Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Despedida melancólica diante do Torcedor

Galo e SP disputao Fred e Maicon 27-11-16

Não poderia ser pior, na presença um pequeno público de abnegados Atleticanos, que apesar do desastre do time em campo não abandona sua paixão pelo time. O que alguns jogadores atuais do Galo ainda não entenderam é que o Torcedor tem o P&B não como cores básicas, mas a essência de seu significado. Enquanto o branco traduz paz, pureza e limpeza, o preto simboliza o respeito. Além disso, antes de serem cores, o preto e o branco são luzes. Falta esse entendimento para alguns profissionais que estão, temporariamente, vestindo a gloriosa camisa do Clube Atlético Mineiro. E falta também respeito!

Foi dos piores jogos que já acompanhei em toda a minha existência. Não posso considerar o pior, mas para o ano de 2016 certamente não me lembro de uma partida tão horrorosa quanto a de ontem no Independência. Embora privilegie acompanhar jogos apenas do Galo, eventualmente assisto partidas de outras equipes, até do futebol amador, uma vez que há anos sou auditor dos dois principais torneios da categoria em Belo Horizonte, e nem mesmo nessas competições vi uma pelada tão ruim como o jogo entre Galo e São Paulo.

Galo e SP gol Hyuri 27-11-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

O tricolor paulista, time de tradição no futebol brasileiro e que teve no mineiro e Atleticano Telê Santana seu ápice no cenário esportivo mundial, atualmente tem sua pior formação das últimas décadas. Seus destaques são o zagueiro Maicon, cuja principal característica é o vigor físico, e dois atacantes firulentos e milongueiros. Cueva e Chaves mais falam e reclamam do que jogam. O goleiro é Renan Ribeiro, que aqui não deixou nenhuma saudade. Quis o destino que o goleiro, que saiu do Galo pelas portas do fundo, sofresse uma lesão na mão e fosse substituído. Saiu chutando até as placas de publicidade. Nenhum Atleticano tem saudade dele.

Mas, novamente por uma infeliz opção, o Galo entrou em campo com o time alternativo. Se o principal deu vexame na quarta-feira, com os reservas, não se poderia esperar melhor sorte. Foi assim, que, apesar de sair na frente, os reservas, que insisto, parecem nunca sequer terem treinado juntos, cederam a virada ao São Paulo. Foi outro vexame. Agora, somamos sete jogos sem vitória. A última foi ainda pela Copa do Brasil, em Porto Alegre, por dois a um sobre os reservas do Internacional. Vergonha!

Sobre o time Atleticano que entrou em campo, como já na partida do último domingo e frente ao Santa Cruz, salvaram Giovanni e Fred. Marcos Rocha também, apesar de ter atuado pouco tempo, mas mostrou que está pronto para jogar no meio da semana. Os demais, todos, sem exceção, não se salvaram. Inclusive os dois meninos que entraram.

Ao final da temporada, assim que cumprir tabela com a Chapecoense no próximo domingo, a diretoria – tomara que com novo treinador (vou rezar a semana toda para o Cuca voltar) – tem de mandar muita gente de volta pra casa. Assim que encerrar o Campeonato Brasileiro, o Atleticano terá aqui seu espaço para debater sobre quem deve ficar e aqueles que podem buscar outro canto para “trocar cebola”. Essa expressão, típica de interior, é usada para explicar a relação descompromissada entre funcionário e o seu local de trabalho.

A única e derradeira oportunidade que o atual plantel Atleticano tem de se redimir perante sua fiel e apaixonada Torcida será na quarta-feira. Depois do mico daquela derrota, em Belo Horizonte, por três a um, eles terão que se matar para tentar reverter o resultado. Mais ainda, com mais de dois gols de diferença, uma vez que se forem dois, a decisão vai para os pênaltis. Não é todo dia que São Victor está para milagres, portanto, todo Atleticano espera que os jogadores tenham “vergonha na cara” e reverta o final de ano melancólico que estão proporcionando. Caso contrário, 2016 será lembrado como o pior ano do Galo desde a queda para a série B.

20 thoughts to “Despedida melancólica diante do Torcedor”

  1. Acho que:
    1- O sistema defensivo do Galo há muito tempo se mostra inconsistente, pelo menos nos últimos 04 anos;
    2- Em 2016, ao contrário do que a mídia propagou aos quatro ventos, o Galo não têm um grande elenco e sim meia dúzia de jogadores bons, têm sim um elenco caríssimo e um retorno baixíssimo;
    3- Há muito tempo a Base não revela alguém de peso, com exceção do zagueiro Jemerson, precisa ser avaliada e corrigir seu rumo (Organização/Estratégia);
    4- O D. Médico e o D. de Preparação Física tiveram um péssimo desempenho em 2016 e também devem ser reavaliados e corrigidos os seus rumos (Auditoria);
    5- Precisamos de uma renovação quase que completa, temos muitos jogadores muito rodados que não aguentam mais acompanhar a garotada e muitos jovens sofríveis tecnicamente falando;
    6- O Planejamento para 2017 já demorou, precisamos definir qual o estilo de jogo que pretendemos e contratar uma Comissão técnica e jogadores que se encaixam nesse estilo, além de recrutar e treinar os jogadores da base de acordo com a filosofia adotada.
    Quanto ao técnico, nado contra a maré, acho que deveria ser o técnico do Atlético Nacional que atualmente é, disparadamente, o melhor futebol das Américas, e, além do mais, aquele técnico poderia nos indicar e ajudar trazer alguns jogadores daquele elenco bom de verdade. Dos Brasileiros acho que o Roger seria o melhor.
    Quanto ao jogo do Grêmio, marcar o Douglas e Luan e muita, muita, muita Raça e, sobretudo, vergonha na cara.

  2. E Clube Atlético Mineiro? Tem quase dois meses que não conhece uma vitória. Virou saco de pancadas fora de casa, no Mineirão ou no Independência. Todo final de ano é a mesma coisa. Por isso, ninguém mais nos respeita. Alguém acredita mesmo que esses jogadores ganharão do Grêmio e trarão o título da Copa do Brasil para MG? Time horroroso, presidente horroroso, técnicos horrorosos, jogadores horrorosos, reservas horrorosos, DM horroroso, comissão técnica horrorosa. Somente se salva a sua maravilhosa torcida. Nunca, o futebol do Galo foi tão horroroso. Alguém dirá; antes tínhamos Mexerica, etc. Mas esses, apesar de limitados, tinham vergonha na cara. Pois se empenhavam. Além disso, todos nós sabíamos que não tinham condições de nos dar títulos, pela suas limitações. Contentávamos apenas com algumas vitórias. Alem disso, o salário deles era baixo. Não era a fortuna que esses atuais “craques” do CAM ganham, sem mostrar a mesma garra, o mesmo empenho e respeito pela torcida e instituição. Por isso, Mexerica e outros, merecem o nosso respeito. Esse Galo horroroso de 2016 está conseguindo nos fazer perder a alegria pelo futebol. Estou vendo nesse momento a festa Palmeirense. Ano passado vi a festa corintiana e nos dois anos anteriores a festa azulada e nos 42 anos anteriores, as festas alheias. Parece que essa festa não é mais acessível para nos atleticanos. Quanta incompetência a nossa, quanta ruindade, quanta falta de empenho, quanta burrice. Cruzes.

  3. Mais um ano termina e o nosso querido Galo fica a ver navios. O técnico interino não tem nada para mostrar na final da CB já que ontem vimos a mesmice de sempre. Descomprometimento, grossura, falta de respeito para com o torcedor…e toda vez que jogamos com o São Paulo me lembro da final do Brasileiro de 77.

  4. A culpa é exclusiva da diretoria. Errou na contratação dos técnicos do ano. Não atuou na hora certa, com relação ao M.O. Após o jogo contra o Flu no returno, deveria ter tomado a atitude de demitir. Certamente feito naquela data teria sido menos traumático pra ambas as partes. A diretoria não tem comando.

  5. Horrível…simplesmente horrível, deplorável, terrível, inoncebível. São os adjetivos que me ocorrem ao descrever, tanto o “time” quanto a partida de ontem. Me Deus…ver o Patrick em campo é angustiante. Que maldade com o torcedor. Que papai Noel lhe traga uma enxada de natal. Assim ele começa na profissão que lhe cabe. Menos piores, mas também doídos de ver, Jesiel, Leonan, Edcarlos, Lucas Cândido, Clayton, Hyuri, deveriam ser “doados”; vende-los seria muita crueldade com os prováveis compradores. Ah, mais uma coisa…Abelão NÃO, não peço…suplico. Sujeito arrogante, incompetente, que ganhou o mundial com o International contando 100% com a sorte, com um gol achado do ” Gabiru, depois de ser massacrado pelo United. Pelo amor de Deus !

  6. Temos o melhor ataque e uma das piores defesas. O Figueirense e o Inter tomaram menos gols do que nós. A história se repete. É só ver a tabela dos últimos 4 brasileirões e constatar que este problema defensivo persegue o GALO há muitos e muitos anos. Até agora não vi ninguém capaz de arrumar isso. É vergonhoso o time tomar pelo menos 1 gol por jogo e após o jogo de ontem a torcida vem o o “EU ACREDITO”. Os jogadores tem que tomar vergonha na cara e no mínimo arrancar um empate no Sul. Volto a dizer que a Diretoria não pode ser amadora ao ponto de esperar Janeiro, Fevereiro e Março para começar a dispensar e contratar outros jogadores. Não temos Diretor de Futebol. Sinceramente acho que a ficha do Nepomuceno ainda não caiu……

  7. Dia Dudu e amigos ! O ano do GALO ainda não terminou, e espero que ele sirva de aprendizado desta vez,por que 2015 foi um pouco parecido,e dele não se tirou lição alguma . A prova está aí para que todos nós vejamos…! Dias atrás, disse aqui que esperava que a gestão do Nepomuceno não fosse lembrada como sendo a versão barbuda do ziza , continuo na expectativa … Como para o CAM ,’ o impossível ‘ é mero acaso , prá cima deles GALO …
    – Pelo estatuto do Clube deveria ser proibido o GALO jogar fantasiado de urubu … saudades das CAMisas dos anos 80 – Rainha com a listra branca centralizada- , viu ! Nossas cores são o preto e branco ,tirando isto, é invencionice de neguim criado pela vó empinando pandorra de frente ao ventilador … SAN

  8. Concordo com a colega Úrsula e discordo do blogueiro, embora só tenha ouvido o jogo pelo rádio, mas enfim não sei que grande partida fez o Fred, destacaria Hyuri que pelo menos fez dois gols nas últimas duas partidas e provou que pode ser útil como bom reserva ao contrário do Clayton. Pelo amor de Deus, devolvam essa inhaca pro Figueira e tragam o Rafael Moura, outro bom reserva pra Pratto e Fred. Que mico foi essa contratação desse jogador que nem tamanho tem, horroroso! Quanto ao resto, repito o que disse após o jogo do vexame contra o Grêmio: nunca tivemos um bom elenco! Temos sim bons jogadores, uns seis ou sete e só, nem reservas temos, inclusive no gol.. Giovanni adora defender bolas difíceis e peruzar bolas fáceis, além de sempre tomar gols por estar mal posicionado. Sem tirar os méritos do zagueiro tricolor pelo belo chute, revejam que Giovanni está posicionado completamente do lado esquerdo da trave e onde chuta o zagueiro? No ângulo, mas do lado oposto, se nosso goleiro, treinamento básico, estivesse no meio do gol, como manda a cartilha dos bons goleiros em cobranças de faltas, provavelmente não teria tomado o gol de empate. No jogo do Santa Cruz, tomou um gol do Keno por também estar muito adiantado e mal posicionado, no início do ano tomou um do América da mesma forma e nunca corrige. Eu também dispensaria o Geovanni com agradecimentos pelos bons serviços, João Ricardo é o único que se salvou da tragédia americana e seria excelente sombra pra Victor, que precisa disso para não relaxar como andou fazendo…Patrick, Leonam, Jesiel, Edcarlos e cia limitada dispensa comentários! Agora, aqui concordo inteiramente com o blogueiro: a limpeza tem que ser grande, dos que jogaram ontem eu manteria para 2017 apenas Fred e Hyuri na reserva, o resto vende, doa, empresta, limpa!

  9. Esse ano do galo é para ser
    esquecido, primeiro a contratação equivocada do Aguirre depois a infeliz doença do do Maluf e burrice do nosso presidente em nao colocar ninguém para substituir o Maluf. O Nepomuceno tem agir rápido e contratar o Roger Machado, colocar o Jacomini como um auxiliar direto do técnico e o Carlinhos Neves como preparador físico que com ele na preparação física ganhamos a Libertadores e Copa do Brasil.

  10. Eduardo, pela primeira discordo de vc. Não foi uma despedida melancólica, foi sim uma despedida vergonhosa. O Diogo Giacomini não mudou absolutamente nada no esquema do Marcelo Oliveira, de péssima lembrança por sinal. O Giacomini teve a capacidade de dizer após o jogo que os novos atletas foram bem em campo e destacou a atuação do Lucas Cândido. Acho que vi outro jogo. Não poderia ele dizer uma bobagem dessas. O Lucas Cândido errou quase todas as suas participações no jogo e comprometeu o sistema defensivo do time com suas reiteradas falhas. Além disso, ela joga com uma perna só, o que atrasa o andamento do jogo. Mas, para dizer a verdade, um time com com Clayton, Lucas Cândido e Patrick não pode mesmo ganhar de ninguém. O Patrick consegui a proeza de chutar uma bola nele mesmo… Mais uma página negra na história de nosso GALO. Quem sabe o ano que vem alguma coisa possa ser corrigida. E fica uma pergunta Eduardo: porque todos os outros times revelam novos jogadores e o GALO apenas o Gemerson nos últimos anos? Aonde estão os jogadores da base. Não é possível que sejam todos do nível do Lucas Cândido e cia. Hoje estou de cabeça cheia, e vendo que o novo treinador em nada mudou no estilo de jogo do GALO, temo por algo pior na quarta-feira.

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Há algo podre no reino do Galo. A falta de pulso da diretoria está refletindo no time do Galo dentro de Campo. Infelizmente vamos virar mais um ano sem um técnico e o M.O conseguiu ser pior que o Aguirre. Ano de 2016 jogado por água abaixo. Sobre o Cuca acho mt difícil o palmeiras liberar um treinador campeão. Nos resta Abelão. Q na minha opinião seria o mais indicado. No mais é esperar o ano acabar para mandar vários chinelinhos embora e contratarmos zagueiros e volantes de qualidade. Bica Bicudo. p.s- Se eu ainda acredito no título da C.B? Eu torço contra o vento portanto estarei torcendo e acreditando, mas sei da dificuldade. Mas sempre acreditando.

  12. Os culpados pelo negro 2016 do Galo são muitos. O principal setor de culpa é formado pelos jogadores. Como já disse, o elenco está cheio de estrelas cadentes. Agora, muitos que escrevem sobre futebol têm também a sua culpa. Ontem, por exemplo, o pior jogador – disparado – em campo foi o Fred. E quando leio vejo que chamam o Fred de exceção da ruindade. O cara não deu um chute a gol, perdeu 99% das bolas que disputou, perdeu 99% dos passes dados e ainda fingiu uma contusão para sair do jogo. Acho que está faltando mais equilíbrio entre os comentaristas.

  13. Fred ontem só não foi pior que o Patric, que entregou o jogo ao errar passe grotesco e propiciar o segundo gol d sp. Fred é o artilheiro do campeonato, mas não consigo deixar de pensar que o dinheiro investido nele dava pra traZer um ou dois bons zagueiros. Temos para a posição o Pratto, muito mais jogador. Acho que apesar de bão terem feito partida estupenda (quem fez?), a dupla de volantes que jogou ontem deveria ser a titular. Volante pra mim, tem que saber jogar, e Carioca e Cândido são os únicos do elenco que sabem. SAN

  14. Primeiro gol gerado de uma falta desnecessária e atabalhoada cometida pelo Patric, como de costume…. Segundo gol gerado de um contra ataque proporcionado pelo Patric e porque o Edcarlos ao invés de marcar o atacante, marcou a bola, como de costume….. Aliás, o entregador de camisas interino reinventou o Patric como meia….. Não havia como esperar sorte melhor contra o fraquíssimo São Paulo…

  15. É lamentável ver o Galo entregar o ouro nos últimos jogos não só de uma mas nas duas competições ou seja, no Brasileirão e na Copa Brasil. Demorou muito para trocar de técnico. Para 2016 não dá mais. Que os erros sejam corrigidos. Futebol é gol, não adianta jogar recuando a bola ou trocando passes sem ir adiante. Parece que o Galo não esqueceu este jeito de jogar dos tempos antigos .

  16. Eu estava no campo ontem e juro que não entendi o por quê diabos o Victor não estava no gol…acho que goleiro é tipo neurocirurgião…quanto mais opera, melhor fica na coisa….poderia servir de treino para o nosso goleiro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.