Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Seria sério se não fosse cínico

Renato Gaucho - filha

Ontem à tarde, numa decisão da Terceira Comissão Disciplinar do STJD, o Grêmio foi punido com a perda do mando de campo da final da Copa do Brasil frente ao Galo. Imediatamente, nas redes sociais, iniciou-se uma grande discussão sobre o que acontecerá e – se for mantida a penalidade – onde deve acontecer a partida. Ora, nada disso vai acontecer.

Basta um simples efeito suspensivo e os gaúchos manterão o jogo em Porto Alegre, conforme determinou aquele “suspeito” sorteio da semana passada. Ou pensam que o Atleticano engoliu aquela farsa? Relembrando que a TV que manda na CBF anunciou horas antes o resultado do sorteio a ser realizado. Tudo farsa. Tentei conversar sobre o assunto naquela entidade da maracutaia, mas a assessoria de imprensa ignorou todos os e-mails enviados com o pedido. Foi para o mesmo assessor que, dias antes, ao sermos apresentados, se virou de costas demonstrando desdém com o Clube Atlético Mineiro.

sede-CBF-1-300x200
Fotos: UAI/EM

Pois bem, por que razão não acredito na CBF e no STJD? Pelo histórico. Se voltarmos ao ano de 2012, resgatamos aquele julgamento providencial para tirar Ronaldinho Gaúcho da partida frente ao Internacional. O relator daquele processo foi um confesso flamenguista, que queria se vingar do jogador e do Galo pela contratação do R10.

Voltando mais ainda na história, vou ao ano de 2000. Pela Copa do Brasil, num mata-mata, tivemos pela frente o Fluminense, velho conhecido e protegido pelo esquemão que até recebe o nome de CBFlu. Na decisão que classificou o tricolor, superando o também carioca Vasco da Gama, dois jogadores foram expulsos. A suspensão automática deveria ter sido cumprida na partida seguinte, independentemente de qualquer julgamento. Mas, como tudo acontece a favor do eixo, o tribunal açodadamente se reuniu e absolveu o zagueiro César e o volante Fabinho. Apesar da grotesca manobra, o Galo superou o time do Rio de Janeiro com dois empates.

Faço as colocações para alertar aos que estão comemorando que, como sabemos que não existe seriedade no futebol brasileiro, esta perda de mando de campo não será efetivada. Ao que sinto, “galo esfolado” que sou, afirmo que tudo isso é teatral. Depois do sorteio, que teve o resultado anunciado antes de sua realização, a CBF – por meio do STJD – anuncia uma punição que não terá aplicabilidade. O efeito suspensivo será anunciado e no final das contas a entidade e tribunal terão vendido uma falsa isenção. Não acredito nessa gente.

Se a CBF fosse séria, o futebol brasileiro estaria noutra dimensão. Ao longo de décadas, quase seis, que acompanho o Galo e o futebol, sempre presenciei maracutaias. Essa será mais uma. A punição, imposta aos gremistas, foi pelo fato de a filha do treinador Renato Gaucho ter invadido o gramado na partida em que o seu time avançou para a grande final. Ora, acham que a moça “invadiu?”. Que nada, fosse um torcedor comum teria a facilidade que encontrou ou que lhe facultaram para chegar ao gramado.  Na verdade, ela estava no banco de reservas, local proibido, com a conivência da direção do Grêmio. A punição é severa e está prevista do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Então, caros, especialmente os que condenam o blogueiro pelas queixas relacionadas às maracutaias da CBF, este episódio será mais um engodo patrocinado pelos organizadores. Talvez para amenizar o “suspeito” sorteio, previamente anunciado pela patroa da CBF. Sem, entretanto, efeito prático, pois será concedido o efeito suspensivo. Mais um engodo deles em cima do Atleticano.

Em tempo: à tarde falamos sobre o jogo de hoje à noite. Essa farsa não poderia passar em branco. Se – o que não acredito – o resultado for mantido, no apito resolvem a questão. Assim caminha a CBF.

17 thoughts to “Seria sério se não fosse cínico”

  1. Eduardo, gosto do blog, mas tome cuidado pra não ficar igual seu colega de Diários Associados, aquele carioca mala, cuja coluna é quase sempre igual. Fique atento, se não vai ficar “Aqui é só Galo, CBF e arbitragem”. Abraço e bica Galo!

  2. Punição descabida. Será, justamente, anulada. Como Atleticano, já vi o Galo sofrer com as injustiças e falcatruas do futebol brasileiro. Nesse caso específico, creio que trata-se somente de injustiça mesmo essa perda de mando de campo da equipe gaúcha. Não vejo como “conspiração”, ou algo que o valha. E, por experiência própria, não desejo tal injustiça a qualquer adversário.
    Saudações Alvinegras.

  3. A punição não foi razoável. Além da letra fria da lei existe algo que se chama bom senso. Isto não é justiça. Acredito que o efeito suspensivo será concedido ainda hoje. Atleticanos, o que temos que fazer é ganhar dentro de campo, corrigindo a defesa e a compactação do time, seja onde for o jogo. Que ao Grêmio seja dado o direito de jogar em sua casa e desfrutem o título do Galo.

  4. Mais uma vez questao do sorteio anunciado horas antes pela Globo me pergunto o o nosso glorioso Presidente fez sobre esto,como sempre nada alias nunca dar satisfação ao torcedor atleticanoate parece que o clube pertence a ele e ao diretores,no final do ano seria uma otima noticia se ele presidente e o treinador entregase os cargos como ja sei que esto não vai acontecer resta me aumentar minha dose de revotril

  5. Mais um teatrinho… Mais um tapa na cara do torcedor brasileiro. A votação pela perda do mando de campo foi de goleada, 4 x 1. Mas, vejam bem, esse é o mesmo tribunal que aplica pena de 6 meses de suspensão na primeira instância e depois reverte para dois jogos… It’s a joke, it’s all a big fuckin’ joke… Vamu Galo, vamos jogar e ganhar bem no dia 23. Mais uma vez, viajarei mil quilômetros para estar lá.

  6. O ser humano é seletivo, ainda mais o torcedor. Se o time ganha, tá tudo muito bom, se perde, a culpa é da CBF.
    Esta punição ao Grêmio é ridícula mas, como é contra nosso adversário, justíssima.
    Olha, futebol se ganha dentro do campo.
    E vamos ganhar, apesar das dificuldades.
    Deixemos de lado a Síndrome do Cachorro Vira latas e joguemos futebol.

  7. Só me pergunto se a final fosse contra um time do eixo o efeito suspensivo seria concedido???? Não foi esse mesmo Grêmio que foi excluído de uma copa do Brasil pelo fato de uma torcedora ter pronunciado gritos racistas contra o goleiro Aranha do Santos (fato que deve ser veemente repudiado) e o beneficiado foi o time paulista??? A quem querem enganar… Já não enganam mais ninguém… Esse futebol brasileiro é um negócio apenas já deixou de ser esporte a muito tempo… e quando se trata de negócio o importante é o lucro…..

  8. Um detalhe que ninguém comenta, no sorteio, as bolas do galo foram depositadas primeiro. Em seguida, as bolas dos ´grêmio, ao todo 5 para cada. Ocorre que as do galo ficaram no centro do pote, as do grêmio na periferia. A moça se quer misturou as bolas, apenas girou, o que manteve as do galo no centro e do grêmio na periferia, parte externa do pote. Eis que ela escolheu olhando para a bola, exatamente, uma bola da parte externa. Isso é aleatório? tá de brincanagem essa CBF.

    1. EXATO amigo, eu vi e revi o sorteio várias vezes. Como pode um sorteio tão sacana e a gente aceitar ? a moça olha para as bolinhas e escolhe uma certeira , já escolhida. Antigamente se colocava as bolinhas no saco. CADÊ O SACO ? Foi a maior mão grande da mocinha de mão delicada. A gente é trouxa ?

  9. Grande Eduardo! Pensei exatamente a mesma coisa, à tarde, ao sair do trabalho, quando tive conhecimento da decisão através do nosso grupo “Aqui é Galo, porra!!!” do WhatsApp ! Mais tarde, ao chegar na faculdade, um amigo tbem Atleticano, veio ao meu encontro, QUASE q com uma garrafa de champagne, comemorando tal decisão, porém falei exatamente isso q vc tão brilhantemente detalhou! Tudo isso é pra mascarar aquele sorteio mequetrefe, grande circo armado para tentar fazer média…
    Mas felizmente, a torcida do Galo é um povo inteligente e não vai aceitar essas escrotices dessa grande Rede Roubo de Televisão. E vamos com tudo pra cima da gauchada, pra salvar o ano com esse importante título da Copa do Brasil! #Galo #SAN

  10. Na minha opinião uma cortina de fumaça, ou então o STJD querendo dar exemplo para os clubes para que esses fatos não ocorram novamente, o que duvido. Um simples pedido de efeito suspensivo e tudo volta a ser como antes. Agora se for mantida a pena vai chover mais ainda em BH. Mudando um pouco de assunto, torcedor? pedindo Levi de volta é o fim, o time do Galo era tão desequilibrado como agora, fazia muitos gols e tomava muitos também e olhe que o Galo tinha Otamendi e Jemerson dois zagueiros monstros. Se fosse pensar em outro técnico talvez seria o Cuca mas precisaria provar que não faria tanta besteira quanto naquele ano de 2013, apesar da Libertadores. Quando desmotivou o time para o Brasileiro daquele ano e em pleno Mundial anunciou que ia pra China e aí todo mundo sabe o final. Quanto ao MO não sei se seria prudente manda-lo embora, os mesmo que pedem Levi pediam sua cabeça também, talvez começando um trabalho pode ser que faça um time equilibrado com os reforços que escolher. O Tite foi eliminado pelo Tolima no curica e todos pediam sua cabeça e aí a diretoria o manteve e ele foi campeão brasileiro, libertadores e mundial pensem nisso. Se fosse pra pensar em outro técnico talvez o Roger, no mais o Brasil carece de bons técnicos os atuais são os mesmos dos mesmos com raras exceções e o MO é uma delas. Saudações Alvinegras.

  11. Como disse em um e-mail enviado dias atrás, tenho saudade do Kalil como presidente do Galo, tendo em vista que ele daria o grito contra este “SORTEIO” da copa do Brasil. O Nepomuceno é muito polido e não ouvi ou li nenhuma declaração do mesmo. Sinto nojo dos dirigentes dos clubes brasileiros poi todos, todos, dizem amém para os desmandos da CBF e da globo.

  12. Como Atleticano que sempre sofreu pelas picaretagens da cbf, considero essa punição ao grêmio ridículo e desonesta. Tenho convicção que temos que ser contrários a ela. Tirar o direito do grêmio jogar a final sua casa porque a filha do renato entrou no campo é imoral e anti ético. Penso que devemos querer para os outros o mesmo que queremos para nós mesmos. Não acho correto que o grêmio, que também não é um clube do eixo rj / sp, sofra essa punição descabida. Torço pra conseguirem o efeito suspensivo, quero ganhar dentro do campo. Sejamos contrários a essa corrupta cbf sempre, mesmo quando o injustiçado não for o Galo. SAN

  13. Só tem uma coisa que me faz perder o juízo, mais que futebol: é mulher. E olha que sou muito bem casado. A única pessoa que está ganhando com essa celeuma, que vai ter muitos capítulos é essa formosura da Carol Portaluppi. Ela vai ficar um bom tempo na mira dos holofotes. E no final, como disse o nosso “espero ainda de barba feita que ficou muito melhor Eduardo de Àvila”, vai terminar tudo em pizza com o Grêmio jogando a final em seu estádio e a Carolzinha lindinha assistindo na arquibancada, o Galão levantar a taça. Este título da Copa do Brasil já tem a primeira ganhadora: a bela Portaluppi.

  14. Xará, bom dia. Aos que se queixam de suas queixas sobre arbitragem e cbf, lembro-lhes que todos os roubos perpetrados por esta entidade corrupta desde sempre, principalmente contra nosso Galo, devem sempre também ser lembrados. Que nunca sejam esquecidos para um dia, quem sabe, serem tomados como exemplo para mudar o futebol brasileiro. Aqueles que não conhecem a história tendem a repetir seus erros e serem oprimidos pelo opressor. Nunca serão esquecidos.
    A punição, a meu ver, é descabida, desproporcional. Coisa dessa gentalha autoritária que saiu do armário e fica vomitando e babando m&3d@ o dia inteiro. Se fosse o mesmo caso contra nós, estaríamos todos revoltados. E tb não acredito que será mantida.
    Vamos ganhar essa CB dentro do campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *