Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Resenha sobre o Galo no dia seguinte

O nosso domingo – com ares de sábado – foi vigoroso. Assim como essa intensidade do time Atleticano, sob o comando de Jorge Sampaoli. Esse argentino tem fome e gana, como nós Torcedores do Clube Atlético Mineiro. Desde a sua chegada são 18 jogos com um único empate no Mineiro e três derrotas no Brasileiro, sendo 14 vitórias (oito BR e seis MG).

O time do Galo tem vontade de vencer e fazer gols. Só no Brasileiro foram 21 assinalados, tendo o melhor ataque da competição. Ainda assim, ao que vemos, o time tem perdido gols inacreditáveis e o sistema defensivo carece de alguns ajustes. São 13 tentos sofridos em 11 jogos. Não pode!

Gols como os do Inter e o segundo do Atlético de Goiás são inadmissíveis. Os adversários triangularam no meio da nossa defesa. Outro lance que mereceu observação e correção foi o do terceiro gol do mesmo xará goiano e o do Grêmio, em bola alçada da área de escanteio. Pra ser campeão, como esse time está nos fazendo sonhar, necessárias e urgentes são essas correções no setor.

Digo isso sem a menor intenção de criticar, mas apenas para trazer ao nosso debate uma deficiência que já nos trouxe prejuízo e pode ser danosa na temporada. Estou e sigo confiante, até porque creio que nosso treinador está atento a essa situação. Os resultados dos concorrentes na rodada não tinham como ser melhores. Tudo conspira a favor, mas temos de fazer a nossa parte.

Que venham logo os três reforços aguardados. Ao meu entendimento, um zagueiro, um armador e um finalizador. Diego Costa, já que Cavani é muito caro. Ele é brasileiro, naturalizado espanhol. Creio que cairia bem no esquema Sampaoli de jogar. Mas não estou sugerindo, apenas dando pitaco. Quero ser campeão! Para tanto, precisamos de jogadores que assumam essa responsabilidade de resolver nossas possíveis deficiências.

Até porque, venho dizendo e repito: temos mais de vinte titulares no elenco. Oferecendo opções ao treinador de nomes e características, que permitem até mesmo uma mudança completa de esquema durante a partida. Sampaoli, diferente de alguns que o antecederam, olha para o banco e enxerga alternativas. Recentemente, ver a lista de reservas vinha sendo desanimador ao Torcedor e ao comandante.

Reitero, como já manifestei e até repeti na live com Breno Galante que nos fez entrar pela madrugada de domingo, que me rendo à nova postura do presidente Sette. Esse momento Atleticano está salvando seu mandato. Não desconsidero nenhuma das críticas que o fiz, porém, reconheço que caso opte por não seguir no comando Atleticano no final do ano, deixará um legado inalienável. Recolocando o Galo no topo do futebol brasileiro, sul-americano e mundial.

Ah! Dirão muitos, tudo isso graças ao apoio decisivo e incondicional dos parceiros Atleticanos. Esses “mecenas”, como alguns dizem, que salvaram essa barca furada e tem lá seus interesses empresariais. E daí, se realmente chegar a essa situação?

Duas considerações. Primeiro, tanto os Menins quanto Guimarães e Salvador não investiriam dessa forma com qualquer diretoria. Confiam no presidente. Outra. Caso no futuro assumam o comando e gestão Atleticana, mais um motivo teria para aplaudir essa decisão. Sou Torcedor e não tenho interesse e nem condiçõe$ para esses inve$timento. Como Atleticano que sempre fui e sempre serei, vou tão e somente festejar e comemorar títulos.

Por fim, caríssimas e caríssimos, outra semana para se dedicar exclusivamente aos treinamentos. Enquanto isso, nossos concorrentes estarão envolvidos com Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. Há males (Dudamel) que vem para bem! Pra cima deles, trator! Empurra as britas, que nosso Estádio tá em ritmo acelerado. Pra cima deles Galo!

Em tempo: às 13h13m eu volto. Vou postar sobre a tentativa de time carioca em tumultuar a competição.

Fotos: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) Daniela Veiga/Atlético

15 thoughts to “Resenha sobre o Galo no dia seguinte”

  1. Olá Sr. Eduardo. Nunca te escrevi….sempre te amei!
    Adoro seus textos…tocam um cantinho do coração que é só dele …do NOSSO GALÃO!
    Que momento mágico! Pra ser perfeito tínhamos que estar no campo…junto deles! Comemorando e sofrendo né….porque o Sampaoli se mostrou um autêntico atleticano…gosta de um sofrimentozinho!
    E não tem essa de ser comedido….vamos vibrar com esse momento…está delicioso!
    E se o título não vier, que problema há….e é isso que mata o outro lado da lagoa. Aqui é Galo!
    Saudações alvinegras!

  2. O momento está gostoso demais. Líder isolado do Brasileirão, com o rival afundado na lama da segundona.
    Esse time precisa de uma contratação pra ser campeão. Um jogador de meia ou ataque que chegue pra vestir a camisa e subir o nível. Não podemos repetir o erro de 2015.
    Mas está dando gosto ver o time jogar.

  3. Ótima e animadora vitória no sábado. Apesar da euforia pelos resultados e por tudo que se desenha no horizonte, confesso, ter uma “pontinha” de receio. Não temo pelo time em si, o qual está muito bem treinado e evoluindo tecnicamente e fisicamente jogo a jogo. Mas, pelos interesses ocultos que insistem em sabotar e prejudicar a competição, em nome da pretensão de “espanholização” do nosso futebol. Tivemos um exemplo disso durante toda a semana que passou. Quanto ao Galo, gostaria de destacar os responsáveis pela preparação física do time. Num esquema tão ofensivo como o proposto por Sampaoli, com agressividade e intensidade com a bola nos pés e para recuperá-la, a exigência de entrega física é muito alta. Nessa situação um bom condicionamento físico é condição “sine qua non” para a obtenção dos bons resultados. Bom dia e excelente semana para todos nós!!

  4. Bom dia,

    Dizer que o treinador olhava para o banco e não enxergava nada é ser bonzinho demais, na verdade a escalação dos titulares já dava desânimo, tanto é que hoje só temos 2 ou 3 remanescentes do time anterior.
    As palavras do JBHGALO estão perfeitas e bem colocadas, não devemos cuspir no prato que estamos comendo.
    A satisfação de ver nosso time jogar bem deixa o torcedor ate mais feliz e aos críticos no anonimato, e por falar nisso sinto falta de alguns amigalos no blog, espero que a estejam bem e apenas dando um tempo.
    A rodada de ontem foi magnífica, depois da Vitória e dos 2123 gols em brasileiros, fizemos o gol 2000 no Brasileirão.
    Quem será que fez o gol 2000 em brasileiros?
    Foi em 2017, alguém sabe?
    – Otero no jogo contra o Grêmio, último do ano de 2017, ganhamos de 4 x 3.
    Temos também 1941 pontos no Brasileirão deste 1971 e somos o quinto time em pontos obtidos.
    Um pouco de números, para alguns não passa de cultura inútil, mas, que gosto de conhecer, fazem parte da história do time que amo.
    Temos mais do que nunca reais possibilidades de conquista este ano, temos que manter este foco de bons pensamentos e vibrações positivas, que elas passem sempre para dentro das quatro linhas motivando nossos jogadores para cada vez estarem mais focados no seus objetivos.
    2020 só ser campeão nos interessa.
    Vamos para cima deles Galo!!!

  5. Após um inicio de ano trágico o Galo lidera o campeonato com méritos. Se o time de Dudamel levou o Torcedor a afogar-se no desespero, hoje (após aquele almoço de domingo na casa do Renato Salvador com presença de Guimarães e Menins) o Time de Sampaoli vem resgatando a autoestima e alegria Massa Atleticana.
    Sempre ouvi que treinador não ganha jogo e acreditava nisso, mas Sampaoli desmitifica esse pensamento:
    18 jogos
    14 vitórias
    1 empate (contra o meleca, falta de ritmo)
    3 derrotas (Botafogo-faltou competência pra finalizar. Santos-expulsão do Rafael. Inter-enfrentou uma retranca).)
    37 gols marcados
    79,6% de aproveitamento
    Como um Time pode mudar tanto assim? Com uma imensa capacidade de liderança, leitura de jogo e um trabalho incansável de seu Técnico que é um eterno insatisfeito.
    Alguns treinadores brasileiros – dentre eles Portaluppi – gostam de minimizar a competência de Jorge Sampaoli. A arrogância não os deixa perceberem que eles é quem estão ultrapassados, aquém do argentino que é da escola de El loco Bielsa.
    O interessante é que tanto Bielsa quanto Jorge são admiradores do antigo futebol arte brasileiro. E hoje nosso Sampa está criando uma fusão do futebol arte brasileiro com o futebol combativo argentino.
    Um Argentino apresentando aquilo que o futebol brasileiro sempre teve de melhor, a arte! Isso incomoda muita gente. E como é prazeroso ver o Galo de Sampaoli jogar. A Massa com seu histórico de sempre apoiar e acreditar merece esse Técnico inquieto, inconformado que não aceita derrota com facilidade.
    Dizem que Treinador bom é aquele que saber tirar o máximo dos jogadores que tem à disposição, sabe usar as qualidades dele. Nesse quesito Sampaoli não é bom é ÓTIMO, acima da média; pois vai além, consegue que eles tenham um desempenho que nem eles mesmos se imaginavam capazes. O experiente Tardelli disse isso, o jovem Nathan prova isso.
    Um Treinador motivador, inovador, inspirador. Um estudioso do futebol que abre mão de suas folgas para se dedicar à evolução da equipe. O primeiro a chegar e o último a sair dos treinos, alguém que tem moral, autoridade para cobrar questionar e exigir sempre um desempenho melhor de seus comandados.
    Para chegar à excelência de um Time CAMpeão Ele – e todos nós – sabe que precisa de contratações, é a nossa voz dentro do Clube exigindo reforços. Com a chegada deles seremos ainda mais combativos e respeitados.
    O Treinador acredita, a Torcida, maioria, acredita e o Time também acredita que essa temporada ainda nos dará muitas alegrias. Perdoe-me, Jorge, pelas criticas sobre escalações e substituições que considerei equivocadas, eu não sabia o que estava fazendo.
    Obrigada por me devolver a capacidade de sonhar e me fazer Vibrar MUITO Com Alegria Nas Vitórias!

    1. Boa Lucy CAMaleoa,

      Um dia é Guimarães, noutro Menis, agora CAMpaoli….
      E nessa mudança vai florescendo esse espaço Galático, que tem muito crítico, (como eu), mas que quer somente o bem do Galão Massa e da torcida, que vinha angustiada há quase 50 anos para levantar OUTRO título do Brasileirão e esse Samparolha, está fazendo a gente sonhar de novo.
      Fechado com o CAM sempre e vamos, que vamos levantá-lo nesse 2020/2021…

      Saudações

      “Somente sendo um pra saber”

  6. Bom dia amigos do Galo. O Atlético de hoje entra em campo para vencer, independentemente do adversário o time joga pra frente, busca a vitória e tem capacidade de reagir ante um resultado negativo. O atual elenco é muito bom, e pode nos levar ao título brasileiro, mas carece de reforços e alguns jogadores podem render mais. O diferencial fica por conta do comando técnico, que é sem dúvida o melhor do Brasil. Aliás, como tivemos nos últimos anos gente despreparada no comando técnico do NOSSO GALO.

  7. E VIVA OS NOSSOS PATROCINADORES E INVESTIDORES RUBENS E RAFAEL MENIM E RICARDO GUIMARÃES.
    MRV E BMG , MERECEM PARABÉNS PELOS INVESTIMENTOS.

  8. Mecenato brasileiro… argh!!! Não gosto de mecenas. Os nossos então, Deus me livre. Uns, credores eternos do clube e responsáveis direitos por seu rebaixamento. Outros, envolvidos em notícias de sonegação fiscal, a deverem milhões para o contribuinte brasileiro (segundo relato das autoridades que os acusam, não segundo o MEU relato).

    Um lote aqui (sem valor comercial algum, em meio a problemas ambientais), uma graninha ali (desde que limitada a U$ 4 milhões, em jogadores com “potencial de venda” ali, um estádio construído após uma desastrada operação de venda de um patrimônio valiosíssimo do Clube…

    Não gosto de mecenas, e não precisamos deles. Se querem ajudar o Galo, todos são bem-vindos. Se querem ser donos do Galo, não têm o meu apreço. É MEU DIREITO.

    Agora, se hoje temos o time que lidera o campeonato e que almeja realmente ao título, isso não se deve em nada à Turma do Contente, às Polinas do Amor Incondicional e, muito menos, à torcida da torcida: isso se deve aos CORNETAS, aqueles que, como eu, discordaram do guru desse espaço (que desfruta de minha inteira admiração, que ama o Galo sem qualquer sombra de dúvida e que acredita na humanidade e em sua capacidade de crescimento pessoal e profissional) quando este pediu para que não pedíssemos a cabeça de Dudamel se por acaso perdêssemos na Argentina para um time inexpressivo.

    Eu disse de pronto: pois sugiro o contrário; que seja demitido MESMO QUE GANHE, posto que é PÉSSIMO.

    É claro, perdeu, não foi demitido, e nos premiou com alguns dos maiores vexames da nossa história. Para gáudio da torcida de torcida, para quem quanto mais o clube afunda, mais exalta a si mesma. Como torcem PARA SI, não para o clube, o fracasso do Clube é combustível para a vaidade destes.

    Não gosto de Mecenas. E não precisamos deles. Não quando se misturam à administração e não quando procuram sinergia entre o que investem no Clube e o que auferem de vantagem pessoal e dividendos empresariais.

    Mas eu quero o título, ao contrário da torcida da torcida, que, inclusive, já estava bem contentinha que o título nem viesse esse ano (quem sabe ano que vem).

    A torcida do torcida é o GRANDE mal do Galo. Eu falo isso e não é de hoje, e de BEM ANTES de Sampaoli. Mas o gênio Sampaoli identificou essa disfuncionalidade no PRIMEIRO jogo que comandou. GÊNIO. Pôs a torcida em seu devido lugar, coadjuvante, e exigiu que o Clube ocupasse o seu lugar de direito, O PROTAGONISMO. Um verdadeiro GÊNIO.

    A partir daí, as chances de sucesso passaram a ser reais. Quando quiseram diminuir seu ímpeto, ameaçou ir embora: gênio de novo.

    Cobrou, cobrou e cobrou… e continua cobrando.

    As Polianas felizes: “está tá bom como está, vamos liderar umas rodadas, o melhor do Atlético é sua torcida.”

    A torcida da torcida é a única que pode nos tirar esse título. E que ninguém se engane: desejam isso. Daí para desfiar seus poemas de amor eterno e incondicional é um pulinho.

    Eu não gosto de mecenas. Vendam tudo, paguem as dívidas, e livrem-se deles.
    Mas do que eu não gosto mesmo é do grande mal do Galo: a torcida da torcida.

    Eu sou corneta: Quero títulos, não quero fazer poema de apoio incondicional.

  9. BOM DIA A TODOS.
    ESSES CORRUPTOS CARIOCAS JÁ COMEÇARAM A TUMULTUAR O CAMPEONATO , COMO SEMPRE COM O PERNICIOSO URUBÚ , TOMANDO INICIATIVAS EGOÍSTAS A SEU ÚNICO BENEFÍCIO.
    AINDA BEM QUE TODOS OS OUTROS CLUBES JÁ LEVANTARAM A VOZ CONTRA ESSES APROVEITADORES MAL INTENCIONADOS.
    E O PRESIDENTE SETTE CÂMARA JÁ AVISOU QUE VAI PEDIR A EXCLUSÃO DESSE TIME URUBÚ DA GLOBOLIXO DO CAMPEONATO.
    CONCORDO COM EDUARDO , A NOSSA DEFESA PRECISA DE AJUSTES E CORREÇÕES URGENTES. O PROBLEMA É DE POSICIONAMENTO EM CAMPO. E SASHA PRECISA COMEÇAR A MARCAR GOLS POIS FOI CONTRATADO PARA ISSO.
    SE O PRESIDENTE SETTE CÂMARA CONQUISTAR ESSE BRASILEIRÃO , COM CERTEZA , MERECE SER PERDOADO DE TODOS OS SEUS PECADOS.
    E VAMOS FICAR ATENTOS COM AS TRAMAS DA GLOBOLIXO , QUE SEMPRE PREJUDICOU O GALO E DESSES TIMES DO EIXO DO MAL , PRINCIPALMENTE ESSES URUBÚS CARIOCAS.

  10. Aguardo ansiosamente o seu retorno às 13h13m. Não podemos permitir, sem lutar, a tentativa descarada de paralisar o Brasileirão. Pra cima deles, Galo!!!!

  11. Bom dia Massa e Guru !

    Tudo bem, tudo favorável! Agora vc tocou num ponto Guru que apesar de respeitar opiniões divergentes, fico a questionar. Tem torcedor que insiste em criticar a presença dos nossos investidores (mecenas) no clube, se esquecendo de que se hoje temos o melhor CT do Brasil e estamos construindo o melhor estádio da América do Sul, é porque eles estiveram entre nós. Se hoje temos um técnico de verdade e plantel mais qualificado também. Mas aposto que estes críticos nem GNV tem para ajudar o clube.
    Se eles estão no clube investindo e terão seu investimento de volta e daí? Alguém já colocou dinheiro numa aplicação, sem esperar os rendimentos? Como estes críticos acham que estamos conseguindo pagar os salários? Estes mesmos críticos, também ficam a todo o momento pedindo reforços, e de onde acham que sairá o dinheiro para isto? E para finalizar: perguntem aos nossos 19 adversários no brasileirão se eles gostariam de ter nossos mecenas no clube deles?
    Com a palavra e as possíveis soluções, os críticos.

    1. Bom dia Amigalos. Outro dia comparei o Keno com o Cafuringa. Ainda bem que nós dois últimos jogos ele me fez queimar a língua……agora, tomara que a CBF não invente de colocar o Sampaoli no lugar do Tite……

  12. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    penso que um time que joga pra frente sempre buscando o gol vai sofrer mais gols do que times que jogam só se defendendo esperando ganhar de pouco ou perder de pouco… Temos cinco zagueiros, será que precisamos de mais um??? Temos, na minha opinião, o melhor zagueiro do campeonato, Junior Alonso, Rever está muito bem, ainda temos Igor Rabelo, Bueno, que sempre que entrou jogou bem e ainda tem o Gabriel…. Posso estar errado, mas em nenhum momento vi o Sampaoli pedir zagueiro!!!!
    Na minha opinião nada vai salvar o mandato desse presidente, nada!!!!! Vamos pagar muito caro ainda pelo seu “legado”, já externei minha opinião e volto a dizer, deve ter gente mais competente para ser presidente de um dos maiores times do mundo.. Ele não merece ser o presidente que vai inaugurar o nosso estádio…. Não soube escolher diretores de futebol, Gallo, Marques, Rui Costa, não soube contratar, Martinez, Hernandez, Zé Wellison, Denilson, Therans, só pra dizer os que ainda pertencem ao Galo e que, com certeza, ainda vão nos trazer enormes prejuízos financeiros, não soube renovar, Ricardo Oliveira que pede na justiça mais 3,5 milhões e com certeza a maior parte vai ganhar,… O caso do Bolt é um caso à parte, pois esse jogador, contratado com salário em euros, 100 mil, já ganhou em primeira instância 14 milhões (havia pedido 20) e ainda recorreu!!!!! OS prejuízos dados ao Galo por esse presidente não devem ser esquecidos!!!!
    A rodada, mais uma, foi excelente pro Galo!!! Agora é manter!!!!! E tomar muito cuidado porque “se tudo conspira a favor”, tem o “pouco que conspira contra” e que faz muita diferença…
    Bem, amanhã, me parece, o Galo irá inaugurar o centro de experiências para visitação,quem quiser saber mais: https://www.atletico.com.br/noticias/arena-mrv-inaugura-centro-de-experiencias e https://www.arenamrv.com.br/noticias/centro-de-experiencias-da-arena-mrv-tera-live-de-lancamento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *