Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma jornada pra ser exorcizada

Diante de um razoável time gremista, o mais pessimista Atleticano esperava muito mais do que o Galo apresentou na partida de ontem à noite (26 de maio), no Independência. E mais, aos que ainda acreditam na mística do Horto, é outro resultado que joga abaixo essa crença. O time gaúcho sequer esteve na final do campeonato regional, vencido pelo Internacional em cima do Juventude. Na estreia do treinador Marcelo Oliveira perante a Torcida que o reverenciou no início da partida, o Galo foi apático o tempo todo.

Embora não seja justificativa, vale ressaltar a atuação desequilibrada do paulista Raphael Claus, que, a exemplo de outros árbitros da CBF, aplicou o “in dúbio” contra o Galo. Com apenas um minuto e meio de jogo, ele já apresentou seu cartão de visita, invertendo marcação de seu próprio bandeira de escanteio em tiro de meta, em desfavor do nosso time. Não poderia ser diferente, na jogada do segundo gol gremista, no momento que o Galo tentava se encontrar, ele – Claus – “não viu” uma falta claríssima e deixou a jogada seguir.

Ainda vou postar aqui o histórico suspeito de erros contra o Galo ao longo de décadas. Se a CBF fosse séria e dirigida com princípios recomendáveis, nenhum presidente teria se afastado nas condições dos últimos que passaram pelo cargo.

Clayton 01 jogo com o Grêmio em BHMas, descontada a má vontade do paulista, o time foi horroroso e hoje – com certeza – treinador e presidente terão de reavaliar o plantel para o restante da temporada. Se for pra pensar em títulos e vaga na Copa Liberadores de 2017, não dá pra contar com alguns jogadores que atuaram ontem. Atuaram? Hyuri, Tiago e Edcarlos, aproveitem que ainda estamos na terceira rodada e procurem outro clube. Carlos César, eu ainda deixaria de recuperação, e Clayton precisa justificar aquela disputa pela sua aquisição. Não mostrou a que veio.

E observem que, aos 35 minutos do primeiro tempo, o Grêmio já havia queimado todas as suas substituições. Foi um vexame completo. Espero que, numa eventual avaliação entre o comando técnico e a direção do clube, nomes para resolver nossas carências sejam efetivamente colocados à mesa e que agilizem essas possíveis contratações. Não me venham com Rever, Damião e Fábio Santos. Seis por meia dúzia não resolvem o problema que estamos enfrentando.

Sequer reclamar do Torcedor podem, uma vez que ao final do jogo – antes mesmo do apito do árbitro – o Torcedor cantava o hino do Galo. E continuou depois do encerramento. Algumas poucas vaias no segundo tempo, direcionadas, notadamente à dupla de zagueiros. Ao meu sentimento, Gabriel, o jovem garoto recém-promovido, sozinho, faria mais do que Edcarlos e Tiago juntos. Capixaba, talvez afoito demais pelo placar quando foi acionado, “sassaricou” demais e não soltava a bola.

Marcelo Oliveira - jogo com Grêmio em BH
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Nessa reavaliação urgente do que temos, outro fator que deve ser levado em consideração, além da deficiência técnica, é o histórico de lesões. Dátolo, Carlos, Mansur, Carlos Eduardo e até Leonardo Silva, Pratto e Robinho não podem ficar tanto tempo assim no estaleiro. Ainda sobre estes dois últimos, é importante que se defina se vão ficar aqui ou estão com a cabeça na China e Estados Unidos. Queremos jogadores que joguem e busquem vitórias e o consequente título.

Antes de me despedir, apenas uma reflexão. Se está difícil para nós Atleticanos, imagina para nossos adversários regionais. Se em nove pontos disputados, conquistamos apenas quatro, cada um dos outros dois tem apenas um pontinho. Se perdemos de três para o Grêmio, que já foi campeão brasileiro e da Libertadores, tem gente que “tomou de quatro” para o recém-promovido Santa Cruz.

Já jogamos com Santos, Atlético-PR e Grêmio. Times bem superiores a Coritiba, Figueirense, Santa Cruz, Fluminense, Chapecoense e Vitória. É por isso que o Atleticano é diferente e não abandona o seu time seja qual for o momento. Um deles sequer tem torcida, já o outro tem torcida “modinha”. Portanto…

 

Leia também:

Robinho e Pratto na rota do exterior

Copa América desfalca ainda mais o Galo

Patric, na visão de uma leitora e jornalista

Patric vai e volta do céu ao inferno

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

27 thoughts to “Uma jornada pra ser exorcizada”

  1. Eduardo, por mais que eu tente ser prudente nessas horas e reconheça que seria mesmo improvável um grand eresultado contra o Grêmio devido aos inúmeros desfalques do time, não tem como ficar preocupado.

    Co,mo disse muito bem os amigos, o time e principalmente o elenco vêm mostrando sérias carências há algum tempo e vários resultados durante o ano comprovam o que dissemos. E, entre tantas contratações inexplicáveis, eu cito a do Carlos Eduardo . Ele até devido ás suas contusões, , não joba há muito tempo. Eu o vi aqui no Rio ganhar uma fortuna no Flamengo para não ´produzir nada. É o tipod e contartação que só se jsutificaria s efosse com salários baixos e com ganhos futuros de acordo com a sua produtividade ,mas creio que não foi isso que aconteceu .
    Aliás, gostaria muito de entender a razão desse tipo de negociação.

  2. É, o jogo de ontem não vai deixar saudade, mas revela algumas coisas. Ao meu ver, o Marcelo precipitou e achou que o Grêmio era o Santos. Ele tinha que entrar com o time fechadinho e sair só na boa, nos contra-ataques; outra coisa, a preparação física do Aguirre estourou o time todo, é preciso q o Carlinhos Neves explique o que tá acontecendo; outra, o preparador de goleiro, o Chiquinho, tem que pegar mais pesado com o Victor, o Santo ultimamente não está fazendo a diferença, a sua reposição de bola é terrível, todo mundo sabe a onde vai e aonde cai, não arma um contra golpe e não joga com as mãos, é simplesmente a mesma coisa, o treinador de goleiros é pra corrigir essas coisas; outra, já sabíamos que ficaríamos desfalcado de lateral esquerdo, a diretoria contratou um cara por cinco anos e entregou a chave do DM, o cara não sai de lá por nada; outra, precisamos ser humildes e pensar jogo a jogo, e não cair na armadilha da mídia que nos coloca em todas as finais, os jogadores se acham e acabam não treinando ou dedicando com afinco aos treinamentos. Vamos juntar os trapos do jogo de ontem, que ficou barato pra nós, corrigir os erros de rota, calçar as sandálias da humildade pra voltar a vencer. abs a todos.

  3. Acho que os atleticanos que vao ao mineirao deveriam respeitar mais o galo e os jogadores. Um time com 9 desfalque precisa de apoio e não vaias. Muitos desses jogadores já deram grandes vitorias ao galo e deveriam ser pelo menos respeitados,caso do Edicarlos, Patric, etc…Pior que um time fraco é uma torcida ingrata…abraços

  4. Grande Eduardo! Naum fico um dia sem passar por aqui para ler suas competentes e verdadeiras crônicas. Naum posto muito pq no meu trabalho a net eh bloqueada e só consigo visualizar sites fora .mg.gov.br mas leio todas as crônicas todos os dias. Hj estou de feriadão e por isso consigo postar da minha casa. Endosso suas palavras quanto a nossa zaga… Triste ver um jogador como esse Edicarlos ‘jogando’ (sic) com o manto. Mto obriGALO pelo gol no curintia, mas já deu… vem falhando em praticamente TODOS os jogos q entra, desde o Flórida Cup. O Thiago, ao meu ver, ainda merece uma moral. Quando joga com o Léo Silva, naum compromete tanto, mas quando joga com o Edicarlos, tem q marcar os atacantes e o companheiro da zaga… ai fica difícil. Sobre o ataque, tá sofrível!!! Espero q o setor fisiológico dê respostas rápidas pois tem respaldo e os melhores equipamentos do país e naum podem vacilar tanto. Forte abraço meu amigo. Mande um abraço pra galera do grupo “Aqui é GALO, porra” de Patrocínio, Alto Paranaíba…

    1. Salve Patrocinio, cidade vizinha da minha Araxá. Somos do Alto Paranaíba, é preciso que se diga, muitos nos colocam no Triângulo.

  5. Atuação pífia, de time pequeno. Vamos a Barca de cabeças de bagre: Edcarlos, Tiago, Patric, Carlos Cesar e esse enganador chamado Clayton que custou uma fortuna….
    Fatos a serem considerados: 1)parar de achar que o time do GALO é o melhor do Brasil. 2) Essa mística de caiu no Horto tá Morto já deu…..3) O Vítor está errando muito e ninguem fala. 4) Toda hora tem jogador contundido. Alguma Explicação?

  6. … No complemento, se não mudar a postura na marcação no meio e à frente da zaga, principalmente, qualquer timeco que tiver um ou dois jogadores com minimo de habilidade e toque de bola no meio de campo … vamos colecionar derrotas nesse resto de ano “”” BICA ELES antes, Galãooooooo ….

  7. Caro Eduardo, bom dia, apesar do fiasco de ontem.
    Queria aqui, humildemente, pedir que a torcida tenha muita paciência neste início de campeonato. Sabemos o quanto é difícil vir aqui e simplesmente pedir paciência, visto que nossa sede por vitórias é algo que só aumentou e de uns tempos para cá, principalmente com os títulos conquistados recentemente. O nível de exigência da Massa é outro.
    Bater um time como o Grêmio sempre foi muito complicado, com o time composto em sua maioria de reservas que não seguraram a responsabilidade a coisa se torna ainda mais ingrata. Vejo que a diretoria tem agido, estão correndo atrás de reforços pontuais para não deixar a peteca cair, junto com a nova comissão, podemos e devemos vislumbrar coisas boas pra frente. É confiar, pensar positivo sempre e apoiar incondicionalmente que as coisas vão acontecer. A antiga comissão nos deixou literalmente a pé no que diz respeito a jogadores aptos fisicamente. Mas são águas passadas, temos que pensar pra frente e positivamente para atrairmos coisas boas.
    Saudações.

  8. Salve, Salve !!!
    … o acontecido nos últimos jogos (rural, libertadores e agora Brasileirão) só vem a colaborar com meus sentimentos de “alerta” e “apreensão”. Nosso craque na lateral direita, se puxar estatistica, se muito contribui com 5% dos gols a favor e com 80% dos gols contra e mesmo assim é tido como “melhor” lateral (e que ninguém quer contratar, pense nisso!!!). Somente ele já é motivo de muita preocupação a cada jogo. Somando a esse jogador mediano os outros nem medianos, Yuri, Clayton, EdCarlos, Patrick, Thiago … mais os que se acham, Rafael Carioca, Victor, Donizete … estaremos mais do que preocupados nos próximos meses. A torcida faz sua parte, mas fica muito dificil manter a credibilidade no time, sem um choque de gestão que possa entregar a cada um dos jogadore a responsabilidade que lhes é devida. Os laterais (os dois) não resolvem disputas corpo a corpo, o meio de campo deixa qualquer time jogar livre, sem pressão e a zaga, lentíssima (mesmo que seja a titular) . Quanto ao preparo físico (e não sei nada de fisiologia) vai minha critica severa aos profissionais permanentes do Galo, porque o time não tem velocidade em nenhum setor do campo, jogadores “andam” em campo desde os primeiros minutos. Correria desenfreada ninguem quer, mas “andar” em campo, 90 minutos e perder 90% das bolas divididas, fica muito dificil.
    Vai Galo, acorda para o mundo dos vivos … se não vai na técnica e nem no preparo físico … VAI NA RAÇA!!! … P@%%A !!!

  9. Saudações Alvinegras! Concordo plenamente com tudo que foi explicitado até aqui, só acho que devemos parar de procurar a culpa nos outros e ver o que de fato anda acontecendo de errado no futebol Brasileiro como um todo. Pedem reforços, mas quem? Falam sobre os erros das arbitragens, corrupção da CBF e também nos Clubes de Futebol.
    Tenho uma tendência em ser uma otimista inveterada, mas ontem o que percebi é que o Galo de promessa tem se mostrado um fiasco!
    Vergonha, principalmente com todo dinheiro investido, todo desgaste sofrido no início do ano até alguns jogares terem seus nomes divulgados no BID. Falta identidade com o Clube, com a Torcida, está faltando o espírito para VENCER!
    Dedicação é o mínimo que deveria ser apresentado, estes Caras ganham uma “baba” de dinheiro e salário em dia, em outras oportunidades isto não ocorria e deram muito mais o “sangue”, tem uma infraestrutura de 1º mundo, assistência médica, física e odontológica gratuita e o que tem de melhor disponível.
    Eles precisam entender é que são profissionais, como qualquer outro. Não está satisfeito, porta da rua é serventia da casa!
    PALAVRA DE ORDEM : DEDICAÇÃO!

  10. Fecha O DM do galo e põe todo mundo pra jogar! Chega de chinelinho, se não quer jogar vai embora. Neste elenco
    eu dispensaria uns 8 jogadores inclusive a Av. Marcos Rocha além do Umpa Lumpa Patric!

  11. Parte final do texto poderia ter ficado de fora. Considerar 4 pontos de 9 disputados, tendo por último ato derrota de 3×0 no “cemitério”, que anda se transformando mais no próprio caixão, algo a sobrepor ao 1 ponto dos rivais, desnecessário. Pouco importa o fracasso alheio. Já temos os nossos a considerar, visto os tempos de Aguirre?

  12. Amigo Dudu,
    Você está com toda a razão, e o professor pardal do inferno, deve estar se acabando na gargalhada. Ele com certeza conseguiu acabar com o Galo. O Marcelo vai ter muito trabalho. Bica eles bicudo, Aqui é Galo Porra!!!!
    Abraços e bom final de semana.

  13. Dudu ! ontem caiu por terra a afirmação que temos elenco forte , pelo contrário, temos apenas um time titular e só ! Como disse um amigo no post anterior ,parecia que o grêmiô estava jogando frente a um time amador tamanha desorganização e falta de pernas de nossos jogadores. sem excessões ,diga-se .Parecia que se conheceram minutos antes de entrarem no ônibus ,como acontece nos times varzeanos …Resumindo , jogo deu calo no olho … SAN

  14. A diferença é que o lado de lá está com o pior time dos últimos 15 anos, enquanto nós estamos mantendo uma base a 3 ou 4. É nivelar por baixo! Isso que me irrita em boa parte da nossa torcida, ao invés de preocupar com os tropeços recorrentes, nos vangloriamos em cima de …… e AMÉRICA.

  15. Bom dia Eduardo. Me permita escrever o refrão de uma música: “A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim..” Foi a música que veio em minha mente quando terminou o jogo ontem. Os erros no nosso time vem sendo falados aqui e em outros espaços há tempos. Nossa lateral direita é uma avenida. Tiago e Edcarlos horrorosos! Na ausência do Cazares não temos um armador pra fazer a bola chegar em condições para nossos atacantes . Aliás, também já foi falado: Hyuri não é jogador pro Galo. Clayton acha que é o Cristiano Ronaldo, mas até agora jogou como Neto Berola e olhe lá! Nossos volantes fazem a bola rodar mas sem profundidade. Heranças do Aguirre? Pode ser. A verdade é que o Galo 2016 não empolga, nunca empolgou. O Marcelo Oliveira precisa reinventar nosso escrete. E rápido senão corremos o risco de perder o ano: sem título e sem vaga para a Libertadores. No máximo uma vaguinha na Sulamericana. A diretoria precisa acordar e ver que nosso plantel não é essa Brastemp toda e que os jogadores que estão sendo anunciados como possíveis reforços(aqueles que o Eduardo citou acima) não vão resolver nossos problemas. Acorda Nepomuceno! Ainda dá tempo! Porque o que eu vi ontem é desanimador.

  16. Perfeito o comentário, achamos que tinhamos o melhor elenco do Brasil, mas pelo visto temos um bom time com reservas meia boca, esta zaga reserva e bisonha, sem a minima condição de vestir a camisa do Galo. Outro que precisa ser explicar é o Sr. Marcos Rocha. Falam que apoia muito bem e a culpa e da cobertura, me permitam descordar, pois a muito tempo que não vem apoiando nada e sem falar o desastre que é na recomposição e marcação. O Marcelo Oliveira vai ter muito trabalho com este time.

  17. Saudações. Noite realmente p ser esquecida. Quanto aos reservas que nada aceescentam. Coloco nesse balaio o Carlos. Infelizmente ele não consegue dar sequência em nenhuma jogada. Todas as bolas ele perde. Está muito aquém da grandeza do Galo. Clayton já afirmo com certeza . É isso aí mesmo. Jogador de mediano para baixo. Infelizmente o Galo foi passado para trás nessa. Pagar Durante um ano os salários do Dodo e do He-man e ainda a quantia que pagou ao Figueirense e empresários, que diga-se de passagem, fizeram ótimo trabalho de valorização ao seu jogador pois na minha opinião esse Clayton não vale 1/3 do que o galo desembolsou e irá desembolsar até o fim do ano. Absurdo. Como dizia no passado. Eles furaram nossos olhos com esse jogadorzinho.

  18. As vezes não dá pra entender esses dirigentes, o time propagado aos 4 cantos como candidato ao título tem na dupla de zaga titular um com 36 anos e outro constantemente convocado para a seleção, e os reservas quem são ? Cadê o planejamento ? por que falar que esse Edcarlos e o companheiro são jogadores profissionais é brincadeira de mau gosto, eu nunca ví nem no tempo de vacas muito mais magras uma dupla de zaga tão ruim envergando nosso manto, então que essa diretoria procure zagueiros com urgência, pois se formos contar com os que aí estão, esse sacode de ontem vai se tornar frequente. Fora Edcarlos, Tiago, e Yuri, para terminar que mico esse Clayton, Hein ? o cara custou os olhos da da cara e não consegue dominar uma bola, tenha paciencia !

  19. Certeza Eduardo! Esse clayton o que veio fazer aqui no Galo? O Robinho até retirada de dente é motivo para não jogar! Vamos tomar atitude diretoria ! Esse time aí vai disputar para chegar em primeiro na tabela ao contrário!

  20. Essa crônica por você redigida a fim de tecer críticas à partida disputada pelo “glorioso” de 02 títulos foge ao slogan do blog “Aqui é SÓ galo”, mormente a tentativa de justificar o mau começo de campeonato trazendo à baila comparações com outros times que vivem, sim, momento conturbado.
    Preocupe-se então, somente com o seu time.

    1. Nem sempre isso é possível, caro Renato. A seu exemplo, ainda que eventualmente, entro na seara alheia. ObriGalo pela visita, o “Canto do Galo” é acolhedor. Nada de vaidade! Bom DiGalo!!!

  21. Esse revés serviu para MO conhecer melhor o plantel. Não temos dois times em condições de disputar o Brasileiro. Antes de tomarmos o gol já havíamos levado uma na trave, de modo assustador. Na frente, Clayton apagado parecia jogar de tênis, Hyuri não aguentava um tranco, num ataque que não triangulava, não tabelava e não se infiltrava área adentro. Quando o adversário joga fechado e tem qualidade, o Independência vira uma faca de dois gumes e as vaias pesam. Nosso Galo tem muito serviço pela frente, administrativa e tecnicamente.

  22. Caro Eduardo, uma ótima análise do que aconteceu ontem no horto, mas você não acha que devia se preocupar mais com o Galo ao invés de ficar comparando resultados com os outros times de minas? Isso só serve para conforto e enganar torcedores.

    1. Caro Otávio Machado, existe futebol sem rivalidade ? Apenas uma reflexão, o que mantém o futebol como um esporte diferenciado e amado por todos, é justamente seus adversários(rivais), provocação, a zoação sadia é mais que importante. Fica essa aí para reflexão.

    2. Caro Otávio. Se o que o Eduardo falou, te ofendeu, leia somente o Blog do seu timeco do outro lado da lagoa. O Eduardo está coberto de razões para fazer tal comparação, afinal de contas, os dois menores de Minas tentam a todo custo, se igualar ao grande Galo, NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *