Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

Ao contrário do que o blogueiro imaginava, a volta ao Mineirão não é tão consensual entre os Torcedores. Há quem prefira o Horto. Minoria, na verdade, pois foram muito mais comentários favoráveis ao retorno à Pampulha do que as contestações. De qualquer maneira, o debate sobre o assunto com o maior patrimônio do Galo – o Torcedor – é saudável e deve ser levado em consideração. Ainda que apenas neste espaço.

Até o final da manhã desta segunda-feira (23), quando foi feito um balanço, entre os quase dois mil leitores que já acessaram o blog, metade dos que postaram comentários endossou a volta ao Mineirão. Na outra metade, cerca de mais do que o dobro declarou que o local pouco importa, e os demais defenderam o Horto. Em percentuais aproximados, pode se apurar que 50% preferem o Mineirão, 35% não têm preferência e apenas 15% defendem a permanência no Horto.

estádio mineirão 03

Entre as manifestações, independentemente da preferência, foi quase unânime a queixa sobre os valores dos ingressos. O leitor Fernando, que reside em Vitória (ES), reclama que, para quem mora fora de Belo Horizonte, é praticamente impossível ver jogos do Galo. Já Ricardo Leite assegurou que, se os jogos forem realizados no Mineirão, a massa garante a lotação do estádio. O blogueiro teme aquele jargão “compre determinado jogador que a Torcida paga”.

Por seu lado, Ricardo Gregório acha o Independência desconfortável, ao contrário do estádio da Pampulha. Ressalvou, entretanto, que, para jogos menores, o Horto poderia ser utilizado. Entre os demais que se manifestaram, predominou o desejo do estádio próprio e sem as taxas que corroem a arrecadação do clube, que é o verdadeiro dono do espetáculo.

Afonso Neves, José Roberto, Dirceu Pedrosa, Fernando Andrade e Samuel Misael engrossam a lista dos que preferem a “Arena do Galo”, com preços compatíveis ao poder aquisitivo da massa.

estádio independencia 02
Fotos: UAI/Superesportes

Entre os que defenderam o Horto, Guilherme acredita que a logística do Independência facilita a vida do Torcedor. Comentou, inclusive, que ele próprio levou cerca de uma hora para sair do Mineirão numa partida recente. O meu xará Eduardo sustenta que continuamos imbatíveis no Horto.

Como se pode notar, não há consenso, mas entendo que o Torcedor merece ser ouvido. Tentei uma manifestação da diretoria sobre este assunto e ainda acerca da sugestão do professor Alexandre Vieira, postada hoje pela manhã (ele quer ex-jogadores da época do Marcelo como mascotes em sua estréia em casa), mas ainda não obtive retorno.

Leia também:

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

Ousadia que gera esperança

Com os olhos no futuro

Atleticano aprova Marcelo Oliveira

12 thoughts to “Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto”

  1. O bom, mais bom mesmo vai ser quando o entrar no “Gigante do Galo” no Califórnia Dreams, mas enquanto esperamos, o mais plausível é jogar no Mneirão jogos com mais apelo de público e os jogos com menos apelo, no Independência. É simples assim!!!

  2. O que precisa mudar é a torcida e não o estádio. Mineirão lotado a 10 reais ou independência lotado a 40 financeiramente da na mesma (praticamente).
    O Galo com apoio, incondicional, de 20k no indepa ou 60k no mineirão é praticamente imbatíveis, o que vem demostrando.

  3. Para mim, tem que ter estrutura, facilidade de acesso, colaboração di poder público mesmo porque há imposto pago para realizar os jogos. A questão de estacionamento é complicada nos dois. Em relação aos preços dos ingressos, pode ter preço para todos os gostos e bolsos, mas deve haver serviço diferenciado. Por exemplo, pagar 200 reais e ter estacionamento, pagar 500 reais e ter estacionamento ebuffet, pagar 1000 e ser buscado em casa com ônibus leito com buffet. Para cada jogo pode haver um local dependendo da demanda. O melhor é o estádio do Galo. Mas, enquanto isso, ver o tocador como consumidor e oferecer mais para que o produto jogo de futebol valha a pena. Caso contrário, o payperview só vai crescer. Plano sócio torcedor diversificado ajuda muito. Um plano família seria fenomenal.

  4. Creio que chegou o momento da diretoria mandar as partidas para o Mineirão e aproveitar essa troca de comando e mudança de objetivos que o clube vive atualmente. Como bem escrito em outro texto, a mística do “caiu no horto, tá morto” já está ultrapassada. Sim, ela foi importantíssima para as conquistas que começaram em 2012, mas, hoje, vejo que já está desgastada, tanto pelos torcedores quanto pelos jogadores. Aliás, essa mística de time imbatível no Independência parece ter deixado os próprios jogadores desleixados nas partidas e campeonatos, como se o estádio, por si só, fosse reverter determinado placar ou vantagem a qualquer momento. Por isso, obrigado por tudo horto, mas, agora, precisamos do Mineirão. Faço apenas uma ressalva aqui: a diretoria precisa compreender que uma mudança para o Mineirão só fará sentido se ela, de uma vez por todas, tornar o preço dos ingressos acessíveis aos torcedores, pois, com entradas a preços justos e condizentes com o momento em que vive o país, trará a Massa em peso aos estádios – como sempre acontece – e o efeito disso é casa cheia em todos os jogos em BH, o que aumenta a confiança dos jogadores e amedronta o adversário, além de ampliar proporcionalmente a arrecadação do Clube. Enfim, independente do estádio em que jogarmos, que venha o nosso Brasileiro esse ano. GALO!

  5. Mineirão. Acompanho o Atlético desde 1967. Presenciei viradas históricas de nosso time impulsionado pela torcida neste estádio. Porque não transformá-lo novamente em um CALDEIRÃO. Seriam colocados ingressos com preços mais acessíveis. Aumentaria o número de sócios torcedores. E seria mais rentável para o clube. Clube grande igual ao nosso tem que jogar em grandes praças. Os clássicos de nosso futebol tem que ser jogados no Mineirão e os jogos de estimativa de pouco público no Independência.

  6. Esse pessoal tem que parar de achar que estádio ganha jogo. Quem ganha jogo é o time, se a torcida atleticana apoiar, não tem pra ninguém, ganha mais facilmente. A torcida apoiará até se jogar no campo de terra do Cj. Santa Maria. A diferença é que ,no Mineirão, podemos ter 40 mil atleticanos a mais para apoiar. 40 mil atleticanos a mais poderão assistir o jogo de seu time de coração. Eu nem tive a chance de sequer tentar comprar ingresso pra ver o galão na libertadores, pois não sou sócio, não posso ir a todos os jogos.
    Fomos imbatíveis no Mineirão durante anos e anos, só porque reformou mudou?
    Pessoalmente, acredito que o Mineirão seja muito mais imponente aos grandes adversários, ele é gigante, imenso, intimida qualquer um. Independência pode até parecer fazer mais barulho, mas não faz tanta diferença assim, além de que até mesmo o perfil do torcedor que vai ao Mineirão é menos exigente e , por isso, apoia mais.

  7. Sabemos que somos 8 milhões de torcedores, todos fanáticos pelas cores preto e branco desde 1908. ACREDITO que pelo tamanho e fanatismo da torcida os jogos devem ir para o Mineirão. aqui é Galooooooooooooooooooooooooo

  8. Boa tarde, Eduardo.
    É muito bom escrever por aqui,sempre um prazer tecer algum comentário. De todos os blogs, sites e redes sociais da imensa “Galosfera”, este nobre espaço é certamente o mais democrático e de maior interação com o público. Vida longa.
    Horto ou Mineirão?! Com toda essa divergência de pensamentos, pontos de vista e ideias de qual campo será o nosso mando, devemos olhar o lado positivo: Temos dois estádios! Até certo ponto, os dirigentes podem escolher qual será nossa “rinha” de Galo.
    Daí vai muito também a participação da comissão técnica e suas interpretações de jogo. Se querem pressão e acústica da torcida, em teoria, nada melhor que o Independência, se optarem pela participação da Massa, um gigante lotado e ingressos a preços justos, o Mineirão (mais uma vez em teoria) atende a essa demanda.
    Mas tudo isso é uma opinião simplória deste que lhes escreve, futebol nos dias atuais é muito caro e complexo, a margem de erro tem de ser próxima de zero. Não é nada fácil manter essa Máquina chamada Clube Atlético Mineiro azeitada, pronta para os campeonatos, competitiva e no topo. A nós torcedores nos resta apoiar incondicionalmente.
    Grande Abraço.

  9. Acho que o Galo lota estádio em qualquer lugar, porém os preços dos ingressos estão muito caros, sei que ficou caro manter o time, mas vejam venderam 5800 ingressos no jogo anterior para renda de 87 mil eu sei que fiz a conta deu uma média de 16,00 o ingresso, porque não coloca o ingresso barato e lota sempre? 30 e 15 reais se evnder 18000 será que tem medo de colocar o ingresso barato e ir só os 5 mil? pois se forem 18 mil a renda será de 405 mil por partida no horto não é melhor que a renda do 1º jogo?

  10. Se levarmos em consideração a Logística o Horto é o melhor, pois fica perto do centro dispõe de várias linhas de ônibus e o metrô. Pelo conforto e uma possibilidade maior de expectadores o Mineirão é bem melhor. Ultimamente o Atlético não é tão imbatível no Horto como fora na época do Ronaldinho, a mistica do “caiu no Horto tá morto” não tem dado tanto certo assim. Todos os jogos são para o Mineirão bem como para o Horto, o que tem que se olhar é a importância da partida e a expectativa de público. Pagar para a Minas Arena um absurdo e levar 10.000 torcedores não dá, por isso que defendo Alexandre Kallil que só levou os jogos para o Mineirão quando foram em decisões, ou expectativa de grande público. Espero que a diretoria Galo possa em breve comunicar que o projeto de estádio próprio do saiu do papel e será iniciado em breve para que acabemos com a discussão Horto ou Mineirão.

  11. Tem de ser no Mineirão, por vários motivos: (i) o mito do Horto já se mostrou falso, perdemos várias classificações por lá, como para Goiás, Atletico Nacional, São Paulo, perdemos outros jogos importantes também lá, como para o rival, para o América, e perdemos outros sem importância, mas que causam impacto, como a goleada para o Tricordiano; (ii) a maioria de nossas vitórias épicas foi, na verdade, no Mineirão (Olimpia, Corinthians e Flamengo); (iii) o Horto, com 21 mil pagantes, deixa dezenas de milhares de outros torcedores insatisfeitos por não estarem indo ao jogo; (iv) os 21 mil atleticanos que vão aos jogos no Independência pagam mais caro do que pagariam se os jogos fossem no Mineirão, inclusive, fazendo com que eles diminuem sua frequência no estádio para compensar o ingresso caro; (v) com o estádio menor, estamos “acostumando” nossos torcedores, antes sempre presentes no estádio, a torcerem pela TV, o que, a longo prazo, pode prejudicar nossa média de público caso venhamos a ter um estádio próprio maior, por exemplo; (vi) e existe, por fim, o fator econômico, ou seja, por mais que o Kalil falasse que seria mais vantajoso o acordo com o Indepa, isso não se verificou na prática: diversas notícias recentes apontam para prejuízos com a gestão do estádio compartilhada, além, obviamente, da falta da receita com os maiores públicos no Mineirão e possibilidades do sócio torcedor.

  12. Existem jogos para o Independência e jogos para o Mineirão. Jogos decisivos e de maior importância, deveriam ser jogados no campo do Sete, já que no Horto, 20 mil fazem mais pressão e atrapalham mais o adversário do que 60 mil na Pampulha. Ao contrário de muitos, sou da opinião que não é o time que existe por causa da torcida, é justamente o contrário. Nós, a Massa, só existimos porque existe o Clube Atlético Mineiro, a instituição mais importante do planeta. Pra mim, como torcedor, o importante é o GALO ganhar e entendo que no Independência nossas chances são sempre maiores. Não tem nada de “mística”, isso é conversa pra boi dormir, o que faz diferença no Horto é o formato do estádio, a pressão exercida pela torcida (menos os cornetas, esse câncer que assola nosso futebol). Portanto, se for para o GALO ganhar, não me importo em ficar de fora, em não conseguir comprar ingresso, isso é tão pequeno perto do que realmente importa, que são as vitórias e conquistas do nosso GALO. SAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.