Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Selecionáveis à disposição

300x250 - Desconto CelularÉ inegável que a volta de todos os jogadores que estavam servindo aos seus países, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, é um ingrediente de motivação para o jogo de hoje à noite no nosso salão de festas. O Galo esteve, por dois jogos, representado nas seleções da Argentina, Equador, Venezuela e do próprio Brasil. Somos o time sul-americano com maior número de países utilizando nossos atletas. Quatro entre as dez seleções que disputam vaga na Copa da Rússia. No mínimo três delas estarão na Copa de 2016. É o Galo no mundial.

Entre os jogadores que o treinador relacionou, dos cinco neste caso, três deles (Erazo, Otero e Rafael Carioca) chegaram ontem mesmo a Belo Horizonte. Pratto e Cazares, pelo que foi anunciado, durante a última madrugada. Convém lembrar, que, em 2014, Diego Tardelli, que estava com a Seleção Brasileira do outro lado do mundo, viajou a noite toda e parte do dia para, horas depois, ser fundamental numa grande vitória sobre o Corinthians. Portanto, que sirva de exemplo e inspiração aos atuais jogadores Atleticanos.

Luan dia da criança 12-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, apesar dos retornos dessa verdadeira seleção sul-americana, o treinador Marcelo Oliveira ainda terá os desfalques de Donizete e Lucas Cândido – suspensos –, além dos internados no departamento médico. Ainda assim, temos time suficiente para aplicar um grande resultado, assegurando os três pontos na perseguição aos líderes. Luan, em fase final de recuperação, pode reaparecer no final de semana.

Mesmo com os desfalques, temos condições de escalar um time competitivo e muito superior ao adversário, lanterna da competição. Convém lembrar dois fatos. Perdemos o título mineiro, exatamente para esse América – time pequeno e arrogante – por obra do antigo treinador. Diego Aguirre escalou um time alternativo, recheado de reservas, para a decisão do título.

Outro fator que não pode ser desprezado é que o adversário de logo mais à noite, seja por sua diretoria ou até mesmo alguns de seus poucos torcedores, provocou o Galo nos últimos dias. Seja através das redes sociais, com declarações debochadas, ou pela inexplicável venda do mando de campo para um dos concorrentes ao título do Campeonato Brasileiro. Disse mando de campo, não posso afirmar que o resultado fez parte do pacote, até porque o local que fosse certamente o Palmeiras venceria o frágil adversário.

Enquanto aguardamos o jogo de hoje fazendo contas e tentando motivar o Torcedor a ir ao campo, a CBF prossegue com suas armações. Uma hora diz em nome da “moralidade” não permitir o que já permitiu enquanto era de interesse de times do eixo RJ/SP. Agora vem falar em “bom senso” antes de definir as convocações futuras da Seleção Brasileira. Ora, depois de negar ao Galo o adiamento de partida – pela convocação de cinco jogadores para as Eliminatórias – e remarcar aquelas de interesse de Flamengo e Palmeiras como fez, é no mínimo hilária a medida anunciada. O serviço já foi feito.

Para encerrar, afirmo que, para buscar o desejado, o Galo precisa superar os desequilíbrios que cometeu na temporada e atropelar os adversários, sejam menores ou aqueles que estamos na cola. E ainda tentar ignorar a ação inescrupulosa de interesse da entidade que organiza o campeonato e da própria TV que comanda as ações, calendários, horários, enfim do interesse puramente comercial dessa gente. Isso não impede, entretanto, que o Torcedor (e o blogueiro é torcedor) demonstre sua indignação com tanta maracutaia contra o Galo desde 1977.

11 thoughts to “Selecionáveis à disposição”

  1. Ô Eduardo, agora é o Cazares que resolveu aprontar e não se reapresentou na data estabelecida pelo clube. A diretoria, corretamente, anunciou que vai punir o atleta. Tá difícil! Mas sabe que isso reforça ainda mais a minha crença neste título do Brasileirão? Se não for com a máxima dificuldade possível, não é para o fabuloso Clube Atlético Mineiro!

  2. Ora esse bom senso da CBF é somente pra justificar o adiamento do jogo do Galão contra o palmeiras. O Gabriel Jesus é 90% do time Paulista enquanto o Rafael carioca é 1% do nosso time.

  3. Vamos lá Galo! Vamos “meu Galão querido”!
    Jogue com alma, com vontade; não marque só com os olhos, desobedeça o novo estilo M.O de marcação e NÃO dê espaço; não deixe os meias deles tocarem a bola até na entrada da nossa área; não deixe os laterais deles livres na quinas da nossa grande área e retorne pro 2º tempo com a mesma força, vontade e alma com que inicia o jogo.
    E você M.O, vê se vibra, esbraveje, grite, pegue no pé da moçada, mostre-se vivo em campo! Mostre pra nós que você realmente treina esse time!
    E nós, ah… nós, faremos a nossa parte com certeza.
    Mas não se esqueçam que é uma troca! Alma+ vontade+ vibração + futebol = torcida inflamada e apoiando o tempo todo. O contrário… é verdadeiro!
    Abraços!

  4. Mais uma a vez a Massa decepciona!! O jogo de logo mais merecia no mínimo 40 mil torcedores, infelizmente será apenas a metade disso. Torcedor quer títulos, mas não faz a parte dele. Culpa disso são os filhos da p#** dos corneteiros de plantão, reclamar de um time que ainda disputa o título e ocupa a terceira colocação é sacanagem!!!

  5. Caro Eduardo : Um recado para o senhor Marcelo Oliveira ; a semana inteira ouvimos voce falar o óbvio, ¨tirar 7 pontos é muito dfícil¨, ¨as rodadas iniciais ¨ nos prejudicaram, ¨nas próximas duas semanas veremos como fica¨, etc, etc,etc. Recado ; VOCE É O RESPONSÁVEL PELA NOSSA POSIÇÃO NA TABELA, Voce E MAIS UMA MEIA DÚZIA DE JOGADORES QUE TEM UM SALÁRIO ASTRONÕMICO E NÃO ESTÃO RENDENDO NADA, FORAM 7 ( SETE RODADAS !!!) EM UM CAMPEONATO DE PONTOS CORRIDOS, QUE VOCE ESCALOU MAL, SUBSTITUIU PIOR AINDA, JOGOS FORA DE CASA RIDÍCULOS, MESMO QUANDO EVENTUALMENTE GANHA, NÃO CONVENCE, O TIME NÃO MOSTRA NADA. AÍ VOCE OLHA OS PORCOS E MULAMBOS TIMES MEDIANOS, PORÉM COM ENTREGA, COM VONTADE DE SER CAMPEÃO. A INCOMPETÊNCIA DE VOCES ESTÁ CONSEGUINDO FAZER UMA COISA QUE EU JULGAVA IMPOSSÍVEL : AFASTAR A MASSA.
    A tática está de volta ( últimos exemplos: 2012 e 2015); arrebentam os postulantes que ameaçam os escolhidos da vez, colocam o escolhido numa zona de conforto e começam a tomar ¨medidas moralizadoras¨, para ¨não prejudicar¨ ninguém. Aí vem a mídia força tarefa justificando : campeonato merecido, sobrando em campo, não deram chance prá ninguém, o título está nas mãos certas, etc,etc,etc. Uma mentira dita mil vezes se torna ¨verdade¨, e tem imbencil que acredita.
    Voltando ao galo: Não estamos gostando nada do que vimos até agora, o campeonato está aberto, está difícil, queremos, exigimos uma reação imediata e ganhar hoje deste cachorro mort o vendido não é parâmetro prá nada, vai jogar contra ninguém; qualquer resultado adverso hoje a demissão sumária deve acontecer no vestiário. Podem me chamar de corneteiro, se corneteiro for o torcedor que chora pelo time, que fica indignado quando vê os concorrentes com time pior jogar com gana e alma, então eu sou corneteiro, cria vergonha na cara, galoGg

  6. Bom dia Eduardo. Hoje temos que ganhar e tomara que seja de goleada para deixar os dirigentes americanos sem graça. Acredito muito nesses 3 pontos hoje, empate é palavra proibida no dicionário do GALO. A braços e AQUI É SÓ GALO

  7. A única coisa que me deixa aliviada, se posso chamar assim este sentimento, é que, por mais que a CBF torça e distorça as normas dos campeonatos ao longo das décadas em favor do eixo, não conseguem, e jamais conseguirão, interromper nossa jornada de grandes vitórias.
    O fato dos times do Rio e de São PAulo estarem falidos de futebol (na minha humilde opinião), deixa a impressa “urubutizada” (sem trocadilhos aqui) desesperada. Se não dão conta dentro de campo…Tentam fora dele.
    Mas eles sabem! É inútil!
    A história do Galo foi escrita com raça e superação…Não com propinas.

  8. Bom dia, Eduardo. Parabéns pela interessante coluna. Qual é o seu palpite para o jogo de hoje? Na racionalidade do futebol, é claro.

  9. GALO É ALMA!
    LEMBRANDO UM ANTIGA CANÇÃO, GRITO DE GUERRA DO GALÃO DA MASSA:
    “QUEM QUISER VER, É SÓ SUBIR NO MORRO…
    O GALO MORA EM MEU BARRACÃO.
    QUEM QUISER VER, É SÓ SUBIR NO MORRO…
    O GALO MORA NO MEU CORAÇÃO.
    PERGUNTE AO JOÃO, …
    GALÔÔÔ!…
    QUEM VAI SER CAMPEÃO…
    GALÔÔÔ!…
    LÁ NO MINEIRÃO,,,
    GALÔÔÔ!…
    DO BRASILEIRÃO…
    PARÃ…PÃ…PÃ…
    PÃ..PÃ…
    PARÃ…PÃ…PÃ…
    PÃ…PÃ…

    DESDE SUA FUNDAÇÃO, O GALO ACOLHE A TODOS SEM DISCRIMINAÇÃO.
    ESTA MÚSICA, EXPRESSA A ALMA ATLETICANA.
    SOMOS MUITOS “JOÕES”, DE TODOS OS NÍVEIS, DE TODAS AS IDADES, DE TODAS AS RAÇAS E UNIDOS, FORMAMOS ESTA MASSA DE TORCEDORES APAIXONADOS, QUE VIBRAM COMO NENHUMA OUTRA TORCIDA O FAZ, QUE PÕEM A ALMA JOGANDO JUNTO COM O TIME.
    ACREDITAMOS SEMPRE!
    GALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *