Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Duas semanas de preparação e ações

Como bem o disse o amiGalo Paulo Peixoto aqui neste espaço ontem, nos brindando quinzenalmente com suas interessantes observações, chegou o momento das decisões. O Galo, ao que sentimos, está organizado dentro e fora dos gramados. Esse aporte financeiro dos investidores Atleticanos, que está viabilizando a construção da nossa casa própria e contratações de jogadores de alto nível, sinalizam por um bom futuro à Massa.

Tenho cá meus mais de 50 anos de arquibancada, que tiveram início, como já contei, pela mão amiga de um cunhado – que me tirou da barra das calças de um pai flamenguista e de um irmão torcedor do rival –, me seduzindo a esse encanto e magia de ser Atleticano. Todos eles hoje já falecidos mas tenho certeza que acompanham e curtem esse meu sentimento de paixão e amor pelo nosso Galo.

Digo isso, pois acho importante contar – especialmente aos mais jovens – que a história do nosso time do coração é recheada de ingredientes que sedimentam uma relação inabalável. Grandes conquistas, alguns vacilos, inaceitáveis injustiças, ao lado de um número sem fim de maracutaias que eventualmente trago aqui nessa nossa página Atleticana.

Pois bem, caríssimas e caros, em todas essas décadas que vivo esse nosso sentimento único de Atleticanidade, não me lembro de um momento tão especial quanto essa temporada de 2021. As obras do estádio, em ritmo acelerado, nos permite – como diz o nosso hino – vislumbrar que “somos o orgulho do esporte nacional”. Construída com recursos próprios, será uma importante fonte de receita aos cofres do nosso clube.

Isso incomoda e muito, sejam adversários domésticos ou nacionais, gente que sempre se pautou pelo comportamento antiético ao longo dos tempos. Orgulho sim, nada de vaidade, sentimento característico de aparência e ilusão temporária. Não é gratuitamente, que colegas da mídia do eixo, insistem em ignorar o momento Atleticano.

E é assim que reagem a cada nova contratação do Galo. Para essa gente, diferente da reação às dívidas de clube que nem pagou seu estádio e que agora optou por contratações de imprevisível impacto, o nosso time está fazendo loucura financeira e o outro qualificando seu elenco. Dando calote na praça, mas ignoram essa situação para atacar e reagir ao desconforto de que terão de nos engolir.

Quando trouxemos, em 2012, Ronaldinho esses mesmos analistas condenaram a loucura do Galo na contratação. Deu no que deu. Campeão da Libertadores, Recopa e ainda Copa do Brasil. Agora, com um time bem qualificado, como foram naquela ocasião e nos anos 70, desdenham de Diego Costa como fizeram com Hulk quando chegou, exaltando jogadores de qualidade e condições duvidosas.

Diante disso, temos de aproveitar essa paralisação de duas semanas e nos prepararmos para a difícil missão dos quatro meses que faltam para fechar a temporada. Nos últimos tempos, vínhamos jogando duas vezes por semana nas três competições. E foi assim que chegamos à liderança do Brasileiro, semifinalista da Libertadores e quase nessa mesma fase da Copa do Brasil.

Confio no trabalho da diretoria, ainda que tenha alguns senões e restrições de ordem administrativa, acredito no treinador e no elenco. Essa gestão Atleticana, da sede de Lourdes e da Cidade do Galo, deverá aproveitar essas duas semanas e se preparar para ações efetivas em busca da consolidação do nosso projeto vitorioso. Cuca e seus comandados, ainda que com os desfalques dos selecionáveis, e também a diretoria exigindo paridade da arbitragem e de decisões administrativas da CBF e até da TV.

*fotos: `Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Duas semanas de preparação e ações”

  1. Boa noite.
    A campanha do Galo no Brasileirão é fantástica até agora.
    Mas precisamos manter a mesma pegada no segundo turno.
    Pois não pode repetir o ano de 2012, quando fez um primeiro turno irrepreensível: 43 pontos, com 13 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, mas no caiu muito de produção, obtendo apenas 07 vitórias no segundo turno e deu no que deu.
    Não podemos perder pontos para Chapecoense, Fluminense, Ceará, etc.
    Vamos Galo!

  2. É nítido o medo do Keno se machucar novamente.
    Não divide, está indo com o “pé frouxo” nas jogadas, realmente um receio exagerado do contato.
    Por entrar no 2T, deveria jogar com mais intensidade. O time não melhora com ele em campo.
    Aliás, fruto da total falta de confiança.
    Keno não estreou em 2021. Até agora, NADA. Nem de longe é aquele de 2020.
    Preparação física? Questão tática? Psicológico?
    Ainda que algum dos aspectos citados esteja presente, a queda brusca é injustificável. Falta um extremo que desequilibre, e hoje este não é o Keno.

  3. Caro Eduardo e atleticanos! Como hoje é dia de pitaco, vou dar o meu, em um assunto bem relevante. Toda a imprensa do eixo do mal, talvez com exceção do Jorge Nicola, que teve o trabalho e dignidade de ligar e entrevistar o Menin para entender o projeto do Galo! Hoje fizemos mais um acerto com o Avaí, referente a uma pendência do Guga. Com isto, restam muito poucos casos a serem resolvidos. Já acertamos até com o famigerado Maicon Bolt. Desta forma as dividas que podem causar transtornos e inconvenientes, estão sendo pagas. Salvo engano todos os processos da FIFA foram zerados! Então, mesmo com meus 64 anos, ainda vou ver em breve o nosso Galo ser o maior time da América Latina (Não como uma apresentadora do Sportv que disse “dos times do México e da América Latina”, quando se referia ao times do sul do continente). Vamos que vamos. O Menin que de bobo é claro que não tem nada, sabe do potencial do Futebol, desde que bem gerido e administrado, é uma fábrica de dinheiro! E vamos buscar o Brasileiro e de quebra a Liberta! Dá-lhes Galo!

  4. Boa Tarde,

    Começando a usar esse período para falar abobrinha, como disse o Barata, vamos lá.
    Gostaria de dar meu parecer sobre as últimas vendas do Galo e as tais metas estabelecidas.
    Estes artifícios foram utilizados nas vendas do Marrony, Léo Sena e no caso do Emerson que agora veio a tona o chapéu que o Galo tomou com seu repasse ao Tottenham.
    Com todo respeito a diretoria e por minha torcida incondicional ao Galo, julgo que estes artifícios utilizados atualmente possuem único e exclusivo objetivo de passar seus parceiros nos percentuais dos atletas para trás.
    Polêmico, mas é só verificar o modus operantes: -se o time paga os outros 3 milhões de reais de reais da venda do Marrony, o Vasco e o outro time teriam direito a 20%.
    Ao fazer essa tal composição, a venda sem esses valores, ou seja, as outras equipes passam a não ter o direito, ou seja , tomam uma rasteiras.
    E assim foi com o Léo Sena e com o Emerson, daí, uma ou outra vez vai se fu…, creio que um meio inescrupuloso de passar o outro time para trás e que assim sirva de alerta, essa perca com o Emerson.
    Alerta aos espertalhões o chapéu que tomaram do Barcelona, porque podem tomar da mesma forma no caso dos demais atletas.
    É aquele ditado “Quem muito quer, muito perde”
    O Galo que no passado foi estigmatizado como mal pagador, nesse momento pode estar passando por trambiqueiro e tirador de proveito econômico de seus parceiros em percentuais de atletas.
    Minha opinião apenas.
    Boa quarta a todos”

  5. Grande Ávila!! Parabéns!! Ótima mensagem como sempre!! Sou Atleticano de coração, com um grande atleticano membro da família! Meu tio Lauro Cesar, irmão do nosso grande Rei Reinaldo!! Sou de Ponte Nova também, cidade natal deles. Como você mesmo mencionou em sua reflexão, agora é a hora da verdade, onde a diretoria e comissão técnica deverão fazer ainda mais brotar em cada jogador, a importância desse grupo em fazer a história. Temos cada vez mais condições de sim, nos obrigarmos a ganhar as 3 competições que estamos disputando! Seria histórico para o clube e um grande presente para a Massa Atleticana que ao longo da história sempre deu mais apoio e nem tanto recebeu de volta do clube. Mas que fique claro que essa situação nunca deixou e deixará a vontade de ser atleticano!! Abs!!

  6. Nestas duas semanas sem galo , pra combater esta abstinencia dolorida , onde provavelmente nossos ouvidos serão feitos de penicos , onde ouviremos e leremos absurdos , vou destrinchar , dissecar as manchetes da mídia , vou fazer a ” leitura do jogo”, como diz o Bob Faria , coragem pra falar bobagem. Até hoje, deslumbrado e não acreditando que está na globo, empregaço. A Primeira manchete, portal superesportes : GALO ENCAMINHA ACORDO COM AVAÍ . POR GUGA. Pergunta : AVAÍ ? GUGA ? NÃO ESTAMOS EM OTO PATAMÁ ?

  7. Opa meu amigo Teobaldo, esta esquecendo quantos jogos ganhamos ou empatamos com jogadores vindo do banco.
    No mais, tirando uns dois ou três, os demais convocados irão apenas descansar nos hotéis das seleções, descanso que será revigorante, porém, o ambiente e o reconhecimento do seu trabalho podem sim serem fatores positivos para o resto da temporada.

    1. Não esqueci, não! Eles estão como sujeitos ocultos na expressão “exceto os pernas de pau que, salvo honrosas exceções, não decidem nada” apresentadas entre parênteses. Eles são as “honrosas exceções”. Abraços e grato pelo comentário!

  8. Os principais jogadores do Atlético estarão à disposição de seleções nacionais, portanto, não vejo como aproveitar a paralisação do brasileirão para “descansar o elenco” (exceto os pernas de pau que, salvo honrosas exceções, não decidem nada).

  9. Bom dia Massa
    Espero que o Brasil ganhe do Chile de 4 x 3. Sendo gols do Vargas, para calibrar nas finalizações. Assistências do Arana e Hulk. E Gols do Hulk. Manter o ritmo e assustar, ainda mais, os adversários.

  10. Vamos ter resenha por duas semanas e , de minha parte , vou falar um monte de abobrinha pra passar o tempo .

    Hoje vou ficar com o ilustre Vasconcelos, o comentarista que gosta de falar bonito .

    No nosso último jogo ele soltou a máxima que , para uns , é do Gentil Cardoso, mas o folclore do futebol a tem como sendo do Neném Prancha.

    Ele, Vasconcelos , soltou lá :
    “Quem desloca recebe , quem pede tem a preferência”

    Só que é o contrário, é só pesquisar, porque é a lógica que traduz a movimentação de um time em campo .

    Então, Vasconcelos, o que Neném Prancha , o rei do futebol de praia (futebol de verdade, 11 contra 11) , o que ele pregava era :

    “Quem PEDE recebe , quem DESLOCA tem a preferência”

    E que venha resenha sobre FUTEBOL em campo , vestiário , jogadores , porque bastidores , pra mim , é enfadonho demais .

  11. Bom dia, Massa Guru,

    Como bem diz o título precisamos aproveitar estas duas semanas, não só para dar o devido descanso ao elenco, mas também nos preparar física, técnica, psicologicamente e tão importante quanto, taticamente.
    Pensando no lado tático, por mais que reconheça a capacidade de nosso treinador, se pudesse eu iria sugerir que assistisse aos comentários de Ricca Perroni (uma exceção de caráter e imparcialidade da mídia do eixo), pós jogo contra o massa forte.
    https://www.youtube.com/watch?v=T5fbwFvHJOc,
    onde ele fala basicamente do jogo e do aprendizado que o time poderá ter aplicando a lição na decisão d liberta.
    Nele Ricca faz um alerta para nosso jogo contra o Palmeiras e achei interessante e muito perspicaz a opinião do jornalista.
    Sugiro a todos que vejam.

  12. bom dia Eduardo e massa.esta cbflixo que vive nos prejudicando simplesmente levou 3 jogadores para seleção da vergonha. os 3 jogadores precisam de descanso. aliás os outros convocados para seleções também. Vargas. savarino. Júnior Alonso e outro gringo que esqueci o nome. então cuca e jogadores aproveitam este momento de pausa e acerta a pontaria da equipe. muitos chutes ao gol e pouca bola dentro do gol. a galo me faz acreditar. vai galoooooooo.

  13. Grande Eduardo e Canto do Galo, bom dia!!!

    Realmente, Eduardo, que essa “parada de fábrica” possa dar ao Galo o tempo que faltava para o ajuste final da equipe da Temporada 21.

    E o que o tal “instinto matador” teria a ver com essa parada nas competições?

    PVC, o Paulo Vinícius Coelho, depois de Flu 1 x 2 CAM, pela Copa do Brasil, comentou que o Atlético poderia ter feito mais gols e ampliado o placar se tivesse “instinto matador”, um predicado que teria de sobra no Flamengo de Renato Gaúcho e faltaria no Galo de Cuca.

    Se o PVC estiver correto no diagnóstico, talvez caiba a seguinte indagação: Por quê faltaria ao Atlético de Cuca o tal “instinto matador”?

    É nítido que o Atlético de Cuca tem por estratégia de jogo tirar o adversário de seu próprio campo defensivo para achar espaços para jogar.

    Para tanto, o time de Cuca prefere baixar as linhas e diminuir a pressão para buscar encaixes para contra-atacar e iniciar as ações ofensivas e de ataques do “alvinegro” e também agora “o cinzento”.

    Ao fazer isso, num jogo de espera, a partida costuma travar, principalmente se adversário, por temor ao Galo, preferir manter duas linhas de cinco ou quatro, muito defensivas e em ferrolho.

    Talvez por esse jogo de paciência, espera e tentativas, o Hulk e o Nacho têm errado tantos passes e perdido tanto a bola ao longo das partidas, ou mesmo Keno que anda perdido e ainda não reencontrou seu bom futebol.

    Pelo sim pelo não, o bom é o Cuca, pela parada nas competições, agora tem tempo para descansar e recuperar atletas, assim como treinar e achar o ponto do time.

    Se o Cuca fizer um mea culpa e tiver humildade para tanto, penso que ele vai conseguir aplicar ao menos uma dose na equipe do tal “instinto matador” para que, enfim, o Atlético consiga chegar mais facilmente nas vitórias e matar o jogo sem tanto sofrimento.

    O Cuca precisa entender que o atleticano não gosta de jogo sofrido.

    Isso não quer dizer que ele vá imitar o Sampaoli, cuja equipe atleticana tinha instinto matador, mas na base do burro kamikaze que partia malucão para o ataque, mas desguarnecia a defesa.

    Cuca precisa, portanto, nessa parada providencial, achar o ponto da equipe para voltar às competições com um jogo menos sofrido e com um Galo mais matador na perspectiva de vencer lutando e saber matar o jogo.

    Desta vez o Galo não pode morrer na praia e o Cuca precisa entender isso!!!

    Vamoooooo, Cucaaaaaa!!!

    1. Amigo.o tal instinto matador que o material de construção pvc, que não sabe se é tigre ou amanco, este tubo e conexão cita o tal instinto matador pra reverenciar o seu time de coração, digo, de imposição , o flamerda após os jogos contra aquela vergonha santos e gremio. Digo tipo de imposição porque a globo impõe a eles reverenciar o lixo, senão…RUA. Ele, em momento nenhum cita a entrega e fragilidade destas babas que estão enfrentando rodada após rodada. E ´por isto também, que aquele craque de futebol refinado, casagrande ,junto , com ledio e corja , a todo instante gritam que o mais favorecido é o melhor time do Brasil e America , possuem o melhor elenco Este pvc, de memoria prodigiosa e fotográfica , que cita até treino do canto do Rio e Bangu , sofre de amnesia da decada de oitenta , do escanalo serra pelada, da noite mais triste do futebol brasileiro, sua memória é seletiva e sua amnesia, conveniente

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Espero que as duas semanas sem Jogo, não arrefecie a intensidade e o bom momento do galo. Como se diz: ” pode ser uma faca de dois legumes”.
    Espero que não caia o ritmo do Atlético e que continuemos na busca das 3 conquistas que estamos disputando.
    Hoje e sempre, Galo!!!

  15. Bom Eduardo. Bom dia a todos. Refletindo sobre o momento atual, vejo que estamos muito próximos de conquistar dois títulos importantes: tres partidas na Libertadores e 05 na Copa do Brasil. Mas sinceramente, na minha jumentice de mero torcedor, eu penso que o Brasileiro é a prioridade absoluta. Sair dessa fila de 50 anos vai ser ótimo. Ano passado só tínhamos o Brasileiro. Na janela de transferências a Diretoria trouxe o Vargas e Zaracho. Eu pensei : agora vai. Não foi. Este ano temos tres competições. Será que sai este Brasileiro? O que me anima é a vontade dos jogadores, capitaneados pelo Hulck. Esse Hulck é um caso à parte. Milionário, casado com uma bela jovem, o cara mantém o foco profissional, com objetivos claros: conquistar pelo menos dois títulos este ano e disputar a próxima copa do Mundo.

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Seja bem vindo, mês de setembro. Que você nos traga as mesmas alegrias dos meses anteriores, para que possamos comemorar a primavera do Galo.

    Neste mês primaveril, vamos disputar a semi final da libertadores, a vaga na semi final da Copa do Brasil e a manutenção da liderança do Brasileirão. Faremos tudo isso em apenas a metade do mês, mas com certeza estaremos felizes com todas essas conquistas.

    O GALO ESTÁ VIVO E SERÁ MUITO MAIS ATIVO NESTE MÊS DE SETEMBRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *