Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Saída de Rocha e chegada de Guedes sinalizam mudança no perfil Atleticano

Imagem: UAI

Para hoje, estava na agulha comentar com o leitor sobre um novo espaço Atleticano que conheci na Cidade do Galo. Mas, a saída do lateral Marcos Rocha obriga o debate a respeito do dono da camisa 2 do Galo por anos. Sobre o ambiente genuinamente Galista fica para amanhã. Rocha segue o destino de outros que já se desligaram do time Atleticano. Vamos mudando o perfil de boi cansado, para a busca do rejuvenescimento. Apesar de dois reforços passarem dos 30 anos.

Rocha, ao contrário dos anteriores, fez história no Galo. Conquistou diversos títulos. Mineiros foram incontáveis, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, tudo isso que lhe valeu algumas convocações para a Seleção Brasileira. Antes de entrar no mérito, vejam que coincidência: ele vai para o Palmeiras, onde está um antigo jogador do Fluminense, cuja esposa desdenhou de Rocha numa passagem pela seleção canarinho.

Quem não se lembra dessa celebridade, esposa de um jogador mediano chamado Jean (um doublé de lateral e volante), que convocado por Felipão – ao ser substituído pelo Rocha num jogo com o Chile – debochou do ex-Atleticano? Pois é, agora Rocha vai para o Palmeiras, exatamente para suprir a deficiência deste lado do campo, onde o maridão dessa fanfarrona não deu conta de segurar a vaga no time.

O que nos interessa é a saída de Marcos Rocha e a chegada de Roger Guedes. Entre as liberações que o Galo vêm promovendo, seguramente esta é a que mais dividiu os Torcedores. As demais, quase foram unanimidade, com uma ou outra resistência localizada. Mas, no geral, todas comemoradas. Com Rocha está sendo diferente. Muitos lamentando seu desligamento.

Cria da base do Galo, coisa rara nos tempos recentes, o ainda jovem lateral teve de sofrer até ganhar a confiança da Massa. Emprestado sistematicamente, passou pelo Uberlândia, Ponte Preta, CRB, América (onde se destacou em duas temporadas) até Cuca pedir seu retorno. Começou em 2012, atuando de maneira ainda instável. Aplaudido num lance, era vaiado no seguinte. Até que numa partida frente à Portuguesa, que tinha Dida no gol, ele marcou para o Galo e a partir daí desencantou.

Imagem: UAI

Fez parte da inesquecível formação de 2013, quando o Galo conquistou a Copa Libertadores das Américas. Naquela competição, se notabilizou em um lance especial. Na primeira rodada, seguramente o jogo que sinalizou o caminho daquela conquista, naquele lateral que encontrou Ronaldinho (no famoso lance da água de Rogério Ceni) livre e este lançou para Jô começar aquela trajetória inesquecível. Rocha também se destaca pela qualidade de seus arremessos laterais. Um cruzamento perigoso, que leva mais perigo na meta do adversário que escanteios de muitos que temos assistido. E a foto com o Tardelli na decisão da Copa do Brasil? 9 a 2!

Seu contrato com o Galo ainda seria até o final da próxima temporada. Ao que entendi, com o empréstimo será prolongado até o final de 2019. Deixa uma lacuna naquele lado do campo, onde a crueldade de alguns – minha mesmo em alguns momentos – apelidou como Avenida Marcos Rocha. Será difícil encontrar substituto à altura. Tomara que a diretoria eleita, que silenciosamente vem corrigindo os erros de percurso da que encerra o seu mandato, encontre solução para este setor. Samuel Xavier, salvo melhor juízo, não seria o ideal. Vale para compor grupo. Ou vai surpreender?

Gostei da manifestação do Rocha pelas redes sociais. O “até logo” dele é muito mais sincero que de muitos jogadores que beijam escudo, sejam do Galo ou de qualquer outra equipe.  Afinal, são muitos anos de trabalho no melhor Centro de Treinamento do Brasil, que marcam a cabeça de profissional que leva a carreira a sério. O final de sua despedida com a nossa marca de quem é Atleticano de verdade, tinha de vir com o nosso conhecido “obriGalo”. Até breve, Marcos Rocha, se assim o destino definir.

Quem chega, em contrapartida, é o atacante Roger Guedes. Com apenas 21 anos, apesar de seu desempenho nesta temporada ter deixado a desejar, teve atuação destacada na conquista do título Brasileiro pelo Palmeiras, de Cuca, ano passado. O Galo será seu terceiro clube e o jovem demonstra o que faltou em alguns jogadores que já se desligaram. Comprometimento e vontade de vencer. Se der certo, Roger Guedes é jogador para muitos anos, quem sabe com a nossa camisa preta e branca.

Torçamos! Devagar, paulatinamente, sem barulho, a diretoria eleita vem formando a base para 2018. Tomara que tenhamos elenco daqui para frente. Equilibrado, situação que Marcelo Oliveira, ano passado, já havia denunciado ao presidente da época. Entretanto, ao que percebemos, preferiu as trocas insistentes de treinador a reformular o plantel que o Galo dispunha. Uma situação eu tenho convicção: se o time der certo, não vai faltar apoio do Torcedor Atleticano.

68 thoughts to “Saída de Rocha e chegada de Guedes sinalizam mudança no perfil Atleticano”

  1. Boa noite! Não gostei da saída do Rocha. Cansei de ver ele ser criticado, não é um lateral completo, mas a nível de brasil indiscutivelmente um dos melhores. Quanto ao Roger Guedes já que veio desejo a maior sorte do mundo uma vez que vai vestir a blusa do Glorioso. Agora já quanto ao Fred NUNCA apoiei a vinda, e a nova diretoria já chegou acertando quando resolveu liberá-lo e mais ainda para o Cruzeiro, péssimo custo benefício.

  2. Ao menos um bom zagueiro e agora, um lateral direito. Os que estão aí, são muito fracos… No mineiro, dá pra testar os zagueiros Bremer e Matheus Mancini. Se não forem bem, pode liberar! Assim como Mansur, Adilson, Patrick, Giovane e outros. O sonhado camisa 10, vai ser difícil. Tem poucos, e os que existem, são caríssimos, vide Scarpa e Lucas Lima. A diretoria vai ter que pesquisar bem pra trazer um bom nome. Penso que o maior reforço do Galo, foi ficar livre dos medalhões Fred e Robinho. O salário desses dois, é um absurdo! Ainda mais comparado ao que produziam em campo. Galo, sempre!!!

  3. Boa noite a todos!!!
    Prezados gostaria de deixar algumas sugestões para futuros negócios para o galo!!!!
    1- Precisamos de 2 zagueiros, sugiro o Messias do América e o Henrique ex flu!!! Liberar o Erazo e o Felipe Santana!
    2- Contratação de 2 volantes, sugiro o Hudson do SP, neste caso abate no valor da dívida que o SP tem com o galo referente à venda do Pratto, o outro volante seria o Wallace do Hamburgo, sugiro envolver o Felipe Santana que já jogou na Alemanha e até o Hiury e Carlos!!
    3- O inter está doido para contratar zagueiros e LD, sugiro oferecer o Felipe Santana e o Erazo, Patrick e Alex Silva na troca pelo Sacha, o garoto está sem clima no sul!!!
    4- Se nada disso der certo sugiro uma barca e nem que o galo tenha que arcar com parte dos salários de alguns jogadores para irem para o América em troca do Messias e do Matheusinho, são eles: Patrick, Erazo, Felipe Santana, Mansur, Patrick, Alex Silva, Dodô, Hyuri, Carlos!!! Acho que daria uma boa aliviada no galo e contrataríamos dois promissores jogadores!!!!!

    O que vc acha Eduardo????

  4. boa noite Eduardo e massa,seja bem vindo roger guedes,ate já marcos rocha,muitos aqui reclamando a ida do marcos rocha para o palmeiras,eu não,ele precisava de outros ares,rsrs,temos que poiar ok estão,na minha opinião precisamos de 1 zagueiro para ser titular,um lateral esquerdo,direito,um camisa 10 não dar para confiar na anemia casares,1 volante pegador,um atacante de lados,vai galoooooooooooooooo.

  5. 1º)-O Rocha precisava sair sim, por dois motivos: respirar novos ares e se não saísse agora, certamente assinaria um pré-contrato, com outro clube e sairia de graça no final do ano.
    2º)- O Galo não ganhará nada em 2018, se não contratar um zagueiro experiente, porém mais jovem que o Léo Silva… se não contratar um volante de contenção( não podemos contar com Elias e Adilson, para essa função)… se não contratar um armador( não podemos contar com Cazares, com seus altos e baixos)
    Saudações Alvinegras.

  6. BOA TARDE MASSA
    com tudo que li hj de varios amigalos concordo com todos pelo menos um pouquinho, mas na minha opinião acho que o galo deveria segurar o MR por mais uma temporada, mas tbm acho que ele MR já não queria mais jogar pelo galo depois de duas fracassada venda. o galo é maior que todos e tudo, jájá iremos esquecer MR. se deus quiser vai chegar um lateral a altura. agora é imprecionante como tem blogueiro que em vez de comentar as coisas do seu time fica colocando pilha na torcida rival, dps sai confusão e ele não sabe o porque? da uma espiada no que esse senhor disse sobre o traidor cone. https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/gustavo-nolasco/2017/12/27/coluna-gustavo-nolasco,448932/dor-de-cone-corno-ou-cotovelo.shtml. olha o titulo! como que esse senhor que deveria pregar a paz, ele esta fazendo ao contrario? incentivando ainda mais a rivalidade. entre os clubes que já não é pouco, tome cuidado no que se escreve, pois a internet é terra de niguém. abraços vamo q vamo galoooooooo

  7. Marcos rocha sempre foi uma excelente lateral, mas esse ano machucou muito e tende a machucar mais. Motivo que ele saiu deveria ser o msm que o Luan deveria sair. Lesões demais , galo não se pode dar ao luxo de manter jogadores caros no estaleiro.

  8. Boa tarde! Nunca gostei do futebol do Marcos Rocha. Agradei da sua saída, e torci para que fosse em definitivo. Jogador acomodado, que escolhe jogo que quer jogar, com alto salário e grande frequência no DM. Futebol de alto rendimento não permite esse tipo de coisa, se é que se tem o desejo de vitória! Para alguns, basta ser Galo! Eu sou Galo e almejo títulos e grandes feitos. Que a Diretoria use a tal criatividade para repor a posição. Que enxergue a velha necessidade de zagueiros, de um lateral direito, de um volante e de mais um jogador de velocidade. Abraços

  9. Não é que o Marcos Rocha não gostava de marcar, lhe faltava QI para saber apoiar sem comprometer e justamente por esse motivo nunca foi pra Europa.

    Cansei de dizer que ele cometia erros bobos por pura falta de raciocínio, no começo, cometia erros bisonhos e infantis

    No primeiro jogo contra o SPFC na Libertas 2013, no ultimo lance do jogo, a bola estava em seus pés na bandeirinha de defesa e ele simplesmente a rifa para entrada da grande área!!!!!!, caindo aos pés do Ganso que chuta no pé da trave. Um lance absolutamente inexplicável e surreal.

    Na decisão de 2012, contra o Flu, galo vencia 2 a 1, num lance 2 contra 2 ele simplesmente não acompanha o cara q passa a bola e corre pra receber na frente; gol do Fred. Era só correr.

    Perdi a conta de quantas vezes ele tentava um passe lateral na última linha de defensores, um lance de altíssimo risco em que se ganha muito pouco caso acerte o passe, mas se o atacante rouba a bola, sai livre na cara do gol. Cansei de reclamar desse lance, até que ele fez isso no começo do jogo contra o Inter na libertas 2015 que definiu todo o confronto. Como se chama cometer um erro mais de uma vez? e inúmeras vezes?

    Teve grandes jogos, quando prevalecia a humildade e a atenção esporádica; não estou dizendo que não foi importante, só apontando o pq nunca saiu pra fora.

    Se deveria ter ido ou não, não sei, mais uma vez insisto, só quem está lá no dia a dia pra saber a motivação do jogador, a sua influencia no elenco como veterano já vencedor, mas que, como uma menstruação anual, sempre perdia o foco antes da janela de transferencia, estivesse o galo disputando a liderança ou não.

    Corinthians (como me dói reconhecer isso) tem dado aula de como não se apegar a jogador vencedor, que poderá tratar o clube como alguém que lhe tem dívida, uma postura de dever cumprido que não cabe no nível de competitividade do futebol.

    Nao vou julgar nenhuma transferencia individual, mas serei implacável na cobrança de postura desse elenco e diretoria.

  10. Preparando o coração para 2018!
    Creio que vai passar aperto novamente!
    O galo esta voltando as suas origens,
    Ehhh galo, faz essa massa sofrer de novo não galo!

    Me sentindo preocupado com o futuro…

  11. Obrigado Rocha pelos Ti tulos! Mas precisamos de mudanças!!
    R.Guedes será fundamental pra caminha rumo ao tão sonhado Titulo Brasileiro!!
    Com certeza pra fechar esse ciclo de renovação, precisamos de um bom zagueiro e um volante, que pode ser o Wallace. E que venha 2018 com:
    Victor
    Samuel Xavier
    Gabriel
    Um bom zagueiro
    F.Santos
    Wallace
    Elias
    Otero
    Cazares
    R.Guedes
    R.Oliveira

  12. Olá boa tarde a todos, vejo com bons olhos essa reformulação no Galo…mas igual li em um comentário , tem que sentar com a turma que vai ficar e com a que está chegando e dizer pra eles que aqui é Galo porra …raça em campo não é nem obrigação , é nosso DNA , chega de bois cansados, chinelinhos , inrustidos e enganadores . Atleticano é nas alegrias e nas tristezas , mas sempre com Raça e amor …sobre Marcos Rocha , nunca critiquei , pois sempre foi e sempre será Atleticano …Vamos valorizar nossa base. E caros dirigentes , vamos valorizar e ouvir mais a Massa.

  13. Eduardo, quero deixar registrado minha opinião sobre Marcos Rocha, para mim o melhor lateral direito do Atlético de todos os tempos. Se não tiver contusão ainda pode concorrer à segunda vaga de LD da seleção. Quem já usou este jargão de Av. MR vai sofrer por muitos anos esta injustiça. O time tem que ser visto em um contexto de equipe, nenhum marca e defende sozinho e sim em grupos, assim é um time completo. Grava aí, ele tem arranque, sabe cruzar e bom passe, tem velocidade e é competitivo, não enrola. AvantiMR, ano que vem é Galo ou Europa.

  14. O problema crônico da nossa defesa, é a sua proteção. Rafael Carioca (que nunca mais volte), Elias, e outros desse naipe vão sempre propiciar que as laterais, tanto da direita quanto da esquerda continuem sendo avenidas e o miolo de zaga vai sempre ter que se virar no mano a mano, o que é uma covardia contra atacantes velozes.
    Lamento a saída do Rocha, embora tenha gostado da chegada do Roger Guedes.
    Rocha foi muito cobrado injustamente. Melhor LD dos últimos anos no Brasil. Melhor que todos os laterais que vi no Galo desde Getúlio, com exceção, é claro, de Nelinho!

  15. Para aqueles que estão preocupados com Alex Silva e Carlos César para a lateral direita….tratem de tomar um calmante ou PROZAC, porque a íngua do PATRIC está de volta…
    E olhe lá que o treineiro de plantão poderá entregar a camisa 10 a ele, como fazia o incompetente Leviir….

  16. contratar é preciso, rejuvenescer o elenco necessario, mas e a zaga, leo silva pode ate ser opção no banco, se não contratar zagueiros, vamos continuar sendo uma das defesas mais vazadas do brasileirão. parem de insistir com esse negocio de capitão leo silva, sera sempre um idolo da torcida, mas ja deu o que tinha que dar.

  17. Não é tópico desta postagem, mas vale discutir sobre ELIAS. Declarado torcedor de time paulista, rendeu muito abaixo da expectativa sendo até pretendida sua saída. Tem contrato longo a ser cumprido, vale a pena insistir? Primeiro, necessário explicar a ele sobre o que significa o Galo. Segundo, descobrir o que ele pensa sobre a carreira, quer ainda ser campeão ou só quer passar o tempo? E terceiro, achar a posição adequada no campo. Penso, sobre isto, que não tem condições de jogar em linha de 2 volantes. Se encaixa melhor no 4-1-4-1, jogando no estilo box-to-box inglês pelo centro direito. Foi assim que teve os melhores momentos da carreira no Corinthians e Flamengo. Porém, só funciona se o preparo físico estiver 100%. Com a palavra a Diretoria e a comissão técnica…
    OBS: Alex Silva, Lucas Cândido, Felipe Santana, Erazo, Mansur?, Roger B, Valdívia, Clayton, Yuri e Carlos não podem estar no grupo este ano. Queremos o título e, mesmo na reserva, vez ou outra serão utilizados , o que pode nos custar pontos preciosos por deficiência técnica. Os erros não podem se repetir. Planejamento!!!!!!

  18. O galo precisa de dois zagueiros urgente e não e na base que vai encontrar moro em nova serrana onde o galo jogou várias vezes esse ano com o time b e todos os zagueiros que jogaram aqui São horríveis

  19. Prezados, saída do Marcos Rocha deixará saudades. Infelizmente ele sofreu pelo seu impulsivo ofensivo e de ter ao lado um sistema defensivo mau estruturado e com jogadores já envelhecidos ou de baixa qualificação. Certamente o Palmeiras vai ganhar muito com ele, algo que não me atrevo a disser com o jogador que veio de lá. Pode até acontecer de esses ” reforços ” contratados darem liga e o time realizar uma boa campanha em 2018.
    Enquanto isso, a defesa do time…
    Enfim, que o Marcos Rocha tenha todo sucesso e, como atleticano, possa retornar em alto nível. Obrigado Marcos Rocha pelo que fez pelo Galo e que seja breve a sua ausência do Galo.
    Saudações Atleticanas

    totalemente

  20. Caros,
    Já tô vendo um movimento da organizada JABAZEIROS UNIDOS prá neutralizar a exigência pela formação de um time VENCEDOR, pelo resgate da mentalidade vencedora, já querendo desmoralizar a parte da torcida q apoia, sim, mas q cobra na mesma proporção e quer ver o Galo Forte e Vingador SEMPRE. A jabazeira quer paciência com os malandros medíocres. Isso é um bobagem, como é bobagem tudo q a jabazeira defende. Paciência foi o q tivemos o ano inteiro prá ser presenteado com a molecagem dos BOIS CANSADOS! Tomara q o 7 ñ dê ouvidos a essa parte acomodada e cansada da torcida…JABAZEIRO É UMA DESGRAÇA!!!Tomara q o Pastor q chega dê um passe de letra nessa turma…A cobrança deve ser grande em cima de jogador de PANELA e de chinelinho amigo do DM. Clube de futebol ñ é casa de caridade. Tem q ter cobrança, ñ podemos tolerar jogador tirando o pezinho de ouro das divididas, nem jogador q ñ tenha noção do camisa q tá defendendo. Nada de apoio incondicional. O CAM tem q voltar a ser um Clube sério, repeitado e temido.
    Queremos um time aguerrido e brigador, no espírito alvinegro.
    QUEREMOS O BR18.
    GALO SEMPRE!!!
    Obs.: Boa a transferência da Av. A partir do momento q o camarada sinaliza q quer pular fora, prá q insistir? Q deixe muito marmanjo aí choroso é normal…futebol é tão emotivo, mas o tempo cura, sniff sniff daqui…. As viúvas da AvRocha choram pq é um jogador da sacrificada, injustiçada e incompreendida Base atleticana. Um dos melhores cobradores de lateral de todos os tempos, vai deixar saudades no quesito. além disso, foi eleito várias vezes pelos “Emprensa 71” o melhor lateral do Brasil. Dentro das suas gritantes limitações como jogador, era um torcedor, e o melhor foi a saída, prá ñ desgastar mais e prejudicar o projeto VENCER O BR18. Vamos respeitar o choro e a vela dos fãs, fazer uma vaquinha pros lenços e nos recuperar. Somos mais, acreditem…

  21. Bom dia. Concordo com a troca. Rocha queria mudar de ares e isso tem que ser levado em conta. Preocupante é a demora para contratar reforços para a defesa. O meio campo continua sem um jogador de criação e sem poder de marcação. Me recuso a acreditar que vamos emplacar 2018 com Leo Silva e Gabriel. Se for assim vamos continuar marcando muitos gols e levando o dobro.

  22. Excelente troca, bom para todos! Minha maior preocupação não está na zaga como nos comentários acima, mas sim no meio campo. A torcida já está escalando o meio com Adilson, Arouca e Elias. Um meio campo com esses “velhinhos” não marca ninguém nem cria nada. Na minha opinião o treinador deve escolher apenas “um” deles como titular, assim o time fica mais forte na marcação e criativo. Temos bons jogadores jovens no elenco tais como Yago, Blanco, Cícero e Lucas Cândido. Temos que incentivar a valorização desses atletas para transações futuras, pois um time que não vende jogadores não consegue sobreviver atualmente.

  23. A lateral direita será ocupada por Carlos Cesar. O rapaz que vem do Sport será reserva. Marcos Rocha sempre honrou o sacrossanto Manto Alvinegro. Todo sucesso pessoal a ele; mas que perca todos os títulos para o GALO (no fundo ele vai ficar feliz). E que volte em 2019 para ser tricampeão brasileiro com o GALO.

    1. Ou o Patrick multifunções, não podemos esquecer,caro Paulo! Sem contar q temos oito_ OITO!!!!!_ zagueiros,dois deles pertencentes ao bmg,e nenhum deles confiável p suficiente para encarar a “bronca” q já vem de 4 temporadas… Saudações ? GALO

  24. Tanto na direita quanto na esquerda o mesmo problema. O MR e o FS são avenidas tranquilas para os atacantes adversários. O MR não conseguia voltar à tempo. Quando não fazia pênaltis, os atacantes passavam e faziam estrago (veja o jogo contra a Chapecoense). O FS marca à distância, e cansei de contar gols pela esquerda ali (contra o Santos foram 2). Precisamos de laterais que sejam laterais, um pouco mais conservadores e marcadores, e deixar os atacantes para explorarem os lados do campo. Uma subida surpresa tudo bem, resguardados pelos volantes, mas serem sempre acionados fica fácil para o outro time mapear a mina. O MR e o FS já estavam mapeados. Precisamos de um esquema novo. Com o Roger Guedes e o Erik acredito que teremos resolvido o problema do ataque. Falta uma recomposição rápida defensiva, com zagueiros e volantes. Na minha opinião, deslocaria o Gabriel para volante junto com Elias mais solto, e montaria outra zaga estilo Torres Gêmeas.

  25. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Vejo com bons olhos a troca. Primeiramente MR já estava pedindo por novos ares a muito tempo. Sabemos que ele não estava mais tão satisfeito, por não estar na europa. Novos ares lhe farão bem e ainda pertence ao Galo. Se arrebentar no Palmeiras, pode ser comprado pelo próprio palmeiras que tem investidor forte ou pode ser comprado por algum time europeu, de toda forma iria render uma grana para os cofres do Galo, além dos ótimos serviços prestados ao longo dos anos. MUITO OBRIGADO Marcos Rocha.
    Quanto ao Roger Guedes, pode ser uma grata surpresa e uma mudança de estilo de jogo do Galo.
    Falta um Zagueiro de qualidade para chegar e ser titular, volante penso que temos os necessários, claro que se um Wallace viesse seria muito bem vindo. Mas precisamos mesmo é de um zagueiro. Todos falam de tal camisa 10, mas um amiGalo aqui esses dias pediu para alguém apresentar um nome de um clássico camisa 10 e todos quedaram se inertes, sabe porquê? Porque não tem, o clássico camisa 10 não existe mais, Ganso é um dos últimos, mas dizem que não é competitivo para o futebol hoje em dia, meu sonho era o Ganso com a 10 do Galo, acionando R. Oliveira, R. Guedes e Otero, ai sim, a bola ia rolar de acordo , e nosso 10 só teria que enfiar a bola para esses corredores, pois eu sempre aprendi que quem corre é a bola. Mas como Ganso é impossível, vamos recuperar Cazares e ter um time leve e perigoso na frente.
    Um feliz 2018 para todos os Amigalos deste espaço que já faz parte de nossa rotina diária. E especialmente para vc Eduardo que sempre nos brinda com ótimos textos.
    Tentarei continuar participando de nossa resenha durante mhs férias mais uma vez. Em agosto, escrevi de Trancoso, sexta escreverei de Campos de Jordão com Fé em Deus. Isso se lá no sitio que estarei pegar internet.
    De toda forma, borá meu Galo mais lindo do mundo. 2018 é o ano do ressurgimento.
    Bica bicudo. Eu sempre acreditarei, eu sempre irei ver o copo meio cheio eu sempre serei antes de tudo, um eterno otimista. Pois sou Galo e minha alma e meu caráter foram forjados no sofrimento e no amor. Eu sou Galo e sempre torcerei contra o Vento.

  26. 13 gols,4 Mineiros,1LA,1 Recopa,1CB,1FCup,4x craque do BR,2x Bola de Prata,6x Troféu Guará,4x troféu gMG,1x eleito o melhor LD da LA,306 Jogos com a Armadura Alvinegra.Valeu Marcos Rocha! por ter sempre honrado/respeitado a CAMisa do CAM,seja feliz onde estiver… Como LD não dá em árvore,q está troca tenha sido boa p o CAM e só para o CAM.
    ✓ à quatro temporadas vínhamos sentindo q a prioridade era melhorar nossa defesa_ de terceira melhor do país,veio decaindo, e hj somos a décima sexta pior defesa da série A_ onde eram necessários zagueiro titular,LE reserva,1 meia para fazer o Kzares acordar e 1 primeiro volante marcador …pelo jeito entraremos 2018 com as mesmas carências e agora tem de acrescentar à lista um LD tbm. Lembrando! temos carências tbm p o banco,já q mansur não tem capacidade de mudar um resultado de uma partida, aliás, não muda nem saindo jogando_ ele e outros mais_, esta é a verdade!
    ✓ Dudu! Faltou um nome ai,o Zeca das sardinhas é num baita LD tbm,pena estar em litígio com agremiação…4 nomes de LD atuando no país é muito pouco,e pensar q tempos atrás nasciam aos montes…realidade! Bom dia e vamos GALO!!! ??️? GALO

    1. Complementando: carecemos tbm de um bom e bem trabalhado Esquema de jogo.Sem ele jogador bom vira canaleiro,com ele bem implantado, jogador médio cresce e aparece… a ver ! Saudações ?

  27. Bom Dia a Todos (as). A respeito das notícias do últimos dias, no meu entendimento, a Diretoria eleita (não sei se já tomou posse), está cometendo as mesmas “lambanças” da que está saíndo (ou saiu). A saida do Fred, pelo foi comentantado, por ser um desagregador, sálario alto, etc . Na época do FLU já tinha esse perfil! Então por que foi contratado? Outro erro do Sr. Nepo? A propósito já tinhamos Lucas Prato no elenco! Marcos Rocha, particulamente, não gosto da maneira que joga, vai ao ataque e deixa uma avenida na suas costas. Agora fazer essa troca por Roger Guedes? Mesmo por empréstimo, no meu entender é negocio de extremo amadorismo. Fico pensando, como será o nosso amanhã? Mais decepções?

  28. Marcos Rocha foi injustamente ‘perseguido’ pelos nossos torcedores, até hoje injustamente sem chances na seleção e curiosamente o melhor lateral direito do Brasil desde que Nelinho, Leandro e Getúlio Carão se aposentaram. Temo que nossa torcida ‘influenciada’ por ‘comentaristas’ entendedores de tudo comecem a injustiçar este ótimo e raçudo lateral que é Carlos Cesar (espero que volte bem como estava quando machucou-se), defendo também que apoiem Alex Silva que precisa de confiança para jogar seu bom futebol. Está na hora de apoiarmos nossa base dando-lhes apoio e confiança e não ser influenciados pelos ‘comentaristas’ da itatiaia. É o que penso sobre a falta de revelações do nosso Galo doido Eduardo.

  29. Acho uma boa a saída temporária do Marcos Rocha, lateral mais vitorioso da história do Clube Atlético Mineiro. Mas não tenho dúvidas de que a reposição será complicada. Samuel Xavier é, no máximo, um bom reserva, para disputar posição com o Carlos César. É necessário buscar um outro lateral de qualidade. Quem sabe no mercado sul-americano?

    Quanto ao Roger Guedes, é um jogador de velocidade e boa qualidade. Teve sim problemas no Palmeiras, muito em função daquele trote absurdo que sofreu de seus companheiros e por bater de frente com aquele maluco do Felipe Melo. Acredito em sua recuperação no Glorioso.

    A única ressalva que faço é que o Palmeiras detém um percentual mínimo dos direitos sobre o Roger Guedes (25%), enquanto o Galo possuiria, salvo engano, percentual maior sobre os direitos econômicos do lateral. Então, somente nesse aspecto tenho dúvidas se a troca foi justa.

    Saudações alvinegras!

  30. Bom Dia Massa….. A nova diretoria tem que tem olhar clínico para trazer um lateral à altura do que saiu, pois contar com Alex Silva e Carlos Cesar é pedir pra sofrer nesse 2018…..Vamuuuuuuu GALOOOOOOOO…

    1. Putz, Barros, lamento por você não ter visto Humberto Monteiro, Getúlio, Alves, Chiquinho, Orlando e Paulo Roberto Costa. Todos eles foram, na minha humilde opinião, muito superiores ao Marcos Rocha, tanto em técnica quanto em raça e disposição. Agora, a importância histórica deste último é inegável! Em tempo: não citei o Nelinho, porque aí também seria covardia demais! Abraços!

      1. Vi Alves, Chiquinho, Nelinho e PR costa, e para mim, Marcos Rocha foi mais jogador (reconheço a categoria imensa do Nelinho, mas ele jogou muito tempo nas marias e é considerado o melhor delas em todos os tempos, por isso também, prefiro Rocha, q ao invés de ter jogado por lá, sempre tripudou e junto c Tardelli eternizou o 9 a 2 naquela foto sensacional). Não citei em termos de títulos porque aí sim, seria covardia! SAN PS: PR Costa era muito fraco!

  31. De fato a saída do rocha acaba com uma era vitoriosa com a camisa 2…..vamos ter que nos adaptar a novos estilos de novos jogadores….

    O que me deixa p… com o galo é que ninguém foi preparado para assumir a 2 na ausência do rocha…ninguém da base, nenhum reserva a altura…NADA….um time com planejamento no minimo prepararia um menino da base…mas no galo, temos o patric, o alex silva…triste…

    Bem vindo Roger Guedes…que a torcida tenha paciencia e vc tb…

  32. Sempre fui um crítico em relação às atuações do MR, muito pela sua deficiência defensiva, que dado ao seu potencial ofensivo, mereceria dos entregadores de coletes, um esquema de melhor proteção do lado direito, acho que no palmeira terá essa deficiência corrigida, roger machado já havia resolvido isso parcialmente no início de 2017, se não colocar os chinelinhos, vai ter sucesso em SP. Nesse período que esteve aqui, mostrou ser além de jogador, um grande torcedor do galo.
    Guedes chega com histórico de encrencas, mais é sem dúvida, um jogador com enorme potencial, penso que se houver um meia inteligente, e que saiba enfiar bolas em profundidade, fará muito sucesso aqui no galo.
    Antes de trazer qualquer outro jogador, penso que o galo deveria priorizar um bom volante e em seguida um bom zagueiro.
    quanto ao meia, acho que para esse início de temporada, o cazares deve ter mais uma oportunidade , e se não mostrar serviço, deveríamos readaptar o Luan como meia, corre menos do que na posição de secretário de lateral, o que lhe permitiria poupar os joelhos…. e se não der certo… partir para um jogador mais cascudo.
    bora ai galo….

  33. Bom dia! O que escutamos e lemos a muito tempo é que falta zagueiro. Futebol é coletivo meus AMIGALOS. De que adianta trocar apenas os zagueiros, e ter (tinha) uma auto pista na lateral direita e ainda sem volantes de marcação?! Precisamos de volantes que marcam e não que apenas cercam. Assim não haverá zagueiro que aguente, pois a bola chega muito fácil lá traz.
    É preciso enxergar futebol de modo coletivo, ou seja, um complementando o outro. Fui …….

  34. Até o final do ano que vem marcos rocha vai fazer parte do passado como muitos que fizeram historia no glorioso e por circunstancia do destino tiveram que ir embora. Mas lembre-se bem o que estou dizendo! Apesar de ninguém ser insubstituível, ainda iremos senti muita falta do nosso camisa 02. Não é atoa que um jogador chega ser eleito por cinco vezes como melhor da posição. Ele foi apenas uma vitima dos come e dorme que fizeram parte do elenco e, graças a Deus foram embora! Que sejamos abençoados, para que nunca mais passe nem na porta do CT do nosso Glorioso Clube Atlético Mineiro.

    Abraços e um feliz 2018 para todos nós em todos o sentidos.

  35. Bom dia a todos. Muito sucesso para MR,para mim era o melhor do nosso time neste triste ano de 2017. Vamos formar um melhor time para 2018. Aqui é GALO…

  36. Boa troca. O Marcos Rocha já estava acomodado. E ainda renovou por mais um ano. O Guedes chega para suprir a lacuna de jogadores pelos flancos. O que faltava pra gente

    1. Marcos rocha sempre foi uma excelente lateral, mas esse ano machucou muito e tende a machucar mais. Motivo que ele saiu deveria ser o msm que o Luan deveria sair. Lesões demais , galo não se pode dar ao luxo de manter jogadores caros no estaleiro.

  37. Eduardo, vc foi muito infeliz ao chamá-lo de boi cansado. Parece não conhecer de estatísticas. Marcos Rocha é, sistematicamente, o maior ladrao de bolas do time, está entre os melhores passadores e corre mais que a maioria do elenco. Estes dados não são achismos, estão registrados em qualquer site especializado. Além disso, ele tem um apoio muito forte pela direita, com cruzamentos perigosos e inúmeras assistências para gol. Foi ele que inventou o tal lateral na área.
    Tem deficiências defensivas? Óbvio que sim! Pois se não tivesse, estaria jogando no Barcelona ou Real Madri.

    Parte da torcida pegava no pé dele. É essa mesma parte que vaia o time durante o jogo, que pede cabeça de treinador a cada duas derrotas e que não consegue apoiar sem cornetar. Pra mim não são torcedores, são malas.

    Após seis anos de total tranqüilidade naquela posição, vamos voltar a saga de procurar um jogador para a lateral direita. Já passaram tantos pernas de pau por ali que não vale a pena citar um por um.
    Estamos perdendo o melhor lateral D dos últimos 30 anos. Lembrem-se disso.
    Saudações Atleticanas e que Deus nos abençoe em 2018.

  38. A pejorativa Av Marcos Rocha só passou a existir depois do envelhecimento de nossa defesa, da não reposição de peças no setor defensivo e da contratação de péssimos volantes. Cabe ao bom treinador montar esquema tático aproveitando as melhores características do atleta. Marcos Rocha no apoio é perfeito, inclusive quando tem um Luan ao seu lado. Ninguém questiona o Marcelo do Real Madrid que atua como ala e também tem deficiência defensiva. Mas num esquema tático voltado para um “cone”, no qual os laterais são obrigados a “chuveirar” a todo tempo, obviamente vão existir lacunas. Fábio Santos também sofreu com isso. Marcos Rocha resolveu buscar novos ares pois também se cansou de pagar a conta por um setor defensivo que a cada ano piora mais. Em tempo: muitos fazem a ressalva da média de gols do Fred, todavia, quantos foram os gols marcados pelo time nesse BR17? A efetividade ofensiva simplesmente diminuiu.

    1. Bom dia Massa! Perfeito comentário, assino em baixo. Somente uma ressalva, o novo LD (Xavier), nem jogou e já estão cornetando. Menos gente. Na Boa!!! Abraço…

    2. Bom dia Massa!!! Parabéns pela lucidez do seu comentário JOMMARE.GALO, É exatamente o que eu sempre enxerguei em campo. Muitas pessoas são facilmente convencidas por expressões chulas e desnecessárias, essa tal av. MR foi um ato covarde e cruel a um atleta que possivelmente tenha sido o maior lateral direito da historia do CAM. Vá com Deus Marcos Rocha, seja muito feliz na sua nova equipe. Obrigado pelo grande futebol jogado e pela doação incondicional ao nosso Galo. Até breve! Sempre Galo!!!!!

  39. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Vá com Deus e seja feliz, Marcos Rocha. Você merece. Um jogador que rendeu muito ao nosso amado Galo. Indiscutível a sua importância… Embora muito contestado no quesito marcação, vejo que muitas vezes seu potencial ofensivo foi decisivo e a deficiência poderia ter sido melhor trabalhada, com uma cobertura mais eficiente de volantes. Tenho esperança em Roger Guedes. Acho que tem aquela raça de que o Atleticano tanto gosta… Vai Galooooo! ?

    1. Lamento pela saída (temporária) do MR. Mais do que um atleta, um atleticano. Que faça uma boa passagem pelo Palmeiras, e retorne às origens. Muitos que aqui o criticaram irão rever suas opiniões.

      Sobre Roger Guedes, um jogador de indiscutível potencial como atacante, e que ainda auxilia a marcação. Porém, falta-lhe ainda a maturidade, pois já se envolveu com brigas internas no clube, o que pode prejudicar sua carreira. Vamos apoiar sua chegada, esperando que ele venha agregar. De atletas desagregadores, o Galo está se livrando.

      Parabéns até agora ao presidente 7. Está fazendo uma receita com poucos ingredientes, mas que cheirando bem. Jogada de mestre, vendendo o mais caro cone do mundo!

  40. Bom dia massa. Sei que muitos amigos aqui acharam a saída de MR como uma bola fora da nova diretoria, mas eu ao contrário a vejo de bons olhos. E porquê? MR é inegavelmente um dos três melhores laterais do futebol brasileiro, ao lado de Vagner dos Gambás e do Edilson, sonho de consumo das Marias. Os prêmios que ele vinha ganhando no cenário estadual e brasileiro, eram a constatação de sua capacidade, e ele nunca teve reserva a altura ou se sentiu ameaçado. Acontece que MR se acomodou com esta situação, e mesmo sendo muito bom no apoio, vinha deixando a desejar na defesa, a ponto de muitos o chamarem de avenida MR. E incrível é que que os gols que sofremos pelo lado dele, sempre foram do mesmo jeito, ou seja, ele não procurou se corrigir. Claro, que iremos sofrer e muito para encontrar alguém com seu potencial, e claro que a famosa dupla MR x Maluquinho fará falta, mas ele precisava mudar de ares; e se não ocorresse esta negociação, com certeza teria passe livre no próximo ano. Vale lembrar que ele é um jogador torcedor, e provou isto na zoação sobre as Marias dos 9 x 2 com o Tardelli, show de bola!!!!
    Mas estamos trazendo um jogador jovem, voluntarioso e tipicamente atacante pelos flancos, coisa que nos faltou neste fatídico 2017. É um jogador marrento, e precisará de alguém para frear seu ímpeto e suas polêmicas, e aí entra o papel do novo diretor de futebol e do novo presidente. Só espero que ambos estejam preparados e façam se impor, porque de frouxo estamos de saco cheio, e por isto tiramos o Neponusono de cena.

    Nota1: Presidente 7, amarre a lata dos indesejáveis tão logo chegue 2018. Faça este favor à massa! Nós aplaudiremos!

    1. Prezado, eu ia escrever um comentário acerca dessa transação. Ocorre que, ao ler o seu, nada mais havia a acrescentar. Concordo integralmente. Que MR2 seja feliz, porque ele merece e nos deu muito. Mas ele precisava – e nós também – dessa mudança.

    2. Pra variar, disse tudo, JBHGalo.
      ObriGalo MR e (ao contrário do cone) te desejo boa sorte no verdão (menos quando jogar contra a gente).
      Sobre Roger Guedes, se diminuir a marra, tenho certeza que dará bons frutos.
      2018 está ficando melhor que a encomenda!
      Vamos Galooo!!!

  41. Falta zagueiros (no plural mesmo ), volante e armador . L Silva não pode ser titular . Chega! Só mentor dos mais jovens. Esta deficiência é de anos, sempre sofrendo muitos gols . Volto a dizer, vamos cobrar o Osvaldo. Há 20 anos não faz trabalho campeão . Nós não podemos esperar. Queremos o Brasileiro urgente! Diretoria, vamos agir corretamente, ok? Chega de amadorismo e despreparo. Tenham pulso firme e nunca se omitam . O ex presidente foi um grande erro…

    1. É incrível como desde 2015 a diretoria se recusa a contratar zagueiro.
      Jamais esquecerei daquele 3×0 pro Corinthians no Horto, em que o Jemerson estava suspenso. Um jogo parelho no primeiro tempo, que no segundo virou passeio com Edcarlos falhando nos três gols.

      1. Com ctz problema não é no miolo de zaga. Já jogamos com rever e Leo Silva (torres gêmeas) com luxa que falhavam muito e depois com cuca que jogavam vem. Sem proteção de zaga pode contratar Beckenbauer que não dá certo. Quero um volante de pegada e liberar o Elias.

    2. Sou da Opinião que o Galo deveria jogar com 3 volantes Arouca e Adilson deixando o Elias como terceiro homem na frente, pois se posiciona bem para chegar ao ataque e fazer gols (e não ser sacrificado com tanta marcação como foi com outros técnicos depois do Roger). Aí podemos ter um ataque mais solto com Otero e Cazares e um meio mais equilibrado ajudando na marcação, já que os laterais sobem muito.

      1. Esse Adilson aí eu não quero nem pintado no galo. Mania de detonar a base e dar valor para jogador de fora. Adilson é um novo Emerson conceicao. Prefiro apostar na base. Yago pode não ser ideal, mas bota esse traste no chinelo.

    3. Falou tudo cara e não e na base que vamos achar zagueiros moro em nova serrana onde esse ano teve vários jogos do time b do galo e todos os zagueiros que vi jogar aqui São horríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *