Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Última partida para experiências

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Para cumprir a última rodada da fase classificatória do Estadual, o Galo entra em campo com time alternativo. Com faca no dente e sangue nos olhos, em busca da vitória e acompanhando o resultado de URT e Tombense, a Caldense sonha com a quarta vaga da competição.

A escalação de Roger Machado sinaliza surpresa. Acredito que a maioria dos Atleticanos aprova o revesamento das peças do elenco, principalmente em ocasiões que não alteram tabela, no entanto algumas escolhas merecem reflexão.

Defendo, antes de mais nada, que é função e dever do treinador definir escalação. Porém, no lado de cá, achamos que dar chance ao goleiro Uilson é necessário, sobretudo depois da medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016 e do desempenho nas partidas da Flórida Cup.

Carlos César, por sua vez, precisa pegar ritmo para uma eventual substituição de Marcos Rocha. A volta de Erazo era esperada com grande expectativa, mas o jogador equatoriano foi vetado novamente por problemas médicos. Ficamos novamente preocupados com o setor mais vulnerável da equipe nos últimos dois anos.  Felipe Santana e Jesiel precisam mostrar serviço para tranquilizar o exigente Torcedor.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

A decisão mais polêmica acontece na lateral esquerda. Muitos Atleticanos entendem que Danilo merece a vaga em vez de Fábio Santos. Roger optou pelo jovem e promissor Leonan, deixando o lateral contratado junto ao América como opção para o meio campo. No setor, embora tenha mostrado satisfatória atuação quando foi lançado, Danilo caiu de produção e passou a ser chamado de “Patric do Roger Machado”.

Com isso, Ralph, que tem futuro promissor, perde a oportunidade de jogar desde o início, pois o comandante deve usar Adilson e Yago na contenção, insistindo com o próprio Danilo e, acreditem, também com Carlos Eduardo. Será a última chance deste jogador mostrar a que veio. Até hoje deixou a desejar. Minha frustração pessoal é grande, além de tudo ele carrega o nome de meu pai e o meu. Esperava muito dele. Quem sabe mostra serviço, nem que seja para calar nossa boca.

No ataque, estarão Marlone e Flávio. O recém-contratado é jogador de confiança de Roger. Sua vinda demorou, mas acabou se concretizando. No clássico, não decepcionou. Já o garoto é uma incógnita. Buscado às pressas nas divisões de base, sua entrada acontece em função da suspensão de Fred e por Rafael Moura estar pendurado com dois cartões. Torcedores, e até vejo certa lógica, queriam que He-Man jogasse para ele ser amarelo e cumprir punição no jogo de ida das semifinais.

Nos próximos dias, por causa da infantilidade do camisa 9, ficaremos ansiosos aguardando o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Para finalizar, se estamos com a faca e o queijo na mão, foi graças a uma brilhante campanha no Campeonato Mineiro. Perdemos o clássico, no entanto atropelamos todos os adversários nas rodadas anteriores. Tombense, Uberlândia e URT que o digam. Até o Coelho…

Não nos esqueçamos que certo treinador chama Belo Horizonte e Minas Gerais de aldeia e reclama de eventuais erros de arbitragem nos jogos do Galo, todavia não menciona coisas estranhas que beneficiaram à sua equipe. Quanto ao último confronto, desnecessário comentar. A arbitragem decidiu o clássico. Já vi o mesmo juiz fazer lambança pior. Vida que segue. Aqui na aldeia mineira é Galo, por#@!

17 thoughts to “Última partida para experiências”

  1. Há tempos, venho perdendo a graça com o “glorioso”,depois desta derrota para o outro lado(azul).Infelizmente, o Galo, Vem se especializando em ser time pequeno, que não tem tesão para ganhar títulos.Outra coisa, há tempos que nós nos especializamos em contratar bondes, vendo vídeos:Flavio Conceição, Ronaldo, Carlos Eduardo etc, são alguns que vieram a preço de ouro, e que não podem ser mandados embora, me esqueci do cardenas, que na única jogada bonita em toda a sua vida, resultou num gol contra o galo, numa falha gritante do vitor- e depois ? Um abraço, Eduardo, vc é um Atleticano que enobrece nossa torcida.

  2. É realmente ameaçadora a posição dos últimos treinadores do Galo de insistir em improvisar. Um dia foi Patrick, já deslocaram Marcos Rocha e Carlos César – e as pesadas contatações que são feitas não recebem as devidas oportunidades. Na minha modesta opinião, o Danilo já precisa assustar um pouco mais o Fábio Santos, que vem se acomodando com a titularidade absoluta e produzindo muito timidamente. Saudações alvinegras.

  3. Boa tarde, Eduardo.
    Já estou concentrado para o jogo daqui a pouco.
    Quando vi o provável time escalado e os relacionados para a partida, senti um frio na espinha. Conclui que nosso elenco é mediano e incapaz de conquistar títulos de expressão.
    Todavia, fico na torcida de uma bela vitória hoje.
    Continuo confiando, mas sempre desconfiando.
    Bom domingo para todos nós.

  4. Mais um gol com a ajuda do apitador!!!! KKKKKK!!!! Coitado do Democrata!!!! Mais uma ajuda vindo da “aldeia CHORORO” pra “aquela gente”!!!! KKKKKK!!!!!! Será que o treineiro dançarino vai falar alguma coisa?!?! É muito cara de pau!!!!Tem que vir árbitro de fora!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  5. Bom Dia: discordo da opção de poupar jogadores. Haja vista que fazem por profissão, o que a maioria faz por diversão. O receio ao, eventual, 3º cartão (He-Mam), é até louvável. Todavia, certa ocasião o Alexandre Galo (no CAM) que atuava em posição de extremo contato físico, ficou vários jogos “pendurado”. Quanto ao Carlos Eduardo, além de conterrâneo, também foi colega do Roger no time do Grêmio. Portanto, está no CAM até hoje é por PATERNALISMO e “COMPETÊNCIA”!

  6. Por que que esse Carlos Eduardo está no Galo ainda ? Com todo o respeito ao profissional. mas não tem a minima condição de estar no Atletico. Ouvi dizer que o salario é bem elevado para o nada que oferece em campo. Imagina o prejuizo que o Galo está tomando com essa inhaca .

  7. Confesso que, após 3 meses de experiências, vendo o futebol apresentando pelo time e, vendo os comentários anteriores, estou preocupado. Acho que, neste ano, não vou deslocar os 700Km que separam Espinosa de BH, para assistir uma semi ou final de torneio importante como fiz , em 2013, 2014 e 2015.

  8. Enfim se foi uma semana que para mim não devia ter existido.
    Derrota para aquela gente da máfia com eles enfiando a ….. no chão e nossos Rochas e Cariocas apenas cercando… Que beleza!
    Nunca gostei do Fred. Antes. Veio pro Galo e foi só alegria, um menino de ouro, bipolaridade para que te quero? Agora me faz uma idiotice daquela e vai tomar trezentos jogos. Precisamos ser desonestos conosco mesmos: a suspensão será apenas para o Mineiro, precisamos dele na Libertas, na Primeira Liga, na CB e o no Brasileiro. Vida que segue. Mas tudo como dantes no quartel de Abrantes: voltei a não gostar dele.
    Roger, meu grande Roger, em quem deposito enorme confiança: não testa o Danilo hoje na lateral e ainda retira o He Man. Ele quer que o He Man ganhe cartão nas semi finais… Que beleza!
    Caso Cardenas… Sem comentário! São ações assim que acabam com um Clube.
    O América tem uma implicância com o Atlético a meu modo de ver injustificada: deveria te-la em relação ao Cruzeiro. Este sim, roubou dele, América, o posto de segundo clube de Minas…
    O Presidente, que passou a mão na cabeça do Fred, brincando, como sempre faz e gosta de fazer, desde que é menino pequeno, diz que quer ver a camisa do Galo no Japão… Alguém pode me dizer para quê?… Oh, semana!!!

  9. Bom dia , bom domingo , Eduardo e colegas atleticanos . Compartilho , em tudo com o comentário do colega Paulo César , sobre a imperdoável não punição ao cone e ainda passar a mão na cabeça , quase elogiá-lo. O que acho bom nisto, se é que tem alguma coisa boa , é que a torcida não perdoa , está de ollho nele e será cobrado, sem dúvida alguma , esperemos que Rafael Moura jogue com alma, com espírito vencedor, o verdadeiro espírito atleticano.
    Como diz muito bem o blogueiro, acabam hoje, os experimentos , e apesar de dar méritos exagerados `a conquista do até agora, primeiro lugar no mineiro, a realidade não pode ser ocultada , não tampemos o sol com a peneira : 3 jogos importantes, 3 fiascos , 3 vexames , jogando mal, sem apresentar futebol algum, e em dois jogos, levando gols no começo ,
    mostrando falta de concentração e descomprometimento.
    Zerado tudo , a sequencia agora, com jogos na quartas , e domingos , valendo . Agora as críticas e cobranças serão maiores , exigimos erros zero e comprometimento total.
    Apesar dos vacilos, eu acredito , este time tem que dar liga.

  10. Bom dia. Eduardo! Defendo, há muito, a chance para o Uilson, não só pelos próprios méritos como, também, pelas falhas que o Geovane tem cometido, não nos dando nenhuma tranquilidade! Conforme seu desempenho, acho que devemos procurar outro goleiro (que tal o João Ricardo????), pois, o São Vítor deverá custar a entrar em forma! O Felipe Santana já é uma realidade! Já mostrou que tem futebol e, principalmente, raça para estar no elenco do GALO. Muitos até queriam vê-lo jogar ao lado do LS. O Danilo deveria ser escalado na sua verdadeira posição (lateral esquerda), pois, além de termos muitos jogadores de meio, ele caiu de produção e não vem mostrando o seu verdadeiro futebol. Seria uma ótima oportunidade para mostrar para o Fábio Santos que tem reserva doido para ser titular e que ele tem que se empenhar mais! Confio no futebol “feijão com arroz” do Carlos César. Tomara que estejamos enganados, mas, o Ralfh tem muito mais futebol que o Yago e deveria ter essa oportunidade. Lá na frente vai ser muito mais útil ao Galo! Concordo que o Rafael Moura deveria jogar e forçar o terceiro cartão amarelo, pois, o Fred, apesar de termos o Melhor Departamento Jurídico do Brasil, dificilmente joga o restante do mineiro. Quanto ao falastrão treineiro “daquela gente” (kkk!!!!), vai continuar comemorando desclassificações e falta de títulos com sua dancinha ridícula, pois, mesmo com a ajuda dos apitadores, nessa “aldeia” quem sempre mandou, manda e sempre vai mandar é o GALO!!!! Alguém sabe informar em que pé está o chilique do coelho quanto ao aumento do caldeirão do Horto????? Por quê tanta resistência???? Vai atrapalhar em quê????

  11. Culpar o árbitro pela derrota no clássico é IRRESPONSÁVEL,porque não culpar então o FRED,MARCOS ROCHA,CAZARES,GABRIEL e o ROBINHO esse último nunca foi decisivo, o artilheiro da temporada provavelmente não jogará mais o campeonato por dar um soco no adversário,e o PRESIDENTE ACHA NORMAL.
    Um proficional que ganha o que o FRED ganha tem que pelo menos respeitar a história da instituição, ele melhor do que ninguém sabe a dimensão do CLÁSSICO para a torcida.

  12. Bom dia, Carlos Eduardo surgiu como craque no grêmio e alguns até o comparavam ao R10 indo cedo pra fora e não vingou. Tomara ele cale sua boca e a minha, não sei porque mas acho que ele ainda vai ser muito útil ao GALO que não tem um 10 ainda confiável. Falo mais uma coisa treinador queima jogador, cada um na sua, porque essa insistência com Danilo no meio sendo que é lateral,outro Patric? Abre o olho Roger, agora é só decisões um vacilo e pode ir tudo por água abaixo. Se ocorrer tal vacilo não sei se aguenta o tsunami alvinegro de insatisfação. É só não dar motivos para tal. Saudações Alvinegras.

    1. Bom dia LUGALO, eu concordo com você. Principalmente pela má fase do F. Santos era de se esperar um teste com o Danilo na lateral esquerda pra ver como ele se sai. Por outro lado, a chance ao Leonan vai ser bom pra ele mostrar serviço… Quanto ao C. Eduardo, após ler a entrevista dele na coletiva, fiquei com a impressão que ele passou por problemas pessoais e que estava com a cabeça bagunçada pra jogar futebol. Eu me irritei demais com ele em todos os jogos que entrou, mas já que ele está tendo mais uma oportunidade e tá vestindo a camisa do Galo, terá todo apoio durante o jogo. Eu acho que pra que ele tenha uma chance de render alguma coisa, ele precisa jogar no lado esquerdo do campo, na mesma função que hoje faz o Cazares, sem se preocupar demais em marcar, não muito aberto, cortando pelo meio com apoio do lateral. Não tem como esperar dele ultrapassagens em velocidade, dribles rápidos, etc. Vamos ver no que vai dar… Saudações!

  13. Bom dia, xará! Esperava muito do Carlos Eduardo? Vixe, tava mal informado, hein? Amigos framenguistas adoraram quando o Galo o contratou. Eu não esperava nada, nenhuma decepção, correspondeu às minhas expectativas e não acho que algo vá mudar, jogador sem alma, isso não combina com o Galo. No mais, que os demais aproveitem a chance para mostrar serviço e que o Marlone entenda que a grande chance de sua carreira é aqui, passou por uma renqua de times pequenos, se não vingar no maior de todos, será só morro abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *