Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Patric, na visão de uma leitora e jornalista

Por Camila Dutra

camila-dutraMinha visão como jornalista esportiva, acompanhadora e amante do futebol, em especial o mineiro, é que estou de pleno acordo com seu pensamento: ele vai do céu ao inferno de uma partida a outra – devido a sua qualidade técnica.

A grande verdade, Eduardo, é que o futebol do Patric se encaixa em qualquer grande clube de futebol brasileiro. Quem não quer um jogador como ele para um jogo defensivo? Especialmente para ocupar o espaço no campo? Ele faz bem o “vai e vem” dentro das quatro linhas, mas infelizmente não tem capacidade para concluir.

Vale ressaltar que a função de Patric é tão importante, que na próxima partida, quinta-feira (26/05), contra o Grêmio, será o titular da lateral esquerda – provando mais uma vez que é um polivalente.

Entre os torcedores o jogador é muito questionado – entre “mito” e “lixo” vai seguindo no clube. A questão é, caro amigo, por que os técnicos mantêm o jogador? Será sua disciplina tática? Vejam bem o que é a historia do futebol – esse mesmo Patric já foi mandado embora pelo técnico Dorival Júnior. Cena de outros tempos.

Nota do blogueiro: Concordo, especialmente com o ‘vai e vem”. É o exato sentimento do Atleticano. Vai e vem, entre amor e ódio!

Leia também:

Patric vai e volta do céu ao inferno

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

Ousadia que gera esperança

Com os olhos no futuro

12 thoughts to “Patric, na visão de uma leitora e jornalista”

  1. Acho que o Patric é sensacional, um jogador com espírito guerreiro do Atlético. No ano passado ele passou por um drama pessoa e não se deixou abater e nem abandonou o time, jogou e se dedicou. Particularmente acho ele polivalente, mas a posição que ele mais se destacou foi dando apoio para o Marcos Rocha, fazendo as vezes do Luan (e que falta ele faz).
    Acho extremamente injustas estas críticas, o time é composto por jogadores ofensivos e defensivos. Creio que o pessoal da “frente” estivesse cumprindo seu papel de fazer gols, ninguém aqui estaria questionando o Patric e sim destacando sua importância e dedicação ao Galo.

  2. Bom dia, Eduardo.
    A polivalência do Patric é algo que chama atenção dos técnicos, não por acaso, foi titular com os dois últimos professores. Essas características de ser um corredor, estar em várias posições do campo e ser um voluntarioso na cancha, faz com que ele ganhe a confiança dos comandantes. Contudo, ele peca na parte técnica, Patric já é um jogador formado mas que em sua formação deixou lacunas, ele não finaliza bem e seu penúltimo passe em demasiadas vezes não é certeiro. Ainda há tempo de consertar esses fundamentos, treino é tudo, mas com sua idade já madura para um jogador de futebol não creio que ele possa evoluir muito nesse aspecto, até porque, se ele se destacasse em finalizações e ótimo passe, Patric estaria em um grande centro da Europa. Vamos em frente e que venha o Grêmio, o momento é de apoio incondicional. Ao Patric e ao restante do grupo, muita força e raça, estamos desfalcados mas muito vivos e confiantes.
    Saudações.

  3. Patric deveria ser testado na lateral direita, que sua posição de origem. Pra mim desde o ano passado ele merece a vaga do MR. Principalmente depois do MR ter arrebentado com o Luan. Por que a causa da contusão do Luan foi o “vai e vem”. Nossa lateral direita é uma avenida e todos já perceberam isso, só os “Burros” que não. Gostaria de ver o Patric na sua posição, mas lá na frente não.

    1. Concordo com você, o Patric deveria ser o lateral direito, porque o avenida MR, está cada dia pior.
      Abraços,
      Aqui é Galo Porra!!

  4. Resumindo: o Patric tem a vontade, raça e disposição física que o torcedor do Galo gosta de ver, mas, em compensação, tem a displicência, falta de técnica e afobação que o Atleticano – e creio eu que torcedor algum – não suporta em um jogador de futebol. É uma espécie de junção da aplicação tática, recomposição e marcação do Luan, com a falta de técnica, desespero e ausência de inteligência nas jogadas de um Gedeon. Por isso, deslocá-lo para o setor ofensivo deixa a torcida tão enfurecida, já que como alternativa para as laterais suas limitações técnicas tornam-se mais “toleráveis”, pois neste setor suas deficiências são menos prejudiciais ao time e podem ser supridas pela sua correria desenfreada e consciência tática.

  5. Prezados, na minha opinião, o Patric pode ser polivalente, mas é ruim. Prefiro um bom que jogue só numa posição. O dia que polivalência for garantia de lugar no time ou no elenco, podem me contratar que jogo nas 11. SAN.

  6. Exatamente Camila ! A srtª sintetizou como o Patric é visto pelos treinadores nesta frase : (com a vossa permissão .- […] ” Vale ressaltar que a função de Patric é tão importante, que na próxima partida, quinta-feira (26/05), contra o Grêmio, será o titular da lateral esquerda – provando mais uma vez que é um polivalente.” […] É exatamente como penso , treinadores de outras agremiações por aí , devem chorar não ter um jogador polivalente como é o caso do Patric . Não que ele seja um fenômeno , mas algo de positivo , isso ele tem .SAN

  7. Boa análise da Camila e bom comentário do Helvécio. Concordo que o Patrick não tem culpa de o escalarem em outras posições, ele faz o que é possível dentro de suas limitações técnicas, limitações que ele compensa com raça e determinação, mas não é o suficiente, isto está claro. O mais plausível seria utiliza-lo na lateral direita, soltando o M.Rocha para ajudar a armar o time e/ou fazendo dobradinha com o Rocha pela direita, como triangulações e jogadas de linha de fundo, mas isso para os vinte do segundo tempo, pegando o adversário já cansado. Bom pessoal é só o Marcelo treinar essas variáveis para utilizar dentro do jogo. Temos que apoiar o Patrick, pois pode ser uma grande carta na manga. Vamos pra cima Galooo!!!

  8. Ele é um fenomeno, sai treinador , entra treinador e continua sendo escalado, pode ser na lateral, no meio de campo, ou no ataque, só falta substituir ao Victor. Muito estranha essa situacao. Ainda mais com todo plantel que o Atlético tem, jogar o Patrick e ficar na reserva, Datalo, Claiton, Cazares, etc…

  9. Camila, concordo em parte que voce escreveu, Patric poderia sim fazer que o Luan fazia, compor o lado com Marcos Rocha e nao se aventurar em ser atacante, erra muito e finaliza muito errado, erra passe facil, nada a ver ele nesta funcao de ser meia atacante, nao tem futebol para isso, Levir colocou por falta de opcao e ai ficou assim, escala Patric pelos lados e ele agora vai ser meia de ligacao, errado, o galo tem agora jogadores de melhor qualidade que ele para esta funcao, temos que formar um time de futebol e nao somente ter elenco, ter jogadores capazes de fazer o diferencial, obedecer taticamente/ Patric nao resolve nada em campo, atrapalha o ataque e as vezes marca errado por correr pra cima dos volantes, contra o Atletico do Parana ele nao acompanhou e houve o cruzamento. Futebol e conjunto e qualidade tecnica, ele e somente vontade e forca fisica sem tecnica e sem qualidade nos passes.

  10. Sou torcedor, e como tal, tenho que torcer e sofrer; Não é ele, Patrick que pede pra jogar aqui ou ali; o técnico escala quem acha que melhor se adapta ao esquema; é pago pra isso. O jogador, pra mim, tem um grande valor: erre, acerta, erra de novo, mas não se escondepra não receber a bola. No meu time pode não ser titular, mas estará no banco com grande chance de entrar em todos os jogos. “Dá-lhe Patrickão da massa….”

    1. Helvécio, dou-lhe razão. Patric não se “esconde” dentro da partida. Creio ser esse seu grande mérito, apesar de não ter uma técnica apurada. Está sempre se colocando pra receber a bola. Deve fazer o mesmo nos treinamentos, com tamanha vontade, que os treinadores sempre o relacionam. Observamos também que ele não é muito de ficar tomando cartões desnecessários, como muitos o fazem, de modo que está sempre em pauta. Ocorre, porém, que o Galo hoje está num patamar elevado dentro do futebol brasileiro, uma vez que ano após ano ficamos entre os quatro melhores times do país. Assim Patric, sem ser titular, é o Curinga do Galo. Para o ataque e laterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *