Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Valendo emoção em decisão


Se o Galo consolidar a classificação para mais uma final, vamos ter a oportunidade de reviver um clássico que dominou o futebol mineiro por algumas décadas a partir do final dos anos 60. As duas equipes, via de regra, disputavam essa partida final, até que de uns tempos para cá, nosso time do coração passou a decidir os títulos regionais com outras equipes de Minas Gerais. O América, em algumas oportunidades, e até mesmo Ipatinga, Caldense e Tombense.
A se confirmar nossa vaga, será a 18ª consecutiva, sendo que até o momento entre as 17 vencemos 10 e fomos vice em outras sete oportunidades. No tetra Atleticano, estamos lutando pelo penta, disputamos duas finais com o coelho, uma vez com o gavião carcará e outra com a mesma raposa, que já garantiu vaga na final. Daí a oportunidade de reedição desse histórico clássico mineiro. Buscamos nosso 49º título estadual, sendo que além dos 48 já catalogados, colecionamos 39 vices. Já o eventual adversário soma 38 conquistas e 26 vezes na segunda colocação.
Será, reitero, em caso de confirmação da nossa vaga na finalíssima, uma grande oportunidade para os mineiros de reviverem esse duelo. Além da rivalidade estadual, numa única oportunidade as duas equipes decidiram um título nacional. Foi na Copa do Brasil de 2014, com duas vitórias do Galo nas partidas, 2 a 0 e 1 a 0, como mandante e visitante respectivamente.
No Brasileirão, por pouco no já distante ano de 1987 – quando a cbf inventou módulo verde e outro amarelo – os mineiros capitularam nas semifinais. Numa quarta, o flamídia – que contou com aquele “apito amigo” tirou o Galo. Foi uma quinta-feira infernal, pois o outro lado tinha como certa que passaria pelo Internacional. No mesmo Mineirão da véspera, avançou o time gaúcho, comprovando que o castigo não perdoa a arrogância.

Pois bem, hoje à noite no tradicional campo do Sete, onde o Galo tem histórias e conquistas, que vamos poder selar a vaga para a decisão mineira. Foi a partir do antigo estádio Raimundo Sampaio que a Massa carregou Ubaldo nos ombros até a praça Sete para festejar conquistas dos primórdios, como diria o saudoso Kafunga. Também no mesmo local e já transformada em Arena, que o Galo – em seis jogos realizados – venceu quatro e empatou dois, carimbando a vaga para a grande final que superamos o Olimpia na Libertadores de 2013. Temos história naquele pedaço de Belo Horizonte, capital conhecida mundialmente como a Cidade do Galo.
E é com esse histórico e com muita determinação, que aguardamos a partida da noite deste domingo no Horto. Serão tão e somente 1900 Atleticanos, que somados a um bom número no meio da pequena torcida americana, irão levar sua boa energia ao time nessa decisão. O adversário, valoroso clássico de um passado já distante, precisa reverter a boa vantagem que abrimos na nossa casa. Para tanto, utilizam de um artifício medíocre, liberar menos de dois mil ingressos para a Massa Atleticana. Se vamos nesse número – teoricamente – menor, acreditem fossem 20 mil Torcedores do Galo, o efeito seria o mesmo. De que adianta reservar 5 mil lugares, no valor a partir de 16 reais, se sabemos que não passam de 2,3 mil americanos. E o time, que vai jogar a série B, ainda faria um bom caixa para quitar duas ou três folhas mensais de pagamento do elenco. Mas acreditam no kuei noel da páscoa que se aproxima. Pra cima deles, Gaaalooo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Valendo emoção em decisão”

  1. Quem venceu mais finais entre Cruzeiro x Atlético?
    No retrospecto de decisões do Mineiro, o Cruzeiro está em vantagem sobre o Atlético: 14 a 10.

    A Raposa comemorou as edições do Estadual de 1940, 1967, 1972, 1977, 1987, 1990, 1998, 2004, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019. Já o Galo levou a melhor em 1931, 1954, 1962, 1976, 1985, 2000, 2007, 2013, 2017 e 2022.

    1. Quem tem mais vitórias no confronto direto? Quem tem mais isso e mais aquilo? Tem muita estatística a ser feita. Nas competições com quadrangular, hexagonal ou mesmo octogonal existiram confrontos diretos. Como vc tem mais tempo que eu faça-os. No hexa, de 78 a 83, são 12 confrontos nessas fases. Pode extrair grandes e expressivos números. Enfim, aguardo sua pesquisa, que não vai afetar as 88 vezes (já incluindo a atual) que o Galo esteve nas duas primeiras colocações. O segundo, agora, em 65 ocasiões.

  2. Bom dia xará e amigalos! Basta o GALÃO jogar sério novamente que o Kuei vai iniciar o projeto série B a partir de segunda-feira. Aí a batata quente vai estar na mão do treinador teimoso pra deixar de ser freguês na Arena para o CSA-MG(aquele mesmo queridinho da TV Globo Minas). Torcida do GALO não vai admitir outra derrota lá dentro.

  3. Adorei a nova camisa do galo, que deverá suceder o insosso codigo de barras , sem identificação com o clube. Listrada em preto e branco, cores vivas e fortes , como nossa alma atleticana

  4. América e Atlético já jogaram na história 426 vezes com ampla vantagem atleticana. O América venceu 105 vezes, o CAM mais que o dobro (212) e ocorreram 109 empates…

    Num retrospecto mais recente, de 2015 pra cá, em 30 jogos, o América venceu uma partida, ocorreram onze empates e o Alvinegro venceu 18 partidas…

    No Clássico das Multidões, o Kuei é freguês de carteirinha…

    Pra hoje o COELHO vai para o jogo mordido e precisa tirar a vantagem atleticana que bastará com uma vitória simples ou um empate…

    Como o Kuei precisa reverter a vantagem, o que se espera é um América pra cima com um time que vai pra campo completo, com faca afiada entre os dois dentes e disposto a matar e a morrer…

    O esperado é um jogão…

    A ver…

    O time provável do Kuei, num 4-3-3, será:

    Dalberson;

    Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva (Júlio) e Marlon;

    Alê, Juninho e Moisés;

    Benítez, Fabinho (Felipe Azevedo) e Renato Marques.

    O Atlético, que é favorito a confirmar a vaga, vai precisar jogar muita bola para fazer o resultado que lhe basta…

    Dirá o ngelo:

    “__ O jogo é jogado e o lambari é pescado…”…

    Responderá o Domingos Sávio:

    “___ O Galão hoje mete fácil 4 a 0 no Kueiinho…”…

    Falará o Barata:

    “___ Éh, vai depender dos três patetas…”…

    Kkkkkkkkkkk….

    O Torcedor Atleticano é um barato…

    1. ERNEST ,

      o América peca no finalizador

      Tem um bom time mas que , com a saída do Mastriani , perdeu a capacidade de liquidar jogos nos quais consegue predominar

      Mas , vamos ver um bom jogo , eles têm o zagueiro Ricardo , o Juninho e o Benitez como atrações

      Do lado atleticano , teremos o mesmo de sempre :
      expectativas por Rubens , Allyson e Cadu e a realidade que o Scolari escala

  5. Bom dia, todos! Caro, Eduardo, no final do texto vc fala exatamente sobre algo que eu falei com um amigo ontem. Como ainda tem gente que rasga dinheiro em pleno 2024! Imagine 15 mil ingressos oferecidos a torcida do Galo ao preço de 150,00. Com certeza seriam vendidos e o Coelho teria caixa para dois meses de folha de pagamento. Lembrando que se eles saírem hoje, ficarão um mês sem jogar, sem fazer renda. Será que se o América fosse uma empresa particular do seu presidente ele faria isso?

  6. Caso Atlético chegue a final seria sensato levar os dois jogos da finalíssima para o Mineirão pq jogar contra o Cruzeiro na arena MRV tem dado ruim…

  7. Bom dia Eduardo e massa. Que venha a classificação contra o kuei. O kuei não tem nada a perder então é so jogar com inteligência 7×1 ultrapassado. Se 7×1 deixar seus afilhados longe do jogo está muito bem. Segundo tempo 7×1 Cadu eo colombiano que foi contratado. Nada de Patrick. Kardek. Edenilson e pedrinho. Vá Galooooo.

  8. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Excelente sua resenha hoje Grande Mestre. É só o ULTRAPASSADO técnico não inventar e colocar os melhores Atletas nas suas devidas posições.

    Quero falar hj, me desculpem, sobre copa do Brasil. Matéria do Jornal Uai sobre o Souza insinuando que quer jogar com o nosso Atlético. Será que estão já sabendo que vai acontecer igual no sorteio do jogo deles com o time do outro lado da lagoa de BH? Onde a bolinha central não era misturada no pote. Aguardaremos para ver.

    Aqui é Galooo em Volta Redonda-RJ, sempre.

    1. Eu quero o Sousa, mostrar pra eles o que Minas tem. Conheceram o lado fake dos mineiros. Agora tem time de Minas Gerais, vem ni mim Sousa.

  9. Bom dia!
    Na expectativa de ver Rubens, Alisson e quem sabe, Cadu, apresentarem um bom futebol, além é claro, de Hulk, Paulinho, Arana e o gigantesco Bataglia.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!
    Ô Felipão! Cê já sabe, né? Nada de Edenilson, Patrick, Kardec…

  10. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga dizia que triunfos faceis não retratam a valor da conquista. Então ser pentacampeao mineiro será muito comemorado com duas vitória contra o Cruzeiro. Precisamos de ir a forra! Como dizia o Viana: Chegou a hora de doutrinar esse povo! Já o “emburrado” Barata , diria: nois gosta de matar capado é gordo! O jogo de hoje, já é macuco no embornal, o Galo vai golear o Kuiei e a torcida vai cantar: ” Oh Mariposa, oh Mariposa eu tô com saudades da….” ou o
    ” O Cruzeiro é meu amigo, o Cruzeiro é meu colega…”. Já coloquei a bandeira na janela é depois das 10 horas( em respeito aos vizinhos, porque hoje é domingo né), vou começar a tocar o hino do Galao querido. Hoje Eu não quero nem saber, eu quero é rosetar. GAAAAAALOOOOOO!!

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      duas derrotas seguidas impostas pelos azuis no campo dos Rs e a torcida SAFista trata como se nada tivesse acontecido

      A única chance de amenizar esse vexame é pegar esse time na final e enfiar uma traulitada neles , NADA menos que isso

      Então , vamos aguardar a classificação tão significativa para o Rubens Menin ( afinal , não foi ele quem disse que agora é tudo que deseja na e da vida ? )

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Temos que ser otimistas. O time foi melhor contra o Coelho e deve repetir boa atuação hoje. É jogar leve e solto, com inteligência.

    Quem tem que se desdobrar em campo são eles. Por estarem em desvantagem vão partir pra cima.

    É só encaixar os contra ataques com velocidade e capricho na pontaria. Carimbar vaga prá final, Gaaalôôôô.

  12. #FORA FELIPÃO
    Salve Massa e Guru
    Ontem tive a constatação de como nosso time estava uma draga ao ver o futebol de merda jogado pela tal Tombense, que quase nos ganhou em nossa arena. Que time horroroso!
    Mas inegavelmente pela última partida nota-se que o time se não encheu os olhos, pelo menos mostrou mais vontade e evolução principalmente na parte coletiva.
    Então cambada, vamos pro indepa arrancar mais uma classificação e provar que aquilo que estávamos vendo em campo era apenas um rascunho muito mal feito.
    E que o verdadeiro futebol do time começou a ser escrito na semana passada.

  13. Bom dia!
    Falando em campo do Sete, em 17 de março de 1976 o Galo vencia o Sete de Setembro por 6×1, pela Taça Minas Gerais daquele ano. Também, em 17 março, mas em 2013, o Galo vencia o América por 5×2, pelo campeonato mineiro, com três gols de Réver, um de L. Donizete e um de Tardeli.
    Que o campo do Sete nos traga bons fluidos para termos uma grande apresentação.
    Uma pena o jogo não ser as 16 ou 17 horas , como era nas décadas passadas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *