Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A dança do(s) técnico(s)

Giacomini - coletiva - 25-11-16

Apesar da importante partida de amanhã, frente ao São Paulo – a última do ano em Belo Horizonte –, o assunto dominante na “Cidade do Galo” é sobre a direção técnica do Atlético. Por todos os lugares onde andamos na capital, os assuntos predominantes foram a  demissão de Marcelo Oliveira, o treinador interino e quem será o futuro técnico do time. Até treinador de outra equipe resolveu a dar pitacos.

Logo ele, aquele que até já dirigiu a Seleção Brasileira e que foi demitido pela CBF e ainda protagonizou a famosa cena ridícula da “dancinha” numa partida do Galo. quando foi técnico da Seleção Brasileira, convocava e desfalcava o Galo sistematicamente – em 2012 –, evitando chamar jogador do Fluminense, o principal concorrente ao título daquele ano. Ao final, confessou, ao convocar metade do time carioca para servir à Seleção. E mais, no ano passado, depois de acertar sua permanência em Belo Horizonte, foi embora para China e deixou “Gilvanzão da Massa” (como diz Fred Melo Paiva) na mão. Que autoridade!

Marcelo Oliveira, infelizmente, não deu a “liga” que a Torcida e a diretoria esperavam. A frustração é geral. Tenho convicção que até ele mesmo se sentiu frustrado, pois, como ex-jogador do Galo, certamente queria brilhar no seu time do coração. Agora é passado. Para amanhã e os outros dois jogos que faltam, o treinador da base Diego Giacomini assume a responsabilidade de comandar a equipe.

treino 25-11-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Para a partida com o São Paulo, a meu juízo, já cometeu um equivoco. Temos chances remotas de conseguir a vaga direta na Copa Libertadores, seja na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro. Serão três jogos que decidirão nossa sorte. Em uma semana apenas, entendo que deveria colocar os titulares em todas elas, exceto em casos excepcionais, como contusão, suspensão e registro intempestivo, que é o caso de Fred na Copa do Brasil. Mas o interino já anunciou a opção por poupar os titulares.

A responsabilidade, nesta altura, é dele e do presidente, que, em entrevista, a chamou para si. O desequilíbrio, admitido pelo ex-treinador depois de sua demissão, foi contestado – ainda que de maneira um tanto dissimulada – e o que o Torcedor espera dos jogadores é uma única atitude: comprometimento. Se isso ocorrer, duas situações serão consequência. Chance de reverter o quadro atual e, caso não ocorra, terão o apoio e reconhecimento da massa.

O que não podemos mais admitir é o comportamento frio e sem brio do jogadores em muitas partidas na temporada. Relembrando. Os empates cedidos ao Vitória e Sport, bem no início do primeiro turno. Outras duas situações inesquecíveis: frente ao Fluminense, depois de estar perdendo por três a um, de virada, faz o segundo gol e quando parecia que ia empatar toma o quarto gol. A outra, que dói até agora: quarta-feira, no jogo com o Grêmio, o time faz o primeiro gol e leva a Torcida a acreditar no empate, mas acaba cedendo o terceiro gol ao adversário. Chega!

Uma coincidência, não para ser comemorada, mas para reflexão. Ano passado, em situação um pouco apenas diferente, Levir Culpi deixou o comando Atleticano e o time foi dirigido pelo interino Giacomini. Faltavam dois jogos pelo Brasileiro. Grêmio e Chapecoense. Agora, novamente chamado a assumir o comando, faltam três partidas. São Paulo e depois Grêmio e Chapecoense. A do meio pela Copa do Brasil e as outras duas pelo Brasileiro. Que ele tenha grande sorte e vença todas, especialmente frente aos gaúchos e até por um placar elástico, por três ou mais gols de diferença.

É nisso que “eu acredito”.

28 thoughts to “A dança do(s) técnico(s)”

  1. Pode sair ou entrar quem for. O presidente faz, manda, compra, vende, demite, admite…. e na hora quem paga o pato é a torcida que tem que ir no estadio dizer que acredita…

  2. Demorou demais, há muito tempo era nítido que o MO não estava conseguindo encaixar o time. Aliás ele fez o mesmo no Palmeiras, levou dezenas de gols lá. Se o Nepomuceno fosse bom observador teria visto isso e evitado esse fiasco. A culpa é mesmo desse presidente, que no início do ano ficou de birrinha e não quis contratar o Cuca, optando antes pelo Prof. Pardal e depois pelo Marcelo Sinseira. Enfim, o maior dos culpados é mesmo o presidente!

  3. Pratto já está no Palmeiras, Tardelli já é do Palmeiras…
    Gente, para com isso!
    Vamos falar destas coisas quando elas realmente forem realidade.
    Nosso time, analisado pelo lado da individualidade dos jogadores, é incontestável o nível de qualidade da maioria do plantel. O problema é de formação tática, de postura em campo e de alguns jogadores que não possuem perfil para jogarem no Galo. Tudo isto, é de responsabilidade e de obrigação do técnico, que deve corrigir e fazer com que o time jogue dentro de um esquema tático de jogo.
    Não se pode ficar trocando de técnico sem que se dê um período justo para que o mesmo tenha condição de realizar seu trabalho. Vejo que isto foi dado ao Marcelo Oliveira que infelizmente não conseguiu acertar a casa.
    Acho que a saída do MO veio na hora que tinha que vir e vamos saber com isto, quem realmente tem condições de jogar no Galo.
    Acho que algo vai mudar…
    Vamos saber a partir de amanhã, contra o São Paulo.

  4. Caríssimo Eduardo,
    Todos celebramos a sumária demissão do Marcelo, ainda que tardia. Agora, fazer isso sem ter um substituto é uma irresponsabilidade.

  5. Caro Eduardo só para te lembrar,fui o primeiro a fazer as colocações abaixo.
    1-O motivo do Galão usar a camisa branca era falta de material.
    2- Marcelo Oliveira não consegue administrar o ego de jogadores veteranos considerados craques.
    3- Salários atrasados ( já em dia)
    4- Problema do CAZARES não é físico (não tem cabeça).
    Vou fazer mais algumas colocações,
    O maior culpado da situação do Galo chama-se Daniel (atual presidente)
    Tardele já está acertado com o Palmeiras.
    É essa história de estádio próprio não vai sair(graças a Deus),todos os times que tem estádio próprio no Brasil estão endividados.

  6. Caro Eduardo, sei que vc sempre foi ponderado com o MO, mas permita uma colocação.

    Tenho ouvido muito, como disse, q o MO não deu liga no galo, mas até agora não consigo entender a arrancada no brasileirão, começamos o campeonato apenas na 8a rodada e no final do turno estávamos colados na liderança. Ou seja, tirando as 8 primeiras rodadas com libertadores, muitos desfalques e começo de trabalho, o aproveitamento do galo era o melhor.

    Acaso? Sorte? Ou mesmo q o MO tenha imposto uma desorganização no time, mas com um mínimo de vergonha na cara, esses jogadores não levariam o caneco?

    Desgaste é natural e até considero q o MO deveria sair mesmo, mas os gols q temos tomado é de time sem a mínima vergonha e inaceitáveis sobre qq aspecto. Os jogadores entregaram o brasileiro e a final da CB, pq se quisessem mesmo, no mínimo teria disputa até o final.

  7. É, Eduardo. A coisa ficou feia. O interino por mais que se esforce não tem capacidade para reverter essa situação tão triste para nós. O pior é que não vislumbro um treinador, entre os disponíveis, que possa fazer muita diferença na vida do GALO. Será, com todos eles, mais do mesmo. O que o GALO precisa mesmo é de uma sacudida bem forte. O Nepomusono tem que acordar e entender que ele é o gerentão do clube e não pode deixar a coisa correr solta na mão de qualquer um. Li que ele estava pensando em demitir o Marcelo desde a derrota para o Fluminense. O que ficou esperando? Ali já se sabia que o treinador não tinha o comando do time, o que por sinal nunca teve. Derrotas e empates inexplicáveis já haviam ocorrido. E o Nepomusono continuou dormindo. Acordou depois do jogo contra o Coritiba e dormiu de novo. Agora, num rompante de quem acorda de um pesadelo toma a atitude que deveria ter tomado há muito tempo. Não digo que a culpa toda é dele. Divide-se com o treinador e o plantel. Há na equipe jogadores experientes e que deveriam assumir uma postura de comando dentro de campo evitando a pasmaceira que nós cansamos de ver. Um treinador apático e confuso fazendo substituições que de antemão todos nós sabíamos que de nada adiantariam. Trocar Cazares por Clayton, colocar Hyuri em campo, Patrick como meia, insistir com Ronaldo e Edcarlos e tantas outras mazelas que não dá nem para ficar criticando, dói demais. Confesso a minha profunda tristeza com esse fiasco em 2016. Ao Nepomusono digo apenas que não adianta ser dono da toalha. é preciso saber usá-la do modo e no momento certo. Toalha mal usada não serve nem para enxugar lágrimas. Que o interino consiga pelo menos recuperar a dignidade do time, pois, ela se perdeu nesses últimos 6 meses. Caso contrário a dança vai continuar.

  8. A desconstrução do futebol atleticano em 2016, que chegou a arranhar as conquistas recentes do clube, teve dois responsáveis diretos ; o presidente omisso e retardatário nepomuceno e o incompetente marcelo oliveira, que protagonizaram um estrago de dimensões catastróficas; aquele jogo contra o gremio foi uma afronta ao torcedor e não poderá ficar impune, não vamos nos esquecer. O nosso péssimo ano não terminou, a barca já está atracada na cidade do galo , esperando prá partir, exigimos uma limpa geral, dos perebas aos medalhões que tanto nos prejudicaram, com honrosas excessões, que todos sabem quem são.
    Está sendo oferecido ao galo este enganador ganso, eu afirmo, sem medo de errar, que nenhum time ganha alguma coisa com este jogador em seus quadros, imagino o sevilha doido pra se livrar deste encosto, que dorme em campo e só é grande nas mesas redondas da mídia de são paulo, onde juntamente com o revolucionário Osório, que inovou com uma bic azul e vermelha. A sua mais recente façanha foi fazer a seleção do México levar de sete (inveja mata, osório). Osório e ganso , assuntos obrigatórios na tv paulista, temas relevantes prá alguns, sonolentos para outros. Não mais falam do curingão, virou assunto proibido, pelo menos enquanto estiver nos longos braços da lavajato. Até o grande e famoso apresentador neto, que já consegue articular duas frases inteiras sem gritar VAI CURÍNTIA , no final, também não mais fala do pobre curica em apuros, preferem temas explosivos e bombásticos, como felipe massa e sua carreira meteórica(nem a grobo conseguiu emplacar e olha que tentaram).
    Estes programas do eixo tem se revelado de uma eficácia monstro pra que tem problemas de dormir.
    As brincadeiras, caro blogueiro e a descontração são necessárias nesta hora de choro e ranger de dentes, é muito ruim e doído ver o que fizeram com nosso galo, perdoe -me por algum excesso nos xingamentos. Quando leio que renato gaúcho “deu um nó tático ” em marcelo oliveira, que o gremio ” deu uma aula de estratégia e tática” no galo, e outras babaquices que estamos acostumados a ouvir no meio do futebol, eu fico puto da vida, ganharam de um cachorro morto, um time bagunçado e desorganizado,a cara de seu treinador, um time mal armado, com buracos no meio e laterais, um amontoado de perebas sem compromisso. O gremio é deveria é estar chorando por não ter aplicado uma histórica goleada. O chute que o comediante cleiton deu , no final do jogo ilustra o que foi esta partida.wW

  9. Caro, Eduardo! Não sei se percebeu, mas desde nossa derrota não faço nenhum comentário aqui. Isso não tem nada haver com o blog, estava esperando a raiva passar. Não vou criticar nada agora, até por que meu pensamento é um só: VIRAR O JOGO. Mas tb não vou deixar barato. Naquele fatídico jogo contra o florC, o MO deveria ter sido dispensado. Agora vendo que desde então o presidente estava incomodado, chego a uma conclusão: o maior culpado por tudo isso é o Nepomuceno, que deveria entregar o cargo por causa de sua omissão. Lembra quando ele disse acabou a brincadeira? Deveria ter acabado nesse jogo. Não aprendeu nada com Kalil. Assim que acabar os campeonatos eu gritarei: FORA NEPOMUCENO. Por enquanto é: VAAAMMMOOOOSSSSS 999AAAAALLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Eduardo, o comprometimento que esperamos que o time tenha lá em Porto Alegre diante do Gêmio na finalíssima da Copa do Brasil deverá ser igual aos jogos contra o Palmeiras, tanto lá em SP, como aqui, pelo Brasileirão.
    E comprometimento não pode permitir que os jogadores entrem nervosos a exemplo do que ocorreu na partida contra o São Paulo lá no Morumbi pela Libertadores em que o Marcos Rocha se expos gratuitamente e até poderia ser expulso. Comprometimento é jogar com inteligência, acreditar em bolas perdidas, dividir lealmente. Agrupados e com dedicação dá para acreditar, pois há jogadores para isso.

  11. […] ‘- É pouco tempo de trabalho, vamos dividir forças. No domingo, vou treinar a equipe de manhã e comandar o time à tarde. Há possibilidade até de algum jogador que atuar contra o São Paulo ir para o jogo contra o Grêmio. Estou estudando muito a equipe do Grêmio, assisti o primeiro jogo várias vezes para ver a estratégia de formatação em termos táticos ou de mudança de jogadores para ir para o jogo da volta com uma equipe equilibrada para igualar forças com o Grêmio. Vamos usar todas as ferramentas para passar para os jogadores as melhores informações possíveis. Sem dúvida, é uma vantagem. Em um confronto de dois gigantes, se tratando de uma finalíssima, dois gols de frente é uma vantagem considerável. Porém, não é impossível. Temos condições e força para fazer um grande jogo lá na Arena Grêmio e reverter. O Atlético é um gigante do futebol brasileiro, temos jogadores tarimbados para chegar lá e encarar a decisão.'[…] Explicação do Giacomini para a não utilização do time principal no domingo .Diferença de um estudioso,antenado ,de um entregador de camisas ultrapassado que vive o futebol praticado no século 19 . Acredito que venderemos caro este jogo de volta no Sul . Qto ao dançarino , a fala dele e m&#D@ é a mesma coisa . Um caboclo que larga uma agremiação na primeira proposta … bem deixa quieto, quero que ele e se p#0D@ , me preocupo com o CAM e só … SAN

  12. Mandei meu comentario, mas não foi divulgado, por que? Só porque fis algumas críticas a jogadores em fim de carreira? só falar bem é muito dificil seu comentario ser verdadeiro.

    1. Como sempre faço, tentei encontrar o comentário reclamado. Não se encontra nem na lixeira e tampouco na caixa de spam, sugiro que confira se o passou realmente.

  13. Parabéns José Antônio, e com anuência do Eduardo, muito bem colocado. Ganso nem de graça.
    Também concordo que tem que jogar com o que temos de melhor nos 3 últimos jogos que nos restam

  14. Sou atleticano. mas não concordo com você quando diz sobre o Marcelo, ele é um grande técnico, só que para comandar b o Atlético é muito difícil para qualquer técnico, pois está cheio de jogadores de nome, mas a maioria em fim de carreira, não aguentam mais correr estão desgastados com as noitadas e o excesso de dinheiro que o nosso presidente amador paga pra eles. é só, obrigado.

    1. Não encontrei onde entendeu alguma critica ao Marcelo, ao contrário, até venho “apanhando” aqui por ter defendido o treinador em muitos momentos.

    2. Acho que o Daniel deve estar com uma dor na conciencia daquelas, disse nao ao Cuca, e sim o marcelo. Na minha opiniao Cuca e um dos melhores do brasil. Hoje poderiamos esta comemorando o titulo, E esta de mandar o Marcelo embora??? Amadorismo puro, mas este e o retrato do futebol brasileiro os clubes comandados por meia duzia de pessoas…

  15. Caro Ávila, gostaria de comentar uma notícia que li… O Sevilha está querendo “empurrar” Paulo Henrique Ganso para o Galo em troca do Pratto… Só pode ser piada… Esse jogador não tem perfil para jogar no Galo, sem raça, frio, indiferente, não se empenha, é justamente esse tipo de jogador que tanto criticamos esse ano…. E além do mais só estão oferencendo por que está mal, se estivesse bem não teriam oferecido Se quiserem levar o Pratto que seja na grana…. Esse jogador tem o perfil certo para o time da Enseada… que o nosso presidente não entre nessa canoa furada…..

    1. Eu dei a notícia da contratação do novo técnico do Galo, postei um comentário aqui no Blog, ontem, sexta feira, às 7:00 da manhã.
      Jamais posso citar a fonte, amigo pessoal. É a mesma fonte que me permitiu anunciar aqui, com 5 horas de antecedência, a demissão do Marcelo Oliveira.
      Agora vou dar outra informação: a contratação do Roger já foi feita, é ponto pacífico e sacramentado.
      A grande questão que está sendo resolvida é que o Roger não pretende assumir o time antes do jogo de quarta feira.
      O presidente gostaria que o Roger assumisse antes do jogo.
      Por isso ele não foi ainda oficialmente anunciado.
      Portanto eu reafirmo : ROGER É O NOVO TÉCNICO DO GALO.
      O contrato é de 2 anos. Bases salariais *****.

    2. Se colocarem o Sampaoli de contra peso , até daria para iniciar as conversas,caso contrário ,nunca e em momento algum se troca um URSO por um ganso ; ‘inda’ mais um ganso manco [!!] … temos vários em nosso quintal … SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *