ofenda(existindo prá isto, a lixeira).
    Eduardo, a aceitação enorme do seu blog o transforma numa espécie de porta voz da massa, publicando nossos comentários, nossos anseios para tentar ajudar o galo e esta aceitação cresce a cada dia que passa,isto quer dizer credibilidade. Que é o que move o mundo, pelo menos deveria mover, aliado à civilidade e boa convivência, como demonstraram os irmãos atleticanos em relação aos gremistas, numa final nacional , exemplo para o Brasil e o mundo, o que é desportividade e o verdadeiro fair play, isto é fair play de verdade.
    Estamos, caro Eduardo, como disse, vivendo um ano difícil, onde o mundo
    está caindo em nossa cabeças, onde as expectativas mais otimistas
    deram lugar ao pesadelo que nos encontramos, graças, principalmente ao presidente e marcelo oliveira.
    Precisamos exorcizar e depurar estes seis meses de auto destruição do nosso galo, para pensarmos 2017 e reiniciarmos uma nova empreitada sem os êrros absurdos de 2016, a começar pela dispensa de jogadores sem a mínima condição de estar num time da envergadura do Atlético, uma reformulação radical no dm, na preparação física efetivar Carlinhos Neves como preparador físico, e principalmente, por cláusula contratual, diminuir a autonomia do treinador e acompanhamento direto com avaliações e cobranças de sua performance, para não acontecer o que aconteceu agora, quando deixaram marcelo oliveira destruir o time, em seis meses, sem cobranças, impunemente.
    E´triste e patético assistir nepomusono acompanhar, agora os treinos, novamente, depois do estrago feito, coisa que ele deveria fazer há meses e não fez. Quanta falta de planejamento, quanto amadorismo. Eduardo, a aceitação e audiência colossal do seu blog, está diretamente ligada à clareza e pontualidade dos seus textos, nos,, convidando à reflexão, ao bom debate. Você, caro amigo, é formador de opinião e, para tanto precisa de argumentos , coisa que tento fazer agora, te enviando um texto enxuto, didático e esclarecedor.
    Estou enviando a você um pedido pessoal : quero que você, juntamente com os colegas atleticanos,leiam :
    PAINEL TÁTICO globo esporte.com
    O PREÇO DO ATRASO NO SHOW DE DESORGANIZAÇÃO DO GALO CONTRA O GRÊMIO
    Leonardo Miranda
    Postado em 24 de novembro de 2016
    É leitura obrigatória para todos os atleticanos, para entendermos o que fizeram com o galo em 2016, prá não se repetir mais.
    Abraços, Eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *