Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Torneio de verão desnecessário

Sinceramente, tenho cá minha insegurança em relação à disputa da Flórida Cup. Em que pese a presença de fortes equipes do futebol mundial, o torneio de verão, a meu juízo e até prova em contrário, foi um dos responsáveis pelo desequilíbrio da equipe na temporada de 2016. É bem verdade que a conquista do título nos coloca numa vitrine incomparável. As três últimas conquistas internacionais de clubes brasileiros foram do Clube Atlético Mineiro.

A Copa Libertadores de 2013, a Recopa de 2014 e a Flórida Cup de 2016. Incontestável. Fora isso, apenas o time da CBF, que depois de uma sequência de vexames, finalmente venceu pela primeira vez uma Olimpíada no futebol. Ainda assim, carrego minhas duvidas sobre a validade desta competição, digo em termos de preparação para a temporada seguinte. Muitos, com melhor qualificação que este blogueiro, atribuem o grande número de contusões ao longo da temporada ao início de ano nos Estados Unidos.Prato carrasco do Inter - gol - 02-11-16

O ideal seria que, na reapresentação, os jogadores passassem por exames laboratoriais, testes físicos e de campo, para, em seguida, participarem de despretensiosos amistosos até chegar a primeira competição que será o nada atrativo Campeonato Mineiro. Concomitantemente ao início do estadual, teremos as primeiras partidas de nossa quinta participação consecutiva na Copa Libertadores das Américas. Com o time classificado, preferencialmente, para a vaga direta, ou seja, evitando-se a fase preliminar. Assim, haveria mais tempo para a preparação da equipe. Depende dos jogadores, de onde se espera toda a dedicação, para que esse objetivo seja atingido.

Mas, de volta à Flórida Cup, confesso que comemorei a conquista de janeiro passado. Não imaginava, contudo, que aquela viagem aos EUA pudesse influir tanto na necessária pré-temporada de inicio de ano. Como temos o melhor Centro de Treinamentos do Brasil, entendo que o lugar para essa preparação deveria ser a Cidade do Galo e não disputando um torneio caça níquel.

Repito que apesar de ostentar e até mesmo esnobar a conquista da competição, em meu entendimento as prioridades para o ano de 2017 são bem distintas de buscar o segundo título desse torneio. É o meu sentimento.

Otero jogo com o Inter 26-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Em tempo: na próxima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, em que temos agora a presença de cinco Atleticanos (com a convocação de Fábio Santos), nossos craques estrangeiros deverão atuar. O treinador argentino, depois do vexame de sua seleção no salão de festas do Galo, deverá colocar Lucas Pratto desde o início da partida. Los Hermanos correm risco de ficar fora da Copa da Rússia.

Otero, destaque na vitória venezuelana, ao que indica será mantido na equipe. Erazo, que atuou o tempo todo, e Cazares são peças fundamentais para o Equador. Só espero que todos eles, inclusive e especialmente Cazares – claro –, não percam o voo de volta na quarta-feira para estarem à disposição da equipe no dia seguinte, frente ao Palmeiras.

17 thoughts to “Torneio de verão desnecessário”

  1. técnico errado! o gde erro foi a escolha do técnico, a defesa é uma peneira e o time não tem compactação! queria ver muito um grupo como o do galo nas mãos de tite, roger, jair ventura, abel braga, etc

  2. O problema é o calendário todo: 15 datas para o mineiro mais 7 pra primeira liga, ambos não tem importância alguma atualmente. Depois durante a temporada os clubes precisam priorizar um competição, geralmente abrindo mão do Brasileiro. 2 jogos não são o problema, afinal o que é um peidinho pra quem já está todo cagado?

  3. Por que os problemas de preparação são antigos, não há necessidade de ser cauteloso com mais nada?

    Divulgar a marca do galo? A melhor maneira é ganhando títulos, além de ser mais efetivo, é pra isso que torcemos, não para sermos conhecidos.

  4. Concordo plenamente! Ainda que o Torneio da Flórida não tenha relação direta com as lesões, como um dos comentaristas do blog sustentou, certo é que, no mínimo, ele prejudica na formação, no entrosamento e no foco da equipe. Ao invés de os jogadores fazerem a pré-temporada no melhor CT do Brasil, se preparando para torneios que efetivamente sejam importantes, ficam passeando na Disney. Mesmo porque o Marcelo Oliveira até hoje não disse a que veio e precisará de um bom tempo para preparar a equipe no ano que vem. Não tenho a menor dúvida de que o torneio da Florida prejudicará esse processo de evolução da equipe.

  5. Não serão ascendas dos jogos do campeonato mineiro que ajudarão o Galo a manter este elenco. O que deve ser feito é reunir os departamentos técnico, fisiológico é médico e procurar a origem de tantas contusões.

  6. Concordo plenamente com a participação do Galo na Flórida Para manter um elenco como este o clube precisa de grana e não será com as rendas obtidas no campeonato mineiro que se paga o elenco. Em relação às contusões a prioridade é uma checagem nos departamentos médico, fisioterápico e físico, onde provavelmente está o problema.

  7. Concordo com o comentário do colega Souza.

    Para nós que moramos aqui nos Estados Unidos, a Flórida Cup representa matar as saudades do nosso Atlético. Lembrem-se, vocês, que o amor pelo clube rompe as fronteiras do Brasil. Não sejam tão obtusos. Chega de fazer jogo treino na Cidade do Galo contra as equipes de empresários do interior de MG, por exemplo.

  8. Concordo com o amigo Souza.Corinthians,Internacional e Fluminense também participaram esse ano e não tiveram nem 1/3 das contusões do Galo.Em 2015 tivemos uma pré temporada inteira no ct e ganhamos apenas o Mineiro aos trancos e barrancos não conseguindo vencer nem a Caldense no Mineirão com 60 mil pessoas e ganhamos em Varginha com um gol no final impedido sendo q na 1 fase fomos derrotados por eles em Poços de Caldas por 2×0.Na libertadores fomos eliminados nas oitavas pelo Inter sendo q classificamos na 1 fase em 2 lugar do grupo apenas na rodada final com um gol espírita do Carioca.Na Copa do Brasil fomos eliminados de cara pelo fortíssimo Figueirense e no Brasileirão todos viram o fim qual q foi.Entao discordo totalmente sobre a pré temporada fora de BH interferir no decorrer do ano.

  9. O ano, não acabou.
    O brasileirão, não acabou.
    A Copa Brasil, não acabou.
    O Palmeiras vai começar a acabar após perder para o Galo.
    O brasileirão, vai acabar com Palmeiras x Galo, ambos com 72 pontos, decisão pelo SG saldo de gol.
    A Copa do Brasil, acaba quando o Galo for Campeão.
    Galoooooôôôô !!!

  10. O que o Galo ganhou jogando esse torneio? Que visibilidade ele teve? Ajudou. A adquirir algum patrocínio? Se essas pergentas não forem respondidas não justifica em nafa esse torneio la nos EUA. Esse torneio é uma balela

  11. Discordo em gênero, número é grau. Não há correlação alguma entre a participação no torneio e as lesões. Essa situação foi levantada por alguns jornalistas, por conveniência e comodidade, e não analisaram os fatos. Repito: não há relação. Victor teve uma lesão no joelho em consequência de um trauma. Marcos Rocha teve também um trauma no cotovelo devido a uma queda. Geovani fratura a fase depois de uma pancada. Cazares teve rompitura muscular na coxa, a mesma que o Ronaldinho teve. Robinho não estava no Galo em janeiro, e se lesionou nos jogos contra o São Paulo pela libertas. Assim como Maiconsuel também não foi aos EUA e já se lesionou duas vezes após seu retorno ao Clube, em maio. Donizete e Leonardo Silva se lesionaram no fim da temporada. Patrick teve nova lesão, agora muscular, pois a primeira foi uma torção no joelho, igual a do Victor.
    Fluminense e Corinthians estiveram pelo mesmo prazo no torneiro, fizeram o mesmo número de jogos. Jogos esses em que se usavam um time na etapa inicial e outro nos 45 minutos finais.
    Ano passado também ocorreram muitas lesões e a pré-temporada não teve torneio. Pra mim, o problema é interno no Clube. Há uma divergência de metodos e opiniões entre departamentos físicos, médico e fisiologia.
    Essa Diretoria está trabalhando na internacionalização do Clube, na propagação mundial da marca. É esse torneio serve como instrumento de divulgação. Se for para escolher entre “torneios”, que se abra mão da inútil Rio-Sul-Minas, que não serve nem como caça níquel pois nem rentável é.

    1. CONCORDO CONTIGO, AS LESÕES DO GALO SÃO RECORRENTES DESDE MUITO ANTES DE 2016. A DIRETORIA TEM QUE ABRIR O OLHO COM O FISIOLOGISTA, PREPARADOR FÍSICO E A EQUIPE MÉDICA. FLÓRIDA CUP É A OPORTUNIDADE DE COMPARARMOS OS TIMES BRASILEIROS COM OS EUROPEUS.

    2. Muito oportuno seu comentário. Também acho que o problema é interno no Clube. Há uma divergência de metodos e opiniões entre departamentos físicos, médico e fisiologia. Sem uma padronização, e um controle, poderemos repetir a rotina de lesões, com ou sem Florida Cup. E para manter um elenco milionário não há outra solução. Temos que jogar – e faturar.

  12. Acho uma temeridade que apenas 15 dias depois da volta às férias, estaremos forçando nossos jogadores a enfrentar um time europeu que está no meio da temporada, no auge de sua preparação física.

    Gostaria de uma explicação dos médicos do Galo, se isso não for algum problema, se isso não aumenta a probabilidade de lesões, etc, etc, etc

  13. Será que vamos repetir o mesmo erro duas vezes ? Parece que vamos repetir as mesmas queixas de 2016 em 2017 , porque os vacilos estão snedo os mesmos .
    Será que o Atlético vai tomar jeito um dia ?

  14. Concordo em grau, gênero e número sua colocação, que aliás eu já havia feito este comentário aqui neste blog. Não haveria necessidade do Atlético participar deste campeonato.
    Vamos para cima deles GALOOOOO………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *