Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ainda temos objetivos na temporada

treino 16-11-16

Logo mais, lá na nossa Catedral do Horto, faremos um jogo decisivo para nossas pretensões de G3, o que assegura a vaga direta na Copa Libertadores de 2017. Com os resultados de ontem, o Galo assegurou sua quinta participação consecutiva na competição, entretanto – a permanecer na quarta colocação – naquela fase preliminar de mata-mata antes da fase de grupos. Na verdade temos dupla chance de conseguir a chamada vaga direta. Além do G3, a Copa do Brasil. Os empates do Corinthians e também do Fluminense – vejam só a dupla CBFiel e CBFlu – afastaram a ameaça de ambos superar ao Galo até a sexta colocação.

treino 15-11-16 A
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

A presença do Clube Atlético Mineiro numa Copa Libertadores, em termos de futebol brasileiro, só é superada pelo São Paulo que disputou a competição seis vezes seguidas. Arrisco a dizer que na próxima empatamos e depois superamos os paulistas. É a nossa realidade, apesar de tudo aquilo de que tanto reclamamos. O Galo é o grande time do futebol brasileiro nos últimos cinco anos. Além dessa sequência, são nossas as últimas conquistas internacionais de clubes nacionais. Libertadores 2013, Recopa 2014 e, porque não dizer (embora eu até condene a participação), também a Flórida Cup. Afinal, lá estão os melhores times do planeta.

Em que pese essa condição, o Atleticano quer mesmo é o G3 e também a Copa do Brasil. Uma dupla garantia, em que pese até mesmo abrir vaga a um dos “apadrinhados”, que certamente daria conforto a essa apaixonada Torcida. Uma vitória hoje seria fundamental , uma vez que ontem o Flamengo – um dos dois concorrentes – teve uma vitória previsível. Jogando em Belo Horizonte, frente ao rebaixado América, somou mais três pontos nesta perseguição à vaga. O Atleticano, mesmo sendo quase nula possibilidade do título, ainda sonha. Mas, não sendo o Galo, evidentemente que prefere o Palmeiras. Não pelo Cuca, mas pela ameaça do rubro-negro carioca. A memória é ainda viva, dos episódios históricos.

A venda de ingressos, na quarta-feira, até que aqueceu, mas ainda longe da expectativa Atleticana. Além da situação na tabela, as chuvas constantes em Belo Horizonte e os valores ainda reclamados por parte da Torcida, enfim tudo isso acabou afastando uma boa e esperada presença de público. Tomara que até a hora da partida essa expectativa seja alterada, que o tempo melhore e o Atleticano se motive. O time precisa do nosso apoio para os objetivos que ainda existem na temporada.

O treinador tem quase todos os jogadores à sua disposição. Os cinco selecionáveis estão de volta e foram relacionados.

7 thoughts to “Ainda temos objetivos na temporada”

  1. Boa tarde Eduardo. O São Paulo foi 7 vezes seguida na libertadores, mas creio que iremos superar eles nesse quesito, pois como disse o Kalil, o GALO chegou para ficar. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  2. “O Galo é um time bipolar”. Esse é o comentário mais escutado nas rodas de conversa, principalmente por quem não é de Minas, e, obviamente, não é do time do lado pobre da lagoa. Infelizmente, isso parece que está se tornando uma sina do Galo. Está mesmo ficando muito difícil e cansativo acompanhar a trajetória do time no Brasileiro, pois há muito esforço para pouco proveito. Difícil é, ainda, segurar a atenção dos torcedores mirins e pré-adolescentes, pois ninguém gosta de torcer para um time que tem muita dificuldade de vencer. Nós torcedores temos que parar com esse caminhão de frases feitas e lugares-comuns, que se diz e se repete por aí, de que “torcer para o Galo é assim mesmo”, “para o Galo tudo é sofrido” e outras tolices que nada mais são do que justificação para um mau desempenho de décadas. Não há o que, ou como, atenuar uma série de fracassos no Campeonato Brasileiro, pois todos têm a mesma origem: a incapacidade de manter a estabilidade. Onde está o problema? Arrisco dizer, como pouco conhecedor que sou dos bastidores do clube, que o problema está na imagem que o Conselho e a Administração querem para o time. “O Atlético é um time que só joga lá na frente”. “O Atlético não sabe jogar defensivamente”. “O Atlético joga bonito quando está lá na frente”. Enquanto houver essa filosofia de trabalho, esse apego ao primeiro (e único?) título do Brasileiro, enquanto vivermos no passado e do passado, nada acontecerá. É preciso atualizar o conceito de futebol do clube, senão ele sempre será derrotado em campeonatos de pontos corridos. O Galo tem hoje o odioso título de “O maior Vice de todos os tempos”. Nós não queremos isso. O time não merece isso. Portanto, talvez seja chegada a hora de mudar de cima a baixo, de cabo a rabo, caso contrário continuaremos a ser torcedores cansados, esperançosos de um dia que nunca virá. Um segundo título de campeão brasileiro só de promessas. O Cruzeiro está fazendo o dever de casa. A continuar assim, ele vai nos passar em 2017. O torcedor do Galo é hoje aquele que espera no ponto o ônibus que nunca vai passar, porque ele não passa ali. É isso o que queremos?

  3. Eduardo, saudações alvinegras. Estou vendo aqui na internet que aceitaram o recurso do Gremio. Você tem toda razão. Se fosse o Galo a pleitear o recurso, seria negado. Temo que responder a isto tudo jogando muita bola. Pra cima deles, Galo!

  4. Eduardo, o time sempre precisará de nosso apoio. Porém parece que a comissão técnica, jogadores e, principalmente, a diretoria, não sabem disso. Se não ganhar hoje e domingo, ou na pior das hipóteses perder, mas não mostrar garra, comprometimento, vontade, tenho receio de que a torcida não vai aparecer na próxima 4a. VAAAMMUUUUSSSS 9AAALLÔOOOO….!!!!!!!!!!!!!

    1. Márcio, é isto mesmo : vamos Galô. Resolvi hoje cedo que vou pro Horto. Porque me bateu uma coisa no peito que o Galo será CAMPEÂO BRASILEIRO 2016. EU ACREDITO. Vamos pra cima , fazer a corrente e ganhar todos os jogos restantes. Flamengo , Santos e Palmeiras vão cair a partir de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *