Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos fazer diferente a nossa parte

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Outro difícil compromisso hoje pelo Campeonato Brasileiro. Não bastasse nossa irritante instabilidade na temporada, pela frente outro carioca, o que já provoca calafrios no calejado Atleticano. Deixando de lado essa psicose persecutória, o Galo tem que se impor dentro do Rio de Janeiro. Esquecer, até prova em contrário que o juiz – esse goiano (de tristes recordações) – e que a CBF querem privilegiar o eixo RJ/SP. É fato, temos que lutar, então, nas duas frentes. Adversário e conspiração.

Concordo até com alguns leitores que sugerem abandonar essa situação e suas consequentes queixas, mas haja resignação para tanta sacanagem. Então, já que a “regra é clara”, vamos para cima deles: do time da estrela solitária e daqueles que correm com um centralizado e dois pelas laterais, cumprindo ordens e metas do antigo Edifício José Maria Marin. Tomara que o treinador, ao definir a equipe, esteja sintonizado com as aspirações do Torcedor.

Quarta-feira, na Bolívia, ao anunciar o time titular, o Atleticano sentiu um frio na barriga. Afinal, a maioria esperava Adilson e Roger Bernardo, mas o outro Roger – o Machado – optou pela formação que não deu certo. O resultado parecia anunciado: derrota pela Copa Libertadores na partida de ida. Agora, pelo Brasileiro, onde estamos mostrando uma boa recuperação, tomara que os escolhidos estejam em harmonia com o que a Massa deseja e espera.

Seguramente, alguns jogadores deverão ser preservados (embora apenas Gabriel e Otero não tenham sido relacionados), em sintonia com os setores internos – médico, fisiologia, preparação física – . Entretanto, o sentimento do Atleticano também deve ser levado em consideração. O Torcedor do Galo está com fome de títulos e não pensa em priorizar competição. Queremos chegar à frente em todas elas – Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores – e temos elenco para essa ambição.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Evidente que sabemos e até entendemos que “querer não é poder”, afinal são muitas equipes em busca do mesmo título. Mas, comprometimento e dedicação, o Atleticano exige. Não é tolerável, por exemplo, o time precisando correr em busca do resultado – no caso de quarta-feira última e perdendo a partida – com jogador dando toquinho para trás e voltando bola para o goleiro. Até porque, nosso ídolo Victor – que tantos milagres vêm operando ao longo dos tempos – não é nada de um exímio repositor de bola em jogo. Ao contrário, com as mãos e especialmente com os pés, causa aflição quando rechaça a bola para o nada.

A partir de hoje, teremos uma sequência de jogos pelo Campeonato Brasileiro, onde o título, cada vez mais distante, sugere – no mínimo – brigar pelo G-4 e a consequente vaga direta na Copa Libertadores do próximo ano. Ao final de julho, no mesmo Rio de Janeiro e frente ao mesmo Botafogo, novamente em busca da sequência na Copa do Brasil. Já a Copa Libertadores, para receber o mesmo Jorge Wilstermann, o jogo de volta será em agosto. O treinador pode e até deve promover um rodízio entre os jogadores, mas jamais perder o foco e deixar pontos preciosos pelo caminho – como aconteceu nas rodadas iniciais.

Que nos perdoe o adversário de hoje, a CBF, a emissora de TV que tem interesses comerciais e consequentemente os “paus mandados” na mediação das partidas: vai pra cima deles, Galo! Vencer hoje é fundamental para lotar a Catedral do Horto no meio da semana, frente ao Santos, agora dirigido por Levir Culpi. O ex-treinador do Galo adora aprontar pra cima da gente quando vem a Belo Horizonte. Vamos fazer diferente!

26 thoughts to “Vamos fazer diferente a nossa parte”

  1. Caros,
    Foi uma tristeza o resultado. O Galo dominou amplamente o foguinho, passeou no Engenhão, sofreu os habituais sustos com Zé Carioca e Av. Rocha, a jovem defesa jogou com autoridade, o time perdeu gols claros e…aconteceu o q todos tão cansados de saber. O soprador de lata atuou, embora hj ñ tenha roubado com tanta intensidade, como é costume. O Sr. Amarelo foi até discreto, só marcou o penal maroto. Mas se…se ñ entra em campo. Então, se vamos lamentar por um bom tempo os gols perdidos, ao menos fica a expectativa de ver o futebol apresentado hj novamente. Pq tem um negócio aí: o time q jogou contra o foguinho, contra as marias, mesmo contra a mulambada, na 1ª rodada, e algum outros jgs, ñ pode ser o mesmo time q se apresentou frente ao victória, ao hawaí (mesmo com vitória), ao fluC ou frente ao export. Teremos contra os piabas outra chance. Foi uma pena mesmo o resultado final desse jogo no Engenhão, pq pelas minhas contas, faltando 7 jgs pro final do turno, temos q vencer todos, prá lutar pelo caneco. Eu vi um futebol convincente do time hj, a exceção dos finalizadores. Os caras fizeram questão de consagrar Jeferson, pq todos os chutes foram em cima do goleiro, à exceção do penalty, uma atrasada do péssimo e esforçado Heman.
    Fiquei com uma sensação de q vamos atropelar o foguinho no jg da volta.
    VAI PRA CIMA, GALO!

  2. Para mim foi pênalti. O Mancini foi no corpo do jogador deixando a bola. Não vai para este lado Eduardo. O problema principal não foi este. Vi um time marcador e lutador no primeiro tempo. No segundo, com as substituições, o time só cercou o Botafogo. Um time mais qualificado teria feito o gol de empate a mais tempo, pois demos a bola para o adversário perigosamente. O Vítor cansou de dar chutões para a frente. Acabou chamando o Botafogo para o seu campo. Está complicado este time. Futebol de hoje se ganha principalmente com marcação forte e aplicação. Temos técnica, mas por falta de marcação e aplicação temos estes jogos. O Corinthians é menos qualificado que o Galo, porém é muito mais aplicado. Está passeando neste Brasileiro. Tem times mais qualificados que assim que se organizarem melhor ameaçarão o Corinthians. Já o Galo, está na hora de tirar nossos medalhões que acabam prejudicando a dinâmica do time. O Robinho é um deles. Não dá para recuperá-lo em campo. É um dos líderes do time, mas já está passando da hora de colocá-lo no banco. Outra coisa que não estou vendo no Galo é um jogador para cobrar mais empenho dos companheiros. Esperar que estas cobranças venham do Fred, Robinho ou Rafael Carioca não dá. Se o Roger Bernardo for este jogador, ele tem que entrar no time urgente!

  3. Empatamos, foi amargo mas o time jogou demais.
    Até o lixo do Zé Carioca jogou.
    Parabêns a todos.
    E só para não podermos perder a piada, que penalti achado em Eduardo.
    Boa noite a todos Galamigos.

    1. Pois é, caro! Tô aqui tentando achar um texto mais pé no chão para amanhã. Agora nem posso arriscar, a raiva domina. Vida que segue!

  4. Sinceramente . O Robinho está de sacanagem.. Mas não é pouca não. É muita. Na Mh opinião . Cazares. Robinho e Rafael moura devem multados por displicência e má vontade. Isso é má vergonha. Não sou profeta do acontecido. Sou sempre ponderado. Mas o Roger não está conseguindo exigir seriedade dessas caras. Eles fazem o que querem. Um lixo . Hoje TO puto p car….

  5. Esse Roger Machado parece que quer a antipatia da torcida do Galo….

    Por que escalar o Rafael Carioca e o Yago se tem o Adilson e Roger Bernardo a disposição!!!???

    Parece que gosta de perder… Aqui é Galo!!! Não é grêmio não, porra….

    Tem que escalar o time certo para ganhar e pegar moral.

    A torcida do Galo conhece o time e sabe o que diz….

    Se o Galo fosse escalado em todos os jogos pela torcida o Galo ganharia quase todos os jogos…

    Fica esperto Daniel Nepomuceno, você é o presidente… Contratou os caras, manda escala-los e pronto…

    Tomara que o Galo ganhe… Mas vai ser difícil com essa escalação…
    Eh GALO, meu coração não aguenta….

    Galoooooooooo

  6. Rafael carioca vai jogar. Enquanto essa draga tiver no nosso time seremos derrotados. Jogador sem alma, sem vontade. É hoje mais uma derrota infelizmente.

  7. Gostaria de ver o Galão da Massa hoje sem Rafael Carioca e sem Robinho. Vai pra cima deles, da imprensa, da arbitragem, e de quem mais aparecer Galooooooo!!!

  8. Este árbitro é péssimo ! Amarra o jogo, amarela toda a defesa e se houver dúvida, pênalti . Olha , não pode dar chance ao azar. Teve chance , mata o jogo. Que o time jogue simples , com raça e motivado, ainda é cedo para desistir do BR.

  9. Ao contrário de alguns comentários de que o campeonato não está perdido, discordo plenamente. A diferença do GALO para o primeiro colado é de 16 pontos no momento. Será que o galo ganhará todas daqui para a frente e o primeiro colocado começará a desandar no campeonato? Impossível não é na teoria, mas na prática isso jamais acontecerá.

  10. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Mais um domingo com o Galo em campo. A expectativa é a de sempre: a Vitória. Não estamos aqui cobrando uma grande exibição, exigimos apenas raça e vontade de ganhar. Chega de apatia e oscilação a cada jogo.
    Entendo, que hoje o Roger deve colocar em um campo um Time Alternativo, dando um descanso aos veteranos medalhões. Até porque o Botafogo também deve poupar alguns titulares.
    Não gosto de escalar time, até porque o Roger ganha muito bem para fazer isso, mas hoje vou arriscar e dar uma sugestão.
    Colocaria em campo hoje o seguinte time: Victor, M Rocha, Bremer, Mancini e Leonan. Adilson, R Bernardo, Elias e Cazares. Valdívia e R Moura.
    Seria um time rejuvenescido, com mais oxigênio. É hora também de avaliarmos quem tem “garrafas para vender”.
    Ehhhh Galo, nós torcemos por você… faça deste domingo, um dia de alegria para a Massa Atleticana. Vai Galo!

  11. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o time do Galo não gostam do horário do jogo de hoje. Eu detesto. Toda vez que o Galo joga em datas e horários diferentes de quartas-feiras às 21:45 e domingos às 16:00 horas ele se enrola. E não se enrola no apito e nem em maracutaias mil. Se enrola nas próprias pernas. E se estiver chovendo então, nem se fala. Mas, esperemos que hoje ele seja diferente como sugeriu o Eduardo e supere as dificuldades que ele, Galo, vê e o Botafogo não. Quanto à escalação o mais provável é que o Roger apronte de novo e não faça nada que a massa deseja que seja feito. Afinal, ele é o técnico e ele é quem manda apesar de não saber fazê-lo. Jogar fora de casa exige planejamento e escolhas diferenciadas. Exige cautela e por isso o recomendável é a armação de um time mais defensivo, porém que não se exima de atacar. Não é necessário correr feito louco e atacar como índio jogando trinta ou mais bolas para a área adversária, mesmo quando não tem atacantes lá para recebê-las. É preciso cuidado. Marcar bem o meio de campo do Botafogo e anular seus laterais, embora com o Marcos Rocha em campo isso soe impossível. Quem assiste jogos do Botafogo sabe que quase todos os seus gols nasceram de jogadas em que a bola bem trabalhada por seus meias é lançada para as laterias e dali sai o lançamento para o meio da área adversária. Treinam e jogam assim o ano inteiro e fazem isso quase que automaticamente. Seus atacantes estão sempre nas mesmas posições dentro da área prontos para receber o lançamento. Não tem segredo. Se marcar bem o meio de campo deles, mais da metade do jogo estará ganho. A defesa do Botafogo é uma das piores do campeonato. Não aguenta pressão e entrega fácil. No jogo aqui em BH pela CB. O Galo marcou bem o meio de campo deles, mas o ataque atleticano não soube exercer essa pressão sobre a defesa. O Galo deveria jogar hoje com o um meio de campo marcador, uma defesa plantada à exceção do Marcos Rocha que não sabe jogar assim e partir para o ataque sempre que tiver a bola dominada e sem chutões inúteis. Sugiro um time assim: Victor, Marcos Rocha, Bremer e Gabriel, Fábio Santos proibido de descer ao ataque, Bernardo, Adilson e Yago marcando o meio do Botafogo quase que homem a homem e cobrindo a lateral direita, com Adilson ligeiramente adiantado ligando com Cazares, Rafael Moura e Fred. O Rafael Moura devido à sua disposição física poderia eventualmente voltar e auxiliar na marcação, mas, Fred e Cazares ficariam adiantados exclusivamente para tabelar e marcar gols. E que vença o Galo. Saudações e um ótimo domingo a todos os amiblogs.

    1. Boa tarde Eduardo, Paulo Silva e amigos do blog!
      O ideal hoje seria a escalação de um time totalmente alternativo hoje, afinal só assim o técnico Roger Machado teria tempo de treinar o time titular
      Mas pelos indícios parece que o Roger vai de time misto hoje então que seja um time como o da sugestão do nosso amigo Paulo Silva!
      Escalar Carioca, Elias e Robinho hoje não é legal, que o Roger tenha saberia na escalação e o time corresponda com uma grande vitória!
      Saudações!!

  12. TODOS PRECISAM FAZER A SUA PARTE

    Em 1 ano,3(três)jogadores do Galo tiveram contusões musculares com menos de 5 minutos de jogo.
    Gabriel,zagueiro de 21 anos,se afastou por contusão.Voltou há 3 jogos e já está sendo poupado por cansaço muscular
    Luan,o símbolo da resistência alvinegra,jogou dois jogos incompletos.No terceiro,já não foi relacionado e se afasta por problemas de edema na coxa.Ah,problema crônico e insolúvel…(detalhe:sua lesão crônica não é muscular e sim na cartilagem do joelho)
    E o que dizer de inúmeras e seguidas contusões musculares em jogadores de idades diferentes,que estão em intensa atividade,outros que estão apenas treinando…
    Rever saiu daqui praticamente acabado para o futebol.Hoje joga praticamente todos os jogos no Flamengo,seu atual clube

    Pergunto:quando haverá a abertura da caixa preta do departamento médico/preparação física/fisiologia/fisioterapia do Galo? Há algo para se esconder? Virou feudo de famílias importantes na história do Galo?

    Há algum tempo havia uma vertente no Brasil que jogador brasileiro que ia jogar na Europa perdia sua condição técnica porque o europeu exigia que o jogador fizesse tanta musculação que o mesmo se tornava um amontoado de músculos.Será que seria isso que estamos vivendo?

  13. Vai ser difícil vencer o Botafogo, hoje, porque Carioca, Robinho e Fred estão escalados. Também acho que , esta zaga, com Bremer e Mancini, será a titular em futuro próximo.

  14. Bom dia Eduardo! Bom dia Massa atleticana!
    Que hoje o nosso treinador saiba escolher realmente aqueles que estão melhores fisicamente, para arrancar na marra estes 3 pontos fundamentais lá na terra da CBF, onde mais uma vez escalando este árbitro horroroso, que não vai com a cara do Galo e que é escolhido para servir a CBF, no que ela acha mais conveniente. Mas diante de tudo e contra eles, é o Galo jogar com raça e sabedoria, ultrapassando essas barreiras do mal. Pra cima deles Galôoooo! Mostre a sua força e as suas garras mais uma vez.

  15. Eduardo, discordo de vc. O CAMpeonato naum está perdido. Ainda falta passar muita água debaixo da ponte. Hoje é VENCER VENCER VENCER, subir mais dois degraus. Pelos confrontos desse mês, temos tudo p vencer todos eles. Não sei qual a escalação do Bota, mas Carioca e Robinho bem q poderiam descansar hoje. V
    AAAAMMMMÚUUUUU 99AAAALLLLÔOOOOO!!!!!!!

    PS.: 2 x 0 p o 9ALÃO DA MASSA.

  16. ✔ . No grito,nas palmas,no peito e na alma …prá cima deles GALO! ???
    ✔. Soooou Alvineeeegro e o sentimento não pode parar.. olê olê olê … olê … olê olê olá….
    ✔. Bom domingo à todos e bom jogo para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *