Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sigamos confiantes e contidos

Faltam agora apenas sete jogos para o final do Brasileiro. O Flamídia, neste momento, tem o mesmo número de partidas que o Galo e oito pontos a menos. Além do nosso time e o segundo colocado, também os porcos – conhecido como Palmeiras – agora com um jogo a mais mantém dez pontos de distância da nossa consolidada liderança.

Todo cuidado temos de ter amanhã na aprazível Curitiba, frente ao perigoso Paranaense, que vem para a partida com o pensamento na decisão da Sul-Americana no próximo sábado. Diz-se à boca miúda que o adversário virá com uma equipe toda alternativa. Não sei se parte dos escolhidos ou até mesmo o time todo de reservas.

Não me iludo com isso, pois está evidente que a mala branca está em operação e já fazem rodadas. Não fosse isso – estímulo extra -, o péssimo e rebaixado time daquela que já foi simpática Chapecoense, não teria dado a alma naquela partida pelo segundo turno. Santos e Grêmio, da mesma forma, jogaram com o Galo o que não estão acostumados a mostrar na temporada.

Fato é que se fosse o contrário, a mídia do eixo e até mesmo os órgãos disciplinares do futebol já estariam se ocupando do assunto, mas como o interessado é o queridinho da cbf e da tv, vida que segue sem qualquer suspeição. Nós, daqui da província como gostam de dizer dentro das salas com ar condicionado dessas duas instituições suspeitas, mineiramente seguimos desconfiados.

Para não alongar e tampouco recordar das sacanagens históricas que reitero aqui, trago quatro lances para reflexão. Todos deste campeonato nacional ainda em andamento. Vuaden, que apitou ontem o jogo dos cariocas (parece juiz de embaixada), nas partidas do Ceará com o Galo e o próprio Flamídia deixou uma estranha suspeita para a história. No final da partida, já além dos acréscimos com o Galo, falta para o Ceará, que batida determinou a nossa derrota. Lance similar, no mesmo tempo de jogo, encerrou antes que os cearenses pudessem cobrar a infração.

Já em outros dois confrontos, chamados pelo VAR, para corrigir seus erros claros, Raphael Claus e Vinicius Gonçalves Araújo mantiveram suas equivocadas decisões de campo. O primeiro, escandalosamente, não marcando uma penalidade a favor do Galo contra o Atlético GO. O segundo, igualmente, mantendo uma penalidade inexistente a favor do Flamídia, no confronto com o Bahia. Todos esses lances, inequivocamente, deixam o triste cheiro de maracutaia no ar e da imundice que sempre orientou essa competição. Que o diga o Internacional ano passado.

Sabedores que somos e escaldados, nós Atleticanos, seguimos – pois – confiantes na conquista do título, porém contidos. É que existe uma cbf e os interesses da tv no meio do caminho. Vergonha na cara, essa gente já demonstrou que não tem nenhuma, portanto temos de vencer amanhã e abrir mais distância em cima do cheirinho podre carioca, pois se vacilar, sabemos o enredo histórico dessa malandragem.

Nossos próximos compromissos, depois desse com o Paranaense fora de casa, serão Juventude (BH), Palmeiras (SP), Fluminense (BH), Bahia (BA), Bragantino (BH) e Grêmio (RS). São 21 pontos em aberto, temos de vencer esse e os próximos para nos garantir a permanência da liderança que está com o Galo desde agosto. O ambiente entre os jogadores é o melhor possível. Descontraídos. Tomara que o time venha completo e que Mariano e Nacho estejam à disposição. Se brincar, essa gente passa a rasteira. Foco, força, coragem, determinação! Só depende de nós!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Sigamos confiantes e contidos”

  1. O Galo joga contra o Palmeiras na semana da final da Libertadores. Daquelas coincidências boas para nós, mas impensadas pela CBF. E ainda vamos pegar o genérico na semana da Sulamericana. É o acaso conspirando a nosso favor na construção da tabela.

    E o flamengo não foi poupado de jogar na semana da Libertadores, não. Vai pegar o Grêmio no mesmo dia e na mesma hora do nosso jogo contra o Palmeiras. Ficarão todos com o mesmo número de jogos. E quando o Galo jogar contra o Bahia (jogo atrasado), o Varmengo também jogará contra o Sport (jogo atrasado).

    Quanto à arbitragem, difícil não associar os acontecimentos do jogo do Galo e Ceará com os do Varmengo e Ceará. Situações idênticas, mesmo árbitro, escolhas diversas. Adivinha quem foi beneficiado e quem foi prejudicado com as decisões diferentes? Desculpa quem pensa diferente, mas as evidências se multiplicam. Eventuais erros contra o Varmengo são só as exceções para justificar a regra.

    Como no caso do jogo contra o Chapecoense. Jogo tranquilo, o trio de arbitragem com a faca e o queijo na mão para “evoluir na carreira”, bastava ter entendido a senha que, se não era explícita, era tácita. Não entenderam. Meteram os pés pelas mãos e perderam oportunidade de ouro, pois fizeram as coisas ao contrário do esperado. Coisas que acontecem. E é claro que o mais-protegido deu chilique e, sem se preocupar em pagar as famílias dos meninos mortos em suas dependências, ameaçou processar a arbitragem, numa forma inaceitável de pressão. Seria uma disputa do orçamento de 1 bilhão de reais contra os rendimentos parcos de árbitros amadores que mal teriam dinheiro para pagar as custas do processo. Vergonha!

    E para sanar o “grave prejuízo”, escalaram para o próximo jogo o “mais conhecido”. Ninguém se preocupou em confirmar se o árbitro anteriormente escalado para o jogo se contundiu mesmo. De verdade. São dessas coincidências que acontecem… Mas o fato é que enquanto o serviço estava sendo feito, o árbitro precisou tranquilizar o jogador Varmenguista, assustado com a falta de colaboração da arbitragem: “Calma, você me conhece, pode ficar tranquilo”. Só faltou concluir: “você acha que eu estou aqui para fazer o quê? Só vou ali dar uma olhadinha.” Vergonha!

    E quem quiser ver como essas coisas acontecem, basta seguir a trajetória futura desses dois árbitros. Do jogo da Chapecoense e do Bahia. O primeiro vai desaparecer. O segundo, será promovido em algum momento. Talvez termine sua carreira nos campos e vai se tornar comentarista em alguma televisão. É assim que a banda sempre tocou.

    Agora, nada disso tira do Galo a obrigação de fazer as coisas certas. Sobretudo nesse momento, com tudo de bom que ele já fez, dificilmente a arbitragem conseguiria mudar o rumo das coisas se o Galo não titubear. Então basta ao Galo manter o foco, a força e a determinação. Contar com a ajuda da sorte, se possível, ou, no mínimo, esperar que ela não prejudique muito. Aí será só correr para o abraço. É fazer a nossa parte, mas nunca deixar de ficar de olho na pilantragem histórica desses campeonatos conduzidos pela CBF.

  2. Boa Tarde,

    Foco total no jogo de amanhã e os 3 pontos.
    Como é bom uma concorrência hein!
    Em 2020 nem pagando consegui ao jogo contra o Paranaense, já este ano após o anuncio da compra dos direitos pela Jovem Pan, canal 576, estamos vendo a NET/globo dar um jeitinho e passar também.
    Se são 13 a quantidade de pontos a se obter para podermos comemorar o título, espero então que na quinta seja 10.
    Boa semana a todos!

    1. O pessoal do “eixo”, e outros menos desavisados, ainda não percebeu que o “eixo MG” (Meninim-Guimarãos) está trabalhando nos bastidores. Quando acordarem será tarde!!!

  3. Boa tarde!
    O Flamengo não vai mais jogar com o Grêmio dia 23/11? Foi adiado de novo?
    Era o jogo atrasado do Flamengo e está marcado na tabela .
    Abraço a todos!

    1. Vai sim. Na semana da Libertadores jogam Palmeiras e Flamengo. Nenhum dos dois podem reclamar. O primeiro joga em casa contra o Atlético e o segundo em Porto Alegre contra o Grêmio, caminho para o Uruguai.

      Sim, o jogo dessa data deveria ser contra o Sport, como está na tabela original e no dia 02/12 contra o Grêmio. Mas aí o Varmengo teria que sair de Porto Alegre depois do jogo contra o internacional e ir para recife jogar contra o Sport, para depois ir para o Uruguai. Claro que a mãe CBF arrumou as coisas da melhor forma possível para o Varmengo. O Sport reclamou? Sim. Mas e daí o Sport?…

  4. Bom dia para todos!
    Ontem 16h ia começar o filme O Palhaço e esperei para ver o comecinho do filme, quando mudei de canal o flalixo já estava ganhando de 2 a 0 dos bambis aos 4 minutos ,como não ouço aquela gentinha baixa daquela tv bandida pensei: deve ser 2 escanteios ou 2 faltas,mas não, eram 2 a 0 mesmo, fiquei ali olhando aquele ceni com aquela cara de bambi e voltei pro filme,palhaçada por palhaçada, preferí o filme do mineiro Selton Mello que também é outro banbi.

  5. Vi o Galo campeão em 71, pela TV, aqui em CAMpinas. Sem TV em casa, assisti o jogo na casa de uma sãopaulino. O cara me colocou pra fora quando comemorei o gol de Dario Peito de Aço. Depois, arrependido, foi me buscar na rua. O hábito de ver TV na casa dos outros foi adquirido aí, em Piunhi. Então, ninguém mais que eu quer ver o o Galo campeão. Fiquei triste com o clima de já ganhou de um colunista deste portal. A conta que é preciso fazer: Flamengo pode chegar a 81 pontos, se ganhar todos os jogos. Por isso, nesse momento, precisamos ganhar cinco jogos, para chegar a 83. Clima de já ganhou só nos prejudica. A hora é de lutar, jogar com raça e orgulho pra vencer. Eu Acredito no título, mas nossos jogadores ainda precisam suar muito essa camisa.

  6. Bom dia. Só o que me preocuoa é o time entrar em pilha de juiz e jogadores adversários. Nós temos que jogar bola e curtir o momento, com responsabilidade mas também com alegria de jogar. Quem já jogou com juiz contra, sabe que nem eles atrapalham, quando se joga bola. Foda
    -se o resto, eu quero ser CAMpeão do BR.

  7. TEOBALDO ,

    enredo de Cebolinha e Cascão contra a Mônica .
    Perfeito !

    Existem coisas estranhas no ar ?
    Sem dúvida, haja vista o Palmeiras jogar e o Flamengo não, na semana da final da LA .

    Mas a turma do Maurício de Souza deve ficar com inveja dos bastidores da CBD , quer dizer , da CBF .
    Crendeuspai !!!

    1. Barata, querido, grato pela leitura e comentário! Agora, responda-me por gentileza: contra quem o Porco jogará na semana do jogo decisivo da Libertadores?

  8. Muita descontração pode atrapalhar.
    Tem é que ficar ligado no 220 o tempo todo e só pensar no título.
    Deixa pra descontrair depois do jogo com o Fluminense , quando receberemos as faixas .

    Para amanhã , o Nacho acho que não dá , o que seria ótimo pra ele e para o time .

    Não sou dado a especulações .
    Pra mim , futebol é a partida que iremos jogar .

    Mas nesse feriado longo , procura-se alguma coisa pra aproveitar o tempo.

    Então , vamos “devanear” :
    quem foi que recheou a mala para a Chapecoense aprontar contra o Flamengo ?

    Ontem foi ph@@@@ !
    O time do São Paulo foi um desastre.

    Mas o Timão e o Colorado estão aí e podem dar um refresco importante para nós .

    Semana que vem , que antecede a final da LA , enfrentamos o Palmeiras.
    Mas o Flamengo adiou o jogo dele, claro .
    Quem sabe o Verdão entra com os infantis em campo ?

    No mais , gerais !
    Ansioso pra carai com o jogo de amanhã .

  9. Bom dia a todos!
    Vamos manter os pés no chão e continuar focado em busca do nosso sonho e objetivo.
    Ontem o São Paulo escorregou feio contra o flamengo e o Palmeiras tropeçou.
    Se o Galo fizer a parte dele amanhã naquele horário ridículo para um jogo de tamanha importância num meio de semana, não precisaremos nos preocupar com a arbitragem nos jogos dos adversários.
    Basta o Galo vencer seus jogos.
    Vamos Galo, faz a massa feliz!

  10. Ontem , eu , torcedor atleticano me preparei pra secar , torcer pro sp, depois pro cbflu. Três minutos de jogo , dois a zero , mais alguns minutos aquele caleri, jogador sem noção dá uma tesoura voadora com a sola , rigoni, belíssima contratação segundo a globolixo, na hora de diminuir se embaralha com a bola. Depois entregaram, miranda e cia , mais dois gols. Fiquei pensando : gremio, santos, fortaleza e ontem , este arremedo de time, na “era” renato (socorro), entregaram cada qual quatro gols pro cheirinho. Sem marcação alguma , entraram em campo pra ser goleados. O que peço aos amigalos é lembrar, verificar como estes times jogaram contra nós , mesmo derrotados, venderam caríssimo suas derrotas. Então, amigos, a rivalidade, o time a ser batido é o nosso. Além do nosso titulo torço com muita gana pra este spbambi e gremio e sardinhas serem rebaixados , pra aprenderem a ter dignidade

  11. Prezados AmiGalos,

    Eu não entendo nada de futebol, mas tenho certeza absoluta que o Galão da Massa, só perderá esse título para o Clube Atlético Mineiro. Logo…
    Esta constatação é fácil de certificar-se, nas entrevistas do jogadores e comissão, pelo foco total nas 2 taças, ainda a serem conquistadas em 2021. Portanto…
    D’Ávila, hoje venho aqui mais para fazer o registro de que fui, com minha filha caçula, autora junto comigo do livro “60 tons em preto e branco”, assistir o documentário “lutar, lutar, lutar’, no sábado dia 13/11.
    Pra quem conhece a história, “recordar é viver”, pra quem não conhece, “é simplesmente emocionante”, mas é contagiante do início ao the end.
    Parabéns aos diretores e aos depoentes, pelos relatos feitos.
    Onde podemos observar e afirmar, sem medo de errar, do primeiro ao último, que não existem lá “nenhum torcedor”, pois “nós somos Atleticanos”…
    Sugiro pra quem não foi, que vá prestigiar, mesmo que já conheça a história, assim como eu.

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”

  12. Em todas essas armações “do eixo”, logicamente apoiadas “pela imprensa”, não podemos deixar de destacar a safadeza patrocinada pelo São Paulo ontem, pois com o claro objetivo de facilitar a manutenção da hegemonia maligna sobre os coitadinhos dos outros estados, permitiu que o Urubu o goleasse, à despeito do risco de se aproximar da queda à segundona. Talvez já saibam eles, os sãopaulinos, que “o eixo” vai armar para facilitar pra eles as próximas partidas, daí essa ajuda ao Urubu ficaria compensada. E a desfaçatez “do eixo”, sempre apoiado “pela imprensa” naturalmente, é tão grande que o Urubu foi garfado contra a Chapecoense (teve mala branca… e preta… nesse jogo?) e contra o Paraguaiense apenas para nós enganar. Sórdidos!!! E pra completar a pilantragem adiaram o jogo Galão contra o Bahia para que aquele time esqueça a garfada contra o Urubu e não entre pilhado contra nós, tudo isso pra nós enganar. E o plano infalível tornou-se completo com o Galão jogando já sabendo dos resultados de todo mundo, o que o obriga a ganhar o jogo de amanhã. Uai, mas não temos que ganhar sempre??? Eita, como esse “eixo” é traiçoeiro!

  13. Bom dia!

    Precisamos, pra não dar nenhuma chance ao azar, de 4 vitórias e 2 empates.

    Vamos com fé e trabalho até o final, tem que dar certo.

    Abraço a todos e uma boa semana! Esta que pode ser decisiva pra nossas pretensões.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Apesar de todas sacanagens possíveis que possam armar para o galo: VAR mal utilizado e juízes tendenciosos, vamos ser campeões. Este será o campeonato brasileiro, no qual, acredito que o galo vai colocar, no final 10, pontos de diferença do vice-campeão.
    Se os jogadores continuarem tendo atitude como a do último jogo, não temos porque nos preocupar.
    Este ano é GALO na cabeça!
    Hoje e sempre, galo!!!

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Só depende de nós. Isso, até pouco tempo atrás. seria motivo de grande apreensão para os atleticanos. Hoje, nem tanto. O Galo tem dado mostras de maturidade e competente profissionalismo neste campeonato. Por isso está, hoje, tão distante de seus perseguidores. Olhando a tabela vejo que o vice já é outro e aquela ciranda de seguidores do Galo continua. Um dos nossos amiGalos disse, dias atrás, com o bom humor em que vivem os atleticanos que o Galo vence, vence, vence, mas não avança, ele continua na mesma posição desde agosto.

    Bons ares sopram pelos lados do Galo. Estamos alegres, felizes com o time e as vitórias, mas contidos em nossas comemorações. Fico imaginando o que acontecerá nessa cidade com a confirmação do título.

    O diretor de arbitragens foi demitido. E o ladrão? Continua em campo para afanar mais um? Os adversários do flamerda que se cuidem.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E SÓ DEPENDE DELE MESMO PARA SER CAMPEÃO.

  16. Salve massa! Faltam 13 pontos para a matemática dar o título!!! Eu acho que vai ser antes… Mas hoje, esse é o número. 13 é o que???

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *