Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma casa Atleticana, com certeza!

Imagem: arquivo do “Pulero do Galo”

Conforme mencionei ontem, aproveitando nosso recesso e para segurar a ansiedade nas contratações que ainda nos faltam, quero dividir com os amiGalos um local Atleticano nesta cidade que tem o ar preto e branco. O “Pulero do Galo”, inaugurado há menos de dois meses, vem se transformando num dos mais concorridos pontos de encontro da Torcida aqui na Cidade do Galo.

A inauguração coincidiu com a data do meu aniversário (8 de novembro) e logo depois me submeti a tratamento de saúde. Tudo isso acabou me impedindo de ter conhecido este local. Incitado agora pela amiga Paula Rangel e por seu filho Tavinho, fui dar uma passadinha para conhecer o bar, localizado na Avenida Francisco Sá, número 76, no Prado. Ali, quase esquina com a Rua Platina.

Caríssimas e caros amiGalos, aquilo não é um bar. É um santuário! Entrei meio que sorrateiro, avistei os amigos à distância, mas os olhos não saíam daquelas paredes cuidadosamente organizadas para uma viagem do Atleticano. Bolas, chuteiras, instrumentos da charanga, até chegar às camisas e caricaturas (assinadas pelo grande artista André Fidusi), te deixam anestesiado numa primeira volta olímpica em torno daquilo tudo.

Como se não bastasse, quando vai ao banheiro uma viagem em quadros (também do Fidusi) que contam a história da nossa maior conquista: a Copa Libertadores de 2013. E os vídeos que animam o ambiente… Pude rever o jogo com o New Old Boys, pelas semifinais, além de dois quadros do “Torcedor Maluco”, tão bem conduzido pela competente Adriana Spinelli. Um deles comigo mesmo e o outro com o Fernando César, um dos proprietários daquele espaço.

Além dele, outros três irmãos – Paulo, Ricardo e Sérgio – são os empreendedores do “Pulero Bar e Restaurante”. O início deste acervo foi com o Fernando, que em 2005 adquiriu sua primeira peça – um Galo – para colocar em seu quarto no Nova Suissa. Daí, de tempos em tempos, foi ampliando essa coleção, composta de peças, camisas, quadros e outros objetos. Montou seu pequeno santuário na área de serviço do apartamento, que inicialmente era dividido com os irmãos e depois – com seu casamento – passou a ser seu e de sua família.

Imagem: arquivo do “Pulero do Galo”

A quantidade de objetos foi crescendo tanto que, em 31 de maio de 2013, se viu obrigado a alugar uma pequena loja em frente ao seu prédio e transferiu todo o acervo para contemplação pessoal e de seus amigos Atleticanos. Foi daí a origem do nome “Pulero”, que posteriormente batizou o nosso Santuário no Prado. Em conversa com o Fernando, enquanto me explicava sobre a inspiração para o investimento, ele sugeriu acessar no Youtube o episódio 45 da TV Galo. No quadro que mencionei acima, o Atleticano vai conhecer e entender a paixão dele – como a nossa – pelo Clube Atlético Mineiro.

No local cabem 180 Torcedores, assentados e bem acomodados, podendo passar de 200 Atleticanos numa possibilidade de algum evento a ser combinado com a direção do local. Ainda estão se estruturando para a finalidade, o que poderá ocorrer já a partir de janeiro. A meu juízo, é ponto de encontro e parada obrigatória para o Atleticano se deliciar com o bom atendimento do “Pulero” e apreciar o acervo riquíssimo do local.

Em matéria de bar temático, não creio que exista similar no Brasil e em Minas Gerais,  permitindo ao Atleticano viajar no tempo ao ver cada obra nas paredes. Jogadores, treinadores, equipes que marcaram época. Só para dar uma dica. No espaço denominado “paredões”, estão as caricaturas do Kafunga (1935/1954), João Leite (1976/1988 e 1991/1992), Taffarel (1995/1998), Renato (campeão de 71) e – claro – de São Victor do Horto (Libertadores/ 2013, Recopa/2014, Copa Brasil/2014). Que me lembre ainda, tivemos grandes outros goleiros, como Carlos e Veloso.

Quer saber mais, ver e relembrar de Vanderley, Cerezo, Reinaldo, Ronaldinho e tantos outros, ainda o time Atleticano que venceu a Seleção do Saldanha? Vai lá!

Se quer aliviar a curiosidade, acesse:

facebook.com/pulerobar

Instagram: @pulerobar

Twitter: @pulerobar

 

14 thoughts to “Uma casa Atleticana, com certeza!”

  1. Na próxima ida a BH pretendo conhecer este local.
    Mas, cadê o zagueiro ? Pelo visto a defesa vai ficar na mesma, levando gols a rodo.
    Aliás, piorou, porque o Samuel é pior que o Rocha.

  2. Boa tarde xará e amigalos!!!!!!!!! Fico satisfeito em saber sobre esse SANTUÁRIO DO GALO. Certamente irei com prazer tomar uma gelada lá e admirar o acervo do Galo mais famoso do mundo. Quanto ao time espero que na primeira semana de 2018 tenhamos novidade para o sistema defensivo e um meia de criação, que não fácil de encontrar no mercado. No mais um FELIZ 2018 ao blogueiro e massa atleticana.
    2018 será o ano do GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Bom dia a todos. Esperei ate agora pra ver se anunciasse algum reforço para o nosso Galo em 2018, mas parece que não temos nada de novo então é esperar pra que cheguem pelo menos de 3 a 4 jogadores de nível para podermos disputar e ganhar títulos ano que vem. Desejo a todos os amiGalos um feliz 2018 com saúde e prosperidade e que possamos comemorar juntos títulos importantes. Saudações atleticanas.

  4. Bom dia caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, com certeza vou lá conhecer mais um espaço do Galo nessa cidade que é do Galo.
    Um ótimo lugar para fazermos um encontro da galera do “Canto do Galo”.
    Feliz ano novo para todos nós e pro nosso Galo.

  5. Bom dia massa. E num ambiente destes que sentimos o que e realmente amar uma instituicao chamada atletico mineiro.
    Mas voltando ao nosso momento, sei que a tonica sao as contratacoes, mas hoje quero chamar a atencao para a diretoria nao esquecer de dois setores. O primeiro e o depto medico, muito criticado na gestao passada. Ali parece o triangulo das bermudas, jogador entra e some. Acredito ate que seja refugio de muitos malandrinhos que querem ganhar sem jogar. Falta transparencia e informacao. Sei que prazo de recuperacao e gravidade de lesoes nao sao coisas previsiveis, mas existe expectativa e o depto medico e obrigado a informar qual a expectativa de um jogador voltar, indiferente da lesao. Outro depto, ou seja nao depto;mas diretoria pelo amor de Deus contrate um treinador de goleiros. As falhas de Victor, as mas saidas do gol e a horrivel reposicao de bola, indicam que ele esta mal treinado, inclusive ate questionaram a sua capacidade tecnica.
    Ta dado o recado

    1. Disse tudo, ninguém pode criticar o são Victor, mas o fato é que as falhas dele são recorrentes, péssima saída de bola e reposição de bola pior ainda…

  6. Sempre defendi nesse espaço, que deveríamos investir no Messias, jogador do Coelhinho Pompom. Hoje ouvi que o contrato dele vai até 2018 e que o atual timinho dele vai renovar o vínculo por mais 4 anos. E a nossa diretoria ruminando…. Outro cara que poderia ser titularíssimo no nosso time é o Zeca (ex-Santos), que joga nas duas laterais. Não vale o investimento?

  7. Atenção Diretoria: não assimilem o “boi cansado” do plantel 2017. Henrique dispensado do Fluminense. Corram antes que alguém mais esperto (e são muitos a meu ver) passe na frente.

    1. Bom dia! Henrique tem 31 anos, o que não é muito para um zagueiro. O problema é que o salário dele é muito alto. Além do Henrique, o Marquinhos, meio campo, também está disponível. Abraço

  8. Prezado Eduardo certamente este reduto será um ponto de parada obrigatória quando for a BH. A ideia do bar temático é excelente para marcar um ponto de encontro da massa atleticana. Parabéns aos mentores do local. Saudações Atleticanas

  9. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Me confesso pequeno por não morar em BH. Esses prazeres que a “Cidade do Galo” propicia aos Atleticanos me causa certa inveja… Parabenizo os AmiGalos que conservam seus acervos alvinegros e, mais ainda, os colocam a serviço dos pares em locais onde possam desfrutar da convivência com essa torcida maravilhosa. Minha atleticanidade é muito solitária e meu acervo se limita à bandeira e algumas camisas e bonés… Esse último tem se tornado mais presente devido a essa companheira que vem chegando com a idade e derrubando a cabeleireira. Eita careca que cresce! Quando for ao nosso estado, certamente passarei pelo espaço recomendado pelo blogueiro e quem sabe a oportunidade me ofereça até mesmo o brinde da companhia de parente tão ilustre… Vai Galooooo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.