Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tempo de boa resenha

Nessa trégua, imposta ao Galo graças aos jogadores do eixo convocados, vamos ter dias e posts para nossa permitida elucubração mental. Tempo liberado para nossas considerações, ainda que controversas, desde que com respeito às opiniões dos amiGalos. Como bem o disse o Barata, reforçado pelo Wellington, essa paralisação nos faculta dizer as “abobrinhas” que cada um tem no seu pensamento.

Eu, cá do meu canto, desconfiado sempre das reais intenções da CBF e TV – consequentemente da arbitragem, STJD, marcação das partidas e tudo que envolve o interesse dessa gente – lendo e refletindo sobre a opinião e comentários expostos. Convergindo ou divergindo, reafirmo que o espaço deste Canto do Galo tem a intenção de permitir a vivencia do nosso sentimento. Exceções, evidentemente, existem entre aqueles poucos que não sabem conviver num ambiente de respeito. Sigamos.

Dito isso, vamos às cornetagens que nos são permitidas. Cuca, ao que estamos acompanhando, conseguiu definir elenco e titulares para essa reta final de temporada. São três títulos em aberto, quiçá quatro – dependendo da eventual conquista da Libertadores –, que estão na nossa pauta. Evidente que levar todos é algo surreal, mas nada impede a consolidação do legitimo sonho Atleticano. Registre-se que, para chegar nesse patamar – como gosta a parcela da crônica carioca – teve de ceder a algumas teimosias. Zaracho foi uma delas, pedia passagem, a torcida reclamava e aclamava, mas o treinador resistiu até que o argentino mostrou a que veio.

Minha bronca, preguiça na verdade, com os comentaristas do eixo não é gratuita. Os caras, seguramente por interesses comerciais de seus empregadores, só enxergam paulistas e cariocas em programas de rede nacional. Vejo pouco, porém recebo sistematicamente pílulas dessas pérolas atiradas ao ar de suas observações e conclusões. Nenhum dos cretinos que – durante uma semana – encheram o saco sobre a expulsão de jogador do Palmeiras no jogo com o Galo, teve colhão de falar sobre as penalidades inexistentes marcadas para favorecer ao Fluminense. Tampouco de árbitro dar acréscimo ridículo em jogos do Galo e ainda terminar a partida antes desse tempo.

Da mesma maneira, fico do meu canto indignado, observando que o Flamengo tem jogos adiados, da segunda e da quarta rodada do turno, sem que a CBF determine suas realizações e esses mesmos analistas – imorais – não se dão conta da situação. Fosse o contrário, jogos do Galo nunca foram adiados – agora ficou muito descarado – e seriam marcados três partidas numa semana para não atrasar o calendário. Safadeza e vagabundagem. Da CBF, da TV e de seus comentaristas.

Por fim, afirmo – sem medo de errar – na partida de volta pela Copa do Brasil (15 de setembro, com o Fluminense) havendo oportunidade, outra encenação de jogador tricolor vai determinar a marcação de penalidade. Daí o cone – que comentarista tendencioso chama de ícone – vai lá bater recordes exaltados pela mídia carioca. Aquele mesmo jogador que tem um débito financeiro com o Galo, e pelo andar das correções logo esse valor vai ficar impagável.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “Tempo de boa resenha”

  1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela resenha, caro Ávila!
    A folga do time do Galo, para mim, não será benéfica. O galo estava nos cascos e receio que esta paralisação de jogos possa interferir no rendimento da equipe. Se o atlético não estivesse num bom momento, provavelmente a folga seria oportuna. Como já salientado por vários amigalos, a transferência do jogo contra o Grêmio, não foi uma boa para o Galo. O momento atual do Grêmio não é dos melhores e este adiamento pode beneficia-lo, e praticamente o time titular do galo não estará treinando juntos. Cada um dos convocados estará em esquemas diferentes o que pode não ser benéfico para os ajustes ainda necessários ao time do galo.
    Este é o meu receio.
    Hoje e sempre, Galo!

  2. ERNEST,

    sabe o que eu acho ?
    O problema é de EGO mesmo .

    Veio como a estrela da companhia e se viu , de repente , ofuscado pelos novos contratados , que chegaram com vontade de aspirantes .

    Isso o vaidoso não engole e daí passa a fazer BIRRA e o futebol some mesmo .

    Aconteceu no passado com o Tardelli.

    Mas , vamos ver se conseguem trabalhar a cabeça do rapaz .

  3. CARLOS ,

    gostei demais da conta da sua prosa.

    E não se preocupe em respeitar as divergências , elas vão sempre existir.

    Eu digo sempre :
    cada qual com seu cada qual !

    1. Grande Barata,

      Agradeço sua interação.

      Acho um barato um cara ser chamado de Barata, tenho um primo ali em Caetanópolis com esse apelido.

      Abraços!

  4. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Prefiro, meu caro Guru, não ser sistemático, porém, reincidente. Vou voltar a um assunto ao qual dediquei muitas linhas neste blog, sempre contando com a adversidade de alguns e pouca aceitação de outros. Refiro-me às dívidas do Galo, hoje constantemente ressaltadas pela mídia corrupta e nojenta do eixo como algo terrível, terrível, terrível como gosta de dizer o narrador azul. Eu sempre disse que o CAM e suas dívidas são simbióticos, pois vivem, embora diferentes, como se fossem um só organismo. Repeti várias vezes que tudo o que o CAM possui foi adquirido com dívidas e tudo o que o CAM possui vale muito mais que suas dívidas. É um milagre só explicável pela ótica do capitalismo, onde bens materiais valorizam continuamente enquanto as moedas, outra invenção capitalista, desvalorizam-se ou são desvalorizadas também de modo contínuo. Por serem produtos de ficção as moedas são manipuláveis e adequáveis aos interesses capitalistas com a mesma facilidade com que trocamos uma camisa.

    Nem é preciso ser inteligente ou expert em economia e finanças para entender isso, pois, se fosse exigível inteligência, eu não entenderia nada. Pois bem, segundo diz por aí o Sr. Rubens Menin, secundado pelo seu filho Rafael e demais investidores chamados 4Rs, o patrimônio do CAM, mesmo depois de vendida a parte do shopping, vale mais que todas as dívidas do CAM, ainda que consideremos os “empréstimos” dos investidores. Só a Arena MRV, já vale, ainda em construção, bem mais do que tudo o que foi investido ou gasto nela, incluindo o terreno doado. E a arena é toda do CAM.

    Assim sendo, sem levar em conta nenhum outro patrimônio do CAM, dos quais falaremos em outra oportunidade, chega-se fácil à conclusão que a sua saúde econômica é espetacular e a financeira, quer dizer, o dinheiro vivo e disponível é questão de pouco tempo para acompanhá-la, o que por sinal, nesses cento e treze anos, nunca esteve tão perto..

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO DENTRO DO CAMPO. E FORA DELE ESTÁ VIVO COMO NUNCA ESTEVE E MATANDO DE INVEJA SEUS INIMIGOS.

  5. Ao meu sentir a torcida também deveria ter um foco mais objetivo em coisas que realmente tem importância, por que essas resenhas de criticar arbitragem, crônica esportiva do eixo, CBF por convocar jogadores, criticar Flamengo, Fluminense, não trás vitórias e nem soma pontos na tabela de classificação. Minha opinião, respeitando quem pensa contrário, é que a arbitragem por exemplo é ruim em todos os jogos, um dos motivos é que é amadora no universo do futebol brasileiro, onde se movimenta milhões, eles são amadores, não vivem disso e no último jogo, o time teve tempo suficiente para vencer a partida, não era mais cinco minutos que iria fazer diferença.

    Fala-se também que o Flamengo adiou jogos, mas o Galo teve essa condição e preferiu não utiliza-la, então, os urubus serão beneficiados como mesmo, se terão que jogar essas partidas e se esses clubes adversários estiverem mais encorpados e o time do Rio estiver com desfalques no dia do jogo? É uma incógnita saber se será beneficiado ou não, porque jogo é disputado dentro de campo, o que vale é a vitória.

    A convocação de jogadores para a seleção brasileira é visto de forma positiva pela diretoria porque valoriza o jogador, valoriza o plantel, o jogador fica satisfeito, se sentindo realizado e imagina o Éverson, por exemplo, o quanto que seu valor de mercado não aumentou com essa convocação? O mundo do futebol vive em função de visibilidade de mídia também, imagina os patrocinadores do clube como não ficam satisfeitos com uma maior exposição dos jogadores? É uma visão estreita e rasa, não considerar tudo isso que envolve o futebol, estamos falando de milhões, o torcedor não deve ter uma visão simplista, infantil e pequena do negócio chamado futebol.

    Interessante que falam que não ouvem, assistem os programas do eixo Rio e S.Paulo mas repercutem tudo que falam pro bem e pro mal, o curioso é achar que comentaristas de S.Paulo por exemplo vão falar e valorizar o futebol do Pará? Dos clubes do Amapá? Cada um no seu quadrado, sempre foi assim, qual a novidade? Os daqui de Minas são assim também, cada um puxa a sardinha pro seu prato, não vamos ser iludidos.

    Então a cobrança, o foco deve ser o time do Cuca, que ele encontre soluções mais criativas para vencer as retrancas, mudar a forma de jogar durante uma partida, variações de 4-3-3, 4-2-4, jogo com 3 zagueiros, o melhor posicionamento do Diego Costa, treinar mais finalizações, jogadas ensaiadas, rodas o elenco, isso que ganha jogo e por conseguinte ganha campeonatos, essa que dever ser a preocupação da torcida, o resto é perfumaria e argumentos de tergivesação improdutiva.

    Time pra ser campeão tem que ganhar partidas, dentro e fora de casa, essa é a maior garantia de conquista de títulos, na última partida mesmo o PVC falou que faltou ao time essa vontade de matar o jogo, golear o adversário, isso está faltando, porque pela primeira vez está havendo um vultoso suporte financeiro para atingir os objetivos.

    Cabe a torcida apoiar e criticar pontualmente e de forma objetiva esse momento mágico que passa o clube, só minha opinião, respeitando as divergências.

    Aqui é gaaaaaaloooo po&^%$@

  6. Apesar de achar muito necessária a pausa para descanso dos atletas, penso que o melhor momento pra enfrentar o Grêmio seria exatamente nesta semana. Eles estão numa crise terrível e certamente virão mais fortes quando o jogo for remarcado, sabe-se lá quando.

    Temos que enfrentar e passar por todo tipo de adversidade, afinal de contas o Atlético nunca teve benefícios de arbitragem, de calendário ou ajuda da TV e CBF. Sempre foi assim e assim será.
    Venceremos, apesar desses canalhas!

    Estamos vivos nas 3 competições e acredito piamente em conquistas para coroar este ano auspicioso.
    Avante, GALO!!!

  7. Bom dia xará e amigalos!

    Como bem disse o Gurú quando é que a Confederação Brasileira de Falcatruas vai marcar os dois jogos do CBFLA????? Eu sei. Quando o CBFLA estiver em segundo lugar na tabela deixando Palmeiras e Fortaleza pra trás. Essa é a resposta. Essa Confederação de ladrões está esperando dar o “pulo do gato” com o CBFLA no momento certo e na hora certa. CBFLA manda e desmanda! Age como quer e quando quer! Este é o futebol brasileiro que mais uma vez dará vexame na Copa do Mundo. Quanto ao Líder do campeonato eu concordo com o amigalo Barata sobre a decadência do futebol do Keno. Ano passado Keno e suas arrancadas sobressaíam sobre os adversários. Hoje ele não dribla mais ninguém e raramente consegue ir a linha de fundo. Que Cuca consiga recuperar o futebol de Keno.
    Hoje é dia de Hulk enfrentar Vargas no jogo do Chile x Selecinha. Normalmente não assisto mas como temos 4 jogadores do GALO no confronto talvez dê conta de acompanhar….

  8. Sobre Vargas e Keno é nítido a curva ascendente de um e a descendente do outro .

    Vargas, de lista de dispensáveis, parou de comer chocolate , de tomar Coca Cola , se safou do virus e se tornou titularíssimo.

    Tem feito jogadas do mais alto nível, e jogadas variadas .
    A da linha de fundo com o Hulk para o cruzamento perfeito para o voleio do Savarino foi sensacional .

    E tem arrematado do jeito que dá, levando sempre muito perigo à meta adversária, fora o combate sistemático taticamente falando .

    O Keno , cada vez mais, ladeira abaixo .
    Seu último jogo mais ou menos foi contra o Atletico de Goiás , em 1500.

    De lá pra cá ele achou que já estava consagrado , nada mais a entregar, os outros que se virassem em campo , pois Sua Majestade Kenorex, Primeiro e Único, o Rei do Um contra Um, o Quebra Linhas, não iria se expor em campo pra tomar porrada.

    Isso daí é coisa pro Hulk, que precisa provar que tem condições de jogar no mesmo time que ele .

    E assim segue o jogo !

    Para um torcedor idoso, da velhíssima guarda , a condição primeira a ser considerada para aceitar um jogador como apto a vestir o MANTO é o seu COMPROMISSO, a sua ENTREGA, saber que antes de seu EGO está o RESPEITO para com o clube e sua torcida .

    Aqui não, violão !
    Jogue bola , seu Keno , e não encha o raio do saco .

    1. Prezado Barata,

      Vargas tem dado mostras de bom futebol e isso decerto passa pela maneira mais profissional de encarar a profissão de jogador de futebol que precisa antes ser um atleta de alto rendimento.

      Vargas chegou ao Galo ao final de outubro passado, acho, com pose de estrela internacional a pedido do chefe Sampaoli.

      Aí pegou Covid naquela festa em novembro, depois foi flagrado pelo pelotão-patrulha da Galoucura em balada e o futebol sumiu.

      Esse ano novamente pegou Covid e nada do futebol aparecer até que de repente que o cara renasceu das cinzas.

      Como você, Barata, bem lembrou, o cara emagreceu e parece focado em alongar a carreira e para tanto percebeu que o futebol em alta performance só reaparece se houver foco, intenso treinamento físico e mental e muita vontade de jogar bola.

      Aí, nessa pegada mais profissional e comprometida, o futebol reapareceu e penso que o Vargas merece a titularidade no time justamente no lugar do Keno que parou de jogar bola.

      Bola o Keno tem para ser titular e ajudar o Atlético nas conquistas a caminho.

      Porém, penso que Keno foi atrapalhado por lesões, falta de férias e pré-temporada.

      Esse longo tempo que ele passou no DM somado a essa paralisação de agora nas competições talvez possam dar ao cara o período de respiro para ele recuperar a velha forma.

      Particularmente gosto muito do futebol do Keno.

      Mas concordo contigo. O Keno parou de jogar bola e o futebol dele sumiu.

      Vamoooooo, Keno!!!

  9. Bom dia todos!
    Período para pensar e descansar um pouco. Ontem, assistindo ao final da partida entre o CRB x Confiança, vi que no time alagoano está o volante Wesley, eis que me veio a mente algumas lembranças.
    Em 2012 o Galo disputou ferrenhamente com o Internacional a contratação de Diego Forlan, o jogador recusou o Galo e acertou com o colorado. Nós acabamos contratando um Bruxo mundialmente conhecido como Ronaldinho Galuxo. No ano seguinte, se não engano, o Galo quase implorou ao Palmeira a liberação do volante Wesley. O jogador desdenhou do Galo, que por sua vez, contratou o Rafael Carioca no início de 2014 e foi outra grande contratação. Ontem o volante Wesley estava presente em um jogo da segunda divisão, por isso me veio essa lembrança.
    Esse assunto me veio para mostrar uma coisa. Em 2012 todos os comentaristas criticaram o Galo pela contratação do Bruxo, todos preferiam que o Galo investisse mais no Forlan. Foi uma recusa espetacular que tivemos. Obrigalo Forlan.
    Em 2013 o jogador Wesley não estava bem no Palmeiras e a mídia tentava a todo custo coloca-lo no Galo, ainda bem que não veio. Agora, nesta janela de transferência, muitos comentaristas exaltaram o Guedes no corinthians e alguns criticaram o Diego Costa no Galo. Com todo respeito ao Guedes que honrou o manto alvinegro em 2018, mas o Diego Costa é mundialmente conhecido e, por incrível que pareça e de acordo com alguns sites, Diego Costa veio para o Galo recebendo menos que o Guedes no corinthias.
    Isso vem de encontro com as queixas sobre a tendenciosa imprensa esportiva do eixo. Se é a favor do Galo, o jogador não presta, é muito valor investido, tem que investigar de onde vem o dinheiro, agora a favor de paulista ou carioca o argumento é totalmente o oposto.

  10. Bom dia, Massa e Guru.

    A pausa no futebol, nos permite comentar aqui situações que as vezes passam despercebidas e que são colocadas em segundo plano, quando o time está em campo. Todos sabemos que um bom ambiente de trabalho, traz boa saúde física e mental, foco e alcance de metas.
    Dito isto, a cada dia nós torcedores estamos sendo pegos de surpresa com ações e declarações de nossos jogadores, mostrando que estão sim, felizes em jogar no clube e que o ambiente, mesmo com tanta gente disputando uma vaga no time, não poderia ser melhor.
    Primeiro foi Hulk vestindo toda a família e até o cachorro com o nosso manto, declarando e demonstrando, que a vinda para nosso clube foi acertada; passando pela declaração de Alonso em dizendo em dar a vida num jogo contra o River, depois foi Sacha que deixou de comemorar um gol perseguido a tanto tempo, para buscar a bola no fundo das redes para que a partida recomeçasse logo, passou também pelo recém-chegado Diego Costa ao afirmar que passaria até por cima da mãe, por nosso goleiro Everson que mesmo execrado por parte da torcida seguiu firme e trabalhando para reverter o quadro, e agora as declarações, ao meu ver sinceras do contestado Tchê Tchê, numa live, onde exalta o grupo, o ambiente e sua vontade de ficar.
    Pra quem já teve de aguentar os indolentes Cazares e Elias, atitudes como estas não deixam nenhuma dúvida de que finalmente a sem-vergonhice no clube é coisa do passado e foi embora com estes jogadores que nos fizeram passar tanta raiva com suas atitudes.

  11. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. ontem foi tchê tchê querendo enganar a diretoria que torceu para o galo em 2013 que lata deste perninhas. rsrs. não caia nesta diretoria em comprar este perninhas ao são paulo ja basta ter caído na lábia do Nathan e Hyoran. na base tem jogadores melhores que estes 3 enganadores mas a diretoria preferiram jogar dinheiro fora. agora a imprensa do mau puxa saco é dos gambás dizem eles está com um timaço que piada é está imprensa do eixo.rsrs. não vou comentar sobre a cbflixo e suas máfias do futebol brasileiro que vivem nos prejudicando ea diretoria de boca aberta não fazem nada.aff. chega dia 13 mas não chega dia 12 para assistir o maior de Minas. a galo não nos decepcione mais. vá galooo.

    1. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Concordo plenamente Paulo em relação ao tche tche. Chega de embarcar em conversa fiada de jogador torcedor. Quem torce somos nós. O cara tem de ser profissional e jogar bola. Nao me interessa se o Zaracho torce para time A ou B, interessa é seu comprometimento e desempenho no campo de jogo e que respeite o time que paga seus salários.

      1. Boa Tarde,

        Quanto ao Vargas venho lembrar ao amigalos que sua transformação se deu após a última convocação para a seleção nacional, então podemos dizer que a seleção faz bem ao atleta e nunca mal.
        Espero que nossos jogadores retornem muito mais motivados e agradecidos pela oportunidade, sabedores que são estaram lá se representar muito bem o nosso Galo.
        Boa quinta a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *