Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rebeldia de time mimado pela CBF e TV

Aqui no nosso espaço falamos do Galo, mas, eventualmente me permito tratar sobre terceiros que importunam nossa vida Atleticana. Esse time do Rio de Janeiro, que atende por Flamengo – conhecido entre a torcida brasileira como CBFla –, é o resultado de tanta maracutaia que os beneficiou ao longo dos tempos.

Tanto por parte da entidade que organiza o futebol nacional quanto pela TV, que se apropriou desse esporte e nos enfia – goela abaixo – programação e tabela para o interesse do rubro negro e outros, notadamente do eixo Rio/São Paulo. Esse clube carioca, se a regra fosse tão clara, não teria em sua história conquistas manchadas por escândalos irrefutáveis a seu favor.

Pois bem, tal qual aquela criança mimada, agora esse time protegido por esquemas suspeitos resolveu se rebelar contra seus provedores quase invisíveis. Como todo menino pirracento, precipitou a volta e forçou o final do campeonato do seu Estado, com a intenção de ter um período de preparação para o Brasileiro.

Pagou caro por isso, afinal, como todo birrento, acabou ficando sem a roda de amigos e solidariedade. Costumam receber o apelido de “peido”. Essa gente, ao longo dos tempos, contou tanto com a proteção da organização do futebol quanto da grande mídia, que recentemente, naquele crime do incêndio no Ninho do Urubu, teve o beneplácito e a conveniente omissão de ambos e seguiu impune.

Aqui mesmo, neste espaço, isso foi comentado na ocasião. Teve torcedor (imagem abaixo) que, tentando me intimidar, sinalizou que o clube estaria processando o blogüeiro. Disse que aguardaria a notificação, que até ontem não havia chegado. Criança criada dessa maneira, via de regra, quando cresce vive numa redoma acreditando que o mundo funciona ao seu prazer e desejo.

Essas situações são comumente percebidas no nosso entorno e até no noticiário de diferentes editorias na imprensa. Policial, política, econômica, social e – como no caso – também no desporto. Daí faz jogo de cena, como os pirracentos se utilizam da chantagem emocional para forçar o atendimento de seu desejo.

Ao que vimos a CBF – que sempre foi conivente com os interesses desse clube carioca – parece ter chegado ao limite dessa tolerância. Na linguagem popular, encheu o saco. Aí, como os pirralhinhos que faço essa analogia, apelam para as titias, titios e padrinhos querendo que seu desejo seja atendido.

No caso do pedido de adiamento da partida de ontem, como a entidade negou e o STJD também seguiu a decisão, utilizaram terceiros para uma ação na Justiça Trabalhista. Um funcionário do clube em nome do Sindicato que preside. Ao que parece, serão duplamente punidos. Não conseguiram sua intenção e o TRT – assim como tios e padrinhos – irão ampliar a sequência de punições que um garoto rebelde merece. O Reizinho irá conhecer e experimentar, se não derem pra trás, o rigor desconhecido das normas vigentes. Castigo neles!

Em tempo: Na série D do Brasileiro, a Caldense, de Minas Gerais, está tomando uma surra atrás da outra por não ter elenco para as partidas em função – igualmente – da contaminação de jogadores pelo coronavírus. Tentou e a CBF – inapelavelmente – obrigou o time mineiro a jogar. Deve se aplicar as regras com isonomia, não é porque o queridinho e protegido Fla está com o problema que a entidade haveria de agir diferente. Sou critico da CBF, será que as coisas estão mudando lá dentro depois que saíram Teixeira, Marim e Del Nero? Tomara!

Ah! Tenho, entre os livros da minha estante, um de autoria de Walter Clark cujo título é “O campeão de Audiência”, que deixa escancarado que o Galo foi prejudicado nos anos 80 – em algumas oportunidades – em favor desse time do Rio de Janeiro. Coincidem com o Brasileiro, Libertadores e Mundial. Nos dois primeiros foram dois escândalos, que o permitiu avançar e conquistar o Mundial que, inevitavelmente, seria nosso. O maior jornal inglês, “The Gardian”, algum tempo atrás (coisa de três anos), cita como “farsa” a partida entre Galo e Flamengo no Serra Dourada. Vida que segue!

Em tempo: Tal pai, tal filho!
Se a diretoria age assim, o torcedor não se faz de rogado. O vídeo da Massa Atleticana, viralizado desde sábado recebendo o time no Mineirão, foi “chupado” com outro áudio. Que vergonha!

Observação pós postagem: O vídeo foi removido pelo pirralho que utilizou. Vergonha dupla!!!

https://twitter.com/lucasgomess97/status/1310436765522690048

*imagens: 1) arquivo do blog; 2) print do blog

14 thoughts to “Rebeldia de time mimado pela CBF e TV”

  1. Boa Noite Eduardo! Que absurdo essa mensagem que você (Eduardo) colocou de um despreparado e arrogante . Um ninguém em sã consciência. Se para esse sujeito o Atlético e sua torcida são insignificantes; então por quê tiveram que se abraçar com apitos amigos e regulamentos extracampo para superarem o time do Atlético? Esse sujeito deve ser daqueles que não proferem palavras. mas apenas vômitos Estamos contigo mestre e com o nosso Galo. Saudações Atleticanas.

  2. Bom dia Eduardo,
    basta seguir o regulamento das competições da CBF e da FIFA que esse time mesquinho tem que ser punido… Porque caso contrário qualquer time com jogadores contaminados vai poder acionar um “sindicato” e conseguir liminar para não jogar….
    Nesse caso a regra é clara:
    Artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:
    Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro. PENA: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
    Regulamento Geral de Competições de 2020 da CBF, em seu artigo 116:
    Os Clubes que tenham concordado em participar de quaisquer das competições reconhecem a Justiça Desportiva como instância própria para resolver questões envolvendo disciplina e competições desportivas, nos termos dos §§ 1º e 2º do art.217 da Constituição Federal, sendo vedado, por imposição do art.59.2 dos Estatutos da FIFA, recursos e medidas nos tribunais ordinários.
    Parágrafo único – Os Clubes participantes das competições nacionais obrigam-se e comprometem-se a impedir ou desautorizar por escrito que terceiros, pessoa física ou jurídica, pública ou privada, façam uso de procedimentos extrajudiciais ou judiciais para defender ou postular direitos ou interesses próprios ou privativos dos Clubes em matéria ou ação que envolva diretamente a CBF ou tenha reflexos sobre a organização e funcionamento da CBF ou das suas competições, renunciando expressamente a qualquer benefício que tais procedimentos possam lhes conferir.
    Acho que não tem nenhuma dúvida…. Punição neles!!!!! Mesmo que a imprensa vagabunda que sempre apoiou e continua apoiando todas as tramoias pra privilegiar esse time seja contra…
    Com dizem na roça: “Quem abaixa muito aparece a bunda”… O Galo não deve e não tem que se omitir… Se preocupar com o Galo é se preocupar com a lisura da competição e o respeito ao seus regulamentos com os quais todos concordaram e são obrigados a cumprir….

  3. Boa tarde, Eduardo e amiGalos,

    Esse time carioca é patético, ganharam algumas coisas ano passado e começaram a se achar o melhor futebol do planeta mas, como diz o ditado, quanto maior a altura, maior o tombo, estão tomando um vareio atrás do outros dos adversários. Aparentemente o Sette Câmara não vai ficar apenas nas palavras que deixou em rede social ontem e vai tomar um atitude contra o time protegido do eixo, portanto, bola dentro, é bom para mostrar para esse pessoal que não tem time maior que competição, que o Flamídia não é maior que o interesse de todos os outros times do campeonato e que, se não quer seguir regras, que seja excluído e vá jogar futebol sozinho. É gratificante ver a “madrinha” (ou que até outro dia era “madrinha”) desse time tentando explicar os resultados pífios desse time, horas e horas gastas na grade dos canais esportivos tentando justificar por que o Flamengo perde, quando a explicação é simples: porque não tem futebol! Esse campeonato não termina sem nos prestigiar com mais tombos desse time para entenderem que não são 1/4 do que eles acham que são!

    Só para não deixar passar batido e aproveitando o espaço, como não comentei sobre o jogo de sábado na postagem de ontem, queria exaltar o elenco que temos até então e o trabalho que vem sendo feito. Pouco a pouco estamos mostrando nossa força enquanto os “favoritos” ficam pelo caminho: problema deles, felicidade e competência nossa! Do jeitinho mineiro, “come quieto”, estamos nos consolidando no topo da tabela e o objetivo é esse, pontuar sempre e fazer a “gordura” agora para dependermos somente de nós mesmos ao final do campeonato. Estamos bem servidos em praticamente todos os setores do campo, Keno mais uma vez queimou minha língua e meteu 3 gols, parece que finalmente calibrou os pés, portanto, que continue assim em todos os jogos que jogar até o fim do campeonato e que o Galo continue amassando os adversários no bom e velho estilo “Galo doido” para trazermos esse caneco para nossa sala de troféus! Minha única tristeza é não poder acompanhar no estádio esse lindo futebol que o time tem apresentado mas creio que em breve estaremos lá apreciando, cantando e empurrando ainda mais o time em campo!

    Saudações alvinegras a todos!

  4. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Noticia-se que a liminar concedida pelo TRT, proibia o jogo entre Flamerda e Palmeiras e extendia a proibição para qualquer atividade de Urubu por 14 dias. Desta forma, caso a liminar não fosse caçada a tempo, o Flamerda não poderia treinar, jogar a libertadores na quarta-feira e nem entrar em campo no próximo domingo. Se a liminar não tivesse estendida a proibição para atividades do Flamerda, muito provavelmente não haveria empenho em caça- la. O Flamerda só foi para o jogo porque as consequências seriam desastrosas para a agremiação caso a justiça do trabalho mantivesse a liminar, cassada minutos antes pelo TST. Queriam paralisar o campeonato. Só não conseguiram porque a liminar concedida abrangeu, também as atividades do Flamengo. Vamos ficar de olhos abertos porque vão tentar de todas as formas melar , muito provavelmente, o título do galo desenhado para este ano.
    Hoje e sempre, galo !!!

  5. farmerda é o mal do futebol brasileiro,sempre foi! Passaram paninho para suas roubalheiras, lançaram livros_ esse do Clark é apenas um deles_ sobre o q essa instituição ganhou,mas ignoraram como foi os bastidores e tbm como aconteceu. Fabricaram um monstro,no real sentido da palavra,que agora se acha no direito de ditar as cartas se achando o dono do futebol no país. Essa instituição é podre,como são podres quem a idealizou. Aponte uma,umazinha só,vez q essa porcaria_ e aqla outra lá de sampa_ ñ pensou somente no seu umbigo ou em seu benefício próprio.
    Asco é pouco p essa porcaria, significa o absoluto e verdadeiro desrespeito com o esporte,todos, diga-se! Chega dessa merda_ e daqle outro paulista_ se achar “cabeça” do futebol brasileiro,nunca foram,fizeram acreditar q seria e taí o resultado. E ainda há quem defenda, são os mesmos de sempre,só q uma geração á frente.
    Qto ao copião, nada a declarar,as imagens falam por si!
    Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  6. Boa tarde! Concordo com tudo o que foi dito pelo Blogueiro. Diante de algumas notícias vinculadas nos meios de comunicação, acredito que o Clube Atlético Mineiro deveria afastar-se de qualquer polêmica em relação as manobras utilizadas pelo flamengo para obter a suspensão da partida contra o Palmeiras. Sinceramente, não acredito que o STJD aplique qualquer punição ao Flamengo, porque a ação não foi direta (caberia a demonstração com provas robustas no sentido contrário). Mas, principalmente, porque uma possível punição envolveria muitos interesses econômicos e, inclusive, com pressões políticas (ou alguém duvida disso?). Sem desmerecimento e com todo respeito, é muito mais fácil punir um time da série B ou uma equipe menor da Série A pela mesma atitude. Penso que qualquer iniciativa dos dirigentes do Atlético junto ao STJD resultará infrutífera, mas não em função do que está previsto nas regras da cbf. Será um desgaste absolutamente desnecessário e evitável.

    1. Prezado! Com o coxa em 89 e o américa mg em 93, ñ tiveram complacência nenhuma, foram duramente e covardemente punidos por contestarem decisões da cbf na justiça comum e pagaram caro por descumprir regulamento.
      Concordo qdo vc diz q será um desgaste desnecessário, mas q seria ótimo ver essa instituição sendo punida,isto seria! Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  7. Eu só acho o seguinte: o CAM deveria focar exclusivamente em ser campeão nesse BR20, e nada mais que isso.

    Até por que, para mim, briga CBFxFla é briga de unha-e-carne… a unha cai, mas volta a crescer no exato mesmo lugar. Talvez até mais forte.

    7C, estamos MUITO perto de gritar o seu nome a plenos pulmões. Vc está bem pertinho de ser ovacionado pela torcida, como prometeu que seria. Você está logo ali de fazer história, uma linda, uma extraordinária história.

    Entra nisso não, por favor.

    1. Boa tarde,

      Tempos mudados, esse timeco agora vai sentir o poder da platinada e da CBF.
      Sempre mantiveram esse time como o preferido e beneficiaram no que puderam, mas, a criatura parece que esta arrogante ao extremo e se virando contra os criadores.
      FDS, eu quero é ver o circo pegar fogo.
      Aqui é Galo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *