Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Já refeito e pensando pra frente

Nada como algumas horas de sono (poucas, diga-se) para refazer o espírito e a alma do Atleticano. Falo por mim e pelas reações que pude perceber na manhã desta sexta-feira, que não é 13 e tinha tudo pra amanhecer azeda e amarga. Bem cedinho fui para o meu compromisso com o físico e a saúde. Na academia, alguns poucos tentaram me abordar pelo resultado de ontem. Acho que ficaram intimidados por ter ido com uma camisa do Clube Atlético Mineiro.

torcida do Galo 04

Aos que venceram a barreira e até questionaram a razão de no “dia seguinte” ao chocolate do Grêmio eu estar usando o manto, a resposta era curta, simples e grossa. “Esta é a nossa diferença”. Afinal, todos sabem – Atleticanos e não Atleticanos – que o torcedor do Galo é fiel, apaixonado e acompanha o time em toda e qualquer situação. Já contei aqui sobre minha opção pelo Galo e reafirmou: o que me mais me encanta entre nós é a irreverência. Isso incomoda à minoria. Querem que, como eles, corramos ao muro das lamentações. Não, “aqui é SÓ Galo”!

De lá, fui fazer sacolão numa grande rede de supermercados perto da minha casa. Foi a mesma coisa, teve até gente que conheço que me abordou e perguntou se não me sentia desconfortável com aquela camisa. Ora, vestir uma camisa preta e branca é privilégio. Essa gente nunca vai entender. Atleticano não se esconde.

Atleticano mostra a cara e não tem vergonha – nem sente vaidade – do seu time do coração. Por isso, nossa camisa com listras verticais com as luzes preta e branca é chamada de “manto”. Isso, preto e branco não são cores, são luzes, sim!

torcida do Galo 05Bastaram pouco mais de três horas de sono, acredito que exatas 3 horas e 13 minutos, para que eu amanhecesse pensando nos próximos adversários. Vitória, lá em Salvador, no domingo, e o sempre protegido CBFlu, na quarta-feira, de volta a Belo Horizonte. Convém lembrar que o Torcedor Atleticano não se deprime, não é torcedor modinha. Atleticano está sempre ao lado do time.

E foi assim a manhã desta sexta-feira, em que pude ainda perceber outras pessoas também indo para o trabalho, escola, caminhando a passeio ou em compras, seja lá pra onde iam, ostentando o seu “manto sagrado”.

Leia também:

Uma jornada pra ser exorcizada

Robinho e Pratto na rota do exterior

Copa América desfalca ainda mais o Galo

Patric, na visão de uma leitora e jornalista

Patric vai e volta do céu ao inferno

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

14 thoughts to “Já refeito e pensando pra frente”

  1. entrega o mineiro pro america. tá otimo temos de apoiar o time. entrega a libertadores pro sp, tá otimo, somos galo. tá caindo pelo brasileiro, tá otimo, temos de apoiar. acho que este blog tem uma responsabilidade maior. por isso que o corinthians é o que é, a torcida cobra e cobra muito.

    1. Democraticamente publicado o seu questionamento. Talvez não perceba as cobranças, mas exaltar o “Galo Sempre”, por mais insignificante que seja o blog e/ou o blogueiro, é nosso propósito fundamental.

    2. Tem o meu apoio. De tanto buscar time no aeroporto depois de eliminado, este é o resultado. Jogadores sem comprometimento, jogadores sem qualidade, jogadores chinelinhos. Mas o principal culpado de tudo é o Sr. Nepomucemo. Não gosto dos gambás, mas se percebe a diferença de uma torcida que quer ganhar sempre e uma torcida acomodada. Ainda bem que não pago sócio torcedor.

  2. Sei não, perdemos tudo e para todos em 2016. Chega de passar as mãos na cabeça dos jogadores e dirigentes, perdemos de 4 de 3 para o cruzeiro, para o America , tres corações e ta tudo certo?

  3. Eduardo, tenho tido o prazer de acompanhar sua coluna e parabéns pelos comentários sensatos que nos honra.
    Agora Eduardo não dá para entender a diretoria do Atlético que passa o ano passado quase inteiro sem centroavante, mesmo o Pratto não é um centroavante genuinamente centro avante, joga mais fora da área, a vem a diretoria do Atlético e faz um negócio da china adquire o Clayton, que também não é centroavante é um jogador mediano que joga pelos lados, e pega o He man, que queiram ou não é um centro avante nato, grande forte, bom cabeceador e o empresta para o Figuerense, e ele está fazendo gols por lá, já o Clayton adquirido por um absurdo de dinheiro até agora nada, tudo que tenta não dá certo, além dele Yuri, Pablo, todos com a mesma características que até agora não renderam nada e acho que não vão render, prefiro mil vezes o Berola, com todas as suas deficiências e má vontade da imprensa e torcida, e para terminar meu comentário nossa dupla de zaga reserva em campo,
    Ed Carlos e Tiago é quase sempre sinal de derrota, eu que tinha alguma esperança que o Tiago pudesse ser o substituto do Léo, como me enganei. Enfim temos que contratar na minha opinião dois zagueiros um meia, por que este ano acho que o Dátolo vai ser o campeão do DM, e claro dois atacantes mais fortes na frente e que tenham características diferentes. Pois nossos nanicos que jogam hoje na frente dificilmente sairá gols, e em consequência vitórias.

  4. Amigo Dudu.
    Se eu fosse o Nepomuceno, demitiria todo o departamento de fisiología do Galo. Esses preparadores físicos, são de uma incompetência medonha. Agora o mais engraçado é que, todo jogador do Atlético que não joga nada, acaba contundido quando a torcida começa a cobrança por melhores resultados. Acho que eles estão com medo da massa. Bica eles bicudo, Aqui é Galo Porra. Se não quer jogar bola, que vá para o outro lado da lagoa, lá é que é lugar de vaidoso.

  5. Somos dois então ,caro ! Em minha caminhada matinal ,enverguei meu MANTO com o orgulho de sempre. Aliás uso-o sempre e qdo não posso – motivos profissionais – tenho um “pin” de lapela – bóton – que é o Escudo do GALO . Qdo questionado,mando na maior : odeio futebol ,eu gosto é do GALO e isto me basta .Simples assim …SAN

  6. Meu caro Eduardo,acho que seu treino está um tanto quanto tranquilo, está te deixando pensar muito a respeito de assuntos aleatórios, amanhã poderemos rever seu pesos,foco no treino…hahahahaha…Abraço

    1. Enfim uma notícia boa… Mandem alguém benzer a Cidade do Galo ou trocar os preparadores físicos. Vai te contusão assim na casa do carambas…

    2. Poxa mais um ? Aconteceu o mesmo no inter qdo da saída do Pignatare . Das duas uma, ou, o GALO contratou um monte de jogadores ‘podres ‘ fisicamente falando ,ou então tá escancarado o péssimo trabalho de preparação física no GALO neste início de temporada . Depois que inventaram este tal de CK , o trem só piorou – antigamente o CK dos jogadores era feito na birosca ao lado da Vila Olímpica,lá tinha rabada,mocotó ,pinga com limão e umas marias chuteiras para eliminar o excesso de gordura,dia seguinte estavam lá os caras correndo mais que cusco fugindo da granja do vizinho – ao contrário de prevenir , arrebenta com o caboclo . Com a palavra o Carlinhos Neves,o mesmo tem de explicar isto aí , está demais ! São 06 atletas com o mesmo tipo de contusão … elas são sujeitas de acontecer ,mas não nesta proporção .SAN

  7. Sim ou Não, meus amigos?
    – Pato combina com Galo? Não!
    – Galo tem grana pra pagar Pato? Não!
    – Zagueiro Mina (Del Valle) que parou Pratto é boa pedida? Sim!
    – Maicosuel de volta? Não, que fique por lá, mas eles não querem!
    – Vamos trocar o Victor pelo João? Sim!
    – Vamos trocar o Horto pelo Mineirão? Sim!
    – Meia Alex (34 anos) seria bem-vindo? Sim!
    – Réver (31 anos) de volta pro DM? Não!
    – Fábio Santos (30 anos) pra lateral? Não/Sim/Melhor que nada!
    – Vamos torcer ainda mais pelo “Galão da Massa”, até que a morte nos separe? Sim, Claro, Óbvio, como sempre fizemos!!!

  8. Incrível é que mesmo com as limitações o time buscou o gol, pecou demais e com muitos erros individuais entregou o jogo para o Grêmio e podia ser de mais, no final saímos no lucro, eu acredito no Galo sempre mas ontem alguns titulares deveram demais, mesmo com 3 volantes a marcação foi frouxa, vamos ver contra o Vitória mas o negócio não está bom para quem defendeu que o time não precisa de reforços a resposta veio ontem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *