Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O “detalhe” que poderia sair do banco

Paulo Peixoto

Futebol é detalhe. Esse detalhe da retórica do futebol faz sentido quando se tem uma partida competitiva e muito disputada como foi Galo e Palmeiras no último domingo. Foi um jogo feio, mas de estudo e pouco espaço. Penso que será sempre assim quando os dois se enfrentarem.

Nesse tipo de jogo, o “detalhe” muitas vezes pode sair do banco de reservas para fazer a diferença, mas no caso do Galo dificilmente isso vai acontecer se os jogadores escalados para o banco forem os mesmos do domingo.

Quando saiu a escalação do Galo, fui logo confirmar os titulares e especialmente os jogadores do banco de reservas, como faço sempre: Rafael, M. Mendes, Guga, Réver, Igor Rabelo, Otávio, Castilho, Calebe, Fábio Gomes e Sávio.

Olhando bem esse banco, não vejo ninguém que possa ser esse “detalhe”.

Qualquer um que estivesse à beira do gramado no papel de treinador iria olhar para o banco e dar a clássica coçada na cabeça.

Não adianta o Galo ficar somente no lamento em relação às saídas de jogadores como Savarino e Nathan e lamentar ainda as contusões de Vargas, Keno e Zaracho.

Há muito tempo o Galo sabe que para disputar três competições difíceis e simultâneas é preciso ter jogadores capazes de entrar no decorrer dos jogos para fazer a diferença.

Com o banco de domingo passado dificilmente o Galo vai ter alguém capaz de ser esse “detalhe” que o futebol tanto exige. Os reservas Sasha, Rubens e Ademir estão jogando porque os titulares estão contundidos, servindo às seleções ou foram negociados. Esses três podem ser a diferença vindos do banco, entrando descansados.

Com o elenco completo, vamos ter no banco os candidatos a ser esse “detalhe”, mas sabemos que contusões, seleções e problemas financeiros sempre vão atrapalhar os planos de ter um elenco encorpado para o jogo daquele dia.

Pavón vem aí. Mas que Pavón vai jogar nesse time do Galo ainda estamos para saber, porque o rapaz não joga faz uma eternidade. E quem acompanha futebol sabe que o atleta para jogar bem precisa de treino, ritmo de jogo e adaptação.

Penso que o Galo deveria tentar encontrar um meia capaz de entrar no decorrer dos jogos e ser um potencial candidato a fazer a diferença. Talvez seja a posição que eu mais noto falhas de elenco.

Temos no grupo somente o incansável e bom Nacho Fernández para fazer essa ligação com o ataque, enfiar bolas para os atacantes, fazer lançamentos na medida e gols. Um bom reserva dele pode ser de grande valia, um reserva capaz de olhar a partida do banco e de lá enxergar as brechas que o adversário pode estar dando durante a partida.

Em 2013 e 2014 tivemos o excepcional meia-atacante Guilherme. Sou imensamente grato a ele. Guilherme foi imprescindível e decisivo na nossa trajetória rumo ao título da Libertadores e da Copa do Brasil, apesar das muitas contusões que ele sofria. Foi um luxo na reserva.

O Galo não pode se acomodar e deixar esse vácuo persistir.  Esse é um detalhe que faz muita diferença, sim. Temos bons exemplos no próprio CAM.

E o que anda acontecendo com Ademir?

Essa pergunta tem sido feita por muitos de nós a cada jogo em que ele entra. E quando essa pergunta é feita por muitos atleticanos significa que se trata de um jogador que sempre alimenta na torcida a expectativa de que ele terá um bom desempenho.

Não se trata, então, de dizer que ele é um jogador ruim e limitado, porque sempre gera expectativas e porque foi eleito um dos melhores atacantes do Brasileirão do ano passado. Jogador ruim não engana um campeonato inteiro.

Não vou aqui comparar os jogadores, aviso desde já. Até porque não existe comparação entre eles. Quero apenas citar a situação do craque Vinícius Júnior, do Real Madrid, que viveu muitos dissabores desde que chegou à Espanha. Apenas na temporada atual ele deslanchou.

Faço essa citação porque vi a entrevista do experiente e vencedor técnico do Real, Carlo Ancelotti, dizendo que faltava confiança a Vinícius Júnior e que foi apenas isso que ele procurou dar ao jogador desde que assumiu o comando do time de Madrid, há um ano.

Me pergunto, então, se não é um trabalho importante nesse sentido que está faltando por parte da comissão técnica do Galo em favor de Ademir.

O rapaz está tendo muitas oportunidades, mas não está correspondendo. Esperamos muito mais dele. Penso que não devemos desistir de Ademir, não.

O Galo não para. Amanhã já tem mais jogo. Vai, Galo!

12 thoughts to “O “detalhe” que poderia sair do banco”

  1. Falou tudo Peixoto. Como diz a musica, os detalhes é que fazem a diferença e nós estamos carentes de detalhes. Claro que para alguns é mais fácil colocar a culpa no treinador, mas vejamos o que temos até aqui: Campeão Mineiro; Vencedor da super Copa; Primeiro colocado no seu grupo da Libertadores; Segundo colocado no brasileiro; e não perdeu para o time que falam que é o atual melhor do país. E isso tudo com uns cornetas falando que o técnico é ruim. Você lembrou bem o banco que tínhamos contra o Palmeiras, resumindo..ninguem. O Ademir foi destaque no America que joga fechado explorando os contra ataques, quando voce comanda o jogo é outra historia e ter velocidade é diferente de driblar e ver o jogo, saber se colocar e saber finalizar, tudo que falta ao Ademir. Além do time estar aquém de elenco em relação ao ano passado, os adversários se reforçaram. Com a volta de alguns titulares e mesmo reservas as opções melhoram. O proprio Rubens pode ser esse reserva do Natcho, tendo a volta de Dodo como reserva do Arana. Armador é algo cada vez mais raro no futebol e ai sim entra o dedo do treinador para arrumar soluções e adaptações que façam as coisas fluírem, o Rubens na lateral ja é merito do Turco, mas torcedor é torcedor.

  2. Boa tarde! Até estava me à leitura do texto, mas quando li “o bom e incansável Nacho”; parei viu!!!! O cara parece que já sobe o túnel cansado e sem força. Quanto ao time de amanhã, independente do retorno do Arana, o Rubens tem que ser mantido, tá sobrando fisicamente e tecnicamente, quando fizer seu primeiro gol pelo time profissional, tende a deslanchar, faltando sorte, já acertou 4 bolas na trave! O diretor de futebol teve sim acertos, mas este ano coleciona erros absurdos; renovação do zagueiro Alavanca, doação do Savarino, doação do Sávio, contratação absurda deste horrível Fábio Gomes, contratação do Godin contrariando seu histórico recente, e agora vejo dizer que vai trazer o refugado Jemerson por uma fortuna,….ahhh, reemprestou o Vitor Mendes sem ter ao menos dado qualquer oportunidade ao garoto,….acorda Rodrigo Caetano!

  3. bom tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. o detalhe poderia estar no banco se o galo não doacem o savarino e ficasse com o foguete fumacinha. quando os americanos veio comprar o savarino a diretoria deveria ter oferecido o foguete molhado fumacinha. na verdade o banco de reservas do galo é muito fraco contar com fabio bolt e Godin aposentado estamos fritos estas 2 péssimas contratações fica na conta do senhor Rodrigo Caetano. os jogadores keno. Vargas. Dodô aposentou no DM a para piorar zaracho também. aliás o galo não precisa de um camisa 10 este camisa 10 é zaracho ano passado ele jogou de titular e nacho preguiça era reserva ai apareceu o padrinho e colocou de titular. aliás o futebol do zaracho e jair acabou no comando do EL turco. vai galooo.

  4. Boa tarde, Paulo Peixoto, Eduardo e Massa!
    Concordo que El Turco não tinha muitas opções no banco, mas acho que ele não soube aproveitar os limões. Por exemplo: Rubens já mostrou que tem personalidade e é habilidoso. Fosse eu o treinador, adiantaria o garoto lá pra ponta esquerda, colocaria Alonso na LE e Réver ou Igor Rabelo pra jogar com Nathan Silva. Gostei muito da entrada de Otávio, fortalecendo a marcação no meio. Ainda no ataque, tiraria Ademir que estava péssimo e colocaria o garoto Sávio onde ele sabe jogar, na direita e não na esquerda. Mas o treinador parece que vê outro jogo.

    Em tempo: Desejo sucesso na cirurgia, caro Eduardo Ávila, e pronta recuperação! Deus o abençoe!

  5. Temos que parar de comparar com o Time do Cuca, o Time atual e outro, o esquema e outro. Esta um futebol bonito? Não, mas esta competitivo, agora é o que importa, com o tempo a confiança entra, o time encaixa. O importante é ter bons resultados, pois os maus resultados acaba minando mais a confiança.
    Estamos na cabeça, disputando 3 grandes campeonatos, com chances em todos, além de já ter faturado 2.
    Precisamos apoiar…

  6. Bom dia, Peixoto e Canto do Galo!!!

    Sobre peças faltantes no elenco atleticano, a chegada de um centroavante faria muita diferença no elenco como fez o Diego Costa na temporada passada.

    Se Hulk sofrer uma lesão e ficar uns vinte dias fora em período coincidente com jogos importantes, a quem recorrer?

    Relativamente ao Ademir, vejo-o como bom jogador em mau momento. Aliás, todos os jogadores do Atlético oscilaram e muito, basta lembrar.

    Nacho, Zaracho, Everson, Vargas, Keno e praticamente todos passaram momentos ruins e de oscilação no Atlético.

    Hulk, quando chegou ao Galo, não rendeu. Inclusive o próprio atleta confessou que naquele momento ruim chegou a pensar em pedir rescisão contratual porque seu futebol não estava fluindo como imaginava.

    E olha a situação do Everson que comeu o pão que o cão amassou com o rabo quando chegou ao Atlético.

    Vejo que bola o Ademir tem. E pressinto que ele vai sair dessa fase ruim e dar muitas alegrias ao impaciente torcedor atleticano que adora pegar um jogador do time para judas a fim de expiar a culpa nos maus resultados da equipe. Essa pressão da torcida, aliás, nos jogadores faz parte e é normal e Ademir precisa entender isso para dar a volta por cima.

    Resta desejar sorte ao Ademir para que ele se encontre fazendo um belo gol, uma bela assistência e uma ótima partida amanhã contra o FluC para que o Galo continue brigando na parte de cima da tabela e sem deixar que os outros postulantes ao título do BR22 criem distância e gordura que depois fique difícil de tirar.

    Vamoooooo, Ademirrrrrrrr!!!

  7. Pois é, no Domingo nem no banco estava o tal GODIN!!!

    E quando alguns criticaram (inclusive eu) esse jogador depois de jogos muito ruins, veio um amigalo nos chamando de “entendidos” e zombando da gente dizendo que a zaga titular seria Godin e Alonso, querendo ou não os “entendidos”… então tá viu amigalo???

    Outro amigalo chegou a dizer que o Godin seria muito útil num eventual jogo de Libertadores contra River ou Boca lá na Argentina e assim, calaria os críticos… imaginem a correria pra cima dele, seria um DEUS nos acuda… me ajuda aí né amigalo???

    Essa contratação foi uma piada de muito mal gosto com esse jogador chegando aqui já com idade avançada, totalmente fora de forma física e mental, sem a mínima condição de fazer jogos com a nossa gloriosa camisa… o cara tá tentando entrar em forma faz mêses e não consegue e agora, pelo visto, está forçando a saída e vai embora sem ter deixado o mínimo!!!

  8. Bom dia Paulo. Vamos insistir com a Ademir, do mesma forma que insistimos com Patrick (ficou 10 anos no galo), ou com o Guga? O Ademir já tem 27 anos. O Vinicius Junior tinha 18 quando chegou no Real Madri. Se você tivesse pedindo paciência com o Savinho( 18 anos), ai seriam outros quinhentos. Esse Ademir quando deveria passar a bola chuta e quando chuta é aquela tragédia que todos conhemos. Ademir, Guga e Godinho , nao sao jogadores para elenco de time que busca protagonismo nas competições maiores.E esse Calebe nao seria o reserva do Nascho? O Natan e Hioram foram emprestados para abrir espaço para o Calebe.

  9. A sua saudavel e perspicaz critica construtiva , caro Peixoto, nos leva a uma conclusao obvia e obrigatoria. Enxergar isto que voce enxerga, voce e milhares de torcedores atleticanos , nao seria uma funcao do diretor de futebol? Que trouxe para “enriquecer” nosso otimo elenco, godin, fabio gomes , e otras cositas mas? O nosso decantado elenco, multicampeao, vencedor , nao poderia ser reforcado (nao ternho c cedilha, perdoem), ao inves de refugos , que nada acrescentam ao time? O time termina uma jornada vitoriosa e com titulos, sobrando , gerando expectativa imensa de um ciclo vencedor, sai cuca e vem refugo.Realmente, a verdade : nao precisamos de inimigos, o cavalo arreado em nossa porta, a faca o queijo a nossa diposicao, vem o festival de besteiras , pra frear nosso maravilhoso momento. A venda de Savarino foi de uma estupidez sem tamanho , nao adianta dizer o contrario , nao tem desculpa , a volupia e pressa qie tiveram em renovar com este vargas , jogador de meio tempo , poderiam ter gasto em nao deixar savaliso ir embora , um milhao de vezes melhor que sasha, vargas, ademir, fabio gomes, etc. Detesto diretor de futebol , todos. eles , sempre trabalham contra os anseios da torcida.

  10. Bom dia a todos!
    No início do ano o Galo se desfez de alguns bons jogadores para aliviar um pouco o caixa e, principalmente, fazer caixa.
    Saíram no início do ano os meias Natan, Franco e Hyoran, o centroavante Diego Costa, posteriormente o Savarino e Dylan. Saíram seis boas peças de reposição e chegaram ao clube somente o Ademir, Fábio Gomes, Godin e Otávio.
    Traduzindo em miúdos, o elenco Atleticano ficou muito mais fraco, os jogadores que saíram faziam a diferença em 2021 quando acionados, os que chegaram vieram para compor banco e ainda não conseguem disputar uma vaga de titular na equipe.
    Se quisermos brigar por todos os títulos neste 2022, nosso meio campo e ataque precisarão ser reforçados. Até o momento isso não foi feito.
    É compreensível a dificuldade do Turco em fazer mudanças no decorrer da partida, visto que, ao olhar para o banco, há poucos jogadores com capacidade e qualidade para mudar um jogo difícil. Então, cabe a diretoria se movimentar e fazer as contratações que qualifique ainda mais o elenco.

  11. Bom dia Massa, Peixoto e Guru

    P. Peixoto, parabéns, novamente um texto simples, mas carregado de conteúdo.
    Vc foi preciso, pois se El Turco tem deixado a desejar na performance do time, com certeza uma das causas é a falta de opção no banco; opções que Cuca tinha de montão, já que alguns sempre usam o ex técnico para criticar o trabalho do atual.
    Com relação a Ademir é entendível a dificuldade do jogador, talvez esteja assustado, pois afinal de contas ele está jogando num clube de torcida gigante e onde há cobranças, bem diferentemente do seu clube anterior.
    Ele precisa de apoio? Sim, mas, ele tb precisa fazer a sua parte, pois nitidamente o que vimos em campo nas deficiências do jogador é a falta de treinamento, principalmente nas finalizações.
    Ele precisa entender que ao contrário do Melequinha, onde ele era a estrela, aqui ele é somente um coadjuvante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *