Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na alegria e na doença, sempre serei Galo…

Com a palavra o AmiGalo e jornalista William Santos, que se submeteu a uma cirurgia no início do mineiro e ficou dias hospitalizado. Durante esse período, eu daqui do lado de fora, pude conhecer parte desse seu martírio. O que incomodava a ele nem tanto era o procedimento médico, mas sim saber sobre o Galo e assistir aos jogos.

Ansiedades, assombros emocionais e angústias, não combinavam com a cardiopatia que, sem louvor, amarguravam o meu aguerrido coração atleticano. Acostumado ao radicalismo de grandes emoções, estava prestes a sucumbir a uma dupla lesão aórtica reumática, com reflexos em uma estenose e regurgitação de graus que se iniciava no Moderado e atingia o Importante. O diagnóstico intuía que meu coração sofria mais que a esperança de torcedor cruzeirense diante da sua realidade de segunda divisão.

A recomendação era uma apenas: substituir a válvula aórtica original, mas defeituosa, através de uma cirurgia coordenada pelo maestro/técnico Renato Rocha Rabello e seus assistentes Heberth Coelho, Vera Teixeira, Cláudio Azevedo, além do experiente corpo clínico da cardiologia do Hospital Felício Rocho, sob a inspiração eficiente da doutora Maria e de seus intrépidos médicos e enfermeiros.

“Alea jacta est – A sorte estava lançada desde as 15 horas do dia 12 deste mês de março quando, após algumas intercorrências, fui encaminhado ao Pronto Atendimento do já referido hospital com recomendação do urgente procedimento cirúrgico, sob ameaça de morte súbita, caso ocorresse a protelação da intervenção. 

Prontuário preenchido, burocracias atendidas, aguardava somente a autorização para a internação do meu Plano de Saúde, que veio traduzido em uma sonora negativa. Apesar das recomendações dos médicos que me assistiam, algum insensível técnico, em decisão monocrática, assegurava que minha enfermidade era eletiva e pré-existente e sua urgência, já atestada em dois laudos, não seria considerada.

O Judiciário mineiro, entretanto, teve entendimento divergente e reparou a injustiça mortal que estava prestes a ser produzida. Determinou o imediato cumprimento da recomendação médica quatro dias depois de ter dado entrada no Felício Rocho. Abandonava a improvisação de uma internação em Pronto Atendimento para um confortável apartamento, como exigia o acordo contratado com o referido Plano, pago regiamente em dia.

Pois bem: atleticano que se preze, entretanto, jamais arrefece as armas, ou abandona sua trincheira. Em meio a todos este transtornos, este judiado e estropiado coração alvinegro encontrava espaço no universo de suas preocupações, para falar com os enfermeiros sobre o Galo, o único e original Maior de Minas. Uma máscara com o escudo do Glorioso denunciou suas preferências futebolísticas. Doutora Maria, flamenguista, logo ironizou: “Seu coração não vai aguentar”.

“Aqui é Galo” retruquei.

Apesar de Euclides da Cunha não ter incluído na sua icônica frase da literatura brasileira, o coração do atleticano é, também, à exemplo do sertanejo, antes de tudo um forte. Foi a senha para se preparar para acompanhar o jogo com o Patrocinense. 

Faltava saber, entretanto, como seria. Sem “pay-per-view” no pacote de tv oferecido pelo hospital nos apartamentos, a solução foi valer-se dos préstimos do amigalo Eduardo Ávila que não cabia de contentamento por estar de volta em um estádio de futebol. Ficou incumbido de manter-me informado, missão que foi cumprida com maestria. No final do jogo ainda me enviou os gols de Igor Rabello, Vargas e Marrony, na vitória por 3 a 0.

O teste maior ocorreria dois dias após a cirurgia, já classificada como exitosa. Ligado a fios de monitoramento, acessos, medidores de temperatura, saturação e pressão, este humilde atleticano aplaudiu outra grande exibição alvinegra quando, impiedosamente, o Maior de Minas derrotou o Coimbra por 3 a 0, gols de Nacho Fernandez, Igor Rabello e Hulck. Assisti ao jogo por um link oferecido a mim pelo Eduardo.

Após todos estes acontecimentos de grande relevância, recebia no dia seguinte alta hospitalar, convencido de que mesmo combalido, o meu coração e de todos os atleticanos jamais abandonarão o seu amor maior e mais significativo: O Clube Atlético Mineiro. No meu caso particular, este compromisso tem outra dimensão, principalmente porquê pulsa do lado esquerdo do meu peito um órgão reformado e renovado. Vamos lá, Galo. O mundo te espera.

12 thoughts to “Na alegria e na doença, sempre serei Galo…”

  1. Neste domingo sem galo, que os JENIOS do governo tiraram , indo contra o bom senso , pois os protocolos no estadio vazio estavam exemplares e didaticos , e onde o futebol chega nas casas da pessoa como um lazer seguro e um paliativo pra amenizar a quarentena. Mas não, tinham que meter o bedelho, pra tentar mostrar que são atuantes e operantes. Cade as vacinas, o que interessa. Então, neste insipido domingo, vou opinar sobre manchetes dos blogs e do noticiario esportivo. Não fico sem dar palpite , nem que sejam errados. Começo do blog aqui …… Na alegria e na doença sempre serei galo COMENTARIO Prefiro na saude e alegria , sempre seremos galo Me desculpando por tirar o drama mexicano, estamos fartos de doença. Segunda manchete : crucru ao fundo , … é possivel mattos voltar ao time azul Comentario : A safra de otarios está reduzindo, isto é apelação , aí é fechar a tampa do caixão Cabe mais um comentário: HAHAHAHAHA Comentário 3 : 75 milhoes em comissões para empresarios no galo, Comentário : cade o ministerio publico e os responsaveis por isto, num periodo sem arrecadações?

  2. Boa tarde a todos!
    A você William Santos,desejo muita saúde e vida longa para ver o Galo conquistar muitos títulos importantes.
    Ao nosso Galo desejo que os quantos Rs não errem tanto ,como fizeram quase todos os cabeças de bague que o presidiram até aqui.
    Saudações atleticanas!

  3. WILLIAM ,

    Deus no comando !
    Feliz e rápida recuperação ,, esteja bem !

    Quanto ao assunto do momento que teima ser mais
    importante que a bola rolando chegamos no momento
    de encararmos a dura realidade : o CAM está quebrado!
    A dívida é IMPAGÁVEL !!!

    Tanto fizeram que conseguiram , e não tem mais volta ,
    em que pese existir gente que adora repetir o que um
    dia disse o ex-presidente boquirroto :
    “não há buraco que caiba o Atlético ” .

    Existe , sim , e está lá no bairro Califórnia .

    A marca CAM agora tem , efetivamente , DONOS , que
    vão tentar com suas “expertises” mantê-la solvente a
    irrigar-lhes os seus já abastados cofres .
    E o torcedor que dê Graças a Deus e rezem para eles
    conseguirem “enricar” com a marca e permitir que o
    time de futebol continue a entrar em campo .

    Ah! , tô preocupado com as dívidas .
    Ah! , tô preocupado com os contratos .
    Ah! , um dia a casa cai .

    Esqueçam !
    Liguem o rádio , assistam jogos pela tv , torçam pra
    abrirem os estádios e discutam as escalações que o
    Cuca vai colocar em campo .
    Vamos conquistar o MUNDO !

    Ah ! , e não nos esqueçamos de fazer o consignado
    pra adquirir um apto que , se ficar difícil de pagar ,
    vai ter sempre um leito de hospital para acolher as
    nossas ansiedades .

    Afinal , a torcida tem FAZER A SUA PARTE !!!!!!!!!!!!!!!

  4. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Emocionante relato William! Parabéns ao Ávila por nos proporcionar belas histórias de atleticanidade! O coração do atleticano não é só o coração de um forte…é também um coração que teima em viver e ser feliz!
    Um bom domingo para todos nós, mesmo sem jogo do galo!
    Hoje e sempre, galo!!!

  5. bom dia Eduardo e massa. otimo texto do amigalo William Santos que se recupera do logo do problema de saúde. chega domingo que vem mas não chega Quinta feira para ver o jogo do galo,ok estes incompetentes que não parem o futebol de novo.aff.alias no caldence tem um jogador que é muito melhor que os peladeiros do allan e jair. chama Bruno Henrique é camisa 8 deve ganhar 20 vezes menos que os volantes que jogam no galo e joga mas. até agora não acredito que o Ceará levou o messias do mequinha por 2 milhões de reais por 50 por cento do passe. enquanto isto temos que ver os peladeiros Gabriel. Igor rabelo. bueno. eo aposentado rever. a diretoria com esta zaga e volantes vamos ficar no quase de novo fica a dica. ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

  6. Bom dia,

    Muito legal, que seu coração aguente muito porque este ano teremos muita emoção, esse é o sentimento de todos Atleticanos.
    Realmente o Atlético é um fator muito importante na hora da convalescença, eu também sou testemunha que o pensamento positivo, o intuito de não abandonarmos nosso prazer e nosso Galo a mercê da falta da nossa torcida, nos da aquele ânimo necessário para passar pelas barreiras da vida.
    É isso o Galo sempre é vida e que assim seja por muitos e muitos anos.
    Bom domingo a todos!

  7. Complementando meu comentário, basta o simples raciocínio: se o ramo de shopping fosse ruim, a própria empresa que o adquiriu, phd no ramo, faria a compra? Vamos combinar: não tentem enganar, pelo menos a mim… E não venham me dizer que os compradores são caridosos com clube de futebol também….

    1. A verdade, Marcos, é que o Atlético está falido e, o pior, esse estado não resultou em grandes e numerosas conquistas. Certamente, com conhecimento da causa fiscal e contábil, aparecerão por aqui alguns amiGalos para a justa contradição alegando, inclusive e com razão, que o patrimônio é maior do que a dívida, portanto, a falência não se configura. Então, por óbvio, a venda do patrimônio é, por enquanto, a única saída viável no curto prazo. Assim sendo, podemos nos preparar para vermos o shopping saindo das nossas garras, bem como a Vila Olímpica que tanto frequentei para ver treinos nas décadas de 1970/1980 e, porque não, a própria Sede de Lourdes. O meu grande receio é o estádio trazer mais prejuízos do que lucros, o que não duvido, fato que levará o clube, definitivamente, para o fundo do poço. Abraços!

    2. Soooou Alvinegro e o “coração” não pode parar…olê olê olê… olê olê ôô lê ô ôlá…
      Caro William! Desejo-lhe plena recuperação e com saúde, vamú que vamú. Saudações Atleticanas #Galo113Anos
      PS: Perdoe-me galera do Movimento 105 pela pequena modificação acima!

  8. Parabéns ao William pelo bom humor de atleticano “doente”, e que, na sua doença mesmo, demonstrou ser verdadeiro o seu amor pelo nosso Galo. Gostaria, no entanto, de aproveitar para advertir a todos os companheiros atleticanos, que, pelas declarações de hoje no UAI, o presidente já faz um anúncio prévio, pra não causar surpresa um pouco mais à frente, de que o Shopping que ERA do galo, vai cumprir a segunda parte da venda. Prá mim, já estava vendido quando da venda dos mais de 50%. Pessoal, não existe almoço de graça em lugar algum. Um dia a conta chega. E o engraçado é que um, doador, diz que não cobra juros. E agora é dito que a renda do Shopping não dá prá pagar os juros… Pode até ser que os doadores não cobrem e os juros sejam de outras dívidas. Contudo, nunca vi uma prestação PÚBLICA disso tudo. Pior de tudo: quando da venda da primeira metade, no meio de uma campanha pública para que a massa não pudesse ir contra, até o Kalil veio a público prá dizer uma heresia, com todo respeito, de que “se shopping fosse um bom negócio o Barcelona teria uns quatro ou cinco”, não me lembro bem o número de shoppings dito por ele. Dívida tem que ser paga sim. Mas que seja TUDO MUITO TRANSPARENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *