Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um bom resultado na casa do adversário

Lógico que eu gostaria de ter voltado de São Paulo com os três pontos. Mas não posso deixar de considerar que o adversário foi o atual campeão da Libertadores, cantado em verso e prosa pela mídia do eixo como o melhor time e elenco das Américas. Não penso assim, pois o melhor – na verdade – é de Belo Horizonte, usa camisa listrada em preto e branco e tem o nome de Clube Atlético Mineiro.

Ano passado, essa mesma gente investiu Flamídia, que acabou vice de tudo que participou – digo da Libertadores e do Brasileiro – uma vez que na Copa do Brasil capitulou no Maracanã para o Paranaense na semifinal. Agora, além do Palmeiras, tv/cbf e todo esse circo, estão investindo no Corinthians. Fiquemos atentos. Até o momento, em nove rodadas, já coleciono dados que me preocupam com relação à lisura da competição.

Um árbitro, em nove rodadas, escalado três vezes para apitar jogos do Galo. Estranho. Outro, coincidentemente do mesmo estado deste, usou de critérios diferentes em lances idênticos na mesma semana. Um em prejuízo do Galo e o outro a favor de time da série B que vem colecionando pontos graças a atuações discutíveis em seus jogos. No nosso caso, três fatos já me ligaram o alarme. Esse do jogo com o Avaí e ainda nas partidas com Goiás e Bragantino.

Pois ontem, com a presença de mais de 40 mil palmeirenses no Estádio da Allianz Parque, o Galo arrancou um precioso ponto na casa do adversário. Foi um ogo que começou chamando a atenção, mas a partir dos 30 minutos do primeiro tempo passou a ser marrenta. E assim foi até o final do segundo tempo. Se Sampaio, o árbitro que me preocupa foi bem no inicio, na segunda parte nem tanto. Enfim, apesar disso tudo, saímos de lá com um ponto na bagagem.

Do time que teve uma atuação discreta para ruim do Hulk, teve Ademir uma nulidade – não ganhava as jogadas do lateral e ainda perdeu um gol feito – destacaria pela ordem as atuações do Rubens, Mariano, Nathan Silva e Nacho. Os demais foram discretos. O suficiente para segurar o time dos porcos, que a imprensa do eixo justificou ter atuado desfalcado. Esquecem, entretanto, que o Galo jogou sem Arana, Zaracho, Keno e Vargas. Mas, isso não é novidade, por isso o time brasileiro desceu ladeira abaixo nas Copas do Mundo depois de conquistar cinco vezes o título.

Não posso deixar de registrar também o treinador El Turco, que já foi objeto de críticas aqui neste espaço, que escalou óbvio sem inventar. E mais, fez duas alterações precisas e no momento adequado cada uma delas. Por pouco, seria o máximo, beliscava os três pontos. Na verdade, chances claras de gols, nenhuma das duas equipes teve. Os goleiros não fizeram qualquer defesa arrojada.

Na quarta-feira, ainda fora de Belo Horizonte, vamos ao Rio pegar o Fluminense. Os cariocas foram derrotados em Caxias do Sul pelo Juventude e será um adversário duro em busca da recuperação. O Galo tem tudo para voltar com uma boa vitória na caça ao líder Corinthians e do segundo colocado Palmeiras. A diferença entre o primeiro e sétimo colocado é de apenas quatro pontos, para o décimo primeiro passa para seis. O campeonato ainda está muito embolado e quero crer que o nosso time irá deslanchar, assim como no ano passado, em busca de mais títulos na temporada.

Em tempo: postei ontem nas redes sociais um vídeo da Torcida Atleticana no jogo. “A Massa é massa”, mostrando 1,7 mil abafando 40 mil no Allianz Parque. Ao que soube, depois do jogo apenas Mariano saudou o Torcedor. Ano passado, aqui em BH e fora, Cuca e seus comandados sempre iam em direção ao Atleticano nas arquibancadas. Moda boa!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Um bom resultado na casa do adversário”

  1. Boa tarde.
    Muito exitoso o seu comentário.
    E para transforma-lo em um bem, vai aí uma sugestão sobre o comportamento dos jogadores após os jogos: saudarem a Massa. Não custa, não machuca e deixa a Massa mais ligada sabendo que os jogadores fazem questão do apoio.

  2. BOA TARDE A TODOS.
    COMO MARIANO ESTÁ JOGANDO BOLA , SE MARIANO FOSSE NOVO CERTAMENTE SERIA SELEÇÃO.
    AO CONTRÁRIO DE SAVINHO E OUTROS FOGUETES MOLHADOS DA BASE , ESSE RUBENS PARECE SABER JOGAR BOLA . É ESFORÇADO E CHEGA JUNTO , MERECE OUTRAS CHANCES PARA IR PROVANDO O SEU VALOR.
    ONTEM , RUBENS FOI UM DOS MELHORES EM CAMPO , MAS , AINDA É CEDO PARA DIZER SE VAI SER UM BOM JOGADOR , PRINCIPALMENTE PORQUE VEM DESSA PÉSSIMA CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO.
    KENO E VARGAS , ALÉM DE ZARACHO FAZEM MUITA FALTA AO GALO , O DEPARTAMENTO MÉDICO PRECISA ESCLARECER O PORQUÊ DE TANTAS CONTUSÕES SEGUIDAS DESSES TRÊS ÓTIMOS JOGADORES.
    AGORA , É PARTIR PARA GANHAR DO FLUMINENSE NESSA QUARTA FEIRA.

  3. Bom dia Prezado Eduardo e demais Atleticanas(os).
    Eduardo, será que jogadores, comissão técnica, diretoria leem estas reportagens? Já há algum tempo o Nosso Craque Hulk vem reclamando demais em campo, muitas das vezes desnecessárias. Depois que o juiz marcou não adianta reclamar. Jogador tem que se preocupar em jogar bola, o juiz apitar as irregularidades. Acho que a comissão técnica com psicólogos precisam fazer um trabalho com a equipe, focar no jogo e esquecer a arbitragem.
    Aqui é Galooo p****

  4. Em um dos recentes jogos ( não me lembro ) num determinado momento tinhamos em campo: Alonso, Arana, Allan, Rubens, Nacho, Hulk, Ademir ……o que eles têm em comum? São todos canhotos e isso ao meu ver deixa o time sem opção, torto ……que venha Pavon, o retorno do Keno, do Vargas e assim teremos mais cardápio tático a oferecer

  5. Considerando tudo que estava envolvido com a mídia louca pra endeusar o Palmeiras (e levar o Corinthians junto) e o adversário jogando em casa como favorito, o resultado de ontem foi ótimo… ruins pro nosso GALO foram os empates contra times mais fracos e a derrota pro Coelho senão hoje seríamos líderes absolutos!!!

    O que deixa o Atleticano animado é que nesse Brasileirão, nenhum time até o momento mostrou um favoritismo grande, pelo contrário, os considerados “bicho-papão” não coseguem deslanchar, inclusive nós!!!

    O TURCO por sua vez, com as críticas pesadas que sofreu depois dos resultados ruins e daqueles rodízios sem noção, já entendeu que precisa escalar os melhores no momento, salvo os contundidos e suspensos, com isso, o time vai ganhando corpo e melhor entrosamento pra sequência pesada de jogos que temos pela frente!!!

    OBS.: a decepção atual fica por conta do ex melhor jogador do América, Ademir… haja paciência!!!

  6. Bom dia! Resultado bastante normal, dois times estrategicamente iguais, numa partida em que a tática superou a técnica. As duas defesas se mostraram competentes. Nessa partida, pudemos constatar que não existe distância entre o futebol apresentado pelo Palmeiras (o queridinho da vez!) e aquele praticado pelo Galo. É sempre importante lembrar que no primeiro existe continuidade de trabalho e no segundo esse é, ainda, incipiente (isso faz muita diferença!). Foi perceptível algum amadurecimento do jogo Atleticano, razão pela qual, penso que podemos acreditar numa escalada evolutiva ao longo da competição. Chegar ao auge tático e técnico nesse momento da competição é muito difícil e sustentar-se nessa condição ao longo das inúmeras rodadas torna-se quase impraticável. Portanto, é manter o crescimento a cada peleja, pontuando sempre, para atingir o ápice do desempenho do meio para o final do campeonato, conforme foi em 2021.

  7. Bom dia!
    Nota 10 para a Massa que em número bem inferior calou a torcida porquense.
    Nota 10 pra Nathan Silva.
    Nota 10 pra Rubens.
    Nota 9 pra Mariano.
    Nota 0 pra Ademir, que conquistou a condição de titular porque jogou bem as primeiras partidas, mas agora está me fazendo ter muitas saudades de Neto Berola.

  8. Bom dia! Ontem o time jogou mais parecido com o de 2.021. O Mariano não subiu e funcionou mais como um terceiro zagueiro. Foi um dos destaques do time. Se tivéssemos com pelo menos mais um titular (Keno ou Vargas) no ataque, teríamos saído com a vitória! Ao contrário do ano passado, Ademir e Sasha estão muito abaixo dos titulares. No mais um ponto ganho! Vai Galô!

  9. Bom dia, Eduardo, Sinceramente eu não entendo porque vc ainda acompanha esse esporte chamado futebol já que você não acredita na lisura da arbitragem, da cbf, do var, da fifa, etc, etc. Ninguém viu ou falou que o árbitro dessa partida ao menos teve algum lance duvidoso em desfavor do Galo. Sua obsessão por essas teorias da conspiração é uma neurose que pode ter cura, sabia? Mas apesar de você, eu acreditou no! Sigamos!

    1. Tampouco disse, no jogo de ontem, o que sua missiva sugere. À propósito, nem sei se gosto de futebol – sei que igual a maioria dos cornetas que não manjo nada -, mas sei de uma coisa que me motiva a resistir. Eu amo o Galo!

  10. Bom dia a todos!

    O resultado ontem, ao contrário do jogo, não foi ruim, mas o que me deixa um pouco mais animado é que fomos mais organizados coletivamente, embora algumas peças individuais ficassem devendo.

    Foram muito bem Mariano, Allan e Rubens. Nathan Silva, apesar de suas dificuldades com a redonda, se saiu bem, firme e preciso nos desarmes e Alonso, não fosse aquele passe errado que quase virou gol deles, também foi muito bem. Nossa defesa, quem diria!, foi o melhor setor do time!

    Por outro lado, Jair e Ademir não foram bem. Nacho e Hulk pelo que se espera deles, também. E Sacha, como sempre esforçado.

    Gostei da entrada do Otávio, até pela boa leitura do jogo do Turco. Naquela altura do jogo, melhor ganhar o meio de campo do que ter mais um jogador perdido lá na frente.

    Acho que o Sávio está merecendo um jogo inteiro entre os titulares. E o Ademir, um banquinho.

    O Turco, a meu ver, se saiu bem num teste contra um grande. Agora vamos ver o que podemos evoluir no restante da temporada. Estamos vivos!

    1. Concordo contigo sobre o Sávio, Jorge. Entrar faltando 15 minutos não dá a ele tempo nem pra entrar no clima do jogo. Queria vê-lo em campo como titular.

  11. Bom dia, todos! Gostei do jogo, levando em consideração a força do adversário. Sou crítico do Turco, mas ontem ele foi bem, não muito mas foi, principalmente no ajuste do sistema defensivo que foi quase perfeito. Mariano e Nathan jogaram muito. Queria fazer uma defesa do Ademir que está sendo muito criticado. Ele não veio para ser titular do time, as circunstâncias levaram a isso momentaneamente. Quando O Keno e o Vargas estiverem prontos ele será uma ótima opção para o segundo tempo, quando a zaga adversária estiver cansada. Quarta tem o Flu e tudo de ruim que cerca esse time.

  12. Bom dia.
    Foi um bom resultado,em jogo bastante truncado.Mas discordo da escalação e não consigo entender alguns aspectos.
    A melhor partida do Sacha no Galo,foi atuando na direita,e ontem teve que quebrar o galho na esquerda e várias vezes ,o Marcos Rocha,que sempre inicia as jogadas do Porco,sozinho armando.Porquê não faz o simples,4.4.2 com Hulk e Sacha na frente e Calebe no meio,fechando as subidas do lateral.Esta escalação deixou o time do Galo todo torto.
    Outra coisa que me preocupa,todos os jogos que Otávio joga,entrega uma bola no meio,gerando perigo pra defesa.Ô louco.
    No mais foi ok.Mariano jogou muito e o Rubens tem futebol e personalidade.Ponto pro Turco nesta.
    Galo sempre.

  13. Bom dia! Resultado razoável, jogo ruim, melhor pra nós! Que achado pelo destino este Rubens como LE viu! Infinitamente mais forte e veloz que o Arana, Mariano também se houve bem durante o jogo todo; péssima atuação e mais uma vez do Nacho, totalmente improdutivo e fraquíssimo fisicamente, não fosse alguma contribuição na marcação sequer seria notado em campo, já está provado e comprovado que não não pode ficar em campo mais que uns 60 minutos,…. Fumacinha de fósforo não é jogador pro CAM, que borrada esta doação do Savarino sob responsabilidade do senhor Rodrigo Caetano,…este meu xará viu, quanta limitação meu Deus e o treineiro não oferece qualquer chance efetiva ao Castilho e ao Neto,….enfim, valeu pelo pontinho a favor e dois a menos pro adversário.

  14. Bom dia xará e amigalos!
    Resultado bom para o GALO e justo tendo em vista o futebol truncado apresentado pelas duas melhores equipes do futebol brasileiro. Destaque positivo para o garoto Rubens que mostra personalidade a cada jogo e mostra ganha a confiança da torcida e do treinador. A corneta fica de novo para Ademir que até hoje não disse a que veio. Cisca, cisca e cisca e não produz efetivamente nada. Perde gols incríveis. Ademir tem futebol para entrar no segundo tempo quando o GALO estiver ganhando de 2 ou mais gols. Não tem futebol para titularidade. Allan foi outra vez um “monstro” de jogador. No mais tiramos dois pontos do Porco lá no seu campo que não é fácil de jogar e ganhamos um. Ficamos no lucro. Agora é partir pra cima do time do endividado Fred Cone…..

  15. Quem foi o gênio que contratou este chassi de grilo chamado Ademir deve ser o mesmo que indicou Fábio Gomes e Godin…
    O jogo de ontem foi horrível deu calo nas vistas.

  16. Enquanto tivermos Ademir no ataque teremos a certeza de não ganharmos nada. Hulk ontem foi inútil também. Queria entender o que aconteceu com o futebol do Jair, outro que não produz mais nada.

  17. Bom dia Massa e Guru

    Segundo os futurólogos e mães Dinás de parte da torcida, o Galo ontem teria tomado um vareio de bola e voltaria ade São Paulo com a sacola cheia. Mas só que não.
    O dito pela imprensa do eixo e enaltecido Melhor time das Américas, se mostrou até reativo em vários momentos, o que faz de maneira costumas faz quando joga contra o Galo.
    Além de Mariano, Alan (meu ídolo) e Rubens, o precisamos elogiar o técnico, bem, pois mesmo sem banco e sem opções, armou bem o time e se não fosse a atuação pífia de nossos homens de frente, principalmente Hulk (que não tinha com quem jogar) de quem se espera muito, talvez teríamos melhor sorte.
    Digo isto porque, se depender de Sacha e Ademir é fumo.

  18. Bom resultado , otimo seria os tres pontos. Hulk e ademir , pessimos , sem palavras pra descrever , num jogo que teriam de se desdobrar e ter atuacao de gala , ontem era jogo pra nosso excelente super heroi, melhor jogador da America, doa a quem doer, arrebentar. Mas, nao. Catimbando, tomando decisoes erradas em todos os lances , perdendo bolas toda hora, armando contraataques dos suinos . Este ademir me recuso a falar, mico, nao e jogador pro galo. Nada de terra arrasada, mas hoje , as cornetas devem soar. Alto, pra serem ouvidas , pra mostrar nossa insatisfacao com este futebolzinhp embromation, mentiroso , com os famigerados passes laterais perto de nossa area , recuos excessivos pro goleiro , saida de bola marota e improdutiva. Nathan Silva, Mariano , um pouco, muito pouco de nacho e deste menini latera,Rubens, o resto , nada de nada , nada do mesmo. Com a palavra , os passadores de pano, que adoram a mediocridade. Meu domingo de futebol foi salvo pelo Fortaleza , que ate hoje nao sei se gosto mais do galo ganhar ou o cheirinho perder , esta duvida me acompanha

  19. Bom jogo !
    Excelente atuação do RUBENS , melhor jogador nosso em campo !

    Pra não deixar de frisar , o volante que deveria estar à frente da zaga e pronto para cobrir o lateral esteve até em Marte , menos no lugar de cobertura que lhe é devido como função .

    Mesmo assim , o garoto se virou do jeito que deu .

    Não adianta , vou falar disso sempre.

  20. Aquele ditado ,”Uma andorinha só não faz verão” serve muito bem para esse ataque do Galo,jogadores distantes e isolados, falta aproximação,com esse modelo de jogo não faz gol em ninguém,a única chance que apareceu o Sr Ademir pela enésima conseguiu desperdiçar, tá Freud viu

  21. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Para quem almeja vencer campeonatos, o time do Atlético está muito longe de dar esperanças de conquistas. seja pelo futebol que não agrada, seja pelos desfalques, seja pelo enfraquecimento do elenco e seja pelo treinador que ainda não conseguiu dar liga ao coletivo da equipe.
    Dos fatores acima, me preocupa muito:
    a) a falta de cobertura aos avanços da zaga, e ontem se não fosse pela falta de pontaria do atacante do palmeiras teríamos levado um gol no final do primeiro tempo por causa desse problema crônico que o Técnico parece não ter capacidade de resolver;
    b) falta de banco – com desfalques, o time entra em campo torto e sacrifica alguns jogadores como o Sasha. O técnico parece não confiar nos outros jogadores como por exemplo o Calebe. A verdade é que não temos reservas para o Keno, Nacho e Ademir. Neste cenário está muito difícil disputar várias competições ao mesmo o tempo e conseguir conquistas .
    Sobre o jogo de ontem daria nota três: ruim, duro de assistir e preocupante. Saudações Atleticanas

  22. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Permito-me discordar em relação a afirmação de que nenhum dos times teve chance clara de gol , pois o Junior Alonso proporcionou com um passe errado, uma chance clara de gol ao Navarro, que ficou frente a frente com Everson e chutou para fora. Fomos salvos da derrota pela ruindade do centrovante. De positivo, a atuação do Rubens, que pode ser o substituto do Arana. No mais um jogo ruim, no qual não me lembro de nenhum dos goleiros ter feito sequer uma defesa difícil. Por fim, esse Ademir não merece comentários. Para ficar ruim precisa melhorar muito…

  23. bom dia Eduardo e massa. até os 15 minutos do primeiro tempo parecia o galo de 2021.mas depois recuou e deixou os porcos a jogar. para mim o melhor jogador ontem foi Rubens este jogador tem talento.Hulk sozinho não resolve Ademir mostrou que a camisa pesou para ele um verdadeiro sisca e sisca.nacho preguiça poderia trazer o milagre se não perdesse o gol. otimo resultado o empate contra os porcos. que venha a flor na quarta-feira .vai galooooooooo.

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Muito bom o resultado num jogo morrento.
    Valeu um ponto. Nenhum time merecia vencer.
    A considerar, apenas a consistência da defesa que desta vez não proporcionou emoções.
    Quarta tem mais. Espero uma melhor atuação
    Hoje e sempre, galo!!!

  25. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    Justo e bom o resultado “oxo” entre o Porco e Galo no Allianz. O Atlético deu mostras no coletivo que o time vai continuar pelejando pelos títulos em disputa na temporada.

    Individualmente, no Atlético, não estiveram bem Ademir, Hulk e Sascha.

    Ademir, que passa por momento ruim, pouco produziu ofensivamente em termos de dribles, profundidade, chutes a gol e assistências. Sascha, que também não foi bem, conseguiu sumir em campo. Já Hulk, que pouco fez, perdeu praticamente todas as bolas que tentou com o agravante que isso tem propiciado, inclusive noutros jogos anteriores, o início dos contra-ataques dos adversários pela bola perdida as vezes no meio-campo.

    Merecem destaques positivos Mariano, Nathan e Rubens.

    Mariano, mesmo amarelado, operou precisos desarmes, teve bom tempo de bola e foi implacável na marcação dos velozes Rone e Scarpa que pouco fizeram diante do lateral.

    Nathan foi soberbo e duro, assim como assertivo nos botes, desarmes, antecipações e passes verticais pelo meio para agilizar a transição. Jogou muito o zagueiro alvinegro.

    E Rubens que passou com louvor pelo teste de fogo de marcar Dudu e anular o veloz e perigoso atacante em pleno Allianz lotado em dia de jogo grande. Como não é lateral de ofício e foi improvisado como tal, o garoto saiu-se muito bem e provou, a quem duvidava de sua capacidade, que já não é mais uma promessa, antes uma realidade da Base atleticana que enfim revela uma joia.

    Por fim merece menção o treinador pela postura de coragem e de acerto decisório na estratégia de jogo pensada diante de uma partida muito difícil.

    El Turco em nenhum momento abdicou de pôr o time para jogar pra vencer e de enfrentar em pé de igualdade o Palmeiras que continua como o melhor time brasileiro neste momento da temporada.

    Em suma, o Galo está vivo e o treinador vai se adaptando, conhecendo e respondendo bem ao futebol brasileiro que é sempre um terreno muito hostil para técnicos. El Turco sabe disso e sabe também que vai continuar precisando matar um dragão por dia enquanto estiver à frente do Galo.

    Agora é seguir para o Rio para mais um jogo duro, como visitante, contra o todo-poderoso FluC.

    Vamo que vamo…

  26. Bom dia. Ótimo resultado, considerando o jogo na casa do adversário, com torcida contra e ainda cheio de desfalques e pra piorar, a fumaça esvaindo. Esse jogador está perdendo a oportunidade que tem nas mãos. Paciência, vai comer banco assim que todos estiverem em condições de atuar.
    Vida que segue e agora encarar o florminenc.
    Vamos galooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *